sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP



FLORIPA GASTRONOMIA
 
 
Por conta da sua alta gastronomia, alavancada por chefs a exemplo do Helton Costa e do grande e saudoso Zeca D'Acampora, Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. “Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. 
 
 
Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo. O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso. “É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor. 
 
Chef Helton Costa - Cantina Sangiovese
 
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas - Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde - China  e Tsuruoka - Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). 


FLORIPA AMANHÃ
 
 
Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 
 
 
FLORIPA AMIGÁVEL
 
 
Independente da sua falta de um aeroporto internacional de respeito, da sua mais completa falta de mobilidade, Floripa também foi considerada a mais feliz e receptiva entre todas as cidades do mundo. A pesquisa é da Revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, que pediu aos seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo. Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa no mês de agosto e colocaram a nosso paradisíaca Ilha da Magia como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as citadas. Depois da capital catarinense, apareceram cidades australianas, dos Estados Unidos e de destinos asiáticos como o Butão – que emplacou duas de suas maiores cidades. O ranking levou em conta critérios como localização, tamanho, barreiras linguísticas, percepção política, além, é claro, da amabilidade de seus moradores.

 
ESTRATÉGIAS CONVENTION
 
 
No último sábado, 29, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu a Diretoria e o Conselho Diretivo na Pousada Estaleiro Village, para construção do Planejamento Estratégico da entidade para 2015.  Na reunião, foram revisados o objetivo geral, missão e valores e elaboradas as ações dentro das áreas estratégicas de atuação da entidade, que são cinco: Representatividade do trade turístico de Balneário Camboriú, Capacitação do Trade, Captação de eventos, Promoção do Destino Turístico e Excelência na Gestão Interna.
 
 
O Convention Bureau elencou quase 40 ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2015, entre elas a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, a captação de eventos, a realização do 6º Balneário Saboroso, a execução da 6ª e 7ª edição da Campanha Room Tax, a conclusão do Programa de Capacitação do Sebrae com os empresários, a participação no Conselho Municipal do Turismo, prospecção de novos associados, o acompanhamento das tratativas para a construção do Centro de Eventos, entre outros.
 
 
Quem conduziu a elaboração do Planejamento Estratégico foi o consultor Mário Augusto São Thiago, do Sebrae Santa Catarina, que  já acompanha de perto o trabalho  da entidade há um ano e meio. Segundo ele, esse processo de estabelecer as ações e metas é fundamental para definir o rumo do Convention, como isso será feito e qual o tamanho do esforço que o grupo de cooperação terá pela frente para atingir os objetivos. Outro ponto forte ressaltado por ele, diz respeito a evolução da entidade nesse meio tempo. “Houve uma evolução muito grande na forma como o Convention se posiciona e como atua, mantendo e continuando os processos. Uma prova disso é o aumento do número de associados”, diz.
 
 
Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, ressalta que o Planejamento Estratégico é de fundamental importância para a entidade, uma vez que é definido tudo o que se pretende realizar em 2015. “Formatamos as ações baseados no objetivo geral do Convention e assim garantimos o foco de atuação,  fortalecendo cada vez mais a entidade e todo o empresariado envolvido”, diz. A Presidente ainda complementa que, “é um trabalho conjunto e não seria possível se não tivéssemos a parceria do Sebrae/SC que com seu know how conduziu todo o processo e o envolvimento dos membros da Diretoria e Conselho”, finaliza.

Já fez sua reserva para o Natal & Réveillon ?
 
ABIH-SC
 
 
Na última sexta-feira, 28, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC reelegeu a atual gestão para comandar a entidade pelos próximos dois anos. A diretoria continua sendo liderada pelo empresário Samuel Koch, diretor-presidente, com o auxílio do diretor de operações e marketing, João Eduardo Moritz Neto. Nos últimos dois anos, os jovens empresários reformularam a entidade, investido em uma nova gestão e profissionalizando os trabalhos. Em 2014, deram início ao ABIH-SC Road Show, o primeiro projeto de interiorização da entidade, que busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concluíram as atividades em duas regiões, a Serra Catarinense e o Vale do Contestado, que tiveram a oportunidade de formatar um Calendário Regional de Eventos através da iniciativa da ABIH-SC. As próximas regiões serão contempladas até 2017.
 
 
Formado em Turismo pela ASSESC, Samuel Koch é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em coaching pelo método Vanessa Tobias e é especializado pelo Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios. O empresário João Eduardo Moritz Neto é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Há sete anos no ramo náutico, é sócio-proprietário da Marina Itaguaçu. Desde 2011 tem forte atuação no segmento; compôs a diretoria da ACIF, é membro do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis e Membro da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, diretor de marketing da ABIH-SC e presidente do Skal Clube SC.
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa PB
 
VALE DO CONTESTATO
 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC encerrou nesta semana a série de oficinas de capacitação no Vale do Contestado/Rota da Amizade, uma ação que faz parte do projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Após realizar oficinas em Joaçaba e Treze Tílias, além de promover o 1º ABIH-SC Road Show, em Fraiburgo, a diretoria da entidade voltou à Joaçaba para realizar o fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos. Até então, as seguintes cidades se envolveram na ação: Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. A oficina aconteceu nesta quarta-feira,3 de dezembro, das 9h às 18h, na sede do Senac, em Joaçaba.
 
 
O objetivo desta ação foi a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a quarta vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC. O Rota da Amizade foi a segunda região a receber as oficinas. A primeira foi a Serra Catarinense, que se tornou um case de sucesso para a entidade. Após iniciativa da ABIH-SC, as cidades se empenharam em colocar as ações em prática e estão lançando já no próximo dia 5 de dezembro seu primeiro Calendário Regional de Eventos.

MAJESTOSO RENAR

Para quem está cansado de passar as festas de fim de ano em casa e, tão pouco, aguenta as agitações das grandes cidades ou litoral, uma ótima pedida é fazer a rota oposta as cotidianas. Os roteiros que correm numa direção contraria ao obvio escondem encantos e experiências totalmente atípicas, que transformam este período do ano numa história a parte, cheio de surpresas e momentos que serão relembrados. Essa é a missão do Hotel Renar Fraiburgo. Localizado no meio oeste catarinense, o estabelecimento proporciona a seus hospedes uma programação especial para a data – e já se tornou tradição quando a pauta é “festa de fim de ano”.

Para deixar a galera no ritmo dos festejos, o Hotel conta com decoração especial a partir do dia 1° de dezembro, e diversas atividades de recreação para a molecada poder curtir a magia do natal. Mas, enganam-se os que pensam que apenas as crianças reacendem o encanto da época, a programação conta com atividades recreativas para todas as idades, indo desde chá da tarde no jardim, culto ecumênico e jantares no Restaurante das Estações. No dia 24 a visita do ‘Bom Velhinho’ é garantida, assim como o banquete em comemoração ao nascimento do Menino Jesus. Música ao vivo e muitas brincadeiras completam a festa que é repetida na virada do ano.

Roupas brancas, espumante e uma vista privilegiada da queima de fogos – do alto do morro onde o Hotel se encontra – são o cenário do ano novo. Para a data, a gerencia do estabelecimento conta com apresentações musicais, animações e uma festa com tema surpresa (divulgado apenas durante a abertura do salão). Os interessados já podem fazer as reservas, preparar a câmera e arrumar as malas, para embarcar numa comemoração de fim de ano em que a tradição esta unida as novidades.
 
NATAL EM PIRATUBA
 
 
A iluminação natalina foi acesa na noite da última sexta-feira em Piratuba. O público compareceu na Praça do Ferroviário para a cerimônia que deu início a programação de Natal deste ano. A criançada se divertiu com brinquedos instalados e com o Papai Noel, que marcou presença no evento e recebeu, do prefeito Claudirlei Dorini e do vice, Mauri Lenhardt, a chave do município. Muitas famílias marcaram presença no evento para acompanhar o acendimento das luzes e receber o Papai Noel. “Nosso foco na abertura era mobilizar as famílias, principalmente as crianças, e deu certo, o pessoal compareceu e prestigiou. Tudo foi preparado para eles”, afirma a secretaria de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza.
 
 
Além da Praça do Ferroviário, outros pontos também ganharam iluminação. Os postes ao longo da Avenida 18 de Fevereiro, a entrada da cidade, o Parque Termal e também a ponte que liga Piratuba e Ipira. O próximo passo na programação é a instalação de 100 pinheiros de Natal na Avenida. Em parceria com a Prefeitura, comerciantes, entidades, famílias e escolas, “adotaram” e vão enfeitar estes pinheiros a partir do dia 07 de dezembro. E nos dias 21 e 23 os piratubenses e turistas vão contar com a encenação do “Auto de Natal”, na Praça de entrada da Companhia Hidromineral. As apresentações acontecem à noite, a partir das 21h. Na noite do dia 23 os vencedores do Concurso de Decoração de Vitrines e Residências, que também está em andamento, serão conhecidos.
 
VINHOS DE SÃO JOAQUIM
 
 
mais uma vinícula que desponta no cenário catarinense e nacional. A Vinícola Quinta Santa Maria é um projeto que nasceu pensando em qualidade: assim pode-se resumir a história dessa vinícola situada em São Joaquim na região serrana de Santa Catarina. Em uma altitude entre 1.200 e 1.300 metros, foi encontrado o terroir ideal para a produção de vinhos catarinenses da mais alta qualidade, em uma combinação única no Brasil de microclima, natureza do solo, topografia e orientação geográfica.
 
 
Os vinhedos da Quinta Santa Maria são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano). A seleção do terroir, a preparação dos canteiros, a escolha das cepas, a condução e manejo dos vinhedos, os processos e cuidados na vinificação, o envelhecimento em barricas de carvalho... Todo o projeto da vinícola teve por objetivo combinar arte, técnica 
e muita paixão para produzir um vinho com corpo e alma genuinamente brasileiros, equiparável aos melhores e mais tradicionais rótulos europeus ou do Novo Mundo.
 
 
A Quinta Santa Maria ocupa uma área de aproximadamente 170 hectares (sendo 130 contíguos e 40 em área de preservação ambiental), no bairro do Pericó, a aproximadamente 22 quilômetros de São Joaquim, em trecho de solo montanhoso. Tem sua divisa norte banhada por cerca de 1.700 metros de margem com o Rio Lavatudo, em área que, desde a época dos primeiros colonos portugueses, servira exclusivamente de pasto para a criação de gado.
 
 
CRUZEIROS EM USHUAIA
 
 
Minha querida irmã em Ushuaia, Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de daquele paraíso, me informa que a temporada de Cruzeiros na Terra do Fogo está espetacular. Ushuaia realmente vive um grande momento e sem a menor dúvida faz parte do cenário internacional de turismo. Em qualquer estação!  Pra quem vai, a melhor pedida lá e a minha Casa Cilene del Faro, de uma grande amiga e além de tudo, brasileira. Você se sentirá em casa, isso eu garanto. 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


VOOS INTERNACIONAIS
 
 
Novas regras: Todos os passageiros que voarem para dentro ou fora do Reino Unido foram orientados a garantir que os dispositivos eletrônicos nas bagagens de mão, como celulares ou computadores, estejam com bateria suficientes para serem ligados. As novas normas de segurança, que começaram na semana passada em voos para os Estados Unidos, foram estendidas no território britânico, mas o governo não especificou quais rotas serão afetadas. Como resultado das mudanças, os passageiros serão obrigados a mostrar que os aparelhos eletrônicos nas bagagens de mão podem ser ligados ou então não poderão levá-los para a aeronave, advertiu o Departamento de Transportes britânico em comunicado. Os passageiros que não seguirem as normas, terão que deixar os aparelhos para trás ou remarcar os voos. A companhia aérea British Airways informou que os dispositivos poderão ser recolhidos no retorno do passageiro ou encaminhados para outros endereços.
 
 
A empresa Virgin Atlantic também disse que iria guardá-los no aeroporto para os clientes. O porta-voz oficial do primeiro-ministro David Cameron afirmou que o reforço de medidas de segurança nos aeroportos é um reflexo das ameaças terroristas que rondam os cidadãos britânicos. Autoridades americanas declararam na semana passada que estavam cientes de uma nova ameaça. Os analistas sugerem que a ação poderia ser uma resposta aos esforços de militantes islâmicos na Síria e Iêmen em desenvolver uma nova geração de bombas não-metálicas indetectáveis nos aeroportos. Assim como telefones celulares e computadores, as novas regras incluem também uma série de outros dispositivos eletrônicos, como barbeadores elétricos, ferros de viagem, secador de cabelo ou câmeras fotográficas e até "vibradores".
 
NEVASCA EM SC
 
 
Na história recente de Santa Catarina, julho de 2013 é lembrado como o mês em que nevou no litoral. Em Florianópolis, o morro do Cambirela ganhou o tom dos Alpes suíços e o fenômeno ocorreu até no Morro da Virgínia, no Norte da Ilha. Houve registro de neve em cerca de 150 dos 295 municípios do estado. Na serra catarinense, a nevasca foi intensa e o registro fotográfico de moradores e proprietários de segundas residências de Rancho Queimado foi transformado em livro, organizado e com fotos e textos do fotógrafo, editor e escritor Philippe Debled. Com produção da Rede Marketing Cultural, a publicação: Rancho Queimado: na Rota das Neves traz imagens fotográficas de 23 autores (incluído o autor do livro), - de profissionais a amadores, a partir de lentes de máquinas sofisticas ou de celulares e com ângulos que contemplam a neve desde o nível do solo a imagens aéreas. O lançamento acontecerá no dia 9 de dezembro, às 19hs, na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Taquaras, Rancho Queimado e 11 de dezembro de 2014, quinta-feira, às 19h na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 
SETUR & CONVENTIONS
 
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário CVamboriú, através do secretário Ademar Schneider, e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, por meio de sua presidente Margot Rosembrock Libório estiveram reunidos nesta semana na sede da Sectur, com o objetivo de firmar futuras parcerias entre as duas entidades. O objetivo comum dos representantes é captar novos eventos para a cidade e ainda promover Balneário Camboriú de forma mais intensa. Segundo explica o secretário Schneider, é importante que os trabalhos aconteçam em conjunto.
 
 
Margot e Schneider conversaram sobre projetos, a construção do centro de eventos de Balneário Camboriú e um novo momento no qual o município deve se preparar em âmbito local, principalmente na divulgação e captação para o segmento de eventos. Também trocaram ideias para a programação do 6º Festival Gastronômico: Balneário Saboroso, promoção realizada pelo BC Convention no mês de julho, para comemorar o aniversário da cidade e impulsionar o setor gastronômico local. O Balneário Saboroso conta com menu especial em cada restaurante participante, ao mesmo valor em todos os estabelecimentos, além de aulas show, palestras e oficinas. Para Margot, as parcerias público privadas podem ser uma fórmula de sucesso. 
 
 
OASIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
 
 
Com atrações turísticas para todos os gostos, vida noturna agitada, comércio diversificado, boa gastronomia e praias de águas azuis e areias brancas, Balneário Camboriú é considerada uma das principais cidades turísticas de Santa Catarina. Localizada no litoral Norte Catarinense, o município é o principal balneário do Sul do Brasil e um dos destinos do país mais visitados de toda a América do Sul. Apenas a 84 km da capital, Florianópolis, e com fácil acesso pelo Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a 35 km, a cidade ainda está próximo do parque Beto Carrero Word, maior complexo temático de entretenimento da América Latina e também é o lugar ideal para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre.
 
 
Na cidade, os adeptos do ecoturismo encontram no Parque Unipraias - onde estão as três estações por onde passa o bonde aéreo -, trilhas para caminhada, um circuito de arvorismo que está entre os mais emocionantes do país e um radical trenó de montanha. Com mais de seis mil estabelecimentos comerciais entre boates, danceterias, lojas, bares e restaurantes, Balneário Camboriú tem vida noturna agitada e opções para os mais variados paladares. O município ainda conta com 10 praias para surfistas, famílias e adeptos do naturalismo. As mais movimentadas e de fácil acesso estão na região Sul da cidade, com destaque para as margeadas pela Rodovia Interpraias, que dá acesso a Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho e a Praia do Pinho, primeiro local de nudismo do Brasil.
 
 
Na ponta norte está a Praia dos Amores. Separada da praia central pelo Morro do Careca e da Praia Brava por um rio é umas das áreas mais belas da cidade. E é neste ambiente em meio à natureza e à beira mar que está o único resort de Balneário Camboriú: o lnfinity Blue Resort & SPA. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento é um oásis em meio ao agito da cidade catarinense. 
 
 
Para hóspedes e visitantes, o Infinity Blue oferece uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. Dentro do empreendimento os espaços incluem piscina adulto - com bar molhado -, e infantil, piscina aquecida, sauna, fitness center, deck à beira mar - com serviço de praia -, sala de jogos, lan house, arco e flecha, parede de escalada, espaço kids, sala de cinema e berçário.
 
 
Os restaurantes do resort trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os paladares mais exigentes em quatro diferentes espaços. Para quem deseja relaxar, o SPA Infinity Blue tem equipe treinada e especializada em diversas áreas e equipamentos de última geração. 
 
 
Destaque para os serviços de Day SPA, Programas Especiais - como de emagrecimento, anti-tabagismo e anti-stress -, SPA para noivas, e Salão de Beleza com cortes de cabelo, manicure, escovas, penteados, hidratação, design sobrancelhas, depilação e maquiagem. Sendo o espaço ideal para recarregar as energias durante os dias que os turistas estão em Balneário Camboriú.
 
 
COSTA ESMERALDA CONVENTION
 
 
A 6ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda será realizada de 28 de novembro a 7 de dezembro, reunindo restaurantes de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A abertura do evento está marcada para esta quinta-feira, quinta-feira, às 19 horas, na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, com a participação de autoridades e convidados especiais, do Coral de Bombinhas e apresentações culturais do Grupo Mixtura, Boi de Mamão e Terno de Reis, além de uma palestra sobre Gastronomia Açoriana. A partir do dia seguinte, até o dia 7 de dezembro, os restaurantes participantes oferecerão um cardápio especial, com entrada, prato principal e sobremesa, ao preço único de R$ 39,90 por pessoa.
 
 
Durante a semana haverá ainda aulas show com chefs convidados e degustação de vinhos e espumantes da Cantina Il Poglio, da Itália, com o master sommelier italiano Daniel Zanicoski. E no dia 1º de dezembro será realizada a 1ª Corrida de Garçons e Garçonetes da Costa Esmeralda, na Praia de Bombas. Participam da promoção os seguintes restaurantes. De Itapema: La Rouge, Pietro´s, Indaiá, Plaza Itapema e Pantai Sushi. De Porto Belo: Panela de Barro, Du Cais e Porto Gaia. De Bombinhas: Le Quay, Mandala´s, Manoá, Abstrato Bistrô, Meiji Sushi, Moenda Calamares, Nico´s, Tatuíra, Ganesh, Cantina Tomatino, Sushi by Ulisses, Camarão com Pimenta, Bem Bom, Cantina Lopes, Cesar Restaurante, Delícias do Mar, Maré Alta, Camarão Peixe & Cia, Casa da Praia e Via Roma.
 
 
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
 
 
Visitantes e público local de Joinville acabam de ganhar um nova ferramenta com os principais atrativos da cidade: o aplicativo Visit Joinville. Desenvolvido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, o aplicativo está disponível para todos os smartphones e traz dados gerais da cidade, descrição dos atrativos turísticos, dicas de gastronomia, hospedagem, entretenimento, compras, além de informações sobre municípios da região. De acordo com a presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Áurea Pirmann, além de uma ferramenta de informação, o Visit Joinville tem como objetivo gerar negócios para a cidade.
 
 
Para o gerente de marketing e eventos da Fundação Turística de Joinville, Douglas Hoffmann, a novidade é mais uma ação que vai colaborar efetivamente para o desenvolvimento do turismo da cidade. O aplicativo Visit Joinville está disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play.
 
VIVA TURISMO
 
 
Outra novidade apresentada foi o lançamento da segunda edição do Viva Turismo, projeto que tem como objetivo promover a consciência para o desenvolvimento turístico de Joinville, por meio de capacitações. Em 2014, o Viva Turismo realizou 12 oficinais, totalizando 48 horas de capacitação e com a participação de 273 pessoas. Para o próximo ano, o projeto manterá o seu formato, com oficinas mensais gratuitas, ministradas por profissionais de diferentes áreas. A novidade desta re-edição é a expansão do projeto, com atividades a serem realizadas nos municípios de Piçarras, São Francisco do Sul, Campo Alegre e Itapoá. O Viva Turismo é um projeto do Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Turística de Joinville, UNIVILLE e demais entidades e organizações ligadas ao turismo da cidade. A programação completa, informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.eventosemjoinville.com.br.
 
 
 
PARQUE DA COLINA
 
 
Há menos de dois meses para o fim do ano, o Bondinhos Aéreos Parque Colina – referência em turismo convencional e religioso de Santa Catarina - já comemora o aumento do fluxo turístico. Segundo levantamento realizado pela administração do empreendimento, de janeiro a outubro deste ano houve um crescimento de 30% do fluxo turístico em relação ao mesmo período do ano passado. Localizado na capital catarinense de turismo religioso, na charmosa cidade de Nova Trento (Vale Europeu) e o segundo melhor destino turístico desse segmento no país, o Parque Colina recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O empreendimento tem se destacado no cenário nacional e internacional por reunir atrativos voltados à ecologia e religiosidade, além dos passeios pelos bondinhos aéreos de fabricação suíça.
 
 
Um dos fatores que contribuiu para o aumento do número de visitantes este ano foi a instalação do Museu de Cera Sacro no alto da Estação Colina – o primeiro do gênero do país. Para chegar ao Bondinhos Aéreos Parque Colina os visitantes podem subir a bordo do Bonde Turístico. Trata-se de um veículo ao estilo dos antigos bondes ingleses que faz o transporte até o parque, além de passear pela região passando pelo Santuário de Santa Paulina e pelos principais pontos em que contam a história da Santa no bairro do Vígolo. Na Estação do Embarque está o moderno sistema de teleféricos em cabines fechadas que têm como destino a Estação Colina. Percorrem o trajeto de 440 metros e permitem uma visão do Santuário de Santa Paulina e de todo o seu entorno.
 
 
JEPP RAID
 
 
Cerca de 50 veículos estiveram em Piratuba neste final de semana. O município sediou a Etapa Final da Copa Oeste 4×4 Carbon Free 2014. Os pilotos chegaram no sábado e foram para as trilhas neste domingo domingo pela manhã. Este foi o 12º Jeep Raid Piratuba, com o 3º Passeio 4×4 e o 2º Passeio Radical para Jeeps Preparados. A prova e o passeio foram realizados no interior do município, com um trajeto de aproximadamente 50 quilômetros. Os jeeps passaram por Arroio Bonito, Linha Planalto e Linha Martinazzo. Já o Passeio Radical foi realizado em Ipira, na comunidade de Linha Capelinha e teve cerca de 20 quilômetros, sem competição. Além dos barrancos e demais desafios preparados para os pilotos, outro detalhe que chama a atenção foi a preocupação com o meio ambiente. A Copa Oeste deixou sua contribuição em cada etapa. Cada piloto e cada navegador plantaram uma árvore em Piratuba também. 
 
FERNANDO DE NORONHA
 
 
Foi realizada no último dia 24, em Fernando de Noronha, a última palestra de sensibilização do projeto Turismo Protetor. Criada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), as capacitações têm o objetivo de alertar o trade turístico do Estado quanto ao combate à exploração sexual. O encontro foi voltado para instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral. O evento aconteceu no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha.
 
 
O projeto, lançado no mês de agosto de 2013, já percorreu 27 dos 30 municípios das 14 regiões turísticas de Pernambuco, mais o Distrito de Fernando de Noronha.  A programação engloba sempre debates e atividades em torno da problemática para nortear profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo. A ideia é que todos trabalhem na mobilização, proteção, prevenção e repressão da exploração sexual no turismo.

KUROTEL




Estilo de vida, beleza e envelhecimento. Estes serão os temas do evento "Viva com Beleza", promovido pela personalidade carioca Ruth Niskier em parceria com o Centro Cultural Desembargador Aloysio Maria Teixeira. O evento aconteceu nesta quarta-feira no Copacabana Praia Hotel, destinado a 130 mulheres atualizadas e ligadas aos cuidados com a saúde e o bem-estar do Rio de Janeiro.


Neste evento foram palestrantes Rochele Silveira, filha dos fundadores e sócia do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado - RS, Administradora de Empresas com Pós-graduação Internacional em Hotelaria e Francisco da Costa, Psicólogo com experiência na área de saúde, qualidade de vida e controle do estresse no Kurotel. Na palestra abordarão a evolução da beleza e os recursos disponíveis para melhoria da aparência, estilo de vida e envelhecimento saudável e de qual forma o Kurotel atua para melhorar estas áreas de maneira contínua e integrada.        Toda a verba destinada ao Kurotel neste evento será revertida para a Mente Viva, organização sem fins lucrativos fundada pela Dra. Mariela Silveira, médica do Kurotel.


A Mente Viva visa a Promoção da Paz através da prática da meditação em crianças de escolas públicas. Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
 
 
ALPEN PARK
 
 
Mais de 60 mil m² de área verde em um dos mais belos cenários naturais da Serra Gaúcha. O Alpen Park, em Canela, é uma das atrações mais visitadas na região, contando com opções variadas para pessoas de todas as idades. Para quem deseja superar seus próprios limites com muita diversão e adrenalina, as opções são arvorismo, muro de escalada, torre de rapel e as tirolesas. Com um percurso de cem metros, o arvorismo conta com oito passarelas e duas tirolesas localizadas nas copas das árvores, aliando a diversão nas alturas com uma visão deslumbrante da vegetação que cerca o parque. No muro de escalada, os participantes encaram um paredão de oito metros de altura para chegar ao topo.
 
 
Na torre de rapel, a descida acontece de uma altura de 15 metros, utilizando as técnicas dos montanhistas profissionais. Outra opção para quem deseja se aventurar longe do chão é a tirolesa. Com percurso de 300 metros entre ida e volta, a atração permite apreciar e registrar as belezas naturais que envolvem o parque a uma altura de 50 metros. Todas as atividades contam com equipamentos de segurança e o auxílio de monitores. Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o Alpen Park se destaca como um dos parques que mais traz novidades aos seus visitantes. Inaugurado em 2003, consolidou-se como um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, registrando um crescimento de público a cada ano.


PALESTRA EM BELÉM
 
O vice-presidente da TAP, Luiz Mór, participou nesta quarta-feira, 26,do Encontro PanHotéis Inovação e Tendências 2014. O tema de sua palestra foi “Destinos Turísticos - Como Crescer Sem Perder as Raízes? Como Explorar as Potencialidades? E o Impacto da Rede Hoteleira na Satisfação dos Viajantes”. O evento contou com autoridades, representantes do trade do Brasil e do exterior. Além da programação intensa de palestras, os participantes discutiram estratégias para alavancar o turismo na região. 
 
 
A TAP tem acreditado no potencial do Brasil, hoje atua em 12 cidades brasileiras e há cinco meses deixou o Norte do Brasil bem próximo da Europa com o voo entre Manaus-Belém-Lisboa, com excelentes conexões para mais 50 destinos europeus. Desde que foi lançada, em 3 de junho deste ano, já foram transportados 16 mil passageiros, com uma taxa de ocupação de 77%, números muito significativos e que já ultrapassam as melhores expectativas para uma rota muito recente.

Tropical Tambaú Resort

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TURISMO DE CRUZEIROS TEM MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO NA REPÚBLICA DOMINICANA




Um dos meus destinos favoritos e, pasmem, muito mais barato que muitos destinos nacionais e, o melhor de tudo, viagem de ponto a ponto com hotéis all inclusive. O segmento vem se desenvolvendo cada vez mais no país, com novos projetos de iniciativas públicas e privadas



O turismo de cruzeiros na República Dominicana alavancou nos últimos anos, convertendo-se no segmento turístico com o maior índice de crescimento e de melhores projeções a curto prazo, de acordo com estatísticas do Banco Central do país. Seguindo essa tendência, setores públicos e privados do turismo dominicano têm realizado uma série de iniciativas para continuar impulsionando o movimento de chegadas marítimas.


A República Dominicana recebe cerca de 16 linhas de cruzeiros, incluindo gigantes como Royal Caribbean, Holland América, AINDA, Norwegian Cruise, Costa Cruise Lines e Celebrity Cruise. Anualmente, estas linhas realizam aproximadamente 400 paradas em portos dominicanos.


“A indústria de cruzeiros é muito importante para o país, pelo impacto que gera no turismo e no comércio local”, declara Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “O crescimento do turismo marítimo demonstra que os equipados portos estão mais do que preparados para receber grandes quantidades de cruzeiristas durante altas temporadas”, conclui Toribio.
  

Este tipo de turismo representa 10% do total de turistas que visitam o país anualmente, número que supera os 4 milhões. Para os cruzeiristas, a República Dominicana é mais do que apenas um porto de passagem, já que 95,9% dos passageiros desembarcam para conhecer os arredores, segundo pesquisa realizada pelo Business Research and Economic Advisors (BERA). O mesmo estudo indica também um aumento na média de gastos dos visitantes nesses portos.


A presidente da Associação de Cruzeiros do Caribe e Florida (FCCA), Michele Paige, expressou recentemente que a República Dominicana é um excelente parceiro para a indústria de cruzeiros e para FCCA, pois tem demonstrado seu compromisso com o setor de turismo marítimo lado a lado para aumentar a satisfação do passageiro por meio de seus portos e destinos.


Recentemente, a companhia Costa Cruzeiros programou nove escalas na Baía de Samaná, famosa pelas belas vistas que contam com baleias jubarte, para a temporada de inverno 2014-2015. Na próxima temporada, Samaná também receberá escalas das empresas Oceania Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Silversea Cruises, Celebrity Cruises, AIDA Cruises y Holland America Line.


A partir da temporada 2014-2015, o destino será um dos portos escolhidos pela linha Royal Caribbean para receber o Quantum of the Seas, o novo e segundo maior navio do mundo, com 167 mil toneladas, capacidade para 4.180 passageiros e uma tripulação de 2.500 integrantes. Esse porto recebe entre 60% e 72% do total de cruzeiristas que chegam à ilha caribenha.


O Ministério do Turismo também anunciou o início das operações da empresa MSC para essa temporada com o modelo Lírica, que embarcará e desembarcará passageiros no porto Sansoucí, em Santo Domingo, e fará uma parada em La Romana. O porto de La Romana  situado na margem leste do rio de mesmo nome e a uma curta distância do complexo hoteleiro Casa de Campo  foi atualmente renovado e capacitado para receber grandes cruzeiros ao mesmo tempo.


Atualmente, o terminal turístico Amber Cove, na Baía de Maimón, em Puerto Plata, está sob construção. A obra, que está sendo apoiada pelo Ministério do Turismo, deve estar pronta no primeiro semestre de 2015. Amber Cove será o terminal mais moderno do Caribe, e espera-se que atraia cerca de 250 mil turistas em seu primeiro ano de operações. Os primeiros navios trarão em torno de 11 mil turistas à ilha.

O Ministério do Turismo continua com esforços para manter o avanço da chegada de visitantes por via marítima. Algumas das iniciativas incluem a ativa participação da República Dominicana nas feiras mais importantes do segmento, como o Cruise Shipping Miami e a FCCA Convention & Trade Show.





O primeiro turista a visitar a República Dominicana foi Cristovão Colombo em 1492. Rica em história, tornou-se um dos destinos mais diversificados, oferecendo uma mescla de sabores dominicanos e europeus a mais de um milhão de visitantes americanos a cada ano. Reconhecida pelos operadores de turismo da Associação Internacional de Golfe como o destino nº1 para praticantes de golfe do Caribe e da América Latina, a República Dominicana conta com 28 campos de designers internacionais, resorts de classe mundial, um equilíbrio natural perfeito, cidades modernas e vilas encantadoras, onde o calor do povo envolve seus visitantes. Além de contar com as melhores praias, história e cultura fascinantes, a República Dominicana é o destino perfeito para celebridades e famílias. Siga-nos no Instagram@VisiteRepublicaDominicana e curta nossa página no Facebook Visite República Dominicana