domingo, 18 de fevereiro de 2018

FIACULT - OPORTUNIDADE EXCEPCIONAL EM ÁUDIOVISUAIS INSTITUCIONAIS, PROMOCIONAIS, SHOWS E PREMIAÇÕES

FIACULT - OPORTUNIDADE EXCEPCIONAL EM AUDIOVISUAIS INSTITUCIONAIS, PROMOCIONAIS, SHOWS E PREMIAÇÕES


O FIACULT (www.fiacult.com), Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, é um evento de filmes de curtas metragens, de audiovisuais institucionais, promocionais e publicitários de destinos (Países, cidades, municípios), hotéis, parques, museus, transportes, imobiliários, religiosos, gastronomia (produtos e restaurantes,) eventos, passeios de turismo e todos e quaisquer produtos da área de lazer e corporativa.


O Festival é considerado um dos festivais de audiovisuais de referência mundial. Cada ano vem superando o número de visualizações comprovadas. Hoje, o FIACULT já tem mais de 398.986 mil visualizações no youtube e mais de 50 mil seguidores. Inclui participantes de diferentes destinos como: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes Unidos, México, Inglaterra, Itália, Portugal, Tailândia e Vietnã.


O evento apoia e premia, além de proporcionar oficinas/workshops dos setores em referência, para discussões e aprendizados. São palestras com os melhores produtores de audiovisuais dos setores, excelentes para secretários de turismo, hoteleiros, e produtores de audiovisuais promocionais que desejam descobrir mais sobre este grande mercado, para amplas divulgações de seus produtos ou até mesmo entrar em concorrências de filmes ganhando os mais acertados números de visualizações. Em todas as áreas e setores como: cultural, social, econômico, gastronômico, recreativo, religioso, esportivo, empresarial, etc.


É uma oportunidade única pra 2018 na Itália, com a IV Edição em Roma no Teatro Palazzo Santa Chiara, bem no centro histórico de Roma. Nos setor cultural, traz a novidade nesta edição do workshop de canto da professora brasileira Luiza Lobo, que treina cantores e professores de todo o Brasil e de todo o mundo, tendo contribuído com a carreira de centenas de profissionais. Possui formação na New York Film Academy e já teve contato com alguns dos melhores métodos e Voice Coaches do mundo, sempre em busca da excelência da performance no ensino. É co-fundadora da Full Voice Stúdios, escola que emplaca constantemente alunos no The Voice Brasil e em outros reality shows de música mundo afora.


Sócia-proprietária na escola Full Voice (escola especializada em voz, canto) do sul do Brasil, onde profissionais estudam para aperfeiçoar seu canto, mas também pode ser aproveitado por amadores. O Whorkshop será ministrado das 15 horas ás 16:30.


Para aprendizado de filmes institucionais e promocionais, das grandes produções, o cineasta inglês, que já fez vários filmes para a UNESCO, David Cooper, e o português David Mendes, da produtora Ideais com Pernas que vem também “colecionando” muitos prêmios internacionalmente. Workshop ministrado das 16h30min ás 18hs.


Um show de cultura e aperfeiçoamentos, oportunidade ímpar de agregar mais conhecimentos e técnicas nestes setores. No final do dia a partir das 19h, a entrega dos grandes prêmios/troféus para os melhores dos filmes inscritos em FIACULT 2017/2018, com show de músicas, especialmente brasileiras e um jantar (finger food)
oferecido pela CIBOUR, um dos patrocinadores do evento.


O evento conta também com o patrocínio dos amigos da cultura e turismo, Hotel Quirinale em Roma e da Escola Americana Jonh Cabot (Universidade em Roma que conta também com cursos de cinema), o Jornal Internacional de Turismo jitonline e do FT N- Fórum de Turismo de Negócios e Eventos e da Operadora de Turismo Conetur.
Para contactar para as inscrições, em contatofiacutl@gmail.com ou através dos fones 005548 40422318 (horário do Brasil).


O evento acontecerá no Teatro Palazzo Santa Chiara em Roma - Itália


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

TV ITALIANA RAI GRAVA PROGRAMAS DE TURISMO EM SANTA CATARINA

TV ITALIANA RAI GRAVA PROGRAMAS DE TURISMO EM SANTA CATARINA

Camila Raznovich

A TV italiana RAI, desembarca em Florianópolis nesta quinta-feira, 15, e ficará em Santa Catarina até o dia 25, gravando cenas em Santa Catarina para o programa Kilimangiaro (http://www.raiplay.it/programmi/kilimangiaro/), que exibe semanalmente, aos domingos, destinos turísticos pelo mundo a uma audiência estimada de 4 milhões de telespectadores. As imagens estão previstas para serem exibidas em duas edições da produção.


Em Santa Catarina serão feitas imagens em Florianópolis, onde a profissional permanecerá de quinta a domingo, Porto Belo, Balneário Camboriú, Joinville, São Francisco do Sul, Blumenau, Pomerode, Urubici, Nova Veneza e Gravatal. 


Servidores da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR irão acompanhar a profissional. Maior emissora de TV aberta da Itália, a RAI é uma das maiores empresas de comunicação da Europa e o quinto maior grupo de televisão do continente europeu.




segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

BETO CARRERO WORLD - 7º LUGAR NA LISTA DOS 25 MELHORES DO MUNDO

BETO CARRERO WORLD - 7º LUGAR NA LISTA DOS 25 MELHORES DO MUNDO


Você não precisa viajar para muito longe para se divertir bastante. O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e ocupa o 7º lugar na lista dos 25 melhores parques de diversão do mundo, segundo o TripAdvisor. É uma excelente alternativa para quem esta ou vem para Santa Catarina de férias, a passeio ou a negócios e quer aproveitar muito, levando recordações inesquecíveis,  já que há espaço para adultos, crianças pequenas, brinquedos radicais, áreas temáticas, um zoológico e muito mais! Vale conhecer a montanha-russa Fire Whip e o show de carros e motos Velozes e Furiosos.


Quem escolhe visitar o parque vai encontrar temperaturas agradáveis o ano inteiro, mas, se a ideia é evitar filas e encontrar preços mais agradáveis, o melhor é priorizar os períodos de baixa temporada. Ainda dá para aproveitar a estadia em Penha e conhecer as belas praias de Santa Catarina.



A rede hoteleira de Balneário de Penha - SC,  atende a odos os gostos e bolsos, inclusive pousadas paradisíacas de frente para o mar. Não tenho a menor dúvida que com o crescimento que vemos a olhos vistos, a cidade se tornará o destino nº 1 dos turistas catarinenses e brasileiros. 





domingo, 11 de fevereiro de 2018

EMBRATUR COORDENA AÇÃO INTERMINISTERIAL DA CASA BRASIL NA RÚSSIA

EMBRATUR COORDENA AÇÃO INTERMINISTERIAL DA CASA BRASIL NA RÚSSIA

Espaço para a divulgação do turismo, cultura e esporte brasileiros durante Copa do Mundo irá receber 5 mil pessoas por dia

Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, participa de audiência com ministros do Turismo, Marx Beltrão, da Cultura, Sérgio Sá Leitão, do Esporte, Leonardo Picciani, e da Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) será responsável pela operacionalização da ação interministerial da Casa Brasil na Rússia. Os ministérios do Turismo, Esporte e Cultura vão promover ações de promoção do Brasil no espaço durante a Copa do Mundo. A expertise com eventos internacionais credenciou a autarquia para coordenar o projeto.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destaca a importância da ação integrada entre as pastas para que o Brasil possa divulgar seus atrativos, destinos turísticos, manifestações culturais e sua rica história no futebol mundial e capitalizar com isso, especialmente no setor de turismo, com a entrada de mais turistas internacionais no país. 

“Turismo é exportação já que traz dólares para o Brasil. A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para promoção do Brasil no exterior já que a seleção brasileira é referência mundial do esporte mais popular do mundo. A ação neste espaço durante o evento pode ser um instrumento de geração de negócios e de exportação de bens, serviços e turismo”, afirma. 

O início das tratativas para a promoção do turismo, cultura e esporte durante o torneio aconteceu nesta quarta-feira (7), em audiência no Palácio do Planalto e contou também com a presença dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, da Cultura, Sérgio Sá Leitão, do Esporte, Leonardo Picciani e da Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, além do secretário especial de Comunicação Social, Márcio de Freitas. 

A ação integrada dos três ministérios envolvidos pode impactar positivamente na imagem do Brasil durante o evento esportivo e estimular a vinda de mais turistas estrangeiros. Os destinos e produtos turísticos nacionais poderão ser conhecidos por até 150 mil pessoas nos três mil metros quadrados da Casa Brasil durante os 30 dias de jogos. Deste universo, 90% são estrangeiros, oriundos de mercados considerados prioritários para a Embratur, como Argentina, Estados Unidos, México, Espanha, Inglaterra, Colômbia e Rússia. O impacto digital das ações, por meio de redes sociais e internet, pode chegar a 150 milhões de pessoas. 

O projeto da Casa Brasil se chama Brazil Experience e espera, além de promover o país como destino turístico, reproduzir na capital russa aspectos culturais brasileiros, com apresentações de música, dança, eventos de gastronomia e realizar reuniões de trabalho e rodada de negócios.



terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

REDE TERMAS DE GRAVATAL NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA

REDE TERMAS DE GRAVATAL NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA


A melhor água termal do Brasil e a segunda do mundo, a Rede Termas de Gravatal, estará com stander exclusivo na feira 33º feira UGART/BRAZTOA, que acontece nos dias 02 e 03 de Março em Porto Alegre - RS.  A última edição da Feira de Negócios Turísticos UGART / Braztoa apresentou várias novidades, na sua localização, formato e atrações. O resultado foi um sucesso, confirmado pela grande maioria dos participantes. Focada exclusivamente no agente de viagem, a feira reafirma seu slogan: UM MUNDO DE IDEIAS - Atualização, Conhecimento, Network e Negócios.


Para 2018 estão programadas muitas novidades, além de ÁREA DE CONVIVÊNCIA para network, experiências e DEGUSTAÇÕES GASTRONÔMICAS, ÁREA DO CONHECIMENTO com palestras e capacitações, RODADA DE NEGÓCIOS entre os expositores, LOUNGE DE MARKETING e LOUNGE JURÍDICO para dúvidas legais. A Feira é realizada no moderno Centro de Eventos do Barra Shopping Sul em Porto Alegre, com todas as facilidades de um shopping como: estacionamento, praça de alimentação e lojas para as mais variadas necessidades. 


Localizado na cidade de Gravatal-SC, o Hotel Termas oferece o que há de melhor em hotelaria para você relaxar com sua família e amigos. É o mais tradicional e completa da cidade de Gravatal, aliando tradição e modernidade em meio a muita natureza, piscinas, lazer, gastronomia e água termal. É o mais procurado de Santa Catarina tendo próximo o Aeroporto de Jaguaruna, servido pela LATAM e AZUL. O Rede Termas faz o transfer. 



terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA A MARATONA MAIS ASTRAL DO PLANETA

MOUNTAIN DO USHUAIA 2018


Para todos aqueles que lotaram a minha caixa postal de perguntas, informo que já estão abertas as inscrições para a mais fenomenal prova de MOUNTAIN DO do planeta, em Ushuaia - Patagônia Argentina, a cidade mais astral do mundo. Só para se ter uma ideia, foi abrir as inscrições que em poucos momentos 87 corredores já se inscreveram. Se dúvidas uma grande aventura. Segundo Kiko Santos, CEO da MOUNTAIN DO, que está lá em Ushuaia traçando e conferindo o percurso:


"Completar uma maratona nas montanhas da terra do fogo é algo fenomenal além de inesquecível, entre  bosques, trilhas e alta montanha. Além disso, o competidor poderá aproveitar as férias num dos lugares fantástico que conheci". 


Em caso de muita neve, a melhor estação de esqui da América Latina, o CERRO CASTOR, tem todos os equipamentos para compactar a neve, quebrar possíveis camadas de gelo para o atleta não escorregar e deixar a pista de provas desta maneira, onde o atleta não afundará o pé na neve. O ponto mais alto da prova estará a 970mt do nível do mar. Para fazer tua inscrição clique aqui.

O nosso hotel lá é o Cilene del Faro, da brasileira Ana Lucia. Faça sua reserva. 


sábado, 27 de janeiro de 2018

AMERICANOS APROVAM CONCESSÃO DE VISTOS ELETRÔNICOS

AMERICANOS APROVAM CONCESSÃO DE VISTOS ELETRÔNICOS

Procura por informações no estande da Embratur, na feira “The NY Times Travel Show” foi representativa e 14 vistos já foram concedidos

Weverton Rocha, Arthur Lira, ministro Marx Beltrão, Paulo Azi e presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, na abertura da feira nesta sexta-feira 


A enorme procura por informações no estande brasileiro na feira “The New York Times Travel Show”, nesta sexta-feira (26), em Nova Iorque, comprova que a notícia de que o Brasil está emitindo vistos eletrônicos para cidadãos norte-americanos poderá até superar as expectativas mais otimistas, em relação ao aumento do fluxo turístico dos Estados Unidos para o País. 


O presidente e CEO da USTOA (United States Tour Operators Association), Terry Dale, uma das mais importantes associações de agências e operadoras de viagens dos EUA, comentou com o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, que, com essa abertura do visto eletrônico, dando mais rapidez e com a queda do preço – que passa a ser feito pela internet a um custo de US$ 40 – o volume de turistas norte-americanos passará dos atuais 570 mil para cerca de 1,2 milhão, em curto prazo. 


Na reunião com Gregg Custer, diretor-geral da Travel Alliance Media para a América Latina, outra associação que reúne milhares de agências espalhadas pelos EUA, Lummertz e o executivo norte-americano concordaram com a projeção de Terry Dale. “Conversamos sobre parcerias em função da nova realidade que vai surgir com a entrada em vigor do visto eletrônico para turistas deste país entrarem no Brasil. Chegamos aqui, na feira, uma das mais importantes dos Estados Unidos, e tivemos uma notícia muito interessante: o Consulado nos informou que, no primeiro dia de implantação do novo sistema, já foram concedidos 14 vistos eletrônicos para cidadãos norte-americanos”, destacou o presidente da Embratur. 


Ao lado do ministro do Turismo, Marx Beltrão; dos deputados federais Paulo Azi, que é presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Weverton Rocha e Arthur Lira; Marcelo Alves, presidente da Riotur; Sonia Chami, presidente do Rio CVB, e Michael Nagy, diretor Comercial; e representantes das secretarias de Turismo do Amazonas, Ceará e Foz do Iguaçu, Lummertz comemorou o resultado da divulgação do novo sistema. 


“Agora é a hora de pensar cada vez mais em investimentos porque somos o país com a maior diferença entre o que fazemos e o que podemos fazer pelo turismo. Com a aprovação dos céus abertos e a abertura do capital das aéreas para estrangeiros as coisas vão melhorar ainda mais. Uma só medida ajuda, mas não resolve. A aprovação pelo Congresso Nacional da transformação da Embratur em agência, com certeza, teremos mais norte-americanos e mais conexões aéreas”, completa o presidente da Embratur.




sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MOUNTAIN DO EM USHUAIA - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA

MOUNTAIN DO EM USHUAIA - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA


O calendário 2018 do circuito Mountain Do foi anunciado hoje em Ushuaia - Terra do Fogo, na Patagônia Argentina, pelo Secretário de Turismo daquela cidade e pelo organizador do evento, Kiko Santos, de Florianópolis, com algumas novidades, cujo evento ocorrerá em Agosto em plena temporada de esqui. 


Por essa razão, o representante da empresa MOUNTAIN DO, Kiko Santos , esteve reunido com o Secretário Municipal de Turismo, Juan Cherañuk, com a responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo, Cristiane Cavalli, e o Vice-Presidente do Instituto Municipal de Sports Guillermo Navarro; para especificar detalhes sobre esta importante corrida que abrangerá 42 km, 21 km e 10 km.


O evento acontecerá em 26 de agosto, e a partir da próxima semana haverá inscrição disponível para o evento, que é um das mais importantes que a cidade tem em relação com o Brasil, não só nos esportes mas também no turismo. Cabe enfatizar que para os moradores, o município terá uma participação ativa, gerando uma taxa especial, um desconto muito importante para poderem se inscrever nesta grande corrida de neve.


O secretário de Turismo, Juan Cherañuk, afirmou que: "A importância da atividade turística para ter uma das mais importantes corridas de neve do mundo e o movimento gerado neste tipo de eventos é muito significativo, porque o número de inscrições é duplicado com o número de pessoas que visitam a cidade. A empresa espera que este ano, o numero de inscrições seja no mínimo de 400 corredores, o que implica um fluxo total de 800 turistas em Ushuaia." 


"Estamos trabalhando em diversas áreas do município para o desenvolvimento correto deste evento; que ajuda não só a divulgar nosso destino turístico, com todas as suas potencialidades, não só turísticas mas como esportivas. Por essa razão, queremos agradecer ao organização que novamente escolhe a cidade como um dos cenários cinematográficos do Mountain Do".


Por sua vez Guillermo Navarro, comenta que: "Desportivamente, para o Instituto, é muito importante apoiar uma evento que tem ocorrido em diferentes partes do mundo, e Ushuaia é um dos pontos escolhidos, é algo incrível. Portanto, estaremos ajudando com os organizadores com a melhor logística em tudo o que nós está sendo solicitado".


Kiko Santos avalia que: "O percurso será todo em neve, trilhas e alta montanha. Essa corrida só existe em Ushuaia e em Tromsø, Noruega. Acontece justamente na cidade mas astral do planeta, onde temos neve ao nível do mar e o Cerro Castor, onde acontecerá a corrida, tem todos os equipamentos necessários, além de ser a melhor estação de esqui da América Latina, e sem possibilidades de avalanches, diferente das estações de esqui alpinas, impossibilitando a prova." 


"Daremos a largada ao nível do mar e os atletas irão "atacar" a montanha a uma altitude de 1.076mts, até La Brecha, ponto mais alto do Cerro Castor. Cruzarão bosques, trilhas e alta montanha." 


Será um evento espetacular pois Ushuaia é simplesmente fenomenal, cinematográfica e os atletas sairão daqui com uma experiência inesquecível". Confira o vídeo.


Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia. mas é bom fazer a reserva a partir de agora por a temporada será altíssima.

Clique na imagem para ampliá-la

VILLA FRANCIONI NA CONTAGEM REGRESSIVA PARA INÍCIO DA COLHEITA 2018

VILLA FRANCIONI NA CONTAGEM REGRESSIVA PARA INÍCIO DA COLHEITA 2018

Uma programação diferenciada está a disposição de visitantes e turistas, durante a Vindima que inicia em Fevereiro. 

A equipe técnica da vinícola Villa Francioni está na contagem regressiva para um dos momentos mais esperados do ano: o início da colheita nos vinhedos próprios a uma altitude de 1260 metros na serra catarinense, em São Joaquim. Para este ano a previsão de colheita está mantida em mais de 100 toneladas. A novidade é a primeira colheita da variedade sémillon, que poderá servir de base para a produção de espumantes. O trabalho está previsto para iniciar no final de fevereiro, com a colheita das variedades brancas: chardonnay, sauvignon blanc e sémillon.  

A vinícola preparou uma programação especial para a Vindima 2018, além da tradicional visita guiada com degustação de vinhos, estão programados vários eventos, entre as novidades: um passeio pelo complexo vinícola com o acompanhamento de um dos enólogos da empresa, além de Tour ao pôr do sol, com degustação harmonizada  e Degustação na Cave. 

A visita com o enólogo proporciona aos visitantes uma experiência diferenciada em uma das melhores estruturas enoturísticas do Brasil. O passeio inicia pelo vinhedo, segue na produção de vinhos e espumantes, e finaliza com a degustação de rótulos da linha nobre da Villa Francioni na cave. Este tour exclusivo terá saídas regulares aos sábados durante a colheita, e acontecerá nos dias 17 e 24 de fevereiro, todos os sábados de março e 7 e 14 de abril  a partir das 14h. Cada horário atenderá até 8 pessoas e as reservas devem ser feitas com antecedência através do e-mail eventos@villafrancioni.com.br. Valor por pessoa R$ 200,00. 

As visitas na Cave, acontecem num ambiente diferenciado, numa sala anexa onde repousam as barricas de carvalho francês, o que proporciona uma experiência inovadora harmonizando charme e requinte. Com atendimento personalizado para até 8 pessoas, a degustação contempla um dos rótulos da linha exclusiva Villa Francioni - Michelli. O passeio inclui tour interno nos 5 andares da vinícola, cinco rótulos nobres e pães na degustação. Valor por pessoa R$ 100,00. 

No Wine Bar Villa Francioni, pode-se degustar a variedade de rótulos produzidos pela vinícola catarinense com opções de harmonização. O Wine Bar funciona todos os dias da semana das 10h às 16h para pedidos e encerra suas atividades às 17:30h. 

As visitas ao pôr do sol seguidas de degustações harmonizadas acontecerão nos dias 17 e 24 de março e 14 e 21 de abril às 18h. A experiência alia um encantador pôr do sol ao sabor de elegantes vinhos. O tour é sempre acompanhado por um guia especializado, onde são percorridos os estágios da elaboração dos vinhos da Villa Francioni. O trajeto é concluído com uma deliciosa sessão de degustação com a harmonização de pratos típicos da região. Cinco rótulos serão degustados. As reservas devem ser feitas com antecedência através do e-mail eventos @villafrancioni.com.br . Valor por pessoa R$ 130,00. 

As visitas tradicionais com degustação acontecem durante a semana (segunda a sexta-feira) às 10h, 11h, 13:30h, 14:30h e 15:30h. Aos sábados, domingos e feriados às 10:30h, 11:30h, 14h, 15h e 16 horas. O valor do ingresso é de 30 reais por pessoa e as visitas podem ser agendada pelo site: www.villafrancioni.com.br.


ATRAÇÕES VINDIMA 2018 NA VF

VISITA COM ENÓLOGO: Em fevereiro dias 17 e 24, em março todos os sábados e em abril dias 07 e 14.
VISITAS NA CAVE: Todos os dias da semana.
VISITAS AO PÔR DO SOL: 17 e 24 março e 14 e 21 de abril
WINE BAR VF: Todos os dias da semana das 10h às 16 horas.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PERU SE PREPARA PARA A FESTA SAGRADA E CARNAVAL

PERU SE PREPARA PARA A FESTA SAGRADA E CARNAVAL

Fiesta de La Virgen de la Candelaria, em Puno. Foto: Renzo Giraldo/PROMPERÚ

Puno se enche de ritmo e cor para a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, que segue até meados de fevereiro e deve receber 20 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Celebração declarada pela Unesco "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade" (em 2014), traz elementos católicos combinados com a cosmovisão andina.

Além das celebrações religiosas, o carnaval também é forte no Peru, especialmente nas regiões de Ayacucho, Cajamarca, Iquitos e Arequipa.


A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se tornará a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.

Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas (em trajes típicos e nativos) e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno. 



Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América. O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao 'Barrio del sikuris Mañazo', um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade. O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.


Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Peru também salvaguardou a festa da Virgen de la Candelaria, proclamando a cidade de Puno "Capital do Folclore Peruano". Desde 2003, é considerada o patrimônio cultural do país.

Carnaval no Peru 

Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval, nos meses de fevereiro ou março (de acordo com o calendário religioso), durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças, desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia. 


O carnaval de Ayacucho (no Sul do Peru) é uma das manifestações culturais mais autênticas conservadas pela população local, declarada patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Nele se expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano através das fantasias e máscaras, danças urbanas e rurais, das novas canções e sátiras (criadas de acordo com o momento atual), improvisos picantes e a declaração do "Ño Carnavalon" (Rei Momo). As particularidades do carnaval ayacuchano levam em seu espírito a essência autêntica que mesclam a alegria infantil, juvenil e adulta; um atrativo para quem quer brincar, bailar, se divertir e apreciar a beleza da cidade e arredores, bem como a calorosa acolhida do povo.

Em Cajamarca (no Norte do Peru), conhecida como a “Capital do Carnaval Peruano”, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón”.

Já em Iquitos (Capital da Amazônia Peruana), o carnaval se festeja com bailes pelas ruas, que giram em torno das “Humshas”, palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha loretana também é bastante levada em consideração nessa época.



Arequipa (Sul do Peru) traz em seu carnaval uma verdadeira competição entre os jovens solteiros e seus respectivos bairros, nos quais brincam carnaval e brigam pelo título de quem mais dança, qual tem o traje típico mais bonito, quem festeja com mais fúria, graça e alegria.