terça-feira, 17 de maio de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



FESTIVAL DO CAMARÃO


A BNT Mercosul realiza nos dias 20 e 21 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero, a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos. Durante o evento, na sala de imprensa, ocorre o lançamento da 4ª edição do Festival do Camarão de Porto Belo. O Petit Comité está marcado para às 17h, nos dois dias de feira. Trata-se de um momento exclusivo para a imprensa. O Festival ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, em Porto Belo, cidade do Litoral Catarinense que fica a 50 km de Florianópolis.




O Festival do Camarão de Porto Belo reúne cerca de 40 mil pessoas todos os anos. Em 2016 o evento terá ampliação em sua sede e show nacional; a entrada e as atrações são gratuitas, bem como a caldeirada de frutos do mar. A BNT Mercosul conta com o apoio da, Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Clique na imagem para amplia-la

Já no dia 19, que antecede a abertura da BNT, o Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort do Sul do Brasil para famílias, bem pé na areia, recebe 400 convidados especiais do trade de turismo para o tradicional Feijão Amigo.



E no próximo feriadão, homenageia todos seus hospedes com a dupla Vitor & Leo que passarão o feriadão todo por lá, fazendo um show muito particular, exclusivo para os hóspedes, que poderão curtir todo o feriado com seus ídolos. Não sei se ainda tem vagas, em todo caso clique no baner para tentar a reserva.

Infinity Blue Resort & Spa

GASTRONOMIA BRASILEIRA EM LONDRES


Com o intuito de fortalecer a gastronomia brasileira como atrativo para incrementar o interesse dos turistas britânicos e importante ferramenta educativa sobre o destino Brasil para o trade turístico, a Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, apoiou através de parceria com a Embaixada do Brasil em Londres a realização da 1ª edição do festival Brazilian Taste Gastroshow, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio. Agentes de viagens e operadores de turismo do trade britânico tiveram a oportunidade de conhecer os destinos: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina através dos sabores e experiência com a culinária regional. Além disso, visitaram a exposição “UNESCO World Heritage Cities in Brazil”, que ficou disponível na Embaixada de 19 de abril a 11 de maio.


Estiveram no festival os profissionais radicados em Londres. São eles: Luciana Berry (Bahia), Julio Ketteley (Bahia), Lucianne Fraga (Minas Gerais) e Aline Quina (Mato Grosso). Do Brasil, foram: Fred Tibau (Rio de Janeiro), Eudes Assis (Estado de São Paulo), e o mestre cervejeiro José Honorato (Rio de Janeiro). Os workshops regionais apresentaram as cozinhas mineira, paraense, baiana, gaúcha, carioca, cearense e paulista. Além disso, foram apresentadas sobremesas brasileiras, como brigadeiro, bolo de rolo, bolo de mandioca com coco, beiju de tapioca com baba de moça, mousse de maracujá com calda de fava de baunilha e cravo. Também fizeram parte do cardápio espumantes e vinhos brasileiros, cerveja artesanal e cachaças.


MINISTÉRIO DO TURISMO


Henrique Eduardo Alves, reassumiu o posto de Ministro do Turismo a menos de 90 dias da Olimpíada. O ministro vai retomar agendas estratégicas que defendeu na sua primeira gestão à frente da pasta, como a criação de áreas especiais de interesse turístico, locais com licenciamento diferenciado e crédito facilitado para o investidor. A primeira gestão de Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo começou em 16 de abril de 2015. Em pouco menos de um ano no comando da pasta ministerial empenhou R$ 425,8 milhões para 678 projetos de infraestrutura turística em todas as regiões do Brasil. Outros R$ 554,6 milhões foram pagos para quase 4 mil obras em execução. No mesmo período, outros R$ 11 milhões foram destinados para apoiar eventos geradores de fluxos turísticos. Na divulgação dos destinos domésticos, foram investidos R$ 17,8 milhões. 


Agora só está faltando retornar a EMBRATUR o ex-presidente Vinicius Lummertz, a fim de que a máquina do turismo venha funcionar "redondinha". 


ABRAJET NACIONAL


Falando em mudanças, à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, já se movimenta para sua próxima eleição. Ao contrário do governo brasileiro, onde a presidente teve que ser "deletada", os confrade já se mobilizam em prol da candidatura dos jornalistas Luiz Pires do Tocantins e do confrade Evando Novak, de Santa Catarina. Presidente e vice. São profissionais extremamente competentes e que têm legitimidade, credibilidade e capacidade para fazer as transformações que a entidade necessita, em especial, no compromisso de que terão uma gestão plena com a participação de todos para todos, retomando o espírito de equipe e de gestão compartilhada. 


FESTIVAL JPA & PANROTAS NEXT


Como sempre, o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, vem com mais novidades. Desta vez a sexta edição do Festival apresentará algumas novidades para o trade. Uma delas é a realização do PANROTAS Next, que estará integrado a programação do segundo dia do evento. O PANROTAS Next são eventos inspirados no Fórum PANROTAS, mas com foco na praticidade, em dicas e ferramentas para o dia a dia dos profissionais da indústria de Viagens e Turismo, como agentes de viagens, operadores e hoteleiros. 


