quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

EMBRATUR VAI APRESENTAR PROJETO DE LINHA DE CRÉDITO PARA PAÍSES DO MERCOSUL

EMBRATUR VAI APRESENTAR PROJETO DE LINHA DE CRÉDITO PARA PAÍSES DO MERCOSUL

Com foco nas viagens intrarregionais, o projeto, que será desenvolvido pela FGV, irá sistematizar ações que atraiam mais turistas para os países do bloco

Presidente da Embratur, ministro da Argentina, ministra do Uruguai, representante do BID, ministra do Paraguai e ministro do Brasil. Foto: Roberto Castro/MTur

Os países do Mercosul vão intensificar as ações de promoção para aumentar a circulação de turistas dessas nações nos destinos dos vizinhos. Os ministros do Turismo do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram uma sugestão do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo para que essas ações saiam do terreno das ideias e passem para a prática. Vinicius Lummertz anunciou que vai solicitar à Fundação Getúlio Vargas um estudo de consultoria no sentido de elaborar o “roteiro de projeto” para o projeto. Esse trabalho será apresentado na próxima reunião dos ministros do Mercosul, marcada para abril de 2018, no Paraguai. 


“Uma circulação mais livre dos turistas argentinos ou uruguaios e paraguaios, com mais conectividade e mais investimento em promoção, vai beneficiar os destinos do Brasil, sem dúvida. E o mesmo vai acontecer em relação aos brasileiros nos países vizinhos”, destacou o presidente Vinicius Lummertz, na XIX reunião de ministros do turismo do Mercosul, que acontece nesta quinta-feira (7), em Maceió.

Ao lado dos ministros do Brasil, Marx Beltrão; da Argentina, Gustavo Santos; do Uruguai, Liliam Kechichián, e do Paraguai, Marcela Bacigalupo, Lummertz sugeriu, ainda, a formação de um grupo de trabalho para sistematizar essas ações, bem como a apresentação de um plano para buscar financiamento de organismos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O consultor do BID Francisco Castilho comentou que o banco poderá ser parceiro. Os ministros e o presidente da Embratur também analisaram a possibilidade de levar adiante as ações de sensibilização de mercados distantes, como Japão e China, utilizando maciçamente os meios digitais.


“Precisamos atrair os viajantes chineses, que são mais de 130 milhões, mas pouco mais de 100 mil chegam aos nossos países. Mas, não adianta ficarmos canalizando recursos somente para marcar posição. O digital é o futuro”, ponderou o ministro Marx Beltrão, que teve o apoio de todos os demais ministros.

O presidente da Embratur falou também a importância de destinos, como Maceió, cidade que vem crescendo no setor de turismo acima da média nacional, não ficarem presos a monocultura turística, como fazem alguns países.

Jatiúca Resort - Maceió - AL

“Aqui temos praias belíssimas, cultura e muita história. Aumentando a conectividade e oferecendo estrutura, como está acontecendo na capital alagoana, podemos atuar para ajudar a trazer o turista do Mercosul e depois da Europa. Já houve uma primeira leva de turismo em direção a Maceió nos anos 1980 e 1990. Depois, parece que o destino ficou meio quieto. Na verdade, estava se preparando para esse novo tempo. O crescimento do investimento em turismo de luxo, resorts, é evidente. Isso certamente será integrando ao crescimento de outros setores da economia”, disse Lummertz.

Ele destacou, ainda, um melhor aproveitamento do turismo náutico em todos os países do Mercosul: “É preciso desenvolver esse segmento entre os nossos países. Não só o marítimo como o fluvial, já que temos grandes rios navegáveis unindo os países do Mercosul. Sugiro que, em uma reunião conjunta sobre o assunto, passemos a integrar os representantes da inciativa privada. Vamos chamar os líderes da CLIA-Abremar (Cruise Lines International Association) e os das associações correspondentes nos demais países”, sugeriu Lummertz.

Presente também, a convite do Ministro Marx Beltrão, Claudio Jr; Diretor do maior festival de Turismo do Norte Nordeste do Brasil, o Festival JPA

Na abertura do encontro, o ministro do Turismo do Brasil informou que o governo vem estudando regime fiscal diferenciado para investimento em maquinário destinado a parques temáticos. "Há muitos anos, o trade turístico do segmento espera por isso. Temos aqui, no Brasil, muitos parques que são conhecidos mundialmente, como o Beach Park e o Beto Carreiro. Temos agora uma perspectiva de receber parques mundiais, que não podemos citar o nome, mas que já procuraram o Ministério do Turismo, estudando áreas para entrar no Brasil. Se essa medida não avançar, eles não vêm e são parques que geram milhões de empregos". De acordo com Marx Beltrão, os parques que existem no Brasil têm a perspectiva de investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos, gerando 50 mil empregos. 


Os ministros analisaram, ainda, a possibilidade de consolidação do projeto integrado das missões jesuíticas envolvendo Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, também serão discutidos nesta reunião assuntos relacionados à promoção conjunta de destinos, roteiros integrados e conectividade aérea.


EMBRATUR AMPLIA COOPERAÇÃO COM VISITBRITAIN

EMBRATUR AMPLIA COOPERAÇÃO COM VISITBRITAIN

Dentro da estratégia de atrair mais turistas, presidente do Instituto foca em parceria para atuação de aéreas low cost no Brasil

Reunião entre os representantes das duas entidades

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o VisitBritain, os órgãos responsáveis pela promoção turística do Brasil e Reino Unido, estabeleceram parceria de cooperação com o objetivo principal de aumentar a conectividade entre os dois países, em especial os voos mais baratos (low cost). O presidente Vinicius Lummertz, junto com o chefe de gabinete, Marcelo Costa, os coordenadores Alisson Andrade e Tiago Tomazella, e a servidora Rosangela Duso, se reuniram nesta quarta-feira (06) com o diretor da entidade no Brasil, Malcolm Griffiths, e o vice-presidente executivo para a região das Américas, Gavin Landry. 

Durante o encontro, realizado após a última visita do presidente Vinicius Lummertz à CEO do VisitBritain, Sally Balcombe, no dia 9 de novembro em Londres, os dirigentes se comprometeram a dar andamento às tratativas com companhias aéreas para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países. 


Para Lummertz, a troca de experiências e o diálogo com a empresa inglesa é fundamental para que a Embratur se torne mais ágil e tenha condições de enfrentar a concorrência internacional, para atrair mais turistas para o Brasil. “As formas que são desenvolvidas na entidade são as mesmas que estamos buscando para o Instituto: enorme parceria com a inciativa privada, ajudando a aumentar o número de voos e juntando recursos de forma transparente, efetiva e com altos resultados. O que eles estão fazendo aqui é o que pretendemos para o Brasil”, afirma o presidente. 

De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, a reunião desta quarta-feira também serviu para apresentar os dados mais recentes e tendências recolhidos pelo Instituto e compartilhar a mecânica e as ferramentas utilizadas pelos profissionais do setor na promoção do Brasil como destino turístico. Além disso, o coordenador disponibilizou números da malha aérea brasileira. 


“Os representantes britânicos, assim como nós, da Embratur, se comprometeram a ampliar o diálogo com as companhias aéreas que atuam naquele país. Neste segundo encontro, também foi importante para trocarmos experiência sobre as plataformas digitais e o trabalho desenvolvido pela empresa em parceria com agências de turismo online, como Expedia e Despegar.com”, disse Alisson Andrade. 


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

ARGENTINA ANUNCIA ISENÇÃO DE TAXAS PARA TURISTAS CANADENSES

ARGENTINA ANUNCIA ISENÇÃO DE TAXAS PARA TURISTAS CANADENSES


A partir do primeiro dia de 2018, viajantes titulares de passaportes canadenses que ingressarem na república da Argentina estarão isentos da taxa de reciprocidade. Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina, afirmou que a medida: "É muito importante para fornecer novos mecanismos para a mobilidade de turistas que desejam visitar o país e avançar na integração internacional. O turismo é uma atividade chave para as relações comerciais da Argentina com o mundo"

Cabe informar que, a Argentina e o Canadá estão bem conectados. Atualmente, a Air Canada possui voo de Toronto à Buenos Aires em seis frequências semanais com parada em Santiago do Chile. 

Clique na imagem para ampliá-la

Também há voos com escalas operados pela Delta (Atlanta, Estados Unidos), Aeroméxico (Cidade do México), United Airlines (Houston, Estados Unidos) e American Airlines (passando por Dallas, Miami ou Nova York).


Outra informação importante é que Ushuaia, a cidade mais astral do Planeta, na Patagônia Argentina, vem  batendo recordes não só de voos internacionais mas de cruzeiros marítimos, com mais de 330 atraques confirmados somente até março. Geralmente ultrapassam a 450 até o final da temporada de cruzeiros que acontece somente no final de abril. 

Segundo seu Secretário de Turismo Juan Cherañuk, a equipe de divulgação da Patagônia esteve presente em todos os eventos de turismo brasileiros, de João Pessoa na Paraíba a Gramado no Rio Grande do Sul, capacitando, informando, promovendo... "E agora estamos colhendo os frutos. 

Já estamos com nossas estratégias de divulgação preparada para o ano de 2018 e o Brasil é um mercado extremamente importante além de ser um país irmão", concluiu.


AEROLINEAS ARGENTINAS RECEBE SEU PRIMEIRO BOING 737 800 MAX 8


A  Boeing e a Aerolineas Argentinas formalizaram a entrega e estreia comercial do primeiro avião 737 MAX 8, esta tarde no aeroporto Ministro Pistarini em Ezeiza. Aerolíneas é a primeira companhia aérea da América Latina a receber o 737 MAX 8. 

"Adicionar um Boeing 737 MAX 8 a nossa frota 
é sinal do crescimento que estamos planejando para a nossa empresa. Nós sentimos muito orgulho e também temos muita responsabilidade em continuar trabalhando para aumentar a conectividade e oferecer uma melhor experiência de viagem aos nossos passageiros ", disse Mario Dell'Aqua, presidente da Aerolineas Argentinas. Haverá um voo ligando Buenos Aires, Jujuy, Córdoba e Ushuaia, a cidade mais astral do Planeta. - Ushuaia

Cilene del Faro - O Hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

EMBRATUR ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVE FEIRAS INTERNACIONAIS

EMBRATUR ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVE FEIRAS INTERNACIONAIS

Empresas e entidades públicas e privadas interessadas em promover produtos e destinos brasileiros no estande da Embratur poderão se inscrever a partir do dia 4 de dezembro

Estande do Brasil na IBTM 2017, em Barcelona

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abre as inscrições para seleção dos coexpositores do estande do Brasil nas feiras internacionais previstas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior para o primeiro semestre de 2018. As empresas e entidades públicas e privadas interessadas poderão se inscrever, a partir do dia 4 de dezembro, para nove eventos em oito países diferentes, conforme o Edital de Chamamento Público Nº 03/2017, a ser publicado na próxima segunda-feira (4) no Diário Oficial da União.

Com foco em multiproduto e no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), as feiras fazem parte da estratégia de promoção e apoio à comercialização em mercados prioritários de 2018 e serão realizadas em países como Alemanha, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Rússia. 


“As feiras são uma das principais e mais tradicionais ferramentas de promoção do turismo no exterior. Estes encontros são importantes para divulgação dos nossos destinos e também da infraestrutura do país, facilitando e acelerando a geração de novos negócios”, afirma Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

De acordo com Diego Feijó, coordenador-geral de Promoção e Eventos da Embratur serão abertas ao menos 130 vagas para coexpositores nos estandes do Brasil, com expectativa de negócio superior a US$ 20 milhões para os 12 meses subsequentes às participações.

“Os eventos selecionados têm alto nível de interesse do mercado. Ao possibilitar a presença diversificada dos players nessas feiras, a autarquia atua diretamente na implementação da política pública de fomento à atividade turística e contribui para a criação de ambiente de negócios propício ao incremento do ingresso de turistas estrangeiros no país”, explica. Somente empresas e entidades públicas e privadas cadastradas no Sistema de Controle de Inscrições em Eventos (SCIE) do Instituto poderão se inscrever em qualquer das feiras. Para cadastramento e/ou inscrição nesses eventos via SCIE, os interessados deverão acessar o site da Embratur (www.embratur.gov.br) e clicar em "Sistema de Controle de Inscrições em Eventos" na aba "INSCRIÇÕES - SCIE".

A íntegra do edital de chamamento público também está disponível para consulta no site da autarquia. Para esclarecimentos de dúvidas, entre em contato com o Canal de Atendimento ao Coexpositor, pelo e-mail inscricao.feiras@embratur.gov.br, ou pelo telefone +55 (61) 2023-8632.

Lista das Feiras Internacionais – Primeiro semestre 2018

Janeiro

FITUR - Feria Internacional de Turismo
Local: Madrid - Espanha
Data: 17 a 21/01

The NY Times Travel Show 
Local: Nova Iorque - Estados Unidos     
Data: 26 a 28/01              

Fevereiro

Vitrina Turística ANATO
Data: 28/02 a 02/03       
Local: Bogotá - Colômbia

BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa
Local: Lisboa - Portugal
Data: 28/02 a 04/03        

Março

ITB Berlim
Data: 07 a 11/03                              
Local: Berlim - Alemanha

MITT - Moscow International Travel & Tourism Exhibition
Data: 13 a 15/03                              
Local: Moscou - Rússia

Maio

IMEX    
Data: 15 a 17/05
Local: Frankfurt - Alemanha

ITB China
Data: 16 a 18/05                              
Local: Xangai - China

Junho

FIEXPO
Data: 04 a 06/06                              
Local: Santiago – Chile

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ALBERTO CESTRONE ASSUME A PRESIDENCIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS

ALBERTO CESTRONE ASSUME A PRESIDENCIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS

Luigi Rotuno passou o cargo para Alberto Cestrone - Foto: M&E

O Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa, o melhor Sul do Brasil, pé na areia, para famílias, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Resorts (ABR). Em entrevista coletiva o executivo destacou o trabalho feito pela entidade nos últimos dois anos para ampliar a qualidade dos empreendimentos e afirmou que este será um dos pilares de sua gestão.“Vamos reforçar a qualidade. Temos a chancela da ABR, que é uma matriz que qualifica os empreendimentos e vamos destacar a importância disso”, afirmou o executivo. Luigi Rotuno, presidente nos últimos dois anos e que deixou o cargo nesta quinta-feira explicou como foi a implantação deste projeto. “Escolhemos uma ferramenta chamada RevPro, que é utilizada mundialmente pela hotelaria”, contou.

Nova diretoria da Associação Brasileira de Resorts - Foto: M&E

Um dos objetivos de Cestrone gente à entidade é ampliar o trabalho iniciado por Rotuno na promoção dos resorts no exterior. Neste primeiro momento as ações foram estruturadas com foco na América do Sul, mas a ideia é – aos poucos – retomar a presença em mercados mais distantes, como a Europa e os Estados Unidos. “Vamos retomar os mercados mais importantes. O Mercosul terá um trabalho mais focado por ser o maior mercado, mas pretendemos retomar outros também”, finalizou.


terça-feira, 28 de novembro de 2017

KUROTEL - TURISMO DE BEM ESTAR EM GRAMADO

KUROTEL - TURISMO DE BEM ESTAR EM GRAMADO


Kurotel é destino para quem deseja focar na saúde física e mental no Natal e nas férias de fim de ano Em um mercado que movimenta milhões de viagens na América Latina, o turismo de bem-estar é um dos grandes destaques no Brasil. Nesse nicho de atuação está o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, localizado em meio às belezas naturais de Gramado, que nesta época do ano já encontra-se totalmente em clima de natal, com o seu reconhecido Natal Luz.


O evento natalino que está em sua 32ª edição faz com que a cidade fique no clima da magia do natal durante 81 dias, (o espetáculo vai até 14 de janeiro de 2018). Isso possibilita aos visitantes desfrutar das belezas naturais da cidade e seus encantos natalinos, nessa época do ano enquanto investem no bem-estar ao eleger o Kurotel e sua expertise de 35 anos comprovada com a eficiência através dos 10 programas oferecidos  para adoção de um estilo de vida mais saudável e longevo.


De forma sustentável por meio de atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse e ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias, perfeitos para as férias de verão ou feriados prolongados. Estão inclusos nesse tipo de hospedagem avaliação médica inicial, montagem personalizada da agenda de atividades e acompanhamento diário das atendentes da programação, alimentação funcional com requinte da alta gastronomia, acompanhamento nutricional diário, medicação fitoterápica e chás associados ao tratamento, plano alimentar personalizado, entre outros benefícios.


Para quem dispõe de uma agenda pouco flexível, o Kurotel oferece o programa Kur Relax, uma alternativa que se adapta à agenda e ao desejo de relaxamento e bem-estar que o cliente deseja ter. Diferentemente dos demais Programas do Kur, que possuem duração específica e atividades e serviços pré-definidos, o Kur Relax tem duração mínima de dois dias e atividades personalizáveis. Outra modalidade é o Day Spa, especialmente para quem está de passagem pela região. Nesse formato é possível usufruir os principais tratamentos de beleza, massagens corporais e faciais, banhos terapêuticos oferecidos para os hóspedes, além da alta gastronomia saudável assinada por renomados chefs internacionais.


SOBRE O KUROTEL - Com 35 anos, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável. Membro do Healing Hotels of the World, eleito como “Melhor Centro Médico das Américas” por três anos consecutivos pelo World Luxury Spa Award e acreditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de spas. Possui 10 programas com atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse & ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias. Também oferece a possibilidade de hospedagem personalizada e Day Spa.


8º DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BETO CARRERO WORLD

8º DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BETO CARRERO WORLD


Hoje, 28 de novembro, o Beto Carrero World realizou o 8º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas. Foram mais de 1100 participantes, quase o dobro em relação ao último ano. Com entrada gratuita, os integrantes de instituições de auxílio a pessoas com deficiência, e seus responsáveis, aproveitaram as atrações e celebraram a vida com muita alegria e diversão. 

A data tem como objetivo promover a integração social de pessoas com patologias de deficiência intelectual, autistas, portadores de deficiência visual, paraplégicos, tetraplégicos, portadores de deficiência auditiva ou com deficiência em membros superiores, pessoas com síndrome de down, cadeirantes e hemiplégicos. 

Arthur

Vindo de Curitiba (PR), o pequeno Arthur da Silva, 6 anos, visitou hoje pela primeira vez o maior parque temático da América Latina. Hoje a introspecção do autismo deu lugar a muitos sorrisos nas brincadeiras com sua mãe, Edinéia Barreiros da Silva. “Estamos eufóricos com todos esses brinquedos. Com esse atendimento especial às crianças com autismo podemos proporcionar um dia incrível e de muita festa para ele. Estamos realmente encantados”, conta Edinéia. 

Sra. Ivete e Willian

Já Willian Cardoso, 16 anos, participa há três anos do evento, sempre com muita energia e empolgação. Acompanhado da mãe, Ivete Cardoso, eles vieram da cidade de Itajaí (SC) para se divertir no Beto Carrero World. “O Willian adora vim nesse lugar, aqui é tudo uma maravilha. Ele está muito ansioso para ir na Xícara Maluca e também na Autopista, pois são os brinquedos que ele mais gosta”, revela Ivete.


“Estamos muito felizes com o aumento de participantes nesse ano, pois o Beto deixou para toda a equipe de colaboradores a missão de encantar em todos os momentos, e tenho certeza que estamos cumprindo nosso objetivo”, declara Edilson Doubrawa, Diretor Financeiro do Beto Carrero World. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas é promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra).


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NÚMERO DE TURISTAS EM CRUZEIROS MARÍTIMOS NO BRASIL DEVE CRESCER 15%

NÚMERO DE TURISTAS EM CRUZEIROS MARÍTIMOS NO BRASIL DEVE CRESCER 15%


Segmento possibilita atração de mais turistas internacionais e espera gerar 24 mil empregos diretos


O setor de Cruzeiros Marítimos estima um crescimento de 15% na quantidade de turistas embarcados no Brasil em relação à temporada passada. Os sete navios que irão atracar no país no próximo ano devem embarcar 439,7mil pessoas, em 124 roteiros. Com uma operação maior e mais tempo na costa, os navios terão oferta de 440 mil leitos

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destaca a necessidade de desburocratização e de mais investimentos neste segmento que pode gerar impacto positivo na economia (na temporada 2015/2016, o setor foi responsável pela injeção de R$ 1,911 bilhão), especialmente em um país como o Brasil, com mais de 7,3 mil quilômetros de litoral.


“Temos potencial diferenciado neste segmento, mas é preciso ajustes. O período de liberação para a construção de um porto ou marina no Brasil é de 12 anos, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, é de três meses. Precisamos reduzir a burocracia para melhorar a infraestrutura e assim competir de forma mais efetiva com outros países na atração de mais embarcações e mais turistas para o Brasil”, defende.

Os navios de passagem, cruzeiros que fazem a volta ao mundo em até 120 dias, são opções viáveis para atrair mais turistas internacionais para o Brasil. Em 2016, 30 destes navios vieram para o país e passaram 247 diárias atracados em algum porto brasileiro. Para Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), os passageiros desse tipo de navio são geralmente estrangeiros (franceses, ingleses, australianos e americanos), com alto poder aquisitivo e costumam comprar produtos de artesanato das comunidades visitadas e conhecer os restaurantes locais. 


Outra tendência para esta temporada são os minicruzeiros. O roteiro, com até três dias de duração, é a aposta das armadoras para a retomada no crescimento do número de embarcados. “Essas rotas têm um preço menor, o que atraí cruzeiristas de primeira viagem. Eles conhecem o segmento, se interessam e passam a viajar de forma frequente e por rotas convencionais”, explica Ferraz.

Os números atestam a força e a necessidade de atenção com esse mercado, já que são esperados 25,8 milhões de cruzeiristas viajando pelo mundo. Segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o gasto médio de um turista deste perfil gira em torno de RS 560 por dia.

Marco Ferraz lembra que países concorrentes como China e Austrália, tem investido de forma intensa nos últimos anos. Existem 457 navios no mundo e mais 90 encomendados e/ou em construção. Segundo ele, apenas o investimento nos navios encomendados está avaliado em US$ 55 bilhões.

“O setor cresce cerca de 4% ao ano no Brasil, sendo que a média de crescimento mundial chega a expressivos 40%. A China recebe 60 navios e a Austrália 36, enquanto o Brasil sete. É preciso estimular a vinda de mais embarcações, já que apenas os sete navios vão gerar 24 mil empregos nesta temporada. Serão 3,5 mil empregos por navio. A proporção é que a cada 18 cruzeiristas, um novo emprego seja criado”, detalha Ferraz.

O número de navios no Brasil caiu de 20, em 2011, para sete na última temporada. O presidente da Clia Abremar explica que a retração se deve principalmente a gargalos em questões como infraestrutura, impostos e regulações e que, caso o cenário fosse o mesmo de oito anos atrás, o setor geraria cerca de 46 mil empregos num curto espaço de tempo.  “Como esperamos cerca de 400 mil passageiros na temporada 2017/2018, se tivéssemos 20 navios, esse número ultrapassaria mais de um milhão”, aponta.

SANTA CATARINA


O sul do país pode ser considerado estratégico, devido à localização geográfica, e neste cenário Santa Catarina se destaca com enorme potencial de desenvolvimento. A temporada deste ano foi aberta em Balneário Camboriú e também já há operação em Itajaí e Porto Belo. Mais três portos estão em fase de negociação (São Francisco do Sul, Florianópolis e Imbituba) com desfecho positivo das negociações, o estado pode se tornar líder no país em número de portos com seis no total, um a mais que o Rio de janeiro. 

O presidente da Embratur destaca o potencial do estado e a possiblidade de mais uma porta de entrada para turistas internacionais. “A localização privilegiada para a América do Sul, devido à proximidade com Argentina e Uruguai, deve ser usufruída. Atualmente, muitos navios passam na frente, mas não param. É necessário resolver questões alfandegarias nos portos para que o estado se torne um destino ainda mais forte e também possa ser mais uma fonte de embarque de turistas”, completa Vinicius Lummertz.



APLICATIVO AJUDA A ELIMINAR AS FILAS PARA PAGAMENTOS EM HOTÉIS, BARES, RESTAURANTES E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

APLICATIVO AJUDA A ELIMINAR AS FILAS PARA PAGAMENTOS EM HOTÉIS, BARES, RESTAURANTES E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS


Um novo jeito de pagar e também de cobrar. Ferramenta chegou para facilitar a vida de empresários e consumidores. A startup caxiense Fast2Pay que está estabelecida dentro da Universidade de Caxias do Sul, está em ritmo acelerado nesta reta final de 2017.

O negócio é focado em facilitar o pagamento, evitando filas e proporcionando maior comodidade tanto para quem compra quanto para quem vende. A ideia nascida em 2012 veio sendo aperfeiçoada desde então, e já está em funcionamento em diversos empreendimentos de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Recentemente a startup recebeu um aporte de um investidor anjo para conquistar, em 2018, milhares de empreendimento no cenário nacional.

Santa Catarina é o alvo

Osmar e Teilor

Berço da tecnologia e inovação, na última semana, Teilor Valduga, CDO da startup Fast2Pay, esteve na Grande Florianópolis. Entre as diversas reuniões, uma visita ao presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti. O objetivo é operar dentro da rede hoteleira catarinense ainda na temporada 2017/2018, facilitando o check-out e as transações financeiras dentro do empreendimento. Para Teilor Valduga: “O objetivo da visita é conhecer as empresas de software que atendem os estabelecimentos do mercado catarinense, para integrar nossa ferramenta”, afirmou. O empresário já manteve contato com as principais operadoras no setor e garante que a facilidade de funcionamento, usabilidade e preço para o empreendimento operar, tornam o produto muito atrativo.

Os sistemas já integrados ao aplicativo são Databoff –  Postos de Combustível, Prómidia(Midas) – Bares e Restaurantes, Datweb Sólidos – Bares e Restaurantes, Saipos –  Delivery e Restaurantes e a Bematech Chef. Em fase de integração estão a Versátil – Motéis, Cake – Varejo e, na lista das negociações a Raffinato – Restaurantes, Multimotors –  Oficinas mecânicas, Desbravador – Hotelaria, Postos de Combustíveis e Restaurante e a Check-in – Hotelaria.

Após a integração com os sistemas qualquer cliente pode adicionar a funcionalidade de forma muito simples e, dessa forma, proporcionar ao seus clientes acompanhar o seu consumo em tempo real, efetuando o pagamento sem necessidade de enfrentar filas. “Se o empreendimento já opera com algum sistema, primeiro temos que integrar com o sistema. Mas quem não possui um sistema, como um MEI – Micro Empreendedor Individual, um representante ou um profissional liberal, nós podemos ser a ferramenta que ele busca para conseguir viabilizar seus pagamentos através de cartão de crédito sem a necessidade de utilizar uma máquina”, afirma Teilor.

Outra facilidade que ele também explica é sobre a forma de recebimento pelo estabelecimento. “Ele não é igual o IFood, que recebe o valor e somente depois de retirar um percentual repassa ao cliente. Nós não temos nenhum envolvimento com os valores. Toda transação é efetuada diretamente do cartão do consumidor para a conta do estabelecimento”, enfatizou ele.

Poder Público

Além de entidade associativas e empresas privadas, o empresário também aproveitou a viagem para visitar o poder público da Grande Florianópolis. O objetivo foi conhecer o suporte ao desenvolvimento de novos empreendimentos de base tecnológica na região, conhecida nacionalmente como pólo de inovação e vitrine para empresas de tecnologia. A ferramenta é tão atrativa que Teilor Valduga retorna à Santa Catarina, ainda em dezembro, para uma audiência com o prefeito de Palhoça. Depois de visitar a Cidade Pedra Branca, conhecer o Inaitec e ter acesso às formas de incentivo oferecidas pelo município catarinense, o empresário afirmou que tem muito interesse em instalar uma unidade de negócios na região.

Por ser uma ferramenta que agrega retorno fiscal ao município, o negócio foi visto com bons olhos pelo Secretário da Fazenda, Luiz Isnardo Brandi. “Queremos negócios que impactem positivamente nossa cidade e as pessoas que aqui vivem. Temos incentivos atrativos para viabilizar o crescimento de empresas de tecnologia que, além de gerar trabalho e renda para a comunidade, recolhem tributos para o município e projetam o nome da cidade como núcleo de inovação”, afirmou o secretário.

Fast2Pay

Com solução global, mas de grande impacto local, o Fast2Pay é uma nova forma de realizar transações comerciais. Mais que uma simples ferramenta de pagamento pelo celular, o Fast2Pay facilita, agiliza e oferece total segurança na hora de efetuar os pagamentos. O grande diferencial da tecnologia é que ela permite que as pessoas acompanhem em tempo real o seu consumo, dispensa a presença no caixa ou o contato com qualquer pessoa na hora de pagar, além de fornecer um histórico de todas as cobranças. Tudo na palma da mão. No restaurante, na balada, no hotel, no posto de combustível e até mesmo para os empresários MEI. Uma tecnologia inovadora que veio para facilitar a vida de empreendedores e consumidores.

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INDICADORES APONTAM RECUPERAÇÃO DO TURISMO NO PAÍS

INDICADORES APONTAM RECUPERAÇÃO DO TURISMO NO PAÍS


Receitas com turistas estrangeiros cresceram 6% no último mês e IBGE apontou aumento de 2% nas atividades turísticas em setembro relação ao mês anterior

O turismo brasileiro apresenta sinais de reação. O gasto de estrangeiros em território nacional teve salto de 6% em outubro, gerando uma receita de R$ 463 milhões. Na última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE, as atividades turísticas cresceram 2% no mês de setembro em relação a agosto.


“Sabemos o quanto é importante a entrada de mais receitas, para continuarmos a retomada da economia nacional. O turismo tem grande potencial para ser ainda mais importante na geração de renda e empregos no Brasil”, declara Vinicius Lummertz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Os brasileiros que viajaram para fora do Brasil também gastaram mais. Em outubro, R$ 1,6 bi foi o montante gasto por brasileiros no exterior. Este valor representa aumento de 15%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os índices da indústria e de serviços mostram a retomada do crescimento econômico. Isto se deve a confiança do mercado, que vê um avanço do país com as reformas que estão sendo implementadas. Para o turismo, as mudanças que modernizam o setor devem chegar logo também. O projeto de lei 2724/2015, que transforma a Embratur em agência, permite a abertura de capita das companhias aéreas para investimentos estrangeiros e mais atualização de 132 artigos da Lei Geral do Turismo deve entrar para votação em caráter de urgência na Câmara dos Deputados na próxima semana. “Ações pontuais e isoladas não vão gerar o mesmo resultado do que uma mudança completa no segmento turístico. Este conjunto de inovações pode mudar completamente o panorama do setor no Brasil”, completa Lummertz.

Atividades do turismo, regionalmente, de acordo com pesquisa do IBGE

Florianópolis - SC

O turismo teve crescimento de agosto para setembro no Rio de Janeiro (6,3%), Pernambuco (6,2%), Santa Catarina (2,7%), Paraná (2,1%), Bahia (1,0%), Distrito Federal (0,9%), São Paulo (0,8%), Rio Grande do Sul (0,3%) e Minas Gerais (0,2%). Em comparação a setembro do ano passado, quem teve melhor desempenho foram o Paraná, com crescimento de 10,2%, Pernambuco (7,8%), Santa Catarina (7,2%), Goiás (5,2%), Espírito Santo (4,8%), Minas Gerais (1,2%).