terça-feira, 22 de março de 2016

FIACULT - SINERGIA DO CINEMA À PROMOÇÃO AUDIOVISUAL MOVIMENTAM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

FIACULT - Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo de curtas de diversas áreas e modalidades de cinema promocional, publicitário, nacional e internacional, possui categorias abrangendo desde os profissionais aos amadores/estudantes que desejam divulgar seus destinos e produtos.


Com a sinergia do cinema à promoção audiovisual, o evento contribui para a melhoria das produções cinematográficas, consistindo uma referência no domínio publicitário e de excelente relação custo benefício, rapidez em resultados e estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os 
parceiros e participantes, em nível nacional e até internacional.

Marta Lobo

Nesta semana, o FIACULT recebeu mais inscrições para o Festival internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo. O evento que terá uma pré-classificação no Brasil em Florianópolis no mês de setembro e a premiação final na Itália em Outubro. Será recebido especialmente pela região pelo consórcio de Treviso na região do Vêneto, cujo audiovisual desponta desde a abertura no site ao primeiro filme a ser veiculado nos cinemas no Brasil  nos dias da pré-classificação ao dia da entrega dos grandes prêmios na Itália, em Castelfranco. 


As inscrições seguem abertas e de momento o Festival já recebeu para 2016 filmes desde o Brasil, Itália, Tailândia, Portugal, Espanha, Chile, Croácia para diversas áreas da hotelaria, destino, ecologia, náuticos, 
vídeos institucionais, 3D e publicitários como:


Grand Hotel Cavour em Firenze – Itália: que iniciou as inscrições da categoria de Hotéis, Resorts, é um hotel situado em Florença, na Toscana. As belas vistas do hotel Cavour são como um pedaço da  história Florentina. O filme mostra a suntosidade das famílias nobres, o antigo palácio de Dona Beatriz, que viveu um belo tipo de vida, onde as fotografias e estilos nos contam um pouco do seu passado pelo estilo e local do hotel. Veja em http://fiacult.com/videos/grand-hotel-cavour-florence/ e ainda o Hotel e  
Resort, administrado pela mesma família, em zona rural , se destaca o Resort  Guadalupe – (Itália),  na região de Grosseto – Itália, com o filme do diretor Michelangelo Pozzi, e título :  Country Resort Guadalupe, cujo filme trata-se de Il nostro Resort immerso nel verde  (o nosso Resort imerso no verde). 


Também na categoria de Hotéis, A Casa Manuel Espregueira e Oliveira – (Portugal) Resorts (PAIXÃO PELO SÉCULO XIX) - Turismo de Habitação proporciona aos seus hóspedes, desde 2013, uma experiência única, uma viagem no tempo e na história, no ambiente tranquilo da unidade hoteleira e da sua arquitetura original do século XIX, ou fora desta, em pleno centro histórico, à descoberta de memórias mais longínquas. Na cidade de Viana do Castelo poderá conhecer viver e sentir as tradições, a cultura, o patrimônio e a identidade desde os povoamentos castrejo e medievais até aos nossos dias e o relevante papel na história de Portugal, onde se destacam a relação com o mar e a vocação comercial internacional, de onde partiam navegadores, comerciantes e investigadores. Descubra a história única da Casa, a sua relação com a cidade e com uma exclusiva coleção de artes decorativas dos séculos XVI a XIX. Sinta a emoção da mais famosa romaria de Portugal, conheça os trajes, a ourivesaria artesanal e parta daqui à descoberta da região e do país, do turismo de natureza, da gastronomia, da enologia, do turismo religioso e da arquitetura contemporânea de qualidade… Não perca a oportunidade de descobrir a deslumbrante paisagem de mar, rio e montanha referenciada em 1927 na “National Geographic” como a terceira mais bela do mundo, verificar em http://fiacult.com/videos/paixao-pelo-seculo-xix/.


Em categoria Destinos, Países, Cidades e Municípios, o audiovisual Rota Turística Vales da Serra, (Brasil) relata sobre a iniciativa de dividir a região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul em micro regiões, que surgiu da necessidade de unir os municípios com características em comum, facilitando assim o desenvolvimento e a comercialização turística. 


A micro região 4 é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. A cultura desta região está inserida no seu cotidiano, nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, além de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia destas cidades, de Tiago Pasa. Veja em: 


E concorre Cabo Frio (Brasil) na mesma categoria de Destino com opção de Pessoas e Cultura, um filme do diretor EVANDRO NOVAK, com o título: um Destino de Praia, Lazer e Cultura e a descrição: Cabo Frio, um Destino de Praia, Lazer e Cultura no Rio de janeiro (Trata-se de um filme que mostra as 
características locais e um passeio pelas belezas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, um dos destinos mais cobiçados do Estado além da capital). Veja em: http://fiacult.com/videos/cabo-frio-um-destino-de-praia-lazer-e-cultura/.



A Croácia participa como destino através do Festival de Cinema de Turismo deste país. Filme que em quatro minutos destaca as belezas, cultura, hospitalidade e infraestrutura turística. http://fiacult.com/videos/dubrovnik-tourism-2016/.


E nesta categoria de Destinos com segunda opção em publicidades diversas, em dois filmes da Tailândia: Thailand nice scene Bird eye view Aerial - Visualizações de paisagens de tirar o fôlego. A beleza da Tailândia concentrada em poucos minutos e outro cujo título é Tailândia Remeber que conta a memória do viajante que voltou da Tailândia. Seu retorno é rico em lembranças daquela viagem, e sua vida de todos os dias é misturada com as experiências da viagem, ambos do mesmo diretor Sandro Botticelli. Veja em: http://fiacult.com/videos/thailand-nice-scene-bird-eye-view-aerial-cinema/ e 


E a Costa Verde e Mar (Brasil) em Destinos e publicidades diversas. O vídeo mostra as belezas, atrativos e roteiros turísticos dos 10 municípios da Região Costa Verde & Mar - SC, quais sejam: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Da direção de: Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR. http://fiacult.com/videos/costa-verde-mar-pra-viver-dias-incriveis-versao-pra-curtir/.


Seguindo a área de destinos, a operadora e agência de viagens a Baiana Tour Operator, Italiana com vendas do mercado brasileiro para a Itália, com especialidade no norte (Amazônia) apresenta um vídeo de sustentabilidade em regiões de natureza, situada em Firenze, do diretor Giancarlo de Leo. Veja em: http://fiacult.com/videos/amazzonia-il-tour-di-baiana-tour-operator/ 


E como Destinos e Pessoas e Cultura está Flores da Cunha – (Brasil). Maior Produtor de Vinhos do Brasil, a cidade que possui uma economia bastante forte, cuja característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente, possui um aspecto relevante do município que é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste 
do Estado do RS. As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras. No turismo, cinco roteiros turísticos: APROMONTES (roteiro de visitação e 
degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (roteiro enogastronômico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a MELHOR IDADE (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), COMPASSOS DA MÉRICA, MÉRICA (roteiro rural) e a ROTA VALES DA SERRA (roteiro integrado dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos). Além disso, temos um importante calendário de eventos onde se destacam: Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia, Encontro do Rancho Móvel. 

Os pontos turísticos também são destaque: Igreja Matriz N. Srª de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da uva, Mirante Gelain, Mirante Gaio. Veja em: 


Ainda nesta categoria de destinos com a segunda opção de natureza e ecologia, concorre o filme: A exuberante natureza da Ilha do Campeche (Brasil) (situada em Florianópolis – Santa Catarina –) ao som excepcional de Una Mattina - Ludovico Einaudide, uma das mais belas praias da ilha da magia chamada de Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina), do diretor Gustavo Testa Correa. Veja em: http://fiacult.com/videos/ilha-do-campeche/.


Da categoria de Gastronomia, Sabores e Aromas, com o título de Nogueira's Fire Food (Portugal). O filme realizado para o Nogueira's Fire Food apresenta a história e as origens que antecederam a criação deste restaurante, localizado numa das mais mediáticas avenidas de Lisboa. Inovador no conceito e sofisticado na decoração, tem como elemento comum entre todos os pratos a confecção a fogo, sejam eles grelhados ou em forno a lenha. Este projeto resulta numa animação diferenciadora na sua  abordagem, criada a partir de ilustrações originais desenhadas e animadas à mão, com recurso a técnicas de artes visuais como o recorte e a colagem de alguns elementos, de direção da produtora portuguesa Ideias com Pernas. Veja em: http://fiacult.com/videos/nogueiras-fire-food/.


Além destes filmes os já mencionados anteriormente como o de Veranópolis (Brasil), que saiu na frente. Esta cidade e terra da longevidade, situada no interior do Estado Rio Grande do Sul (Brasil), incluiu o vídeo: Viver, Sentir e Experimentar, que nos repassa o que acontece quando embarcamos 
numa viagem e o que estamos buscando em uma nova experiência. Roteiro Turístico Termas e Longevidade, uma cidade considerada com a maior longevidade do Brasil, vejam em: http://fiacult.com/videos/viver-experimentar-sentir-2/.


E em Shows e espetáculos está O FADO AO PIANO, tradição de 1870 que Mario Moita (Portugal) (cantor, pianista, compositor português) recuperou pelo mundo neste vídeo: Canta Amores de Lisboa, da produtora Vera Cruz para a categoria de shows e espetáculos. Mário já esteve em diversos programas de televisão como em Jô Soares e outros por promover a sua cultura pelo mundo. Veja em: http://fiacult.com/videos/mario-moita-canta-fado-ao-piano/.


A novidade este ano é para a categoria Náutica, com o filme de Juan Ossa (Chile), Come to feel Patagônia. É uma viagem através dos canais austrais para o fim do mundo a bordo de um cruzeiro de luxo onde descobrimos a beleza natural, vida selvagem e a vegetação (as flores) que existem nesses 
lugares, alcançando o mítico Cabo Horn, o último ponto de terra antes da Antártica! Assista em: http://fiacult.com/videos/come-to-feel-patagonia/.



O FIACULT (Festival Internacional Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo) será exibido nos cinemas do Brasil e na Itália, e na internet internacionalmente para diversos países. Podem ser inscritos no FIACULT os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, ministérios, produtoras, empresas de publicidade de qualquer área, audiovisuais do setor gastronômico (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. 


Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Festival de Cinema Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo. Os interessados podem fazer as inscrições no site www.fiacult.com.br, ou www.fiacult.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: contatofiacult@gmail.com ou 00 55 48 4042 2318.

Nenhum comentário:

Postar um comentário