"Este ano, mais do que nunca, profissionais da indústria de viagens e turismo precisam inovar sob vários aspectos. Então, ter uma edição do PANROTAS Next dentro do Festival do Turismo de João Pessoa contribuirá muito com o conteúdo que iremos oferecer aos visitantes", afirmou o diretor comercial do Festival, Claudio Junior.


"É um prazer levar o PANROTAS Next para João Pessoa, ainda mais em parceria com um dos principais eventos do turismo na região. Estamos preparando uma programação bem especial. Pedimos que os interessados em participar fiquem ligados em nosso site, pois abriremos em breve as inscrições e o número de vagas é limitado”, disse o diretor da PANROTAS, Guilherme Alcorta.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB


FESTURIS NO PANAMÁ


Diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello está no Panamá realizando reuniões de prospecção e segue para o Peru nesta sexta-feira, acompanhado da sua Juliana Zorzanello. Nesta quarta-feira, Eduardo reuniu-se com representantes do governo daquele país visando a participação do destino como expositor na feira de negócios para o Turismo. Eduardo foi recebido na ATP - Autoridade de Turismo do Panamá, por Delia Moore, gerente de congressos e convenções, e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.

Delia Moore, gerente de congressos e convenções, Eduardo Zorzanello e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais

"O trabalho aqui no Panamá está bem produtivo, o FESTURIS tem muito a crescer no mercado de Centro América, possibilitando a divulgação dos destinos e fomentando a realização de novos negócios", analisa o executivo. Na agenda são dez reuniões com entidades, hotéis e Tour Operators. Nesta sexta-feira, Eduardo viaja para Lima, onde no sábado participa da feira Peru TRAVEL Mart.

Melhor endereço gastronômico italiano em Gramado

GIGANTE DE PORTUGAL NO FESTURIS


Na quinta geração e uma das marcas mais importantes do turismo mundial, a Abreutur Operadora, fundada na cidade de Porto (Portugal), em 1840, está confirmada como marca expositora do FESTURIS 2016 em Gramado. Uma marca tão tradicional para o mercado turístico mundial não poderia estar fora da feira de negócios que ocorre em novembro deste ano. A Abreu está intimamente ligada ao Brasil,desde a sua fundação, e é hoje a mais antiga operadora do mundo, e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal com mais de 130 unidades.


TURISMO EM DEBATE


Grupo Brocker Turismo, com 21 anos de atuação no mercado turístico da região participou no último dia 28 de abril do projeto “Turismo em Debate” para alunos do curso de Turismo da Universidade Feevale em Novo Hamburgo. A palestra foi ministrada pela diretora geral da empresa, Adriane Brocker Boeira e abordou assuntos como histórico, produtos, estratégias, planos futuros e a implantação do BusTour – ônibus turístico oficial de Gramado e Canela.


A atividade contou ainda com a participação de Lívia Fortes, ex-aluna da universidade e que desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema: ÔNIBUS TURÍSTICOS: UM ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS PARA O TURISTA E CONTRIBUIÇÕES PARA O TURISMO DE GRAMADO E CANELA/RS com o BusTour como fonte de pesquisa.


“Ficamos honrados com o convite para a participação desta atividade acadêmica da universidade Feevale: apresentar nossa empresa para alunos do curso de turismo foi muito importante, pois muitos estudantes serão profissionais do futuro com muito a agregar para o crescimento e desenvolvimento do mercado e região como um todo.” Destaca Adriane Brocker Boeira, diretora geral do Grupo Brocker Turismo.

PEREGRINA DE APARECIDA 


Em 2017 o Brasil deve ter uma grande celebração pelos 300 anos de Aparecida do Norte em São Paulo. A festa reunirá fiéis de todo o mundo no interior de São Paulo. O Santuário Nacional, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, é o maior centro de peregrinação da América Latina. Existe a possibilidade da visita do Papa Francisco para as comemorações. O complexo possui Basílica com um grande centro comercial, um auditório, parque de diversões, estacionamento, hotel e centro de ventos.


Nesta semana o Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio, junto com as representantes Patrícia Garcia e Aline Costa estão em Gramado e aproveitaram para uma visita ao escritório da empresa que criou e organiza o Festival Internacional de Turismo, a Rossi & Zorzanello. Em reunião com a gerente Comercial do FESTURIS, Rose Ott, ficou definida a participação do complexo de Aparecida na feira deste ano. Aparecida estará nos espaços Mice e de Turismo Religioso, em destaque. "A minha presença em Gramado foi para estreitar laços com a cidade de Gramado e o Rio Grande do Sul, falando dos nossos projetos e comemorações dos 300 anos do encontro da imagem. Nosso desejo é estar no FESTURIS falando da nossa estrutura, centro de ventos, hotel, e marcar este momento importante inclusive trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora para a feira", destacou o padre Jorge Paulo.


A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Hotel Cercano, o melhor e mais central endereço em Gramado

CAFÉ COLONIAL


Você que está em Gramado ou vai curtir o próximo feriadão em Gramado, aqui vai uma ótima dica. Eu não deixo de bater meu ponto no Café Colonial Bela Vista. Só para você ter uma ideia do que é tradição, o café colonial começou a temperar a história da cidade há 43 anos, quando foi fundada a primeira sede do Bela Vista. Mais de 80 delícias servidas à mesa. No Bela Vista, você encontra a paisagem ideal para quem quer mais água na boca. Receitas selecionadas especialmente para comer com os olhos e encher o paladar de sabor.


16 CHEFES NO MESA AO VIVO 


O menu de chefs que conduzirão as 14 aulas do Mesa ao Vivo na ExpoBento 2016, de 3 a 5 de junho, já está completo. Além dos nacionais Dalton Rangel, Flávia Quaresma, Juarez Campos, Marcos Livi e Mônica Rangel, também estão confirmados os regionais Adriano Farina, Altemir Pessali, César Brandelli, Charlie Tecchio, Felipe Reginato Biondo, Jamur Bettoni, Laércio Vesterlund, Luis Yagui, Odete Bettu, Rodrigo Bellora e Vicente Lovera. O time tem o desafio de interagir com o público, levando os participantes a fazer uma viagem pelos sentidos. Alguns atuarão em dobradinha em aulas temperadas. As aulas práticas serão realizadas numa cozinha aberta montada na área das vinícolas, permitindo ao público interagir com os chefs.


Como numa arena, o Mesa ao Vivo será abraçado por estandes da indústria, comércio e serviços por todos os lados, dividindo espaço com vinícolas da Serra Gaúcha, valorizando os vinhos do Brasil e a gastronomia regional. Também faz parte do ambiente uma ampla sala para cursos de degustação de vinhos e espumantes, experiência que este ano poderá ser vivida por 50 apreciadores, praticamente dobrando as vagas oferecidas em 2015, que eram 28. Enólogos das vinícolas expositoras conduzirão os cursos, além do editor chefe da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho. A edição do Mesa ao Vivo em Bento Gonçalves é uma realização conjunta entre a ExpoBento 2016, o CIC/BG e a Revista Prazeres da Mesa. As inscrições poderão ser feitas pelo site da feira (www.expobento.com.br) a partir do dia 16 de maio.


QUEIJOS, SALAMES & DOCE DE LEITE


E olha que aqui mesmo em Florianópolis, na fiscalização no aeroporto, de madrugada, quando retornava de Ushuaia, "meteram a mão" em meus dois potes de doce de leite Ilolay e um queijo grande, também da Ilolay, especialmente para ralar, alegando que poderia trazer mal ao país (????). Os produtos estavam devidamente lacrados e certificados pelos órgãos argentinos. Perguntei se os fabricantes argentinos costumavam colocar seus produtos na prateleira, lacrados e impróprios para o consumo? O sujeito não sabia responder. Apenas seguia regras. Era uma regra pra lá de estúpida. Pra garantir que os produtos seriam incinerados, os abri e coloquei o dedo dentro, quanto ao queijo, nem precisei fazer, ele mesmo passou a faca no produto. Se estava infectado, por que fez aquilo ao ar livre?


Finalmente essa sandice acabou. Agora nos brasileiros que estamos chegando do exterior e os turistas estrangeiros que estão vindo nos visitar já podem trazer na bagagem itens como queijo, salame, doce de leite e pescado. Nova norma federal instituída nesta terça-feira (10) passou a autorizar ao ingresso no Brasil de produtos de origem animal. Antes, apenas os produtos processados de origem vegetal tinham autorização de ingressar no país com os viajantes. Somente agora, pasmem, depois de imensuráveis anos, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a nova normativa cria classificação de "risco insignificante" para esses produtos e traz melhorias no processo de fiscalização do trânsito internacional, que terá foco em produtos de maior risco.


Para burlar o raio x, eu comprava queijo ralado em saquinhos e espalhava pelas malas. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, a falta de regulamentação era o que impedia o ingresso dos produtos no país. “Fizemos o alinhamento aos procedimentos internacionais de trânsito de bagagens. Isso não trará nenhum prejuízo para a defesa agropecuária.” Para entrar no território nacional os produtos precisam estar acondicionados em sua embalagem original, com rotulagem que permita sua identificação e origem. A entrada destes produtos está limitada, no entanto, de 5 quilos a 10 quilos por pessoa, dependendo do produto.


MATO GROSSO É AZUL


A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (12) que a partir do próximo mês começa a operar voos para a cidade de Sorriso três vezes por semana e no segundo semestre para Barra do Garças diariamente. A decisão da companhia veio 20 dias após o governador do Estado, Pedro Taques, ter sancionado a Lei do Voe MT (Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional),que visa estimulara implantação e a expansão de linhas aéreas no Estado. Pelo Voe MT as companhias aéreas podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação. O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os novos voos da Azul serão operados em duas grandes regiões polos do Estado, uma do agronegócio e outra do turismo, o que significa geração de emprego e renda para esses municípios e para o Estado.


O secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, destacou o desenvolvimento do turismo para a região de Barra do Garças. “Com esses voos diários encurtaremos distâncias. Isso significa desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população da região”.
O diretor de expansão da Azul, Ronaldo Veras, disse que sem o Voe MT, a empresa não teria tomado a decisão de operar esses dois destinos. “O programa significa a sustentabilidade desses voos. Hoje o combustível representa mais de 40% nos custos de operação. Esses incentivos vieram para abrir as portas para as companhias que desejavam operar novas linhas”, disse. O programa Voe MT visa fomentar e democratizar o modal de transporte aéreo e diversificar as cidades a serem atendidas com voos regulares.

Cilene Del Faro, o hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia

segunda-feira, 16 de maio de 2016

BNT MERCOSUL MOSTRA FORÇA ECONÔMICA DO TURISMO PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Bolsa de Negócios Turísticos, evento em Santa Catarina, recebe 7 mil profissionais do setor todo ano


A indústria de viagens e turismo gerou 3,1 milhões de empregos em 2014, cresceu 2,5% em 2015, e tem uma previsão de alcançar a marca 3,7 milhões até 2025. Nesse cenário de números promissores atua a BNT Mercosul, a Feira de Negócios Turísticos de Santa Catarina.


Realizado há 22 anos, o evento que reúne profissionais da indústria de viagens é responsável por grande parcela desses números; pelo menos 7 mil profissionais visitam a feira todos os anos, provenientes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. Cidades e estados que sediam um evento como a BNT Mercosul, recebem uma promoção junto aos profissionais multiplicadores de turistas, o que representa fomento direto na economia a longo prazo.


O investimento de capital do Brasil para o setor chegou a R$ 62,9 bilhões em 2015, número que era de R$ 48 bi em 2009, e deve quase dobrar nos próximos dez anos. Outro dado que demonstra a importância de eventos como a BNT são os gastos do brasileiro viajando dentro do próprio país, esse valor alcançou R$ 308,8 bilhões em 2015, e deve superar a marca dos R$ 400 bi até 2025.


O profissional brasileiro tem presença em peso, todos os anos na Bolsa de Negócios Turísticos. São 297 cidades de 20 estados, segundo relatório de 2015, número que deve se repetir em 2016, nos dias 20 e 21 de maio, quando acontece a feira. No Brasil, a contribuição total da indústria do turismo movimenta R$ 8,8 bilhões em empregos, o quinto maior do mundo, muito acima da média, que é de R$ 2 bilhões.

Jair Pasquini - Diretor de Negócios da BNT

Outros países do Mercosul, presentes na BNT, compartilham de números promissores. A Argentina tem uma contribuição total de R$ 1,6 bilhões em empregos, ocupando o 26 lugar, enquanto o Chile soma R$ 720 milhões, na 44 posição. Os dois países representam 22% dos profissionais participantes da Feira Catarinense.

Geninho Goes - Diretor Geral da BNT MERCOSUL

Em maio, a BNT Mercosul chega à sua 22ª edição em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. Os diretores, Geninho Goes e Jair Pasquini esperam resultados positivos para 2016, e projetam um crescimento de 48% até 2025 por acreditarem na sede do evento, um local amplo e que pode atrair grande número de expositores. A equipe BNT acredita que as feiras de turismo têm vida longa, pois o contato B2B segue importante no segmento, e os eventos representam grandes oportunidades de negócios.

Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa, que recebe o trade no dia 19, para o Feijão Amigo e o Presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky

Clique na imagem para ampliá-la

A BNT Mercosul conta com o apoio da Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.



Mais informações pelo email imprensa@bntcomunica.com.br. Participantes podem se inscrever através do site: www.bntmercosul.com.br. Acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook.com/BNTBR, e no Instagram pelo perfil @bntmercosul. 


sexta-feira, 13 de maio de 2016

ELEIÇÃO ABRAJET NACIONAL

ELEIÇÃO ABRAJET NACIONAL


A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, já se movimenta para sua próxima eleição. Ao contrário do governo brasileiro, onde a presidente teve que ser "deletada", os confrades já se mobilizam em prol da candidatura dos jornalistas Luiz Pires do Tocantins e do confrade Evando Novak, de Santa Catarina. Presidente e vice. São profissionais extremamente competentes e que têm legitimidade, credibilidade e capacidade para fazer as transformações que a entidade necessita, em especial, no compromisso de que terão uma gestão plena com a participação de todos para todos, retomando o espírito de equipe e de gestão compartilhada. A ABAV-SC, aplaude a iniciativa de ter um catarinense na ABRAJET NACIONAL. 


MUITOS OBRIGADOS



Em primeiro lugar é tanta gente pra agradecer, é tanta gente que teve a bondade, a gentileza, a paciência de parar um pouquinho o que estava fazendo para me desejar Feliz Aniversário, quer por telefone, face, skype, twitter, msn, instagran, linkedin, ... Feliz da vida trato de agradecer. Isso se chama GRATIDÃO. Lembrar de alguém é ser grato. Agradecer a quem se lembra da gente é UM ATO DE GRATIDÃO MAIOR AINDA. Não aqueles parabéns em nome da firma, em nome disso ou daquilo. Parabéns é pessoal, intransferível, único, coisa de amigo mesmo. 


Num dos livros da Susan Sontag, sobre ter alguns anos a mais é que, conforme a gente envelhece, você se sente melhor como pessoa: Vai ficando mais livre, maduro, sábio (as vezes nem tanto, caímos em alguns contos da carochinha ainda, faz parte, acreditarmos em demasiado a quem não merece o mínimo crédito). 

O problema de tudo isso é que o corpo não acompanha. E olha que corro, malho, nado, pedalo no mínimo 20/40 km diariamente e nos finais de semana 50, 60, 70, 100 ... Mas, infelizmente o corpo insiste em não nos acompanhar, ele faz o caminho inverso. Envelhecer é uma sensação de rejuvenescer internamente. Hoje percebo que tenho um lado muito mais jovem e mais livre do que quando eu tinha 20 anos. Hoje eu posso mais, digo mais não do que sim, escolho o que quero, não me importo com o que os outros pensam ou deixam de pensar. Prefiro ser íntegro. Dna. Lourdes, que foi uma mãe pra mim, toda hora me perguntava: Quando é que você vai crescer? E eu respondia: Nunca !

Por outro lado, a vida nos diz o contrário. Acredito que, ao longo desse tempo, fui tentando fazer escolhas que tivessem a ver comigo. Algumas eu consegui, outras não; outras não me deixaram fazer, me obrigaram a optar e eu não faço nada obrigado. De algumas eu me arrependo, mas sempre afirmei que prefiro me arrepender do que fiz do que daquilo que deixei de fazer. E a vida é assim, continuo aprendendo com ela, mas sem muita paciência pra gente chata, má, perversa, falsa. 

Tornar-se um adolescente mais maduro, feito eu, é bom e é cruel, pois aqueles que me olham apenas por fora conseguem apenas enxergar apenas uma proteção de tela, não conhecem o meu HD interno e o quando de terabytes de memória tenho. Por onde fui, onde andei, o que sonhei e ainda sonho... Envelhecer na real não tem bom ou ruim, é a vida. Não tem uma escolha. Não adiantam plásticas, botox, maquiagens.. o maior envelhecimento, o de verdade, vem de dentro para fora. Por isso sou adolescente, todavia chegando perto do fim, porque a máquina vai parando. Ao mesmo tempo, quando vejo Mick Jagger, aos 72 anos no palco, a Bethânia, o Caetano, chego a conclusão que o palco da vida, isto é, estar atuando, viajando, vivendo..., é um ótimo lugar para envelhecer. Vê-los com aquela energia, correndo no palco, de um lado para outro, com suas rugas, com a idade deles, mas potentes. É assim que eu quero envelhecer: No palco da vida sendo útil e dando meu recado. Quando eu parar é porque passei para o outro lado da vida, quando pegarei um outro modelo de corpo, zero quilômetro, e retornarei para continuar minhas viagens, que são eternas. O bom mesmo é vivenciar todos esse momentos e poder dividir com todos.

Do alto desses meus poucos 56 anos, deixo algumas dicas: Nesse mundo de altos e baixos que estamos vivendo, muitas vezes, não sem razão, nos sentimos por baixo. Tem horas que temos quase a certeza de que tudo está perdido ou que nós estamos completamente perdidos na multidão sem entender nada do que está acontecendo. Não nos encaixamos nessa realidade. Achamos que tudo está diferente e que as pessoas estão cada vez mais cruéis, cada vez mais egoístas, perversas, cada vez mais em seus próprios mundos, mundos esses onde impera o "cada um por si e Deus por todos". 

Mas preste atenção. Isso é momentâneo desde que você saia dessa vibração negativa, que você nade além dessa correnteza, desde que você tome de fato uma atitude positiva. Mude seu jeito negativo de ser e de ver as coisas. Deixe de criar tantas manias e tantas crendices. Deixe de acreditar nos outros e passe a acreditar em você mesmo. Mude seu jeito para que sua vida não seja insignificante ou torne a vida dos outros insignificante, o que é um um erro maior ainda. Um karma extremamente desnecessário. 

Comece perdoando, ou pelo menos tente, assim como eu, um dia a gente consegue, perdoando erros que você jamais perdoaria. Troque as pessoas insubstituíveis por gente mais leve, mais solta, gente mais sem preconceito e conceitos pré-estabelecidos, baseados no que os outros pensam/dizem ou deixam de pensar/dizer. Esse apego desnecessário a pessoas que não te fazem bem, muito pelo contrário, está completamente obsoleto, sem noção, sem lógica e sem razão. Nada e nem ninguém são insubstituíveis. 

Aceite a decepção que os outros lhe causaram. Geralmente vem da pessoas que você menos espera. Aceite para que você também seja aceito. Sim, exatamente isso, pois nós também, inevitavelmente já decepcionamos alguém, até sem querer. 

Antes de reagir por impulso, numa verdadeira explosão (estou treinando), respire fundo e depois aja, fale, ... geralmente, mais tarde, de cabeça fria, você perceberá que realmente não era tão sério e nem valia a pena. 

Ame profundamente, de rizadas escancaradas, abrace sem limites (dizem que precisamos de 10 abraços por dia para termos  nossas energias equilibradas. Geralmente eu não consigo dar e nem receber nenhum. As pessoas se fecham. Proteja pessoas queridas, faça cada vez mais amigos. Pule de felicidade e não teta medo de vivenciar momentos e de quebrar a cara. Se quebrar, encare com leveza. Se perder momentaneamente alguém nesta vida, sofra comedidamente. 
Vá em frente, pois como vários sábios já disseram, inclusive repetia sempre, o saudoso Chico Xavier: Tudo passa! 

Mas sobretudo não seja alguém que apenas passa pela vida. Viva, mas viva intensamente, não importa a tua idade ou a diferença de idade. Abrace o mundo com a devida paixão que ela merece. Se perder, perca com classe. Se vencer; comemore! A vida é uma verdadeira aventura. 

O mundo é de quem se atreve a ser feliz e sem preconceito. Aproveite cada segundo dessa grande aventura que é viver. A arte de viver está exatamente nos detalhes. Desta maneira você viverá mais facilmente. 

Muito obrigado por lembrarem-se de mim. 

​Na Antártica, sou até mush !

Jeff, sem a menor intenção de chegar aos 80 com um carro velho, rzzzzz

quinta-feira, 12 de maio de 2016

GRUPO BROCKER TURISMO NO PROJETO "TURISMO EM DEBATE" DA UNIVERSIDADE FEEVALE


Operadora de turismo receptivo da Serra Gaúcha apresentou a história e realidade atual da empresa para alunos do curso de turismo


Grupo Brocker Turismo, com 21 anos de atuação no mercado turístico da região participou no último dia 28 de abril do projeto “Turismo em Debate” para alunos do curso de Turismo da Universidade Feevale em Novo Hamburgo.
A palestra foi ministrada pela diretora geral da empresa, Adriane Brocker Boeira e abordou assuntos como histórico, produtos, estratégias, planos futuros e a implantação do BusTour – ônibus turístico oficial de Gramado e Canela.


A atividade contou ainda com a participação de Lívia Fortes, ex-aluna da universidade e que desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema: ÔNIBUS TURÍSTICOS: UM ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS PARA O TURISTA E CONTRIBUIÇÕES PARA O TURISMO DE GRAMADO E CANELA/RS com o BusTour como fonte de pesquisa.


“Ficamos honrados com o convite para a participação desta atividade acadêmica da universidade Feevale: apresentar nossa empresa para alunos do curso de turismo foi muito importante, pois muitos estudantes serão profissionais do futuro com muito a agregar para o crescimento e desenvolvimento do mercado e região como um todo.” Destaca Adriane Brocker Boeira, diretora geral do Grupo Brocker Turismo.


FESTURIS EXPANDE NEGÓCIOS NO PANAMÁ


Diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello está no país realizando reuniões de prospecção e segue para o Peru nesta sexta-feira, acompanhado da sua Juliana Zorzanello. 


O diretor do FESTURIS - Festival Internacional de Turismo, Eduardo Zorzanello, está no Panamá em viagem de negócios visando a realização da feira que ocorre em novembro no Brasil. Nesta quarta-feira, Eduardo reuniu-se com representantes do governo daquele país visando a participação do destino como expositor na feira de negócios para o Turismo. Eduardo foi recebido na ATP - Autoridade de Turismo do Panamá, por Delia Moore, gerente de congressos e convenções, e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.

Delia Moore, gerente de congressos e convenções, Eduardo Zorzanello e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.

"O trabalho aqui no Panamá está bem produtivo, o FESTURIS tem muito a crescer no mercado de Centro América, possibilitando a divulgação dos destinos e fomentando a realização de novos negócios", analisa o executivo. Na agenda são dez reuniões com entidades, hotéis e Tour Operators. Nesta sexta-feira, Eduardo viaja para Lima, onde no sábado participa da feira Peru TRAVEL Mart. 


KUROTEL NA CELEBRAÇÃO DO DIA DO BEM-ESTAR - GLOBAL WELLNESS DAY 2016


Mais de 100 países participarão do Dia Mundial do Bem-Estar 2016, que no Brasil conta com as embaixadoras Rochele e Mariela Silveira, sócias do Kurotel

O sábado, dia 11 de junho, marcará o 5º ano das celebrações do “Global Wellness Day”. O GWD ou em português Dia Mundial do Bem-Estar é um projeto social mundial, sem fins lucrativos, que visa conscientizar e motivar as pessoas a viverem melhor através de uma reflexão de como podem ter uma vida mais saudável e com mais significado.


No Brasil, as irmãs Rochele e Mariela Silveira, sócias diretoras do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa são as embaixadoras pelo segundo ano consecutivo, engajando pessoas e promovendo ações com esta finalidade. Unindo forças os embaixadores e apoiadores de diferentes países ajudam o movimento transcender fronteiras.  “O mundo precisa de pessoas que voluntariamente auxiliem o próximo a viver melhor e que dediquem uma pequena parte do seu tempo para espalhar esta sábia mensagem”, comenta Rochele Silveira.


O projeto foi lançado em 2012 na Turquia, pela Belgin Aksoy, que instituiu a data para chamar a atenção de todos para uma vida saudável e trazer a consciência do valor da vida, mesmo que seja apenas por um dia do ano.  “Viver bem é uma necessidade básica de todo ser humano nesse planeta,” explica Belgin Aksoy. “Para lidarmos com problemas globais como depressão e levar a uma vida mais saudável e feliz, precisamos de um começo inspirador. Esse começo chama-se Global Wellness Day.”


Serão mais de 70 embaixadores realizando ações gratuitas relacionadas ao bem-estar em mais de 100 países concomitantemente. Estão planejadas aulas de yoga, pilates, workshop de danças, caminhadas em grupo, sessões de meditação, orientações nutricionais, com o objetivo de conscientizar cerca de 250 milhões de pessoas pelo mundo. A cidade de Gramado, eleita como melhor destino do Brasil pelo Trip Advisor, considerada referência por sua limpeza, organização e ações de bem receber seus turistas, mais uma vez será modelo realizando o evento do Dia Mundial do Bem Estar com o intuito de auxiliar cidadãos e turistas a terem hábitos de vida mais saudáveis que poderão transformar suas vidas para melhor. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 a depressão deverá afetar mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, por isso o Dia Mundial do Bem-Estar pode ser um impulso inspirador para mudar hábitos ou fatores que podem estar relacionados a este problema como estresse, má alimentação, dormir pouco, obesidade, etc.     

          
Com o slogan ‘Um dia que pode mudar a sua vida. I Say Yes! Eu digo sim!’ o movimento adquire cada vez mais força e mobiliza diversas pessoas a dizerem SIM a uma vida mais saudável. Mesmo que a data seja celebrada oficialmente em um dia, as ações ocorrem durante todo o ano, já que o objetivo é auxiliar pessoas a cuidarem de sua saúde de forma preventiva, mudando pequenos hábitos de vida que poderão levar a resultados duradouros. 

A importância de viver bem é ilustrada dentro do Global Wellness Day através do MANIFESTO DE 7 PASSOS:

Pessoas interessadas podem ajudar a causa compartilhando os 7 passos em suas redes sociais, informando seus amigos, funcionários e sua comunidade ou ainda de inúmeras formas criativas. Para mais informações entre em contato com o movimento no Brasil (globalwellnessdaybrasil@gmail.com). Curta a fan page www.facebook.com/GlobalWellnessDayBrasil/  e o Instagram www.instagram.com/GLOBALWELLNESSDAYBRASIL/ e acompanhe as celebrações desta data. Diversas empresas na área de hotelaria, fitness, farmácia, clínica, alimentação saudável, etc, já estão engajadas neste projeto. Da mesma forma artistas, blogueiros e empresários muito conhecidos no País. 


quarta-feira, 11 de maio de 2016

FESTIVAL JPA & PANROTAS NEXT


Como sempre, o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, vem com mais novidades. Desta vez a sexta edição do Festival apresentará algumas novidades para o trade. Uma delas é a realização do PANROTAS Next, que estará integrado a programação do segundo dia do evento. O PANROTAS Next são eventos inspirados no Fórum PANROTAS, mas com foco na praticidade, em dicas e ferramentas para o dia a dia dos profissionais da indústria de Viagens e Turismo, como agentes de viagens, operadores e hoteleiros. 


"Este ano, mais do que nunca, profissionais da indústria de viagens e turismo precisam inovar sob vários aspectos. Então, ter uma edição do PANROTAS Next dentro do Festival do Turismo de João Pessoa contribuirá muito com o conteúdo que iremos oferecer aos visitantes", afirmou o diretor comercial do Festival, Claudio Junior.


“É um prazer levar o PANROTAS Next para João Pessoa, ainda mais em parceria com um dos principais eventos do turismo na região. Estamos preparando uma programação bem especial. Pedimos que os interessados em participar fiquem ligados em nosso site, pois abriremos em breve as inscrições e o número de vagas é limitado”, disse o diretor da PANROTAS, Guilherme Alcorta.


IMAGEM PEREGRINA DE APARECIDA ESTARÁ EM GRAMADO

IMAGEM PEREGRINA DE APARECIDA ESTARÁ EM GRAMADO EM COMEMORAÇÃO AOS 300 ANOS DO ENCONTRO DA IMAGEM NO BRASIL

Participação do complexo de Aparecida no FESTURIS antecede comemorações de 2017. Evento deverá ter a participação do Papa Francisco


Em 2017 o Brasil deve ter uma grande celebração pelos 300 anos de Aparecida do Norte em São Paulo. A festa reunirá fiéis de todo o mundo no interior de São Paulo. O Santuário Nacional, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, é o maior centro de peregrinação da América Latina. Existe a possibilidade da visita do Papa Francisco para as comemorações.
O complexo possui Basílica com um grande centro comercial, um auditório, parque de diversões, estacionamento, hotel e centro de ventos.


Nesta semana o Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio, junto com as representantes Patrícia Garcia e Aline Costa estão em Gramado e aproveitaram para uma visita ao escritório da empresa que criou e organiza o Festival Internacional de Turismo, a Rossi & Zorzanello. Em reunião com a gerente Comercial do FESTURIS, Rose Ott, ficou definida a participação do complexo de Aparecida na feira deste ano. Aparecida estará nos espaços Mice e de Turismo Religioso, em destaque. "A minha presença em Gramado foi para estreitar laços com a cidade de Gramado e o Rio Grande do Sul, falando dos nossos projetos e comemorações dos 300 anos do encontro da imagem. Nosso desejo é estar no FESTURIS falando da nossa estrutura, centro de ventos, hotel, e marcar este momento importante inclusive trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora para a feira", destacou o padre Jorge Paulo.


A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.
O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


TURISTAS E ESTRANGEIROS JÁ PODEM TRAZER QUEIJOS, SALAMES E DOCES DE LEITE AO BRASIL

FINALMENTE NÓS PODEMOS VOLTAR AO BRASIL COM QUEIJO, SALAME E DOCE DE LEITE ARGENTINOS

Nova norma autoriza ingresso de produtos de origem animal na bagagem. Antes, apenas processados de origem vegetal tinham autorização


E olha que aqui mesmo em Florianópolis, na fiscalização no aeroporto, de madrugada, quando retornava de Ushuaia, "meteram a mão" em meus dois potes de doce de leite Ilolay e um queijo grande, também da Ilolay, especialmente para ralar, alegando que poderia trazer mal ao país (????). Os produtos estavam devidamente lacrados e certificados pelos órgãos argentinos. Perguntei se os fabricantes argentinos costumavam colocar seus produtos na prateleira, lacrados e impróprios para o consumo? O sujeito não sabia responder. Apenas seguia regras. Era uma regra pra lá de estúpida. Pra garantir que os produtos seriam incinerados, os abri e coloquei o dedo dentro, quanto ao queijo, nem precisei fazer, ele mesmo passou a faca no produto. Se estava infectado, por que fez aquilo ao ar livre?


Finalmente essa sandice acabou. Agora nos brasileiros que estamos chegando do exterior e os turistas estrangeiros que estão vindo nos visitar já podem trazer na bagagem itens como queijo, salame, doce de leite e pescado. Nova norma federal instituída nesta terça-feira (10) passou a autorizar ao ingresso no Brasil de produtos de origem animal. Antes, apenas os produtos processados de origem vegetal tinham autorização de ingressar no país com os viajantes.

Somente agora, pasmem, depois de imensuráveis anos, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a nova normativa cria classificação de "risco insignificante" para esses produtos e traz melhorias no processo de fiscalização do trânsito internacional, que terá foco em produtos de maior risco.

Para a máquina não pegar eu comprava então em saquinhos e espalhava pelas malas

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, a falta de regulamentação era o que impedia o ingresso dos produtos no país. “Fizemos o alinhamento aos procedimentos internacionais de trânsito de bagagens. Isso não trará nenhum prejuízo para a defesa agropecuária.” Para entrar no território nacional os produtos precisam estar acondicionados em sua embalagem original, com rotulagem que permita sua identificação e origem. A entrada destes produtos está limitada, no entanto, de 5 quilos a 10 quilos por pessoa, dependendo do produto.

Produtos autorizados

Os produtos contemplados na medida estão divididos em seis grupos:

- Produtos cárneos industrializados destinados ao consumo humano (esterilizados comercialmente, cozidos, extratos ou concentrados de carne etc) - limitado a 10kg por pessoa
- Produtos lácteos industrializados (doce de leite, leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo com maturação longa, requeijão etc) - limitado a 5 litros ou 5 Kg por pessoa
- Produtos derivados do ovo (ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, clara desidratada etc) -limitado a 5kg por pessoa
- Pescados (salgado inteiro ou eviscerado dessecado, defumado eviscerado, esterilizado comercialmente) - limitado a 5kg por pessoa
- Produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição - limitado a 5kg por pessoa
- Produtos de origem animal para ornamentação. 5 por pessoa.