quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista




AVIRRP

A Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participa nos dias 2 e 3 de agosto da 17ª edição da Feira Avirrp – promovida pela Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região; onde apresentará seus principais destinos e atrativos turísticos aos profissionais do setor. O Estado de Pernambuco contará com estande de 32 metros quadrados cooperado com a Prefeitura da Cidade do Recife e com a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). Entre as ações Desenvolvidas na feira estão, além da distribuição de material promocional, a realização do workshop Pernambuco é Só Chegar e reuniões com agentes e operadores nacionais. De acordo com o presidente da Empetur, André Correia, o Estado de São Paulo merece atenção especial do órgão por sua importância como emissor de visitantes para Pernambuco. “Em 2012, São Paulo foi o maior emissor de turistas para nosso Estado. Do total de visitantes nacionais que recebemos, mais de 30% têm residência fixa na capital e nas cidades do interior paulista”, destaca. 


A feira será encerrada com uma festa tipicamente pernambucana, oferecida pela comitiva pernambucana em parceria com a Agência de Viagens Flytour. O tema da festa será “Carnaval de Pernambuco – Recife mandou te chamar” e terá como atração o cantor e compositor Alceu Valença. O músico, que dispensa maiores apresentações, levará aos convidados o melhor da música do Estado, com destaque para os ritmos ligados ao Carnaval. A gastronomia pernambucana também será destaque na festa Carnaval de Pernambuco, com cardápio elaborado pela chefe Rafaela Suassuna, do Buffet Porto Fino Recepções. O evento será exclusivo para convidados, que precisarão apresentar camiseta-convite para ter acesso à festa. Os presentes terão à disposição ainda uma série de adereços alusivos à folia de momo para ajudar a entrar no clima carnavalesco. Na edição deste ano, a estimativa é que a Feira Avirrp receba um público de aproximadamente 1.500 profissionais do setor de turismo provenientes de vários municípios do interior de São Paulo e também de várias cidades do Brasil.


AEROPORTOS

São Paulo ganhará no final do ano que vem seu primeiro aeroporto privado exclusivo para jatos executivos e táxis aéreos. isto é, um aeroporto para quem tem muita grana. Está sendo assinado o contrato de autorização do empreendimento de R$ 1 bi. Enquanto isso o Salgado Filho segue hibernando com muitas manhãs de voos cancelados por causa da neblina. Já a nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz segue capenga e sofrendo os mesmos problemas. Na dia 22 de abril, Moreira Franco prometeu para o Salgado Filho, equipamento que permitirá pousos e decolagens sob baixa visibilidade. Só que será instalado em setembro deste ano, justo depois do inverno. O ILS2 (Instrument Landing System) é aguardado há 16 anos, para garantir segurança a pousos e decolagens quando não houver boas condições de visibilidade. Nem ouso falar de Floripa. bastou soprar um vento sul mais forte que vamos parar em Curitiba . A taxa de embarque, o cabide de empregos da INFRAERO e ANAC são do balacobaco. 


COPA DO MUNDO DE ESQUI

A Embaixada Argentina informalmente confirma que na reunião anual com as autoridades dos Comitês Técnicos da FIS, realizada em Dubrovnik, confirmaram os avanços do projeto de transformar o Centro de esqui Cerro Castor em Ushuaia, em uma das sedes do circuito do campeonato Copa do Mundo de esqui da FIS. Na mesma reunião a maioria dos técnicos e federações presentes também manifestaram seu apoio ao projeto. Com essa decisão estabeleceu-se que entre os dias 11 e 14 de setembro, Markus Waldner, Coordenador da Copa do Mundo masculina, Janez Flere, Secretário de esqui Alpino da FIS e Tito Giovannini, Presidente da Infront Media, responsável pela transmissão televisiva das provas da Copa do Mundo visitarão o Centro Cerro Castor. Se este grande projeto avançar será possível ter a Abertura da Copa do Mundo no Cerro Castor a partir de 2015 ou de 2016. O Circuito Copa do Mundo da Federação Internacional de esqui é o encontro máximo do esqui mundial seguido dos Jogos Olímpicos. A candidatura da cidade de Ushuaia como sede deste importante evento, posiciona a cidade e o Cerro Castor, como um destino turístico com características únicas. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Circuito Copa do Mundo da Federação Internacional de esqui é o encontro máximo da categoria mundial seguido pelos Jogos Olímpicos em cada edição, principalmente a inicial, é vista ao vivo e retransmitido para cerca de 200 milhões de pessoas no mundo todo, o que garante uma extraordinária promoção, não apenas para a cidade e para o centro de esqui onde se realiza, mas também para toda a oferta invernal do país. O Circuito Copa do Mundo de esqui é comparável de certo modo à Fórmula 1 Internacional ou ao de GP de Moto, motivo pelo qual o apoio argentino tem por objetivo capitalizar a sua alta audiência internacional para dar um forte impulso promocional à oferta turística argentina, tanto no mercado Europeu como em outros onde chegue a transmissão.


BARILOCHE

Bariloche, aliás, Brasiloche está literalmente bombando com voos diretos saindo do Brasil. Para se ter uma idéia, em apenas cinco dias, entre 11 e 15 de julho, a cidade já havia recebido um quarto dos turistas que anos antes, em épocas de crise, chegavam ao destino em todo o mês de julho. O movimento turístico no terminal de ônibus foi intenso, com media de 140 ônibus (chegadas e saídas), e 3 mil passageiros. Somados aos passageiros aéreos e aos que chegam com seus próprios veículos, a cidade já tem mais de 85% de ocupação hoteleira no período. Segundo Fabián Szewczuk, secretario de turismo de Bariloche, “Nossas estatísticas informam que o mês de julho é um dos melhores principalmente em ingresso de turistas. Em 2012, tivemos 90.787 turistas em todo o mês, mais que em 2011, ano do vulcão chileno Puyehue, quando recebemos apenas 4,1 mil turistas”, explica.

 Em poucos dias começa o calendário internacional de competições de esqui. Em 13 de agosto será aberta em Bariloche a tradicional semana internacional de ski com campeonato nacional de slalom. A cidade receberá em quatro dias seguidos os melhores esquiadores da América do sul. No dia 14, ocorrerá outra competição do gênero, porém pela copa sul-americana, e no dia 15, a South American Cup. Com o slogan: “Quero estar ai!” o destino Bariloche inicia um trabalho que tem por objetivo atrair brasileiros durante todo o ano à região. A expectativa é que nos próximos três anos, mais de 100 mil viajantes oriundos do Brasil desfrutem de outras atrações e roteiros, além da neve.

MÉXICO & PERNAMBUCO


Representantes do turismo do México chegaram ao Recife, para participar de um famtour a convite da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) em parceria com a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e o trade pernambucano. Logo na chegada, os profissionais  visitaram a oficina Francisco Brennand. Nesta terça-feira fizeram city tour pelo Recife e Olinda, também conheceram o Instituto Ricardo Brennand e depois curtiram o passeio de catamarã pelas pontes do Recife Antigo. Em Porto de Galinhas os profissionais fizeram diversas visitas técnicas aos equipamentos, além de conhecerem toda a cultura, atrativos e gastronomia local. Aproveitando ainda a estadia fizeram também passeios de buggy e jangandas e visitas ao Projeto Hyppocampus e ao Atelier de Carcará.


TROFÉU SILVIA ZORZANELLO

Nesta 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado, também será comemorado o terceiro ano de entrega do troféu Silvia Zorzanello, que agracia as personalidades do turismo que tiveram, ou ainda tem relação fundamental com o turismo de Gramado, e com o evento. A novidade neste ano, é que a solenidade de entrega ocorrerá na véspera do evento, e não mais no segundo dia, como vinha ocorrendo nos anos anteriores. O prêmio, que é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, é entregue anualmente pelo legislativo para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. O projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas para o incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em prol da melhoria do setor em Gramado, e a nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou tantas outras formas. Ainda não foi divulgado o nome do, ou da homenageada deste ano, o que deve ocorrer até o próximo mês. Até hoje, Milton Zuanazzi e Norma Moesch receberam o troféu que leva o nome de uma das fundadoras do Festuris.

Representantes da Câmara de Vereadores de Gramado, e os diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello - Foto: Eduardo Saueressig

Silvia, que faleceu em 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. A carreira começou com a formação em magistério, e no curso superior de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lecionou por 18 anos, e foi gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. Todas essas qualidades fazem de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.


MARATONA BETO CARRERO

Cerca de 2 mil atletas divididos em aproximadamente 400 equipes estarão no Beto Carrero World, neste sábado, 3 de agosto, para a única maratona noturna do país, realizada dentro do maior parque temático da América Latina. Divididos em duplas, quarteto ou octetos, os corredores percorrerão os 42 km em meio a brinquedos, animais e atrações do parque. Segundo o diretor técnico da Maratona Beto Carrero, Kiko Neto, o que mais atrai os atletas é a possibilidade de correr em um dos mais bonitos universos de diversão e fantasia do Brasil. Essa é a sexta edição da Maratona, realizada desde 2008 pela Sports Do. Além dos atletas, muitos visitantes são esperados no dia da prova, inclusive familiares e amigos dos participantes. "Essa é uma das provas mais divertidas do país, a Maratona Beto Carrero atrai famílias de diversas regiões brasileiras que aproveitam juntas esse grande evento", destaca Kiko Neto.


A Maratona Beto Carrero é inspirada na tradicional Maratona Disney. O roteiro é simples: o dia começa sem correria, já que o ingresso faz parte do kit do atleta, e os períodos da manhã e da tarde são reservados para momentos de descontração entre as dezenas de atrações do complexo. Já a programação da noite é a largada, que acontece às 18h30 no Kartódromo Internacional Beto Carrero, onde os atletas completam uma volta inteira na pista antes de entrar no Parque. O grande diferencial da corrida é o trabalho em equipe e a garantia de momentos de superação, alegria, descontração e diversão. E o Parque não vai apenas sediar a corrida, também estará representado na competição com duas equipes: um quarteto e um octeto, que são formadas por colaboradores de diversos setores do BCW.

GUGA INTEGRA O ATP 

A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) anunciou oficialmente, em São Paulo, que o tricampeão de Roland Garros integra o ATP Heritage, programa que comemora os 40 anos do ranking, evidenciando as conquistas dos dezesseis tenistas profissionais que finalizaram o ano como número 1. A coletiva reuniu no prédio histórico dos Correios, o diretor Eugênio Valentim da Silva, representando o presidente da instituição, Wagner Pinheiro de Oliveira, o chief player officer e diretor do Barclays ATP World Tour, Andre Silva, Gustavo Kuerten, convidados e jornalistas. Silva veio ao Brasil para lançar oficialmente a campanha ATP Heritage na América Latina que culmina com o jantar de gala que será realizado, em Nova York, no próximo dia 23, com a presença de todos os 16 tenistas homenageados (Gustavo Kuerten, Jimmy Connors; Ilie Nastase; Novak Djokovic, Rafael Nadal; Roger Federer, Andy Roddick; Lleyton Hewitt; Andre Agassi; Pete Sampras; Jim Courier; Stefan Edberg; Mats Wilander;  Ivan Lendl; John Mcenroe e Bjorn Borg).


Durante a entrevista Guga respondeu questões relacionadas ao desenvolvimento do tênis brasileiro. “Esse momento, pré-olímpico, é super propício para dar a virada no tênis. Talvez o país não tenha uma oportunidade como essa nos próximos 50 anos. A gente quer ver o tênis nacional florescer. Temos garotos muito bons, ainda são pouco para o nosso potencial, mas o Brasil pode ter jogadores entre os cem melhores, precisamos ter uma cultura do tênis”, afirmou Gustavo Kuerten. O ex-número 1 declarou estar disposto a contribuir com o tênis e citou as iniciativas que contam diretamente com o seu envolvimento, como a Semana Guga Kuerten, torneio internacional que acontece em outubro, em Florianópolis, e as Escolinhas Guga de iniciação ao tênis. “Atualmente nós temos oito unidades no Brasil, mas pretendemos nos próximos 10 a 20 anos contar com 150 a 200 unidades. As crianças precisam gostar do tênis. Essa foi a primeira lição que eu recebi do Larri (Passos)”, declarou Guga que já confirmou presença no evento de gala do ATP Heritage, em Nova York.


APERFEIÇOAMENTO PARA O TURISMO

Em mais uma ação de qualificação profissional para a Copa do Mundo, a Secopa e o Senac anunciaram a abertura de 1.600 vagas gratuitas, divididas em 12 cursos de capacitação para o turismo, destinadas aos moradores e funcionários do trade turístico da Costa dos Coqueiros.  Com carga horária entre 28 e 36 horas, os cursos focam o aperfeiçoamento, sendo voltados àqueles que estão no mercado ou já têm alguma experiência na área. As inscrições poderão ser feitas no Serviço de Atendimento ao Turista, na Praia do Forte, ou no Instituto Imbassaí. No SAT, as inscrições serão feitas nos seguintes períodos: 5 a 7/08, 26 a 28/08, 9 a 11/09, e 14 a 16/10, sempre das 10h às 12h e das 13h às 17h. Já no Instituto Imbassaí, que fica na Rua do Murici, em Imbassaí, o atendimento será realizado nos dias 8 e 9/08, 29 e 30/08, 12 e 13/09, e 17 e 18/10, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem portar RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações através do número: (71) 3186-4000. A lista contempla 12 oportunidades de aperfeiçoamento: Chefe de Fila, Técnicas de Serviço para Barman, Mensageiro e Capitão Porteiro, Planejamento e Produção de Eventos, Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem, Excelência no Atendimento Telefônico, Atualização das Técnicas em Serviços de Limpeza, Segurança Patrimonial, Técnicas para Camareira em Meios de Hospedagem, Arrumador em Meio de Hospedagem, Técnicas de Animação Turística e Técnicas para Garçom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário