terça-feira, 27 de maio de 2014

BNT MERCOSUL 2014 por João Zucaratto

João Zuccaratto Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo

Qualidade de público e volume de negócios são as melhores marcas registradas da feira

Clique na imagem para ampliála

A Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul — mais conhecida pela sigla BNT Mercosul — encerrou sua edição de 2014, a de número 20, no último dia 25 de maio, mostrando números bastante positivos. O evento recebeu um público profissional de mais de 6 mil pessoas, destacando-se agentes de viagens, operadores do setor, empresários de segmentos de negócios os mais diversos, líderes de associações de classe e imprensa especializada.

Com visitantes vindos de 6 nações —Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai — contou com a representação de 22 Estados e 265 cidades de todas as regiões do País. Realizado no Castelo das Nações, o portal de entrada do parque Beto Carrero World, na cidade de Penha, litoral Norte do Estado de Santa Catarina, em duas décadas tornou-se dos mais importantes polos voltados à dinamização de negócios em turismo da América Latina.

Clique na imagem para ampliá-la

Na grande vitrine deste ano, novidades em produtos e serviços, nacionais e internacionais, expostos por 472 empresas, distribuídas por 146 estandes. 

Hotéis, resorts, pousadas, parques, destinos domésticos, roteiros para todas as partes do mundo, apresentações culturais, degustação de bebidas, provas 
de comidas típicas e muito mais marcaram os dois dias da feira. Ao final, era nítido o otimismo dos presentes, prometendo estar de volta em 2015.

Notas

Clique na imagem para ampliá-la

Os 120 jornalistas brasileiros e estrangeiros presentes à BNT Mercosul 2014 elegeram as ações de marketing mais criativas da feira. O Estado do Espírito Santo, com almoço à base da moqueca capixaba, ficou em segundo lugar. O primeiro foi para a cidade catarinense de Brusque, e o terceiro, para a cidade de Búzios, do litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Clique na imagem para ampliá-la

Como nos últimos anos, o Cine Turismo foi mais um dos destaques da BNT Mercosul, recebeu mais de 500 pessoas. Na oportunidade, elas assistiram a exibições de vídeos de diversos destinos turísticos, uma forma de conhecer com mais detalhes os produtos para comercialização. Daquele universo citado, 360 participaram de capacitações específicos na feira.

Um dos diferenciais mais conhecidos da BNT Mercosul é a organização de famtours, viagens de familiarização para grupos de agentes de viagens de vários Estados do Brasil e exterior. Neste ano, 38 vieram ao evento graças à parceria com operadoras de turismo e com empreendedores da cidade de Balneário Camboriú, local de hospedagem da maioria dos participantes.

Outra das atrações foi a festa em comemoração aos 20 anos do evento, no Infinity Blue Resort. Com a presença de mais de duas mil pessoas, teve grandes homenagens, como a entrega de Credenciais Ouro, pelos organizadores Geninho Góes e Jair Pasquini, às personalidades que vêm contribuindo para o sucesso da BNT Mercosul desde sua primeira edição.

clique na imagem para ampliá-la

Na solenidade dos 20 anos, também foram agraciados com troféus diversos profissionais de imprensa especializada vencedores do concurso Prêmio de Jornalismo BNT, criado em 2013. Um coquetel à base de espumantes da Vinícola Salton, serviço de bufê do Infinity Blue e animação de DJ do Green Valley, considerado o melhor clube do mundo, encerraram a bela noite.

O encerramento da BNT Mercosul aconteceu no Beto Carrero World 

Na ocasião, os profissionais conferiram de perto a nova área temática do parque. Trata-se da Madagascar, parceria com a Dream Works Animation. Todos ficaram encantados com a superprodução Madagascar Circus Show, com os personagens Alex, Glória, Rei Jullien, pinguins e muitos outros.

A edição da BNT Mercosul do ano que vem será nos dias 22 e 23 de maio de 2015. Ainda em outubro de 2014, seguem as edições internacionais, em formato de workshop: dia 21, em Santiago, no Chile; dia 23, em Córdoba, na Argentina, com o objetivo de apresentar destinos, produtos e serviços brasileiros aos nossos principais polos emissores de turistas internacionais.

Apoios e patrocínios

• Bahiatursa — Empresa de Turismo do Estado da Bahia

• Belotur — Empresa de Turismo do Município de Belo Horizonte

• Beto Carrero World

• Costa Verde e Mar

• Governo da Argentina

• Governo do Estado da Bahia

• Governo do Estado da Paraíba

• Governo do Estado de Santa Catarina

• Governo do Estado de Sergipe

• Governo do Estado do Espírito Santo

• Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

• Governo do Estado do Rio Grande do Sul

• Infinity Blue Resort e SPA

• Município de Belo Horizonte

• Parque Unipraias

• PBTUR — Empresa de Turismo do Estado da Paraíba

• Prefeitura de Balneário Camboriú

• Santur — Empresa de Turismo do Estado de Santa Catarina

• Vinícola Salton

João Zuccaratto Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário