terça-feira, 22 de março de 2016

FIACULT - SINERGIA DO CINEMA À PROMOÇÃO AUDIOVISUAL MOVIMENTAM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

FIACULT - Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo de curtas de diversas áreas e modalidades de cinema promocional, publicitário, nacional e internacional, possui categorias abrangendo desde os profissionais aos amadores/estudantes que desejam divulgar seus destinos e produtos.


Com a sinergia do cinema à promoção audiovisual, o evento contribui para a melhoria das produções cinematográficas, consistindo uma referência no domínio publicitário e de excelente relação custo benefício, rapidez em resultados e estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os 
parceiros e participantes, em nível nacional e até internacional.

Marta Lobo

Nesta semana, o FIACULT recebeu mais inscrições para o Festival internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo. O evento que terá uma pré-classificação no Brasil em Florianópolis no mês de setembro e a premiação final na Itália em Outubro. Será recebido especialmente pela região pelo consórcio de Treviso na região do Vêneto, cujo audiovisual desponta desde a abertura no site ao primeiro filme a ser veiculado nos cinemas no Brasil  nos dias da pré-classificação ao dia da entrega dos grandes prêmios na Itália, em Castelfranco. 


As inscrições seguem abertas e de momento o Festival já recebeu para 2016 filmes desde o Brasil, Itália, Tailândia, Portugal, Espanha, Chile, Croácia para diversas áreas da hotelaria, destino, ecologia, náuticos, 
vídeos institucionais, 3D e publicitários como:


Grand Hotel Cavour em Firenze – Itália: que iniciou as inscrições da categoria de Hotéis, Resorts, é um hotel situado em Florença, na Toscana. As belas vistas do hotel Cavour são como um pedaço da  história Florentina. O filme mostra a suntosidade das famílias nobres, o antigo palácio de Dona Beatriz, que viveu um belo tipo de vida, onde as fotografias e estilos nos contam um pouco do seu passado pelo estilo e local do hotel. Veja em http://fiacult.com/videos/grand-hotel-cavour-florence/ e ainda o Hotel e  
Resort, administrado pela mesma família, em zona rural , se destaca o Resort  Guadalupe – (Itália),  na região de Grosseto – Itália, com o filme do diretor Michelangelo Pozzi, e título :  Country Resort Guadalupe, cujo filme trata-se de Il nostro Resort immerso nel verde  (o nosso Resort imerso no verde). 


Também na categoria de Hotéis, A Casa Manuel Espregueira e Oliveira – (Portugal) Resorts (PAIXÃO PELO SÉCULO XIX) - Turismo de Habitação proporciona aos seus hóspedes, desde 2013, uma experiência única, uma viagem no tempo e na história, no ambiente tranquilo da unidade hoteleira e da sua arquitetura original do século XIX, ou fora desta, em pleno centro histórico, à descoberta de memórias mais longínquas. Na cidade de Viana do Castelo poderá conhecer viver e sentir as tradições, a cultura, o patrimônio e a identidade desde os povoamentos castrejo e medievais até aos nossos dias e o relevante papel na história de Portugal, onde se destacam a relação com o mar e a vocação comercial internacional, de onde partiam navegadores, comerciantes e investigadores. Descubra a história única da Casa, a sua relação com a cidade e com uma exclusiva coleção de artes decorativas dos séculos XVI a XIX. Sinta a emoção da mais famosa romaria de Portugal, conheça os trajes, a ourivesaria artesanal e parta daqui à descoberta da região e do país, do turismo de natureza, da gastronomia, da enologia, do turismo religioso e da arquitetura contemporânea de qualidade… Não perca a oportunidade de descobrir a deslumbrante paisagem de mar, rio e montanha referenciada em 1927 na “National Geographic” como a terceira mais bela do mundo, verificar em http://fiacult.com/videos/paixao-pelo-seculo-xix/.


Em categoria Destinos, Países, Cidades e Municípios, o audiovisual Rota Turística Vales da Serra, (Brasil) relata sobre a iniciativa de dividir a região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul em micro regiões, que surgiu da necessidade de unir os municípios com características em comum, facilitando assim o desenvolvimento e a comercialização turística. 


A micro região 4 é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. A cultura desta região está inserida no seu cotidiano, nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, além de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia destas cidades, de Tiago Pasa. Veja em: 


E concorre Cabo Frio (Brasil) na mesma categoria de Destino com opção de Pessoas e Cultura, um filme do diretor EVANDRO NOVAK, com o título: um Destino de Praia, Lazer e Cultura e a descrição: Cabo Frio, um Destino de Praia, Lazer e Cultura no Rio de janeiro (Trata-se de um filme que mostra as 
características locais e um passeio pelas belezas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, um dos destinos mais cobiçados do Estado além da capital). Veja em: http://fiacult.com/videos/cabo-frio-um-destino-de-praia-lazer-e-cultura/.



A Croácia participa como destino através do Festival de Cinema de Turismo deste país. Filme que em quatro minutos destaca as belezas, cultura, hospitalidade e infraestrutura turística. http://fiacult.com/videos/dubrovnik-tourism-2016/.


E nesta categoria de Destinos com segunda opção em publicidades diversas, em dois filmes da Tailândia: Thailand nice scene Bird eye view Aerial - Visualizações de paisagens de tirar o fôlego. A beleza da Tailândia concentrada em poucos minutos e outro cujo título é Tailândia Remeber que conta a memória do viajante que voltou da Tailândia. Seu retorno é rico em lembranças daquela viagem, e sua vida de todos os dias é misturada com as experiências da viagem, ambos do mesmo diretor Sandro Botticelli. Veja em: http://fiacult.com/videos/thailand-nice-scene-bird-eye-view-aerial-cinema/ e 


E a Costa Verde e Mar (Brasil) em Destinos e publicidades diversas. O vídeo mostra as belezas, atrativos e roteiros turísticos dos 10 municípios da Região Costa Verde & Mar - SC, quais sejam: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Da direção de: Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR. http://fiacult.com/videos/costa-verde-mar-pra-viver-dias-incriveis-versao-pra-curtir/.


Seguindo a área de destinos, a operadora e agência de viagens a Baiana Tour Operator, Italiana com vendas do mercado brasileiro para a Itália, com especialidade no norte (Amazônia) apresenta um vídeo de sustentabilidade em regiões de natureza, situada em Firenze, do diretor Giancarlo de Leo. Veja em: http://fiacult.com/videos/amazzonia-il-tour-di-baiana-tour-operator/ 


E como Destinos e Pessoas e Cultura está Flores da Cunha – (Brasil). Maior Produtor de Vinhos do Brasil, a cidade que possui uma economia bastante forte, cuja característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente, possui um aspecto relevante do município que é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste 
do Estado do RS. As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras. No turismo, cinco roteiros turísticos: APROMONTES (roteiro de visitação e 
degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (roteiro enogastronômico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a MELHOR IDADE (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), COMPASSOS DA MÉRICA, MÉRICA (roteiro rural) e a ROTA VALES DA SERRA (roteiro integrado dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos). Além disso, temos um importante calendário de eventos onde se destacam: Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia, Encontro do Rancho Móvel. 

Os pontos turísticos também são destaque: Igreja Matriz N. Srª de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da uva, Mirante Gelain, Mirante Gaio. Veja em: 


Ainda nesta categoria de destinos com a segunda opção de natureza e ecologia, concorre o filme: A exuberante natureza da Ilha do Campeche (Brasil) (situada em Florianópolis – Santa Catarina –) ao som excepcional de Una Mattina - Ludovico Einaudide, uma das mais belas praias da ilha da magia chamada de Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina), do diretor Gustavo Testa Correa. Veja em: http://fiacult.com/videos/ilha-do-campeche/.


Da categoria de Gastronomia, Sabores e Aromas, com o título de Nogueira's Fire Food (Portugal). O filme realizado para o Nogueira's Fire Food apresenta a história e as origens que antecederam a criação deste restaurante, localizado numa das mais mediáticas avenidas de Lisboa. Inovador no conceito e sofisticado na decoração, tem como elemento comum entre todos os pratos a confecção a fogo, sejam eles grelhados ou em forno a lenha. Este projeto resulta numa animação diferenciadora na sua  abordagem, criada a partir de ilustrações originais desenhadas e animadas à mão, com recurso a técnicas de artes visuais como o recorte e a colagem de alguns elementos, de direção da produtora portuguesa Ideias com Pernas. Veja em: http://fiacult.com/videos/nogueiras-fire-food/.


Além destes filmes os já mencionados anteriormente como o de Veranópolis (Brasil), que saiu na frente. Esta cidade e terra da longevidade, situada no interior do Estado Rio Grande do Sul (Brasil), incluiu o vídeo: Viver, Sentir e Experimentar, que nos repassa o que acontece quando embarcamos 
numa viagem e o que estamos buscando em uma nova experiência. Roteiro Turístico Termas e Longevidade, uma cidade considerada com a maior longevidade do Brasil, vejam em: http://fiacult.com/videos/viver-experimentar-sentir-2/.


E em Shows e espetáculos está O FADO AO PIANO, tradição de 1870 que Mario Moita (Portugal) (cantor, pianista, compositor português) recuperou pelo mundo neste vídeo: Canta Amores de Lisboa, da produtora Vera Cruz para a categoria de shows e espetáculos. Mário já esteve em diversos programas de televisão como em Jô Soares e outros por promover a sua cultura pelo mundo. Veja em: http://fiacult.com/videos/mario-moita-canta-fado-ao-piano/.


A novidade este ano é para a categoria Náutica, com o filme de Juan Ossa (Chile), Come to feel Patagônia. É uma viagem através dos canais austrais para o fim do mundo a bordo de um cruzeiro de luxo onde descobrimos a beleza natural, vida selvagem e a vegetação (as flores) que existem nesses 
lugares, alcançando o mítico Cabo Horn, o último ponto de terra antes da Antártica! Assista em: http://fiacult.com/videos/come-to-feel-patagonia/.



O FIACULT (Festival Internacional Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo) será exibido nos cinemas do Brasil e na Itália, e na internet internacionalmente para diversos países. Podem ser inscritos no FIACULT os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, ministérios, produtoras, empresas de publicidade de qualquer área, audiovisuais do setor gastronômico (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. 


Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Festival de Cinema Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo. Os interessados podem fazer as inscrições no site www.fiacult.com.br, ou www.fiacult.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: contatofiacult@gmail.com ou 00 55 48 4042 2318.

segunda-feira, 21 de março de 2016

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO SERÁ NO PERU COM PÚBLICO ESPECIALIZADO


O evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, será realizado entre 27 e 29 de Abril no Centro de Convenções de Lima. Aberto ao público em geral, encontro tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

Clique na imagem para ampliá-la 

A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e presidente do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que todas as pessoas interessadas em participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que será realizado em Lima, de 27 a 29 de Abril de 2016, terão acesso livre ao evento. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.


O importante evento, que será realizado no Centro de Convenções de Lima, é organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), e conta com a colaboração do prestigiado Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. "O Fórum é um encontro para os atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas", disse a ministra Magali Silva.


A titular destacou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve este segmento em todo o mundo e, especialmente, no Peru. “Este encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com um enfoque de sustentabilidade para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade", destacou a ministra Magali Silva.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França); Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão); Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia); Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

Ceviche

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, "se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década". A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.


A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Além disso, discutiu a importância de melhorar a gestão de todo o mundo e transmitir histórias de sucesso ligadas ao setor. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países. Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas. Mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.


RIO GRANDE DO NORTE NO FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


O BELÍSSIMO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO 6º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


A EMPROTUR participa do Festival JPA desde sua a primeira edição, e confirmou sua presença mais uma vez. Aninha Costa, presidente da EMPROTUR, fala sobre a participação do RN no Festival: “É o momento que o RN tem para apresentar seus diferenciais, uma vez que possui condições propícias ao turismo de sol e mar, aventura, gastronômico, religioso, negócios, cultural, histórico entre outros”. 


“Vemos a participação no Festival JPA, como uma excelente vitrine do nosso turismo, uma ocasião para exibir nossas belezas naturais, os atrativos turísticos e nossa cadeia turística como um todo, com uma excelente rede de hotéis e restaurantes”, reitera Aninha Costa.

Confira o vídeo da última edição do Festival JPA

O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


GRUPO DE EXPERIÊNCIA É RECEBIDO PELA BROCKER TURISMO


Serra Gaúcha é o primeiro destino escolhido pela Visual Turismo 




A Serra Gaúcha, conhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil está recebendo essa semana um seleto grupo com os melhores agentes de viagens de todo o país. Em campanha pela comemoração do seu 30º aniversário; completos neste mês de março; o grupo foi trazido pela Visual Turismo, uma das principais operadoras de turismo do Brasil.

“Vivencie essa Experiência” é o tema da campanha. O grupo chegou ao aeroporto Salgado  Filho em Porto Alegre na tarde deste domingo, foi recepcionado com espumante e chocolate e seguiu para Gramado em transfer privativo. Durante sua estada, com hospedagem no Wish Serrano Resort, irão explorar os mais exclusivos passeios e atrativos turísticos da Serra Gaúcha com a Brocker Receptivo, que está os acompanhando durante toda a viagem.


Entre os pontos altos do roteiro estão: o passeio de Bustour – ônibus turístico de Gramado e Canela que os levará aos principais pontos turísticos entre as duas cidades incluindo o único parque de neve indoor das Américas, o Snowland; um vôo de helicóptero pelo Itaimbezinho em Cambará do Sul que é de tirar o folego com paisagens incríveis de um dos maiores cânions do sul do Brasil seguido de um piquenique com espumante em um dos mais charmosos Ecovillage hotéis da região sul. Outra experiência inesquecível será o tour ao Vale dos Vinhedos que além de conhecer todo o processo de plantio e colheita da uva bem como a produção do vinho, tem como principal atração o passeio a bordo de uma locomotiva do século passado, o Trem Maria Fumaça.

Carlise Bianchi, Any Brocker, Sr. Afonso Louro, Sra. Daise Louro, Fabio Bordin e Luiza Brocker

“Estamos muito felizes em sermos anfitriões de um grupo tão importante que escolheu a Serra Gaúcha como o primeiro destino para viver experiências incríveis nesta terra que conhecemos muito bem e somos privilegiados em morar e apresentar aos inúmeros visitantes que recebemos ao longo do ano inteiro. Temos certeza que levarão consigo um pedacinho da Serra Gaúcha no coração.” Enfatiza Carlise Bianchi, diretora comercial e marketing do Grupo Brocker Turismo.



sexta-feira, 18 de março de 2016

FESTIVAL JPA SE FORTALECE AINDA MAIS DURANTE O FÓRUM PANROTAS


Paulo Junior (Relações Institucionais) e Henrique Eduardo Alves (Ministro do Turismo) entre os diretores do Festival JPA.

Durante o Fórum Panrotas, ocorrido nesta semana, em São Paulo, a comissão do Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente sendo representada por Bruno Mesquita (Diretor operacional), Claudio J S Junior e Paulo Junior (Relações Institucionais). Na oportunidade, os executivos fizeram um trabalho de fortalecimento do evento junto às principais autoridades do turismo nacional e internacional, buscando consolidar a presença deles na capital paraibana. Dezenas de CEOs e diretores foram convidados para estarem no Nordeste em outubro durante o Festival. Entre os convidados, Adriana Cavalcanti (Diretora da Air France KLM), Alexandre Sampaio (Presidente da FBHA), Antonoaldo Neves (Presidente da Azul Linhas Aéreas), Chieko Aoki (Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels), Henrique Alves (Ministro do Turismo), Orlando Giglio (Diretor Brasil da Iberostar - Hotels & Resorts), Suelen Leão (Hotel Sales Manager da HRS Group).


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MARROCOS DESEMBARCA EM GRAMADO ATRAVÉS DA ROYAL AR MAROC

José Azzolini, gerente de Vendas  AIR MAROC, Rúbia Andrade, representante comercial Rossi & Zorzanello em SP,  Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e Marta Rossi, diretora do FESTURIS Gramado

Em ano de recessão as boas notícias trazidas de São Paulo pela diretora Marta Rossi são comemoradas pela organização do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo. Em reunião com Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e José Azzolini, gerente de Vendas, realizada esta semana, foi confirmada a participação da aérea no FESTURIS. A Royal Air Maroc, mais conhecida por RAM, é a companhia aérea nacional de Marrocos e tem sede na cidade de Casablanca. A CIA opera voos internacionais com destinos como África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Seu principal centro de operação é o Aeroporto Internacional Mohammed V (CMN), em Casablanca. A Royal Air Maroc é membro da Arab Air Carriers Organization.


Na última edição, em 2015, a feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo com impacto de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Em 2016, o evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. Maiores informações pelo site www.festurisgramado.com.



FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

APLICATIVO BETO CARRERO


O novo aplicativo oficial do Beto Carrero World já é sucesso. Com o objetivo de auxiliar os visitantes durante a estada, a principal funcionalidade é feita a partir da localização do usuário. Com a assistência do aplicativo, é possível saber o horário e a localização das atrações mais próximas através do mapa interativo, ilustrado em escala real do Google.  Se o visitante estiver na área de brinquedos radicais, próximo ao horário do Show Velozes e Furiosos, receberá uma notificação sugerindo o espetáculo, informando local e horário, por exemplo. Dessa forma, quem estiver conectado consegue escolher o que assistir. O serviço também dispõe da opção Check In no Facebook, link direto para a loja virtual (compra de produtos) e dicas para os futuros visitantes.


Para adquirir a novidade basta acessar o Play Store para Android ou a Apple Store para IOS, digitar "Beto Carrero World", fazer download e aproveitar o melhor Parque da América Latina. Com o novo serviço, se reduz o consumo de mapas, diminuindo a produção de material impresso em papel. Assim, o Parque se torna mais sustentável e ajuda no consumo consciente dos nossos recursos naturais.


SOM & LUXO



Hóspedes da Quinta do Bucanero (Praia do Rosa, Imbituba, SC)  – que podem aproveitar uma das épocas mais bonitas do ano – têm agora outro motivo para eleger o outono como a estação  preferida para aquela viagem a dois. É que a conhecida pousada de charme acaba de atualizar sua playlist , criando uma paisagem sonora exclusiva para cada momento. As novidades incluídas na programação – pela consultora Lenara Leal (foto),  da Sintonia Consultoria Musical – vão desde diferentes vertentes do  jazz contemporâneo, somados  a  elementos  brasileiros e eletrônicos, a releituras de clássicos da música internacional . Também foram repensadas as playlists do café da manhã, em que constam  músicas clássicas de Bach e modernos acordes de Bliss.


A Quinta do Bucanero acredita que a construção de uma atmosfera musical adequada a cada momento proporciona aos hóspedes vivências inesquecíveis, em sintonia com o luxo contemporâneo. De frente para a Praia do Rosa, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso, bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme e foi eleita, em 2014, Melhor Pousada do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas.


BRAZIL WINE CHALLENGE


De 7 a 10 de junho, rótulos de todo o mundo vitivinícola estarão sendo avaliados durante o Brazil Wine Challenge, 8ª edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, sediado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Amostras já começam a chegar de diferentes procedências. A data limite para vinícolas e importadoras efetuarem suas inscrições é dia 20 de abril e o envio das amostras até 3 de maio. Para agilizar o processo de inscrição das amostras, buscando uma maior aproximação e participação com produtores de todos os continentes, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) e a Revista Adega, organizadores do concurso, inauguram um sistema online que chega como uma das inovações da edição. Basta acessar http://www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/brazil-wine-challenge e selecionar a opção “Inscrições online”. 


Com isso, todo processo passa a ser informatizado, o que contribuirá para superar os 18 países representados na edição de 2014, quando o evento registrou 709 amostras. No mesmo link é possível ter acesso ao regulamento do concurso. “Na última edição, conquistamos o reconhecimento de ser um dos maiores concursos de vinhos da América Latina. Vamos seguir em frente, investindo em novidades capazes de nos tornar ainda mais reconhecidos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin. O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).


SUPERANDO ENTRAVES NO TURISMO


Soluções para os principais entraves do turismo catarinense foram apontadas por especialistas do setor na definição da rota estratégica para o setor, dentro do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC-2022), encerrado na última quinta-feira, 10, no SESC Cacupé, em Florianópolis. Deficiências na infraestrutura, planejamento e qualificação profissional estão entre os problemas que o Estado enfrenta para ampliar sua participação num mercado que movimento R$ 1,5 trilhão por ano em todo o mundo. O PDIC é uma iniciativa da FIESC, com apoio da CNI e Fapesc. A Rota de Turismo foi desenvolvida em parceria com a Fecomércio e o Sebrae.

Clique na imagem para ampliá-la

A atividade contou com a participação de 90 especialistas, representantes de cerca de 60 instituições e empresas públicas e privadas ligadas ao setor. Eles concluíram que o Estado precisa obter um reconhecimento internacional “como destino turístico sustentável, inovador e competitivo, que proporcione experiências diversificadas e memoráveis”. As dificuldades para alcançar esta condição estão exatamente nos sete grandes obstáculos. Os debatedores concluíram que Santa Catarina tem dificuldades para planejar e executar as políticas públicas para fortalecer o turismo como atividade econômica sustentável. Além disso, apresenta carência em gestão, tanto nas três esferas do Poder Público, quanto no setor privado, na integração das diversas forças envolvidas, na infraestrutura; em informações sistematizadas e conhecimentos para tomada de decisões e em metodologias para elaborar a oferta de produtos turísticos.


Para a superação desses problemas, os integrantes do painel sugeriram mais de 300 ações, entre elas, a criação ou reativação de Fóruns de Turismo, de observatório do turismo ou a criação de programas de qualificação profissional. O próximo passo, a ser desenvolvido pelos profissionais das entidades promotoras, será a compilação das sugestões apresentadas pelos participantes do painel. Outras ações podem ser sugeridas por meio da internet, no endereço fiesc.com.br/pdic.


Santa Catarina gerou em 2014 R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do setor com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, o Estado sediou aproximadamente 5%. Em 2014, cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram pelo mundo. A Europa foi visitada por 582 milhões (51%) e as Américas por 181 milhões (16%). Atualmente, o principal motivo que faz as pessoas viajarem é o lazer ou a recreação (53%), seguido das visitas a amigos e parentes (27%) e o turismo de negócios (14%).


Com o painel sobre turismo, a FIESC fechou a elaboração das 16 rotas estratégicas dos setores portadores de futuro, pelas quais propõe ações para promover, em longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. O próximo passo é a construção do Masterplan. Os painéis identificaram quase 5 mil propostas de ações, que podem ser implementadas em todo o Estado.


VANS DE TURISMO


Finalmente depois de muita luta acabou o limite de quilometragem para viagens em vans e micro-ônibus. Saiu a nova resolução resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que beneficiará pequenos transportadores turísticos que utilizam vans e micro-ônibus para viagens interestaduais. A principal mudança é o fim da limitação de 540 km para o percurso, incluindo ida e volta – verdadeiro absurdo, principalment aqui pra Santa Catarina. Para Luiz Martinez, presidente da Associação dos Microempreendedores Individuais do Transporte Turístico (Amettur), a nova resolução levará ao aumento das viagens em vans e micro-ônibus, uma vez que muitos transportadores vinham recusando serviços devido ao limite de 540 km para cada viagem. Os veículos devem ser cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. 


Outra mudança é a permissão para que transportadoras com capital social inferior a R$ 120 mil possam prestar o serviço de transporte turístico interestadual, ficando obrigadas a contratar o seguro garantia. Este era um pleito dos pequenos transportadores que não conseguiam comprovar o capital social, exigido anteriormente, aceito após negociações entre a categoria e a ANTT. Vale lembrar que essa obrigatoriedade é um absurdo, pois o seguro não é barato além de que todo carro tem seu seguro DPVAT, isso sem contar as demais obrigações documentais e taxativas que o pequeno transportador tem que ter, obrigando-os a trabalhar na ilegalidade e sujeitos a multas e apreensão do seu único sustento de vida. É uma máfia infernal. 


TURISTAS URUGUAIOS


Santa Catarina recebe uma nova invasão de turistas, desta vez os nossos velhos conhecidos, os uruguaios. No Uruguai o feriado da Paixão de Cristo e Páscoa, se inicia a Semana do Turismo, no Uruguai. Este feriado faz parte do calendário uruguaiano desde 1962 e, nesta mesma semana, Balneário Camboriú e Florianópolis se tornam polos de visitação destes turistas, movimentando a economia e o comércio. Segundo Juan Gaona, sócio de uma agência de viagens de Balneário Camboriú, grande parte dos uruguaios chegam por ônibus de turismo do seu país, mas há também a procura por agências de viagens da região. Segundo Miguel Angelo Fajardo, uruguaio residente de Balneário Camboriú, quase 4 mil turistas chegarão com ônibus de turismo ou agências de viagem, enquanto os demais utilizam carros próprios, facilitando a visita a diferentes pontos do estado. Em Florianópolis inúmeros voos charters estão programados.


O Secretário de Turismo, Ademar Schneider, destaca que Balneário Camboriú sabe receber bem os turistas, “Balneário Camboriú tem equipamentos e atrações turísticas diversificadas, ela abraça os turistas fazendo com que eles tenham uma programação extensa nesse período. Podemos dizer que a cidade vem se identificando como a capital do turismo para estes visitantes do Mercosul.”


Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC

FESTIVAL JPA NO FÓRUM PANROTAS


Termina nesta quarta-feira o FÓRUM PANROTAS 2016, marcado pela diversidade de temas, que foram da tecnologia em distribuição de hotéis, com o vice-presidente global de Marketing, Soluções Digitais, Distribuição e Sistemas de Informação da Accor Hotels, Vivek Badrinath, aos desafios do Turismo frente a um momento de incertezas, com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Segundo um dos Diretores do Festival de Turismo de João Pessoa, o maior do mnorte e nordeste do País, Claudio Jr: "O encontro também deu lugar a cases de sucesso, como o da empresária Sonia Hess, que presidiu por 12 anos a marca de roupas Dudalina." Já a tarde à tarde, o editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade, entrevistou Luiz da Gama Mor, que falou sobre os novos caminhos da Tap.


O Fórum PANROTAS 2016 acontece no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa- PB

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso, o Festival JPA é presença constante nos principais eventos no Brasil e no exterior. Os Diretores vieram direto da Europa (Feira Internacional de Turismo em Lisboa) para o Panrotas, enquanto a Comercial do Festival, Karine Sarmento, concretizava mais negócios no 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou no último sábado em Curitiba-PR. O trade tem acompanhado o crescimento do Festival de Turismo de João Pessoa e tem confirmado presença. Desta vez confirmaram presença a MSC Cruzeiros, Ibero Star, Caldas Novas e Rio quente.


REDE HARBOR NO FESTURIS



Fundada em março de 2003, a Harbor Administradora de Hotéis trabalha com assessoria administrativa e comercial, apoiada por uma equipe de vendas nos principais estados do país e uma rede de representantes nos estados do  RS, PR, SP, MS, MT e BA. Atualmente a rede comanda a administração de 14 unidades nas cidades de Rondonópolis, Campo Grande, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Quatro Barras, Londrina, Medianeira, Maringá, Guarapuava, Erechim, Porto Alegre e Salvador. A Rede Harbor estará no Festuris Gramado como expositor na edição que ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016.

DESAFIO DAS ROCHAS


Calor intenso, temporal de final de tarde, picada de insetos, quedas em meio à mata. Desde dezembro do ano passado a família Rocha, com a ajuda de sua equipe, já passou por tudo isso e um pouco mais para abrir as trilhas que formam o circuito do Desafio dos Rochas. O percurso total – formado por sete trilhas – passa por dentro de 15 propriedades rurais de Pomerode (SC), local do evento. Todo o traçado é feito sempre a partir de antigas estradas. A família preza pela preservação da natureza, por isso nunca abre um caminho novo. Quase todo o percurso é limpo com o auxílio de foices e roçadeira, ou seja, haja braço!


“Pesquisamos junto aos moradores a história de trilhas que antigamente ligavam uma propriedade a outra. Apenas limpamos o traçado, transplantando inclusive plantas ou árvores que nasceram no local” – explica José Rocha. O percurso também é mantido em segredo pela organização até o dia da prova. 

Eu já fiz o meu !

O mistério ocorre para preservar tanto as propriedades particulares quanto para respeitar a privacidade das famílias que moram no local. A cada edição o percurso é alterado. Na semana passada a organização convidou dois atletas para testar nove quilômetros do percurso – uma atleta profissional e um amador. Os dois foram vendados até chegar ao local! Quer saber como foi a experiência deles e o que esperar desta edição? A família Rocha mostra tudo aqui! Inscrições e informações sobre o evento em: www.desafiodosrochas.com.br
facebook.com/desafiodosrochas.


ABRACORP & HOTELARIA


Levantamento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) revela que o segmento de hotelaria nacional teve aumento de 7,2% em room nights (quantidade de diárias comercializadas) em 2015. O faturamento foi quase o mesmo - variação de -0,02%. De acordo com as 29 maiores agências de viagens que atendem o setor corporativo, os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto o conjunto de Outras Redes aumentou a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%); o de Outras Redes ficou com 18,2%; Accor (10,1%); Atlantica (7,5%) – considerando os que lograram o melhor desempenho.


Dos R$ 11,4 bilhões do total de receitas obtidas pelas associadas Abracorp em 2015, a hotelaria nacional gerou 19,5%; e a internacional 3,8%. “O cenário de desaceleração da economia não foi determinante no impacto das corporações ao setor hoteleiro nacional. Sentimos que os executivos continuaram viajando, prospectando e promovendo novos negócios. A pouca alteração no faturamento revela que os meios de hospedagens diminuíram suas margens de lucros para oferecer tarifas mais atraentes aos viajantes a negócios”, analisa Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp. Em relação à hotelaria internacional, o resultado foi ainda melhor.


No geral, o segmento registrou aumento de 13,8% na comparação com 2014. O conjunto dos hotéis Independentes liderou os números de room nights, com aumento de 29,5%. O de Outras Redes também cresceu 13,7%. Por outro lado, as redes Accor, IHG e Hilton registraram declínio em 16%, 14,7% e 11,1% - respectivamente. Em relação às vendas, a valorização da moeda norte-americana frente ao real fez com que o faturamento aumentasse 47,5%, com destaque para o item Outras Redes, que apresentou incremento de 79% no faturamento. Os hotéis independentes, que lideram o market share do segmento com 44,4%, também tiveram um bom desempenho de 47%. Na sequência, aparecem as maiores redes: Hilton, IHG e Accor, com crescimento de 27,7%, 21,4% e 4,5% - respectivamente.

Salinas de Maragogi Resort


PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI