sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TECNOLOGIA JÁ DESPONTA COMO MARCA DA 44ª ABAV EXPO & 46º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA



TECNOLOGIA JÁ DESPONTA COMO MARCA DA 44ª ABAV EXPO & 46º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA




A 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa chega ao 2º dia apresentando fluxo crescente de visitantes. Na Vila do Saber, todas as palestras, painéis e mesas redondas seguem concorridas, como ocorreu na tarde de hoje, quando o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, moderou debate tematizado em ‘Tendência em gestão de viagens corporativas’. Rubens Schwartzmann (Abracorp), Augusto Cruz (Suzano, Papel e Celulose) e Sidney Lima Filho (Reserve) foram os debatedores.
Automatização de processos e atenção ao bem-estar do viajante marcaram as argumentações acerca do tema. "A Suzano tem buscado focar na conectividade, conveniência e bem-estar do viajante, sempre na perspectiva de simplificação de processos, diz o diretor Augusto Cruz. Acrescentou que a tendência é as viagens corporativas serem analisadas sob aspectos mais qualitativos do que quantitativos. "A experiência tem mostrado que as viagens são, antes de tudo, oportunidade para as pessoas terem contato humano e presencial, a despeito de todas as facilidades do mundo digital".

Para o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Schwartzmann, "cada vez mais as empresas vêm adotando o conceito de ‘Traveller Centricity’ – ou ‘foco no viajante’. Percebeu-se que o funcionário feliz é muito mais produtivo. Nosso papel, enquanto dirigentes de TMCs, é proporcionar o equilíbrio entre o bem-estar do viajante e a boa gestão de despesas dos clientes".

Para finalizar, Edmar Bull dá exemplo vivo de mudança de cultura. "Estamos aqui, na Vila do Saber, experimentando a inovação propiciada pelo sistema ‘noiseless’ (sem ruído), onde nós discutimos, produzimos um debate sem a limitação de paredes. Somos percebidos pelo público passante e isso não atrapalha o nosso trabalho".

Sidney Lima Filho, da Reserve, "a gestão de viagens corporativas passa mais por uma mudança de cultura do que de sistema. O ponto de chegada é a automatização completa. A padronização de processos nas companhias aéreas é uma etapa importante. É preciso criar um bom alicerce no ambiente corporativo, para se introduzir um processo gradual de mudanças". Acrescenta que todo o processo de mudanças, como foco nas viagens corporativas, deve ocorrer de baixo para cima. Do contrário, não se muda a cultura.
As palestras e debates serão noiseless (sem ruído de fundo), em arenas abertas com a audição das apresentações por headphones. Debates, palestras e mesas redondas mais concorridas serão transmitidos ao vivo no Facebook Live. E todos os painéis poderão ser acessados no Youtube, com link no site responsivo da ABAV Expo 2016.

A ABAV EXPO revela-se afinada com as tendências do mundo contemporâneo, especialmente no que tange à adesão às soluções tecnológicas que não param de surgir. Esta realidade, que os expositores e visitantes do evento podem constatar, vem ao encontro da espinha-dorsal da gestão Edmar Bull – empresário e líder setorial afeito às facilidades que a tecnologia traz para a indústria turística e, em especial, para o novo agenciamento de viagens.


A começar pela infraestrutura instalada nas áreas da feira, as soluções tecnológicas estão por toda parte. Todos os visitantes terão wifi à disposição nos principais pontos do evento: Vila do Saber, Hackathon Viagens, Ilha Corporativa Abracorp, Espaço Braztoa, Conexão ABAV, Sala de Imprensa, Solenidade de Abertura – entre outros.



Outra demonstração da crescente automatização de processos na indústria de viagens e turismo, há um número expressivo de estandes de empresas dedicadas a oferecer soluções tecnológicas para o setor – dez deles estão na Ilha Corporativa da Abracorp. As novas ferramentas incluem atendimento, reservas, emissões, faturamento, conciliação, marketing, comunicação, entre outros. Outra novidade é o sistema de agendamento de reuniões disponível no site responsivo da ABAV Expo. Basta logar e liberar a Agenda para que qualquer visitante ou expositor solicite um encontro com hora marcada.


Na Vila do Saber, a arena Tecnologia terá 15 painéis, palestras e mesas redondas versando exclusivamente sobre tecnologia para viagens e turismo. Já na arena Inovação, haverá seis painéis abordando o tema. Nas arenas Gestão e Segmentação serão aparentados dois painéis relacionados à tecnologia. Feitas as contas, mais de um terço do conteúdo apresentado no Congresso ABAV de Turismo tem relação direta ou indireta com tecnologia. Cabe salientar os painéis do GTT-A, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV, com apresentações específicas para as agências de viagens.

Por fim, uma ação conjunta da ABAV Nacional e da Braztoa resultou na edição do 1º Hackathon Viagens – maratona de desenvolvimento de softwares, com mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas. Os concorrentes farão uma imersão intensa dia e noite, em espaço dimensionado e equipado com 10 MB dedicados por máquina. Objetivo: desenvolver soluções específicas voltadas para o mercado de viagens e turismo.

Para selar a parceria, os executivos da Travelport e da ABAV marcaram presença em um jantar de confraternização e se apresentam juntos no Espaço Conexão durante a ABAV Expo. Nesse stand, os representantes da Travelport estão à disposição para assistir todos os agentes de viagem que quiserem conhecer mais sobre o MyPNR. A Travelport é reconhecida como autoridade de tecnologia em viagens. Por isso, foi convidada a participar no primeiro hackathon da ABAV, maratona onde programadores se reúnem para discutir novas ideias e gerar soluções tecnológicas para a indústria do turismo.
Já Travelport, fornecedora líder de distribuição, tecnologia, pagamento e outras soluções para a indústria de viagens global, anunciou uma parceria com a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), que trará excelentes vantagens para os membros da organização. Por meio de um acordo, o acesso à plataforma online MyPNR permitirá que os agentes realizem reservas em mais de 650 mil hotéis, além de 400 linhas aéreas e 50 ancillaries (isto é, serviços opcionais das companhias, como assento preferencial, check-in prioritário, etc). hUm dos benefícios do MyPNR é remunerar os profissionais de viagem pelos serviços emitidos. A plataforma amigável e gratuita também disponibilizará um módulo de backoffice, em que é possível fazer relatórios, e outro para fazer reservas de seguros de viagem.

A empresa tem demonstrado seu forte compromisso com o setor de viagens e turismo do Brasil. Em sua 10a participação na ABAV Expo, traz executivos especialistas internacionais, além dos habituais desenvolvedores parceiros que fornecerão seus produtos criados junto à Travelport. O stand, localizado no espaço F033, tem também uma atração especial: um simulador de voo da Virtual Avionics, que terá ingressos sorteados para aqueles que quiserem experimentar como é pilotar um 737.

A Travelport é uma plataforma de comércio de viagens que fornece soluções de distribuição, tecnologia e pagamento para a indústria de turismo e viagens em todo o mundo. Com presença em aproximadamente 180 países, mais de 3.700 funcionários e outros 1.200 profissionais da IGT Solutions Private Ltd., que presta serviços de desenvolvimento de aplicativos, a companhia obteve receita líquida de US$ 2,2 bilhões em 2015.A Travelport é formada por uma plataforma de comércio de viagens, pela qual conecta os principais provedores de viagens aos compradores online e offline em um ambiente B2B exclusivo, e por serviços de tecnologia, fornecendo serviços de TI às companhias aéreas, como compras, emissão de bilhetes, controle de partidas e outras soluções. A Travelport tem sede em Langley, no Reino Unido. A empresa figura na Bolsa de Valores de Nova York e é comercializada sob o símbolo "TVPT".



Neste mesmo caminho, Tatiana Lobão, diretora da FSB Comunicação, empresa responsável pela estratégia e gestão digital do Ministério do Turismo, falou nesta quinta-feira (29) sobre o histórico da presença dos destinos nas redes sociais relacionando-o com o comportamento de compra dos turistas. O encontro acontece dentro da programação da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo. A palestrante abordou ainda as pesquisas que comprovam a importância da internet na promoção dos destinos.

Clique na imagem para ampliá-la
Já no final da tarde, com o stand da Argentina super movimentado, promoveu a capacitação de agentes e operadoras visando a PATAGÔNICA FANTÁSTICA que compreende Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn (Peninsula Valdez), tudo isso com apresentação de tangos, comidas típicas e até Licor de Calafate, a famosa frutinha da região.


Para encerrar o dia desfilou pelas "avenidas" da ABAV EXPO, arrastando todo mundo, o trio elétrico da Bahia e a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. E começou o carnaval.



Nenhum comentário:

Postar um comentário