quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Lugar de cachorro é em casa. Na praia, nem pensar. É proibido por lei. Quer levar seu cão para passear? Aproveite as ruas menos movimentadas e sempre mantenha o animar preso pela coleira. Isto é para a própria segurança dele. Muitas pessoas têm medo de cachorros, mesmo que eles não ataquem.Como a rua é pública, essas pessoas também precisam ser respeitadas. Lembre-se: cachorro na rua só na coleira e sempre conduzido por alguém que consiga dominá-lo caso seja necessário.
Praia não combina com cachorros e gatos. Nossos animais de estimação podem transmitir bichos de pé, carrapatos e pulgas para as crianças, que têm o hábito de sentar diretamente na areia, sujar as mãos e até levar à boca. Além disso, cães e gatos também costumam defecar e fazer xixi na praia, o que não é saudável nem agradável para ninguém. Por mais que o seu cãozinho ou gato seja limpo e livre de pulgas, carrapatos e bichos de pé, mesmo assim você não deve levá-lo à praia.
A lei deve ser respeitada. “Praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime.” (Lei Federal 9605/98). A pena vai de três meses a um ano.  Pense, sinta... O que é posse responsável? Eles precisam de alimentação, banho, vacinas, carinho, remédios (quando necessário) e outros cuidados. Ter um cachorro ou gato dá trabalho e exige responsabilidade. Quem adota um animal precisa ter essa consciência. ISSO É POSSE RESPONSÁVEL.
Conheça os 10 mandamentos da Posse Responsável:
Antes de adquirir um animal, considere que o seu tempo médio de vida é de 12 anos. Onde você estará daqui a 12 anos?
Jamais adote um animal por impulso. Analise se você terá recursos para vaciná-lo e castrá-lo.
Veja se você tem espaço e tempo para criar um animal de estimação. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida (tamanho, pelagem,etc).
Mantenha seu animal sempre preso ou dentro de casa (jamais solto na rua). Para o cão, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira e conduzido por pessoa que possa dominá-lo.
Cuide da saúde do animal: dê abrigo, alimento, banho e permita que ele se exercite regularmente. Também é preciso levá-lo ao veterinário e vaciná-lo quando necessário.
Dê atenção, carinho e proporcione um ambiente adequado ao seu animal de estimação. Não deixe seu cão estressado.
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
Caso seu animal faça cocô em local público recolha e jogue em local apropriado.
Identifique o animal com uma plaqueta no pescoço contendo nome do animal, nome do proprietário e numero do telefone. Se preferir, adote um micro chip ou uma identificação permanente (tatuagem) para que ele seja facilmente reconhecido em caso de perda e possa ser devolvido.
Castre os machos e as fêmeas evitando crias indesejadas de cães e gatos. A castração é a única medida definitiva para o controle da procriação e não tem contra indicações. Para mais informações: caoamigo@icara.sc.gov.br
PIT STOP
*O Diretor de Turismo do Município de Içara (SC) Clovis Marcelino (foto) recebeu as reclamações dos indignados turistas e moradores do Balneário Rincão (SC) sobre a limpeza dos terrenos baldios com lama, mato, entulhos, animais mortos, etc... prometendo medidas urgentes aplicando multas e fazendo contatos diretos com os infratores. Também acionou a Vigilância Sanitária devido ao mau cheiro nos lotes urbanos. Durante o veraneio, a população passa de 11 mil para 200 mil habitantes e necessita de maior atenção da Prefeitura Municipal.
 * No turismo desportivo, deu o que prevíamos. O jogador Pirão, agora no Avaí, fez a festa em cima do Criciúma, marcando dois golaços. Aqui ele não jogou nada, colecionava cartões amarelos e vermelhos. Este Avaí faz coisa com “Ovelha” e “Pirão”, hein? E o Tigre com tanto dinheiro não????
 * Feliz da vida este colunista (foto) recebeu a visita das estudantes e leitoras da coluna e ouvintes da Rádio Difusora AM910. Obrigado, Erica, Carol, Tainá, Bruna e Manuela, que ainda trouxeram a mascote Charlote. Bons estudos a todas!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário