quarta-feira, 9 de julho de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Prezados colegas e amigos com quem estamos em contato semanalmente: a coluna “Volta ao Mundo” completa esta semana 800 edições. É uma grande satisfação poder continuar dividindo com todos as notícias e informações sobre turismo, cultura e eventos, sejam elas sobre Santa Catarina, Brasil, ou sobre qualquer região ou acontecimento internacionais. O espaço também está sempre aberto a amigos e colegas que tenham informações a serem divulgadas. A coluna Volta ao Mundo é reproduzida em vários jornais e em breve estará em um blog próprio. Abraço a todos.

Regiões Turísticas de Santa Catarina

A grande diversidade física e humana existente em Santa Catarina define o estado como um dos principais mosaicos étnicos do país. Formado por montanhas, praias, florestas preservadas, paisagens rurais e centros urbanos é habitado por descendentes de diversas origens, em sua maior parte europeias, responsáveis pela sua divisão do Estado em regiões turísticas. Os limites territoriais reproduzem as afinidades geográficas, econômicas, históricas e culturais e o turismo catarinense realiza-se no Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Vale Europeu, Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Serra Catarinense, 
Vale do Contestado e Grande Oeste.

Workshops de capacitação

A ABAV Santa Catarina, sob a presidência de Ely Ribeiro da Silveira, em parceria com o Rota da Amizade Convention Bureau decidiu realizar uma série de workshops com os agentes de viagens para reconhecimento e capacitação sobre o que cada uma dessas regiões tem a oferecer e assim “vender” o turismo de Santa Catarina em Santa Catarina. O primeiro destes eventos ocorreu no período de 4 a 6 de julho na Rota da Amizade, que corresponde à região do Vale do Contestado. Apesar do tempo exíguo para absorver tanta novidade e riqueza de detalhes, foi um verdadeiro aprendizado e confirmação de que Santa Catarina é realmente um estado abençoado em oportunidades para quem quer fazer turismo e não viajar fora do estado, quiçá fora do país. O grupo contou ainda com o precioso apoio do Hotel Renar em Fraiburgo, Thermas de Piratuba Park Hotel para a hospedagem, Parque Linderdorf para almoço em Treze Tílias, além de 
prefeitos, secretários de Turismo e outros envolvidos com o setor. 

Rota da Amizade

A Rota da Amizade é composta por 32 municípios (com mais sete interessados em se integrarem à rota), tendo como destaque os municípios de Fraiburgo, Piratuba, Treze Tílias, Videira e Joaçaba. Único roteiro turístico do Brasil com programa de certificação de qualidade, garantindo a padronização dos serviços oferecidos, os demais municípios que compõe a Rota possuem atrativos de interesse para os turistas, perfeitamente estruturados para serem divulgados e comercializados pelos agentes de viagens como produtos turísticos. O Vale do Contestado possui uma rica história de conflitos e revoluções – a Guerra do Contestado -, o que caracteriza a essência cultural de toda região e motiva o turismo. Hotéis e restaurantes de qualidade dão respaldo a uma boa estada para os turistas. O que mais impressiona na Rota da Amizade e seus integrantes é o clima de verdadeira amizade e integração. Belíssimos vídeos mostram o que cada município oferece e o material promocional é avalizado e elaborado com a anuência de todos. Os recursos são obtidos através de parcerias com a hotelaria, comércio e outras empresas que veem o turismo como um importante nicho econômico. 

Fraiburgo

Com seus 35 mil habitantes e 1.048m de altitude, a Terra da Maçã como é conhecida recebe milhares de turistas/ano, com destaque para a época da colheita da maçã, em que o turista pode colher suas maçãs no pé, a florada da maçã um espetáculo de beleza natural entre outros atrativos culturais e históricos. 


Destacam-se os passeios na Floresta Nativa René Frey, onde, além de outros atrativos, a grande aventura é o passeio “Kaigang”, a bordo de um jipão superando os mais loucos obstáculos. O passeio do Kaigang leva a adrenalina às alturas

Piratuba


As piscinas do Parque Termal são terapêuticas e reconfortantes. Com cinco mil habitantes, Piratuba recebe 400 mil turistas por ano, em função das águas termais sulfurosas a 39o, que têm seu ápice no Parque Termal, embora alguns hotéis também possuam as águas em suas piscinas. Em função das águas, frequentadas a qualquer hora do dia e parte da noite, os visitantes costumam transitar de roupão nos hotéis, no parque e nas ruas, o que já criou a “Festa do Roupão” e trouxe à cidade este slogan. Alguns vagões de trem, remanescentes da Ferrovia São Paulo a São Francisco do Sul são mantidos e realizam passeios, programa obrigatório até Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. 

Joaçaba 

Monumento ao Frei Bruno, que leva milhares de peregrinos em romaria. Pela sua pujança, a cidade parece enorme, mas tem menos de 30 mil habitantes. Deste número, oito mil pessoas desfilam no carnaval que existe há pouco mais de uma década e já é considerado um dos melhores e mais frequentados do Brasil. Organizado sob os moldes do Carnaval do Rio de Janeiro, nos últimos anos conta com a presença de artistas globais. Possui estrutura de confecção de fantasias e carros alegóricos e já está em verdadeiro frenesi de organização para o carnaval 2015. Fantasias e abadás são fornecidos gratuitamente, para participar das quatro escolas de samba, de Joaçaba e Herval D’Oeste (separadas pelo Rio do Peixe) além dos blocos que também fazem o seu espetáculo.


Em Joaçaba há ainda o gigantesco monumento ao Frei Bruno, a bela Catedral Santa Terezinha inaugurada em 1941 e o Teatro Alfredo Sigwalt, um dos mais bonitos e modernos de Santa Catarina.

Treze Tílias


Castelinho, hoje Museu Andreas Thaler. A pequena Áustria fundada em 1933 por imigrantes do Tirol tem como atrativos principais sua arquitetura alpina e as famosas esculturas em madeira (23 escultores), a maioria especializada em arte sacra. Com seis mil habitantes, possui diversos grupos folclóricos, que recebem os turistas em qualquer ocasião. Salienta-se também a gastronomia e os trajes típicos, a música e a dança. 

Videira

Museu do Vinho Mário Pellegrin

Berço da Perdigão, com 50 mil habitantes, Videira preserva traços marcantes de sua colonização italiana e alemã, retratados no Museu do Vinho. A Igreja Matriz da cidade apresenta cenas da Guerra Mundial e o famoso Observatório Astronômico é uma das referências, como ponto de observação das estrelas e espaço cultural para cursos e palestras. Algumas das mais famosas vinícolas do Estado, como a Vinícola Santa Augusta se concentram no município. (Não foi possível visitar Videira, que está se recuperando das últimas enchentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário