segunda-feira, 11 de março de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Comemorações de aniversário

Entre inaugurações, exposições, lançamentos e apresentações culturais, Joinville completou no último sábado 162 anos de fundação. Reinauguração do Museu das Bicicletas, duas apresentações do Balé Bolshoi, homenagem aos imigrantes no Cemitério do Imigrante, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN foram algumas das atividades comemorativas. Sem falar na inauguração da fábrica GM, que acrescentou, não só empregos, mas também economia e status industrial à cidade de Joinville.
 
Restauro da Casa Fleith 


Nada comparável a Pomerode, que tem 240 exemplares de construções enxaimel. Mas Joinville também possui algumas, autênticas. Uma delas é a centenária Casa Fleith, localizada na Estrada do Pico, no Distrito de Pirabeiraba que, após dez meses de obras de restauração foi entregue aos seus proprietários Osni e Idenilda Fleith, pela Fundação Cultural de Joinville e Iphan, dentro da programação de aniversário da cidade. Tombada pelo Estado em 1998 e pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN. Foram investidos mais de R$ 390 mil reais, verba disponibilizada pelo IPHAN. Pelas estimativas a casa foi construída em 1913. Todo o processo de restauro foi acompanhado pelos arquitetos da Coordenação de Patrimônio da Fundação Cultural e do Iphan. 
 
Expoville

Finalmente, a parte mais urgente da Expoville ficou resolvida. O consórcio Viseu/Caex, que administra o complexo pode continuar a reforma do espaço até o início de junho, para que as grandes feiras do ano possam ser realizadas. Agora a luta continua, em busca das licenças para as obras de ampliação dos espaços. 
 
Páscoa no Laguna Tourist
 
O Laguna Tourist Hotel, situado em localização privilegiada na Praia do Gi, Laguna, oferece pacote especial de Páscoa, de 28 a 31 de março, com refeições incluídas. Além disso, tem programação para as crianças – cinema com pipocas, lanche do cachorro quente, caça ao coelho e procura dos ninhos entre outras. Faça contato em tourist@lagunatourist.com.br.   
 
Restaurante Novotel 

Com objetivo de fidelizar e se tornar atrativo aos clientes, a marca Novotel renova criações gastronômicas reforçando conceito de comida saudável e pronta para qualquer ocasião. Rede do grupo Accor, a Novotel lançou em fevereiro o novo cardápio do: Bar Restaurante 365 em suas 10 unidades no Brasil. O menú conta com 35 pratos - entradas, saladas, pratos quentes, sanduíches e sobremesas que levam o tempero internacional com ingredientes regionais para atender a versatilidade de públicos do hotel. Um deles fica em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. Consulte www.novotel.com.
 
As Vovós do Chocofest


Poderosas, cheias de atitude, animadas, descontraídas, modernas e descoladas, as avós dos dias atuais vivem um novo momento. Mas têm em comum o amor incondicional pelos seus netos. São amigas e confidentes. Dentro deste espírito, fundaram, em 2012, durante o Chocofest, a Confraria das Vovós, que é presidida pela chef Rita Gargioni, e que volta ao evento em 2013. Através do encontro, marcado para 21 a 24 de março, em Gramado, durante o Chocofest, a Confraria das Vovós pretende discutir e vivenciar seu papel na sociedade. Com o passar dos anos, o perfil da vovó ganhou novos contornos, além da longevidade . A programação da ação, e o valor dos pacotes para participar está  disponível no site oficial, www.chocofest.com.br.
 
Teatro no Chocofest

Como uma grande brincadeira, em que o bom humor é a chave principal para mostrar a preservação da natureza não apenas como um “modismo”, o espetáculo “Acquaplay – Por um meio ambiente inteiro” é uma das novidades do Chocofest – Páscoa em Gramado 2013. Em duas sessões, nos dias 22 e 24 de março, o público poderá conferir a peça, de cunho educativo e emocional, com 16 diferentes personagens, interpretados por um único ator, o porto-alegrense Fábio Mancuzo. “Utilizo um telão como recurso para contracenar sozinho e trazer para o palco Pequeno Príncipe, Tarzan e Chacrinha, entre muitos outros, mas sob um novo olhar”, promete Mancuzo. O espetáculo ocorrerá no espaço do Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta, centro de Gramado. 

 
O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra Gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. Site www.chocofest.com.br


Páscoa no Jatiúca

O Jatiúca Resort, localizado em Maceió, organizou uma programação tranquila e ao mesmo tempo divertida para a Semana Santa. As crianças ficam por conta dos monitores, com muitos jogos, brincadeiras e atividades como Oficina do Sr. Coelho (brigadeiros e cestinhas): presença do Coelhinho da Páscoa, no domingo, para a entrega dos ovinhos durante o café da manhã entre outras. O programa também inclui almoço especial na sexta-feira e noites festivas com música e shows. Saiba mais em www.hoteljatiuca.com.br.
 
Festival Brasileiro da Cerveja

A gastronomia estará presente no Festival Nacional da Cerveja, que Blumenau irá realizar nos dias 20 a 23 de março, o maior encontro cervejeiro do país. O evento reúne os melhores do ramo no Parque Vila Germânica com a intenção de levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas nunca experimentadas antes na região. E a gastronomia estará presente para completar o festival. Como é muito importante estar bem alimentado antes de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, os restaurantes Figueira e Pepper Jack, que já confirmaram presença no evento, vão oferecer cinco opções de pratos: Buffalo Wings, Nachos, Fritas com cheddar e bacon, Chicken Fingers (coxinhas da asa) e Linguiça com cebola e queijo. Os dois estabelecimentos poderão ser encontrados no mesmo estande. Os dois restaurantes apresentam ainda uma lista co m informações, sobre como combinar os pratos com as cervejas disponíveis no festival.

Relax na Praia do Rosa


A Praia do Rosa é a única parte do litoral do Brasil a figurar no seleto clube das Baías Mais Bonitas do Mundo (foto Ricardo Freire) A Praia do Rosa é uma boa opção para aproveitar o restinho do verão, no litoral catarinense. Pousadas associadas à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa oferecem diárias entre 15% e 50% mais baixas do que os valores praticados em janeiro e fevereiro. O mês de março, tradicionalmente registra dias ensolarados e frescos, mar verde e mais quente e o movimento de turistas é moderado, também nos bares e restaurantes. Mais informações no site da ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa:  www.praiadorosa.imb.br.   

Jogos Aberto 3ª Idade  

 
No dia 27 de março serão realizados, na Sociedade Recreativa de Barra Velha, a etapa local dos 5º JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade, para atletas nascidos até 1953. As inscrições podem ser feitas na Fundação Municipal de Esportes-Ginásio Alfredo José de Borba, ou no dia dos jogos as 8horas, na Sociedade Recreativa. 
 
18ª Festa Nacional do Marisco

O município de Penha, além de conhecido pelo Parque Beto Carrero, conseguiu tornar-se conhecido também através da Festa Nacional do Marisco, que já realizou dezoito edições. De acordo com a Secretaria de Turismo, Penha recebeu perto de 50 mil pessoas na última edição, realizada de 7 a 10 de fevereiro. Foram consumidos por volta de 2,4 toneladas de marisco, principal iguaria gastronômica da festa. Houve também quatro shows de destaque: Luan Santana, Jeann e Júlio, Ivonir Machado e o grupo Sorriso Maroto. Segundo a Associação de Maricultores de Penha (AMAP), o consumo de mariscos nas festa vem se mantendo nos últimos anos, na casa das duas toneladas.


Site oficial de Turismo

Uma das poucas páginas municipais exclusivamente dedicadas ao setor em SC é o site da Secretaria de Turismo de Penha, que recebeu cinco vezes mais acessos entre dezembro e janeiro. Importante ferramenta para divulgação do potencial e das belezas naturais de Penha, o site www.turismopenha.com.br, vai completar seu quarto ano no ar com atualizações e dados importantes não apenas para veranistas e turistas, mas também para empreendedores que desejam conhecer melhor esse potencial. Colocado no ar em julho de 2009, o “turismopenha” foi uma iniciativa do prefeito Evandro Eredes Navegantes, e ultrapassou o índice de 10 mil acessos entre os meses de dezembro e janeiro, ou seja, cinco vezes o acesso dos meses da baixa temporada”, contabiliza o secretário  de Turismo Júnior. “ E-mails info@turismopenha.com.br ou atendimento@turismopenha.com.br.

HotelDO.com

Operadora de viagens on-line, especializada na intermediação dinâmica de serviços mundiais de turismo, com foco na América Latina, a HotelDO.com irá participar pela primeira vez do Festuris e ali apresentar uma nova plataforma de reservas, que será lançada no segundo semestre. “Será inovadora, com serviços de hotéis on-line. Vamos aproveitar nossa presença no Festuris para mostrá-la ao trade”, explica o gerente de vendas da empresa, Márcio Nogueira, ressaltando que o site (www.hoteldo.com) é a maior identidade da empresa. A feira, para ele, será uma excelente oportunidade para o fortalecimento das relações com o mercado do Sul do Brasil e também com a América Latina.

Ministério do Turismo 

Começou a funcionar no dia 7 de março, na página do Ministério do Turismo na internet, um link onde qualquer pessoa pode fiscalizar o repasse de recursos públicos e acompanhar o estágio das obras de infraestrutura turística em andamento no país. Acesse http://repasse.turismo.gov.br. E depois acessar o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) que permite total transparência na gestão de recursos do MTur, segundo o ministro Gastão Vieira. O ministro disse à Agência Brasil que o ministério administra atualmente repasses de R$ 7,4 bilhões, executados pela Caixa Econômica Federal, relativos a 18.289 obras distribuídas por 4.430 municípios, incluindo obras em andamento, suspensas, canceladas e até mesmo concluídas.
 
Bar e locomotiva 


A Baroneza, primeira locomotiva a vapor do Brasil, serve de inspiração para o projeto de decoração e arquitetura do Bar Baroneza, em Curitiba. O Bar foi inaugurado em 7 de abril de 2009 e ganha destaque por seu extenso e criativo cardápio com opções para o almoço, happy hour e jantar, além da música ao vivo. O ambiente do Bar Baroneza é decorado com elementos que fazem referência a trens e estações ferroviárias. Um grande relógio na entrada, grades no caixa como uma bilheteria e arandelas para reproduzir a iluminação de um trem são alguns. Conta com mezanino para 50 pessoas que pode abrigar diferentes comemorações. A Baroneza é a única locomotiva a vapor transformada em monumento cultural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Petrópolis, fundada por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, patrono dos Transportes. Atualmente se encontra no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, localizado no Rio de Janeiro. Por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário, a Baroneza se transformou em um pedaço da história do ferroviarismo mundial. Foi no ato da inauguração da primeira ferrovia Brasileira que o Imperador Dom Pedro II a batizou de "Baroneza", em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Dona Maria Joaquina. A locomotiva foi construída em 1852 por Willian Fair Bairns & Sons, em Manchester, Inglaterra. Em 1853, o Barão de Mauá comprou-a e a colocou em tráfego no mesmo ano. Após servir ao Imperador Pedro II por muitos anos, a máquina foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois para transportar um visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica. A Baroneza é um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece, tendo sido incorporada ao patrimônio nacional em 20 de abril de 1954, data do seu centenário. A locomotiva tem 7,5 m de comprimento, 1,5 m de largura, 3,4 m de altura e pesa cerca de 17 toneladas. Possui duas rodas-guia de 1,29m e uma roda-motriz de 1,5m. Tem duas chaminés, um farol e dois estribos. Além da beleza dos seus cobres polidos, desperta interesse por seu valor como peça histórica, pois existem apenas dois exemplares no mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra.

 
Reino Unido pode restringir vistos 

O Reino Unido planeja restringir os vistos para brasileiros. A informação foi publicada na edição de 5 de março, do jornal londrino Financial Times. Segundo o jornal, o Reino Unido, a medida está na contramão de alguns países, como os Estados Unidos e a Austrália, que estariam afrouxando restrições de vistos para brasileiros a fim de estimular o turismo e os negócios. De acordo com o FT, a ministra do Interior britânica, Theresa May, deve propor o fim do acordo atualmente em vigor que permite a brasileiros permanecer até seis meses no Reino Unido sem visto. O jornal diz também que a proposta de impedir a entrada de imigrantes ilegais brasileiros no Reino Unido contraria outros ministros do governo, que temem que, se adotada, ela poderia abalar as relações britânicas com o Brasil, que vinha sendo visto pelo premiê David Cameron como país-chave em termos de relações comerciais com o Reino Unido. O FT lembra ainda que dados de 2011 do Ministério do Interior colocam o Brasil no quinto lugar da lista dos dez países que mais oferecem imigrantes ilegais para o Reino Unido e cerca de 2 mil brasileiros seriam extraditados do país anualmente. (Publicado por Ivonildo de Lavor, em Diário de Bordo).

Empregos em Turismo

Um em cada 11 empregos do mundo está ligado ao setor de turismo. O fato – inédito – é uma constatação do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagens) e tem base num estudo divulgado na semana passada. O número de empregos relacionados ao turismo aumentou de cinco milhões para 260 milhões em todo o mundo. Mais de 10% dos novos postos de emprego criados durante o ano passado estão ligados ao setor. A indústria foi responsável por 3% do PIB mundial produzido em 2012. A expectativa é que neste ano o índice atinja os 3,2%, sendo superior aos 2,4% previstos para o crescimento econômico global. Entre as 20 maiores economias mundiais, os G20, Coreia do Sul, China, África do Sul e Indonésia tiveram o melhor desempenho. O relatório do WTTC levou em conta 184 países. 
 
Arquipélago de Mariuá  

 Mariuá é o maior arquipélago fluvial brasileiro e do mundo. Descoberto por um satélite da NASA, o conglomerado de ilhas está localizado no Estado do Amazonas, no Rio Negro, tem 140 km de extensão e 20 km de largura. Até o momento foram descobertas mais de 1200 ilhas do arquipélago, que está dentro do perímetro do município de Barcelos. A região é riquíssima em fauna e flora, já que a maior parte de seu território é de mata virgem. Além disso, possui mais de 40 km de belas praias, com águas apropriadas para mergulho, excelentes pontos de observação da natureza e ainda igarapés e lagos para serem explorados. A vida marinha da região tem cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais, mas a maior população é a de botos cor-de-rosa.
O território do arquipélago faz parte do Parque do Jaú, da Floresta Amazônica Brasileira e do Parque Estadual da Serra do Aracá. A cerca de 500 km de Manaus, Barcelos é o ponto inicial do roteiro da Expedição Katerre, única oportunidade de navegar pelo arquipélago de Mariuá. Mas o trajeto de 10 dias guarda ainda outras surpresas e emoções aos viajantes. Site www.barcelosnanet.com.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário