FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino
PASSAGENS AÉREAS
Clique na imagem para ampliá-la
Temos as passagens mais caras do mundo. Viajar e conhecer nosso próprio país é impossível além de que a nossa malha aérea e nosso aeroportos são um tremendo entrave. É certo que nós voamos mais por conta desta ou daquela promoção, todavia os brasileiros voaram para menos cidades já que o número de destinos atendidos pelas companhias aéreas regulares caiu. O levantamento é do cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para você ter uma idéia, em 1957, voávamos para 357 cidades, hoje todavia, apenas para 132. Naquela época, o avião mais utilizado para voar no Brasil era o DC-3, capaz de pousar em pistas precárias. Só a Real Aerovias, uma empresa que foi comprada pela Varig nos anos 60, tinha mais de 100 aviões. Naquela época, dizem eram um tremendo glamour, hoje uma porcaria, poltronas mais curtas, desconfortáveis, barrinhas de cereais e balinhas. E Na WEB JET nem isso. Você tem que pagar tudo a bordo. Que retrocesso em ô !!
PRAIAS LIMPAS
Não é só na temporada das baleias francas que o IBF promove ações ambientais e educativas no litoral catarinense. Na alto verão, os biólogos do Instituto também se preocupam em orientar turistas e comunidade local a recolher o lixo que produzem nas areias e, assim, preservar oceanos, animais marinhos e meio ambiente. Neste sábado, 4 de fevereiro, o IBF realiza mais um "Dia de Ação de Praia", evento que acontece todos os verões no litoral sul de Santa Catarina. Na ocasião, serão distribuídas sacolinhas, e o micro lixo será recolhido, separado e pesado. Para as crianças estão programadas atividades recreativas.
Clique na imagem para ampliá-la
O ponto de encontro - de acordo com a bióloga responsável pelo IBF, Mônica Pontalti - é a tenda laranja instalada próxima ao Camping Lagoamar (no centro da praia), a partir das 14h. "Precisamos alertar os turistas que o lixo não recolhido é uma séria ameaça aos oceanos e a todo meio ambiente. Quem gosta de praia, mar e natureza precisa fazer sua parte, se quiser usufruir no futuro", lembra a bióloga.
PAULINHO MIXARIA
O humorista gaúcho Paulinho Mixaria escolheu o Infinity Blue Resort e Spa (empresa do Grupo Embraed) para se hospedar durante as gravações da sua participação especial no longa-metragem nacional “Meu Pai é figurante”, com Dedé Santana e grande elenco que está sendo totalmente produzido e finalizado em Santa Catarina. Durante a estada em Balneário Camboriú, Mixaria aproveitou para conhecer o resort e curtir as novas atrações como o Acqualina Bistrô (aberto aos hóspedes e ao público em geral) e a ampla área de lazer, esportes e saúde do Infinity Blue.
Clique na imagem para ampliá-la
O longa metragem “Meu pai é figurante” – dirigido por Rodrigo Castelhanos - está sendo gravado em Balneário Camboriú e conta a história de um homem que luta pelos seus sonhos e ideais. O filme tem Dedé Santana como protagonista e elenco composto por Paulinho Mixaria, Luana Piovani, Sidney Magal, Falcão, Júlio Rocha, Armandinho, Wilson Pain e outros artistas. O projeto é uma iniciativa da Agência F.A.R.O Models e Guecko Filmes.
OUTSTANDING IN THE FIELD
Clique na imagem para ampliá-la
Em março, o chef e artista californiano Jim Denevan e sua proeminente equipe aterrissam no Brasil para promover a primeira turnê do aclamado evento itinerante Outstanding in the Field, que já percorreu os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em cada uma das três locações ao longo do caminho – Itirapina, SP; Florianópolis, SC ; Vale dos Vinhedos, RS– o grupo irá montar sua mesa icônica no meio de campos agrícolas, pomares orgânicos, fazendas marinhas e vinhedos para um almoço preparado por um top chef local.
AVENTURA CULINÁRIA
Inspiração para muitos, Outstanding in the Field é uma aventura culinária - literalmente um restaurante sem paredes. Desde 1999, Denevan e seu grupo realizam os eventos ao ar livre em locações inusitadas que vão desde fazendas até jardins urbanos, do cume de montanhas a cavernas do mar, em ilhas isoladas ou em jardins suspensos no meio de megalópoles. Onde quer que seja a localização, a missão é a mesma: re-conectar as pessoas com a terra e com as origens de seus alimentos através do contato direto com os agricultores e artesãos locais. A proposta é criar uma consciência nos participantes do quão difícil é todo o processo de produção até o alimento finalmente chegar `a mesa. "A idéia de fazer uma refeição em uma fazenda tocou muitos norte-americanos como uma experiência cultural e uma maneira de abraçar a comunidade", diz o fundador Jim Denevan. Os ingredientes para a refeição são quase todos locais, muitas vezes colhidos a poucos metros da mesa e os pratos preparados por um top chef da região. Aos participantes é oferecido um tour pelo local do evento onde o proprietário explica sobre os produtos cultivados e as técnicas de produção utilizadas. Em seguida, a mesa oculta é descoberta e nela, agricultores, artesãos locais e participantes sentam-se lado a lado para saborear o mix de ingredientes locais transformados em verdadeiras obras de arte nas mãos do chef convidado.
NO BRASIL
Em 2011, Outstanding in the Field realizou mais de 80 eventos e serviu quase 10 mil pessoas em fazendas na América do Norte. Além disso, realizou uma série de eventos na Europa passando pela Irlanda, Dinamarca, Holanda, Espanha e Itália. No Brasil serão 3 eventos no primeiro semestre. No dia 04 de março o evento acontece na Fazenda da Toca / Grupo Pão de Açúcar – Itirapina /SP. A chef será a Helena Rizzo do Restaurante Mani – SP.
SANTA CATARINA
O evento acontecerá no dia 10 de março na Fortaleza de St. Cruz de Anhatomirim - Florianópolis - SC, com o chefe Vitor Gomes e no Rio grande do Sul acontecerá no dia 11 de março, na Vinícola Miolo / Vale dos Vinhedos – RS com o chef Carlos Kristensen do Hashi Art Cuisine – Porto Alegre.
O artista Jim Denevan ganhou aclamação mundial por seus desenhos panorâmicos feitos em areia, terra e gelo. Usando um pedaço de madeira flutuante e um rastelo, seus desenhos são feitos à mão livre e podem levar horas ate serem concluídos. No entanto, quando feitos em praias, por exemplo, duram somente o intervalo necessário ate que a maré alta venha para varrê-los para longe. Jim foi o criador da maior obra de arte do mundo – uma área de nove quilômetros quadrados feita em 2010 sobre a superfície congelada do Lago Baikal na Sibéria - que é agora uma memória derretida.
ROTA DA AMIZADE
Sobrevivente da bomba atômica e um dos maiores difusores da mensagem da paz, campeões sul-americanos de Kendô e grupo de Taikô confirmam presença no carnaval de Joaçaba, em nossa Rota da amizade. A escola de samba Unidos do Herval, definiu quem serão as estrelas do desfile 2012 da agremiação. Eles não vem das telas da televisão ou dos cinemas, mas em suas áreas de atuação possuem significativa importância. Kazumi Ogawa, por exemplo, é o personagem principal do premiado documentário "Memorial a Paz" de autoria de Alex Morais, Rodrigo Gomes e Enio Brambatti. Na sua propriedade construiu um espaço de meditação - onde um museu relembra o triste episódio das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, uma construção imponente no alto de um morro em forma de um pássaro Tsuru foi uma forma encontrada para homenagear os mortos no ataque e o som de um sino acalenta em meditação os imigrantes japoneses que ali residem.
Ogawa é um dos sobreviventes da bomba atômica. Era criança quando perdeu a balsa que o levaria até a escola. Um descuido que lhe garantiu a vida. O sobrevivente realiza palestras pelo mundo disseminando a cultura da paz. No Japão, é reconhecido pelos seus esforços e representantes japoneses já estiveram em solo catarinense conhecendo o lugar e auxiliando na construção do parque.
A escola também contará com a presença Hirotaka Onaka, professor e fundador do Kendo na colônia japonesa. Com ele estarão os discípulos Elzami Miwa Onaka, Ernesto Eisaku Onaka e Izumi Honda. Conhecida como a arte marcial dos samurais, o kendô foi mais difundido a partir do século 16. Ao contrário de outras práticas esportivas, o kendô, o judô e o aikidô, não têm como princípio a conquista da vitória.
Não bastasse tudo isso a Unidos ainda conta com a presença do Monge Missionário do Templo Budista "JODOSHU NIPPAKUJI" da cidade de Curitiba Akiyoshi Oeda. Os japoneses da colônia tem o budismo como uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. Além disso, destaque para Takashi Chonan, primeiro prefeito e o criador da espécie de alho roxo - denominada com o seu sobrenome e conhecida na década de 80 como "o ouro branco"; Masanori Ito trouxe a qualidade de alho que leva seu sobrenome para Santa Catarina; Kiyoshi Eguchi, membro de uma das oito famílias japonesas que chegaram a Santa Catarina em 1964; Tomio Okuyama, campeão catarinense de Karaokê e representante do estado no Campeonato Brasileiro; Francisca Ugaji - mestre da arte do arranjo de flores no Japão - IKEBANA entre outros membros da Associação Cultural Brasil-Japão. Destaque também para o Grupo de Dança Ramos e Grupo de Taikô Sakura Daiko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário