FERIADO FARROUPILHA
Comemore o feriado de Farroupilha com tradição e muito chimarrão no Infinity Blue Resort e Spa! Um pacote especial foi criado pra você e sua família curtirem a Semana Farroupilha do jeito tradicionalmente gaúcho. Roda de chimarrão, apresentação de danças típicas e show de quartetos de cordas são algumas das atrações. Saiba mais: http://www.infinityblue.com.br/pacotes.cfm?codigo=56
CANTINA SANGIOVESE - QUALIDADE & EXCELÊNCIA
Minha cantina italiana preferida, a qual frequento desde a sua inauguração em 2011, que anualmente recebe os melhores prêmios e classificações de revistas especialidas, capitaneada pelo melhor Chef de Santa Catarina, Helton Costa, segundo também a Revista Veja e demais revistas, acabou de receber mais um prêmio, desta vez da conceituada TripAdvisor. A cantina da qual não abro mão preserva o número de rótulos da sua carta de vinhos. A competente seleção possui entre 180 e 200 etiquetas e, pela terceira foi indicada pela Revista Veja, por possuir também a melhor carta de vinhos. A oferta é renovada constantemente com exemplares que chamam atenção pela boa relação preço-qualidade.
A organização da carta, tricampeã da categoria, cabe a um dos proprietários, o sommelier paranaense Alberto Wirth. Didático, o catálogo apresenta ícones que indicam a intensidade do corpo e da acidez e o tempo de guarda de cada bebida. Em alguns casos, também são listadas as pontuações concedidas por publicações influentes, como o guia The Wine Advocate, do crítico Robert Parker, e o chileno Descorchados. Ao todo, repousam na adega 1?000 garrafas provenientes de catorze países. Entre as nacionais, prevalecem as produzidas em Santa Catarina - são 26 rótulos de onze vinícolas locais. Os vinhos harmonizam os fantásticos pratos a exemplo do fettuccine de manjericão servido com cordeiro. A receita é uma das criações de Helton Costa, também sócio da casa e eleito o chef do ano nas últimas duas edições. O cardápío do super chef possui uma boa variedade de pratos, com massas, nhoques, risotos, peixes e carnes, sem falar nas entradas, antipasti e sobremesas. Os pratos são bem fartos e servem tranquilamente duas pessoas. Por ter o melhor atendimento, ganhou merecidamente mais este grande prêmio.
O chef ao longo dos seus 27 anos dedicados a cozinha, que também recebeu o Prêmio Nacional Dólmã 2014, recentemente viveu outro momento de emoção, quando lançou seu primeiro livro de receitas que destaca a produção de cerca de 40 pratos inspirados na gastronomia italiana e francesa. A casa esteve completamente lotada comprovando a consideração que todos os "Manezinhos da Ilha" sentem pelo competente chef de cozinha. Parabéns chef!
GASTRONOMIA NA COSTA ESMERALDA
Cerca de 20 restaurantes de Itapema, Porto Belo e Bombinhas já confirmaram participação na 6ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, que será realizada de 28 de novembro a 7 de dezembro deste ano. O evento é promovido pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com o objetivo de divulgar a gastronomia local, fomentando o turismo, gerando divisas e atraindo um público seleto para os três municípios num período de sazonalidade. No dia 27 de novembro será feita a abertura do evento, com um coquetel no Centro de Eventos da Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, quando cada restaurante participante fará uma degustação dos pratos oferecidos. De 28 de novembro a 7 de dezembro, os restaurantes estarão recepcionando seus clientes com um cardápio especialmente preparado para a ocasião, com entrada, prato principal e sobremesa, a um preço especial de R$ 39,90 por pessoa, criando assim uma rota gastronômica.
Simultaneamente serão ministradas aulas show e workshop de gastronomia, através de chefs renomados e palestrantes convidados. Já no próximo mês de novembro, a 1ª Corrida de Garçons da Costa Esmeralda. A competição será realizada na praia de Bombas e envolverá garçons que trabalham em estabelecimentos gastronômicos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O evento fará parte da programação da 6ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, que será realizada de 28 de novembro a 7 de dezembro deste ano. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (47) 9691-3629.
CROSS COUNTRY
A Praia do Rosa, no litoral catarinense, sedia a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, entre os dias 17 e 19 de outubro. O evento entrou de vez no calendário esportivo da bela baía que tem se consagrado como um local diferenciado para a realização de provas esportivas em meio a exuberante natureza. Por lá ocorrem circuitos do Mountain Do, Travessia Mercosul, Campeonato de Polo Aquático, entre outras atrações que sobem a adrenalina dos esportistas.
Além da bela e diferenciada estrutura natural, com praias, lagos e belas trilhas, o local tem excelentes opções para hospedagem e gastronomia. Estabelecimentos ligados à ACIM/Núcleo Praia do Rosa oferecem pacotes aos esportistas e proporcionam uma experiência ainda melhor ao público que aprecia esporte, viagem, natureza e entretenimento. Sem contar que nesta época o Rosa tem a visita das baleias francas que migram para este ponto em busca das condições ideais para acasalamento e amamentação dos filhotes.
O Praia do Rosa Bike Marathon é uma prova de cross country para Mountain Bikes e conta com 31 categorias e 3 pistas de disputa. São diferentes percursos com extensão de 46 km, 29 km e 9km, respectivamente. Com largada do Mar del Rosa, os bikers passam pelos belos cenários da região, como a Lagoa de Ibiraquera, e as baias da Praia do Rosa, Praia do Luz e da Ribanceira. A experiência de levar a prova para o Rosa deu tão certo que o número de participantes dobrou da primeira para a segunda edição do evento. Este ano, o público ainda conta com mais uma atração, durante a competição estará ocorrendo o festival gastronômico Sabores do Mundo Praia do Rosa. O evento agita a cena gastronômica do litoral e prepara pratos especiais, valores diferenciados, workshops e demais atrações. Acesse o site da ACIM/Núcleo Praia do Rosa e confira os pacotes para participantes do Praia do Rosa Bike Marathon e a programação do Sabores do Mundo.
LIMPANDO CAMBORIÚ
Neste sábado, dia 13, voluntários estiveram a postos realizando a limpeza do Rio Camboriú, de praias da região, além de promover a sensibilização para as questões ambientais. As ações fazem parte do evento Limpando o Mundo, promovido pela Univali, com o apoio de diversas entidades. O Comitê do Rio Camboriú é, há vários anos, um dos parceiros do projeto, colaborando com mão de obra na limpeza do rio e também viabilizando duas embarcações – com o auxílio da Marina Tedesco - para a retirada de lixo das ilhas fluviais e das áreas de mangue. Aproximadamente 500 pessoas participem da atividade que viabilizou a limpeza de pontos das cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Navegantes e Itajaí. A iniciativa, organizada pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Universidade, teve início às 8h30 e compos o evento global Clean up the world.
GLOBAL SPA & WELLNES SUMMIT
A oitava edição do Global Spa & Wellness Summit (GSWS) acontece termina no próximo dia 12 de setembro em Marrakech, Marrocos, reunindo líderes de Spas para impactar positivamente e moldar o futuro da indústria global de spas e bem estar. Durante este evento, uma das filhas dos fundadores do Kurotel, Centro Médico de Longevidade e Spa, Bárbara Silveira, irá presidir uma mesa redonda com o tema: “América do Sul e Beleza”. O Kurotel está sempre buscando se atualizar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo. Por isso, mais uma vez participa deste evento que reúne empresários do setor não só de spas, hospitalidade, turismo, medicina, negócios, órgãos governamentais e líderes acadêmicos em bem estar. Delegações de 40 países se reúnem numa atmosfera de cooperação desenvolvendo oportunidades no setor de turismo de saúde.
A lista de palestrantes desta edição é extensa e inclui pensadores inovacionais como o economista suíço Dr. Kjell A. Nordström, o arquiteto Bjarke Ingels e o expert em marketing Paul Price. Além disto, através de Bárbara, o Kurotel também levará um trabalho feito pela sua equipe clínica sobre Neuroplasticidade e sua visão e futuro sobre spa médico, o qual será apresentado de forma infográfica durante o congresso.
A menos de três meses da temporada de verão a falta de mão de obra qualificada para atender turistas volta a assustar empresários e representantes de entidades do setor em Santa Catarina. Somente na Grande Florianópolis a expectativa é de que 10 mil vagas sejam abertas em hotéis, bares e restaurantes. Para atender a demanda o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Grande Florianópolis retoma os cursos gratuitos de qualificação. São turmas de Bartender, Garçom, Serviços de Camareira e Recepcionista para Meios de Hospedagem.“Oferecemos os cursos para melhorar os serviços prestados pelo setor. A maioria das pessoas já sai empregada”, afirma Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS.
Os cursos têm 20 horas de duração e dão direito à apostila e certificado de conclusão. As ações fazem parte da estratégia do SHRBS de qualificar a mão de obra do setor e, por consequência, melhorar o atendimento aos usuários dos serviços prestados. A próxima turma inicia no dia 15 de setembro. As aulas são ministradas sempre de segunda a sexta-feira na sede do SHRBS, no Centro de Florianópolis. Informações e inscrições no telefone (48) 3224-8233 ou e-mail shrbs@shrbs.org.br.
DIA MUNDIAL DO TURISMO
A celebração da efeméride internacional em 2014 se dará no contexto da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Mais precisamente, o dia 27 de setembro (sábado) marcará o lançamento do Feirão ABAV, extensão do evento dedicada à comercialização de roteiros, serviços e pacotes ao consumidor final. A iniciativa promocional será encerrada no dia seguinte.
“Uma feliz coincidência vem acrescentar um motivo a mais para corroborar nosso otimismo em relação à iniciativa. Vamos comemorar a data em alto estilo, alargando o raio de ação da maior feira internacional de negócios do setor do Hemisfério Sul”,comenta Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. A comemoração, aliada ao fato de que as eleições presidenciais serão realizadas uma semana após o encerramento do evento, favorece a confirmação da presença de autoridades nacionais e internacionais do mais alto escalão do setor de viagens e turismo.
O Dia Mundial do Turismo é comemorado desde 27 de setembro de 1980. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. Em 2014, a data será comemorada pela OMT em Guadalajara (México), sob o temário “Turismo e desenvolvimento comunitário”. No seu Código Ético Mundial, a OMT afirma que o turismo deve ser uma atividade benéfica para as comunidades de destino: “As populações locais serão partícipes das atividades turísticas e compartilharão de modo equitativo os seus benefícios econômicos, sociais e culturais, em particular no que diz respeito à criação direta e indireta de emprego”. Em síntese, o turismo se apresenta como fonte de desenvolvimento comunitário.
Cabe ainda informar que a feira, por meio de patrocínio da Embratur, trará 150 compradores provenientes de países como Argentina, Canadá, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Hungria, Japão, México, Reino Unido, Uruguai e Venezuela, entre outros, com forte atuação nos segmentos de turismo de lazer e Mice. Este será o terceiro ano consecutivo que a feira contará com presença de compradores internacionais convidados. “A Abav Expo é o palco ideal para que estes compradores internacionais retornem aos seus países com bons negócios e informação suficiente para contribuir com o ingresso de mais turistas estrangeiros no Brasil”, explica o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. A 42ª Abav Expo será realizada de 24 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e promoverá o encontro de 3,5 mil marcas expositoras com público profissional estimado em 40 mil visitantes.
CONGRESSO CONVENTIONS
7° Congresso Brasileiro de Conventions & Visitors Bureaux, em São Paulo. Anote em tua agenda pois o momento é de encontro e de planejamentos. Tem muitos, mas muitos conventions por aí dormindo literalmente de toca, esquecendo o fundamental: O marketing de suas ações feitas e a fazer. Quer quer capitalizar clientes deve, no mínimo mostrar o que faz e pra que serve. Dedução mais do que lógica.
SÃO PAULO TURISMO
Falando em ABAV, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), respeitando e dando o devido valor ao jornalista de turismo está preparando uma série de ações para a Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014. Uma delas é o city tour com jornalistas nacionais e internacionais que virão fazer a cobertura da maior feira do segmento no Brasil. A visita ocorre no dia 27 (sábado) e os profissionais de imprensa terão a oportunidade de visitar os principais atrativos turísticos da Vila Madalena, Jardins e Centro, além de visitar o Parque Ibirapuera e o Mercado Municipal. O grupo será acompanhado por profissionais da São Paulo Turismo e receberão mapas, guias e um e-book cultural com toda a agenda de entretenimento e lazer da cidade no período em que acontece a feira em São Paulo. Os interessados em participar terão até o dia 18 para se inscrever.
A São Paulo Turismo ainda fará diversas outras iniciativas durante o evento. Além de produzir o estande da cidade de São Paulo, em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau, o espaço também contará com a presença dos cooperados Indytur, Sheraton, HB Hotel, Blue Tree, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. Outra ação diz respeito ao compartilhamento do conhecimento e o diálogo com players essenciais do turismo. Serão promovidas duas palestras por profissionais da SPTuris na Vila do Saber, além da participação da Diretora de Turismo e Entretenimento, Luciane Leite, em uma mesa redonda organizada pela ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo). Uma Central de Informação Turística (CIT) também será instalada na entrada da feira. No local haverá material promocional de São Paulo, como mapas, guias e profissionais bilíngues que fornecerão qualquer tipo de informação relacionada ao turismo da cidade.
TABLETS NA AMERICAN AIRLINES
A American Airlines ganhou aprovação regulatória para trocar manuais em papel de comissários de bordo por tablets da Samsung, mais leves, em uma mudança que vai promover uma economia de cerca de US$ 1 milhão por ano, disse a empresa na quarta-feira, 10. O movimento, que ainda não afeta os comissários da US Airways, subsidiária da American Airlines Group, chega pouco mais de um ano depois da cabine de piloto da American ficar sem papel, e é uma das muitas estratégias que as companhias aéreas têm perseguido para reduzir peso e uso de combustível. A Delta Air Lines e a United Airlines também distribuíram dispositivos inteligentes para seus pilotos, e a Delta planeja lançar um manual eletrônico para os comissários de bordo a partir de outubro. A American disse que seus comissários já têm os tablets, e que os comissários da US Airways irão recebê-los depois que a empresa combinada receber um certificado de operação único da Administração Federal de Aviação.
FESTURIS GRAMADO
Segundo a Primeira Dama do Turismo nacional, Marta Rossi, na 26ª edição do Festuris Gramado: "Seremos todos aprendizes no que diz respeito à hotelaria de luxo: o grupo Trump Hotel Collections, de Donald Trump, acaba de confirmar sua presença como expositor no evento. Na ocasião, será apresentado o projeto do primeiro hotel do grupo na América do Sul, o Trump Rio, com inauguração prevista para 2016, nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016".
PERNAMBUCO EM CHICAGO
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com apoio da Embratur, seguem com a apresentação dos destinos e atrativos pernambucanos para o mercado internacional. Com a ação promocional “Polo Costa dos Arrecifes”, o turismo de Pernambuco já percorreu, no início deste mês, as cidades americanas de Los Angeles e São Francisco, ambas na Califórnia, e acontece, na próxima terça-feira (16/09), em Chicago, Ilinóis. Em Los Angeles e em São Francisco, operadores e agentes de viagem americanos participaram de palestras e rodadas de negócios, e foram recebidos com Frevo, expressão cultural que é símbolo de Pernambuco. Além de Fernando de Noronha, Recife e Olinda, também foram apresentados ao trade americano os destinos Cabo de Santo Agostinho, Goiânia, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.
“Nossa costa tem uma diversidade de atrativos para agradar a diferentes públicos, por isso investimos em projetar internacionalmente nosso litoral, com ênfase no turismo ‘sol e mar’, gastronomia e cultura e estamos aproveitando a visibilidade positiva que o Estado teve durante a Copa do Mundo 2014 para divulgar Pernambuco”, afirma a secretária executiva da Setur-PE, Luciana Carvalho. Com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, o objetivo do ‘Polo Costa dos Arrecifes’ é criar novas oportunidades de negócios e aumentar o fluxo turístico nos destinos da costa pernambucana. No total, serão percorridas 20 cidades, em seis países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco: Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha. A ação do ‘Polo Costa dos Arrecifes’ seguirá até 13 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário