quarta-feira, 23 de março de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



BRASIL & CHINA

Diretor da Embratur, Gilson Lira, durante explanação no Seminário Welcome Chinese

A preparação do Brasil para receber turistas chineses foi foco do Seminário Welcome Chinese.  “Esta foi uma boa oportunidade para divulgar as ações da Embratur que buscam aproximar as duas nações”, destacou Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto da Embratur. De acordo com Lira, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que os chineses são os que mais gastam com turismo no mundo desde 2012. Por ano, partem da China 100 milhões de pessoas para viagens ao exterior. Segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2014, apenas 57 mil chineses vieram ao Brasil. “Os dados ratificam o potencial que esse mercado apresenta para aumentarmos o seu fluxo de turistas para o Brasil”, afirmou o diretor. Presente no seminário, o vice-presidente da Academia de Turismo da China, Zhong Guang Liele, disse que a China tem grande interesse em estimular o turismo para o Brasil, que é, junto a Estados Unidos e México, um dos três polos de turismo nas Américas.


MIRANTE EM JOINVILLE


A população de Joinville e turistas podem ter uma visão privilegiada da cidade do novo Mirante de Joinville. A estrutura foi reaberta, depois de seis anos em obras, no dia 9 de março, data do aniversário de Joinville. O equipamento turístico oferece visão panorâmica da cidade de Joinville, Baía da Babitonga e de parte da Serra do Mar. A estrutura conta, ainda, com uma janela de contemplação e uma trilha elevada que contorna o topo do morro entre a vegetação (mata atlântica) e termina na janela de contemplação. O novo mirante tem altura de 14,5 metros em relação ao solo e área de 70 metros quadrados. É uma segura estrutura em concreto armado, que contempla escadaria, elevador com capacidade para 10 passageiros ou 750kg e guarda-corpo em aço inox. O local tem capacidade para 40 pessoas, que poderão visualizar, com vista natural ou com uso de lunetas, toda a cidade, a Baía da Babitonga e a Serra do Mar.


A janela de contemplação é uma espécie de segundo mirante, com 10 metros de altura, e oferece visão privilegiada da área central e de outros pontos das regiões Norte e Oeste da cidade. O piso em madeira de itaúba tem área de 138 metros quadrados. O equipamento conta com estrutura de apoio, como lanchonete (serviço ainda não disponível), centro de atendimento ao turista (CAT), elevador, sala de apoio, guarita para segurança e sanitários (dois conjuntos ao lado do Mirante e dois ao lado da lanchonete).
As pessoas que pretendem visitar o Mirante da Boa Vista têm uma linha exclusiva – número 2015 - de ônibus para o transporte. O transporte para o Mirante da Boa Vista sai do Terminal Central Urbano.


FERIADÃO DE BIKE


E está chegando o dia do nosso grande "Pedal de Páscoa" até Angelina-SC, e dessa vez a noite. Imperdível ! Coisas que só a Ciclo Vil Bike faz. Acho que ainda tem alguma vaga. 


Já fez teu seguro? É mais barato do que você pensa ! Fala com o Marcus, capitão da nossa equipe !

REUNIÃO ABAV NACIONAL


A ABAV-NACIONAL, Associação Brasileira de Agentes de Viagens, em parceria com a Travelport, realizou na noite de ontem (16/03) jantar de relacionamento para troca de ideias. "Falamos um pouco sobre as ações da nova gestão. São 22 ações em andamento das 50 propostas pela minha gestão", destacou o presidente da entidade, Edmar Bull. Já nesta quinta, aconteceu a primeira reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria de 2016, que reuniu representantes de todas as 27 estaduais – um feito inédito. Esta foi a primeira reunião dos presidentes (trimestral) e a terceira entre diretores (mensal). Na pauta estava a apresentação das ações em andamento desde o inicio da gestão do novo presidente Edmar Bull. Um dos destaques do encontro foi o anuncio da ampliação dos projetos prioritários da entidade de oito para 22. “Esses projetos já estão alinhados e em andamento”, disse Bull. 


De acordo com o presidente, os 22 projetos devem ser realizados dentro do prazo de dois anos, junto com as 50 ações demandadas por eles. “Entre as prioridades estão a integração das Abavs estaduais e o sistema de capacitação do Iccabav, bem como as oportunidades do agenciamento. Nossa gestão é diferente e esta primeira reunião foi muito positiva”,comentou. Para a integração das estaduais já esta em processo a padronização dos emails e identidade visual, com intuito de reforçar a marca. 

João Sabino, Abav Nacional, com Chieko Aoki, da Blue Tree, e Eduardo Loch, da Abav Santa Catarina

Segundo Eduardo Loch, presidente da ABAV-SC, a reunião foi extremamente proveitosa: "Todos estamos trabalhando num alinhamento maior entre as ABAVS, onde as metas da ABAV NACIONAL são as nossas metas. Estamos formando grupos de trabalho, direcionando-nos para o sentido fundamental que é atender as agências de viagens, permitindo que elas possam ter uma gama de serviços exclusivos, com negociações exclusivas, buscando formas de facilitar o trabalho das agências online, inserindo-se nesse mundo cada vez mais, indo de encontro a essa demanda de mercado, criando ferramentas para que as agências passem a integrar-se melhor em relação ao mercado." 


Ainda segundo ele: "É bom salientar que essa não é somente uma discussão das agências de viagens, o mercado está discutindo e rediscutindo, se reinventando. Toda a discussão do Fórum Panrotas foi nesta linha de raciocínio (mercado online), não esquecendo que as pesquisas apontam que o melhor atendimento está nas agências físicas e é muito mais fácil as agências físicas terem produtos online e entrarem nesse mercado do que o inverso. Essa é a grande vantagem das agências físicas hoje, isto é, em adaptarem-se a este grande mercado, usando esse mesmo nicho como canal de distribuição de produtos e serviços que oferece uma excepcional ferramenta de trabalho". 


FESTIVAL JPA

Paulo Junior (Relações Institucionais) e Henrique Eduardo Alves (Ministro do Turismo) entre os diretores do Festival JPA.

Durante o Fórum Panrotas, ocorrido nesta semana, em São Paulo, a comissão do Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente sendo representada por Bruno Mesquita (Diretor operacional), Claudio J S Junior e Paulo Junior (Relações Institucionais). Na oportunidade, os executivos fizeram um trabalho de fortalecimento do evento junto às principais autoridades do turismo nacional e internacional, buscando consolidar a presença deles na capital paraibana. Dezenas de CEOs e diretores foram convidados para estarem no Nordeste em outubro durante o Festival. Entre os convidados, Adriana Cavalcanti (Diretora da Air France KLM), Alexandre Sampaio (Presidente da FBHA), Antonoaldo Neves (Presidente da Azul Linhas Aéreas), Chieko Aoki (Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels), Henrique Alves (Ministro do Turismo), Orlando Giglio (Diretor Brasil da Iberostar - Hotels & Resorts), Suelen Leão (Hotel Sales Manager da HRS Group).


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ROYAL AR MAROC NO FESTURIS

José Azzolini, gerente de Vendas  AIR MAROC, Rúbia Andrade, representante comercial Rossi & Zorzanello em SP,  Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e Marta Rossi, diretora do FESTURIS Gramado

Em ano de recessão as boas notícias trazidas de São Paulo pela diretora Marta Rossi são comemoradas pela organização do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo. Em reunião com Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e José Azzolini, gerente de Vendas, realizada esta semana, foi confirmada a participação da aérea no FESTURIS. A Royal Air Maroc, mais conhecida por RAM, é a companhia aérea nacional de Marrocos e tem sede na cidade de Casablanca. A CIA opera voos internacionais com destinos como África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Seu principal centro de operação é o Aeroporto Internacional Mohammed V (CMN), em Casablanca. A Royal Air Maroc é membro da Arab Air Carriers Organization.


Na última edição, em 2015, a feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo com impacto de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Em 2016, o evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. Maiores informações pelo site www.festurisgramado.com.


COMISSÃO EUROPEIA & FESTURIS


A Comissão Europeia de Turismo (ETC) é representante de alguns destinos europeus como Espanha, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco, Noruega e Flanders. Estes destinos estarão presentes na edição da feira em 2016. É a solidificação da participação cada vez mais internacional em Gramado. Segundo a vice-presidente da comissão no Brasil, Elvira Marcos Salazar, eventos como o Festuris são oportunidades importantes para reforçar o relacionamento com o trade do Brasil e impulsionar os destinos europeus, gerando negócios.


“Esta ação é de grande importância para o mercado de turismo brasileiro  já que este representa fatia importante dos turistas que chegam ao continente europeu. Estamos sempre pensando em ações e parcerias visando o desenvolvimento do turismo entre Europa e Brasil", afirma Elvira. Na última edição, em 2015, a feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo e gerou US$ 60 milhões em negócios.


HOSPEDAGEM CORPORATIVA


O pagamento por faturamento lidera com 56,5% das transações efetuadas em 2015 nos meios de hospedagem, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Já, no setor aéreo o cartão de crédito aparece como principal opção, com 63,3%.
No segmento de hotelaria, os pagamentos diretos respondem por 21,9%, seguidos pelo cartão de crédito, com 21,6%. Apesar de ainda ser a opção menos utilizada, a utilização dos cartões corporativos físicos e virtuais cresceu 34% em relação a 2014, enquanto o faturamento recuou 15% no período. O American Express respondeu por 9,8%, seguido por MasterCard (5,1%) e Visa (4,8%).


“É importante observarmos que o cartão de crédito avança para ser um efetivo meio de pagamento, em substituição ao mecanismo faturado, já ultrapassado nos Estados Unidos”, afirma Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.


Em relação ao setor aéreo, o cartão de crédito é o meio mais utilizado, com com 63,3%, registrando um crescimento de 3,7% em relação a 2014. Na sequência, aparecem o pagamento faturado, com 34,9% (-11%), e pagamento direto (1,8%). O American Express obteve 31,7% das transações, seguido por Visa (16,4%) e MasterCard (13%).


FIACULT

O FIACULT já tem milhares de visualizações nos vídeos inscritos. Investidores estarão assistindo o teu, de seu negócio ou do teu destino. Acesse para assistir! Conheça para inscrever-se! Clique no baner acima e confira ! 

PÁSCOA NA SERRA


Mas um super feriadão e desta vez curtindo as maravilhas da Serra Catarinense, justamente em Lages, na Capital do Turismo Rural e na Fazenda Boqueirão Resort , pioneira nesta categoria e a melhor do Brasil. Certificado de Excelência pela TripAdvisor. Não garanto mais vagas, aliás, não garanto mais vaga na Serra Catarinense com esse clima de outono chegando.  


TRAVEL ACE & CVC


Executivos da Travel Ace e da CVC celebraram na noite desta quinta-feira (17) a inauguração de um novo lounge, localizado na Central de Atendimento aos Agentes de Viagem da operadora, no Edifício Itália, no Centro de São Paulo. Estiveram presentes ao coquetel: Roberto Roman, da Travel Ace; Vinícius Valadares e Frank Lara, gerentes Comerciais; Douglas Silva, gerente de Vendas da CVC; Rogério Mendes, gerente Estratégico Canal Multimarcas da CVC; Carolina Stucchi, gerente de Produtos (SVAs – Serviços de Valor Agregado) e Patrícia Martins, analista de Produtos (SVAs – Serviços de Valor Agregado), além de convidados e executivos das empresas.


“Além de abrigar reuniões e eventos, o Espaço CVC/Travel Ace também será utilizado para recepcionar os agentes de viagens que realizam treinamentos neste endereço da CVC às sextas-feiras. A área foi toda reformada e planejada para proporcionar um momento de bem estar aos convidados e colaboradores”, afirma Douglas Silva. “Esse novo espaço reforça a aproximação da Travel Ace e da CVC com os agentes de viagens, nossos principais parceiros comerciais. Será uma ótima oportunidade para que os profissionais tenham contato com a nossa marca e possam conhecer os diferenciais dos nossos produtos”, completa Roberto Roman.




terça-feira, 22 de março de 2016

FIACULT - SINERGIA DO CINEMA À PROMOÇÃO AUDIOVISUAL MOVIMENTAM PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

FIACULT - Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo de curtas de diversas áreas e modalidades de cinema promocional, publicitário, nacional e internacional, possui categorias abrangendo desde os profissionais aos amadores/estudantes que desejam divulgar seus destinos e produtos.


Com a sinergia do cinema à promoção audiovisual, o evento contribui para a melhoria das produções cinematográficas, consistindo uma referência no domínio publicitário e de excelente relação custo benefício, rapidez em resultados e estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os 
parceiros e participantes, em nível nacional e até internacional.

Marta Lobo

Nesta semana, o FIACULT recebeu mais inscrições para o Festival internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo. O evento que terá uma pré-classificação no Brasil em Florianópolis no mês de setembro e a premiação final na Itália em Outubro. Será recebido especialmente pela região pelo consórcio de Treviso na região do Vêneto, cujo audiovisual desponta desde a abertura no site ao primeiro filme a ser veiculado nos cinemas no Brasil  nos dias da pré-classificação ao dia da entrega dos grandes prêmios na Itália, em Castelfranco. 


As inscrições seguem abertas e de momento o Festival já recebeu para 2016 filmes desde o Brasil, Itália, Tailândia, Portugal, Espanha, Chile, Croácia para diversas áreas da hotelaria, destino, ecologia, náuticos, 
vídeos institucionais, 3D e publicitários como:


Grand Hotel Cavour em Firenze – Itália: que iniciou as inscrições da categoria de Hotéis, Resorts, é um hotel situado em Florença, na Toscana. As belas vistas do hotel Cavour são como um pedaço da  história Florentina. O filme mostra a suntosidade das famílias nobres, o antigo palácio de Dona Beatriz, que viveu um belo tipo de vida, onde as fotografias e estilos nos contam um pouco do seu passado pelo estilo e local do hotel. Veja em http://fiacult.com/videos/grand-hotel-cavour-florence/ e ainda o Hotel e  
Resort, administrado pela mesma família, em zona rural , se destaca o Resort  Guadalupe – (Itália),  na região de Grosseto – Itália, com o filme do diretor Michelangelo Pozzi, e título :  Country Resort Guadalupe, cujo filme trata-se de Il nostro Resort immerso nel verde  (o nosso Resort imerso no verde). 


Também na categoria de Hotéis, A Casa Manuel Espregueira e Oliveira – (Portugal) Resorts (PAIXÃO PELO SÉCULO XIX) - Turismo de Habitação proporciona aos seus hóspedes, desde 2013, uma experiência única, uma viagem no tempo e na história, no ambiente tranquilo da unidade hoteleira e da sua arquitetura original do século XIX, ou fora desta, em pleno centro histórico, à descoberta de memórias mais longínquas. Na cidade de Viana do Castelo poderá conhecer viver e sentir as tradições, a cultura, o patrimônio e a identidade desde os povoamentos castrejo e medievais até aos nossos dias e o relevante papel na história de Portugal, onde se destacam a relação com o mar e a vocação comercial internacional, de onde partiam navegadores, comerciantes e investigadores. Descubra a história única da Casa, a sua relação com a cidade e com uma exclusiva coleção de artes decorativas dos séculos XVI a XIX. Sinta a emoção da mais famosa romaria de Portugal, conheça os trajes, a ourivesaria artesanal e parta daqui à descoberta da região e do país, do turismo de natureza, da gastronomia, da enologia, do turismo religioso e da arquitetura contemporânea de qualidade… Não perca a oportunidade de descobrir a deslumbrante paisagem de mar, rio e montanha referenciada em 1927 na “National Geographic” como a terceira mais bela do mundo, verificar em http://fiacult.com/videos/paixao-pelo-seculo-xix/.


Em categoria Destinos, Países, Cidades e Municípios, o audiovisual Rota Turística Vales da Serra, (Brasil) relata sobre a iniciativa de dividir a região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul em micro regiões, que surgiu da necessidade de unir os municípios com características em comum, facilitando assim o desenvolvimento e a comercialização turística. 


A micro região 4 é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. A cultura desta região está inserida no seu cotidiano, nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, além de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia destas cidades, de Tiago Pasa. Veja em: 


E concorre Cabo Frio (Brasil) na mesma categoria de Destino com opção de Pessoas e Cultura, um filme do diretor EVANDRO NOVAK, com o título: um Destino de Praia, Lazer e Cultura e a descrição: Cabo Frio, um Destino de Praia, Lazer e Cultura no Rio de janeiro (Trata-se de um filme que mostra as 
características locais e um passeio pelas belezas de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, um dos destinos mais cobiçados do Estado além da capital). Veja em: http://fiacult.com/videos/cabo-frio-um-destino-de-praia-lazer-e-cultura/.



A Croácia participa como destino através do Festival de Cinema de Turismo deste país. Filme que em quatro minutos destaca as belezas, cultura, hospitalidade e infraestrutura turística. http://fiacult.com/videos/dubrovnik-tourism-2016/.


E nesta categoria de Destinos com segunda opção em publicidades diversas, em dois filmes da Tailândia: Thailand nice scene Bird eye view Aerial - Visualizações de paisagens de tirar o fôlego. A beleza da Tailândia concentrada em poucos minutos e outro cujo título é Tailândia Remeber que conta a memória do viajante que voltou da Tailândia. Seu retorno é rico em lembranças daquela viagem, e sua vida de todos os dias é misturada com as experiências da viagem, ambos do mesmo diretor Sandro Botticelli. Veja em: http://fiacult.com/videos/thailand-nice-scene-bird-eye-view-aerial-cinema/ e 


E a Costa Verde e Mar (Brasil) em Destinos e publicidades diversas. O vídeo mostra as belezas, atrativos e roteiros turísticos dos 10 municípios da Região Costa Verde & Mar - SC, quais sejam: Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Da direção de: Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR. http://fiacult.com/videos/costa-verde-mar-pra-viver-dias-incriveis-versao-pra-curtir/.


Seguindo a área de destinos, a operadora e agência de viagens a Baiana Tour Operator, Italiana com vendas do mercado brasileiro para a Itália, com especialidade no norte (Amazônia) apresenta um vídeo de sustentabilidade em regiões de natureza, situada em Firenze, do diretor Giancarlo de Leo. Veja em: http://fiacult.com/videos/amazzonia-il-tour-di-baiana-tour-operator/ 


E como Destinos e Pessoas e Cultura está Flores da Cunha – (Brasil). Maior Produtor de Vinhos do Brasil, a cidade que possui uma economia bastante forte, cuja característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente, possui um aspecto relevante do município que é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste 
do Estado do RS. As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas inúmeras parreiras. No turismo, cinco roteiros turísticos: APROMONTES (roteiro de visitação e 
degustação às vinícolas da rota), CAMINHOS DA COLÔNIA (roteiro enogastronômico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a MELHOR IDADE (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), COMPASSOS DA MÉRICA, MÉRICA (roteiro rural) e a ROTA VALES DA SERRA (roteiro integrado dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos). Além disso, temos um importante calendário de eventos onde se destacam: Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia, Encontro do Rancho Móvel. 

Os pontos turísticos também são destaque: Igreja Matriz N. Srª de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da uva, Mirante Gelain, Mirante Gaio. Veja em: 


Ainda nesta categoria de destinos com a segunda opção de natureza e ecologia, concorre o filme: A exuberante natureza da Ilha do Campeche (Brasil) (situada em Florianópolis – Santa Catarina –) ao som excepcional de Una Mattina - Ludovico Einaudide, uma das mais belas praias da ilha da magia chamada de Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina), do diretor Gustavo Testa Correa. Veja em: http://fiacult.com/videos/ilha-do-campeche/.


Da categoria de Gastronomia, Sabores e Aromas, com o título de Nogueira's Fire Food (Portugal). O filme realizado para o Nogueira's Fire Food apresenta a história e as origens que antecederam a criação deste restaurante, localizado numa das mais mediáticas avenidas de Lisboa. Inovador no conceito e sofisticado na decoração, tem como elemento comum entre todos os pratos a confecção a fogo, sejam eles grelhados ou em forno a lenha. Este projeto resulta numa animação diferenciadora na sua  abordagem, criada a partir de ilustrações originais desenhadas e animadas à mão, com recurso a técnicas de artes visuais como o recorte e a colagem de alguns elementos, de direção da produtora portuguesa Ideias com Pernas. Veja em: http://fiacult.com/videos/nogueiras-fire-food/.


Além destes filmes os já mencionados anteriormente como o de Veranópolis (Brasil), que saiu na frente. Esta cidade e terra da longevidade, situada no interior do Estado Rio Grande do Sul (Brasil), incluiu o vídeo: Viver, Sentir e Experimentar, que nos repassa o que acontece quando embarcamos 
numa viagem e o que estamos buscando em uma nova experiência. Roteiro Turístico Termas e Longevidade, uma cidade considerada com a maior longevidade do Brasil, vejam em: http://fiacult.com/videos/viver-experimentar-sentir-2/.


E em Shows e espetáculos está O FADO AO PIANO, tradição de 1870 que Mario Moita (Portugal) (cantor, pianista, compositor português) recuperou pelo mundo neste vídeo: Canta Amores de Lisboa, da produtora Vera Cruz para a categoria de shows e espetáculos. Mário já esteve em diversos programas de televisão como em Jô Soares e outros por promover a sua cultura pelo mundo. Veja em: http://fiacult.com/videos/mario-moita-canta-fado-ao-piano/.


A novidade este ano é para a categoria Náutica, com o filme de Juan Ossa (Chile), Come to feel Patagônia. É uma viagem através dos canais austrais para o fim do mundo a bordo de um cruzeiro de luxo onde descobrimos a beleza natural, vida selvagem e a vegetação (as flores) que existem nesses 
lugares, alcançando o mítico Cabo Horn, o último ponto de terra antes da Antártica! Assista em: http://fiacult.com/videos/come-to-feel-patagonia/.



O FIACULT (Festival Internacional Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo) será exibido nos cinemas do Brasil e na Itália, e na internet internacionalmente para diversos países. Podem ser inscritos no FIACULT os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, ministérios, produtoras, empresas de publicidade de qualquer área, audiovisuais do setor gastronômico (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. 


Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Festival de Cinema Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo. Os interessados podem fazer as inscrições no site www.fiacult.com.br, ou www.fiacult.com. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: contatofiacult@gmail.com ou 00 55 48 4042 2318.

segunda-feira, 21 de março de 2016

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO SERÁ NO PERU COM PÚBLICO ESPECIALIZADO


O evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), junto com o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha, será realizado entre 27 e 29 de Abril no Centro de Convenções de Lima. Aberto ao público em geral, encontro tem como finalidade promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

Clique na imagem para ampliá-la 

A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e presidente do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que todas as pessoas interessadas em participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que será realizado em Lima, de 27 a 29 de Abril de 2016, terão acesso livre ao evento. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.


O importante evento, que será realizado no Centro de Convenções de Lima, é organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), e conta com a colaboração do prestigiado Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. "O Fórum é um encontro para os atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas", disse a ministra Magali Silva.


A titular destacou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve este segmento em todo o mundo e, especialmente, no Peru. “Este encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com um enfoque de sustentabilidade para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade", destacou a ministra Magali Silva.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França); Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão); Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia); Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

Ceviche

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, "se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década". A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.


A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Além disso, discutiu a importância de melhorar a gestão de todo o mundo e transmitir histórias de sucesso ligadas ao setor. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países. Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas. Mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.