quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


SANTUR NA 42ª ABAV
 
 
O Pavilhão de Exposições do Anhembi sediará a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014 e SANTUR - Santa Catarina Turismo, está com uma série de ações sendo traçadas para a realização do evento, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro. A SANTUR mostrará o Estado de Santa Catarina que abriga mais de sete milhões de habitantes que vivem em 295 diferentes municípios, incluindo a capital Florianópolis. Os catarinenses – também conhecidos pelo gentílico de barriga-verde – são beneficiados pelas condições naturais da terra. O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas mais amenas do que no restante do país e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. As estações são bem definidas. 
 
 
O calor de quase 40°C no verão atrai muitos turistas para as belíssimas praias do litoral do estado, enquanto as temperaturas abaixo de zero do inverno tornam a Serra Catarinense ainda mais encantadora, principalmente quando há ocorrência de neve. A temperatura mais baixa já registrada em Santa Catarina foi de -17° C no Morro da Igreja, em Urubici. Neste município encontra-se também o ponto mais alto do Estado, o Morro da Boa Vista, com 1.827 m. Melhor destino turístico do país por sete anos consecutivos, Santa Catarina é um dos estados brasileiros com uma das maiores médias de altitude: pelo menos metade do seu território fica a mais de 600 m acima do nível do mar. Serras, vales, cânions e planaltos fazem parte das paisagens catarinenses. E o estado também é bem servido por rios, córregos e cachoeiras. Doze bacias hidrográficas formam a Vertente do Atlântico, com águas que correm em direção ao oceano e são responsáveis pelo abastecimento de 65% da população.
 
 
Mata Atlântica e vegetação litorânea são banhadas pelos rios que compõem essa vertente. Do outro lado da Serra Geral e da Serra do Mar, a Vertente do Interior é formada por 2 grandes bacias de águas que seguem em direção à região oeste do estado e abastecem os outros 35% da população. Matas de araucárias, campos e vegetação subtropical podem ser encontradas na abrangência dessas bacias hidrográficas. 
 
 
Segundo Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR: “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre nossa Bela e Santa Catarina, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que nosso Estado tem de melhor. O número de profissionais empenhados para garantir o sucesso na participação da feira, somando os colaboradores que ficarão no estande, juntamente com os secretários de turismos municipais, conventions, rede hoteleira, ABAV-SC e demais técnicos de turismo nos possibilitarão apresentar um grande trabalho", conclui.

PALESTRANTES 42ª ABAV EXPO

A definição de uma grade estrategicamente elaborada para atender às demandas dos profissionais que atuam no setor de viagens e turismo; promover inovação de mercado e contribuir para o desenvolvimento da atividade como um todo, são os fatores que motivam a realização do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Inteiramente dedicado ao trade, nos dias 24 e 26 de setembro, durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, das 10h30 às 15h30, o evento possibilitará a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens. Em seguida, até as 18h00, as salas da Vila do Saber serão locadas para apresentação de palestras, workshops, oficinas e treinamentos organizados por empresas, destinos e entidades expositoras.



“A abordagem de temas úteis, capazes de fortalecer as agências de viagens, que constituem o maior canal de distribuição e vendas do turismo no Brasil, visa contribui com o desempenho dos negócios, alinhados com as principais tendências e inovações do mercado”, resume Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional. Palco ideal para compartilhar tendências, explorar oportunidades de negócios e estimular o networking entre renomados profissionais da indústria de viagens, a Vila do Saber foi repaginada e, nesta edição, terá suas funcionalidades aprimoradas. “A nova estrutura da Vila do Saber privilegia integração e conforto. Ela está situada em local de destaque, na entrada do pavilhão, e foi pensada para o participante obter o máximo de produtividade, contemplando cuidados como acústica, climatização e iluminação apropriada”, antecipa José Maurício de Miranda Gomes, vice-presidente de Marketing e Eventos da associação.

 
O portal oficial do evento www.abavexpo.com.br exibe fotos e dados complementares sobre os currículos dos palestrantes, além de fornecer informações sobre o pré-agendamento das palestras. Importante: as inscrições para agentes de viagens estão abertas e são gratuitas até o próximo dia 31 de julho.
ABIH-SC ROAD SHOW

 
A partir deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC realizará um evento em cada uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar o trade turístico, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região. 
 
 
A primeira cidade a receber o ABIH-SC Road Show será Fraiburgo, no destino turístico Vale do Contestado. Uma região rica em atrações naturais e culturais, cujo principal destaque é a multiplicidade de paisagens. Em seus 33 anos de existência, o Hotel Renar se consolidou como um dos grandes nomes da hotelaria no Vale do Contestado. Sinônimo de tradição, sua estrutura e atendimento são alguns dos fatores que influenciam a escolha do local para a realização de eventos. Por conta deste histórico a primeira edição do ABIH-SC Road Show, com intuito de qualificar profissionais e estabelecimentos – acontecerá em suas dependências. Serão palestras motivacionais sobre liderança e apresentações de produtos e serviços voltados para o meio hoteleiro e turístico da região, além da presença de bombeiros que irão explicar as novas exigências para o setor.O evento será realizado no dia 11 de setembro, no Hotel Renar.

Ao fim da programação, a prefeitura municipal de Fraiburgo estará oferecendo para os participantes o famoso Michuim – prato típico fraiburguense – uma deliciosa ovelha no rolete acompanhada de saladas e sobremesas, será servido aos presentes no salão Primavera do Restaurante das Estações – restaurante do Hotel Renar. Apesar do evento terminar oficialmente ao fim do jantar, os convidados terão a opção de se hospedar no Hotel Renar e curtir suas acomodações, num fim de semana com programação especial e conhecer os encantos da Terra da Maçã. “Para nós é uma honra poder receber um evento deste porte. É sempre gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido, por meio de escolhas como essa. Temos que parabenizar a iniciativa e esperamos que esse seja o primeiro de muitos eventos deste tipo, que apoiam não apenas o desenvolvimento do setor, mas sim a região como um todo.”comenta Natália Latrechia, gerente comercial do Hotel Renar.



E dia 18 de setembro será a vez da Serra Catarinense, em São Joaquim. As demais regiões serão contempladas a partir do ano que vem. Os eventos, que são gratuitos, terão todos o mesmo formato e prometem um dia repleto de atividades, com palestras motivacionais sobre vendas e liderança, apresentação de produtos e serviços voltados para cada localidade, além de aproximar os hoteleiros do Corpo de Bombeiros Militar de SC e do CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, através de palestras técnicas, orientando sobre as novas exigências de prevenção e combate a incêndio e tirando dúvidas sobre regularização. As atividades serão realizadas durante um dia, mas a entidade entrou em ação muito antes.
OFICINAS
 
Oficinas de capacitação com o trade turístico estão sendo aplicadas pela ABIH-SC, em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, no Vale Contestado e na Serra Catarinense. As oficinas têm como objetivo levantar as principais potencialidades locais, a fim de elaborar um Calendário Integrado de Turismo para cada região.“Nosso objetivo é propor melhorias em cima de um diagnóstico feito em cada região quanto aos itens mais importantes que formam o tripé do turismo: infraestrutura básica, atrativos turísticos e promoção. Pois somente com esses fatores se faz turismo”, enfatiza o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch. Inscrições gratuitas: http://www.roadshowsc.com.br.

 
FAZENDA BOQUEIRÃO
 
 
Sem destino para o final de semana? A dica é a FAZENDA BOQUEIRÃO. Estrutura completa em dois ambientes permite combinar a concentração e a tranquilidade necessárias para eventos sociais e empresariais. O ambiente envolto pela natureza é perfeito para integração.
 
PASSEIO 4X4 BENEFICENTE
 
 
O OFF ROAD ADVENTURE TEAM realiza no próximo dia 13 de setembro o OFFLORIPA 4x4 2014, evento comemorativo aos 15 anos de atividades, ao longo dos quais foram organizados 70 Passeios. Luciano Dellarole considera muito satisfatório o que já foi obtido com o apoio da mídia, de empresas parceiras e de off roaders. Desde 2003, 11,5 toneladas de alimentos beneficiaram diversas entidades. Dessa vez já foram arrecadados até este último domingo, 7, 400 quilos de alimentos, que serão destinados a entidades assistenciais. Confirmada a presença de off roaders de Balneário Camboriú-SC, Curitiba-PR, Florianópolis-SC e São Paulo-SP. A NOVA SANTA Ssangyong Criciuma e São José-SC cede o 4x4 "madrinha" que será usado pela organização como carro-guia e patrocinou as camisetas. O OFFLORIPA 4x4 2014 é promovido pelo www.sulacontece.com, criado com objetivo de levar ao internauta tudo de bom sobre o Sul do Brasil. Para colaborar com as doações ou obter informações diretor@sulacontece.com.
 
FESTA DO AGRICULTOR
 
A Festa, realizada no último domingo no Parque de Eventos, foi organizada neste ano pela Comunidade de Zonalta, em parceria com a Prefeitura. O público compareceu em grande número e de acordo com os organizadores, a participação superou as expectativas. A programação contou com várias atividades ao longo do dia. Pela manhã a abertura oficial do evento foi realizada com a homenagem Cívica, de 07 de Setembro. Após o pronunciamento das autoridades, a Festa seguiu com apresentações de gaiteiros, violeiros e cantores.
 
 
Os produtores de Piratuba tiveram a oportunidade de apresentar a qualidade de seus animais na 7ª Mostra de Terneiras e Novilhas. Foram 45 animais inscritos. O público também conheceu as novidades dos implementos para o meio rural, com a 5ª Feira de Máquinas e Equipamentos Agrícolas. Nesta edição, 36 empresas, do município e da região, fizeram exposição de tratores, equipamentos diversos, motos, automóveis, planos de crédito, artesanato e uma série de produtos para o homem do campo. Para o almoço, duas estruturas cobertas foram disponibilizadas e ambas ficaram lotadas. Segundo o coordenador do evento, Telmo Baches, foram aproximadamente 1.600 quilos de carne comercializados e mais de quatro mil pessoas passaram pela Festa, entre o almoço e a matinê.

DIA DAS CRIANÇAS


"De 10 a 12 de outubro a atenção do resort estará voltada para as crianças de todas as idades. Os pais poderão relaxar e descansar enquanto seus filhos se divertem com as diversas atividades preparadas pela equipe de recreação”, anuncia o diretor geral do Infinity Blue Resort e SPA Alberto Cestrone. Durante o final de semana em que se comemora o Dia das Crianças estão programadas as mais diversificadas atividades. Na sexta-feira à noite, 10, as crianças de 7 a 12 anos irão participar do “Acampadentro” – acampamento realizado em ambiente fechado – com brincadeiras à noite. No sábado e domingo um dos destaques será o “Parque Infantil Inflável” com parquinho para os bebês, tobogã, touro mecânico, brincadeira de guerra de cotonetes entre outras atividades além de algodão doce e pipoca. Na tarde de sábado, 11, os hóspedes poderão assistir ao show de “Falcoaria” - voos de falcão em emocionante apresentação realizada junto ao treinador do animal.
Clique na imagem para ampliá-la

Outra forma de diversão envolvendo aromas, sabores e relaxamento são as opções de Day SPA Kids preparados pelo SPA Infinity Blue. Para as meninas o pacote indicado é o Tutti Fruit com massagem aromatizada, manicure e cabelo além de banho de banheira com degustação de guloseimas. O pacote estruturado especialmente para os meninos é o Suspiro que conta também com massagem aromatizada, reflexoterapia e banho com degustação de guloseimas. O Day SPA Tutti Fruite e Suspiro são pagos a parte e custam R$ 253,00 cada um com taxas já inclusas. As opções do SPA também são abertas ao público em geral. O resort conta ainda com piscinas, quadra poliesportiva, cinema, fitness, deck frente ao mar, restaurante e bistrô. Duas crianças de até 5 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis no mesmo apartamento têm entrada cortesia. O pacote inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). O Infnity Blue Resort e SPA é uma empresa do Grupo Embraed e associado à Resorts Brasil.
INFINITY BLUE NA 42ª ABAV-EXPO
 
Clique na imagem para ampliá-la

Vale comentar que o Infinity Blue Resort e SPA, é presença confirmada na 42ª edição da ABAV. O resort vai expor seus produtos e serviços junto ao estande da Resorts Brasil. O evento contará com a participação do diretor geral Alberto Cestrone e dos representantes comerciais: Anelise Dalbosco, de Santa Catarina e Luis Calle e Adriana Ferreira, de São Paulo. Em uma estrutura de 800 mil m² de área à beira de praia semi-privativa, conta com hospedagens de alto padrão, inúmeras atrações de lazer para as diversas faixas etárias, moderno SPA, estrutura para eventos sociais e corporativos além de espaços gastronômicos com sabores da culinária nacional e internacional. O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e associada à Resorts Brasil.
 
VILA GALÉ
 
 
O Chef Rafael Pereira acaba de assumir a cozinha do Hotel Vila Galé Salvador. Fica a cargo dele a gestão da equipe e do cardápio do restaurante Versátil, localizado dentro da unidade e aberto ao público em geral. Ele responderá ao Chef-Executivo Clodoaldo Ramos, responsável por todos os restaurantes do grupo no Brasil.Com 16 anos de experiência, Rafael Pereira estudou gastronomia no Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) e já passou pela Costa do Sauipe, pelo Grande Hotel da Barra, pelo Hotel Tropical e pelo Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), todos na Bahia. Entre seus pratos mais famosos, estão o frango a caipira e a carne de sol à pernambucana. O grupo Vila Galé é responsável pela gestão de 24 unidades hoteleiras, sendo 18 em Portugal e 6 no Brasil, e conta hoje em dia com cerca de 2.300 funcionários que formam uma equipe coesa com uma enorme paixão pela hotelaria e pelo turismo nacional. Sua missão é definida com a frase “Sempre perto de você” que, aliada aos seus valores, tem mantido a Vila Galé um dos melhores grupos hoteleiros do mundo ao longo de seus 28 anos de existência.
CHOCOFEST

A visibilidade da ação de marketing do maior coelho de chocolate do mundo, produzido pelo Senac-RS e apresentado no 19º Chocofest, atravessou fronteiras e foi indicado pelo GWR a um prêmio internacional no Festival of Media Awards LatAm, que acontece de 1º a 3 de outubro em Miami Beach, Estados Unidos. A partir de agora você decide quem será o grande vencedor! Como? Basta acessar o link e votar agora! www.senacrs.com.br/coelho #chocofest #senacrs.

FESTURIS GRAMADO


Segundo a Primeira Dama do Turismo Nacional, Marta Rossi, responsável Festival de Turismo de Gramado-RS, o Festuris Gramado, muitas são as razões para visitar o estado de NEVADA, além de Las Vegas: "Dizem que NEVADA é o lugar onde nos libertamos das cercas e rompemos a fronteira da vida cotidiana. Um exemplo disso é o Festival BURNING MAN. Uma espécie de Festival da Contracultura que acontece em setembro no Black Rock Desert". O Estado de Nevada será expositor no Festuris que começa no dia 06 de Novembro da fantástica Serra Gaúcha.

DESTINO PARAÍBA
 
 
Os hoteleiros de João Pessoa e Costa do Conde, com apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), voltam a colocar os pés na estrada e realizam nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA), mais um roadshow no Nordeste. Na capital baiana, a equipe de executivos de contas dos empreendimentos paraibanos fará uma série de visitas às agências de viagens. Na ocasião, serão repassadas informações sobre a infraestrutura dos equipamentos e da cidade, os tarifários, e os profissionais da área serão convidados pessoalmente para o evento de apresentação do ‘Destino Paraíba’. A rodada de negócios acontece no Restaurante Barbacoa, um dos tradicionais pontos de encontro de Salvador. Durante o evento, os executivos paraibanos farão apresentações especiais para os convidados e vão manter contatos individuais para a negociação de fechamento de pacotes, em especial para a próxima temporada de verão e feriados. Haverá ainda uma apresentação do grupo folclórico do Sesc, que destacará danças juninas.
 
 
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a promoção de mais um roadshow na Bahia é uma estratégia de aproximar os baianos dos roteiros paraibanos, principalmente depois que a TAM colocou um voo direto e diário ligando João Pessoa a Salvador. “Precisamos mostrar a Paraíba também para os nordestinos, que têm vindo em grande número para cá, inclusive na baixa estação”, disse a executiva.  Parcerias – O roadshow é uma realização da Associação Brasileira dos Hoteleiros, secção Paraíba, com apoio também do Convention Bureau de João Pessoa, Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), Federação do Comércio (Fecomércio-PB), Sesc e Sebrae-PB. Os hotéis participantes são o Ambassador, Hardman, Caiçara, Mussulo, Igatu e Ouro Branco, Tropical Tambaú, Imperial, Imperial Suítes, Skyler, Ondas do Atlântico, Nord Blue, Nord Green, Tambaú Flat e Hotel Littoral.
 
TROPICAL TAMBAÚ RESORT
 
 
Minha casa em João Pessoa, o Tropical Tambaú, foi premiado com o selo de excelência do portal TripAdvisor, que oferece dicas de viajantes reais. O prêmio é concedido a empreendimentos que obtiveram as melhores notas dadas pelos turistas, ficando no seleto grupo dos 10% de melhor performance no mundo inteiro. Através de critérios como qualidade do sono, localização e custo-benefício, o Tropical Tambaú, conquistou o gosto dos mais diferentes visitantes, que usufruíram do resort em viagens em família, negócios ou mesmo em casal. Segundo o presidente da rede, João Correia, “é uma honra receber o prêmios. Isso nos estimula a cada vez mais oferecer serviços de alta qualidade”. O Tropical Tambaú é capitaneado pelo amigo Fernando Souza. 
 
 
RHEMA NO FESTURIS JPA
 
 
A Rhema Operadora divulgará, durante o Festival do Turismo de João Pessoa 2014, as Companhias de Cruzeiros Marítimos: Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises!
 

 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NEWS MIDIATUR - por Zeini Rates


Catarinenses movimentaram turismo de inverno


O resultado da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Inverno na Serra Catarinense, feita nos municípios de São Joaquim e Urubici, entre 18 de julho e 18 de agosto, pesquisou a origem dos visitantes. Nas duas cidades, os catarinenses foram maioria (72,8%) dos turistas em São Joaquim e (79,8%) em Urubici. O veículo usado para a viagem foi o automóvel e a hospedagem, em média, foi de dois dias. Em relação ao perfil dos turistas, a maioria tem entre 31 a 40 anos e pertencem à classe C - 54,4% dos visitantes em São Joaquim e 60% em Urubici que aumentou sua participação na comparação com as temporadas anteriores. Em São Joaquim os locais mais visitados foram o Snow Valley, Igreja Matriz, a Expo Neve e a Vinícola Villa Francioni. O gasto médio no comércio local de R$ 96,73, bem abaixo dos R$ 142,65 registrados em 2013. A queda do gasto médio no comércio local foi ainda maior em Urubici, onde os turistas disseram ter gasto R$ 81,45. Em 2013, o gasto médio na cidade foi R$ 225,62. Em Urubici, os pontos mais visitados foram o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva. Veja a íntegra da pesquisa: http://www.fecomercio-sc.com.br/atualidade/noticia.html?id=1441



Comunicação para o setor de Eventos


O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado. Nesse cenário o Turismo de Negócios e Eventos concorre de forma relevante para a ocupação dos hotéis e movimenta toda a cadeia de serviços do setor. Segundo pesquisa do Floripa Convention & Visitors Bureau feita em 2011, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o turista de eventos gastou em média R$ 250,00/dia, injetando, só naquele ano, mais de R$ 670 milhões, na capital catarinense. E, graças à construção de centros de eventos em algumas regiões turísticas, além dos espaços dos hotéis e empresas privadas, o setor cresce no Estado. Visando levar informação qualificada às empresas, profissionais e estudantes de jornalismo, turismo e eventos, a jornalista  Zeni Rates, ministrará de 15 a 19 deste mês, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”. O objetivo é instrumentalizar os participantes repassando a eles a experiência de quem atua no setor há mais de 15 anos. No curso serão abordados as técnicas de divulgação e como otimizar os espaços, movimentando hotéis e centros de convenções. Muitos empreendimentos têm espaços ociosos devido à falta de divulgação. O melhor aproveitamento dessas áreas, poderá inclusive reduzir o preço dos serviços e elevar a ocupação, com a adoção de estratégias de promoção dos espaços e serviços agregados. Data 15 a 19/09 – Informações/Inscrições:  midiatur@midiatur.com.br; (48) 3269-8543 / 9960-0109.





A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) promove dias 11 e 18 deste mês, a primeira edição do ABIH-SC Road Show. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (11), na cidade de Fraiburgo, no Vale do Contestado. O segundo será a Serra Catarinense, dia 18/09. A intenção da diretoria da associação é realizar o evento nas 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar o trade turístico, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região. Fraiburgo está localizada numa região rica em atrações naturais e culturais, com uma multiplicidade de paisagens. Os eventos são gratuitos com palestras motivacionais sobre vendas e liderança e apresentação de produtos e serviços voltados para cada localidade. Também haverá um encontro entre hoteleiros e o Corpo de Bombeiros Militar de SC e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia (CREA-SC), com palestras técnicas de orientação sobre as novas exigências de prevenção e combate a incêndios e esclarecimento de dúvidas sobre regularização dos empreendimentos. O evento ocorrerá no Hotel Renar: (47) 3246-9000 – reservas@hotelrenar.com.br / www.hotelrenar.com.br



Semana Cultural e Mostra Literária em Gravatal


Várias atrações artísticas e culturais vão movimentar o Hotel Internacional Gravatal, de 22 a 26 deste mês. O objetivo é divulgar a cidade de Gravatal e seus pontos turísticos, além de dar mais destaque a cultura e preservação do patrimônio histórico da cidade que abriga uma das principais estâncias termais de Santa Catarina. A programação inclui caminhadas ecológicas, almoços, jantares temáticos, aulas de dança, bingo e torneios. No dia 23 está previsto um show nacional com Roy Caetano, com entrada franca e aberto ao público externo. Outro atrativo é o Concurso Cidade de Gravatal de Literatura com apresentação do Projeto “A Saga de Gravatal” e entrega da “Comenda do Mérito Cultural”. A intenção dos organizadores é fomentar, divulgar e valorizar aspectos culturais e regionais e abrir espaço para grupos que tenham interesse em mostrar seu trabalho ao público. As apresentações acontecem no dia 24/09, a partir das 17h, para escritores e à noite para grupos de dança e teatro. Aos interessados, o Hotel Internacional Gravatal oferece pacotes diferenciados incluindo desconto nas diárias para grupos. Confira a programação no site:www.hotelinternacionalgravatal.com.br; Informações/reservas: (48) 3648-8100.




Turismo de luxo: agora em aldeias e favelas


Passada a euforia e a ostentação que sucedeu o boom econômico da Ásia e outros países do leste, o novo segmento da população que ascendeu ao mercado de luxo representa um desafio às marcas turísticas no mundo todo. Esse novo consumidor vê o conceito de “turismo de luxo” sob outro prisma: menos ostentação e glamour, mais exclusividade e experiências culturais, com consciência ambiental e responsabilidade social. Atentos a essa mudança, marcas de luxo vem optando por enfoques dirigidos a novos estilos de vida e não a aparência de riqueza. Exemplo é o Emoya Luxury Hotel and Spa, na África do Sul, onde a principal atração é o Shanty Town, a reprodução de uma favela, um barraco com os mesmos materiais das moradias originais da região, mas com sistema de aquecimento e acesso a internet. Agências vêm oferecendo hospedagem em aldeias indígenas, iglus, mansões excêntricas, cápsulas subterrâneas e outras opções exóticas encontradas no portal Hotels Unusual of the World. O fator preço não é um limitador. Os mediadores desses pacotes concordam que o preço alto é, na verdade, uma demanda relevante na definição do luxo. Ele será o limiar ao público alvo, indicativo de qualidade, exclusividade e diferenciação social. Leia a íntegra do texto: http://www.informamidia.com.br/wp/o-novo-turismo-de-luxo-menos-ostentacao-e-mais-exclusividade/



Turismo acessível na 42ª Feira das Américas


Localizada na entrada da 42º ABAV Expo Internacional de Turismo, a Vila do Saber terá sete salas – com capacidade entre 70 e 150 pessoas – com tratamento acústico diferenciado, de modo a proporcionar mais conforto aos participantes. Desenvolvidos por profissionais renomados, o 42º Congresso ABAV apresentará temas selecionados a partir de assuntos que possuem maior interesse junto ao público, com muitas inovações. O intervalo entre os treinamentos serão maiores, permitindo máxima interação, profundidade de análise e aproveitamento da audiência. Além de assuntos atuais, haverá capacitações de produtos e serviços. A Vila do Saber acontece de 24 a 26 de setembro entre 10h30 e 18h. A Vila do Saber é a difusão de informações adequadas ao desenvolvimento do empreendedorismo no setor de viagens e turismo. Aprofundar o conhecimento sobre produtos e serviços turísticos gera mais segurança e credibilidade à venda, aumentando as opções do cliente. A acessibilidade no turismo é um tema cada vez mais importante e sempre presente nas últimas edições do evento. Este ano haverá palestras de profissionais do turismo que atuam no segmento de turismo acessível, passando diferentes experiências que podem servir como referência a quem busca potencializar seu negócio. Confira a programação:


terça-feira, 9 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


VIAGENS AO EXTERIOR
 
 
Em consequência dos preços praticados pelas nossas cias aéreas e rede hoteleira, bem como demais preços permitiram que mais uma vez a saída de dólares na economia brasileira, superando a entrada da moeda em 3,05 bilhões de dólares em agosto, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira. Apenas na semana passada, a saída de dólares do País superou a entrada em 4,27 bilhões de dólares. 
 
FEIRÃO DE PASSAGENS
 
 
Quanto custa uma passagem para Belém? Fernando de Noronha? João Pessoa? Pela hora da morte isso sem contar o tempo que se leva para chegar a esses destinos saindo de Florianópolis. Fique esperto ! O feirão de passagens para a Europa: a partir de R$ 1.560 ida e volta saindo de sete cidades comprova a nota acima. A Air France e a KLM lançaram uma promoção de passagens aéreas muito boa para a Europa, mas há muitas companhias fazendo bons preços nas rotas para o Velho Continente – algumas inclusive em resposta à promoção de ontem. Fiz uma busca geral e encontrei passagens a partir de R$ 1.560 ida e volta saindo de sete cidades brasileiras.
 
 
Os melhores preços são de passagens saindo de São Paulo com a Ethiopian. A Air Europa também tem ótimas passagens a partir de Salvador por R$ 1.615 ida e volta para Barcelona e vários outros destinos. A TAP também tem preços bacanas  - R$ 1.694 ida e volta saindo de Salvador e R$ 1.716 saindo de outras cidades, assim como a Ibéria.  Bem, mais fácil que explicar as promoções é você usar o novo sistema de buscas e ver quais companhias oferecem os melhores preços saindo de sua cidade ! Vale lembrar que para visitar a Europa não é necessário visto, somente passaporte, seguro de viagem e exigências conforme o país visitado.
 
BUENOS AIRES
 
 
Vergonhosamente ir a Buenos Aires é mais barato do que ir de Florianópolis a Porto Alegre. A GOL, nada cidadã, que cobra quase R$ 600,00 para fazer esse trecho, ampliou a oferta para Córdoba por  R$ 269, mesmo preço da promoção para Buenos Aires, com uma oferta de datas ainda melhor! Da nojo dessa gol e das demais empresas que não fazem o trecho Fpolis-POA-Fpolis, com as bênçãos dos cabides de empregos da INFRAERO e ANAC. Vale destacar que para visitar o país dos hermanos os brasileiros não precisam de visto nem passaporte, mas somente a carteira de identidade (RG) em bom estado. Se tiver passaporte também é aceito.
 
 
SEBRAETEC
 
O SEBRAE/SC e a SETUR, comunicam que as empresas associadas as entidades do trade turístico foram beneficiadas do Programa SEBRAEtec/SC de Consultoria Tecnológica, por meio do Projeto de Design no Varejo Catarinense. Objetivo: aumentar a atratividade e competitividade das empresas do turismo, propondo melhorias na imagem, infraestrutura e qualificação empresarial. Serão realizados estudos de público, analíticos, organizacional espacial, e social para desenvolvimento do Design de comunicação e Design gráfico. Investimento: Todas as soluções disponibilizadas pelo projeto são gratuitas, e as informações recolhidas são confidenciais. 
 
 
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
 
Ter CNPJ e estar localizada em Florianópolis, Possuir CADASTUR ou ter protocolo de entrada na SOL, Ser associada a uma entidade do trade turístico, estar enquadrada como empresa de pequeno porte (Micro e MEI). Serão beneficiados os primeiros 150 inscritos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail floripaproturismo@gmail.com até o próximo dia até dia 08 de setembro.
 
 
EQUIPOTEL
 
A empresa catarinense Sperandio do Brasil, com sede em Florianópolis, vai estar com um estande na 52ª edição da Equipotel São Paulo, feira de negócios que figura entre as cinco maiores do mundo no setor de hospedagem, alimentação e serviços  e acontece entre os dias 15 e 18 de setembro, no Parque Anhembi (SP). Com atuação nacional, a Sperandio do Brasil trouxe para o país uma tecnologia exclusiva, voltada especialmente para atender o setor hoteleiro, motéis, restaurantes e bares. Neste primeiro ano, a Sperandio do Brasil está investindo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e já possui clientes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.sperandiodobrasil.com.br.
 
 
VILA DO FAROL
 
 
Mais uma vez as empresas Pousada Vila do Farol e Pousada Vila do Coral de Bombinhas foram convidadas a participar de um dos eventos corporativos de maior destaque em Curitiba, o Fórum Global de Liderança, que já está na sua 7ª edição. Foram pelo menos 3 mil participantes, principalmente executivos nas diversas áreas. O evento promovido pela Estação Business School (EBS), aconteceu entre os dias 02 e 04 de setembro. Em novo formato, a edição deste ano incluiu um workshop Leader Coach com Certificação, duas palestras internacionais e quatro palestras nacionais. A jornalista Miriam Leitão foi uma das palestrantes com o tema “Desafios e Cenários Econômicos: o Brasil Precisa de um Estadista-Líder”. Encerrando as atividades do evento, o especialista Paulo Vieira com a palestra “Liderança Baseada em Valores”. Atuaram na recepção e divulgação das empresas e o destino Bombinhas, os profissionais Priscilla Aguiar, Alexandre Cruz e Renato Pires, além da representante comercial Marília Guimarães. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para a gerente da Vila do Farol, Priscilla Aguiar, a participação num evento deste porte é fundamental para estreitar relações com profissionais que têm fortes influências em decisões nas empresas, quanto à eventos corporativos o que potencializa as chances de trazer para Bombinhas, além do aspecto pessoal, uma vez que é um público da classe A e B que também interessa muito quanto ao turismo de lazer. “O interesse pelo material que contém o destino Bombinhas é muito grande, isto abre portas para negócios tanto no quesito corporativo, temos estrutura de eventos que atrai, quanto ao lazer, onde também não ficamos atrás de nenhum destino, considerando que principalmente os paranaenses, que são maioria no evento, adoram vir para Bombinhas”, destaca. Além do contato no evento, os profissionais da Vila do Farol e Vila do Coral também aproveitaram para fazer visitas em algumas empresas de Curitiba.
 
BALEIAS NO ROSA
 
 
Elas já chegaram e fazem a festa no quintal da casa do Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort e Bech Vilage, na Praia do Rosa. Impossivel não se encantar com essas gigantes do mar. 
 
TURISMO NAS ESTRELAS
 
 
Para aqueles que gostam de aventuras inusitadas, a Sanchat Tour Operadora lançou no Festuris 2012 viagens para o espaço. Isso mesmo! Para quem curte adrenalina e é apaixonado pelo espaço sideral, poderá adquirir seu pacote com a operadora, que é a primeira empresa brasileira a oferecer esse serviço. Segundo o presidente da Sanchat, Roberto Silva, os voos, que comportam no máximo duas pessoas (o passageiro mais o piloto), saem de uma pista de pouso, como um avião comum e sobem na posição vertical a uma altura de 338 mil pés (103 quilômetros de altura). Após ficar a esta distância entre quatro a seis minutos, a espaçonave retorna ao aeroporto. A operação toda dura em torno de uma hora e tem o custo de 107 mil dólares por pessoa.
 
MISSÕES DE TREINO
 
A viagem consiste com saídas de Curaçao, no Caribe, devido sua localização ideal e suas condições climáticas e infraestrutura bem equipada para as missões. Somente a decolagem na aeronave Lynx já é uma experiência extremamente rara e magnífica. Para poder estar completamente preparado para a viagem ao espaço, é importante que o passageiro participe de Missões de Treino opcionais da SXC - Space Expedition Curaçao – empresa holandesa que vende os pacotes nos Estados Unidos, na Alemanha, Canadá e Reino Unido. O treinamento tem como objetivo mostrar e habituar o viajante aos níveis de gravidade e a voar em aeronave em alta velocidade.
 
 
Para aqueles que ficaram curiosos com esta iniciativa, as vendas já começaram.“Iremos oferecer pacotes completos, que incluam a parte aérea até Curaçao e a hospedagem antes da viagem ao espaço, já que é necessário fazer um treinamento”,comenta o empresário. No Festuris 2014 será feita a divulgação oficial sobre a Viagem Espacial, no stand 45, que terá saídas a partir de 2015.
 
PRIMAVERA EM JOÃO PESSOA
 
 
No dia 22 de setembro começa a primavera, e João Pessoa foi escolhida como um dos destinos imperdíveis que devem ser visitados na estação mais florida do ano. O site Catraca Livre destacou a cidade como atração turística no período do florescimento dos ipês. Muito comuns na cidade, os ipês são a marca registrada da cidade. A Prefeitura Municipal se preocupa com a saúde das plantas substituindo as antigas por novas mudas, além de realizar podas e tratamento anti-pragas. O colorido das árvores é um espetáculo natural por toda a cidade, deixando a paisagem mais bonita, mais leve e agradável. Um convite para turistas e moradores ao passeio livre, para tirar fotos ou simplesmente contemplar a natureza.

TROPICAL TAMBAÚ

Minha casa em João Pessoa, está completando 43 anos de excelentes serviços. Marco na hotelaria nacional, o Tropical Tambaú, um resort de praia localizado em João Pessoa, Paraíba, na terra onde o sol nasce primeiro, na região Nordeste do Brasil. Construído sobre as areias da praia de Tambaú, o empreendimento cartão postal da cidade oferece uma vista fascinante do lindo litoral da capital paraibana e orgulha-se de sua arquitetura circular espetacular e única, uma atração para visitantes de todo o mundo. Um resort de praia perfeito para férias em família e um destino incomparável para viagens tropicais que oferece 173 apartamentos com vista para o oceano ou jardim interno. Pelo fato do empreendimento estar literalmente em cima da praia, os apartamentos superiores transmitem a sensação de estar no meio do oceano ou a bordo de um cruzeiro, com ondas e brisas do mar. As melhores praias estão próximas do resort de praia Tropical Tambaú. Os hóspedes aproveitam 40 km de praias de areia branca e água morna na cidade situada mais a leste do Brasil. João Pessoa tem orgulho de ser uma das cidades mais ensolaradas do mundo. Parabéns Tropicam Tambaú. Tô chegando !
 
RURALTUR
 
 
Mais extensa e rica, a 10ª edição da Ruraltur – Feira de Turismo Rural terminou neste último dia 5, na cidade de Campina Grande. Promovida pelo Sebrae-PB e pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba-FIEP, a feira trouxe como tema central “O papel da Governança na Geração de Resultados”. Trade na 10ª Ruraltur: Catharine Brasil (Setur Campina Grande), Camilo Juliano (Hotel Verde Green), Elizia Lopes (Internacional), Regina Amorim (Sebrae-PB), Ruth Avelino (PBtur), Ferdinando Lucena (Cecon JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Museu do Ferro de Passar
 
 Ferros de passar de todas as épocas

Há quem diga que um museu de ferros de passar não tem graça nem valor. Como não teria valor, se este utensílio faz parte da vida doméstica desde idos tempos? E no decorrer desses tempos se desenvolveu, se modernizou e foi adaptado às tecnologias atuais, tal como, o automóvel, o moedor de café, a impressora. Eu mesma aprendi a passar roupa com ferro a brasas e não poucas vezes  queimava as mãos.  Desde réplicas de brunidores, que eram usados por povos antigos para alisar os tecidos, aos já ferros elétricos, a coleção apresenta a diversidade do utensílio durante a história da humanidade. 


“Temos itens do século XVII e XVIII”, conta. “Sempre que viajo, procuro uma nova peça”, completa o colecionador Moacir Bogo.  Ferros de passar ocos de cunha. Ferros de passar a combustível. Os primeiros ferros de passar elétricos. Esses e outras centenas de ferros, reunidos ao longo de 22 anos  estão agora sendo instalados em uma sala do piso superior da Estação da Memória, para serem apreciados pelo  público. “São cerca de mil itens e talvez seja o único museu do gênero existente aberto a visitas”, disse o colecionador.

Meliá Hotels International

A Companhia aprofunda suas alianças com sócios e investidores regionais através de contratos de gestão, colocando o valor de suas marcas e sua excelência na gestão e comercialização hoteleira. Os hotéis Innside estão em rápida expansão tanto nos mercados tradicionais como emergentes, com uma crescente demanda de viajantes urbanos, práticos, porém exigentes e sofisticados. A Meliá Hotels International anuncia mais um importante projeto de expansão na América Latina, com a assinatura de um novo acordo para o desenvolvimento e operação de cinco hotéis de sua marca Innside by Meliá, desta vez na Venezuela.

AVIESP na ABAV Expo
Os agentes de viagens associados à AVIESP terão caravanas rodoviárias e hospedagem gratuitas para conferir as novidades da ABAV Expo, que será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O benefício ainda inclui cobertura da Travel Ace. No total, 11 caravanas atenderão nove regiões do interior do Estado, considerando que Santos e Campinas têm duas opções de saídas. As inscrições para os interessados em integrar as caravanas são para maiores de 18 anos e devem ser efetuadas no link http://www.abavexpo.com.br/visitante/inscricao-profissional-do-setor/. 

Mares Quilombolas 

O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae. As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. 

CHA amplia sua rede

Hotel Porto de Paz

A CHA rede de hotéis associados amplia sua rede de hotéis para operação, com a inclusão do Hotel Porto de Paz, na praia do Iguaçu. É um hotel agradável, de frente para a praia e um dos seus atrativos Principais é o bufê de café da manhã. Os demais hotéis da rede são O Bandeirantes da Barra em Barra Velha, Holz Hotel e Trocadero em Joinville, Dom Capudi em Bombinhas, Hotel Piçarras em Piçarras e Apart Uberaba em Uberaba (MG).

Rio Lindo

O Cristo Redentor ícone do Rio de Janeiro

Filme traz para as telas o melhor do turismo do Rio de Janeiro. O Estado Ganhou um forte aliado para reforçar, ainda mais, o carisma da cidade junto aos turistas. Estreia nos cinemas na semana que vem o filme “Rio, eu te amo”. A produção inclui histórias de amor — à cidade ou a pessoas — que têm como cenário o Rio. O filme mostra o Rio de Janeiro como cidade que permite muitas histórias de amor, que podem acontecer no sol, na chuva, dentro e fora de ambientes, segundo Leonardo Barros, um dos produtores do filme. 

Experiência, Turista “Mendigo”?  

Empresas que oferecem passeios a turistas estão propondo um programa diferente em Praga, na República Tcheca. A ideia é abandonar as roupas limpas para dormir na rua por uma noite. Sem os objetos pessoais e vestindo “roupas de mendigo”, o visitante precisa encontrar lugar para dormir, comida e algum dinheiro. Ele é acompanhado por um dos guias da empresa (todos moram ou moraram na rua por algum período).Os passeios vão a pontos fora do circuito turístico tradicional: vielas, pontes, becos de prostituição, bairros degradados e refeitórios populares são alguns exemplos. Alguns deles até passam por marcos conhecidos e tradicionais, mas o foco é sempre no mundo dos moradores de rua daquela cidade.Para os voluntários que atuam no programa, o trabalho de guia faz bem aos moradores de rua. “Acreditamos que eles são encorajados a reconstruir suas vidas e a conquistar um senso de independência que não tinham antes”, diz.

Embratur realiza roadshows 

A Embratur, em parceria com operadoras da  Alemanha, Estados Unidos e França, vai realizar roadshows durante o mês de setembro, para promover rodadas de negócios e apresentações do destino Brasil nestes países, com o objetivo de criar oportunidades de mercado. A Alemanha receberá duas ações: o primeiro, FTI Touristik, acontece entre os dias 1º e 5 de setembro nas cidades de Hamburg, Berlim, Leipzig, Wurzburg e Munique. 


Nova prefeitura  (Rathaus) de Leipzig o segundo Roadshow, em parceria com a operadora Thomas Cook, ocorre entre os dias 3 e 19 de setembro. A FTI Touristik é considerada a quarta maior operadora de turismo da Alemanha. Especializada em viagens de grupos de média e longa distância, a empresa trabalha com o destino Brasil desde 2007. Cerca de 400 agentes participam das atividades. Os Estados Unidos receberão o Roadshow APF, de 3 a 9 de setembro, nas cidades de São Francisco, São José e Los Angeles. 

São Francisco, Estados Unidos 


Além disso, Chicago, Los Angeles e Nova York receberão, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, o Roadshow Luxo, que será promovido em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Na França, a ação cooperada Circuit Brésil, entre Embratur e Carrefour Voyages, acontece entre os dias 3 e 22 de setembro, nas cidades de Envry, Rennes, Agers, Vitrolles, Mérignac, Montpellier, Toulon, Besançon e Isle Albeau. A previsão é de que 440 agentes de viagem participem dos eventos. 

Índice de Ocupação da Hotelaria 

A ocupação dos hotéis de Joinville durante o mês de agosto foi de 67,79%. E a permanência média, de 2,44 dias. Para a Feira de Metalurgia, que 
Ocorrerá na Expoville de 16 a 19 de setembro, a previsão é de 81,86% de ocupação.  

"Macarronada com Arte" 

A Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (AACC), em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, realiza, no próximo sábado (13/9), das 10 às 15h30, a “Macarronada com Arte” no Capitão Space Batataria e Pizzaria. Um ótimo momento para os amantes da arte e das massas. Ingressos já estão disponíveis na secretaria da Casa da Cultura a R$ 15, para adultos, e R$ 10, para criança de 6 a 11 anos. Até cinco anos, o evento é gratuito, porém, é preciso retirar ingresso. As portas do Capitão Space já estarão abertas a partir das 9h. Neste horário, o público já poderá ter contato com as obras dos alunos do curso de desenho e pintura da Casa da Cultura. Os estudantes estarão vendendo suas produções artísticas durante o evento. A partir das 10h, os presentes poderão apreciar apresentações musicais e de dança. “É mais uma oportunidade do público conhecer o trabalho maravilhoso que temos na Casa da Cultura”, conta a coordenadora da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Carla Clauber.

Expo Internacional em São Paulo

Estande da cidade de São Paulo que terá 100 m² e será instalado entre as ruas K e J do setor nacional, na ABAV 2014 Projeto: Jus Band Montagens.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi sediará daqui a 18 dias, a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014 e a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) está com uma série de ações sendo traçadas para a realização do evento, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro. O estande da cidade de São Paulo que é marca registrada em todas as edições da feira, contará também com a presença do São Paulo Convention & Visitors Bureau, parceiro na promoção da cidade e em diversas ações de sucesso, além dos cooperados Indytur, Sheraton, HB Hotel, Blue Tree, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. O espaço terá 100 m² e será uma réplica de um dos cartões postais da cidade, o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Outra iniciativa da SPTuris que servirá como ponto de referência para os hosted byers, a imprensa e o público em geral, será a instalação  de uma Central de Informação Turística (CIT) na entrada da feira. No local haverá material promocional de São Paulo, mapas, guias e profissionais bilíngues que fornecerão qualquer tipo de informação relacionada ao turismo da cidade. Para a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, é extremamente importante que uma CIT marque presença na feira. “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre a cidade, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que São Paulo tem de melhor”, afirma. Diversos materiais de promoção da cidade serão disponibilizados para os visitantes da feira, como, mapas, os guias Fique Mais um Dia e Viva Tudo Isso e a edição especial para a ABAV do roteiro Acontece em São Paulo, no formato on line. 

As 30 cidades do comércio eletrônico 

As empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio atual é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos. Os números são da pesquisa “Mapa do E-commerce no Brasil”, realizada pela Conversion, maior empresa brasileira especializada em Search Engine Optimization (SEO), que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. A cidade de São Paulo é a primeira da lista em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 32% de toda a transação do Estado. O ticket médio da capital paulista é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014. Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do País), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet. 

Festival Gastronômico

Depois de 19 dias de saborosos menus, é hora de saber o resultado do Festival Gastronômico de Joinville – Edição Inverno 2014. E para comemorar, a CDL convidou para tomar um café na sua sede, à rua Ministro Calógeras, 867, nesta quarta-feira, 10 de setembro, à 9h. Nesta data será apresentado também o balanço do Festival Gastronômico e será feita a premiação para os melhores garçons, além de ser anunciada a nova ação da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento. 

Montanha Russa é destaque no Alpen Park


O Alpen Park, em Canela (RS), oferece diversas atrações em uma área verde com cerca de 60 mil m², e um dos destaques do empreendimento é a montanha russa Alpen Blizzard. Primeira montanha russa em aço do Rio Grande do Sul, a atração conta com um percurso de 438 metros e atinge a velocidade média de 55 km/h e altura de 15 metros. A Alpen Blizzard possui dois trens com capacidade para 12 pessoas cada um. Além de momentos de diversão e adrenalina, a montanha russa possibilita uma vista privilegiada do vale de montanhas que cerca o empreendimento. “A Alpen Blizzard chama a atenção de pessoas de todas as idades que visitam o parque. A atividade proporciona momentos de aventura em meio a uma paisagem encantadora, com uma vista única da natureza da Serra Gaúcha”, salienta o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer. 

Dia das crianças em Balneário Camboriú          

Além de pacotes atrativos o Infinity Blue Resort e SPA oferece programação especial para divertir a criançada com atividades que vão desde acampamento, show de falcoaria e parque de diversão inflável. Day SPA Kids temáticos são mais opções programadas para o período do Dia da Criança, de 10 a 12 de outubro.. 

Valle Nevado 


O resort de Valle Nevado, Chile

O Valle Nevado Ski Resort - Chile, o maior resort de neve do Hemisfério Sul, está com descontos especiais para hospedagem nos apartamentos dos tipos Estúdio e Altillos nas últimas semanas da temporada, que vai até 26 de setembro. No tipo Estúdio, localizado nos condomínios residenciais, para o período mínimo de sete noites, o desconto é de 25%, enquanto para até seis noites a redução é de 20%. Já nos apartamentos Altillos do Hotel Puerta del Sol, localizados no nono andar do edifício e com uma vista magnífica das pistas, hospedam-se quatro pessoas e pagam somente três. A data máxima para check out é no dia 26/09/14. Outras informações podem ser obtidas pelo email reservas@vallenevado.com ou pelo 0800 982 1047. Consulte também seu agente de viagens ou operador turístico de preferência. O Valle Nevado está localizado cerca de 60 km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul.