sexta-feira, 23 de setembro de 2016

EL CALAFATE - CORREDOR PATAGÔNICO - PATAGÔNIA FANTÁSTICA

EL CALAFATE - GLACIAR UPSALA, PERITO MORENO, MOUNTAIN PARK


Sabe aquelas cidadezinhas que você conhece e se impressiona Pois é, El Cafalate é assim, limpinha, pequena, super segura, 25 mil habitantes e onde tudo funciona e o turismo está em franca expansão. Em qualquer hotel se fala no mínimo três línguas. 

clique na imagem para ampliá-la

Em todas as tuas excursões você escutará todas as nacionalidades. Meus companheiros eram japoneses, australianos, neozelandesa , americana e outros idiomas que não consegui distinguir. O turismo sem dúvidas é o carro forte nesta cidade que é um verdadeiro esplendor da natureza. 


Todos os hotéis são aconchegantes, mas neste que fiquei superou todas as minhas expectativas por conta do acolhimento, estrutura, localização, cordialidade, enfim, recomendadíssimo o Hotel Pousada Los Álamos, considerado o melhor da região, pelas fotos você vai entender. É lá que se saboreia o melhor cordeiro fueguino das redondezas. Fui ver um desses sendo preparado. Quatro horas no fogo campeiro. O sabor é fenomenal. O café da manhã também irá te surpreender. No Hotel Posada Los Alamos, extremamente recomendado pelo TripAdvisor, você tem uma super infraestrutura para tornar a sua estadia realmente inesquecível. 

Super piscina aquecida com visão para o campo de golf. Ao lado do Spa

Cada espaço foi projetado para você a aproveitar ao máximo cada momento, da sauna, passando pela piscinas, hidros, restaurantes, sala de convenções e espetáculos e terminando em um belíssimo campo de mini golf. Trata-se de um hotel familiar que começou ha longos anos com apenas 11 quartos e hoje segue nas mãos da mesma família, hoje o CEO é o amigo Mario Guatti, só que com mais de 140 quartos. 


El Calafate é uma cidade na costa sul do Lago Argentino, na região da Patagônia, na província de Santa Cruz, Argentina, cerca de 80 km do Glaciar Perito Moreno. Deve a sua notoriedade por ser a porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, que tem atrações como o Glaciar Perito Moreno, a geleira Upsala e Fitz Roy entre outros, El Calafate deriva seu nome das flores amarelas características do sul da Patagônia. A partir dos anos 1970 diferentes viajantes começaram a chegar ao local, a fim de conhecer a geleira Perito Moreno. Com o tempo a cidade foi crescendo, alcançando uma marca demais de 8000 leitos. O aeroporto internacional recebe mais de 12 vôos diários na alta temporada (o verão sul). A cidade tornou-se um dos locais com o maior crescimento populacional na Argentina.


O boom no turismo e na indústria de hotel em El Calafate começou em 2000 com a abertura do Aeroporto Internacional. Devido à existência dos grandes lagos Argentino e Viedma como a sua localização estratégica, a cidade de El Calafate é o ponto de partida das atividades turísticas na região, tanto dentro como fora do Parque Nacional Glacier.


Na área de excursões do parque nacional geleiras são feitas Parque Nacional Los Glaciares, incluindo o Perito Moreno, a maior atração do mesmo, o Minitrekking na mesma geleira, navegando pelos canais do Lago Argentino está, visitar o Bay Onelli e enormes geleiras Upsala , Spegazzini , Onelli e Seco , entre outros. O intendente National Park está localizado na cidade de El Calafate.


Em torno do Lago Argentino uma variedade de atividades são organizadas, com destaque para as visitas para estadias turísticas, 4x4 para as colinas e Huyliche Frias, passeios a cavalo, caminhadas Reserva Ecológica Laguna Nimez, e caminhadas no Lago Roca. De frente para a Baía Redonda, o Clube Andino Lago Argentino é pioneira no ensino de atividades de montanha na aldeia. Em 2011 foi inaugurado geleiras centro de interpretação, 5 km a oeste da área urbana de El Calafate. 

Glaciarium de Gelo Patagônico Museum

É um centro cultural e científica ativa, onde as últimas pesquisas sobre geleiras e seu ambiente são relatados. Também tem Glacio Bar, único no mundo a ser feito com gelo da geleira, está localizado no porão de Glaciarium de Gelo Patagônico Museum. Tem 80 metros quadrados com uma temperatura ambiente de - 10°. Absolutamente tudo neste bar é feito de gelo, incluindo as paredes e os móveis: Os vidros, bar e cadeiras foram feitas com gelo da geleira.


Você pode começar desbravando a região navegando por Punta Bandera, Brazo Norte, Canal Upsala, Glaciar Spegazzini, Canal Spegazzini, retornando a Punta Bandera a bordo do Upsala Connection, capitaneado pelo comandante Ricardo Morales. Um passeio imperdível. 


Na navegação, nem pense em pedir para algum dos fotógrafos do barco tirar apenas uma fotografia tua. Eles são incapazes dessa gentileza. É certo que é o ganha pão deles tirar fotografias profissionais com seus equipamentos, mas não custa nada tirar uma foto de um turista que vem do outro lado do mundo com sua maquininha ou iphone. Nem minha eles tiraram, isto é, não existe nem gentileza profissional. Ganância acima de tudo é o lema daquela equipe.


Um detalhe importante neste passeio é você escolher navegar comprando o ingresso para ficar na cabine do comandante. Você tem tua varanda particular, o espaço é privativo, comida a bordo, inclusive cerveja e almoço. Atendimento VIP. Comigo apenas o comandante, um grupo de japoneses e dois guias que falava, inglês, japonês, inglês e espanhol. 


Com a noite livre escolha mais tradicional restaurante da cidade, o Isabel Comida Al Disco Resto. Pelas paredes a história viva da cidade. Fotos da velha guarda se misturam com a atual geração. O local é pitoresco, ótima gastronomia e de visita obrigatória. Comigo estavam meus amigos o Secretário de Turismo de El Calafate Alexis Simunovic, Mario Guatti, proprietário do Hotel Posada Los Alamos, e a Veronica Panigutti, Secretária Executiva da Secretaria de Turismo. Na Mesa Cordero Fueguino e Trutas. 

Clique na imagem para ampliá-la 

Antes de sair para a balada, a melhor opção é escolher o Iet Ice Bar, o esquenta da cidade com dois super ambientes, um acima de zero, aquecido, e o som bombando leve. O outro abaixo de zero, tipo 14 abaixo de zero, som bombando alto, você com jaqueta bem aquecido e tendo 25 minutos para beber a vontade. La dentro tudo é de gelo. Pura sensação jamais imaginada em terras tupiniquins.  

GLACIAL PERITO MORENO


Das geleiras deste Parque Nacional o Glaciar Perito é a o mais famoso, bonito e imponente, localizado no extremo sul, em frente à Península Magallães, a 78 Km de El Calafate, uma cidade que eu moraria com certeza. Este glaciar mostra um fenômeno surpreendente e curioso, onde a grande massa de gelo avança continuamente, fazendo com que a acumulação, ruptura e desprendimento de grandes blocos de gelo em sua frente de 5 km de largura, localizado no Canal dos Icebergs. A cada ruptura/desprendimento parece um trovão. Um tremendo espetáculo. 


Navegando pelo canal, você as vezes vai cortando gelo, pequenos, que ficam boiando porque os grandes, mesmo tendo pouco acima d'água, possuem pelo menos 100 metros de comprimento abaixo do nível d'água. A parte dianteira da geleira é superior é está a 60mt acima da água, altura máxima, de onde caem continuamente pedaços de tamanhos diferentes, produzindo um trovão como falei antes. Já abaixo do nível do lago, estão nada menos do que 160 mt de gelo. 


Esse avanço colossal cruzou com sucesso o Canal Icebergs em 1947, quando ele se inclinou para terra na ponta da península de Magallanes, devastando a floresta de faias. Tornou-se uma represa gigantesca, cortado a drenagem natural da toda parte sul do lago, o Brazo Rico. Este fenômeno extraordinário leva o crescimento no nível de água do lago Argentino, causando uma queda de quase 20 metros. A enorme pressão sobre a geleira produz vazamentos e termina fraturando, minando e finalmente, quebrando ou em outras palavras, explodindo. Um fenômeno natural espetacular. Aquelas parte mais escura, parecendo sujeira, não é. A força da geleira vai lixando as rochas pelo do caminho. Portando aquilo é pó de rocha. Dependendo da direção e intensidade solar a geleira muda de cor. A desagregação gradual e o posterior nivelamento das águas é um espetáculo único no mundo, que é repetido a cada três ou quatro anos, visto por milhares de pessoas em todo o mundo.


A geleira Perito Moreno, pode ser vista também em super plataformas, mas só admirá-la de longe não basta. É preciso tocá-la, caminhar sobre aquela imensidão ranca e existem guias especializados que te auxiliam em todos os momentos. Para chegar lá, pegue a Rota Provincial n º 11 entre El Calafate com Punta Bandera. Ha poucos quilômetros antes de tomar a estrada para a Península de Magallanes, onde os cruzamentos estão localizados na frente da geleira. Alternativamente, sempre a partir de El Calafate, a melhor opção é tomar a Rota Provincial 15, que termina na Reserva Nacional perto do Lago Roca. No meio caminho tem o desvio para a Península. É super importante esclarecer a importância de respeitar as instruções do Parque Nacional e você só pode circular pelos caminhos autorizados. 


Detalhe importante, se agasalhe muito, de ceroulas, luvas, cachecol, gorro.... É frio, pense num frio, isso antes de pisar na geleira. Lá e normal, aliás, chega a esquentar e protetor solar é fundamental. O caminho pra o glaciar perito moreno é cinematográfico, paisagens de encher os olhos. Para entrar no parque nacional você deverá pagar uma taxa. Para nós do Mercosul o valor é de 250 pesos, hoje em torno de R$ 60,00. Para os argentinos é bem mais barato e para os estrangeiros 330 pesos. Essa taxas são cobradas em todos os parques nacionais a exemplo de Foz do Iguaçu e Fernando de Noronha, todavia, ao contrario de Noronha a taxa é revertida em melhorias dos acessos, estradas, ciclovias... Um espetáculo diferente dos buracos e falta de ciclovias naquela ilha. 

Clique na imagem para ampliá-la

Pouco antes de pisar no Glaciar, você pega um barco e cruza o lago. Em 20 minutos você estará pisando em gelo glacial. Deixe tuas coisas num refugio, coloque grampos em tuas botas e faça um treking inesquecível de uma hora e meia. Esqueça o cigarro. Totalmente proibido fumar dentro de qualquer parque nacional. Neste passeio, um dia antes, avise ao restaurante do hotel que turante o café da manhã você precisará de lanche para levar. O Hotel Posada dos Alamos já tem um kit certo composto com dois super sanduíches, barras de cereal, alfajor, frutas e não esqueça de água. Na volto o almoço é em eum refúgio. Você, teu almoço e a geleira a tua frente. Surreal. 

Clique na imagem para amplia-la

Com a noite livre para o jantar escolha o Casimiro Biguá Restaurante, quase ao lado do Cassino, na Av. Libertador, a central da cidade. Tem de tudo. Do Cordero Fueguino a guizados, sopas... Eu escolhi uma típica pizza argentina. De entrada uma inesquecível proboleta. Bom demais e nem deu para experimentar a sobremesa. Depois se perca no cassino. 

GLACIARIUM


 Reserva uma manhã ou tarde para conhecer o Glaciarium - Centro de Interpretação dos Glaciais. É um moderno centro dedicado à divulgação de gelo da Patagônia e as geleiras, um dos poucos centros de interpretação do mundo glaciological. Em um tremendo espaço de entretenimento, recreação, desenvolvimento de atividades culturais. Apoia e divulga pesquisas e trabalhos científicos para ajudar a melhorar o conhecimento das geleiras e a Patagônia, promovendo o interesse e conhecimento das Geleiras e glaciologia. Divulga às maravilhas da região do gelo da Patagônia e sua história, incentivando a cuidar mais do nosso meio ambiente. Não só promove o conhecimento mas nos exalta os sentidos. Com suas técnicas de visualização tudo é explicado por diversas maneiras: cênico, efeitos de iluminação, programas multimídia e apresentações audiovisuais. 


Gelo, geleiras, sua formação e dinâmica dos seus fenômenos emocionantes inspirando arquitetura, design e incentiva o desenvolvimento criativo de textos, scripts, ilustrações e imagens que são exibidas ali. A arquitetura é expressiva e conotativa, como uma escultura gigante erguida no estepe patagônico, devidamente integrado com o meio ambiente. Extremamente informativo, dinâmico, cultural e conta inclusive com cinema 3D. Ali você tem a noção da gigantesca força dos glaciais que transformaram e continuam transformando esta parte do globo e também nos damos conta o quanto estamos nos destruindo, pois é gritante o quanto as geleiras vem diminuindo. Vale a pena conferir tudo isso. O filme em 3D chega a emocionar. Um espetacular audiovisual que vai muito mais além da conscientização.


CALAFATE MOUNTAIN PARQUE

Clique na imagem para ampliá-la

Depois de um farto almoço (raviolis recheados de espinafres a bolognesa) no famoso Vera Cruz, também na Av. Libertador, a principal da cidade segui para o Calafate Mountain Park, Um centro de esqui/atividades que oferece programas de verão e inverno. É um novo conceito de estação invernal na Patagônia Austral. Sinceramente nem sabia que existia e adorei. Minha próxima temporada de esqui será lá.  


É o primeiro Parque de Neve em El Calafate para se desfrutar de várias atividades e propostas, sem filas, sem sufoco, sem pressa, sem muvuca em um ambiente totalmente diferente ao que estamos habituados a ver. A tua disposição esqui, 4x4, grandes caminhadas, mountain bike, motos de neve, 4x4, quadriciclos... Tem restaurante, wifi, chocolate quente e o lugar é simplesmente cinematográfico. Os guias são extremamente atenciosos. Os nossos eram o Walter e o Rofolfo, experientes, preparados para a aventura da Patagônia. Eles também tem um passeio que ainda vou fazer que é o de navegar de caiaque ao lado dos icebergs. Além disso o rafting. O que não falta realmente ali é aventura e emoção. 

Clique na imagem para ampliá-la

Finalmente é uma belíssima estação de esqui onde você também também a opção de fazer um roteiro 4x4 e em seguida dirigir um quadriciclo por paisagens jamais imaginadas. Somente as fotos para mostrar a grandeza do local. Fica a menos do que 8 km do centro da cidade montanha acima. Só o caminho já vale a pena. Muito recomentado pela TripAvdisor que já premiou o local com o certificado de excelência.


Fiquei apenas três dias em El Calafate. muito, mais muito pouco para conhecer a cidade, suas aventuras, sua gente, toda a gastronomia, o borborinho da cidade e desfrutar realmente do hotel Posada Los Alamos. A cidade tem muito, mais muito a oferecer e eu volto lá no ano que vem para ficar pelo menos uma semana e fazer tudo de novo e com muita calma. Adorei principalmente a estação de esqui com suas pistas de categoria verde. Para os iniciantes não existe lugar melhor. 


PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE NOS LINKS ABAIXO





Nenhum comentário:

Postar um comentário