segunda-feira, 8 de abril de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


25ª Festilha
 
A Dança do Vilão, uma das mais raras danças folclóricas do Brasil, preservada em SFS

De 12 a 15 de abril, São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina vai realizar a 25ª edição da Festilha – Festa das Tradições da Ilha, comemorando também os seus 166 anos de emancipação política do município. Inúmeras serão as atrações da festa, que acontecerá ao longo da Rua Babitonga, centro histórico da cidade. Haverá três shows nacionais – Benito de Paula (gratuito), banda Sambô e a dupla sertaneja João Neto & Frederico, estes, 20,00. Mas o atrativo maior para todas as idades é e sempre será a gastronomia, nas dezenas de barracas de entidades beneficentes, em que se encontram as mais variadas delicias da cozinha portuguesa e açoriana. Estarão presentes também as danças folclóricas e o artesanato típico. Uma festa para preencher o seu fim de semana.
 
VI Rodada de Negócios
A VI Rodada de Negócios do Turismo de Eventos, organizada pelo Convention Bureau de Joinville, na tarde da última terça-feira (2), na V12 Lounge de Eventos, gerou mais de 300 agendas. Associados ao Convention e empresas organizadoras de eventos tiveram a oportunidade de se reunir e prospectar novos negócios. A rodada recebeu a visita dos Conventions Bureaux de Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul, que vieram prestigiar e conhecer o evento, buscando levar a experiência de Joinville  para ser aplicada em suas cidades.

Passeio ciclístico em Piçarras
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde cerca de 500 pessoas participaram, na manhã de domingo do lançamento do Projeto “Viver Melhor” e do Passeio Ciclístico, promovido pela Prefeitura de Balneário Pìçarras. O evento teve início, às 8h, na Avenida Temístocles de Macedo (Beira Mar) na descida da Avenida Getúlio Vargas. O Passeio Ciclístico iniciou às 9h30, que teve um percurso de 4,5 km, percorrendo as Avenidas Beira Mar e Nereu Ramos.  No final do Passeio  teve sorteios de prêmios, entre eles, duas bicicletas. Na oportunidade também foi apresentado à população o Projeto "Viver Melhor", uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e de Esporte e Lazer, que consiste nas já conhecidas Academias da Saúde, onde a população poderá desfrutar diariamente atividades esportivas e recreativas, sempre com orientação de profissionais da educação física.

5ª Osterfest em Pomerode
A Páscoa foi um capítulo à parte na cidade mais alemã do Brasil. Durante os cinco finais de semana de março, Pomerode resgatou parte da cultura trazida pelos imigrantes através da 5ª Osterfest – Festival de Páscoa. O sucesso se materializou através das 30 mil pessoas que visitaram a cidade durante o período, cerca de 10 mil a mais do que no ano passado. Os visitantes vieram de todas as partes, desde Santa Catarina até a África do Sul. A Osterfest intensificou a procura por hospedagem e restaurantes e os  artistas e artesãos também comemoraram o sucesso das vendas na Ostermarkt (Feira de Artesanato).
 
Inventário Cultural
 
“O patrimônio cultural é o conjunto de criações humanas consideradas importantes por um determinado grupo social, constituindo referências de memória e identidade a seus membros”. Esta definição é de Mônica Arnt, da UNESCO, que Barra Velha pretende colocar em prática. A Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura vai iniciar esta semana a criação do inventário do patrimônio cultural de Barra Velha. Começando pelo mapeamento, a Fundação pretende justificar a importância de uma instituição museológica no município, além de realizar exposições itinerantes com os objetos das famílias barravelhenses e futuramente expor os patrimônios materiais e os registros dos patrimônios imateriais. Serão realizadas visitas às famílias para proceder a catalogação dos bens materiais (objetos, edificações, locais históricos) e imateriais (benzimentos, rituais, cantorias, danças, histórias diversas, entre outros). As famílias assinarão documento de permissão (ou não), que os seus bens sejam expostos, se pretendem doá-los ou aceitam registrá-los.

Inovações no Setor de A&B

Um dos mais importantes setores de um hotel é o de Alimentos e Bebidas (A&B). Tanto pela lucratividade quanto pelo contato direto com os clientes e hóspedes nas principais refeições diárias, café da manhã, almoço e jantar, e no atendimento de solicitações de lanches e bebidas. Porisso, é grande a responsabilidade do setor pela permanência, retorno  e captação de novos clientes, mas para isso, terá que atender as necessidades e expectativas dos hóspedes e visitantes. O 3º Fórum de A&B, durante o Encatho, tem  como tema as “Inovações do Setor de Alimentos & Bebidas de Hotéis”. O evento terá a  coordenação da professora e consultora em turismo e gastronomia, Bianca Antonini, e será realizado no dia 8 de maio, das 15h30 às 18h30. Estão confirmados  dois cases do setor de A&B de hotéis catarinense. 
Hotel Renar, Restaurante das Estações
 

Localizado na cidade que ostenta o título de “Terra da Maçã”, Fraiburgo (SC), o Hotel Renar  valoriza a produção local da fruta, desde o receptivo onde é oferecido aos hóspedes a maçã  in natura e um chá da fruta. O Restaurante das Estações também faz uso dessa riqueza gastrongastronômica, e conta com uma vasta opção de pratos nacionais e internacionais servidos no almoço  e jantar, procurando satisfazer os mais exigentes paladares. No café da manhã, pãezinhos  frescos, geléias naturais de frutas, apfel strudel e a tradicional Torta de Maçã Renar. O gerente de A&B do hotel, Márcio Selau, fará no Fórum uma abordagem do modelo de gestão, sua contribuição para o setor gastronômico: liderança, filosofia da gestão executada, nova geração de RH, treinamentos, metas x custos, metodologia aplicada com sucesso no restaurante, e os resultados obtidos com a implantação da gestão profissionalizada.
 
Restaurantes Canto do Mar
 
Os restaurantes Canto do Mar, da rede de hotéis Costa Norte, localizados nas praias de Ingleses e Ponta das Canas, em Florianópolis (SC), destacam-se pela qualidade de suas cozinhas e ambientes aconchegantes, além das vistas deslumbrantes para o mar e para os jardins do hotel. O cardápio é variado, oferecendo opções consagradas da cozinha regional e  internacional, com ênfase especial para os pratos de frutos do mar. O diretor dos Hotéis, Luciano Moura Pereira e Oliveira, irá apresentar as alternativas e ferramentas de gestão do setor de A&B para gerar lucratividade através da gastronomia, entre os quais o serviço de eventos gastronômicos e sociais como estratégia da sazonalidade.
 
Turismo Experencial

O Festival Nacional da Cerveja, realizado recentemente em Blumenau deu excelentes resultados. A agência Viva a Experiência, especializada em turismo experiencial, apresentou o Viva Bier – um pacote atraente para os apreciadores de cervejas. Trata-se de um roteiro, de oito dias na Europa, incluindo visitas a fábricas de cerveja, tradicionais pubs e Biergartens (famosos pontos de encontro dos amantes das cervejas) na República Tcheca e Alemanha. A viagem acontecerá em setembro e promete apresentar os melhores destinos cervejeiros – além do maior festival do segmento no planeta, a Oktoberfest de Munique. Veja site: www.vivaaexperiencia.com.br.
 
Aniversário dos HI Hostel

No dia 15 de maio é comemorado o aniversário de nascimento do professor alemão Richard Schirmann, fundador do movimento alberguista. Para comemorar a data, a rede HI Brasil, com quase 100 hostels credenciados nos principais destinos turísticos brasileiros, está lançando uma campanha para seus associados: a  diária do dia 15 para 16 de maio vai custar  R$ 0,01 (um centavo)  nos  quartos  compartilhados, incluindo roupa de cama e café da manhã, bem ao molde que o professor Schirmann preconizava. A campanha é válida para associados da HI com a carteira válida na data  do check-in. Para quem quiser aproveitar a oportunidade, a Carteira HI pode ser adquirida em qualquer dos HI Hostels do Brasil ou pelo site www.hihostelbrasil.com.br.

Origem do Movimento alberguista


Antigo castelo na cidade Altena, Sul da Alemanha é o primeiro albergue da juventude, fundado por Richard Shirmann e ainda em atividade. Foto Dr. Gregor Schmitz
 
A semente do movimento alberguista foi plantada em uma  noite de tempestade, no dia 26 agosto de 1909, quando o professor Richard Schirmann resolveu aproveitar uma escola para abrigar estudantes, que estavam realizando uma viagem de estudos. Neste mesmo ano, o professor Shirmann  inaugurou na cidade de Altena, no sul da Alemanha, o primeiro Albergue da Juventude, em funcionamento até os dias atuais. O excelente resultado  abriu caminho para a expansão do alberguismo pela Europa no final da década de 20. Hoje a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo. Uma entidade com normas de convivência, regulamento próprio, padrão internacional de atendimento e controle de qualidade em todos os Hostels associados. A idéia é oferecer acomodações de qualidade, com segurança, higiene, conforto, hospitalidade, bom preço e respeito ao meio ambiente. Para os viajantes de todas as idades, os hostels  constituem um passaporte para  a troca de conhecimentos, intercâmbio cultural, acima de qualquer conotação social, política ou religiosa. Especial para fazer amigos. Informações e reservas:  http://www.hihostel.com.

Prêmio Panorama do Turismo

Em concorrida festa em Curitiba, na noite deste dia 18, foram anunciados os vencedores da primeira edição do Prêmio Panorama do Turismo - Profissionais do Ano. A premiação criada pelo Instituto Panorama do Turismo, iniciativa do jornalista Júlio Cézar, da revista Panorama do Turismo, distinguiu destaques de 2012, em nove categorias do setor turístico, apontados através de consulta envolvendo entidades de classe do segmento e votação livre pela internet. Os homenageados receberam um troféu exclusivo, criado pelo escultor curitibano Luiz Gagliastri. A festa aconteceu no Buffet Ilha do Mehl, com o patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo, da Paraná Turismo e do Buffet Ilha do Mehl, apoio das empresas Editouch, Hoffmann, Click Tour Virtual e RICTV-PR e do programa StudioTV.

Os vencedores

Por categoria, foram vencedores do Prêmio Panorama: Hospedagem - Alceu Vezozzo Filho, Rede Bourbon de Hotéis; Gastronomia - Flora Madalosso Bertolli, Restaurante Madalosso; Agenciamento - Arnaldo Levandowski, MGM Operadora Turística; Empresa de eventos - Júlio Urban, Idealiza Eventos; Local de eventos - Cândido Ferreira Neto, Rafain Palace Hotel & Convention Center; Instituição de ensino - Vitor Monastier, Senac-PR; Ente turístico - Aldo César Carvalho, Sebrae-PR; Transporte - Adonai Aires Arruda Filho, Serra Verde Express; Personalidade do ano - Darci Piana, Sistema Fecomércio-PR|Sesc|Senac. Receberam ainda homenagem especial Juliana Vosnika, presidente da Paraná Turismo, Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, e Leonardo Petrelli, vice-presidente do Grupo RICTV-PR.
 
Fórum de Turismo em Bombinhas
 

 Acontece de 11 a 14, em Bombinhas, no Litoral catarinense, o V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e o I Encontro  Regional Sul da Abrajet/BR. O presidente da Abrajet SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Alberto
Gonçalves informa que estarão em Bombinhas, os mais expressivos profissionais da área do jornalismo de turismo nesses Estados, que poderão conhecer, “ in loco”, toda a estrutura que a cidade oferece. O evento está sendo detalhado com significativa programação de trabalho, com paineis de debate para análise de assuntos inerentes ao setor do turismo, numa região do Estado que a cada ano recebe turistas, especialmente do Sudoeste do Brasil, e de países do Mercosul, que vêm descobrindo os encantos, as belezas naturais e a qualidade de vida do
município de Bombinhas”. destacou o presidente da Abrajet SC.

 
Hungria romântica

Todos sabemos que Budapeste é a cidade turística mais popular da Hungria. Mas para aqueles que gostam de sentir a atmosfera de outros tempos ou até de contos de fada, o país tem muito mais a oferecer durante sua viagem, nas pequenas cidades que exalam o romantismo e sossego.   
 
Budapeste, a capital da Hungria

Um destes refúgios é Tata, também conhecida como a "Cidade das águas", que fica no condado de Komarom-Esztergom. Por diversas vezes foi eleita a cidade mais romântica da Hungria, graças ao Palácio Esterhazy, circundado por um belo lago que tem um longo calçadão arborizado em volta e um jardim inglês natural. Além disso, Tata conta com pequenos bares convidativos para uma bebida gelada durante os passeios.
 
Köszeg

Outra cidade encantadora da Hungria é a montanhosa Köszeg,  com estabelecimentos intimistas, um castelo da Idade Média, um fosso que parece cenário de romances e lindas trilhas pelas florestas. Talvez uma das características mais interessantes desta pérola do condado de Vas é um estilo de compra e venda peculiar, que eles chamam de Becsületkassza. A pessoa ou o comerciante deixa o produto na frente da loja ou da casa com uma caixa ao lado apenas com um papel escrito o valor proposto. Se alguém se interessar é só colocar o dinheiro na caixa e levar o produto. Simples, não?
 
Gyula
 
O Castelo de Gyula

Já a cidade de Gyula, também linda e romântica, é conhecida como a "Cidade das Flores". Suas paisagens transportam os turistas para as histórias heróicas de cavaleiros e suas eternas amadas. Lá se pode visitar um castelo medieval que funciona como museu e teatro. Quase todos os meses a cidade hospeda festivais e eventos nacionais, como feiras Renascentistas, bailes com temas medievais e festivais de palinkas, a bebida típica húngara. E o Palácio de Lillafüred também vale uma visita. Localizado na região das Bükk Hills, oferece diversas opções como a caverna de St. Stephen Dripstone e o passeio de trem pela floresta ou pelo lago Hórmori. Depois de uma longa caminhada, a pedida são os pratos tradicionais do restaurante Tópart e relax no spa do hotel ou ainda a experiência única de se banhar em uma caverna. Estas são apenas algumas das centenas de opções de pontos turísticos na Hungria. Conheça outras no site.
 
Feira das Américas

A ABAV Nacional agendou para esta quarta-feira (10), coletiva de imprensa, em São Paulo, para apresentar o lançamento da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. Entre as novidades para este ano, além da realização na capital paulista, está a abertura da feira para o público consumidor. O período de realização é de 4 a 8 de setembro, no Parque Anhembi. Sob o comando de Antonio Azevedo, presidente da ABAV, o encontro com a imprensa abordará também as vantagens do retorno do congresso e da feira a São Paulo, após dez anos no Rio de Janeiro; a criação de um espaço exclusivo para exposição de peças de artesanato, originárias dos mais variados destinos presentes no evento, além do número de estandes já comercializados, expectativa de público, aumento no número de hosted buyers e incremento da Aldeia dos Sabores, entre outros tópicos.

Embaixador da Nigéria
Em Gramado durante a semana passada, o embaixador da Nigéria no Brasil, Vincent Okoedion, visitou a prefeitura e foi recebido pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, na manhã de quinta-feira (28). Os diretores do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi também participaram da recepção a Okoedion, entregando o material de divulgação do FESTURIS, para que o país africano conheça e participe do evento. O embaixador esteve na cidade serrana para conferir um pouco da economia gramadense, voltada ao turismo, e constatar como aplicá-la na Nigéria. A embaixatriz Precious Okoedion acompanhou Okideon na missão e disse que a Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo mais populoso do mundo, com mais de 148 milhões de habitantes.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Chocofest  com 400 mil

Um fluxo de 165 mil pessoas mil foi registrado em Gramado no feriado de Páscoa. Com esta intensa movimentação na cidade, entre turistas e moradores da região, estiveram em Gramado, durante os 18 dias do Chocofest 2013 (de 14 a 31 de março), em torno de 400 mil visitantes. O cálculo, da organização do evento, tem como base os dados da Brita Rodovias (concessionária que administra as três praças de pedágio que chegam ao município). Ultrapassando em aproximadamente 15% o número de visitantes de 2012, quando recebeu 350 mil pessoas, o Chocofest se consolida como a maior festa de Páscoa do Brasil.
 
Marta & Silvia comemora 25 anos

Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras da empresa organizadora
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Fundada por duas jovens empresárias no final da década de 80, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos comemora seus 25 anos neste mês de abril, com a marca da promoção e fomento de negócios nacionais e internacionais. Na noite do dia 1º de abril, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi comemoraram a passagem da data com os colaboradores da empresa, no restaurante Le Famile de Gazon, em Gramado. O coral infanto-juvenil Ostinatos presenteou o grupo com três canções, que arrancaram aplausos dos funcionários. Marta Rossi falou à equipe sobre a importância do trabalho em união: “Quando eu e Silvia fundamos a empresa, sempre tivemos a certeza que na vida não se consegue nada sozinho. E, ainda, valorizamos o comprometimento de todos que passaram por nós nestes 25 anos”, disse. Entre os eventos próprios, criou o Festival do Turismo de Gramado, que neste ano completa sua 25ª edição, de 7 a 10 de novembro, e o Chocofest, que encerrou a programação de sua 18ª edição, entre 14 e 31 de março. Infelizmente Sílvia partiu em 2010, mas entraram na direção da empresa seu filho Eduardo Zorzanello e o filho de Marta Rossi, Marcus Vinicius Rossi.

 
British Airways

Ainda no mês de abril, a British Airways passa a operar sete vôos  por semana entre o Rio de Janeiro e Londres. Todos os voos com saída da capital fluminense são feitos em Boeings 777-200, que possui as classes World Traveller (econonômica), World Traveller Plus (conforto) e Club World (executiva). O voo que sai do Rio de Janeiro para Londres, o BA248, parte às 22h50 e chega às 14h do dia seguinte no Aeroporto de Heathrow. O voo BA249, de Londres para o Rio, sai às 13h15 e chega às 20h05 do mesmo dia.
 
Transportes na Itália
 

Explorando as cidades da Itália a bordo dos famosos bondes elétricos (Foto publicada por Jean Ponchiroli)
O sistema de transporte italiano é um dos mais completos quando o assunto é turismo. As linhas férreas na Itália, por exemplo, contam com uma malha de 16.627 km e as tarifas dos bilhetes italianos, estão entre as mais baixas do mundo. Os trens de alta velocidade possuem classe ETR, dos quais o ETR 500, chega a atingir os 300 km/h. Existem também cerca de 654 mil km de rodovias, incluindo os 6.957 km de autoestradas, além de 133 aeroportos espalhados por todo o país, com os dois hubs internacionais, de Malpensa, nas proximidades de Milão, e o Internacional Leonardo Da Vinci-Fiumicino, nos arredores de Roma. Diferentemente do Brasil, os bilhetes de ônibus e metrô italianos não podem ser comprados a bordo ou nas próprias estações de embarque. Eles são adquiridos antes, em bancas de jornal, charutarias, quiosques ou bares. Para ônibus e metrô, existe um limite de tempo para uso – geralmente uma hora –, portanto, realizar a viagem neste período é fundamental. Mas quem quiser se antecipar pode comprar bilhetes com os seguintes prazos: diário, semanal e mensal.
 
Fique atento

Para evitar multas, é importante que seu bilhete seja validado. No ônibus, a validação é feita em uma máquina localizada no interior do próprio veículo. Já para transportes ferroviários, eles estão situados nas plataformas de embarque e geralmente são identificados pela cor amarela. As estradas oferecem ótimas condições de tráfego e as vias  são bem sinalizadas. Atualmente, não existe nenhuma legislação em vigor que converta a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira na Patente Italiana e nem vice e versa. Para brasileiros que não são residentes na Itália, é valido a CNH brasileira, desde que anexe uma cópia traduzida e juramentada pelo período de um ano após a entrada no país. Outra  alternativa é solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para isso, consulte o Detran do seu estado. É possível também obter mais  informações no site do Automobile Club d'Italia.

Postos de combustíveis

Quase todos os postos de combustíveis no país vendem gasolina e diesel. Estão abertos das 7h30 às 12h30 e das 15h às 19h, com plantões nos fins de semana e feriados. Muitos utilizam o modelo “fai da te” (auto serviço). Já os limites de velocidade são de 50km/h nas áreas urbanas, 90 km/h nas estradas secundárias e locais, 110 km/h nas vias principais e fora das áreas urbanas, e 130 km/h nas autoestradas. Quanto ao pedágio, os postos na Itália não têm atendentes. Por esta razão, tenha sempre dinheiro trocado (Euros) para efetuar o pagamento. Ou, se preferir, com cartões Viacard Telepass, que pode ser comparado ao “Sem Parar” utilizado no Brasil.

Assistência ao motorista

Além do suporte oferecido nas estradas, existe também uma assistência chamada CAT (Centro Assistenza Telefonica), que ampara o motorista caso precise de ajuda. Em funcionamento 24 horas por dia, através do telefone 06.491716, o turista receberá informações sobre estradas, condições climáticas, pedágios, procedimentos mecânicos, entre outros. Em caso de neve, para evitar riscos de multa, quando alugar um automóvel nas regiões com estações de esqui ou em temporadas de neve, é imprescindível realizar, no ato de reserva, a solicitação do equipamento especial para dirigir. Para mapas rodoviários, rotas e pedágios, acesse: www.autostrade.it.
 
Sobre a ENIT

Instalada no Brasil desde 2000, a ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) tem a missão de promover os destinos turísticos italianos no exterior, além de difundir os aspectos culturais, históricos e artísticos do país. Com 25 escritórios em todo o mundo, a entidade, criada em 1919, oferece apoio especializado para turistas, agências e operadoras de turismo em todos os lugares em que possui sedes. Na ENIT, o turista brasileiro tem acesso, por exemplo, a mapas, guias e informações sobre as cidades italianas. Ocupando o 5° lugar em número de chegadas internacionais no mundo, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), a Itália é a quarta colocada no ranking global de receitas turísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário