terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

DIRETORES DO FESTIVAL JPA PRESTIGIAM ABERTURA DO CONSULADO DA CHINA EM PERNAMBUCO



Bruno Mesquita (ABAV-PB/Festival JPA), Li Feiyue (Consul Geral da China para o Nordeste) , Claudio J S Junior (Festival JPA) e Paulo Junior (PJI Consultoria).

A diretoria do Festival do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival de João Pessoa - PB,  esteve presente na cerimonia de abertura do Consulado Geral da República popular da China em Recife. Na ocasião os diretores aceitaram o convite de Li Feiyue, Consul Geral da China para o Nordeste, retribuindo a visita dela no Festival JPA ano passado em João Pessoa. 

Paulo Câmera, Governador de Pernambuco e Claudio Jr. Diretor do Festival JPA. 

''Este ano devemos ter em nosso evento uma presença maior da China e de outros expositores internacionais. Ano passado recebemos aproximadamente 40 parceiros de outros países, entre eles EUA, Israel e China, em 2016 este numero deve aumentar'', comenta Bruno Mesquita, diretor do Festival JPA.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SOUTH AFRICAN NO FESTIVAL JPA

SOUTH AFRICAN NO FESTIVAL JPA


Quem confirma participação pela primeira vez no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, é a poderosa South African Airwais. A SAA é membro da maior aliança global de empresas aéreas, a Star Alliance. O core business da SAA é o transporte aéreo de passageiros e cargas, juntamente com outros serviços e produtos fornecidos pela SAA e suas subsidiárias: a SAA Technical; a Mango, sua subsidiária low cost; e a Air Chefs, a empresa de catering da SAA. A SAA tem sido a vencedora do prêmio de "Melhor Empresa Aérea na África" por treze anos consecutivos e vencedora do prêmio "Excelência de Serviço na África” por três anos consecutivos. A Mango e a SAA detêm as posições 1 e 2 no ranking de pontualidade na África do Sul.


A South African Airways é a principal empresa aérea da África, servindo 56 destinos em parceria com a SA Express, SA Airlink e sua low cost, Mango, entre a África do Sul e em todo o continente, e nove rotas internacionais a partir do seu hub em Johannesburg.


O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureau e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo. Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

RIO 2016 LANÇA LINHA DE VINHOS - LIDIO CARRARO



Quando estive percorrendo o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a Patrícia Carraro me havia dado essa informação em primeira mão. Finalmente agora ela se concretizou. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 apresenta uma coleção exclusiva de vinhos e espumantes, produzidos pela vinícola Lidio Carraro, do Rio Grande do Sul. Os primeiros rótulos que chegarão ao mercado em março são os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL).


O lançamento dos espumantes brut, moscatel e rosé está previsto para abril.  A coleção completa contará ainda com dois lotes exclusivos de linhas Top Premium. Um deles com apenas 6.750 garrafas compondo uma coleção de rótulos para colecionadores e outro lote de um vinho raríssimo de 2.016 garrafas. Os produtos estarão à venda em todo o Brasil e nas lojas oficiais Rio 2016.


A Lidio Carraro é uma vinícola boutique de propriedade familiar, comprometida a elaborar somente vinhos de primeira linha e guiada por uma filosofia purista de ‘mínima intervenção para a máxima expressão dos vinhos’. No ramo da viticultura há mais de cinco gerações, acredita que os grandes vinhos são obtidos através do máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem. 


Exporta cerca de 30% da sua produção para mais de 20 países e seus vinhos conquistaram importantes reconhecimentos nos últimos anos: Steven Spurrier, da Decanter Magazine, a citou como sua “vinícola favorita do Brasil”, o site Jancis Robinson atribuiu elevadas pontuações (17 a 18 pontos) e a Snooth elegeu como “o vinho do ano” nos USA com 94 pontos. Também foi a vinícola que elaborou os vinhos oficiais de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo, Copa das Confederações, Rio Open Tênis, Stock Car, Jogos Pan-americanos Rio 2007 e agora também para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Mais informações: www.lidiocarraro.com/rio-2016.


FALANDO DE TURISMO - por jeff Severino

MOBILIZAÇÃO EMBRATUR


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, participou neste último sábado (13), de ação do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, em Florianópolis (SC). A data marca uma grande mobilização nacional do Governo Federal contra o mosquito transmissor da dengue. A força-tarefa contou com a participação de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica em todo o País.  “O Turismo está muito engajado nesse movimento. O governo federal colocou todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos necessários nessa luta em defesa da vida, agora a sociedade precisa fazer a sua parte”, afirmou Vinícius Lummertz. O presidente lembra que, na Embratur, estão sendo executadas atividades de caráter mobilizador para conscientizar funcionários e parceiros da necessidade de erradicarem criadouros do mosquito em seus ambientes de trabalho e em suas casas.


Falando nisso, a Embratur  promove capacitações para 1.000 agentes de viagens na Espanha. Os treinamentos integram parceria com a Catai Tours, operadora especializada em grandes viagens. Os seminários, que até o momento envolveram mais da metade desse total de agentes, em uma parceria que iniciou em novembro do ano passado e seguem até 10 de março, quando terão percorrido 16 cidades espanholas. A operadora considera o destino Brasil como tendência para 2016, e o País tem alcançado cada vez mais notoriedade no mercado espanhol. Busca-se nas capacitações apresentar os principais atrativos nacionais e apresentar combinações de roteiros e conectividade entre os destinos para embasar os agentes de viagem na comercialização do Brasil, ampliando a inserção de produtos turísticos brasileiros.


BAILA FLORIPA 2016


A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) recebe até o dia 28 de fevereiro inscrições gratuitas de duplas e grupos que queiram se apresentar na 15ª Mostra de Danças de Salão de Florianópolis – Baila 
Floripa, como também de professores interessados em ministrar aulas no evento agendado de 21 a 24 de abril. A mostra coreográfica oficial ocorrerá nos dias 22 e 23, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Podem participar dançarinos profissionais ou amadores de qualquer procedência, maiores de  14 anos. Os vídeos dos trabalhos deverão ser enviados por meio do site www.bailafloripa.com, sendo permitida a cada dupla ou grupo a inscrição de até três coreografias com duração de três a cinco minutos, obrigatoriamente inéditas no Baila Floripa.


Novidade neste ano, o Prêmio Aclamação Popular será concedido à atração que mais se destacar na mostra oficial. O vencedor, eleito pelo público, ganhará troféu, R$ 500 e vaga garantida na próxima edição para apresentar nova coreografia. “O objetivo é criar interação com a plateia e levar mais espectadores ao teatro, um incentivo para os participantes trazerem suas torcidas e promover o evento”, justifica o presidente da Acads, Neville Fusco. Além das exibições no teatro, a mostra paralela volta à programação depois de dois anos. Dançarinos selecionados ou não para a mostra oficial farão um show aberto e gratuito no vão central do Beiramar Shopping, dias 30 e 31 de março, lançando assim o Baila Floripa 2016.


Pela primeira vez a Acads recrutará professores por intermédio de edital para integrar o corpo docente do Baila Floripa ao lado de colegas convidados. Ao menos 10 dançarinos com formação comprovada serão 
escolhidos entre pretendentes do Brasil e do exterior para lecionar durante os quatro dias, no piso G2 do Majestic Palace Hotel. Os candidatos devem preencher formulário de inscrição no site www.bailafloripa.com, apontando quais ritmos poderiam ensinar, e enviar plano de aula e documentos que comprovam sua formação e qualificação. Os selecionados por uma banca examinadora darão três horas/aula e serão remunerados com R$ 100 por hora, além de receber um pacote completo para toda a programação do evento, que inclui mostra oficial, palestras, seminários, bailes, workshops e concurso de duplas.


FLORIPA BY BUS


Quer dar um giro por Floripa a noite. Que tal em camarote vip. Pegue oFLORIPA BY BUS e faça um dos dos seus passeios, entre eles o que acontece às sextas e sábados das 19h30 às 22h. O local de saída é o Shopping Iguatemi. De lá, o roteiro segue para Avenida Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Mercado Público, Largo da Alfândega, Praça XV de Novembro (com parada de 40 minutos para caminhada orientada pelo guia de turismo no entorno da Praça, passando pela Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Desterro e Museu Histórico de Santa Catarina), Parque da Luz (cabeceira da Ponte Hercílio Luz), Ponte Pedro Ivo Campos (ligação Ilha de Santa Catarina – Porção Continental), Avenida Beira Mar Continental, Via Gastronômica de Coqueiros e Praia de Itaguaçu. O trajeto é feito em ônibus double decker com dois andares ou open bus (sem teto). O primeiro andar tem 16 poltronas cadeiras com cinto de segurança e o segundo andar, 55 cadeiras com cinto de segurança e visão privilegiada.


O ônibus sai do Shopping Iguatemi, próximo à praça de alimentação.O ponto de embarque fica junto ao ponto de táxi do shopping e o balcão de atendimento no piso L3. O Floripa by Bus conta com frota própria de “mirantes sobre rodas” para desvendar aos curiosos as nuances da ilha de Florianópolis em passeios exclusivos, revelando os principais pontos turísticos, ambientais, culturais e de lazer que integram a paisagem de Florianópolis.

PÁSCOA NO INFINITY


O melhor resort para famílias do sul do Brasil, na beira da praia, o Infinity Blue preparou um mundo de surpresas deliciosas para seus hóspedes no feriadão da Páscoa. Segundo seu Diretor Geral, Alberto Cestrone: "Páscoa é tempo de Amor, de família e de Paz...É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento nos nossos corações, de esperança e fé e confiança, e nós oferecemos tudo o que o hóspede precisa para esse encontro com si mesmo enquanto as crianças se diventem com nossos monitores/recreacionistas". 


Vale informar que até duas crianças de cinco anos é cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento. Estadia mínima de três diárias. Café-da-manhã, almoço e janta inclusos. Mas convém você fazer sua reserva urgente pois as vagas já estão se esgotando. 


PÁSCOA NA SERRA

Clique na imagem para ampliá-la

Já pra quem quer curtir a tranquilidade na Serra Catarinense, com temperaturas apenas e longe da praia, a dica é o Fazenda Boqueirão Resort, em lages, a Princesa da Serra, que também oferece todas as mordomias possíveis enquanto você descansa e as crianças se divertem com os recreadores. Mas as vagas também estão acabando. Quem deixou para a última hora ficou literalmente a ver navios durante o feriadão de carnaval.

PASCOA EM FRAIBURGO



Já se vocêr quer colher maçã, ficar bem acomodado no Majetoso Renar e passar uma excelente Páscoa, siga adiante. O Hotel Renar ainda term algumas vagas, pois toda a região serrana e o vale do contestado tem operado com 100% de ocupação. Por isso fazer a tua reserva é fundamental.


BIG RIDE


Participe do Treino de Reconhecimento do Desafio Big Ride de Mountain Bike XCM. Neste final de semana você pode já pode pedalar pelo surpreendente percurso do Desafio Big Ride de Mountain Bike XCM que acontece dia 08/05/2016 em Alfredo Wagner. Essa pedalada é show. Vale informar que a organização está precisando muito de carros de apoio com tração. Toda ajuda é bem vinda para este esporte espetacular. 


REDE SOL EXPREX NO FESTIVAL JPA


Quem confirma participação no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do país é a Rede Sol Express, fundada em junho de 2005. Segundo Karine Sarmento, comercial do Festival JPA, a rede é composta por quatro hotéis e um resort, todos localizados na cidade de Salvador, na Bahia. É a maior rede de hotéis genuinamente baiana com um hotel para cada perfil de cliente. A localização estratégica dos seus hotéis, a agilidade no atendimento e flexibilidade nas negociações são os maiores diferenciais da Rede Sol Express. A Rede Sol Express está sempre focada na máxima satisfação dos seus clientes. Além disso, a empresa desenvolve parcerias sociais e sustentáveis com a Fundação Lar Harmonia (www.larharmonia.com.br) e o projeto Nossa Coleta (www.nossacoleta.com.br).


Entre os hotéis da rede está o Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions é o primeiro resort urbano da Rede Sol Express, com um serviço de entretenimento ideal para aqueles que vêm a lazer. Além disso, conta com uma excelente infraestrutura de salões para eventos, congressos ou negócios. O hotel está localizado em frente à praia de Stella Maris, uma das mais bonitas de Salvador, próximo ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, Centro Industrial de Aratu, Pólo Petroquímico de Camaçari e do Salvador Norte Shopping. O Gran Hotel Stella Maris está a poucos quilômetros de alguns dos famosos pontos turísticos de Salvador: Lagoa do Abaeté, Praça Vinícius de Moraes e o Farol de Itapuã, além das melhores praias do litoral norte da Bahia.


FESTURIS & EL SALVADOR


Já Marta Rossi e sua diretoria continuam concretizando grandes negócios para o FESTURIS 2016, o maior e mais charmoso Festival de Turismo do Brasil. Desta vez com o Adido Comercial e Turismo de El Salvador, Vladimiro Villalta Novoa e seu Conselheiro Abelino Argueta Lazo, que confirmaram a presença no festival.


TAMBAÚ NA PÁSCOA



Para quem quer passar a Semana Santa onde o sol nasce primeiro no Brasil, o destino é o ensolarado Tropical Tambaú Resort em João pessoa - PB, que está com um grande pacote. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita de João Pessoa. O pacotes inclui acomodações, café da manhã, jantar e entretenimento. Os hóspedes do Tropical Tambaú podem escolher entre várias promoções especiais e pacotes de férias tropicais. Pacote obrigatório válido de 25/03/2016 a 27/03/2016.Duas diárias com café da manhã servido no restaurante Olho D'Àgua das 06:00 h às 10:00 h. Três refeições por pessoa (estilo buffet ou sugestão do Chef): Um jantar na sexta-feira, 01 jantar no sábado e  01 almoço no domingo de páscoa. Check-in às 14:00hs com late check-out até às 18:00h de acordo com a disponibilidade. Uma criança de até 07 anos grátis no mesmo apartamento dos pais, a partir da categoria superior.



PARÁ EM DESTAQUE


Um dos Secretários de Turismo mais atuantes do Brasil, o grande amigo Adenauer Goes, do Estado do Pará, a Obra Prima do Amazonas, é destaque em entrevista no Diário do Turismo"Eu tenho um sonho: Ver Belém carimbada como cidade genuinamente turística". É é ! Para cada lado que você vá é natureza exuberante, é beleza pura, gastronomia de primeira. E falando nisso tenho que voltar para comprar mais Açaí. O meu está acabando. Não fico sem. Viva o Pará.


MELHORES HOTÉIS


O Trivago divulga anualmente o ranking mundial de reputação de hotéis, mostrando sempre os destinos que mais agradam turistas/hóspedes. Desta vez, a cidade que já é o melhor destino nacional, figura pela primeira vez entre as 10 melhores cidades do mundo nesse quesito. Sempre digo que quando estou indo a gramado estou embarcando para o exterior. A cidade de Göreme, na Turquia, ficou em primeiro lugar no ranking, seguida de outras duas cidades da Itália: Matera e San Gimignano, respectivamente. O Ranking de Reputação de hotéis do Trivago leva em consideração todos os destinos que possuam ao menos 130 hotéis e 60 avaliações e a nota de cada destino varia de 0 a 100.


NEVE SOLIDÁRIA


Em reunião com quatro entidades assistenciais de Gramado e Canela nesta última segunda-feira, (15), a direção do parque Snowland definiu a realização da 2ª edição do projeto Neve Solidária. A programação iniciará no próximo dia 23 e consiste na troca de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas por ingressos para o parque. Este ano, o projeto beneficiará o Vale a Pena Viver, o CREHR, o Lar de Idosos Vovó Doralina e a Casa Lar de Canela. Para participar, o interessado deverá trocar três quilos de alimentos por um ingresso, mediante a apresentação de um comprovante de residência. A promoção é válida para os moradores de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval, Três Coroas e Igrejinha, municípios onde residem os colaboradores do Snowland.


Uma das novidades da segunda edição do Neve Solidária será a possibilidade de troca de um pacote de fraldas geriátricas por dois ingressos, medida que visa beneficiar o Lar de Idosos Vovó Doralina. Outra novidade será a troca antecipada de ingressos por alimentos e fraldas, no período entre 23 e 29 de fevereiro, para a visitação entre os dias 1º e 15 de março. A troca deverá ser feita das 13 às 17 horas no próprio parque, e o participante escolhe a data da visita, com um limite de 800 pessoas por dia, buscando dar maior conforto e evitando filas. Com o ingresso na mão, o visitante terá livre acesso ao Snowland, podendo usufruir do Simulador de Esqui, do Cinema 7D, do Vilarejo da Neve, do Snow Kids, da Patinação no Gelo, do Snowplay, do Tubing, do Bumper Car, além de ter acesso com tempo livre à Montanha de Neve e poder assistir ao espetáculo Flokus.


A Bustour também está engajada no projeto, a exemplo do que ocorreu em 2015. Assim, o interessado poderá utilizar o ônibus turístico double deck para chegar até o parque, mediante a doação de um quilo de alimento. O tíquete poderá ser obtido nas lojas da Brocker Turismo de Canela e Gramado.

O melhor endereço gastronômico italiano no centro histórico de São José - SC. O Chef italianíssimo Dino Piselline faz as honras da casa. 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LEONE DI VENEZIA - NOVA VINÍCOLA EM SÃO JOAQUIM - SC

LEONE DI VENEZIA


“Estilo italiano em terroir de altitude”. Esse é o lema da Leone di Venezia, vinícola-boutique que abre suas portas no próximo dia 11 de março, em São Joaquim, durante os festejos da 3ª Vindima de Altitude. O projeto foi inspirado nas belas e suaves vilas do veneziano Andrea Palladio, um dos principais arquitetos do renascimento italiano. Diferentemente da grande maioria das vinícolas de altitude, a Leone de Venezia é uma vinícola-boutique que aposta exclusivamente em uvas italianas. Os vinhos já produzidos mostram estrutura, qualidade e excelente potencial de envelhecimento.


Cinco hectares de vinhedos abraçam a vinícola, localizada a 1.280 metros de altitude. Das videiras brotam 14 variedades de uvas italianas, entre elas as tintas Sangiovese, Montepulciano e Refosco; e as brancas Garganega e Gewürztraminer. Também estão plantadas Moscato Giallo, Teroldego Rotaliano, Aglianico e Nero d’Avola. Assim como as três uvas tintas do Vêneto: Corvina, Rondinella e Molinara, que já geraram um tinto ao estilo do Amarone, ainda não engarrafado, neste momento estagiando em barrica. O complexo da vinícola, além da cantina e sala de degustação, contempla uma pequena osteria, que oferecerá pratos da cozinha italiana, junto dos vinhos da casa. Há também quatro apartamentos destinados a hóspedes. Uma vinícola voltada para o enoturismo e para a enogastronomia. Uma vinícola de charme.


FUNDO DO POÇO PARA ÀS AGÊNCIAS DE VIAGENS



Embora seja louvável o trabalho que a EMBRATUR vem desenvolvendo mundo afora, está mais do que na hora de começar a fazer a lição dentro da própria casa. Urge que a Empresa Brasileira de Turismo, na pessoa do Vinícius Lummertz levante essa bandeira urgente. O desgoverno federal precisa reduzir a alíquota de imposto que incide sobre a remessa de dinheiro remetido ao exterior para o pagamento, feito no Brasil, referente a despesas de viagens internacionais, como hotéis, cruzeiros e hospedagem. A alíquota de 25%, adotada desde o início deste ano, que é um verdadeiro rouba, deveria ser de, no máximo, 6%. Se a mudança não ocorrer, a situação das agências de turismo no País poderá piorar ainda mais. Muitas estão fechando suas portas e o desemprego no trade está aumentando. 


Estima-se que, mantida a alíquota de 25% cobrada sobre as viagens internacionais, que afugenta os clientes das agências e das operadoras de turismo, aproximadamente 185 mil empregos diretos do setor e 450 mil empregos indiretos poderão ser ceifados. Não se pode de forma alguma, deixar de priorizar o emprego nesse momento de crise, de recessão, de inflação e de desemprego. O segmento das agências de turismo, segundo disse o Senador Alvaro Dias, que está levantando essa bandeira, (pelo menos um) já vem sendo duramente penalizado com a queda nas vendas de viagens internacionais por causa da desvalorização do real e com a desistência de pacotes com destino ao Nordeste, em decorrência do zika vírus. A peregrinação dos representantes do setor até o momento segue sem frutos nem resultados porque esse desgoverno, além de tudo, é desumano. Segundo o ministro Henrique Alves, hoje, quarta-feira, "haveria" uma decisão, no Tribunal de Contas da União e, a partir dela, o governo poderá anunciar o atendimento ou não ao pleito das agências e das operadoras de turismo. Todavia, até agora, absolutamente nada foi dito ou feito. 


61º FÓRUM EXECUTIVO ABAV-SP MOVIMENTOU O TRADE COM RECORDE VIA ONLINE




O 61° Fórum Executivo da Abav-SP, realizado nesta quinta-feira (18) em São Paulo, abordou o tema Qual é o valor da sua agência?, motivando a participação de cerca de 200 agentes de viagens presentes, além da audiência nacional alcançada por meio da transmissão do evento em tempo real via web. “Atingimos o nosso objetivo. Ao compartilhar informações de fonte qualificada, apresentamos o caminho a ser percorrido pelas agências de viagens interessadas em participar dos processos de fusão e aquisição que pautam a movimentação do mercado e impactam a realidade das agências de grande, médio e pequeno porte”, avalia Marcos Balsamão, presidente da Abav-SP.


A riqueza do conteúdo (download anexo), que embasou a apresentação conduzida por profissionais da KPMG, surpreendeu e suscitou dúvidas prontamente esclarecidas, contribuindo para ampliar a percepção dos empresários do setor sobre a real importância de todos, especialmente as pequenas e médias agências de viagens apostarem no valor do seu conhecimento especializado como principal fonte de receita e competitividade. “Sem diferencial não existe vantagem comparativa que fortaleça o nosso canal de vendas”, sentenciou Luís Augusto Motta, sócio-corporate finance da KPMG, ao fazer referência às agências de viagens que são capazes de prosperar de maneira sustentável frente aos constantes avanços tecnológicos que estimulam a venda direta online.


Mesmo assim, nos últimos 30 minutos do evento, como de praxe, quando a entidade abriu o debate sobre assuntos gerais, ficou evidente que ainda existem profissionais do setor com dificuldades para virar o jogo. Surgiram afirmações do tipo: "não há como enfrentar a concorrência das companhias aéreas", as quais demonstram que a Abav precisa intensificar a oferta de cursos que capacitem o agente de viagens a reconheçam o valor dos serviços personalizados que presta aos seus clientes”, ponderou Balsamão. De acordo com o fato de que cabe sim à entidade investir na promoção e na valorização do agente de viagens, o presidente da Abav-SP reiterou: “Como o principal veículo de comunicação de uma associação são os associados, somente com o livre debate e a troca de ideias aproximamos cada vez mais a Abav-SP da base e conseguimos alinhar o discurso”. Parafraseando a célebre frase do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy: “não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”, Balsamão concluiu: "continuaremos determinados a elevar o nível do debate".