quinta-feira, 3 de março de 2016

TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE DÃO O TOM NA BTL EM LISBOA - PORTUGAL

TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, reconheceu na última quarta-feira, (02), em Lisboa, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para crescer dentro do cenário turístico mundial, apesar de suas imensas potencialidades. A afirmação foi feita durante palestra no VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, enquanto Lummertz debatia com ministros e embaixadores dos países da América Latina estratégias de venda do turismo de cada um dos países para compradores europeus. “Precisamos internacionalizar nossas cadeias produtivas e ampliar o fluxo turístico. O Brasil evoluiu muito no setor, acelerado pelos grandes eventos, mas ainda nos esforçamos para apontar o turismo como uma solução para ganhar competitividade e impulsionar a economia nacional”, destacou Lummertz. 

PORTUGAL & BRASIL


A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que termina no próximo dia 06, está dando ao trade brasileiro a nítida impressão de que a Europa está de olho no Brasil e pretendem conhecer as novidades e vender mais. No estande coordenado pela Embratur o movimento foi intenso durante todos o dia de hoje e executivos de várias operadoras de turismo estiveram também no espaço reservado para a Paraíba na intenção de obter mais informações sobre o destino.


A representante da Paraíba no evento, Cecília Barbosa,  disse que o espaço ocupado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) atendeu vários operadores de turismo da Europa, entre eles, Charlotte Nicolau, do grupo francês Trave Team, que se mostrou interessada em levar grupos de turistas para João Pessoa futuramente, e Adelino Sales, executivo da JM Vacantions, do Canadá. Nesta quinta-feira (03), está agendada uma reunião com uma operadora da Grécia.


Durante todo o dia, o estande brasileiro na Bolsa de Lisboa esteve movimentado também por diversas autoridades, entre elas o primeiro ministro de Portugal, Passos Coelho, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. O dirigente da Embratur disse que a Paraíba será um dos destinos em alta na próxima temporada e enfatizou que mais de 400 profissionais do turismo da Europa têm agenda com empresas brasileiras para comercializar pacotes.


A TAP  (Transporte Portugal) informou, por meio de sua assessoria, que está investindo no mercado brasileiro, revelando que está disponibilizando reuniões com mais de 200 profissionais do Brasil para agendar reuniões com representantes da companhia aérea em vários países da Europa. A empresa é a que tem um dos maiores número de voos para o Brasil, em especial, para o Nordeste, onde está nos mercados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 

Bruno Mesquita, (Festival JPA), Cecília Avelino (Pbtur), Paula Floriano (Festival JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).

Segundo Claudio Jr; Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil que está na feira concluindo grandes negócios, a 28ª edição da BTL: "Está sendo extremamente positiva e estamos concretizando bons negócios. O evento conta com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias serão dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias as portas serão abertas ao público em geral". 

Clique na imagem para ampliada. Nas fotos Francisco Guarisa (Diretor de Marketing da TAP no Brasil), Claudio Junior (Diretor Festival JPA) e Mário Carvalho (Diretor geral da TAP no Brasil), Paula Floriano e Bruno Mesquita.

"Sem dúvidas a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades,"  concluiu. 


GRUPO DE TRABALHO


Brasil e Portugal vão criar um grupo de trabalho para incrementar o fluxo turístico entre os dois países. A decisão dessa estratégia foi realizada nesta quinta-feira (03) em Lisboa, entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. Uma das principais diretrizes será a intensificação de programas de capacitação profissional para diversas áreas turísticas. A ideia é aumentar o fluxo de brasileiros buscando aprimoramento profissional em Portugal, com forte apoio do governo brasileiro. Em áreas específicas onde o Brasil tem muito a oferecer aos lusitanos, deve ocorrer uma capacitação no sentido inverso. Uma das iniciativas é que portugueses, apoiados por seu governo, passarão a frequentar cursos de culinária brasileira.


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