terça-feira, 21 de outubro de 2014

Falando de Turismo - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



ROTEIRO AGROTURÍSTICO

Estruturar um roteiro de turismo que ofereça aos visitantes o contato com a vida no campo e a cultura serrana, envolvendo famílias de agricultores em Urubici, na Serra Catarinense, com certeza não é fechar a Serra do Corvo Branco por um ano gastando milhões, muito pelo contrário, a exemplo do Projeto “Fortalecimento do Agroturismo”, que conta com apoio da Associação Acolhida na Colônia. Na semana passada, as famílias beneficiadas apresentaram suas propriedades em um roteiro que incluiu visita às estruturas de hospedagem, comida típica e café colonial, pelas localidades de Campestre, Santa Terezinha e São Pedro, às margens da SC-370, em direção à Serra do Corvo Branco (que já está fechada). Através do projeto foram construídos 12 chalés para atendimento ao turista, adquiridos móveis e equipamentos, realizadas melhorias de sistemas produtivos e reforma de ambientes, além da capacitação das famílias para a gestão dos empreendimentos, organização em cooperativa e legalização das atividades. 

Clique na imagem para ampliá-la

Com o apoio, as famílias amentaram a infraestrutura das propriedades e a disponibilidade de produtos e serviços de agroturismo de forma integrada. “O objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura familiar, levando em conta a recuperação e a preservação ambiental”, explicou Cláudia Maria Schmitz, do Escritório Municipal da Epagri, que coordenou a elaboração e a execução das ações do SC Rural em Urubici. Para estruturar os roteiros de agroturismo em Urubici, através do SC Rural, foram desenvolvidas ainda outras importantes ações como a melhoria nas estradas municipais nas localidades de São Francisco e Baiano, em um total de 17,7 Km para acesso às propriedades rurais. Através de convênio com a Prefeitura. Também foram disponibilizados móveis e equipamentos para a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT e sinalização turística, com um total de 21 placas e um painel, adquiridos através de licitação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com recursos do Funturismo.

 
SUPER BATERIA
 
 
Que maravilha ! Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, anunciaram que inventaram uma bateria de íons de lítio capaz de atingir 70% de sua capacidade em dois minutos de recarga e que dura até 20 anos, uma vida útil dez vezes maior que a atual. “Esta descoberta tem grande impacto em todas as indústrias, especialmente para os carros elétricos, já que os consumidores têm que suportar as contínuas recargas e uma vida útil pequena das baterias”, afirmou a universidade em comunicado. O professor 
Chen Xiaodong, diretor da equipe de pesquisa, disse que as novas baterias permitirão aos motoristas de carros elétricos fazer sua recarga em cinco minutos, o mesmo tempo gasto, mais ou menos, para encher o tanque de veículos movidos à gasolina. Além disso, essa descoberta terá outro impacto importante, pois poderemos reduzir drasticamente os resíduos tóxicos gerados pelas baterias, já que as baterias duram dez vezes mais que a geração atual. Chen comentou que uma empresa está realizando testes e que a nova bateria chegará ao mercado nos próximos dois anos.
 
QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO ABAV
 
 
A vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional,  Ana Carolina Medeiros, participou na semana passada da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo, proposta pelo Ministério do Turismo. O encontro realizado em Brasília, e que reuniu também representantes da Embratur e de entidades ligadas a outros segmentos do turismo, foi palco para a apresentação de um estudo elaborado pela UnB com o objetivo de identificar os níveis de qualidade de atendimento no setor.
 
 
O distanciamento entre a academia e o mercado e a falta de ajuste e alinhamento no conteúdo das grades e programas dos cursos de turismo foram alguns dos pontos identificados e que deverão ser alvo das discussões na segunda etapa da oficina que se realizará em novembro. O objetivo é construir um documento e submetê-lo à consulta pública para que, em dezembro, uma versão final seja apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos. A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que também participou da oficina, apoia a disposição de mudança. Na visão da entidade congênere da ABAV, capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades que precisam e devem condizer com mudanças capazes de atender as reais necessidades do setor.
 
ALPEM PARK NO FESTURIS
 
 
As diversas atrações do Alpen Park, de Canela (RS), serão destaque no estande do empreendimento durante o 26º Festival de Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). Entre as atrações apresentadas no evento estão o Trenó, o Alpen Blizzard, o Cinema 4D, Alpen Interactive, Arvorismo com Tirolesa, Muro de Escalada e Torre de Rapel, além da presença do mascote da atração, o cachorro Bart. Outro destaque serão os passaportes Alpen Park e Casa da Aventura, que possibilitam que os visitantes aproveitem combinados de atrações por preços promocionais.
 
 
De acordo com a Relações Públicas do Alpen, Samanta Vasques, a participação do parque no evento reforça a importância de apresentar suas atrações e novidades para o trade de turismo. ?Acreditamos que o Festival possibilita a troca de experiências entre todas as esferas do trade que prestigiam o evento, além de ser uma excelente vitrine para apresentarmos nossas atrações e concretizarmos negócios e parcerias que gerem resultados para o Alpen Park e o turismo da região, explica.
 
 
Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o parque é uma excelente opção de passeio para família e amigos, contando com atrações voltadas para públicos de todas as idades. Para os amantes da aventura, o empreendimento oferece uma variedade de atividades que fazem a adrenalina falar mais alto, como passeios de trenó e quadriciclo, rapel, muro de escalada, arvorismo, tirolesas, além da emocionante Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul e o Super Salto, brinquedo composto por cordas elásticas, 
onde a pessoa fica, firmemente, amarrada e é lançada para o alto.  Quem é ligado às novas tecnologias, vai se divertir com o Cinema 4D e seus efeitos especiais e sensoriais e ainda pode curtir os emocionantes Mini Rider 2 e Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Para os pequenos, o parque traz o Alpen Kids, que faz do Alpen Park o lugar certo de diversão e entretenimento para crianças e adultos. 
 
 
O Festival de Turismo de Gramado é considerado um dos maiores eventos de negócios do trade brasileiro e sul-americano, reunindo grande parte do setor em três dias de intensa atividade. Voltado exclusivamente aos profissionais do trade turístico, o Festival recebe empresas, delegações oficiais e profissionais nacionais e internacionais. Pelos seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais e cerca de dois mil expositores.
 
PACOTES TURÍSTICOS
 
 
Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte. Com esta visão, a secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.
 
 
A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano. Gestores de destinos, profissionais de marketing , empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações , apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.
 
 
Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano. Com a volta de eventos como a FEARTE (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert ( Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano.
 
SETOR DE EVENTOS
 
 
O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. Esses e outros dados que retratam os impactos desse setor na economia brasileira foram festejados por dezenas de empresários da área de eventos e turismo, autoridades e pelas mais importantes entidades ligadas aos dois segmentos, durante a apresentação do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, na última terça-feira, 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo. A íntegra da pesquisa está disponível para download grátis no site da ABEOC Brasil.
 
 
O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a pesquisa durou 14 meses até a conclusão e teve como ano base 2013. 
 
RECEITA
 
 
Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Na visão do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, presente na apresentação, os dados apontados no estudo indicam um horizonte de crescimento importante para o setor. 
 
REGIÕES
 
 
Do total de eventos realizados no Brasil em 2013, 305.720, ou seja, 52% aconteceram nos estados da Região Sudeste. O Nordeste vem logo em seguida com 116.362 ou 20%, 88.420 ou 15% no Sul, 54.669 na região Centro-oeste (9%) e 25.721 ou 4% na região Norte. Comparando com o resultado da pesquisa realizada em 2001, o Sudeste manteve sua posição, enquanto o Sul perdeu para o Nordeste, que em 2001 ocupava a terceira posição. Por seu um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.

 
CANTINA DE VICOLOS

Meu grande amigo e Chef Glimaraes, proprietário da melhor Cantina Italiana de Gramado, a De Vicolos, está em novo endereço, agora bem no centro, na Av. das Hortências, 1377. Se você não não pode chegar lá, ele manda de buscar no hotel. Estou chegando chef. 

12 CHEFS NO SERRANO

Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort transpirou altíssima gastronomia. O resort reuniu os 12 Chefs por Um Dia, projeto que aconteceu durante o ano, uma vez por mês, nas quintas-feiras no Serrano Resort & Spa. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A gastronomia foi elaborada a partir de um mix das receitas dos chefs e, na mesma ocasião, lançado um Caderno de Receitas. A renda total da venda dos livros é para o Lar de Idosos Maria de Nazaré e Centro de Reabilitação Emanuel. Durante a ocasião, Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP, homenageou a Relações Públicas do Serrano Resort & Spa, Fabiana Costa, pelo trabalho realizado ao longos dos anos na empresa e pelo sucesso do projeto. A Fabiana realmente merece. É a alma do Resort e conhece hóspede por hóspede, recebendo-os não como hóspedes, mas como amigos que são ja que, que qualquer hospede jamais deixa de voltar. Já o gerente Geral Carlos Marin, deu um tremendo upgrade ao resort, mantendo-o no topo, como melhor Resort de montanha do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário