quinta-feira, 18 de abril de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Pirabeiraba 154 anos
 

Um pé lá outro cá: poderia-se dizer de Pirabeiraba, único distrito de Joinville, Santa Catarina. De um lado, o mais importante polo industrial do município, do outro, o reduto de grande parte da história da colonização e da preservação da cultura dos imigrantes. Ali se encontra o maior número de pessoas que falam alemão, que dançam músicas típicas, e preparam pratos como Eisbein (joelho de porco), marreco com repolho roxo. As donas de casa (muitas trabalham fora), mas ainda plantam flores nos seus jardins e conversam amenidades com as vizinhas na porta da padaria e trocam receitas de bolos. Esse lado “caseiro”, felizmente vem acompanhando as gerações nesses 154 anos, comemorados no último fim de semana. A data foi festejada pelos moradores e por milhares de visitantes, que vivenciaram a alegria do tradicional Stammtisch (mesa cativa), além da exposição de trabalhos artísticos e artesanais, o mercado de pulgas, a degustação de comidas típicas, o passeio ciclístico e o baile comemorativo. Parabéns Pirabeiraba.
 
Bananas de festa

Depois de longos 30 minutos por estrada de chão chegamos ao local da festa. É na Estrada Blumenau, bairro Vila Nova, interior da área rural de Joinville. No trajeto, vastos arrozais  brilham à luz do sol. Nas valas de irrigação, inúmeras “bolinhas” brancas se movimentam: são marrecos (criação paralela à cultura do arroz), que espicham o pescoço para dentro da água, “pescando” sementes perdidas, ervas daninhas e minhocas, garantindo o seu sustento.  No centrinho da comunidade encontramos uma igrejinha -, a Igreja Nossa Senhora Aparecida e um enorme e rústico pavilhão de festas, plantados numa clareira da mais pura e verde Mata Atlântica. Foi ali que ocorreu, no último fim de semana a 3ª Festa da Banana. Ali, os moradores se unem em comunidade, que procura melhorar sua qualidade de vida – já excelente no meio daquela natureza -, aproveitando os frutos que seu trabalho na terra  lhes oferece.  Bananas é o que há de sobra. Por isso, a Fundação 25 de Julho (Secretaria de Agricultura de Joinville) ensina as mulheres a preparar novas receitas à base de bananas para com isso, poderem aumentar a renda familiar. Ao chegar, a minha surpresa foi imediata: uma banda bem típica tocava músicas, que remeteram a memórias que julgava esquecidas, dos meus primeiros bailes de uma também pequena comunidade, no interior do Rio Grande do Sul. Tradições culturais tem disso... Não havia mais café com cuca de banana para saborear, a previsão de público era mais modesta. Mas deu para sentir a satisfação dos organizadores pelo sucesso da festa. No lado externo do galpão, entre as árvores, há uma gruta em homenagem a Nossa Senhora, que recebia devotos isolados, fazendo orações e certamente agradecendo pela oportunidade de estar num lugar tão especial. Mas haverá outras dessas festas típicas em Joinville no decorrer do ano. Festa do Arroz, Festa do Cará, Festa do Pato... Todas elas festas têm o apoio da Fundação Turística de Joinville. 
 
Posse Sindicato VivaBem
 
 
Clique na imagem para ampliá-la

Na noite de segunda-feira o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região – o Sindicato VivaBem realizou solenidade de posse da nova diretoria, tendo como presidente o empresário Bernardo Kuerten.

Clique na imagem para ampliá-la

 Além dos associados, autoridades locais, estaduais e nacionais marcaram presença, com destaque para Enrico Torquato Fermi, presidente da ABIH Nacional; Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimenetação – FBHA; João Eduardo Amaral Moritz, presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC; Valdir Walendowsky, presidente da Santur; Estanislau Emílio Bresolin, presidente da  Federação de Hotéis, restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina entre outros.
 
Encontro de Amigos

A última semana foi marcada por alagamentos devastadores  no litoral Norte de SC, especialmente nos balneários de Barra Velha, Piçarras e também Itajai. Por isso, o 7º. Encontro dos Amigos, marcado para o último domingo foi transferido para o dia 21.4, feriado de Tiradentes. Mais informações: (47) 3347 0329 - (47) 9914 7213.

Festa da Colônia em Gramado
 
A gastronomia italiana é soberana na Festa da Colônia

Iniciou no dia 11 de abril, a 23ª edição da Festa da Colônia, no Centro de Eventos ExpoGramado, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Este ano, a festividade terá como tema o centenário do município gaúcho, com uma programação rica em atividades alusivas à data. O tradicional evento - que vai até 28 de abril - foca os hábitos do interior de Gramado, apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Noites especiais para cada etnia, bandas típicas, desfiles temáticos, jogos rurais, ampla gastronomia e feira com inúmeros produtos coloniais, são algumas das atrações.  Já foi eleita a Corte da Festa, sendo formada pela Rainha Carla Franciele Comiotto e as princesas, Eduarda Cavalli Sany Amélia Bérgamo. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado e a programação completa está no site: http://www.festadacoloniagramado.com.br



Heiko Grabolle Restaurante Senac
 

Um cheff alemão e um dos restaurantes mais tradicionais de Blumenau unem-se pelo fortalecimento de uma das culturas de maior representação na vida dos brasileiros. O professor Heiko Grabolle assume, a partir deste mês, o cardápio do Senac Restaurante-Escola, com o objetivo de trazer aos pratos servidos ao público, uma culinária alemã atual, revigorando o conhecimento gastronômico trazido pelos imigrantes alemães ao nosso país. A proposta do trabalho ficará por conta da forma que o cheff alemão contemplará os ingredientes já tradicionais da gastronomia alemã, com temperos e produtos leves e pioneiros da região. Grabolle é cheff alemão radicado no Brasil desde 2003 e vive em Florianópolis. Dono da empresa Heiko Grabolle Gastronomia, é membro da Associação dos Chefs Alemães VKD e um dos organizadores do Cruzeiro Gourmet. Tem passagens por restaurantes e hotéis da Alemanha, Suiça, Itália, Espanha e Inglaterr. Site: www.heikograbolle.com.

 
GP Brasil de Motocross
Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Beto Carrero World, em Penha - SC, vai sediar o GP Brasil de Motocross, válido pelo Campeonato Mundial de MX1 e MX2 da Federação Internacional de Motociclismo -FIM.
Sétima etapa do calendário, a prova acontece nos dias 18 e 19 de maio e reúne os 70 melhores pilotos do mundo, entre estes o italiano Antônio Cairolli e o holandês Jeffrey Herlings, atuais líderes da temporada nas categorias MX1 e MX2. Neste ano, o evento deverá atrair um público de 40 mil pessoas nos dois dias de provas e para repetir o sucesso de 2012, a empresa vai promover ações de  inclusão social, com a distribuição gratuita de dois mil ingressos para estudantes de escolas públicas do Estado – sendo mil crianças, acompanhadas do pai ou da mãe. Para o público, os  ingressos já estão a venda no site: www.mundialdemxbrasil.com.br. 

Balneário Camboriú no RS
Nos dias 10 e 11 de abril, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú participou do 25º Encontro Comercial Ugart (União Gaúcha dos Representantes e Operadores de Turismo do RS) & Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo) em Porto Alegre (RS). Nagel Melo, do departamento de Marketing da Sectur ressalta que a divulgação de Balneário Camboriú no estado vizinho tem na demanda turística grande importância: “Os gaúchos estão sempre entre os nossos maiores visitantes. Por isso, desenvolver trabalhos junto ao trade de forma profissional e qualitativa, reforça nossa atenção para o público ao qual fazemos questão de preservar e ampliar”.

Prêmio Jornalismo na BNT

A BNT Mercosul lança um Concurso Cultural, o 1º “Prêmio Jornalismo BNT Mercosul”, para incentivar o desenvolvimento do turismo através de matérias que destaquem os principais destinos, segmentos e produtos turísticos ou o turismo de negócios.  Toda a imprensa credenciada para a 19ª edição, de 24 a 25 de maio, poderá participar. Os jornalistas poderão produzir matérias em três categorias: sobre o evento, sobre o destino e atrações visitadas em SC e sobre os lançamentos da BNT Mercosul, na Feira de Negócios. São previstos cerca de 146 estandes e mais de 400 expositores das várias partes do país, com inúmeras novidades. O regulamento do concurso pode ser encontrado no site do evento: http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/jornalistas/regulamento-2/. Os vencedores de cada categoria serão contemplados com um tablet, além de um troféu. O resultado será divulgado no site da BNT Mercosul, dia 03/07/2013,  www.bntmercosul.com.br.

Jornalistas em Porto Belo

Porto Belo recebe, esta semana, jornalistas especializados em turismo da Argentina, Uruguai, Equador e México. Eles se encontrarão para debater assuntos relacionados à divulgação turística. Os profissionais fazem parte de um grupo conhecido como “Periodistas de Visión”. A Visión, que tem sua sede estabelecida na Espanha, conta com representantes em todos os países da América Latina, congregando jornalistas de reconhecido prestígio e que gerenciam importantes meios de comunicação especializados em turismo. A visita tem o apoio da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo e vai possibilitar ainda que os profissionais conheçam as belezas da cidade e a infraestrutura turística do município. 


Fórum de Turismo

A Visión e a Fundação Municipal de Turismo realizam na quarta-feira, dia 17 de abril, o 1º Fórum Turístico Internacional de Porto Belo. O Fórum terá a participação dos jornalistas que visitam a cidade e tem como tema “Jornalismo e novas mídias no desenvolvimento do destino turístico”. O Fórum inicia às 19 horas, na Fundação de Turismo. Para participar, é só entrar em contato com a Fundação, pelo telefone 3369 8984.

Star Alliance em 194 países

A Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo, que congrega 194 países estará presente no 25º Festival do Turismo de Gramado, de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br. Formada por 28 empresas, a aliança tem como lema disponibilizar a seus clientes todos os destinos do mundo. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, oferece mais de 21,9 mil voos diários para 1.329 aeroportos, chegando a 194 países dos quatro continentes. A rede foi criada em 1997, por um grupo de cinco aéreas de renome mundial. Elas se uniram para criar algo nunca antes visto: uma aliança com acesso a lounges, serviços de check-in, emissão de passagens e dezenas de outros serviços destinados a melhorar a experiência de viagem dos clientes, onde quer que estivessem no mundo.


Festival de Turismo Foz do Iguaçu

A edição 2013 do Festival de Turismo de Foz do Iguaçu será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho. A expectativa é que o número de participantes supere o de outros anos, chegando a mais de 6 mil inscritos. Como tradição, o evento deve receber caravanas de vários estados brasileiros, além de Argentina e Paraguai e Uruguai. Além de seguir com inovações das edições anteriores como internet wireless gratuita por todo ambiente do evento, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu lançará em 2013 a versão 2.0 do Aplicativo do Festival, que atenderá iPhone , iPad e plataforma Android que já vem com uma nova interface administrativa, que é a possibilidade do administrador do evento poder atualizar o seu próprio App. Vários eventos paralelos fazem parte da programação, que podem ser conhecidos no site www.festivaldeturismodascataratas.

Inflação muda hábitos 

A Folha de São Paulo realizou pesquisa, publicada no dia 10 de abril, com base no peso de cada item na Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009), do IBGE, e a evolução dos preços pelo IPCA e constatou uma nova tendência das classes A e B para "diminuir gastos diante de reajustes salgados". Segundo publica o jornal, para fugir de um aumento de 178,34% nas passagens aéreas de 2008 até fevereiro de 2013, esses novos consumidores deixaram de viajar de avião e passaram a utilizar o carro para fazer economia. "É que a gasolina", mostra levantamento do jornal paulista, "subiu apenas 15% no período, abaixo da inflação -33,81%, segundo o IPCA". O estudo da Folha atesta ainda que subiram mais que a inflação viagens (inclusive hotéis), saúde, educação e alimentação fora do domicílio: esse item ficou 63,73% mais caro de 2008 a fevereiro de 2013.

 
Concertos em Hotel-Castelo 
 
 
Originalmente um castelo construído no começo do século XIII, o hotel Laticastelli Country Relais, que fica em Termas de Rapolano, no coração da Toscana, Itália, fez parte de uma série de fortalezas remotas que protegiam o sul de Siena e até hoje compõe a paisagem deslumbrante da região. Neste verão europeu, cederá seus salões e seus jardins para concertos de música clássica ao entardecer.
 

Os dois já marcados acontecerão nos dias 7 e 8 de julho, com apresentações de orquestras de câmara e árias de óperas, respectivamente. Mas durante toda a temporada do hotel, que vai até 17 de novembro, haverá outros e também grupos de músicos que se apresentam aos hóspedes durante os jantares, com repertórios variados e alegres. Além disso, os visitantes também poderão assistir a eventos na região. Marcando o início da estação, os festivais La Maggiolata e Fiorentino são realizados em maio, em Lucignano. Já o Palio de Siena, tradicional corrida de cavalos, acontece em julho e agosto na cidade de mesmo nome, que fica a 20km do Laticastelli. Para completar, em julho e setembro será possível voltar aos tempos medievais e assistir a uma batalha de honra entre cavaleiros, a chamada La Giostra del Saracino, em Arezzo. Para evitar filas e espera, os bilhetes podem ser reservados com antecedência. O Latiscatelli reserve ainda outras surpresas para hóspedes, que podem ser conhecidas no site; www.laticastelli.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário