terça-feira, 26 de maio de 2009

DICAS DE TURISMO

Dicas de Turismo
por Airson Soares da Rosa



No turismo religioso, a Serra Gaúcha a cada ano fica unida na propagação da Romaria e Festa de Caravaggio de Canela. Com isso o Rio Grande do Sul fortalece o segmento turístico entre as cidades de Canela e Gramado, recebendo turistas do Brasil e do mundo. No Parque do Saiqui onde acontece o evento denominado Centro de Eventos Turísticos, Culturais e Religiosos acontecem várias atrações, desde as missas, apresentações artísticas e encenações teatrais, seguido de forte gastronomia, desfiles e muita música. Nesta semana, de 23 a 26 de maio, dia de Nossa Senhora Maria do Caravaggio acontece o percurso a pé, que sai em romaria da Catedral de Pedra, no centro de Canela, numa distância de sete quilômetros até o parque do Caravaggio.

A romaria motorizada (12 mil automóveis), cavalarianos, milhares de motociclistas e fiéis pagadores de promessas, a exemplo de Luiz Felipe Scolari, o Felipão quando aqui em Criciúma, era técnico do Tigre e pagava suas promessas com seus atletas, na igreja do Caravaggio, em Nova Veneza. Para o pároco de Canela, padre Edson Batista de Mello, o principal motivo, é motivar a fé e a devoção a santa. Para a diretora da empresa Estratégia Comunicação e Marketing Lu Zanatta, o velório inaugurado no ano passado, que tem estrutura para o acendimento de 1.200 velas, dos mais diversos formatos e tamanhos, o monumento de prece e a devoção do povo, levam a organização aguardar nos três dias de festa, 100 mil romeiros de diversas cidades e região da Serra Gaúcha.
A Rádio Difusora AM 910, com sua promoção Sou Fanático pela Minha Mãe, que levou com ônibus especial, 16 mães sorteadas e seus acompanhantes e convidados, para um passeio a Canela e Gramado no último domingo, dia 24, viram de perto, a festa de Nossa Senhora do Caravággio. VEJA A GALERIA DE IMAGENS
PIT STOP
* No turismo desportivo, Santa Catarina ainda caminha lenta no futebol, com Avaí, Figueirense e Criciúma. Mas o maior feito não foi no passado com o Joinville, um grande campeão, mas sim, com o saudoso e respeitável Esporte Clube Metropol, campeão do Sul do Brasil e com participações invictas pela Europa.
* No turismo político o ex-deputado federal Leodegar Tiscoski, andando pela Praça Nereu Ramos em Criciúma, afirmou a esse colunista que os R$ 28 milhões estão garantidos para a fixação da Barra do Rio Araranguá. Com isso o turismo náutico será prestigiado. Vamos aguardar!
* A comissão para organizar os festejos dos 130 anos de fundação de Criciúma (06/01/1880) composta pelo prefeito Clésio Salvaro, com José Augusto Hülse e Rubens Costa como presidente e vice merecem respeito e trabalham com o apoio de todos. Parabéns! * Fiquem de olho! O Ibama está divulgando novas regras no turismo náutico desportivo. A carteira para a pesca amadora é obrigatória. Os pescadores poderão obter informações no site http://www.ibama.gov.br/.
* Você sabia que a cidade de Criciúma tem 130 bairros e Joinville apenas 22 bairros? Airson Soares da Rosa é consultor de turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário