CAMINHO DAS MISSÕES
O Jornal O Globo apresentou matéria sobre os principais destinos do Brasil em suas festas de final de ano. Entre os atrativos brasileiros está o Caminho das Missões que tem seus roteiros tanto a pé como de bicicleta nas velhas estradas dos Jesuítas e índios da Nação Guarani.
Neste ano o produto turístico gaúcho de caminhadas nas Missões ganhou grande divulgação mundial a partir de sua internacionalização e reconhecimento pelos países do MERCOSUL como o grande produto integrado do mercado comum, isto em termos de turismo.
O Caminho das Missões funciona como um produto do turismo desde 2002. Até 2017 se ofereciam percursos de 14 dias que partem de São Borja, 8 dias de São Nicolau e de 3 dias de São Miguel, sempre chegando em Santo Ângelo. Muito mais que um passeio turístico o Caminho das Missões é um roteiro interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporcionam uma experiência inigualável de liberdade, espiritualidade e autoconhecimento.
A partir de outubro 2017 se iniciaram também caminhadas de 18 dias unindo os atrativos Missioneiros do Brasil e Argentina, completando 420 km de distância e em 2018 se iniciará os caminhos desde o Paraguai passando pela Argentina, daí completando 30 dias e em cerca de 800 km.
Pesquisa realizada no início deste ano indicou o que os peregrinos pensam sobre a caminhada: “trouxe-me uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho. Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “como turismo, paisagens fantásticas de coxilhas com plantações e reservas de matas que nos fazem sublimar o cansaço e desgastes. Vale apena!”. “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”. “É uma experiência única, onde se pode sentir o desvencilhamento de tudo aquilo que incomoda o interior da gente... Essa viagem foi intensa, única e transformadora. Saí do Caminho das Missões com a certeza de que vou voltar”. “Mudou os conhecimentos históricos referentes à vida dos Guaranis e Jesuítas, além das características da cultura gaúcha e seu povo acolhedor”.
Para o ano que está inciando o Caminho das Missões é uma excelente opção para uma aventura em grandes ou pequenas caminhadas. Para quem não gosta ou não pode, tem roteiros rodoviários que saem todas as semanas e que levam a este verdadeiro "Mergulho às raízes da América".
Nenhum comentário:
Postar um comentário