CENTRAL PARK
Confesso que detesto a Big Apple nesta época. Frio demais. É aquele frio úmido, que dói, diferente das estações de esqui, onde o frio é seco. New York fica complicado de andar na rua. Toda hora tem um escorregando, caindo e até se machucando. Já vi. Mas o Central Park é lindo. No outono, com as folhas das árvores em todos os tons e espalhadas pelo chão é realmente fenomenal. Pra mim, o outono é a melhor ópoca para se estar na cidade.
PONTA DO CORAL
Ao que tudo indica Floripa terá um hotel a sua altura. Tudo depende da FATMA e dos eco-chatos já que a prefeitura de Florianópolis aprovou o projeto da Hantei Construções e Incorporações Ltda; para a construção do Hotel Ponta do Coral, na Beira-Mar Norte – uma das áreas mais nobres da Ilha da Magia. Sem aterro e com menos de um terço do tamanho previsto no projeto original, a construção não terá um cronograma divulgado enquanto não forem emitidas todas as licenças. A edificação é orçada em R$ 200 milhões, segundo a Hantei, e prevê uma ocupação de aproximadamente 30 mil m², heliponto, restaurante panorâmico, 210 apartamentos e 18 andares. É ver pra quer. Essa novela do hotel já tem 35 anos e duvido que estejamos vendo os capítulos finais.
FEIRA GASTRONÔMICA
Já estão abertas as inscrições para os interessados em expor e comercializar seus produtos na Feira Gastronômica de Floripa. Em março, a Capital ganhará um novo espaço dedicado ao lazer e ao entretenimento sustentável, no bairro Pantanal. O evento, patrocinado pela Eletrosul, acontecerá no estacionamento fotovoltaico da Usina Megawatt Solar. Além de pratos gourmet, o público poderá adquirir produtos orgânicos, flores, roupas artesanais e brinquedos educativos.
Com organização e curadoria do Mesinha Gourmet e Empório, a feira terá edições mensais, sempre aos sábados, das 11 às 19 horas. A estreia será no dia 14 de março e contará com 20 expositores. Paralelamente, estão previstas visitas guiadas à Usina Megawatt Solar, atividades culturais, recreativas e esportivas, bem como palestras e minicursos gratuitos na Casa Eficiente – edificação modelo em arquitetura sustentável. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.feiragastronomicadefloripa.com.br.
A Feira Gastronômica de Floripa, que terá edições mensais, sempre aos sábados, das 11 às 19 horas, será montada na área do estacionamento fotovoltaico da Usina Megawatt Solar, no edifício-sede da Eletrosul. Além do espaço remeter à ideia de desenvolvimento sustentável, o evento se propõe a estimular outras práticas ambientalmente corretas. A escolha dos produtos a serem comercializados e a destinação adequada dos resíduos, por exemplo, terão esse cuidado. O projeto da Feira Gastronômica de Floripa tem a organização e curadoria do Mesinha Gourmet e Empório e o apoio da Eletrosul, por meio de patrocínio institucional e cessão do espaço.
1ª VITRINE RELIGIOSA
Fortalecer, em âmbito nacional, o turismo religioso em Santa Catarina promovendo os destinos turísticos catarinenses e a produção religiosa. Esses são dois dos principais objetivos da 1a Vitrine Religiosa, que será realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. O evento é mais uma ação do Projeto de Turismo Cultural Religioso do
Vale do Rio Tijucas, coordenado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Santuário de Santa Paulina, o Ministério do Turismo, a prefeitura de Nova Trento e municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e SANTUR. Durante os três dias de evento, serão realizados o Congresso Catarinense de Turismo Religioso e a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos.
Na Feira, expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso irão mostrar as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, denominado Vale Sagrado Catarinense. “Além disso, estamos organizando uma vasta programação paralela, como a Caminhada Noturna pelo Santuário de Santa Paulina, apresentações com músicos religiosos, gastronomia típica, visitas e degustação as vinícolas do município e encontros dos Destinos Religiosos”, explica o Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Engo Sérgio Fernandes Cardoso. O Congresso Catarinense de Turismo Religioso será dividido em dois dias, sendo que um deles abordará o Turismo Religioso com temas sobre o desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, comercialização, perfil do consumidor, tendências e empreendedorismo no segmento. No segundo dia, a temática será sobre Fitoterápicos e Tratamentos Naturais envolvendo assuntos sobre a Pastoral da Saúde, uso de fitoterápicos na rede pública de saúde e nutrição funcional, além do relato de experiência do Centro de Terapia Natural do Santuário de Santa Paulina.
“A região de Nova Trento recebe mensalmente 60 mil visitantes. Apesar disso, detectamos que a região precisa agregar valor aos seus produtos, ampliar a permanência dos visitantes e diminuir a sazonalidade. As peregrinações que atualmente são sazonais necessitam também de uma divulgação dirigida para uma maior permanência dos peregrinos aproveitando as estruturas e diferenciais turísticos dos municípios participantes. Essa Vitrine Religiosa é o primeiro passo para mudarmos esse cenário e tornar a região referência nacional de excelência no turismo religioso”, comenta Sérgio.Ao todo, os organizadores esperam um público de 10 mil pessoas, envolvendo empresários do setor, profissionais e estudantes de turismo, empresas organizadoras de turismo religioso, fieis e turistas em Nova Trento.
INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou de uma reunião com os representantes estaduais de turismo de 20 estados brasileiros. No encontro, defendeu a necessidade de investimentos estratégicos que aproveitem o potencial turístico brasileiro, especialmente aqueles em que é possível elevar o número de visitantes com investimentos relativamente baixos, como parques nacionais, orlas lacustres e rios. Segundo ele, o turismo representa a nova fronteira do desenvolvimento econômico brasileiro, a exemplo do que foi o agronegócio. “O turismo tem uma alta capacidade para gerar divisas e emprego, desde que os investimentos sejam feitos da forma acertada”, disse.
Um dos temas defendido pelos secretários foi o da criação de uma lei federal de incentivo ao turismo, a exemplo do que já ocorre para a cultura e para o esporte. "Temos que levantar a bandeira do pacto pelo turismo", disse o secretário de turismo da Bahia, Nelson Peregrino.
O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre os temas relevantes do setor. O fórum atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo. A eleição para a nova diretoria do colegiado deve acontecer no dia 11 de março. A SANTUR/SC estava presente com seu presidente Valdir Walendowsky.
USHUAIA
Clique na imagem para ampliá-la
Ao contrário de uma certa ilha no Sul do Brasil, Ushuaia não da as costas para o mar. De frente para o Canal de Beagle, capital da Província da Terra do Fogo continua recebendo grandes cruzeiros. Uma cidade mágica que faz parte do turismo internacional. Até hoje, nesta atual temporada de verão, já recebeu 350 cruzeiros e, já se prepara a passos largos para a próxima temporada de inverno que começa em 21 de junho e só termina no meio do mês de outubro, a temporada de esqui mais longa das Américas. Os brasileiros estão chegando por lá de moto, de carro, de avião, navio e até veleiros, a exemplo da Família Schurmann.
Durante esta última quinta-feira atracaram no porto três cruzeiros de uma só vez, 6300 turistas de todas as partes do mundo desembarcaram. O departamento de trânsito esteve presente organizando toda a parte receptiva, agilizando o desembarque dos turistas. O Secretário de Turismo Daniel Leguizamon informou que o fluxo de turismo é intenso e de altíssimo nível e a cidade está sempre preparada para este movimento tanto aérea, terrestre e marítima. Segundo ele, Ushuaia é a capital hemisférica do turismo, onde até a presente data, somente nesta temporada ouve atraque de 350 navios e somente hoje estão ancorados o Costa Deliziosa, o Infinity e o Black Watch. A eles lhes juntaram o Spirit e o Silver Explorer, dois cruzeiro antárticos. "No total foram 6300 turistas que chegaram de um momento para outro. Forjamos em nossos cidadão uma consciência de cidadania sobre a importância de Ushuaia ser um destino que onde o turista sinta o desejo de retornar", afirma o Secretário. Cabe informar que a temporada de cruzeiros só termina em abril. Até lá ainda irão atracar mais 40 cruzeiros, segundo informou a Direção dos Portos da Tierra del Fuego.
Já o Subsecretário de Estado do Governo Horácio Herrera afirmou que: "Fazemos todos os anos um trabalho em conjunto com a Secretaria de Turismo Municipal justamente porque eles nos informam com antecedência a quantidade de navios que irão atracar durante o ano. Com base nestes dados montamos operações para organizar o transporte de passageiros e o movimento operacional. Hoje estamos trabalhando desde ás 09;00 hs com a organização dos ônibus, receptivos, táxis e de toda a parte logística, coordenando junto com as empresas privadas privadas de transporte, geando um ambiente de lena harmonia a fim de que as principais artérias da cidade fluam com tranquilidade. Estamos trabalhando para que estas ações operacionais sejam cada vez mais eficientes e que possamos fazer com que a cidade funcione como um relógio em matéria turística', concluiu.
Sem dúvidas a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (cidade mais austral do mundo). Neste ano tem novamente mais uma edição do MontainDo (com número recorde de brasileiros na corrida) Intesky (Copa do Mundo de Esqui), a 10ª Edição do Festival Internacional de Música Clássica...Vale lembrar que já existem confirmações de voos charters saindo de São Paulo diretamente a Ushuaia. Imperdível.
HOTÉIS
Cladio Jr; um dos diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordestedo País, o Festival de Turismo de João Pessoa - Paraíba, em sua recente viagem a Europa para participar da FITUR em Madri e demais feiras de turismo me informou que nos últimos três anos deve ter se hospedado a trabalho e sozinho em pelo menos 108 diferentes hotéis/pousadas/resorts! Em nenhum deles viu esta cordinha de emergência no banheiro. Alguns, além de não lembrarem do idoso ou deficiente, ainda colocam o piso do banheiro bem escorregadio. Uma ideia simples e que pode sim, ser adotada por todos a rede hoteleira.
ABAV NA AVENIDA
Não há mais ingressos para os desfiles de sábado. Vendas para 2016 devem começar mais cedo este ano, mais calma, não é aqui em Florianóplis, mas onde o carnaval é levado a serio e onde parcerias privadas bancam a festa. A venda de ingressos do carnaval paulistano para o setor turístico do Sambódromo do Anhembi atingiu todas as expectativas. Essa é a conclusão anunciada nesta última quinta-feira, 5 durante a coletiva de imprensa do Carnaval 2015, na sede da SPTuris, em São Paulo. A parceria entre ABAV-SP (Associação Brasileira das Agências de Viagens de São Paulo) e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo foi assinada no final de setembro pelos presidentes das duas entidades, Constantino Karacostas e Paulo Sérgio Ferreira, respectivamente, e chega às vésperas dos desfiles com todos os objetivos alcançados. No total, já foram vendidos 90 mil ingressos para os desfiles do grupo Especial, dias 13, 14 e 20 de fevereiro. Para o Carnaval deste ano, não há mais ingressos para o desfile de sábado, dia 14. Para a sexta-feira, dia 13, ainda é possível encontrar alguns ingressos, mas não no setor turístico.
Segundo o presidente da SPTuris, Wilson Poit, o aumento de turistas no carnaval paulistano é, como não poderia de ser, extremamente positivo. “No ano de 2014, pesquisa do Observatório de Turismo, mostrou elevação nos dias de permanência dos turistas no período de Carnaval, de 2,6 dias (2013) para 4,4 dias (2014). Além disso houve crescimento de 4,5% nos gastos. São dados muito positivos e que queremos melhorar ainda mais neste ano”, revela Poit. De acordo com os dados apresentados por Poit, em 2014, 17,4% dos turistas que estiveram em São Paulo durante o Carnaval ficaram hospedados em hotel e 14,6% vieram de avião. “Essa parceria com a ABAV-SP, a médio e longo prazo, amplia os pacotes de benefícios para a nossa cidade, contribuindo com o aumento de riquezas e a geração de empregos e serviços na cidade”, finalizou.
PARAÍBA & CHINA
Falando nisso, meu amigo Breno Mesquita, presidente da Abav/Paraíba (secção Paraíba), está mantendo contatos com pelo menos cinco grandes operadoras de turismo da China, para formatar um evento de capacitação de destino, oportunidade em que serão apresentados os principais roteiros da Paraíba. Mesquita revelou que já está negociando com representantes de entidades do trade para viabilizar o encontro. Dados do setor de Turismo da China indicam que cerca de 100 milhões de chineses viajaram pelo mundo em 2013.
CARNAVAL EM FAMÍLIA
Ainda restam pouquíssimas unidades para um natal bem familiar. Antecipe sua diversão, veja a programação especial que o Hotel Renar preparou: Baile de Carnaval, refeições no Restaurante das Estações, momento Renar, luau, recreações e muito mais. Entrem em contado com o majestoso Renar e solicite já os valores e programação completa. hotelrenar@hotelrenar.com.br.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE
A comissão organizadora do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis trabalha firme nos preparativos da 43ª edição. Nesta última quinta-feira, o grupo reuniu-se na Biblioteca Pública Municipal. Esta foi a segunda reunião do ano. Na pauta da reunião, Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, espetáculo apresentado pelos grupos folclóricos do Município, artesanato, programação, Baile Infantil, grupos inscritos, entre outros assuntos. Segundo a comissão organizadora, a divulgação dos grupos selecinados para subirem ao palco do evento será divulgada no fim deste mês.
Quase 90 grupos locais, regionais, nacionais e internacionais já estão inscritos para a 43ª edição. No dia 20 de fevereiro encerram as inscrições pelo site ww.festivaldefolclore.com.br/inscricoes.php. O maior evento cultural da Serra Gaúcha ocorre de 17 de julho a 02 de agosto de 2015, em Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.
Ainda restam pouquíssimas unidades para um natal bem familiar. Antecipe sua diversão, veja a programação especial que o Hotel Renar preparou: Baile de Carnaval, refeições no Restaurante das Estações, momento Renar, luau, recreações e muito mais. Entrem em contado com o majestoso Renar e solicite já os valores e programação completa. hotelrenar@hotelrenar.com.br.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE
A comissão organizadora do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis trabalha firme nos preparativos da 43ª edição. Nesta última quinta-feira, o grupo reuniu-se na Biblioteca Pública Municipal. Esta foi a segunda reunião do ano. Na pauta da reunião, Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, espetáculo apresentado pelos grupos folclóricos do Município, artesanato, programação, Baile Infantil, grupos inscritos, entre outros assuntos. Segundo a comissão organizadora, a divulgação dos grupos selecinados para subirem ao palco do evento será divulgada no fim deste mês.
Quase 90 grupos locais, regionais, nacionais e internacionais já estão inscritos para a 43ª edição. No dia 20 de fevereiro encerram as inscrições pelo site ww.festivaldefolclore.com.br/inscricoes.php. O maior evento cultural da Serra Gaúcha ocorre de 17 de julho a 02 de agosto de 2015, em Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.
GONGRESSO NO WISH SERRANO
O coordenador científico do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, doutor Ricardo Hegele, acompanhado da diretora da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, Marta Rossi, esteve na cidade de Caxias do Sul (RS), onde apresentou o projeto do evento aos empresários da Agrale, Marcopolo e da San Marino Neobus. Nas reuniões também se buscou recursos para a realização do evento, através de ações de captação de patrocínio.
O 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego ocorrerá de 9 a 13 de setembro de 2015, no Wish Serrano Resort, em Gramado (RS), numa realização da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e organização da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Desde a sua fundação, em 1980, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) congrega os especialistas em Medicina de Tráfego desenvolvendo ações, estudos e pesquisas visando à prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana, procurando evitá-los ou mitigar a dor por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário