O Festival de Turismo de Gramado chegou à sua maioridade contabilizando sucessos, fruto de muito trabalho e profissionalismo. Marta Rossi e Silvia Zorzanello, promotoras do evento disseram na coletiva de avaliação: “o nosso diferencial são os relacionamentos. A amizade com os expositores, fornecedores e jornalistas influi nos resultados positivos e na geração de negócios”. Os profissionais do turismo lotaram o Palácio dos Festivais na solenidade de abertura, com a presença de autoridades como o Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho, o senador Neuto de Conto, o prefeito de Gramado Nestor Tissot, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, José Heitor Gulart entre outros. O Troféu Amigos do Festival foi entregue a pessoas que contribuíram para consolidar o Festival: ministro do Turismo Luiz Eduardo Barreto Filho; Baltazar Saldanha, presidente da GJP Administradora de Hotéis; Eliana Rigo e Salome Santelices, diretoras da operadora chilena Vips Travel; José Reinaldo Ritter, presidente da ABIH/RS; Norma Navarro, agente de turismo do Peru; Orlando Porto de Andrade, prefeito de Canindé/Sergipe; Renato Pascowitch, diretor comercial da Ocean Air; e Jorge Alexandre Machado, diretor de Marketing e Publicidade da Bancorbrás e José Heitor Gulart secretario de Estado do Turismo, Esporte e Laser do Rio Grande do Sul. Como atrativos especiais, a Banda Marcial da 3ª Divisão do Exército de Santa Maria. A cantora Cadica Borghetti entoou o Hino Nacional e o Hino Rio Grandense e num vídeo clip foi apresentada a conhecida canção gaúcha, Querência Amada, do famoso Teixeirinha. A noite foi coroada com a festa oferecida pela TAM, transportadora oficial do evento, no Clube Recreio Gramadense.
Um dos diferenciais do Festival de Gramado são os salões temáticos. No 3ª Salão de Turismo Religioso se destacou o primeiro encontro de Turismo Religioso, Místico e Esotérico. Houve explanações sobre a história do Cristo Redentor (RJ) e do Santuário de Aparecida (SP), destino religioso mais procurado, com a presença da imagem da Santa. O Turismo Religioso é hoje responsável por mais de 15 milhões de viagens internas no Brasil, país mais católico do planeta.
SETORIZAÇÃO
Um dos segredos deste sucesso é a setorização, que a cada ano acrescenta novidades, gerando melhores resultados para os expositores. Este ano foi criado o pavilhão “Destino em Destaque”, com a presença da África do Sul e da Famurs - Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul e o Salão GLS, um segmento em crescimento, realizado em parceria com a IGLTA - Associação Mundial de Turismo Gay e Lésbico. Além dos demais segmentos: 7º Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, 6º Salão de Tecnologia para o Turismo, 5º Salão de Turismo Rural, 4º Salão de Turismo Saúde e 2º Salão de Turismo Cultural. Participaram do evento mais de trinta países e quase todos os estados brasileiros. Vários workshops enfatizaram estes temas.
TENDÊNCIAS
Enfrentando o Futuro de Forma Criativa – Tendências da Indústria Turística e de Viagens foi o tema central do Congresso, realizado no Centro Municipal de Cultura/Câmara de Vereadores de Gramado. Houve grande participação de público, que obteve dos palestrantes uma previsão dos caminhos que o turismo brasileiro irá trilhar nas próximas décadas.
RESULTADOS ANIMADORES
Dos 240 jornalistas convidados, grande parte participou da coletiva de imprensa em que foram revelados números do Festival. A Feira de Negócios obteve um crescimento de 14,6% em montagem, 6,71% em número de estandes, acrescentando mais mil metros no segundo pavilhão do Serra Park. Isto, apesar da crise do mercado e a gripe A, que afetou vários paises. Segundo Marta e Silvia, o crescimento é planejado e estruturado com bases sólidas visando a qualidade e não a quantidade de público. Foram 12.860 visitantes.
A NOVA CHOCOFEST
Depois de oito anos realizada em Canela, a Chocofest volta a Gramado com novo perfil. O lançamento aconteceu pelos promotores do evento Marta Rossi, Silvia Zorzanello, Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello acompanhados do prefeito de Gramado Nestor Tissot, secretário de Turismo de Gramado Gilberto Tomasine e presidente da Associação Chocolateira de Gramado, Francisco Terres da Luz. O Projeto do Chocofest 2010 “Um choco amor a Terra” não será mais realizada em local fechado. Os chocolateiros venderão seu produto nas suas maravilhosas e temáticas lojas ao longo da Avenida Borges de Medeiros e as demais atrações estarão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com decoração e a presença de muitos coelhos. A 15ª edição da Chocofest faz parte do grande projeto “Páscoa em Gramado”, incluindo o Gramado Aleluia que tratará a parte religiosa com a Celebração da Paixão. O evento acontecerá de 5 de março a 4 de abril, período em que deverá receber 500 mil visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário