FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino
ESQUI
NÓRDICO
Pra quem não sabe estou aqui em Ushuaia, acompanhando a 8ª Edição do Fedtival Internacional de Música Clássica. E daqui começo a mandar notícias sendo que a primeira é está nevando pra caramba. a Segunda é que acabou de ser incorporado ao calendário de eventos aqui de Ushuaia durante o mês de agosto, o "Mês Internacional do Esqui Nórdico ou Cross-country skiing. Um delícia. O Clube Andino Ushuaia trabalha forte neste sentido. Durante o próximo mês de agosto irão acontecer por aqui quatro eventos que irão buscar as principais referencias nacionais e internacionais deste esporte e promover as qualidades desta magnífica atividade. Também acontece em Agosto o MARCHABLANCA, competição que já tem 30 anos de história, sendo uma festa do esporte em um evento único na América Latina que reúne famílias, atletas, meios e amantes do esqui nórdico. Homologada em várias oportunidades pela Federação Internacional de Ski, conquista em cada edição centenas de participantes divididos em categorias que variam de Atletas de alto nível, em uma prova competitiva de 21 km, passando por esportistas experientes e principiantes, em uma prova promocional participativa de 7,5 km e terminando com participantes com capacidades especiais, em um circuito adaptado para eles de 2,5 km. O MARCHABLANCA no dia 19 de agosto.
Clique na imagem para ampliá-la
Também se repete em 2012 o Ushuaia
Loppet, já que teve um grande aumento de participantes internacionais de
altíssimo nível nos últimos anos. USHUAIA LOPPET reúne a esportistas de elite em
uma competição vibrante, e se candidata para tornar-se Ski Maratona Nacional e
Sul-americano. Esta competição acontece em 25 de agosto no Centro Invernal
Tierra Mayor a 20 km da cidade de Ushuaia, Terra do Fogo. Categorias: 42 KM: +18
anos Masculino e Feminino.
MÚSICA
CLÁSSICA
Falando neste fantástico festival
de música clássica que só termina no próximo dia 14 de abril, o mais austral do
mundo, foi criado e organizado pela produtora Festspiele SRL. Como sempre, a
sede oficial do evento é Hotel Las Hayas Resort, que tem como tema uma grande
homenagem às ILhas Malvinas. A abertura esteve a cargo da Orquesta Festival de
Ushuaia, integrada por Maestros do Teatro Colón, com a direção do Maestro Jorge
Uliarte, Diretor Artístico do Festival, com a participação como solista
do pianista russo Vitaly Pisarenko. No domingo foi a vez do notavel bandoeonista
Rodolfo Mederos que ofereceu ium concerto de Tango Sinfônico junto com
a Orquesta Festival de Ushuaia.
Esta nova edição renova sua
programação com a participação de prestigiados solistas internacionais como
viloncellista francês Axel Bosquillon de Jenlis, que apresentará um concierto
especial no Hotel Los Cauquenes de Ushuaia, o pianista argentino Hernán Ayuv
Schmidl, o violinista Doménico Nórdico, o pianista irlandês Michael Mc. Hale e
o pianista Tomas Ballicora, entre outros, que irão alternar os concertos durante
os 15 dias do festival. Completam a programação notáveis osquestras de agde
câmara, o Coro Polifônico do Fin del mundo dirigido pelo maestro argentino Pablo
Dzodan, o Quarteto de cordas e piano Contrastes; a Orquesta de Câmara Municipal
de Rosario, dirigida por Fernando Ciraolo e a Camerata del Teatro Colón com a
direção do italiano Luca Garbini. Como de costume também se realizarão concertos
populares gratuítos e masterclasses e conferências de Ushuaia, Tolhum e Rio
Grande, posicionando cada vez mais Ushuaia como um gigantesco referencial do
outono musical sulamericano, contribuindo para a promoção da Argentina como
destino turístico cultural.
USHUAIA
Vale lembrar que com mais de trinta anos de experiência em turismo em nossa frente, a Argentina participou do 37º Encontro Comercial Braztoa com a maior delegação já inscrita. O país trouxe para este primeiro encontro do ano 155 profissionais e ocupou um andar inteiro, com área equivalente a 1.590 metros quadrados. Além do ministro do Turismo, Carlos Enrique Meyer, o evento contou com a participação de secretários de nove províncias, e de representantes de sete entidades ligadas ao setor de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, das aéreas Aerolineas Argentinas e Lan Airlines e outras empresas privadas. O ministro Meyer ressaltou a importância do encontro nas ações promocionais do turismo argentino e disse que já estão sendo desenvolvidas ações internas visando a captação dos turistas de outros continentes que visitarão o Brasil na Copa do Mundo, em 2014 que serão reforçadas também durante alguns eventos esportivos que a Argentina sediará, como a Fórmula 1 e o Moto Jipe. Somente em 2012, segundo Meyer, a Argentina espera um aumento de 10% a 15% no número de visitantes internacionais.
NEVE EM USHUAIA
Já o competente Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, participou de uma concorrida agenda de reuniões com a Aerolineas Argentinas e Operadores de Turismo onde lançou a série Charter Inverno Ushuaia 2012. Conforme anunciou e de acordo com seu compromisso com à Prefeitura Municipal de Ushuaia em 2011 e, contando com o panorama da frota e tripulações, à Aerolineas Argentinas colocou uma moderna aeronave Airbus 340-200 de 240 lugares para realizar a série charter a Ushuaia durante as nossas férias de Julho. A operação se realizará em um voo direto sem escalas, desde e para a cidade de São Paulo, operando aos sábados, que comercialmente é sem dúvida o dia mais requerido e bem cotado para uma operação de qualidade.
O boing é de grande porte e especial para voos intercontinentais e transoceânicos, podendo voar de forma direta entre as cidades de São Paulo e Ushuaia, diminuindo o tempo de voo, além de contar com telas de cine/vídeo e áudio que tornam o voo muito mais confortável. Hoje em dia é o melhor serviço que a Argentina pode oferecer e somado a isso, estão os elogiados serviços que a paradisíaca Ushuaia oferece, desde a calorosa recepção que é oferecida aos turistas na chegada do charter, até a qualidade e esmero na atenção que costuma brindar o prestador de serviços de Ushuaia, o que os distinguem notoriamente no conceito do mercado brasileiro. Por tudo isso é que o próprio trade turístico do Brasil já considera a série charter Ushuaia 2012 "um produto imbatível", que permite a inclusão deles no segmento mais alto do nosso mercado.
SANTUR
& VOLVO
A Santur, órgão responsável pela
divulgação e promoção turística de Santa Catarina, em parceria com a Federação
dos Conventions & Visitours Bureaus do Estado está presente na Volvo Ocean
Race, em Itajaí, que só termina no dia 22 de abril. Realizada a cada três anos,
a maior regata de volta ao mundo em barco à vela, é uma mistura de competição
desportiva e aventura extrema. Contrastam com os encantos em terra as situações
dramáticas de resistência ao mar. As equipes vão velejar mais de 39 mil milhas
náuticas pelos mares de Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes),
Sanya (China), Auckland (Austrália), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil),
Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França). Em Itajaí as etapas iniciam
dia 20 de abril, com a realização da Pro-Am Race, seguida pela etapa In-Port
Race, dia 21. A largada para Miami está prevista para o dia 22.
Durante a parada em Itajaí na Vila da Regata, ao lado do
Centroeventos (no final da popular Beira Rio), o público encontrará uma
verdadeira plataforma de entretenimento e com entrada gratuita, incluindo:
visita aos veleiros participantes, shows musicais, cinema 360 graus, entre
outras atrações. A Santur divulga no pavilhão destinada a Vila Náutica, no
espaço aproximado de 150m2, as diversidades dos atrativos e equipamentos das dez
regiões que compõe o mapa turístico catarinense, segmentadas em roteiros de
turismo de aventura, religioso, rural, ecoturismo, turismo das águas termais,
praias e outros.
BETO
CARRERO WORLD
Maio no Beto Carrero World é mês de
grandes eventos. Nos dias 19 e 20 o melhor parque temático do Brasil recebe a
etapa brasileira do maior evento de motocross do Planeta, o Mundial de
Motocross. Já nos dias 25 e 26 de maio o Castelo das Nações abre as portas para
a 18ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos), considerado um dos principais
do gênero da América Latina. Com sucesso de vendas de ingressos, a Romagnolli
Promoções e Eventos, empresa responsável pelo campeonato, já abriu o segundo
lote. A expectativa em torno do GP Brasil de Motocross tem gerado grande
movimentação da torcida brasileira na aquisição de ingressos. Alguns setores
como o Torcida VIP (setor 3) e HC VIP Individual (setor 4) já estão esgotados.
As entradas estão disponíveis no site oficial da competição - www.mundialdemxbrasil.com.br - com a venda em parceria com o site de vendas online
BlueTicket - www.blueticket.com.br.
Clique na imagem para ampliá-la
O evento contará com acessos
exclusivos para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Vale lembrar
que os ingressos são limitados e acabados os lotes antecipados não serão
vendidos na entrada do evento. Toda entrada possui valor individual e o
estacionamento deverá ser pago à parte. A organização do evento alerta que não
se responsabiliza por ingressos adquiridos em sites não credenciados ou por meio
de cambistas.
BNT MERCOSUL
BNT MERCOSUL
Clique na imagem para ampliá-la
Desde segunda-feira (02) os
profissionais de imprensa interessados na cobertura da 18ª BNT Mercosul já podem
se credenciar. A abertura do evento será realizada no dia 25 de maio às 15h em
frente ao Castelo das Nações. Além do acesso na Feira de Negócios Turísticos, os
profissionais credenciados poderão participar da coletiva que será realizada no
sábado (26), às 18h30 no interior do Parque. Na ocasião serão apresentadas as
principais novidades do Beto Carrero World, de destinos turísticos brasileiros e
da BNT Mercosul. Além disso, farão visitas técnicas a atrativos turísticos
catarinenses, e participarão da grande festa temática de encerramento no Beto
Carrero World e da entrega de troféus aos Campeões de Venda 2011/2012. Na feira
de negócios turísticos, a organização disponibilizará sala de imprensa
devidamente estruturada com computadores ligados à internet e acesso wireleess
para utilização de laptops, smartphones, tablets e outros equipamentos do
gênero. Haverá fotógrafos do evento realizando cobertura e equipe de assessoria
de imprensa para atender as necessidades dos profissionais. Para efetuar o
credenciamento, basta solicitar a ficha de inscrição com o assunto: IMPRENSA 18
BNT MERCOSUL ao e-mail: larissa@rotascomunicacao.com.br ou redacao@rotascomunicacao.com.br.
COWBOY
Clique na imagem para ampliá-la
Conhecido no mundo inteiro como “O Encantador de Cavalos”, Roberts fará uma única apresentação no Brasil durante o 40º Rodeio do CTG Os Praianos. Este cowboy americano, que através de seu método já adestrou milhares de cavalos, já escreveu diversos livros, foi duble e ator de cinema em Hollywood, criador da equoterapia e merecidamente muito premiado no mundo inteiro, faz muita gente chorar por onde passa e não será diferente em sua apresentação no CTG Os Praianos, em São José (SC), na Grande Florianópolis.
GRANDE
HISTÓRIA
A violência sofrida por Monty
Roberts quando criança fez com que ele desenvolvesse a técnica de domar sem
agressão. Uma história de vida emocionante e encantadora. Roberts conta que seu
pai era um domador profissional e muito violento. Durante sua infância conviveu
com a doma através da brutalidade onde os cavalos eram amarrados e espancados
por semanas até que aprendessem quem “mandava”. Escondido do pai e observando a
maneira como se comportavam os cavalos selvagens, Monty desenvolveu esse novo
método que leva penas alguns minutos e que ele prefere chamar de adestramento.
Quando contou o que vInha fazendo, seu pai o espancou diversas vezes e, mesmo
sofrendo com a dor das dezenas de fraturas, descoberta apenas muitos anos
depois, ele via nos cavalos a sua forma de recuperação e superação.
FESTURIS
Uma comitiva de Gramado esteve na semana passada na cidade co-irmã de Puerto Varas, no Chile, para um benchmarking técnico. O vice-prefeito Luís Antônio Barbacovi e o presidente da Câmara de Vereadores Giovani Colório lideraram a visita, que teve ainda a participação da gerente comercial da empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Rose Ott, entre outros integrantes. A agenda envolveu também reuniões em Santiago. As autoridades chilenas ressaltaram que vão duplicar sua participação no Festival do Turismo de Gramado – que terá sua 24ª edição de 22 a 25 de novembro – em razão do interesse no mercado brasileiro. Rose destacou a importância do Chile em razão da economia estável.
Clique na imagem para ampliá-la
O grupo se reuniu com a sub-secretária Jaqueline Plass, do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, que apresentou a gestão nacional para o desenvolvimento do Turismo no Chile, atualmente a quinta principal fonte econômica da nação. Jaqueline destacou a Lei Nacional do Turismo, a promoção internacional do país e a atuação ordenada entre oito ministérios, com a coordenação do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, visando direcionar as ações destes para fortalecer o setor através da concentração de esforços e recursos do governo. Após o encontro, foi assinada carta de intenções para a cooperação técnica e intercâmbio de conhecimentos entre as duas cidades. Na foto: Sub-secretária Jaqueline Plass, do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, apresentou a gestão nacional para o desenvolvimento do Turismo no país.
VISION TOUR
Operadora Vision Tour confirma participação no 2º Festival do Turismo de João Pessoa e vai convidar as principais agência pernambucanas para o evento. Criada no Recife, há 13 anos, a Vision é uma das mais respeitadas operadoras do Norte e Nordeste do Brasil e atua nos principais estados das regiões - Pernambuco, Paraíba, Pará, Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Comprometida com a proposta de realizar sonhos, a empresa opera destinos nacionais e internacionais através de parceiros selecionados e de uma equipe altamente qualificada para assegurar um serviço personalizado e de qualidade na criação e comercialização de pacotes nacionais e internacionais para os principais destinos como Estados Unidos, Europa e América do Sul além de roteiros exóticos para África do Sul, Turquia, Ilhas Mauritius, Tahiti e Ásia.
Suely Oliveira e Carlos Pires, diretores da Vision Tour
Durante o mês de abril, a Vision vai distribuir convites do 2º Festival do Turismo de João Pessoa entre as principais agências pernambucanas, numa ação em parceria com a comissão organizadora do evento. O convite contempla transfer, hospedagem, refeições e seguro viagem para participarem do festival em João Pessoa. Há pouco menos de seis meses de sua realização, o 2º Festival do Turismo de João Pessoa já conta com a participação de várias operadoras, consolidadoras, receptivos e redes hoteleiras. O festival acontece nos dias 28 e 29 de setembro no novo Centro de Convenções de João Pessoa com a participação de agentes de viagens de diversos estados do nordeste e expositores nacionais e internacionais.
OS 10 MAIS
O secretário de Turismo do Recife, André Campos, foi eleito por júri o secretário municipal de turismo do ano na premiação ‘Os Dez Mais do Turismo’, do Grupo Brasil Travel News. O evento acontece no dia 26 de abril, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).Na noite comemorativa, o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, também será homenageado com o troféu de melhor secretário estadual. Os convidados ainda irão conferir uma palestra de Lee Cockerell, que foi durante mais de dez anos o vice-presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World Resort.
Entre as ações realizadas pelo secretário André Campos está Conheça o Recife, iniciado em maio de 2011 e que já realizou mais de 40 passeios todos os sábados para sensibilização turística dos recifenses. Outra novidade foi o Conheça o Recife Pedalando, que também levou informação turística aos adeptos do ciclismo, aliando o turismo à atividade saudável. No Conheça Melhor a sua Cidade, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, foram realizados 38 passeios, às terças-feiras, com participação de 1,4 mil idosos. Outro projeto bem sucedido implantado é o Viva o Recife Antigo, que movimenta a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, com shows variados e programação infantil.
IDENTIDADE VISUAL
Clique na imagem para ampliá-la
Conferi a estreia da nova identidade visual da marca Recife te Quer, mais moderna e colorida para estímulo ao turismo de lazer nas ações comerciais e de marketing turístico no Brasil e no mundo. E mais, o I Prêmio Recife te Quer, que indicou os melhores de 2012 em oito categorias, a partir da votação de diversificado júri, destacando entre os campeões: o Hotel Atlante Plaza (hotel), o Restaurante Leite (restaurante), a Oficina Brennand (atrativo turístico), a Luck Viagens (agência de viagem/receptivo), a Localiza (locadora de veículo), a TAM (companhia aérea), o Boteco Maxime´s (bar/boteco) e o Carnaval do Recife (evento do ano). Já no segmento de Qualidade, foram qualificados 500 profissionais, entre guardas municipais, garçons, cozinheiros, taxistas, barraqueiros de coco, comerciantes da comunidade do Pilar e catraeiros. Também estavam presente no evento os principais jornalistas de turismo da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
EXPO FITNES
A cidade de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, será o endereço oficial do universo fitness de 5 a 7 de julho. A Expo Fitness & Sports 2012 promete reunir, no CentroEventos Itajaí, milhares de visitantes em torno de um mercado em franca expansão pelo Brasil. Organizada para ser a maior feira do segmento no Sul do país, a Expo Fitness & Sports é um convite a conhecer as novidades do universo que envolve academias e espaços esportivos de clubes, hotéis, condomínios, escolas, associações e até mesmo de empresas que incluem a prática de atividades físicas na rotina dos funcionários com a proposta de gerar bem-estar e maior produtividade.
A programação da feira ainda inclui cursos e palestras para a atualização profissional. Os temas vão desde assuntos como biomecânica aplicada à musculação, genética e emagrecimento e hipertrofia muscular até marketing na era digital, mídia sociais e gestão do pilates, entre outros ligados ao segmento. Tudo para contribuir com o crescimento e a evolução do negócio fitness e manter o setor nacional em forma e atualizado com o mercado mundial. A expectativa é que mais de 8 mil pessoas visitem os pavilhões do CentroEventos durante os três dias de feira.
TURISTA
Uma parceria entre o Balneário Camboriú Shopping e o Convention Bureau da cidade irá movimentar o Concierge recém instalado no empreendimento. Localizado ao lado da Praça de Eventos, o novo espaço busca criar relacionamento com o publico, ajudando-o a se localizar no shopping, na cidade e na região. “De origem francesa, a palavra Concierge significa ‘aquele que abre portas’ e é isso que queremos: mostrar as possibilidades de compras, entretenimento, hospedagem e serviços ao turista”, explica a gerente de marketing do Balneário Camboriú Shopping, Aline Righi.
PARCERIA
O local será um serviço especial de informações atualizadas sobre onde o cliente pode comprar, comer ou se divertir dentro e fora do shopping. A parceria com o Convention Bureau de Balneário Camboriú possibilitará indicar hotéis, restaurantes, empresas de locação de veículos e entretenimentos associados com algum tipo de vantagem competitiva. “Será sempre um desconto ou um brinde especial, algo que valorize quem for atendido pelo Concierge do Balneário Camboriú Shopping”, explica Aline. A equipe de atendimento do Concierge é bilíngüe e treinada para prestar informações e assessoria turística ao público. Através dos canais de comunicação com hotéis e outros empreendimentos da região, poderá ser feita uma pré-reserva de serviços no próprio shopping, de onde o cliente sairá com um vouncher de descontos em direção ao local escolhido. O Concierge do Balneário Camboriú Shopping atende diariamente, entre 11h e 23h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário