quinta-feira, 14 de abril de 2016

DIRETORES DO FESTURIS E PEDRO BETOLUCCI SE REÚNEM COM DEPUTADO MINEIRO EM GRAMADO


Encontro ocorreu no escritório da Rossi & Zorzanello, nesta quinta-feira em Gramado, e teve como tema o Turismo em Gramado e em Minas Gerais

Na foto o jornalista Antônio Claret Guerra, Pedro Bertolucci, deputado Antônio Carlos Arantes, e os diretores do FESTURIS Marta Rossi, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello

Na tarde desta quinta-feira, dia 14, o deputado estadual pelo PSDB de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes, esteve em Gramado, no escritório da empresa Rossi & Zorzanello, onde reuniu-se com o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci e os diretores da Rossi & Zorzanello e do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi. Junto com o deputado participou o jornalista Antônio Claret Guerra. A reunião teve como tema o setor turístico em Gramado e no estado de Minas Gerais, além dos cases de sucesso Pedro Bertolucci e Festival Internacional de Turismo de Gramado. 


Pedro Bertolucci falou um pouco de sua experiência nos mandatos em que foi prefeito em Gramado e a maneira como a cidade se tornou um case de sucesso nacional. Ele destacou a importância de o Poder Público abrir portas para eventos como o FESTURIS, que servem como vetores na divulgação de Gramado e do Rio Grande do Sul. Pedro destacou ainda a importância do festival em trabalhar a internacionalização na feira.  O deputado Antônio Carlos Arantes elogiou Gramado e sua estrutura, ressaltando que é um modelo que deve ser seguido em outras cidades do país e também em seu estado. Ele destacou o interesse em participar do FESTURIS que ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016, no Serra Park, em Gramado.  Arantes preside a antiga Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, comissão que passou no final de 2015 a se chamar Comissão de Desenvolvimento Econômico.


ARTE MILENAR DO MOSAICO EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA DE ARTE DA VILLA FRANCIONI


As mosaicistas e irmãs gêmeas, Marielle e Michelle Bonetti, comandam exposição dedicada ao mosaico artístico, a partir do dia 21 de abril, na Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim.


A técnica milenar do mosaico teve seu auge na civilização greco-romana. Ao longo da história, mantém adeptos através da meticulosa junção de vários materiais, como pedra, mármore, cerâmica, vidro e até mesmo conchas e outros materiais inusitados. As irmãs Marielle e Michelle Bonetti, são as únicas artistas deste segmento em Santa Catarina, com formação na Itália. Elas frequentaram por 3 anos, o curso regular de Mosaico Artístico, na conceituada Scuola Mosaicisti del Friuli, de Spilimbergo. 


No retorno ao Brasil, lançam exposição inédita a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de abril, na Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim. Além das Manas Bonetti, como são conhecidas,  farão parte da mostra, trabalhos de duas mosaicistas brasileiras que também se formaram na mesma escola italiana, Cristina Passaretti e Marília de Souza Domingues. 


Outro convidado é Érik Nascimento. A exposição contará com mais de 20  obras figurativas e abstratas confeccionadas com diferentes materias e técnicas. Trabalhos inéditos estão sendo  produzidos especialmente para a ocasião, destacando os aspectos do universo do mundo do vinho. A exposição com entrada gratuita ficará aberta até o final de junho.






CENTRO DE CONVENÇÕES DE JOÃO PESSOA CELEBRA O GLOBAL MEETING INDUSTRY DAY


Hoje 14 de abril de 2016 acontecerá o Global Meetings Industry Day (Dia Global da Indústria do Turismo de Eventos). Nesta data, os esforços da América Latina irão se juntar e o Centro de Convenções de João Pessoa celebrará a importante data iluminado de azul para mostrar o verdadeiro impacto que os eventos, conferências, convenções, congressos e feiras comerciais representam para os destinos, profissionais, empresas e comunidades. A indústria de eventos dinamiza mais de 50 segmentos, envolvendo desde o organizador de eventos até as companhias aéreas, hotéis e prestadores de serviços dos mais variados, além de movimentar cerca de 209 bilhões de reais por ano no Brasil, o que representa 4,3% do PIB nacional, segundo dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil.


Para o Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena “O crescimento da indústria de eventos na capital paraibana é fortalecido pelo Governo da Paraíba e vem sendo vital para a economia do estado e esperamos com a iniciativa comunicar o valor do segmento no cenário global e para isso, o complexo celebra neste dia, iluminado de azul, inserindo-se na campanha global da Meetings Mean Business (MMB)".



PRATOS DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DA FIT SERÃO APRESENTADOS À IMPRENSA




Degustação acontece a partir das 14h no Senac nesta sexta-feira (15.04)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Senac promovem nesta sexta-feira (15), às 14h, a apresentação e degustação de alguns pratos que serão vendidos durante o Festival Gastronômico Sabores de Mato Grosso. O evento de gastronomia será realizado na Feira Internacional de Turismo do Pantanal entre os dias 20 e 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O secretário-adjunto de Turismo da pasta Luis Carlos Nigro estará presente na apresentação que ocorre no Senac, na capital.


O Festival Gastronômico irá contar com a presença de restaurantes e buffets que vão preparar pratos gourmets com preços acessíveis. A proposta é fazer uma releitura da gastronomia e dos insumos regionais para agregar valor à culinária local tornando-a mais um atrativo ao turismo do Estado. O Festival vem com o objetivo de transformar Mato Grosso em um polo de gastronomia regional.


Entre as delícias que serão servidas na FIT estão risoto de carne seca com croutons de banana da terra; matula crocante de pintado com quibebe de abóbora e pimenta de cheiro; sanduba de costela com chutney de manga; hot dog da terra com chips de banana; moqueca de pintado com banana da terra e arroz com coco queimado; paçoca de pilão, hambúrgueres gourmets, entre outros.


O Senac terá chefs de cozinha e instrutores dos cursos de gastronomia atuando como consultores gastronômicos dos buffets, restaurantes, casa de drinks e confeitarias que participarão da FIT Pantanal.

MAIOR REDE DE HOTÉIS ECONÔMICOS DO MUNDO CHEGA A BENTO GONÇALVES E PROJETA 200 UNIDADES NO BRASIL


Marca da Wyndham Hotel Group, presente em diversos países, inaugura segundo hotel na Serra por meio de parceria entre a caxiense Fisa Incorporadora e a Latinn Hotels

Super 8 Caxias do Sul - RS - clique na imagem para ampliá-la

A maior rede de hotéis econômicos do mundo inaugura no próximo dia 28 de abril, a unidade de Bento Gonçalves. Na capital brasileira do vinho o Super 8 abre sua quarta unidade no Brasil com planos de voar muito alto. Até 2022 a rede deve contar com 200 hotéis no país que sairão do papel por meio de parceria entre a Wyndham Hotel Group (administradora mundial da marca) e o Grupo Latinn Hotels (administrador no Brasil). Em Bento Gonçalves, o projeto e as relações com investidores estão a cargo da Fisa Incorporadora, de Caxias do Sul, que deve construir 40 hotéis Super 8 dentro da parceria com os dois grupos.


Com construção total em apenas 16 meses e localizações privilegiadas, a Rede Super 8 funciona em formato de condo-hotéis. Isso significa que investidores de todas as partes do país podem comprar unidades habitacionais e receber parte dos lucros líquidos gerados pela operação. Toda a administração fica a cargo da Latinn Management – Inteligência em Gestão Hoteleira, que conta com profissionais especialistas na operação hoteleira. 
No Brasil os hotéis Super 8 são padronizados. Eles possuem o mesmo nível de qualidade construtiva e de atendimento. Com layout também padronizado os hotéis possuem quatro andares, sendo 25 apartamentos de 18 metros quadrados por andar, somando 100 unidades habitacionais.


“Todo o projeto dos hotéis Super 8 no Brasil foi cuidadosamente pensado. Os locais de construção foram pesquisados profundamente, para que demandas atuais e futuras fossem compreendidas. Racionalizamos investimentos por meio de formatos padrão e qualidade construtiva que conta com tecnologia de ponta. Além disso, a equipe de gestão da Latinn Hotels e todo o know how da Wyndham Hotel Group, que é o maior grupo hoteleiro do mundo, garantem segurança para o investidor”, destaca o diretor da Fisa Incorporadora, Everton De Boni Santos.

Dan Fonseca, presidente da Latinn Hotels, explica que a demanda de expansão hoteleira no Brasil para os próximos anos é grande, mesmo com a crise econômica atual. Segundo ele, estudos apontam que o país precisará abrir 200 mil novas unidades habitacionais nos próximos 15 anos. Ele ainda destaca que um dos objetivos do Super 8 no Brasil foi oferecer mais que a concorrência na categoria econômica, o que fica evidente na comodidade dos apartamentos e serviços do hotel. “Os apartamentos contam com TV de tela plana 32″ com canais a cabo, ar-condicionado e internet wi-fi banda larga cortesia. Os hóspedes ainda contam com serviço de café da manhã, estacionamento e lobby com conceito inteligente, onde o hóspede poderá aproveitar o espaço para trabalhar ou fazer reuniões, com valores de diárias acessíveis, sem abrir mão do conforto. Ou seja, o cliente vai pagar o preço de um econômico, mas irá receber um produto melhor”, explica Fonseca.


Para a construção do hotel que está sendo inaugurado na BR 470, ao lado do acesso principal ao Vale dos Vinhedos e poucos metros antes da entrada da cidade de Bento Gonçalves, foram investidos cerca de R$ 20 milhões. Os valores de diárias partem de R$ 178,00.  Com mais de 2500 hotéis espalhados pelo mundo, a Rede Super 8 está presente nos Estados Unidos, Canadá, China, Alemanha, Brasil e Arábia Saudita. No Brasil, além da inauguração em Bento Gonçalves, a rede constrói de forma simultânea unidades em Uberlândia e Congonhas, ambas cidades mineiras. Ao mesmo tempo, trabalha na comercialização do Super 8 Guaíba, também no Rio Grande do Sul, onde a obra já está em andamento. Os próximos lançamentos de hotéis no país devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Goiás.

BETO CARRERO WORLD PARTICIPA DA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO BALNEÁRIO CONVENTION


Rogério Siqueira (Beto Carrero World), Alberto Cestrone (Infinity Blue Resort & Spa, Francisco Galvão Barão, novo presidente do BC Convention, e Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC

Na última terça-feira (12), o Beto Carrero World prestigiou, juntamente com nomes importantes do turismo da região, a posse da nova diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, evento que aconteceu no Centro de Eventos do majestoso Infinity Blue Resort & Spa. Na ocasião, João Francisco Galvão Barão foi nomeado para a nova gestão. A vice-presidente da Associação, Margot Rosenbrock Libório, também foi fundamental na divulgação das ações feitas no turismo em todo o Estado. 


A cerimônia foi importante não só pela nova posse, como também para reunir diversas empresas que enriquecem o turismo na região.
O Beto Carrero World faz parte do Conselho Diretivo do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, representado pelo Diretor-Presidente, Rogério Siqueira. A união entre o Beto Carrero World e a cidade de Balneário Camboriú já vem de longa data, promovendo sempre o desenvolvimento turístico em todo o litoral norte de Santa Catarina.

O Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, João Francisco Galvão Barão e o Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira - Foto: João Souza

Conselho Diretivo
Foto: Assessoria de Imprensa BC Convention

Infinity Blue Resort & Spa

3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DO CONDE COMEÇA NO FERIADÃO DE TIRADENTES



A 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde (Litoral Sul paraibano) tem início no próximo dia 21 (quinta-feira), feriado de Tiradentes. O evento deste ano vai contar com a participação de 21 restaurantes localizados nas praias de Coqueirinho, Carapibus, Tabatinga e Jacumã e acontecerá até o dia 8 de maio, data comemorativa do Dia das Mães. O objetivo dos empresários é incrementar o turismo durante a baixa estação e valorizar a gastronomia, associada à cultura para estimular a economia local, com geração de emprego e renda. 


Durante os 18 dias do Festival, os estabelecimentos inscritos apresentarão, além do seu cardápio diário, novas receitas especialmente preparadas para oferecer aos clientes um diferencial. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial do Conde (ACIC) com a parceria do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Sebrae-PB, iniciativa privada, entre outros.  O presidente da ACIC, André Neves, destacou que na edição de 2016 houve um aumento significativo no número de participantes (restaurantes), assim como nos dias do festival. “Passamos para 21 restaurantes e um período de 18 dias. No ano passado, foram 12 dias com a participação de 12 associados", afirmou. 

A expectativa dos organizadores do Festival é de que essa edição registre um aumento de mais 50 por cento na receita local comparada com o resultado do ano passado. Isto porque houve um acréscimo de 30% na receita dos equipamentos participantes no período em que aconteceu o evento gastronômico, “mostrando que o caminho é seguro e mais que esperado por todos”, afirmou André Neves. Ele acrescentou que no período do festival deverão surgir 50 novos empregos diretos. 


A apresentação do festival para empresários, imprensa e trade aconteceu nessa terça-feira (12), no restaurante Nord Hotel Luxxor Tabatinga, na Costa do Conde. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou do evento e reafirmou que a Estatal do Turismo está divulgando junto aos meios de comunicação do país e jornalistas especializados. A executiva ressaltou que, “toda iniciativa voltada para o fortalecimento do turismo e que movimenta o setor terá sempre o apoio da PBTur”. “Não tenho dúvidas de que esta terceira edição do festival no Conde irá repetir o sucesso dos anos anteriores”, afirmou. 


Ruth Avelino ressaltou ainda a importância da realização do Festival Sabores e Saberes como uma estratégia para fortalecer o segmento gastronômico. “É um evento que, sem dúvida alguma, vai proporcionar resultados positivos no aumento do fluxo turístico nessa região do Estado, que tem uma vocação turística”, observou, adiantando que o Litoral Sul é o segundo parque hoteleiro da Paraíba, com quase quatro mil leitos, é rico em belezas naturais e culturais, equipamentos turísticos e gastronomia. E arrematou: “O turista precisa saber que, além das belas praias, culinária, equipamentos turísticos, ele pode ir visitar um quilombo, conhecer a senhora que produz doces caseiros e dançar um Coco de Roda, por exemplo, produtos turísticos que estão sendo desenvolvidos para serem mais conhecidas pelos turistas”, disse. 

Durante o lançamento do Festival Sabores e Saberes do Conde, que faz uma homenagem ao Coco de Roda, foi realizada uma apresentação do Grupo de Coco de Roda Ipiranga do Gurugi (Comunidades Quilombolas do Conde) e de vídeos com a culinária da região e potencial turístico da região. 


Os pratos apresentados no Cardápio lançado são: Filé Mignon À Lá Beach Hotel, do Beach Hotel Jacumã; Conchiglione de Bacalhau, do Carpe Diem Restaurante Bar; Sertão Carpe diem, do Carpe Diem Burguer Gourmet; Espaguete Coqueirinho, do Tropicália Coqueirinho; Camarão a Coqueirinho, do Restaurante Canyon de Coqueirinho; Crepe Natureba, do Restaurante A Creperia; Mar de Tabatinga, do Restaurante Tulipas; Carne de Sol Arretado, do Púkaro Restaurante Regional; Dos Sabores, do Restaurante Self Service dos Sabores; Tijolinhos do Sertão, do  Restaurante Asa Branca; Sabores, da Pizzaria e Petiscaria Jacumã; Trio Mangaba, do Restaurante Mangaba; Peixe ao Molho Satî,do Restaurante Hotel Viking; Camarão á moda do Turek, do Restaurante Turek; Peixada á moda da casa, do Restaurante Peixada do Abílio; Medalhão em Crosta, do Restaurante Canaã; Muqueca á Coqueirinho, do Quiosque Coqueirinho; Camarão Marlin, do Quiosque Marlin; Meca Guajiru, do Quiosque Guajiru; Peixada Sertão Mar,do Quiosque Sertão Mar; Frango á Manaíra, do Restaurante Arca de Bilu.





DIA DA ALEGRIA É COMEMORADO NO BETO CARRERO WORLD


Nem a chuva atrapalhou a diversão de 6724 crianças que tiveram um dia diferente no Beto Carrero World, e participaram do 9º Dia Nacional da Alegria, comemorado nesta quarta-feira, 13 de abril. Diversas escolas de Penha e Instituições Filantrópicas, entre elas a UPPA, A União de Pais Pelo Autismo, do Paraná participaram.


De acordo com o Diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, é muito importante fazer com que as crianças tenham esse dia especial, estimulando a diversão e a cooperatividade. "Como o Beto dizia, a magia está nos olhos de cada criança que vem ao Beto Carrero World", finalizou.
De todas as idades, de pequenos a adolescentes, os participantes estavam na expectativa e super animados. O Dia da Alegria é um dia especial, em que o Beto Carrero World abre as portas do seu castelo especialmente para as crianças divertirem-se gratuitamente, e oferece um lanche durante o passeio, como é feito todos os anos. Ao final do dia, as crianças saíram com o sentimento que este dia promove, que é a alegria. 


O Dia da Alegria


A data é uma iniciativa do Sindicato Nacional de Parques e atrações Turísticas (Sindepat) e da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra). Em apoio à ação, o Beto Carrero World oferece um dia gratuito para as escolas e instituições cadastradas. Informações Beto Carrero World - Telefone: (47) 3261-2222


terça-feira, 12 de abril de 2016

BNT MERCOSUL - BUSINESS CENTER PARA EXPOSITORES E OPERADORAS, CAPACITAÇÃO, ATIVIDADES PARA O TRADE E MUITO MAIS !


Dias 20 e 21 de Maio, acontece a 22ª edição da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turísticos, na cidade de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. O evento já possui uma programação preliminar, que inclui: Visitas técnicas à empreendimentos turísticos das cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e Beto Carrero World.


A tradicional FEIRA DE NEGÓCIOS, no CENTREVENTOS – Itajaí, que Segundo os diretores da BNT, Geninho Goes e Jair Pasquini, para este ano são previstos 146 estandes, com 400 expositores, dentre hotéis, destinos turísticos, atrações, produtos e serviços voltados ao setor de turismo.


O BUSINESS CENTER, um espaço EXCLUSIVO para empresas privadas com estande que não sejam compartilhados onde, Operadoras do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru atenderão fornecedores da indústria turística com foco totalmente voltado para os negócios. Na pauta destes profissionais, estarão assuntos como tarifários, períodos para reservas e bloqueios e pacotes promocionais.


Em 2016, a BNT já possui grandes parcerias. Já foram confirmadas a participação de mais de 30 grupos de FAMTURS de agentes de viagens do Brasil e países vizinhos.


Além disso, o evento conta com APOIO do Ministério do Governo do Estado de SANTA CATARINA-, Prefeitura de ITAJAÍ, Prefeitura de BALNEÁRIO CAMBORIÚ, BETO CARRERO WORLD; A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Governo do Estado do MATO GROSSO DO SUL, Governo do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, COSTA VERDE & MAR, Governo do Estado do RIO GRANDE DO SUL, PARQUE UNIPRAIAS e INFINITY BLUE RESORT & SPA. 


“A BNT possui grandes parceiros. Nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e credibilidade, e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento dessa atividade econômica, divulgando cada dia mais destinos e serviços turísticos para um público qualificado.” Afirmam, Geninho Goes e Jair Pasquini – Diretores do Grupo BNT.


SALAS DE CAPACITAÇÃO acontecerão também durante os dois dias de Feira e por fim, a tão esperada entrega do prêmio campeões de vendas Beto Carrero, que certifica quem realmente tem movimento comercial. 


Confira a PROGRAMAÇÃO PREMILINAR com mais detalhes:

20 de Maio | Sexta–feira

Manhã – Chegada dos participantes – Visitas técnicas;

Das 15 às 19hs – FEIRA DE NEGÓCIOS e SALAS DE CAPACITAÇÃO – CENTREVENTOS ITAJAÍ

21 DE MAIO | Sábado

Manhã –  Visitas técnicas em hotéis e equipamentos turísticos;

Das 15 às 19hs – FEIRA DE NEGÓCIOS e SALAS DE CAPACITAÇÃO – CENTREVENTOS ITAJAÍ

20hs– Solenidade de entrega do prêmio CAMPEÕES DE VENDAS BETO CARRERO e coquetel de encerramento oferecido pelo BETO CARRERO WORLD  no empreendimento;

Das 08h30 às 13h –BUSINESS CENTER – Operadores e Fornecedores (Exclusivo para EXPOSITORES inscritos mediante regulamento específico do evento). 

22 DE MAIO | Domingo

Visita ao Beto Carrero World 

Interessados em participar do evento como expositores, devem entrar em contato através dos e-mails: 
Participantes podem se inscrever através do site: www.bntmercosul.com.br
Mais informações: +55 47 3367-1119 / 3367-9960.




FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino





ARTESANATO BRASILEIRO


A Espanha está de olho no artesanato brasileiro. É o que apontou a publicação espanhola Expreso - Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos, garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.   “A arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial no mercado turístico mundial no Brasil.

Barcelona - Clique na imagem para ampliá-la

Os espanhóis são o 6º maior emissor de turistas europeus para o Brasil, conforme o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2014, 166.759 visitantes deste País estiveram em terras brasileiras. A Embratur efetuou, neste 1º trimestre de 2016, importantes ações para potencializar este mercado. Dentre elas, estão: capacitação para 1.000 agentes de viagens espanhóis, parcerias com o trade, encontros bilaterais com o governo espanhol e reunião com representantes da OMT (Organização Mundial do Turismo) durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur. Foi inaugurado no dia 10 de março, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). De olho na Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, o objetivo do Sebrae foi ter um espaço para servir de vitrine da produção de qualidade da arte popular brasileira e como local de treinamento e qualificação dos empreendedores do setor.


VOOS INTERNACIONAIS


Com o dólar em alta, os estrangeiros estão fazendo e farão a festa no Brasil. Só para ser ter uma ideia, aumentou 289% o número de voos internacionais para o Rio de Janeiro entre 25 de julho e 21 de agosto deste ano – o que corresponde a 10 dias antes e a data do encerramento dos Jogos Olímpicos – na comparação com o mesmo período de 2015. São 45,4 mil viagens já agendadas nesse intervalo. Para a Paraolimpíada, a alta até agora é de 50% em relação ao ano passado, de 31 de agosto a 18 de setembro. O levantamento também destaca a ocupação hoteleira, que deve ficar acima de 208% para o período do mundial. A apuração mostra, ainda, que 63% dos visitantes internacionais com data de chegada prevista para antes das Olimpíadas, ficarão, em média, 14 dias na capital fluminense.

Feriadão chegando - A dica pra quem quer descanso no melhor hotel fazenda do Brasil, a dica é fazer a reserva correndo. Ainda existem algumas vagas. 

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Presidente da Embratur, Gilson Lira, apresenta ações da Embratur durante reunião da Frentur

A Embratur vai estreitar ainda mais o relacionamento com deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). O presidente da autarquia, Gilson Lira, destacou que entre ações bem sucedidas envolvendo o Instituto, a Frentur e o Ministério do Turismo, está a aprovação do projeto que isenta a necessidade de visto de turismo no Brasil, de julho a setembro, para os norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos. O presidente da Embratur disse que com a solução para o problema do visto e as outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo, além da parceria da Frentur e demais segmentos do trade, não tem dúvida quanto ao sucesso da Olimpíada Rio 2016.


Gilson Lira citou ainda os projetos que sugerem a criação das áreas especiais de interesse turístico e a abertura dos cassinos em resorts espalhados pelo País, apoiados pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, como exemplos de propostas que precisam contar com apoio da Frentur para aprovação no Congresso, nos próximos meses. O ministro do Turismo, Alberto Alves, também participou do evento. Na oportunidade, foram apresentadas as ações de promoção do Brasil no exterior e o processo de consolidação de novo posicionamento turístico no mercado internacional. Já em outubro, o Instituto foi responsável por palestra em defesa da abertura do Brasil para novos investimentos que aumentem a importância do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil, com potencial reconhecido internacionalmente.

Já pensou onde vai passar o feriadão de Tiradentes. Aqui outra dica fenomenal, pé na areia, extremamente exclusivo, no melhor resort de praia para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO


Os principais representantes do turismo gastronômico de países líderes mundiais deste setor, como Espanha, França, Japão e México, vão compartilhar suas experiências no Peru durante o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico que será realizado de 27 a 29 de abril no Centro de Convenções de Lima, sem nenhum custo, informou a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e Presidenta do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Verde-Álvarez. "Queremos que o nosso país se torne uma referência mundial de turismo gastronômico, no qual teremos neste importante evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), especialistas que têm colaborado para impulsionar este setor. Por exemplo, teremos a visita de Pierre Sanner, diretor da Missão Francesa do Patrimônio e da Cultura Alimentar (Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires), que teve o reconhecimento da gastronomia francesa como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO", disse a ministra.


O II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico terá acesso livre, prévia inscrição eletrônica, para participar de conferências e atividades paralelas. Chefs, operadores de turismo, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, associações gastronômicas e pesquisadores poderão assistir a essas palestras destinadas a promover a discussão e o papel que a gastronomia tem como eixo articulador do turismo. Interessados em participar podem inscrever-se através do link http://goo.gl/Cn270B ou tirar dúvidas pelo e-mail fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.


PREVISÃO DE NEVE


A previsão, segundo os meteorologistas é que aqui no Sul maravilha teremos um inverno muito rigoroso, com previsão de neve já para este outono. Aproveite e faça a sua reserva. Curta o frio na melhor localização de Gramado. Do ladinho da Rua Coberta.


EXPOBENTO


Depois do sucesso de estreia no ano passado, o Mesa ao Vivo volta à ExpoBento trazendo novos nomes de chefs nacionais famosos para harmonizar o cardápio da maior feira multissetorial do Brasil. Integrando a programação da 26ª edição da feira, que ocorre de 2 a 13 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o maior evento enogastronômico itinerante do país será realizado no Pavilhão A entre os dias 3 e 5 de junho, este ano trazendo como tema ‘Tradição X Modernidade: por uma cozinha afetiva, criativa e moderna’. Detalhes que farão parte da programação serão apresentados no lançamento programado para o dia 14 de abril, às 19 horas, no Senac BG.


Abraçada por estandes da indústria, comércio e serviços, a atração traz aulas práticas abertas aos visitantes com chefs de renome, valorizando os vinhos do Brasil e a gastronomia regional. Percorrendo o Brasil desde 2004, o Mesa ao Vivo não somente reúne chefs nacionais famosos como também enaltece talentos regionais num movimento de resgate e valorização de produtos locais por meio da execução de receitas remodeladas com o perfil da região. O resultado é um banquete aos sentidos com pratos que são degustados pelo público participante. As aulas práticas seguem numa cozinha aberta montada na área das vinícolas, permitindo ao público interagir com os grandes chefes. A programação, assim como na edição anterior, inclui, ainda, aulas de degustação de vinhos, porém com inovações. A agenda de Jantares Magno externos à feira será mantida, também com novidades.


Informações sobre inscrições e programação das aulas serão anunciadas no lançamento, assim como os nomes dos chefs nacionais e regionais confirmados. O projeto é uma ação conjunta entre a ExpoBento e a Prazeres da Mesa, que durante o evento estará produzindo ao vivo a revista na frente das pessoas, com circulação nacional, além de levar a cultura regional para todo o país. 


A diretora de Eventos da ExpoBento 2016, Magda Brandelli Zandoná, que já em 2015 acreditava na ampliação da adesão das vinícolas em razão do projeto, comemora o sucesso do Mesa ao Vivo, o que garantiu a permanência do evento na feira. 


Para o presidente da ExpoBento 2016, Rafael Fantin, incorporar à programação da feira um evento nacional é agregar atrações e valores que ampliam as possibilidades tanto para expositores quanto para visitantes. O Mesa ao Vivo tem o patrocínio da Tramontina, Senac BG, SEGH Região Uva e Vinho, Galvanotek e Giordani Turismo.


FESTURIS GRAMADO


Ao longo de seus 13 anos, a Rede Harbor de Hotéis foi sendo moldada ao mercado visando sempre a transparência, a ética, o respeito e o comprometimento com os resultados. A rede Harbor de Hotéis confirma presença na 28ª edição do FESTURIS Gramado. 


O Diretor Eduardo Zorzanello também me informa que foi excelente a reunião com a UGART - União Gaúcha dos Operadores de Turismo, que confirmou também confirmou participação no 28 FESTURIS! Na foto, com a Nirce e a Tatiana da Mercatur, com o Leonardo da Orion e com a Sabrina da Uneworld!


PROJETO “CHEF POR UM DIA” 

Clique na imagem para ampliá-la

Está dada a largada para o mais importante evento do ano no Wish Serrano Resort & Convention, unidade hoteleira da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Trata-se do Jantar dos 12 Chefs, uma comemoração especial para marcar o encerramento da temporada 2015 do projeto “Chef por Um Dia”, que se tornou um sucesso ao longo de dois anos de existência e que faz parte dos grandes eventos sociais da cidade. O jantar acontecerá no próximo dia 5 de maio, a partir das 19h00, no salão principal do centro de convenções do hotel. Os convidados serão recepcionados pelos grandes protagonistas da noite, sendo eles: Angela Raber Masotti, Angelita Foss Ecker, Bárbara Bertoja Bezzi, Bira Gil, Daniela Guimarães, Eduardo Lamarca, Eduardo Zorzanello, Guilherme Pretto, Jeremias Polidoro Pontalti, Jandira Tissot, Juliana Casagrande e Thiago Ruggieri.


Na ocasião, também será lançado o livro dos 12 Chefs, uma publicação especial com as delícias produzidas por eles ao longo da temporada, sendo um prato de cada um dos chefs, incluindo o passo a passo da receita, tempo de preparo, rendimento de porções e nível de dificuldade. O livro será vendido durante o evento e custará R$ 25,00. Toda a renda será revertida para as entidades “APAE Gramado” e “Vale a Pena Viver”. Para animar os convidados, o som ficará por conta da banda gaúcha Dublê (foto), formada por cinco integrantes que trazem ao palco muita MPB, samba, pop, rock, soul, entre outros ritmos dançantes. O hotel também preparou algumas surpresas para os anfitriões da noite. Uma delas é o transporte dos chefs até o centro de convenções do resort. Todos serão convidados a embarcar numa luxuosa limousine presidencial modelo Cadillac, com motorista particular, que faz parte do acervo do Super Carros, uma das grandes atrações turísticas de Gramado.   


ALPEN INTERACTIVE


Mesmo nos dias em que o tempo não ajuda na Serra Gaúcha, o Alpen Park é uma ótima alternativa pra quem procura entretenimento e turismo de aventura. Localizado em Canela (RS), o parque dispõe de várias atrações indoor para garantir diversão e adrenalina aos visitantes, e o Alpen Interactive, que aliando tecnologia e interatividade, é uma das atividades que mais se destaca no complexo. O simulador chama atenção por oferecer jogos em 5D, ou seja, além da projeção de imagens em 3D, a atração traz aos participantes o 4D, com tecnologia sensorial, que permite sentir, e ainda a quinta dimensão, que na indústria do entretenimento prevê a interação dos participantes. Importado da Bélgica, o Alpen Interactive é um equipamento no formato de um videogame em grande proporção e possibilita a interação dos jogadores com o filme e entre si, simulando uma competição. 


O jogo faz uma contagem de pontos de cada participante e no final divulga um ranking com os melhores, inclusive ilustrado por fotos dos participantes, que podem ser adquiridas no local. Ao todo, dezesseis pessoas podem participar ao mesmo tempo, cada um em uma poltrona e utilizando óculos de lente polarizada. A duração do jogo é de, aproximadamente, 5 minutos (mais informações em bit.ly/alpenint). O complexo do Alpen Park ainda conta com diversas atividades indoor para o entretenimento dos visitantes. Para os amantes de velocidade, o Alpen Race é uma atração imperdível. O jogo simula uma corrida a mais de 200 km/h, onde é possível desafiar os amigos em uma disputa com muita adrenalina. O Simulador Mini Rider é outro desafio que convida o participante a uma viagem inesquecível, passando por cenários surpreendentes. O Alpen Car, que reúne oito carrinhos de bate bate e o cinema 4D completam a lista de atividades em ambiente coberto do parque.

Melhor endereço italiano em Gramado 

WESTGATE RESORT


Quem renovou parceria com o maior Festival de Turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA foi o Westgate Resort, Fundado em 1982, que opera como um subsidiário da Central Florida Investments, Inc. (CFI), empregando 6.500 pessoas e tem se tornando a maior empresa privada na região da Florida Central. Começando com suas 16 unidades iniciais no Westgate Vacation Villas, o Westgate Resorts possui atualmente mais de 10.000 quartos em 28 resorts, com serviço completo em destinos de viagem inovadores por todo os Estados Unidos, como Orlando, Florida; Las Vegas, Nevada; Gatlinburg, Tennessee; Myrtle Beach, South Carolina; Park City, Utah; Williamsburg, Virginia; Miami, Florida; Branson, Missouri; Mesa, Arizona; Tunica, Mississippi; e muito mais. O Westgate Resorts estabeleceu níveis de especialização incomparáveis, em vendas, marketing e operações, em toda a indústria hospitaleira. 

Clique na imagem para ampliá-la

As propriedades do Westgate Resorts podem ser encontradas em uma diversidade de locais de férias. Não importa se você e sua família preferem explorar os parques temáticos de classe mundial, relaxar em praias de areia branca, caminhar nas montanhas, testar a habilidade em campos de campeonato de golfe, esquiar em montanhas de neve, desfrutar de jogos de cassino sem parar, visitar cidades históricas famosas, assistir a shows com o mesmo calibre da Broadway ou até mesmo passear a cavalo em um rancho autêntico.


Um dos maiores construtores de resorts do mundo, o Westgate Resorts oferece férias de luxo com preços acessíveis, acomodações de primeira classe e um serviço de atendimento ao cliente incomparável. Nossos resorts para famílias possuem uma grande variedade de acomodações para qualquer orçamento, desde quartos padrões e estúdios aconchegantes, até unidades espaçosas com quatro quartos. Todas as unidades confortáveis do Westgate Resorts possuem cozinhas ou quitinetes totalmente equipadas e a maioria das unidades oferecem sala com sofá-cama, móveis de couro, banheiras de hidromassagem e varandas ou pátios privados.


Além de oferecer unidades espaçosas e fácil acesso às atrações da região, a maioria das localizações do Westgate Resorts oferecem uma grande variedade de amenidades, tais como piscinas, banheiras de hidromassagem, restaurantes, mercadinhos, parques infantis, salas de jogos e atividades diárias para as crianças. Algumas propriedades do Westgate Resorts também possuem restaurantes premiados, spas de classe mundial e parques aquáticos cobertos. Muitos resorts também oferecem espaço para reuniões e serviços de Buffet, fornecendo o cenário ideal para reuniões familiares e de negócios, convenções, casamentos e grupos de estudantes.

Luciane Casagrande - Westgate Resorts, Claudio J S Junior – Festival JPA e Ana Flavia Medina – Kissimmee.

Falando nisso, o Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente no Visit Usa, o mais importante evento de turismo da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a convite de Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos e organizadora do evento. Na ocasião, o diretor Claudio J S Junior apresentou o evento para aproximadamente 40 empresas americanas, algumas já parceiras e expositoras do Festival JPA, como Disney, Visit Orlando, Universal Resort, Sea World e Westgate Resort. A edição 2016 do Visit USA em São Paulo, exclusiva para operadores e agências de viagens, contou ainda com vários destinos dos Estados Unidos, além de empresas de serviços turísticos, companhias aéreas, locadoras de veículos, parques e atrações.

Salinas Maragogi Resort - O melhor do Brasil

WORKSHOP IBEROSERVICE



Claudio JS Junior, também esteve presente no Workshop da Iberoservice Operadora, em Salvador, evento que aconteceu no último sábado (02). O FESTIVAL DE TURISMO JPA foi apresentado para mais de 200 agentes presentes, vindos da Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Além dos agentes participantes, o Festival foi apresentado para as empresas parceiras da Iberoservice, a exemplo da Brocker Turismo, CTS Chile, Egito, Ethiopian, Galaxia Group, Grand Mercure Summerville, Grand Palladium Imassai, Hover Tours, Knight Dubai, Porto Seguro Eco All Inclusive, Quality Travel Argentina, Real Classic Aracaju, Tourist Club Cruzeiro Grécia, Vila Gale Cabo All Inclusive e Wamos. A ação tem como objetivo captar novos possíveis expositores e aumentar o número de agentes convidados para a feira.


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CONVENTION DE JOÃO PESSOA


O sempre parceiro Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, que respeita o jornalista especialista em turismo e que trabalha de forma especializada para potencializar o “Destino Paraíba” para realização de Congressos, Eventos e Negócios, apresentou na última quinta-feira (07), os Resultados do Planejamento Estratégico para Captação de eventos internacionais realizados pela GainingEdge Consulting. A empresa GainingEdge Consulting é australiana e possui escritórios espalhados em quatro continentes, sendo especialista no mercado MICE [Meetings, Incentive, Congress, Exhibition], estudos de viabilidade para Centros de Convenções, planejamento estratégico, plano de marketing de destino, melhores práticas, branding, treinamento e desenvolvimento de habilidades de CVBs, tecnologia de inteligência da gestão empresarial.  Também é responsável pelo sucesso de conventions bureaux de importantes países do mundo, a exemplo da África do Sul, Espanha, Japão, EUA, Cingapura, Austrália, Canadá e Emirados Árabes.

Na foto o amigo Camilo (terno cinza) com a atual diretoria: Empresária Jussara Andrade (Andrade Eventos), Vice-Presidente: Hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira (Mussulo Resort), Hoteleira Manuelina Virgolino Hardman (Hotel Hardman), Presidente: Hoteleiro Camilo Juliani (Hotel Verdegreen), Empresária Elizia Lopes (Internacional Turismo) e Hoteleiro Fernando Souza (Hotel Tambaú)

A consultoria técnica vai construir estudos, análises regionais do turismo de eventos e negócios, além do cenário competitivo que desafiam os CVBs Latinoamericanos e o que se faz necessário para alcançar índices mais elevados de fechamento de negócios na indústria de eventos, eficiência e profissionalismo do turismo, apoio a economia do destino como um todo.  “Estamos empenhados em melhorar a capacidade da Paraíba para atrair grandes eventos de negócios internacionais e, paralelamente, passando por um momento importante na história de integração dos CVBs, abrindo espaço para o intercâmbio e a cooperação técnica com a América Latina”, destaca o presidente do Coventiion Bureau, Camilo Juliani.


 Para o executivo, a consultoria de Gary Grimmer é um grande sonho que concilia com a celebração dos dez anos da entidade, “marca que deve ser reconhecida pelo trabalho realizado até hoje, que vem fazendo a capital paraibana se posicionar com destaque na área de captação e sede de eventos”, destaca o hoteleiro Camilo Juliani.  Além do Convention Bureau de João Pessoa, foram selecionados ainda: CVBs Latinoamericanos a exemplo de: Medellín (Colômbia), Cartagena (Colômbia), Lima (Peru), León (México), Mendoza, (Argentina) e Quito (Equador).