quarta-feira, 14 de maio de 2014

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



                        
2º Encontro da ATHISC 

Nos dias 8, 9 e 10 de maio foi realizado em São Joaquim o 2º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo de Municípios com Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina. Quando foi encontrada a primeira fonte de água termal em 1813, em Santo Amaro da Imperatriz, não se imaginava que houvesse tanta incidência de águas quentes em Santa Catarina, distribuídas em diversas regiões do estado, reunindo o maior número de estâncias no Brasil. E a grande surpresa é, a descoberta de águas a 38oC em São Joaquim, verdadeira pérola de geração de desenvolvimento turístico para o município. Pode-se usufruir das águas que brotam do solo a 38ºC, enquanto a neve cai do céu deixando a paisagem branca. A existência dessas estâncias impulsionaram a criação da ATHISC, que realizou em 2013 o seu primeiro encontro, em Gravatal. Desde então vem fortalecendo a união entre os municípios do setor na busca de apoio público e privado para o aperfeiçoamento de suas estruturas, qualificando mão de obra, intensificando estudos científicos sobre as qualidades terapêuticas das águas e promovendo a divulgação das estâncias como destinos turísticos. É preciso reconhecer que as estâncias hidrominerais e também as climáticas recebem turistas o ano inteiro, enquanto o litoral é procurado exclusivamente nos meses de verão.

Temas bem escolhidos 

Elaborada com esmero, a programação do Encontro abordou os mais variados temas alusivos, não só ao segmento das águas, mas às demais potencialidades turísticas – algumas já produtos prontos -, outras não, da Serra Catarinense, região em que São Joaquim está inserida. A solenidade de abertura do evento ocorreu em clima festivo, com decoração singela e criativa do Salão Paroquial da Igreja Matriz, feita pela equipe da prefeitura da cidade, finalizada com caprichado coquetel, vinhos e espumantes da região. Toda a programação esteve voltada à valorização de tudo o que São Joaquim e os outros municípios da Serra Catarinense tem a oferecer, à conscientização do que pode ser melhorado e com isso criar um polo turístico de excelência em todas as estações do ano. 

São Joaquim a capital da neve

Estradas sinuosas e araucárias fazem parte da paisagem

De clima ameno no verão, que varia de 20º  a 26º durante o dia e de 10º a 6º durante a noite e rigoroso no inverno, chegando a – 6oC durante a noite. Com quatro estações bem definidas, no inverno o vento leva à sensação térmica facilmente a -15º C. As nevadas tornam a paisagem branca, enquanto no outono tornam-se especialmente belas, atraindo turistas para apreciar e fotografar as vindimas, cujas folhas, depois da colheita, assim como as dos álamos e plátanos se vestem de amarelo/laranja/vermelho, e brilham ao sol como extensas faixas de ouro. 
Vinhos de altitude

Além de maior produtor de maçãs de Santa Catarina que motiva a Festa Nacional da Maçã, São Joaquim produz o melhor mel. Contudo, o que mais chama a atenção são as vinícolas, mais de quinze, surpreendente quando os primeiros pés de uva foram plantados há apenas quinze anos e um dos seus vinhos, o Sauvignon Blanc já recebeu o título de campeão mundial em qualidade. Só a Vinícola Susin produz em média 50 a 60 toneladas de uvas em 10 hectares por ano. São 10% diversas, 10% Sauvignon Blanc, 30% Merlot, 5% Pinot Noir e 45% Cabernet Sauvignon.  O diretor Everson Suzin diz, “nosso vinho tem alma, este é o diferencial. A condução do vinhedo tem interferência no resultado e um vinhedo adulto pode produzir cinco, seis a sete toneladas por hectare”, diz o entusiasmado Everson. A vinificação das uvas Suzin é terceirizada, com acompanhamento técnico do enólogo André Tonet. O prefeito Humberto Brighenti disse em sua palestra que disse: ”nem todo lugar que tem turismo tem vinho. Mas todo lugar que tem vinho 
tem turismo”.

Hospedagem

Em São Joaquim há vários hotéis e pousadas, simples, porém agradáveis e confortáveis, como a Pousada Serra Verde, de Pedro Paulo Goulart da Silva -, também presidente do Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau -, cuja vista dá para a belíssima Estação Experimental do Epagri. Hotel Minuano, localizado próximo ao Parque Nacional da Maçã e sempre bem frequentado, de Viterbo Souza Oliveira, criador da carne Frescal. O hotel é formado por um prédio e chalés, comandado por mulheres de quatro gerações: Terezinha Oliveira, a esposa de Viterbo, Vera Souza Oliveira, a filha, Daniele Oliveira a neta e Maria Eduarda, a bisneta.   Segundo o prefeito Humberto Brighenti faltam hotéis em São Joaquim, principalmente em função das águas termais que vão impulsionar o turismo. A prefeitura oferece incentivos para empreendedores que queiram investir na cidade. 

14ª Bandoneon Fest


No próximo domingo (18/5), o som contagiante dos bandoneons – tradicional instrumento trazido pelos imigrantes alemães – vai animar Joinville na 14ª Bandoneon Fest. A festa tem apoio da Prefeitura de Joinville, através da Fundação Cultura e Fundação Turística. O evento será realizado na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba e, neste ano, a festa está entre as cem cidades selecionadas, no mundo para homenagear o centenário do músico argentino Aníbal Troilo, diretor de orquestra, compositor e bandoneonista. Para celebrar a data especial, a programação começa ás 8h30m, com as apresentações inéditas com mais de cem músicos e show de tango com artistas internacionais, o teatro do Bubi e o Jacob e a presença da Banda do 62º Batalhão de Infantaria. A partir do meio-dia será servido almoço típico alemão ou churrasco com acompanhamentos. Às 14 horas começa a tarde dançante, com animação de cinco bandas típicas alemãs. A festa também tem feira com artesanato, produtos e quitutes coloniais. A entrada para a 14ª Bandoneon Fest custa R$15. Idosos pagam R$ 7,50 e crianças até dez anos não pagam. 

Semana dos Museus 

Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville

Com o tema “Museus: as coleções criam conexões”, proposta nacionalmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a Fundação Cultural de Joinville realiza entre os dias 13 e 18 de maio, atividades especiais em suas unidades, na 12ª Semana Nacional dos Museus. Como parte da programação, após três anos, haverá a entrega da reforma da casa sede do Museu de Arte de Joinville no dia 18 de maio. Todas as atividades são gratuitas. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem programação especial relativa à data.  

Excursão Termas do Gravatal
                                                                             
De 14 a 17 de outubro a Allestur fará excursão a Termas do Gravatal, para curtir as piscinas de águas termais de 37º, trilhas para caminhadas, gastronomia e outras atividades de saúde e lazer. O pacote inclui 3  pernoites, 3 jantares, 3 almoços, 3 cafés da manhã e ônibus ida e volta. Ligue Allestur, 47 3433-1503.

Instância de Governança

No dia 9 de maio foi eleita a nova diretora da Instância de Governança da Região Norte de Santa Catarina. Formado por 15 municípios, o grupo tem como objetivos deliberar e desenvolver projetos e ações que visam o desenvolvimento turístico da região do Caminho dos Príncipes. A mesa diretora que estará à frente da entidade pelo próximo biênio é formada pelo presidente, Augusto Kolling, do Viva Bem, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região; pela vice-presidente, Francine Olsen, da SS Turismo, de Joinville; pelo vice-presidente financeiro, Bernardo Kuerten, também do Sindicato Viva Bem; a diretora de marketing, Ariane Raizen, do Convention Visitors Bureau de Jaraguá do Sul; e pelo diretor de captação, Luiz Augusto Kuczman, da empresa Trip Tur de São Bento do Sul.  

Festival de Botecos 


Amigos da bebida, da gastronomia e da música de boteco podem comemorar. De 28 a 31 de maio, o Setor 2 do Parque Vila Germânica será transformado em uma verdadeira confraria de bares com a 2ª edição do Festival de Botecos. Durante quatro dias o evento reunirá estabelecimentos típicos da região em uma estrutura única com pequenos bares, oferecendo comidas e bebidas dos tradicionais botequins. Promovido pela Sol Feiras e Eventos, o Festival de Botecos ainda contará com música ambiente, característica desse tipo de estabelecimento, no melhor estilo “um banquinho e um violão”.

Balneário Camboriú na Bahia e no Paraná

A divulgação da cidade de Balneário Camboriú pelo Brasil não para. Desde o dia 8 de maio a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município está presente em dois importantes eventos do país. Em Maringá, na 43ª Feira Agropecuária Industrial (Expoingá), até o dia 18, e outro na capital da Bahia, Salvador, na Feira de Turismo da ABAV Bahia 2014. Em ambos os eventos a Sectur montou estande próprio, com todo o material de marketing institucional, revelando o que o turista pode usufruir na Capital Catarinense do Turismo.

Caravanas para a FIT Cataratas

Diversas cidades do Brasil estarão presentes no 9o Festival Internacional de Turismo das Cataratas - FIT Cataratas, por meio de caravanas, no Rafain Palace Hotel & Convention Center. Até agora, estão confirmados mais de 30 grupos para o evento, a ser realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Foz do Iguaçu. Cada caravana possui em média 40 participantes, entre agentes de viagem e operadores de turismo. "Este ano, o número de caravanas irá superar as edições anteriores. Já estamos trabalhando com lista de espera em alguns casos", aponta o coordenador de caravanas da FRT Operadora, Fábio Timótheo. As inscrições ainda estão abertas, cortesia para agentes de viagens e operadores.

Muqueca capixaba na BNT 


Durante a 20ª BNT Mercosul, nos dias 23 e 24 de maio em Santa Catarina o Governo do Espírito Santo promoverá um almoço, no sábado, na Pousada Pedra da Ilha em Penha, para cerca de 200 pessoas convidadas, entre profissionais de turismo do sul e sudeste brasileiro e imprensa especializada. O projeto “Moqueca Capixaba pelo Brasil” é uma oportunidade para apresentação da iguaria típica, considerada uma das principais atrações do Estado. A preparação do prato será supervisionado pelo chef de cozinha Itamar Gurgel, um dos organizadores do evento. A Moqueca Capixaba pelo Brasil acontece há 25 anos e já passou por cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Angra dos Reis, Salvador, Brasília, Campo Grande, e Imbé/RS e neste ano estará presente na BNT MERCOSUL.

Bruno Breithaupt reeleito 

Empresário natural de Jaraguá do Sul, Bruno Breithaupt comandará a Fecomércio por mais quatro anos - Foto Mafalda Press

O empresário Bruno Breithaupt foi reeleito no dia 5 de maio, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina para um novo mandato de quatro anos. A chapa única encabeçada por Breithaupt e pelo atual vice-presidente, Celio Spagnoli, recebeu 39 dos 40 votos válidos (um voto nulo) na eleição realizada no auditório da Fecomércio, das 15h às 18h. Dos 68 sindicatos filiados à entidade, 13 estavam impedidos de participar do pleito e 15 não compareceram. Segundo o vice-presidente Celio Spagnoli, a  Fecomércio de Santa Catarina é uma vitrine para todos os empresários e comerciários. E isso é muito bom para nossa representação em todos os setores. Nossos dirigentes continuarão suas gestões com a presteza e a disponibilidade necessárias para continuar melhorando a imagem da Federação não só no nosso Estado, mas também fora dele”, afirmou Spagnoli.

Investidor brasileiro na Tunísia


Devido o atual clima favorável a parcerias na Tunísia - que conta com nova constituição e novo governo -, o país tem atraído muitos investidores brasileiros. No sentido de aproveitar essas oportunidades de negócios, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Embaixada da Tunísia no Brasil e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo realizaram no último dia 6, fórum sobre as relações econômicas Brasil - Tunísia, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na sede da Fiesp. O ministro da Indústria, Minas e Energia da nação árabe, Kamel Ben Naceur, esteve no encontro acompanhado de uma delegação de empresários tunisianos. No Fórum “Parceria Tunísia-Brasil: Oportunidades a abraçar” foram  abordadas as oportunidades de cooperação econômica, negócios e investimentos entre os dois países. Participam lideranças do setor empresarial tunisiano e brasileiro, além do próprio ministro. 

Dicas para estudar nos EUA

Experiência, aprendizado, diversidade cultural, novas perspectivas, acréscimo no currículo, novos caminhos. Todos esses ideais fazem parte de uma formação acadêmica nos Estados Unidos. Seja com o objetivo de aprender um idioma, ter um contato com outras culturas ou se especializar, os motivos para a experiência se provar valiosa são vários. Acompanhe 5 dicas da Rejane dal Molin, Orientadora Educacional para Estudos nos Estados Unidos do CCBEU Goiânia, que mostram estas vantagens: 

1 – Diversidade cultural - Ao fazer um intercâmbio cultural buscando aprender um novo idioma e a cultura do lugar selecionado, é bem provável que você participe de atividades com vários outros intercambistas, pessoas de várias partes do mundo. Isso enriquece seu conhecimento de mundo, você pode aprender coisas de outras línguas e se divertir com isso. Além do mais, a experiência cultural é a melhor forma de aprender novas coisas. 

2 – Não é preciso ser fluente em inglês! -  Ao contrário do que muitos pensam, a oportunidade de fazer um intercâmbio ou mesmo de ir estudar em uma universidade nos Estados Unidos por muitos anos não é exclusiva para quem já é fluente na língua. “Saber um pouco é necessário, coisas como dizer seu nome, sua idade, perguntar coisas pequenas e saber realizar uma comunicação fluida o suficiente. O próprio programa de ensino da universidade, em alguns casos, pode ofertar o curso de língua inglesa para alunos estrangeiros. 

3 – Educação de excelência e oportunidades de negócios - Além de aprender com professores que produzem e fazem parte do mercado, a universidade oferece espaços para construir um relacionamento entre empresas. Isso lhe dá a oportunidade de ver o mercado de perto e se acostumar à dinamicidade do mesmo. Com isso suas ideias, podem ser vistas por investidores, você pode encontrar profissionais e empreendedores semelhantes a você e dividir experiências e, por que não, fechar bons negócios. Se você busca um MBA, os cursos estadunidenses são reconhecidos por oferecer recursos de análise, estudo e aplicação dos conhecimentos de mercado. A quantidade de especializações existentes também é surpreendente! “São mais de mil cursos de MBA que atendem praticamente qualquer necessidade – de formação especializada a cursos exclusivos direcionados a estudantes internacionais.” completa Rejane Dal Molin. 

4 – Pesquisas acadêmicas em contato com o mercado - Grandes ideias foram visionadas inicialmente dentro das universidades. Talvez a mais acessada e conhecida hoje seja o Facebook, a ferramenta de Mark Zuckerberg que já durante a faculdade foi idealizada e construída. Mas para que tudo fosse possível e o Facebook se tornasse o que é hoje, o contato com investidores e com o mercado foi fundamental. “As pesquisas acadêmicas nos Estados Unidos buscam unir o conhecimento adquirido formalmente à criatividade do aluno e há vários olhos para boas ideias buscando  nos EUA” afirma Rejane. 

5 – Novos lugares, horizontes e possibilidades - Conhecer lugares emblemáticos da cultura estadunidense como Nova York e o Central Park, a Estátua da Liberdade, o histórico Brooklyn, ou ir ao Grand Canyon, às praias da Califórnia, Miami, entre os vários lugares turísticos representados nos filmes. Isso é uma ideia possível para quem estuda em uma universidade nos EUA já que todos os alunos têm o passaporte de estudante e podem viajar livremente pelos Estados. Outras vantagens - Além da diversão de conhecer lugares turísticos, estudantes podem participar de estágios, se envolver com projetos de pesquisa, participar de vários eventos esportivos, culturais e artísticos. “Essas experiências reforçam o aprendizado do inglês e garante ao estudante o momento único de ser parte da vida acadêmica e social dos Estados Unidos” enfatiza Rejane Dal Molin, Orientadora Educacional para Estudos nos Estados Unidos do CCBEU Goiânia. Fundado em 1961 na cidade de Goiânia, o Centro Cultural Brasil Estados Unidos é a única instituição de ensino da língua inglesa reconhecida oficialmente pelo governo americano no Estado de Goiás. Site: http://www.ccbeu.com/.

Serviço de Indoor Maps

Como parte dos preparativos para a Copa do Mundo, o Google inaugurou no Brasil o Indoor Maps. O país é o primeiro da América Latina a receber a ferramenta, que faz com que os usuários visualizem vários tipos de informações das cidades, a exemplo de restaurantes, serviços de táxis, além das partes internas de estabelecimentos públicos e comerciais diretamente pelo Google Maps. Para o lançamento, foram digitalizadas plantas baixas de estádios de futebol, aeroportos e shoppings em 50 cidades. Esse novo serviço pode ser utilizado na palma da mão. Pelo celular, as pessoas podem saber a localização exata de 15 aeroportos, 11 estádios de futebol e cerca de cem shopping centers no Brasil por meio de seu serviço de localização. Disponibiliza também de mapas internos de uma loja dentro de um shopping ou de um restaurante em um estádio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário