quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NEWS MIDIATUR - por Zeini Rates


Catarinenses movimentaram turismo de inverno


O resultado da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Inverno na Serra Catarinense, feita nos municípios de São Joaquim e Urubici, entre 18 de julho e 18 de agosto, pesquisou a origem dos visitantes. Nas duas cidades, os catarinenses foram maioria (72,8%) dos turistas em São Joaquim e (79,8%) em Urubici. O veículo usado para a viagem foi o automóvel e a hospedagem, em média, foi de dois dias. Em relação ao perfil dos turistas, a maioria tem entre 31 a 40 anos e pertencem à classe C - 54,4% dos visitantes em São Joaquim e 60% em Urubici que aumentou sua participação na comparação com as temporadas anteriores. Em São Joaquim os locais mais visitados foram o Snow Valley, Igreja Matriz, a Expo Neve e a Vinícola Villa Francioni. O gasto médio no comércio local de R$ 96,73, bem abaixo dos R$ 142,65 registrados em 2013. A queda do gasto médio no comércio local foi ainda maior em Urubici, onde os turistas disseram ter gasto R$ 81,45. Em 2013, o gasto médio na cidade foi R$ 225,62. Em Urubici, os pontos mais visitados foram o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva. Veja a íntegra da pesquisa: http://www.fecomercio-sc.com.br/atualidade/noticia.html?id=1441



Comunicação para o setor de Eventos


O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado. Nesse cenário o Turismo de Negócios e Eventos concorre de forma relevante para a ocupação dos hotéis e movimenta toda a cadeia de serviços do setor. Segundo pesquisa do Floripa Convention & Visitors Bureau feita em 2011, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o turista de eventos gastou em média R$ 250,00/dia, injetando, só naquele ano, mais de R$ 670 milhões, na capital catarinense. E, graças à construção de centros de eventos em algumas regiões turísticas, além dos espaços dos hotéis e empresas privadas, o setor cresce no Estado. Visando levar informação qualificada às empresas, profissionais e estudantes de jornalismo, turismo e eventos, a jornalista  Zeni Rates, ministrará de 15 a 19 deste mês, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”. O objetivo é instrumentalizar os participantes repassando a eles a experiência de quem atua no setor há mais de 15 anos. No curso serão abordados as técnicas de divulgação e como otimizar os espaços, movimentando hotéis e centros de convenções. Muitos empreendimentos têm espaços ociosos devido à falta de divulgação. O melhor aproveitamento dessas áreas, poderá inclusive reduzir o preço dos serviços e elevar a ocupação, com a adoção de estratégias de promoção dos espaços e serviços agregados. Data 15 a 19/09 – Informações/Inscrições:  midiatur@midiatur.com.br; (48) 3269-8543 / 9960-0109.





A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) promove dias 11 e 18 deste mês, a primeira edição do ABIH-SC Road Show. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (11), na cidade de Fraiburgo, no Vale do Contestado. O segundo será a Serra Catarinense, dia 18/09. A intenção da diretoria da associação é realizar o evento nas 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar o trade turístico, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região. Fraiburgo está localizada numa região rica em atrações naturais e culturais, com uma multiplicidade de paisagens. Os eventos são gratuitos com palestras motivacionais sobre vendas e liderança e apresentação de produtos e serviços voltados para cada localidade. Também haverá um encontro entre hoteleiros e o Corpo de Bombeiros Militar de SC e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia (CREA-SC), com palestras técnicas de orientação sobre as novas exigências de prevenção e combate a incêndios e esclarecimento de dúvidas sobre regularização dos empreendimentos. O evento ocorrerá no Hotel Renar: (47) 3246-9000 – reservas@hotelrenar.com.br / www.hotelrenar.com.br



Semana Cultural e Mostra Literária em Gravatal


Várias atrações artísticas e culturais vão movimentar o Hotel Internacional Gravatal, de 22 a 26 deste mês. O objetivo é divulgar a cidade de Gravatal e seus pontos turísticos, além de dar mais destaque a cultura e preservação do patrimônio histórico da cidade que abriga uma das principais estâncias termais de Santa Catarina. A programação inclui caminhadas ecológicas, almoços, jantares temáticos, aulas de dança, bingo e torneios. No dia 23 está previsto um show nacional com Roy Caetano, com entrada franca e aberto ao público externo. Outro atrativo é o Concurso Cidade de Gravatal de Literatura com apresentação do Projeto “A Saga de Gravatal” e entrega da “Comenda do Mérito Cultural”. A intenção dos organizadores é fomentar, divulgar e valorizar aspectos culturais e regionais e abrir espaço para grupos que tenham interesse em mostrar seu trabalho ao público. As apresentações acontecem no dia 24/09, a partir das 17h, para escritores e à noite para grupos de dança e teatro. Aos interessados, o Hotel Internacional Gravatal oferece pacotes diferenciados incluindo desconto nas diárias para grupos. Confira a programação no site:www.hotelinternacionalgravatal.com.br; Informações/reservas: (48) 3648-8100.




Turismo de luxo: agora em aldeias e favelas


Passada a euforia e a ostentação que sucedeu o boom econômico da Ásia e outros países do leste, o novo segmento da população que ascendeu ao mercado de luxo representa um desafio às marcas turísticas no mundo todo. Esse novo consumidor vê o conceito de “turismo de luxo” sob outro prisma: menos ostentação e glamour, mais exclusividade e experiências culturais, com consciência ambiental e responsabilidade social. Atentos a essa mudança, marcas de luxo vem optando por enfoques dirigidos a novos estilos de vida e não a aparência de riqueza. Exemplo é o Emoya Luxury Hotel and Spa, na África do Sul, onde a principal atração é o Shanty Town, a reprodução de uma favela, um barraco com os mesmos materiais das moradias originais da região, mas com sistema de aquecimento e acesso a internet. Agências vêm oferecendo hospedagem em aldeias indígenas, iglus, mansões excêntricas, cápsulas subterrâneas e outras opções exóticas encontradas no portal Hotels Unusual of the World. O fator preço não é um limitador. Os mediadores desses pacotes concordam que o preço alto é, na verdade, uma demanda relevante na definição do luxo. Ele será o limiar ao público alvo, indicativo de qualidade, exclusividade e diferenciação social. Leia a íntegra do texto: http://www.informamidia.com.br/wp/o-novo-turismo-de-luxo-menos-ostentacao-e-mais-exclusividade/



Turismo acessível na 42ª Feira das Américas


Localizada na entrada da 42º ABAV Expo Internacional de Turismo, a Vila do Saber terá sete salas – com capacidade entre 70 e 150 pessoas – com tratamento acústico diferenciado, de modo a proporcionar mais conforto aos participantes. Desenvolvidos por profissionais renomados, o 42º Congresso ABAV apresentará temas selecionados a partir de assuntos que possuem maior interesse junto ao público, com muitas inovações. O intervalo entre os treinamentos serão maiores, permitindo máxima interação, profundidade de análise e aproveitamento da audiência. Além de assuntos atuais, haverá capacitações de produtos e serviços. A Vila do Saber acontece de 24 a 26 de setembro entre 10h30 e 18h. A Vila do Saber é a difusão de informações adequadas ao desenvolvimento do empreendedorismo no setor de viagens e turismo. Aprofundar o conhecimento sobre produtos e serviços turísticos gera mais segurança e credibilidade à venda, aumentando as opções do cliente. A acessibilidade no turismo é um tema cada vez mais importante e sempre presente nas últimas edições do evento. Este ano haverá palestras de profissionais do turismo que atuam no segmento de turismo acessível, passando diferentes experiências que podem servir como referência a quem busca potencializar seu negócio. Confira a programação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário