sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP



FLORIPA GASTRONOMIA
 
 
Por conta da sua alta gastronomia, alavancada por chefs a exemplo do Helton Costa e do grande e saudoso Zeca D'Acampora, Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. “Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. 
 
 
Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo. O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso. “É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor. 
 
Chef Helton Costa - Cantina Sangiovese
 
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas - Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde - China  e Tsuruoka - Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). 


FLORIPA AMANHÃ
 
 
Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 
 
 
FLORIPA AMIGÁVEL
 
 
Independente da sua falta de um aeroporto internacional de respeito, da sua mais completa falta de mobilidade, Floripa também foi considerada a mais feliz e receptiva entre todas as cidades do mundo. A pesquisa é da Revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, que pediu aos seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo. Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa no mês de agosto e colocaram a nosso paradisíaca Ilha da Magia como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as citadas. Depois da capital catarinense, apareceram cidades australianas, dos Estados Unidos e de destinos asiáticos como o Butão – que emplacou duas de suas maiores cidades. O ranking levou em conta critérios como localização, tamanho, barreiras linguísticas, percepção política, além, é claro, da amabilidade de seus moradores.

 
ESTRATÉGIAS CONVENTION
 
 
No último sábado, 29, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu a Diretoria e o Conselho Diretivo na Pousada Estaleiro Village, para construção do Planejamento Estratégico da entidade para 2015.  Na reunião, foram revisados o objetivo geral, missão e valores e elaboradas as ações dentro das áreas estratégicas de atuação da entidade, que são cinco: Representatividade do trade turístico de Balneário Camboriú, Capacitação do Trade, Captação de eventos, Promoção do Destino Turístico e Excelência na Gestão Interna.
 
 
O Convention Bureau elencou quase 40 ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2015, entre elas a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, a captação de eventos, a realização do 6º Balneário Saboroso, a execução da 6ª e 7ª edição da Campanha Room Tax, a conclusão do Programa de Capacitação do Sebrae com os empresários, a participação no Conselho Municipal do Turismo, prospecção de novos associados, o acompanhamento das tratativas para a construção do Centro de Eventos, entre outros.
 
 
Quem conduziu a elaboração do Planejamento Estratégico foi o consultor Mário Augusto São Thiago, do Sebrae Santa Catarina, que  já acompanha de perto o trabalho  da entidade há um ano e meio. Segundo ele, esse processo de estabelecer as ações e metas é fundamental para definir o rumo do Convention, como isso será feito e qual o tamanho do esforço que o grupo de cooperação terá pela frente para atingir os objetivos. Outro ponto forte ressaltado por ele, diz respeito a evolução da entidade nesse meio tempo. “Houve uma evolução muito grande na forma como o Convention se posiciona e como atua, mantendo e continuando os processos. Uma prova disso é o aumento do número de associados”, diz.
 
 
Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, ressalta que o Planejamento Estratégico é de fundamental importância para a entidade, uma vez que é definido tudo o que se pretende realizar em 2015. “Formatamos as ações baseados no objetivo geral do Convention e assim garantimos o foco de atuação,  fortalecendo cada vez mais a entidade e todo o empresariado envolvido”, diz. A Presidente ainda complementa que, “é um trabalho conjunto e não seria possível se não tivéssemos a parceria do Sebrae/SC que com seu know how conduziu todo o processo e o envolvimento dos membros da Diretoria e Conselho”, finaliza.

Já fez sua reserva para o Natal & Réveillon ?
 
ABIH-SC
 
 
Na última sexta-feira, 28, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC reelegeu a atual gestão para comandar a entidade pelos próximos dois anos. A diretoria continua sendo liderada pelo empresário Samuel Koch, diretor-presidente, com o auxílio do diretor de operações e marketing, João Eduardo Moritz Neto. Nos últimos dois anos, os jovens empresários reformularam a entidade, investido em uma nova gestão e profissionalizando os trabalhos. Em 2014, deram início ao ABIH-SC Road Show, o primeiro projeto de interiorização da entidade, que busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concluíram as atividades em duas regiões, a Serra Catarinense e o Vale do Contestado, que tiveram a oportunidade de formatar um Calendário Regional de Eventos através da iniciativa da ABIH-SC. As próximas regiões serão contempladas até 2017.
 
 
Formado em Turismo pela ASSESC, Samuel Koch é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em coaching pelo método Vanessa Tobias e é especializado pelo Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios. O empresário João Eduardo Moritz Neto é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Há sete anos no ramo náutico, é sócio-proprietário da Marina Itaguaçu. Desde 2011 tem forte atuação no segmento; compôs a diretoria da ACIF, é membro do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis e Membro da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, diretor de marketing da ABIH-SC e presidente do Skal Clube SC.
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa PB
 
VALE DO CONTESTATO
 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC encerrou nesta semana a série de oficinas de capacitação no Vale do Contestado/Rota da Amizade, uma ação que faz parte do projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Após realizar oficinas em Joaçaba e Treze Tílias, além de promover o 1º ABIH-SC Road Show, em Fraiburgo, a diretoria da entidade voltou à Joaçaba para realizar o fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos. Até então, as seguintes cidades se envolveram na ação: Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. A oficina aconteceu nesta quarta-feira,3 de dezembro, das 9h às 18h, na sede do Senac, em Joaçaba.
 
 
O objetivo desta ação foi a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a quarta vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC. O Rota da Amizade foi a segunda região a receber as oficinas. A primeira foi a Serra Catarinense, que se tornou um case de sucesso para a entidade. Após iniciativa da ABIH-SC, as cidades se empenharam em colocar as ações em prática e estão lançando já no próximo dia 5 de dezembro seu primeiro Calendário Regional de Eventos.

MAJESTOSO RENAR

Para quem está cansado de passar as festas de fim de ano em casa e, tão pouco, aguenta as agitações das grandes cidades ou litoral, uma ótima pedida é fazer a rota oposta as cotidianas. Os roteiros que correm numa direção contraria ao obvio escondem encantos e experiências totalmente atípicas, que transformam este período do ano numa história a parte, cheio de surpresas e momentos que serão relembrados. Essa é a missão do Hotel Renar Fraiburgo. Localizado no meio oeste catarinense, o estabelecimento proporciona a seus hospedes uma programação especial para a data – e já se tornou tradição quando a pauta é “festa de fim de ano”.

Para deixar a galera no ritmo dos festejos, o Hotel conta com decoração especial a partir do dia 1° de dezembro, e diversas atividades de recreação para a molecada poder curtir a magia do natal. Mas, enganam-se os que pensam que apenas as crianças reacendem o encanto da época, a programação conta com atividades recreativas para todas as idades, indo desde chá da tarde no jardim, culto ecumênico e jantares no Restaurante das Estações. No dia 24 a visita do ‘Bom Velhinho’ é garantida, assim como o banquete em comemoração ao nascimento do Menino Jesus. Música ao vivo e muitas brincadeiras completam a festa que é repetida na virada do ano.

Roupas brancas, espumante e uma vista privilegiada da queima de fogos – do alto do morro onde o Hotel se encontra – são o cenário do ano novo. Para a data, a gerencia do estabelecimento conta com apresentações musicais, animações e uma festa com tema surpresa (divulgado apenas durante a abertura do salão). Os interessados já podem fazer as reservas, preparar a câmera e arrumar as malas, para embarcar numa comemoração de fim de ano em que a tradição esta unida as novidades.
 
NATAL EM PIRATUBA
 
 
A iluminação natalina foi acesa na noite da última sexta-feira em Piratuba. O público compareceu na Praça do Ferroviário para a cerimônia que deu início a programação de Natal deste ano. A criançada se divertiu com brinquedos instalados e com o Papai Noel, que marcou presença no evento e recebeu, do prefeito Claudirlei Dorini e do vice, Mauri Lenhardt, a chave do município. Muitas famílias marcaram presença no evento para acompanhar o acendimento das luzes e receber o Papai Noel. “Nosso foco na abertura era mobilizar as famílias, principalmente as crianças, e deu certo, o pessoal compareceu e prestigiou. Tudo foi preparado para eles”, afirma a secretaria de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza.
 
 
Além da Praça do Ferroviário, outros pontos também ganharam iluminação. Os postes ao longo da Avenida 18 de Fevereiro, a entrada da cidade, o Parque Termal e também a ponte que liga Piratuba e Ipira. O próximo passo na programação é a instalação de 100 pinheiros de Natal na Avenida. Em parceria com a Prefeitura, comerciantes, entidades, famílias e escolas, “adotaram” e vão enfeitar estes pinheiros a partir do dia 07 de dezembro. E nos dias 21 e 23 os piratubenses e turistas vão contar com a encenação do “Auto de Natal”, na Praça de entrada da Companhia Hidromineral. As apresentações acontecem à noite, a partir das 21h. Na noite do dia 23 os vencedores do Concurso de Decoração de Vitrines e Residências, que também está em andamento, serão conhecidos.
 
VINHOS DE SÃO JOAQUIM
 
 
mais uma vinícula que desponta no cenário catarinense e nacional. A Vinícola Quinta Santa Maria é um projeto que nasceu pensando em qualidade: assim pode-se resumir a história dessa vinícola situada em São Joaquim na região serrana de Santa Catarina. Em uma altitude entre 1.200 e 1.300 metros, foi encontrado o terroir ideal para a produção de vinhos catarinenses da mais alta qualidade, em uma combinação única no Brasil de microclima, natureza do solo, topografia e orientação geográfica.
 
 
Os vinhedos da Quinta Santa Maria são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano). A seleção do terroir, a preparação dos canteiros, a escolha das cepas, a condução e manejo dos vinhedos, os processos e cuidados na vinificação, o envelhecimento em barricas de carvalho... Todo o projeto da vinícola teve por objetivo combinar arte, técnica 
e muita paixão para produzir um vinho com corpo e alma genuinamente brasileiros, equiparável aos melhores e mais tradicionais rótulos europeus ou do Novo Mundo.
 
 
A Quinta Santa Maria ocupa uma área de aproximadamente 170 hectares (sendo 130 contíguos e 40 em área de preservação ambiental), no bairro do Pericó, a aproximadamente 22 quilômetros de São Joaquim, em trecho de solo montanhoso. Tem sua divisa norte banhada por cerca de 1.700 metros de margem com o Rio Lavatudo, em área que, desde a época dos primeiros colonos portugueses, servira exclusivamente de pasto para a criação de gado.
 
 
CRUZEIROS EM USHUAIA
 
 
Minha querida irmã em Ushuaia, Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de daquele paraíso, me informa que a temporada de Cruzeiros na Terra do Fogo está espetacular. Ushuaia realmente vive um grande momento e sem a menor dúvida faz parte do cenário internacional de turismo. Em qualquer estação!  Pra quem vai, a melhor pedida lá e a minha Casa Cilene del Faro, de uma grande amiga e além de tudo, brasileira. Você se sentirá em casa, isso eu garanto. 

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