por João Zuccaratto - Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo
Clique na imagem para ampliá-la
Faltam menos de seis meses para a realização do Festival de Turismo de Gramado de 2014. O evento acontece em vigésima-sexta edição, entre os dias 6 a 9 de novembro próximo. E a organização mantém um forte ritmo de atividades, buscando enriquecer o evento com novidades. Abaixo, um pequeno resumo de algumas atividades desenvolvidas até a presente data.
Presença no mercado internacional de feirasA equipe de diretores do Festival de Turismo de Gramado vem marcando presença nas mais importantes feiras internacionais ligadas ao setor. Com isso, além de promover o evento, divulga a cidade de Gramado e a Região das Serras Gaúchas no cenário exterior. Participar em exposições fora do Brasil é uma forma excelente de captar novos clientes e estreitar relações com os já existentes, uma vez que o contato é bem mais personalizado.
Clique na imagem para ampliá-la
Principais eventos no mundo:
• AIBTM, em Chicago, nos Estados Unidos
• BIT, em Milão, na Itália
• BTL, em Lisboa, em Portugal
• FIT, em Buenos Aires, na Argentina
• Fita, na Cidade do México, no México
• Fitpar, em Assunção, no Paraguai
• Fitur, em Madri, na Espanha
• ITB, em Berlim, na Alemanha
• Pow Wow, em Los Angeles, nos Estados Unidos
• Rendez Vous, em Vancouver, no Canadá
• Vitrina Anato, em Bogotá, na Colômbia
Paraguai retorna ao evento do final deste ano
Por suas incríveis e variadas belezas naturais, o Paraguai e sua capital, a cidade de Assunção, chamam atenção de turistas de toda parte do mundo e são cada vez mais visitados. Para isto continuar acontecendo, o país segue apresentando seus atrativos e belezas nos principais encontros do setor do turismo. E isso inclui o Festival de Gramado, estando já confirma a vinda do país vizinho para o evento que acontece de 6 a 9 de novembro próximo.
A economia do turismo no Paraguai ocupa o quarto lugar na entrada de divisas da nação e, no ano passado, gerou mais de 260 milhões de dólares, com um crescimento anual na faixa dos 7%. O plano de desenvolvimento para o setor tem sua ênfase em geração de renda e melhoria da qualidade da mão de obra, com aprimoramento dos serviços prestados. Para isto, buscam ampliar, principalmente, o número de visitantes estrangeiros cada vez mais.
Clique na imagem para ampliá-la
Salão do Turismo GLS com novo layout
Ao longo dos anos, o Festival de Turismo de Gramado vem aplicando o conceito de fragmentação das áreas de exposição como forma inovadora de apresentar destinos e produtos turísticos. Os Salões Segmentados chamam atenção para diferentes nichos e apresentam produtos e serviços voltados a grupos de interesses particulares, exigências específicas, gostos distintos...
Em 2014, um deles, o Salão do Turismo GLS, receberá vários incrementos. Com uma área mais ampla e maior número de expositores, tendo em vista o crescimento do mesmo dentro do trade, completará cinco anos desde que esta opção passou a fazer parte do mix de atrações do evento. Receberá um layout diferenciado, enfatizando espaços de exposição e atendimento, além permitir a realização de seminários e workshops de capacitação. Vale dizer: turista GLS, além de viajar mais, fica mais tempo e gasta acima da média.
Clique na imagem para ampliá-la
Festival estreita relações com países do Mercosul
O Festival de Turismo de Gramado de 2014 poderá ter a participação de produtores de um dos principais polos de vinho da América do Sul. Trata-se do Vale do Curicó, no Chile, local em que reina muita diversidade. Eles cultivam mais de 30 variedades de uvas, e isto desde a metade dos anos 1800. Terceira maior região de vinho do Chile, a moderna produção local começou nos anos 1970, principalmente por investimentos estrangeiros.
Quem também pode aumentar sua presença no evento é a Colômbia. Para isto, uma equipe do Festival participou da Vitrina Turística Anato, uma das principais feiras de turismo do setor no continente americano, recebendo cerca de 30 mil pessoas por edição. A Colômbia é a 13ª emissora de turistas para o Brasil. Em 2012, mais de 100 mil colombianos visitaram nosso País, e eles estão buscando equilibrar a balança, levando mais brasileiros para lá.
Clique na imagem para ampliá-la
Presença em feiras da Alemanha e de Portugal
Marta Rossi, a incansável diretora do Festival de Turismo de Gramado, esteve presente em duas das principais feiras mundiais do setor: a BTL, de Lisboa, em Portugal, e a ITB, em Berlim, na Alemanha. Estas participações servem para aproximar o evento brasileiro de empresários com atuação no mundo todo, possíveis novos expositores internacionais. E também para o aperfeiçoamento profissional, pelo contato com o de mais avançado hoje.
Segundo Marta Rossi, a aproximação com o mercado externo é de vital importância para a expansão do Festival de Turismo: “As maiores feiras mundiais juntam os principais nomes do turismo. Assim, fica mais fácil explicar nossos objetivos e apresentar os resultados alcançados. Deste modo, formamos parcerias e captamos mais negócios no setor” — conclui. O resultado deste esforço será medido na edição de novembro próximo.
Clique na imagem para ampliá-la
Prestígio ao Salão de Negócios de Porto Alegre
O Salão de Negócios Turísticos da União dos Representantes e Operadores de Turismo do Rio Grande do Sul, o Ugart, realizado na cidade de Porto Alegre, a capital gaúcha, reúne, normalmente, mais de 100 expositores: operadores, agências, hotéis e empresas aéreas. E a equipe do Festival de Turismo de Gramado sempre se faz presente neste importante evento, para concretizar negociações com antigos parceiros e, claro, prospectar novos.
De acordo com o presidente da entidade, Ayres Bueno, “o turismo é uma atividade em constante mutação, anda de acordo com as transformações e os humores da economia, mais para o alto ou mais sossegada, dependendo do momento. Por isso, nosso salão é um dos grandes eventos da área, apresentando o que realmente está acontecendo, o que realmente está sendo proposto para ser vendido e negociado pelas operadoras para os turistas”.
Clique na imagem para ampliá-la
Evento estreita relações com turismo da Itália
A diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, e o diretor da Agência Nacional Italiana de Turismo, Enit, Salvatore Costanzo, debateram uma futura participação daquele país na feira de Gramado. Outras empresas e regiões da Itália já são parceiras do evento, o que facilita a concretização da parceria. E, afinal, o movimento de turistas brasileiros em direção àquela nação europeia está crescendo na proporção entre 6% e 7% ao ano.
Só o turismo religioso leva para lá, a cada 365 dias, quase seis milhões de pessoas. E a simpatia do papa argentino provocou um entusiasmo no setor.
O efeito Francisco fez com que o maior aumento de visitas a Roma fosse o dos latino-americanos: quase 20% a mais do que em 2012. Com essa ajuda, a previsão é de novo recorde de turistas. Então, está na hora dos italianos venderem mais produtos e serviços para os brasileiros que viajam para lá.
Turismo do Peru mais uma vez no Festival
Os principais destinos do mundo estão expondo cada vez mais no Festival de Turismo de Gramado. E um dos maiores receptores e emissores de visitantes da América Latina confirmou pela terceira vez consecutiva sua presença entre nós. Trata-se do Peru. Com números expressivos no setor, o país aproveita a aproximação com o Brasil nos últimos anos para alavancar este segmento da economia. E a participação na feira é um fator decisivo.
Além do estande, estampará sua marca em todas as poltronas do auditório em que acontece a solenidade de abertura do evento. Para o diretor Eduardo Zorzanello, a presença peruana aproxima ainda mais os mercados de ambos os países: “Além da participação institucional do governo, virão cerca de 10 empresas privadas. Isto, em razão do voo diário entre a capital daquele país, Lima, e a do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.”
Clique na imagem para ampliá-la
Cidade de Santa Cruz no Salão do Turismo Religioso
Uma das novidades do Salão Religioso e Cultural do Festival de Turismo de Gramado 2014 é a participação de Santa Cruz, Município situado no Estado do Rio Grande do Norte. Localizado a 115 quilômetros a Oeste de Natal, a capital do Estado, a cidade é reconhecida pela estátua de Santa Rita de Cássia, a maior da América Latina. Diante dos seus 53 metros de altura, a imagem supera a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com apenas 38.
A região possui pouco mais de 36 mil habitantes e se renova a cada ano com a devoção depositada na Santa, padroeira local. Participando pela primeira vez da feira, Santa Cruz vai ajudar a abrilhantar esta vigésima-sexta edição do evento. Ela se junta a Aparecida do Norte, do Estado de São Paulo, Santa Maria, do Estado do Rio Grande do Sul, e os diversos integrantes do belíssimo projeto Estrada Real, do Estado de Minas Gerais.
Clique na imagem para ampliá-la
Farroupilha aproveita para ampliar sua divulgação
O Município de Farroupilha é conhecido como destino de compras para lojistas da região do entorno da cidade de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul. Mas destaca-se também por dois grandes eventos, o Festival do Moscatel e a Feira do Kiwi. Além disso, chama atenção para se uma região muito florida e por sediar o Santuário de Caravággio. Todos estes fatores dão suporte para um forte movimento de turistas, o ano todo.
Estas riquezas, e muitas outras desconhecidas pelo grande público e pelos profissionais do turismo brasileiros e do exterior, vão estar presentes no Festival de Turismo de Gramado, de 6 a 9 de novembro próximos. Dentre seus diversos atrativos, como o de também ser uma região de muitas serras, Farroupilha espalha charme e reconhecimento pelo Estado e pelo Brasil. E vem ao Festival para ampliar sua divulgação e tornar-se mais reconhecida.
Clique na imagem para ampliá-la
Nenhum comentário:
Postar um comentário