quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

BRASIL DEVE RECEBER 3,5 MILHÕES DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO VERÃO

BRASIL DEVE RECEBER 3,5 MILHÕES DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO VERÃO

Praia Mole - Florianópolis - SC

Chegada de turistas estrangeiros deve crescer 11% nesta estação

Sol, praia e natureza. Além disso, um país com infraestrutura restaurada após a série de grande eventos e câmbio favorável para os países latino americanos são os ingredientes que fazem a expectativa do turismo internacional ter um salto de 11% neste verão, chegando a casa dos 3,5 milhões de estrangeiros desembarcando até março, o que representa a chegada de aproximadamente 360 mil turistas a mais que 2016. Para a balança cambial do Brasil, a chegada destes turistas representa cerca de US$ 3,15 bilhões.


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), responsável pela promoção do Brasil no exterior, acredita que há uma série de fatores que criam esta oportunidade para o País. “Estamos investindo nos mercados vizinhos, que são os maiores emissores. O câmbio, atualmente, está favorável para os argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos, por exemplo, há maior oferta de voos internacionais para o Brasil, e nossa rede hoteleira também cresceu para atender esta demanda”, elencou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. 

Em dezembro deste ano o número de voos internacionais com destino ao Brasil cresceu 8,5%, e o número de assentos disponíveis nestes voos cresceu 11,8%. No terceiro trimestre de 2017 as empresas de turismo tiveram crescimento de 4,3% no faturamento. 

Em novembro, a emissão de vistos eletrônicos entrou em vigor para a Austrália. A partir de janeiro, Canadá, Japão e Estados Unidos, segundo maior emissor de turistas para o país, também terá a emissão facilitada, que deverá sair em 72 horas após a solicitação feita pelo turista, por apenas US$ 40. Com o sistema eletrônico, que também inclui viagens de trabalho, há expectativa de um aumento de 25% no número de turistas destes países chegando ao Brasil. 

“Estamos quebrando barreiras para o turismo. Ontem (20/12) a Câmara dos Deputados aprovou o acordo Céus Abertos com os Estados Unidos, o projeto que moderniza a Embratur, transformando-a em Agência, e atualiza também 132 artigos da Lei do Geral do Turismo e abre o capital das empresas aéreas está para ser votado pelo congresso”, reforça Lummertz. O presidente da Embratur ainda ressalta que “o turismo pela primeira vez está entrando nas agendas econômica e política brasileira. Há avanços, e poderemos fazer ainda mais pela promoção no exterior com a transformação da Embratur em agência”.

AMÉRICA LATINA


Dos 3,5 milhões de turistas que devem chegar ao Brasil nesta estação, pelo menos 2,3 milhões são latino americanos. O maior número de turistas da região são os argentinos. Cerca de 2 milhões de hermanos devem vir curtir o verão no país. Paraguai, Chile e Uruguai, respectivamente, completam o ranking de maiores emissores.

Pensando nisso, a Embratur lançou a campanha de promoção de divulgação do País "Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende", com foco no mercado latino americano. É uma campanha que promove a integração e o poder do brasileiro de se adaptar e receber bem, fazendo que a língua não seja uma barreira, de maneira bem humorada e inusitada. Focada principalmente nos meios digitais e nos turistas latino-americanos, a campanha atinge os turistas pelas redes sociais e portais, alinhada com as tendências mundiais de consumo de produtos e serviços ligados ao turismo.  




JANEIRO TEM SOMMERFEST, A OKTOBERFEST DE VERÃO DE BLUMENAU - SC

Janeiro tem Sommerfest, a Oktoberfest de Verão de Blumenau - SC



O mês de janeiro é muito mais refrescante em Blumenau, Santa Catarina. A Prefeitura de Blumenau realiza mais uma edição da Sommerfest, a Oktober de Verão. A Sommerfest acontece nas quintas e sextas-feiras de janeiro, entre os dias 4 e 26, no Parque Vila Germânica, casa da Oktoberfest, que ocorre no mês de outubro. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do evento


A programação reserva muitas atrações. Os visitantes têm à disposição quase 40 estilos de chopes artesanais. A gastronomia também é outro atrativo. São diversas opções em vários pontos da festa, onde é possível encontrar pratos e lanches típicos alemães. “A Sommerfest tem o mesmo padrão de qualidade da Oktoberfest e em 2018 tem tudo para ser considerada um sucesso, assim como nas edições anteriores”, destaca Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo.

A festa ainda reserva outras atividades como a competição do Rei do Tiro, uma modalidade de tiro ao alvo, organizada pelo Schützenvereine, a Sociedade dos Atiradores. O espaço fica aberto ao público durante as noites de Sommerfest no Setor 1. Outra atração é o tradicional Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro, que acontece sempre nos intervalos das bandas. 


Ganham prêmio aqueles que conseguem beber a tulipa de chope em menos tempo, sem babar. Lembrando que o chope utilizado é sem álcool. 

Quem também participa da Sommerfest é a realeza da Oktoberfest 2018.A Rainha Karoline Gehre e as princesas Daniele Kirsten Daniela Provesi circulam pela festa dando às boas vindas à blumenauenses e turistas.


O ingresso custa R$ 16,00 e pode ser adquirido nas bilheterias em frente ao evento. Estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada mediante apresentação de documento. Visitantes trajados tipicamente também pagam meia-entrada, de acordo com a Lei do Traje Típico.

Dica de onde se hospedar, ao lado de Blumenau - Pousada Pedra da Ilha

APROVAÇÃO DOS CÉUS ABERTOS PODE AUMENTAR FLUXO DE AMERICANOS EM ATÉ 47%

APROVAÇÃO DOS CÉUS ABERTOS PODE AUMENTAR FLUXO DE AMERICANOS EM ATÉ 47%


Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o acordo trará mais desenvolvimento econômico, competitividade e avanço para o Brasil 

O Brasil poderá receber um número muito maior de turistas norte-americanos (os EUA ocupam o segundo lugar do ranking dos que mais enviam viajantes ao nosso País). Estudos da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) estimam que o movimento de passageiros estadunidenses para o Brasil pode crescer 47%, após a aprovação pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (19), do acordo de céus abertos que permitirá uma ampliação no número de voos dos Estados Unidos para o País e vice-versa. A matéria agora terá de ser analisada pelo Senado. Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, a aprovação é um passo adiante na modernização e na internacionalização do Brasil. 


“Sem limites de frequências, vamos ter mais voos. E, com o visto eletrônico, que será lançado no próximo 25 de janeiro nos EUA, o fluxo turístico internacional em direção ao Brasil vai crescer ainda mais. O movimento ficará mais completo com a aprovação das reformas do [plano Brasil] Mais Turismo, com a Embratur reforçada e com a abertura do capital das aéreas em 2018”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com a IATA, o acordo de céus abertos com os Estados Unidos já foi assinado por 120 países, dos quais cinco estão no continente sul-americano (Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). “Em todos, houve um aumento significativo dos voos, com benefícios para os passageiros e promoção do desenvolvimento dos setores aéreo e de turismo”, completou Lummertz. 

Para o presidente da Embratur, no dia a dia, o acordo servirá para que as empresas ampliem a oferta de voos, além de expandir e fortalecer o transporte de carga. Com isso, haverá impacto na geração de empregos e contribuirá para o crescimento do Brasil, com desdobramentos e ramificações dos benefícios para outros setores da economia e da sociedade. 

“Quebrando entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva, como nesse caso o da aviação comercial”, reforça Lummertz. Segundo o presidente, a modernização da legislação e abertura do País para o mercado internacional traz diversos benefícios para o nacional. “Ao passo que provemos maior segurança jurídica, atraímos mais investimentos e oportunidades para o Brasil. Nesse caso, temos também a chance de estimular o fluxo de turistas para o País, ou seja, duas fontes de receitas: os turistas estrangeiros e os investimentos das companhias aéreas”, complementou Lummertz.



terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CAMINHO DAS MISSÕES

CAMINHO DAS MISSÕES


O Jornal O Globo apresentou matéria sobre os principais destinos do Brasil em suas festas de final de ano. Entre os atrativos brasileiros está o Caminho das Missões que tem seus roteiros tanto a pé como de bicicleta nas velhas estradas dos Jesuítas e índios da Nação Guarani.

Neste ano o produto turístico gaúcho de caminhadas nas Missões ganhou grande divulgação mundial a partir de sua internacionalização e reconhecimento pelos países do MERCOSUL como o grande produto integrado do mercado comum, isto em termos de turismo. 


O Caminho das Missões funciona como um produto do turismo desde 2002. Até 2017 se ofereciam percursos de 14 dias que partem de São Borja, 8 dias de São Nicolau e de 3 dias de São Miguel, sempre chegando em Santo Ângelo. Muito mais que um passeio turístico o Caminho das Missões é um roteiro interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporcionam uma experiência inigualável de liberdade, espiritualidade e autoconhecimento.


A partir de outubro 2017 se iniciaram também caminhadas de 18 dias unindo os atrativos Missioneiros do Brasil e Argentina, completando 420 km de distância e em 2018 se iniciará os caminhos desde o Paraguai passando pela Argentina, daí completando 30 dias e em cerca de 800 km. 

Pesquisa realizada no início deste ano indicou o que os peregrinos pensam sobre a caminhada: “trouxe-me uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho. Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “como turismo, paisagens fantásticas de coxilhas com plantações e reservas de matas que nos fazem sublimar o cansaço e desgastes. Vale apena!”. “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”. “É uma experiência única, onde se pode sentir o desvencilhamento de tudo aquilo que incomoda o interior da gente... Essa viagem foi intensa, única e transformadora. Saí do Caminho das Missões com a certeza de que vou voltar”. “Mudou os conhecimentos históricos referentes à vida dos Guaranis e Jesuítas, além das características da cultura gaúcha e seu povo acolhedor”.


Para o ano que está inciando o Caminho das Missões é uma excelente opção para uma aventura em grandes ou pequenas caminhadas. Para quem não gosta ou não pode, tem roteiros rodoviários que saem todas as semanas e que levam a este verdadeiro "Mergulho às raízes da América". 


CONCEITUADO CENTRO MÉDICO E SPA DE GRAMADO ENSINA COMO PREPARAR CEIAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS

CONCEITUADO CENTRO MÉDICO E SPA DE GRAMADO ENSINA COMO PREPARAR CEIAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS


O Kurotel eleito como um dos melhores Spa do mundo, sugere práticas e substituições para manter o sabor e a funcionalidade dos pratos sem comprometer a balança Além de garantir que os clientes que estiverem no Kurotel nas festas de final de ano terão uma alimentação saudável e muito saborosa, aliada a uma programação de exercícios, fórum, concertos musicais e festas especiais de natal e ano novo, o Kurotel preparou sugestões de como montar ceias saudáveis e funcionais. 


Segundo a nutricionista Larissa Santana é possível desde que a escolha dos alimentos não privilegie aqueles que são tão somente gordurosos, açucarados e sem valor nutricional. “Dá para montar uma mesa belíssima com pratos saudáveis, com ingredientes leves e saborosos, que agrada os paladares mais exigentes, é só escolher os itens que irão compor os pratos com sabedoria.” Confira abaixo algumas práticas e substituições para hora da escolha e preparação daquilo que será servido.

Não erre no cardápio


É importante analisar quantas pessoas estarão presentes, se alguém levará mais algum prato. “Vale lembrar que é sempre uma noite onde as pessoas comem um pouco mais, então, devemos evitar alimentos com pouca qualidade nutricional”, afirma a nutricionista que sugere a priorização de folhas, legumes, verduras e frutas, além das carnes mais magras e produtos integrais para compor a mesa. 

Cuidado com os vilões


Como nessa época do ano a ingestão de bebidas alcoólicas e sucos industrializados é maior, o ideal é substituir os refrigerantes por sucos naturais e deixar o champanhe apenas para os brindes. E para não exagerar nos doces o ideal é evitar comer quantidades demasiadas e escolher apenas um dentre todos para experimentar. No preparo, uma boa alternativa para substituir o leite condensado é a biomassa de banana verde. “Rica em amido resistente, ela funciona como um prebiótico, alimentando as bactérias boas do nosso intestino, melhorando a flora intestinal. Dá para fazer receitas ótimas, muito saborosas, evitando o excesso de açúcar do leite condensado”.

De olho no excesso de proteína no menu



Não é preciso descaracterizar as ceias, deixando de lado os tradicionais peru, chester e tender, mas a ceia não precisa necessariamente reunir todas as carnes. “Se possível escolher uma ou no máximo duas proteínas, de amimais diferentes. Não levar à mesa todos os tipos de proteínas vendidas nesta época para não estimular o consumo”, indica Larissa que sugere servir o tradicional peru e uma opção de peixe assado na ocasião.

Atenção com os temperos e ao cozer 

Tanto no preparo das ceias como da alimentação do dia a dia, deve-se usar ervas frescas, condimentos e especiarias para deixar a comida mais saborosa sem precisar abusar do uso do sal. “No caso das gorduras, as opções mais saudáveis para cozinhar são azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, óleo de girassol e óleo de arroz, mas todos devem ser usados em quantidades moderadas quando se quer controlar as calorias”, alerta a nutricionista.

Acompanhamento do bem

Para que a farofa se torne uma preparação mais saudável, é possível substituir a farinha de mandioca por farelo de aveia ou flocos de quinoa. “Outra ideia para deixar a farofa úmida é utilizar um consome de legumes no lugar da manteiga: a preparação fica muito saborosa e com menos calorias”.

Castanhas e oleaginosas com moderação 

As oleaginosas são alimentos indicados para uma alimentação equilibrada, pois são ricas em gorduras saudáveis, além de vitaminas A, E, minerais como o Selênio, mas seu consumo deve ser moderado, pois são calóricas. No caso das ceias, evitar usar as oleaginosas como aperitivos, deixando-as apenas como ingredientes nos pratos principais. As sugestões acima integram a filosofia de alimentação funcional e saudável do Kurotel, que os clientes vivenciam ao elegerem um dos programas que compõem o portfólio de serviços oferecidos. Algumas sugestões de receitas para o natal e réveillon.


Com 35 anos, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável. Membro do Healing Hotels of the World, eleito como “Melhor Centro Médico das Américas” por três anos consecutivos pelo World Luxury Spa Award e acreditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de spas. Possui 10 programas com atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse & ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias. Também oferece a possibilidade de hospedagem personalizada e Day Spa.


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NOVA YORK COM A QUALIDADE DE VOAR PELA MELHOR COMPANHIA AÉREA DA AMÉRICA LATINA

NOVA YORK COM A QUALIDADE DE VOAR PELA MELHOR COMPANHIA AÉREA DA AMÉRICA LATINA
por Jeff Severino em Nova York


A Avianca Brasil iniciou no último dia 15 seus voos diretos e diários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para a fantástica Big Apple, nos Estados Unidos. As operações serão realizadas com aeronaves Airbus A330-200 e contarão com voos noturnos, partindo às 23h45 de São Paulo e às 23h30 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy no sentido oposto. A aeronave Airbus A330-200 está configurada em duas classes de serviço: 32 assentos na Business (Executiva) e 206 na Econômica. 


Nessa primeira categoria, além da privacidade e conforto dos assentos dispostos no formato 1-2-1, os clientes viverão uma experiência gastronômica a parte, já que todo o cardápio foi desenvolvido pelo renomado chef Thomas Troisgros, que comanda a cozinha do estrelado Olympe, no Rio de Janeiro. As rotas São Paulo-Nova York e São Paulo-Miami serão as primeiras a disponibilizar essa novidade, seguida dos voos de e para Santiago.


Quem viaja na classe Econômica também conta com um serviço diferenciado. As poltronas são configuradas confortavelmente no formato 2-4-2 e todos os clientes podem desfrutar de entretenimento com monitores individuais touchscreen de 9 polegadas, além de controle remoto, tomada, entrada USB, mesa e descanso ajustável para a cabeça e para os pés. Os aviões também estão equipados com a última tecnologia de iluminação ambiente em LED, desenhada para proporcionar o melhor bem-estar durante a viagem.

O brinde feito por Frederico Pedreira e José Efromovich, da Avianca, com Wilson de Souza, do GRU Airport, que celebrou o início das operações entre GRU-JFK-Foto: M&E

Antes do embarque, no entanto, o fundador José Efromovich e o presidente Frederico Pedreira comemoravam mais um marco na história da Avianca Brasil. “Há um ano, quando estava me preparando para a festa de Réveillon de 2016, não passava pela nossa cabeça que hoje estaríamos iniciando voos para New York”, disse Efromovich. “O ano foi difícil para o país, mas conseguimos crescer. Incorporamos seis novas aeronaves, iniciamos voo para Miami, começamos a voar para Santiago do Chile, e estamos aqui hoje inaugurando a rota SP-NY”, destacou.

Tarcisio Gargioni (VP da Avianca) e sua esposa Rita a bordo

"O crescimento da companhia é sinônimo de crescimento para o GRU. A Avianca hoje é a empresa que mais cresce no aeroporto. E este é o nosso desafio, para que as companhias invistam e cresçam cada vez mais dentro de nosso aeroporto. Para nós, é uma enorme satisfação estruturar este voo e que venham muito mais”, afirmou Wilson de Souza, do Controle Operacional do GRU Airport.



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

FIACULT 2018 - GRANDE FINAL EM ROMA - ITÁLIA

FIACULT 2018 - GRANDE FINAL EM ROMA - ITÁLIA


O FIACULT 2018 promete ser o melhor de todas as suas edições principalmente por conta da final ocorrer no Teatro Santa Chiara, na principal localização do Centro Histórico de Roma. Às 19 horas acontecerá a final seguida de jantar de gala no teatro. Já o FTN acontecerá no Hotel Quirinale na via Nazionale, dia 21 pela manhã e tarde. 

Hotel Quirinale

O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo, é  um evento de curtas-metragens de filmes institucionais e promocionais, capaz de dar uma grande resposta em termos de marketing e uma grande difusão para os produtos, destinos turísticos e culturais, oferecendo grande visibilidade para destinos,  para os produtos relacionados com o comércio, cultura e turismo.  Traz maior visualização, fama e glamour nacional e internacional para a cidade, país ou produto dos participantes. 


As empresas que participam do evento promovem seus produtos de maneira mais eficaz, com o melhor custo/benefício dos tempos modernos. Consiste em uma referência no domínio dos eventos diretamente ligados a estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os parceiros e participantes. A participação assegurará mídia ao longo do ano, um retorno de valor inestimável, dado a grande divulgação em vários setores além do especializado em turismo. Isso ocorre porque os concorrentes serão anunciados através de todos os meios de comunicações, incluindo  várias redes e mídias sociais como Facebook, Twitter, Google e Youtube.


O Festival apoia a indústria do turismo, comércio e cultura, trabalhando com empresas, profissionais, doutores, mestres, estudantes e diretores de diversas localidades do mundo. Pode levar você  para ganhar  prêmios que permitirão estar junto dos filmes reconhecidos mundialmente.

Com o consumo de vídeo on-line na agenda mundial, com diversas produções audiovisuais que vencem em estratégia de conteúdo de marketing, a empresa FTN – Fórum de Turismo de Negócios e Eventos, (empresa responsável pela organização do FIACULT), recebendo diversas solicitações para criar um evento que contribuísse com as inovações no turismo, lazer e comércio, criou o evento exclusivamente para incluir  estas novas aplicações que permitam obter rapidamente  o relacionamento com o consumidor.  A empresa decidiu optar pelo método mais moderno, com filmes, audiovisuais de curta metragem. Assim, surgiu o Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo – FIACULT.  Tudo isto levou dois anos de estudos e pesquisas das tendências de consumo,  para um resultado específico nestes setores, que mudaram a comercialização em todo o mundo,  hoje é  uma ferramenta essencial, que transforma a maneira que o consumidor está habituado, assistindo e interagir com a tecnologia inovadora e as novas tendências.

Os especialistas que contribuíram para a execução do projeto são dos setores de turismo, comércio e cultura, como jornalistas, turismólogos e formados em marketing. Foram pesquisas e trabalhos  com a direção e criação da Jornalista Marta Mara Lobo de Souza, lançando o evento  em 2014. Realizado primeiramente  na cidade do Sul do Brasil, sua sede, Florianópolis, Santa Catarina, com edições , itinerantes nacionais e internacionais.

Em 2015 o FIACULT tornou-se o Festival Tour Film das Américas, agora, conhecido em outros continentes por seu potencial com mais de 285.640  visualizações de vídeos, tendo 300 espectadores presentes onde os audiovisuais são veiculados, sendo assistidos  por  secretários de turismo, operadoras de pacotes de turismo,  agentes de viagens,  jornalistas, produtores de cinema turismo e empresários de diversos segmentos e áreas,  de várias partes do mundo.

Em 2016, com todo o público e os meios de comunicações em parceria, a convite de várias cidades e países, o terceiro evento foi então realizado com muito sucesso em Castelfranco – Itália, na região do Vêneto, no famoso teatro Acadêmico. Porém, permanecerá a pré-classificação no Brasil, em Florianópolis, Santa Catarina, onde a história do FIACULT começou.

Em setembro de 2017, devido as condições logísticas e para um melhor andamento das novas produções de filmes, o evento passa a ser bienal. As inscrições e data para a premiação final da 4ª Edição FIACULT (Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo),  será realizado uma vez a cada dois anos, sendo prorrogadas até o dia  20 do mês de fevereiro de 2018, quando inicia as votações pelo site www.fiacult.com  (votações na internet de 20 de fev a 10 de março) e a grande final será realizada em 21 de março de 2018 em Roma, no Teatro Santa Chiara, no centro de Roma ( Piazza di Santa Chiara, 14). Porém, segue a mostra  de filmes  FIACULT anualmente.

A nova data garante as produções inscritas um maior tempo de mídia com a divulgação do FIACULT . É  a oportunidade ímpar  para quem ainda não tinha conseguido incluir o seu  o audiovisual,  até cria um tempo hábil para os produtores realizem novos filmes. Além do ganho em mídias, o inscrito se beneficia com palestras de grandes produtores, oferecida pelo FIACULT nos dias da grande premiação.

As inscrições de vídeos podem ser realizadas diretamente no site www.fiacult.com.




quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

EMBRATUR INCENTIVA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE TURISMO

EMBRATUR INCENTIVA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE TURISMO

Seminário realizado pela autarquia estimula atitudes proativas de operadoras, agencias e gestores para atração de mais turistas internacionais

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) convidou operadores, agentes de viagens, hoteleiros e gestores governamentais do turismo de Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) para debater oportunidades de negócios e mercados promissores para atração de mais turistas internacionais para os destinos brasileiros. O Seminário de Inteligência Competitiva foi promovido, no dia 7 de dezembro, no Sebrae RJ-Angra dos Reis, e contou com a parceira do Convention e Visitors Bureau de Angra dos Reis e Ilha Grande.

Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz ações dessa natureza promovidas pela autarquia são salutares, pois aumentam o diálogo com a iniciativa privada e gestores do setor, além de possibilitar acesso à informação diferenciada sobre o mercado internacional, por meio do trabalho no exterior dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs).

“São essas empresas que fazem o turismo de fato acontecer, na ponta. Compartilhar a inteligência competitiva da autarquia com foco nesta região com alto potencial pode ajudar na tomada de decisão dos empresários e, com isso, trazer mais turistas internacionais para os destinos”, define, Lummertz.

A palestra, ministrada pelo coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Alisson Andrade, teve três eixos centrais: a importância do turismo no mundo, tendências e oportunidades no mercado internacional e levantamento de mercados potenciais para a região. “O seminário é uma ação da Embratur que visa internacionalizar a atuação das empresas e gerar atitudes proativas em mercados pontuais para criar um fluxo natural de turistas internacionais”, explica.

Para ele, o debate pode expandir a visão e despertar nos empresários a necessidade de participação em diferentes ações e ferramentas de promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos da Embratur, como as feiras internacionais, famtours, presstrips e outros. “A ideia é disseminar inteligência para ajudar as empresas a fazerem negócios”, completa.

Os gestores públicos e privados de Angra dos Reis e Ilha Grande presentes puderam conhecer tendências e oportunidades no mercado internacional para cada destino. As informações mapeadas pela autarquia identificam diferenciais e vantagens competitivas especificas, além de levar em conta aspectos como o perfil da demanda do turista estrangeiro, a conectividade do Rio de Janeiro com o mundo e a questão da sazonalidade do turismo.