terça-feira, 29 de julho de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Intercâmbio com cidade suíça

Cantão Schafhausen, na Suíça, cidade irmã de Joinville

O acordo de cidades irmãs firmado entre Joinville e Cantão de Schaffhausen, na Suíça, poderá viabilizar um intercâmbio de turismo, direcionado a profissionais do segmento, atuantes nas duas regiões. A proposta foi apresentada ao presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, e ao secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, por representantes do governo de Schaffhausen que estiveram em visita a Joinville. O objetivo da iniciativa é promover a troca de experiências entre profissionais e empresários do segmento, mostrando a todos os envolvidos, como funcionam os trâmites técnicos, a organização, os serviços, o atendimento, além dos diferentes atrativos existentes nas duas cidades irmãs. “Temos total interesse em viabilizar essa parceria, envolvendo entidades, instituições de ensino e empresas joinvilenses do setor de turismo. Iniciativas como esta trazem novos conhecimentos e, certamente, experiências que geram melhorias a todo o segmento”, afirma Esbiteskoski.

Aniversário da Fundação 25 de Julho

Agricultores aprendem novos pratos com produtos locais

Mudas de árvores criadas na Fundação 25 de Julho

O Turismo Rural vem ganhando espaço cada vez mais consistente nas opções turísticas de Joinville. E a Fundação 25 de Julho tem papel importante no crescimento da oferta e na melhoria dos serviços nas regiões rurais do município. Os agricultores estão mais conscientes e sempre prontos a absorver novas opções de capacitação. Prova foi o encontro de cerca de 150 agricultores no dia 25 de julho, para comemorar o Dia do Colono e o aniversário da Fundação 25 de Julho, numa promoção do Sindicato do Trabalhador Rural em parceria com a Fundação 25 de Julho. O prefeito Udo Döhler prestigiou o evento e parabenizou os presentes, destacando a importância do segmento na economia da cidade. “Temos que manter vivas nossas raízes e valorizar o trabalhador do campo”, afirmou.

Inglês Básico

O Sindicato Viva Bem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região promoverá um curso de inglês básico para  proprietários e funcionários da categoria, para empresas associadas e não associadas ao Sindicato. O curso, de 48 horas, terá início no dia 12 de agosto e encerra dia 28 de agosto, sempre as terças e quintas, das 15h às 17h.  Para inscrições e demais informações, acesse sindicato@vivabemaqui.com.br e faça sua inscrição, até dia 01/08.

Curso de Camareira

Com o objetivo de capacitar profissionais para atuar na função de camareira e aprimorar as habilidades daqueles que já trabalham na função, o VivaBem oferece este curso, nos dias 2 a 5 de setembro, das 14hàs 18h, total de 16 horas. Saiba mais e faça inscrição, através do e-mail  sindicato@vivabemaqui.com.br, até dia 20/08. 

FOCUS Cia. de Dança

Com o patrocínio da Petrobras, a Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, fará exibição única do espetáculo “3 Pontos...” na capital catarinense, dia 20 de agosto, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A apresentação, que já foi assistida em cidades de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e também da França, é inédita em Santa Catarina e, em parceria com o Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis, abrirá a quinta edição do evento em noite de gala.     Junção de três peças curtas do repertório do coreógrafo e diretor Alex Neoral – “Um a Um”, “Pathways” e “Strong Strings” –, o espetáculo de 57 minutos leva ao palco oito bailarinos que interpretam coreografias de dança contemporânea. Os ingressos, que custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), já estão à venda no site www.blueticket.com.br. As 906 poltronas não são numeradas.

Inscrições para a ABAV


Estudantes de turismo que queiram participar do 42º ABAV Expo Internacional de Turismo podem se inscrever de forma gratuita, no site www.abavexpo.com.br.  

Sabores do Brasil no Sesc    
                                                                                   
No último domingo, dia 27 de julho, os restaurantes do Sesc em Santa Catarina realizaram a quarta edição do ano, do Festival Gastronômico Sabores do Brasil, com cardápios temáticos e programação cultural diferenciada, no almoço. O evento celebra a diversidade dos povos que influenciaram a gastronomia catarinense e neste mês está em evidência a cozinha africana. De acordo com a Coordenadora de Saúde do Sesc, Jéssica da Luz Pereira Pucci, Santa Catarina possui uma gastronomia única, madura, capaz de agradar tanto os que prezam uma boa comida convencional como aqueles que não abrem mão de ousar na cozinha e experimentar o novo. “Poucos lugares no mundo apresentam tamanha variação no cardápio e esta diversidade concede ao visitante a oportunidade de conhecer cada recanto do estado por meio de seus sabores. Através da gastronomia, promovemos uma viagem que inclui desde a mesa farta dos italianos aos prazeres culinários diferenciados do oriente. Da comida forte dos alemães à gostosa simplicidade dos indígenas”. 

Cardápios
Deliciosa moqueca de peixe

Nos próximos meses poderão ser apreciados pratos da culinária espanhola (agosto), sírio-libanesa (setembro), alemã (outubro) e japonesa (novembro). O público poderá degustar deste mosaico cultural e gastronômico de Santa Catarina – variado, democrático, multicultural e saboroso. No cardápio africano deste mês o cardápio é: Moqueca de peixe, Oxtail (rabada), Bobó de camarão, Quibebe de carne seca, Banana chips, Guisado de galinha com quiabo, Pudim de mandioca com coco queimado. Sesc em Joinville, Rua Itaiópolis, 470 – Centro. Fone: (47) 3441-3300.

Conheça os Estados Unidos de carro 

O verão no Hemisfério Norte começou e os Estados Unidos oferecem excelentes destinos que podem ser visitados de carro. Nessas viagens, é possível criar roteiros exclusivos para cada ocasião, com o tempo necessário para conhecer em detalhes as maravilhas que o país oferece de costa a costa. O turista brasileiro sabe do imenso potencial que os Estados Unidos apresentam, pois, em 2013, o Brasil ficou em terceiro lugar em emissão de turistas para aquele destino (dentre os que não fazem fronteira com o país), com 2,1 milhões - atrás somente de Reino Unido e Japão -, segundo dados da United Nations World Tourism Organization.

Cidades mais visitadas

Praias, compras e glamour em Miami

Dados da Avis mostram que as cidades norte-americanas onde brasileiros mais locam automóveis são Miami, Orlando, Los Angeles, San Francisco e Las Vegas, com locação média de oito dias. Os destinos corporativos também são um mercado importante, com grande volume de alugueis de veículos em cidades como Houston, Nova Iorque, Nova Jersey, Detroit e Atlanta, clássicos destinos de negócios. A Avis Rent a Car, com a locação em português, facilita muito a vida do brasileiro que viaja aos Estados Unidos. Além disso, oferece ao viajante brasileiro, tarifas extremamente competitivas que já incluem a proteção do carro, proteção para terceiros, taxas, GPS, motorista adicional e até um tanque de combustível, e ainda permite a devolução do veículo em local diferente do da retirada em estados como Califórnia, Flórida, Ohio, Texas e Carolina do Norte, sem cobrar taxa de devolução (One way fee). Saiba mais em www.avis.com.br.

Festival de Gramado lança o “Buyers Club”  


O Festival do Turismo de Gramado, acompanha, a cada ano, as tendências do mercado turístico e busca agregar serviços que promovam a agilidade nos relacionamentos e negócios. Neste ano, o foco vai para uma nova ferramenta que será disponibilizada aos participantes: o BUYERS CLUB. O “clube de compradores” do Festuris promete potencializar o fluxo de negócios gerados durante o evento, aproximando profissionais do trade e expositores, que poderão fazer um planejamento de reuniões dentro da feira com antecedência. Segundo Marta Rossi, diretora do Festuris, buscar excelência nos serviços é um objetivo da Rossi e Zorzanello desde a sua criação. “Identificar ferramentas que possam contribuir para otimizar os negócios é uma obrigação nossa, quanto organizadores de eventos, como o Festuris”. A 26ª edição ocorre de 6 a 9 de novembro, em Gramado.

Os negócios procuram o expositor

Todos os expositores interessados em utilizar a nova ferramenta poderão disponibilizar os horários de seu interesse para que as reuniões sejam agendadas. A ferramenta serve basicamente para aproveitar melhor o tempo e potencializar os negócios na feira, organizando assim as agendas de reuniões. Os encontros ocorrerão nos próprios estandes dos expositores, com um tempo estimado em 30 minutos cada, ficando a cargo dos mesmos a possibilidade de estendê-lo ou não. Outro detalhe muito importante é que esse sistema é opcional. O “buyers club” funcionará da seguinte forma: o participante, assim como o expositor, terá acesso tão logo confirme sua presença no evento, a um campo específico no site do Festuris. Nesse campo, será disponibilizada uma lista com todos os expositores já confirmados, que será constantemente atualizada pela equipe do festival, através da qual o participante poderá solicitar o encontro com o expositor.

Reserva cancelada   

Está em fase final de aprovação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7337/14, que proíbe cobrança de taxa extra do hóspede de hotel que cancelar a reserva até 72 horas antes da entrada. O projeto determina que, se a reserva tiver sido paga antecipadamente, o cliente terá direito à restituição do valor em até 48 horas após a confirmação do cancelamento. A empresa que descumprir a regra poderá ser punida de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Hoje, a cobrança ou não de taxa depende da política de cancelamento do hotel ou da agência, especificada no contrato celebrado com o cliente. Alguns estabelecimentos admitem a conversão das reservas em créditos para utilização futura. 72 horas é um prazo razoável de antecedência para que o hotel alugue o quarto para outro cliente sem a necessidade de cobrar multa de quem cancelou. 

Viajar sozinho, uma boa ideia

Seja para adquirir autoconhecimento em um novo cenário, fazer amigos ou mesmo por falta de companhia, é cada vez maior o número de viajantes que optam por embarcar numa aventura desacompanhados. Pesquisa do Ministério do Turismo revelou  o percentual de brasileiros que viajam sozinhos, principalmente na faixa dos turistas de até 35 anos. Eduardo Martins, diretor da Keep Company Viagem para Solteiros, tira as principais dúvidas de quem deseja viver esta experiência: Você não está sozinho – É grande o número de pessoas que embarcam sem companhia de amigos, parentes ou par romântico. Segundo Eduardo Martins, os viajantes solteiros são pessoas economicamente ativas, na faixa etária de 30 a 55 anos, com nível universitário, que viajam em média cinco vezes por ano, independentes e que desejam se relacionar dentro de um grupo. “Há ainda os que têm tempo para viajar, dinheiro, vontade de viajar e não o fazem por falta de companhia”. Procure sua turma – O diretor da Keep Company explica que muitos viajantes solitários se sentem frustrados quando procuram as agências de turismo convencionais que vendem pacotes para público formado em geral por famílias, casais em lua de mel, crianças ou grupo fechados que não estão abertos a novas amizades, o que deixa os viajantes solteiros deslocados. Em agências especializadas, é possível encontrar outros viajantes solteiros, aumentado em muito as chances de integração do grupo. Medo? - Há quem sonhe em viajar e não vá por não ter companhia, por temer a insegurança, solidão, por não falar outra língua ou por medo de se frustrar. Mais um motivo para procurar uma agência especializada em turismo single. “Nada impede de ir sozinho, a dificuldade é maior caso o viajante não domine uma segunda língua, seja para fechar passeios, pedir informações turísticas ou mesmo interagir com os locais. Além de boa companhia, os viajantes da Keep Company contam com guias falando português”, revela Eduardo Martins. 

Lisboa, um dos melhores destinos para quem viaja sozinho ao exterior


Destinos preferidos – Grandes metrópoles, como Lisboa, Madri e Paris, são os destinos preferidos de quem encara uma viagem solo por conta da facilidade de locomoção, pela oferta de atividades turísticas e pela diversidade de viajantes. Em destinos exóticos ou com costumes diferentes dos ocidentais – principalmente com relação às mulheres –, nada melhor do que estar em turma. “Em países como Turquia, África do Sul e Índia, há maior procura por viagens em grupo principalmente por mulheres que se sentem inseguras com os costumes diferentes, mas que não abrem mão de conhecer uma nova cultura”, enfatiza Eduardo.

Onde ficar? – Todo viajante solteiro já ouviu falar que a melhor opção para fazer novas amizades é se hospedar em hostels ou albergues da juventude. Eduardo Martins concorda que o ambiente de sociabilidade e a alta frequência propiciam o contato entre viajantes e o interesse por novas amizades. Ao mesmo tempo, nem todos os viajantes têm o perfil de dividir o quarto com desconhecidos e tampouco dominam outra língua, assim o viajante solo continuaria sozinho do mesmo jeito. “Pelo baixo custo da hospedagem, os hostels não recebem apenas turistas em buscas de novas amizades. Principalmente em países de primeiro mundo, há muitos imigrantes de países em desenvolvimento que chegam em busca de trabalho, sem contar que em um ambiente de alta rotatividade sempre há o risco de ter objetos pessoais subtraídos”, conta Eduardo.  Fique atento – Para a segurança do viajante, em qualquer país do mundo, a dica é jamais andar com passaporte original na bolsa ou na carteira. Este é o documento mais importante do turista e deve permanecer trancado no cofre do quarto do hotel e andar apenas com uma cópia do documento. Nunca é demais lembrar que é preciso tomar cuidado com dinheiro e cartões de crédito e vestir-se de forma menos extravagante possível a fim de evitar chamar a atenção de criminosos. Outra dica de ouro é viajar com pouca bagagem. “No Brasil, as companhias aéreas permitem que o viajante embarque com duas malas de 32 kg, mas é melhor se desprender de tanto peso porque em muitos voos na Europa, o limite é de dois volumes de até 22 kg”, lembra o diretor da Keep Company. Não se esqueça também de levar pelo menos duas trocas de roupa na bagagem de mão, para não passar por apuros em caso de extravio de bagagem.

Sobre a Keep Company

Com 20 anos de experiência na área de Turismo, Eduardo Martins decidiu investir em um conceito diferenciado ao fundar a Keep Company Viagem para Solteiros. A empresa é especializada em viagens nacionais e internacionais voltadas às pessoas que querem conhecer novas cidades e diferentes culturas, mas não desejam se aventurar sozinhas por ai. A Keep Compny aposta em saídas para locais diferenciados e inusitados, apresentando como diferencial um sistema de hospedagem surpreendente geralmente realizado em mansões, ilhas exóticas, “Guesthouse” (casas de alto padrão), além de hotéis convencionais. Mais informações em: www.viagemparasolteiros.com.br.

Hotéis Blue Tree 


Com planejamento antecipado, viajar no fim de semana do feriado de 7 de setembro pode ser mais econômico e tranquilo, principalmente na hora de organizar reservas de hotéis. Para quem deseja aproveitar a data com lazer, diversão e conforto, a Blue Tree Hotels preparou pacotes e programações especiais para todos os gostos – praia, resort ou cidade. Em suas unidades, localizadas em todas as regiões do Brasil, há infraestrutura completa para a família se divertir e curtir o merecido descanso. Confira abaixo os pacotes oferecidos. O Blue Tree Park Búzios, localizado na tranquila praia de Tucuns, é considerado um dos maiores e mais completos resorts do Rio de Janeiro; o Blue Tree Park Lins, um dos maiores complexos de águas minerais e termais do Brasil, no interior de São Paulo; Blue Tree Towers Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha; o Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre, próximo ao Shopping Praia de Belas; Blue Tree Towers Curitiba, próximo aos principais endereços de gastronomia e comércio; Blue Tree Towers Joinville, a 100m do Shopping Mueller e a 15 minutos do Aeroporto; Blue Tree Premium Fortaleza, perto da Praia de Iracema; Blue Tree Towers Recife, na praia da Piedade; Blue Tree Premium Manaus; Blue Tree Premium Paulista, no coração de São Paulo; Blue Tree Towers Anália Franco, com fácil acesso às principais avenidas e centros de convenções; Blue Tree Towers Macaé, na Praia do Pecado (RJ). Mais informações sobre a Blue Tree Hotels e especificações sobre cada pacote podem ser obtidas em www.bluetree.com.br, reservas pelos telefones (11) 3018-1848 e 0300-150-5000. 

Blue Tree Hotels  


A Blue Tree Hotels, de propriedade do grupo Chieko Aoki Management Company, é reconhecida pela excelência em gestão e administração hoteleira e por seus produtos e serviços, que fidelizam e encantam clientes do mundo todo. Atualmente conta com 22 hotéis no Brasil, totalizando 4.653 apartamentos, que oferecem conforto e bem-estar aos seus hóspedes. 

Copa fortalece o Brasil 

Durante participação na 76ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizada no dia 18 de julho, em Brasília, a presidente em exercício da Embratur, Kátia Bitencourt, ressaltou que a Copa do Mundo figurou-se como uma grande oportunidade de divulgação da imagem do Brasil como destino turístico internacional. “A imagem do Brasil foi modificada após a realização do evento. A pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revela que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao País e que 61% dos estrangeiros visitaram as cidades pela primeira vez. Além disso, a experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas de todos que estiveram no Brasil durante o Mundial”, destacou Kátia. “A Copa ajudou a consolidar o Brasil como grande organizador de eventos internacionais. As ´Américas´ terão papel relevante no fortalecimento da promoção internacional do Instituto”, disse Kátia Bitencourt.

Ponte ameaça tríplice fronteira

Marco da tríplice fronteira em Foz do Iguaçu

A Fundação Iguassu na pessoa de seu presidente, o arquiteto Nilso Rafagnin fez uma interpelação pública ao Ministro de Transportes por ocasião da assinatura da autorização do início dos serviços da segunda  Ponte BR-PY, em Foz do Iguaçu, alertando os governos e a sociedade civil sobre o risco de embargo da licitação, ou da obra, em razão da localização da 2ª Ponte, pretendida para caminhões entre Brasil e Paraguai invadir uma área do entorno do Marco das 3 Fronteiras, área que foi definida no Plano Diretor de 2006 de Foz do Iguaçu como Zona Turística (ZT-4). O Plano Diretor foi definido em lei estabelecida em 2006 contando com a mais ampla participação da comunidade local. Portanto os dispositivos aprovados no plano da cidade não podem ser alterados sem as devidas consultas populares. O próprio COMTUR – Conselho de Turismo de Foz do Iguaçu, órgão esse que a lei municipal lhe confere um caráter consultivo, deliberativo e normativo, em ofício, informa que não foi consultado para a alteração do Plano Diretor da cidade. 

Ponte das 3 Fronteiras em Foz do Iguaçu


Portanto a licitação possui vícios de origem, e pode ser embargada. O profissional arquiteto alertou ainda, que o estudo de impacto ambiental é inconsistente. Pois não dimensionou o chamado Custo de Oportunidade, termo usado para indicar o custo de algo em termos de oportunidade renunciada, até mesmo envolvendo custos sociais e ambientais que estão sendo causados de forma direta e indireta pelo empreendimento e que não foram dimensionados. Visando evitar discussões intermináveis na justiça, a Fundação Iguassu, aproveitando o período de 90 dias para a elaboração do projeto executivo da 2a. Ponte propõe, com o acompanhamento dos governos, reunir especialistas para em 30 dias produzir uma proposta de um Pacto Trinacional para o Desenvolvimento Sustentável para ser apreciada pelas nossas autoridades, onde se relocalize o projeto atual dos 250 metros para 720 metros rio acima. E que este se destine a pretendida ponte para promover o desenvolvimento e a integração do turismo regional, iniciando de imediato o projeto para uma 3a. Ponte entre Brasil e Paraguai com Hernandárias. Ou seja, que se inclua agora o sistema ferroviário, e que esta passe a integrar um Anel Viário Metropolitano Trinacional que interligará os três grandes aeroportos internacionais de forma harmônica com o futuro Corredor Ferroviário Interoceânico e a Hidrovia Paraná-Tietê-Prata, salvaguardando do tráfego de caminhões os 3 Marcos, os nossos centros urbanos e os corredores turísticos nos 3 países. Site: www.PROJETOIGUASSU.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário