Maceió - Ai que saudade do céu, do sal do sol de Maceió...com certeza quem já esteve ou estará na Capital alagoana já ouviu ou ouvirá "Ponta de Lápis" de Eliezer Setton, impossível não dançar, não gostar, não sentir saudades e não voltar a Maceió. A letra é essa:
Ponta de lápis, escrevo amor à vista
Viajei de mar acima
Te encontrei em Maceió
Minha Sereia, Ponta Verde, Pajuçara...
Os teus braços me embalam
Saudade de Maceió
"M" de mar
"A" de amor
"C" de carinho, sol e mar de Maceió
"E" de eterno
"I" de ilusão
"Ó", Maceió, você robou meu coração!
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió...
É embalado por está música, pelo céu, sal, sol de Maceió que aconteceu a 1ª Reunião do Conselho da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET.
Clique na imagem para ampliá-la
Já na quinta-feira os jornalistas especialistas em turismo saíram em city tour, seguindo para o Pontal da Barra, uma praia selvagem com ondas boas para que pratica o surf, bem próxima à Lagoa Mundaú. É um núcleo tradicional de rendeiras. Ótima praia para quem gosta de pescar, e tem excelente culinária que tem como base variedades de peixes e moluscos. O pôr-do-sol é um dos mais bonitos de Maceió. Caso você queira, ainda pode apreciar um excelente passeio de escuna na Lagoa Mundaú. É lá que está o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra.
As lojas se espalham pela "Rua das rendeiras", oferecendo trabalhos em rendas e bordados - verdadeiras obras de arte em forma de toalhas de mesa, vestidos, cortinas... Um dos mais interessantes é o delicado filé, um rendado tipicamente alagoano. O comércio funciona diariamente, das 9h às 18h.
Após o passeio os profissionais foram recebidos no Hotel Radisson para almoço e, no mesmo local, as 15:00 horas a Presidente Miriam Petrone deu início aos trabalhos.
Clique na imagem para amplia-la
O convite para estarem na capital paraibana partiu da da Abrajet Nacional, ABIH Alagoas, Governo do Estado, com apoio da Transamérica e outros parceiros do trade local. Os abrajetianos são editores, repórteres, diretores de revistas e jornais, detentores das principais mídias sociais voltadas à promoção e divulgação do turismo brasileiro, além de assessores de imprensa, entre outros.
Miriam Petronne, presidente da Abrajet Nacional, apresentou novas diretrizes para a Abrajet, entre as quais a criação do Portal Abrajet, a nova logomarca da entidade, a internacionalização, a criação da Academia ABRAJET, que oferecerá cursos on line em comunicação e turismo, o mapeamento dos associados. Com o Ministério do Turismo a Abrajet vai executar o Prêmio de Turismo MTur, voltado ao fortalecimento do jornalismo especializado e consequentemente a valorização do profissional desse setor.
O Pará está representado na Abrajet pela Diretora Regional Centro Norte, Benigna Soares, que é diretora de Comunicação da Abrajet Pará e gerente de Promoção e Captação de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA), e Jefferson Severino, Diretor de Comunicação Nacional da Abrajet. Durante a reunião Miriam Petronne fez questão de elogiar o Governo do Estado do Pará que através da Paratur e da Setur sempre dedicou apoio ã entidade Nacional e sua seccional no Pará, em ações como o XVIII Congresso da Abrajet, que aconteceu no Pará em 2011, o Prêmio de Jornalismo Comendador Marques dos Reis, além de diversos press trip de jornalistas da Abrajet, o último realizado durante a Fita - Feira Internacional de Turismo da Amazônia.
Clique na imagem para ampliá-la
O Radisson Hotel Maceió, pertence a Rede Atlantica Hotels International e está localizado em frente à saída do passeio para as piscinas naturais da Pajuçara, um dos principais cartões postais do Estado, e fica a 500 metros das duas principais Feiras de Artesanato da cidade. O Radisson Hotel Maceió traz um conceito inovador para a hotelaria alagoana: suas áreas são planejadas para oferecer acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, além do foco na redução dos itens de consumo, tanto de energia como de água, através do uso de iluminação de LED.
O Restaurante do Hotel, o "Origens" é referencia gastronômica para seus hóspedes e público local. Tem como base a culinária fusion que utiliza-se das técnicas contemporâneas no preparo dos pratos somando o tempero e os ingredientes locais, busca assim agregar requinte e regionalidade. Diariamente no café da manhã, pode-se escolher os ingredientes que irão compor o preparo da tapioca e do omelete, tudo com um toque personalizado. O Room Service funciona 24h, com cardápio reduzido nas madrugadas.
Clique na imagem para ampliá-la
A noite grande jantar de boas vindos no fenomenal Restaurante Divina Gula, jantar este oferecido pela Associação Brasileiras de Hotéis - ABIH-AL. O chef é o grande amigo André Generoso, que também é presidente da Associação Brasileira dos Restaurantes da Boa Lembraça, uma associação que reúne os melhores restaurantes e chefs do Brasil, entre eles o Divina Gula evidentemente. Por conta deste "pequeno" detalhe, o Divina Gula, com sua comida mineira dispensa apresentações. O restaurante prima pela excelência e qualidade nos serviços e estimula o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. O Prato da Boa Lembrança é o troféu de todo colecionador. Ele é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado.
Para quem não sabe, com pouco dinheiro e sem muita certeza do que viria, meus amigos André Generoso e Claudia Mortimer, foram aos pouquinhos apresentando um quitute aqui e outro ali...e conquistando definitivamente o paladar dos alagoanos e turistas. Já são quase 20 anos de muito sucesso do que é hoje um restaurante muito bem conceituado. Esse casal trouxe a força do tempero e do sabor mineiro para Maceió. Nunca deixo de visita-los quando estou na cidade.
Na sexta-feira foi a vez de conhecer o município da Barra de São Miguel. As boas vindas foi oferecida pelo Hotel Village Barra. Não são poucos os turistas que conhecem Barra de São Miguel somente como ponto de embarque para a praia do Gunga. O que eles não sabem é que a pequenina cidade abriga um dos balneários preferidos da elite alagoana, com uma bela praia de piscinas naturais na maré baixa e ondas fortes na alta. As boas formações, aliás, fazem de São Miguel cenário constante de campeonatos regionais de surf. Um dos passeios mais concorridos é o de barco, que leva à praia do Gunga e à lagoa do Roteiro, passando por ilhotas, manguezais e barreiras de recifes. Sem a menor dúvida escolha o único Trimarã do Brasil, o Caio Mar. Fantástico, com ele você chega à Praia do Gunga, um dos cartões-postais de Alagoas salpicado de coqueirais e areias finas, fica na área de uma fazenda de coco, no encontro do mar com a lagoa. Muitos barzinhos espalham-se pela orla - na alta estação, costumam lotar com as excursões vindas de Maceió. Neste caso, basta caminhar um pouco para encontrar uma faixa de areia quase vazia.
Clique na imagem para ampliá-la
Os jornalistas conheceram o Ilôa Resort, uma ilha de diversão, segurança e muita comodidade. Uma ilha cercada de muita área verde e equipada com uma imensa área de lazer, um dos maiores complexos de lazer de Alagoas com programação e atividades para todos os gostos. Parque aquático infantil, playground, arvorismo monitorados por equipe de recreação.
O ILOA é situado na Barra de São Miguel, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e a poucos minutos de Maceió, da Praia do Gunga e da Praia do Francês. Com a duplicação da AL 101 Sul o ILOA é o melhor local para quem quer curtir Maceió e as belezas do litoral sul de Alagoas. Já que estávamos ali do lado, seguimos para a famosa Praia do Francês, uma das praias mais conhecidas de Alagoas, que fica a apenas 33 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro. O tom das águas - que vai do verde claro ao azul intenso. No canto esquerdo, protegido por recifes que formam piscinas naturais. Boa parte dos turistas ainda fica hospedada em Maceió e curte a praia somente durante o dia, mas Francês dispõe de boa infraestrutura de pousadas, restaurantes e lojinhas.
Uma vez na região, aproveite para fazer um passeio de barco até o Saco da Pedra, repleto de piscinas naturais, barracas simples e muita paz. Vale a pena também conhecer o Centro Histórico de Marechal Deodoro, com igrejas, conventos e museus; e ver de perto os trabalhos das rendeiras da cidade, encontrados no Espaço Cultural Santa Maria Madalena.
O almoço foi no Hotel Ponta Verde Francês, o mais novo empreendimento do Grupo Ponta Verde. Com uma vista de tirar o fôlego, o hotel traduz a alma de Marechal Deodoro – cidade histórica, de rica cultura e povo alegre, que canta e vibra as belezas de sua terra. Por todos os lados se respira arte: desde a recepção, com seus ladrilhos simbolizando o ponto da tradicional renda ‘Filé’, aos detalhes dos seus 98 apartamentos e suítes cuidadosamente pensados. Cheio de história e tradição, o Hotel Ponta Verde Praia do Francês traz em sua essência, a união do moderno com o rústico, expressando através de seus elementos decorativos, a paixão dos deodorenses pela arte e pela cultura. Nessa paisagem de beleza irresistível, nasceu o projeto realizado a muitas mãos, desde seu conceito até a construção de um sonho. O hotel foi planejado para se integrar ao cenário paradisíaco de águas cristalinas da Praia do Francês e oferecer aos seus hóspedes momentos inesquecíveis.
Clique na imagem para ampliá-la
O almoço foi no Hotel Ponta Verde Francês, o mais novo empreendimento do Grupo Ponta Verde. Com uma vista de tirar o fôlego, o hotel traduz a alma de Marechal Deodoro – cidade histórica, de rica cultura e povo alegre, que canta e vibra as belezas de sua terra. Por todos os lados se respira arte: desde a recepção, com seus ladrilhos simbolizando o ponto da tradicional renda ‘Filé’, aos detalhes dos seus 98 apartamentos e suítes cuidadosamente pensados. Cheio de história e tradição, o Hotel Ponta Verde Praia do Francês traz em sua essência, a união do moderno com o rústico, expressando através de seus elementos decorativos, a paixão dos deodorenses pela arte e pela cultura. Nessa paisagem de beleza irresistível, nasceu o projeto realizado a muitas mãos, desde seu conceito até a construção de um sonho. O hotel foi planejado para se integrar ao cenário paradisíaco de águas cristalinas da Praia do Francês e oferecer aos seus hóspedes momentos inesquecíveis.
Clique na imagem para ampliá-la
De volta ao Hotel Radisson para continuidade da Reunião do Conselho, onde foi apresentado pelo Roger Melo, Guia de Turismo, o Destino Alagoas. Na oportunidade o Ministério do Turismo (MTUR) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), anunciaram o Prêmio de Jornalismo em Turismo MTUR. O Conselho aprovou o tema do concurso: "Turismo como vetor de desenvolvimento econômico". O objetivo é fortalecer e estimular a divulgação do turismo do Brasil em caráter nacional e internacional. "O ministro, em conversa que tivemos, propôs à Abrajet a aprovação do nome por entender a importância da nossa entidade para a divulgação do turismo brasileiro e por ser este um setor capaz de mudar a história do nosso país", afirmou Miriam Petrone, presidente da Abrajet.
O Prêmio de jornalismo, segundo o assessor de Comunicação do MTUR, que representou o Ministro Vinicius Lages no evento, premiará as melhores reportagens nas editorias de televisão, rádio, impresso, mídias sociais e outras. Acontecerá também um Prêmio de Fotografia.
A abertura das inscrições será ainda este mês e prosseguirão até 31 de agosto, no site turismo.gov.br. A premiação será dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. A reunião foi seguida de jantar oferecido pelo Governo do Estado.
Clique a imagem para ampliá-la
No sábado, logo cedo, o destino foi Paripueira, Paripueira é um município da Região Metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas, no Brasil. Sua população estimada é de 12.000 habitantes. Município turístico, tem, como atração, belas praias com piscinas naturais, como a Praia de Sonho Verde, que se destaca por sua beleza e por sua infraestrutura.
É nesse recanto ecológico que se refugia o peixe-boi, espécie em extinção, aqui protegido pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-Boi, único na América Latina. Aqui vai a minha dica: se você está hospedado em Maceió e quer fazer um passeio a piscinas naturais, Paripueira oferece uma boa experiência a baixo custo.
Para aproveitar melhor o passeio, não fique junto com todo mundo coladinho ao muro de corais. Vá nadando com cuidado até a piscina do outro lado dos corais: ali a densidade demográfica é mínima, e você pode tanto aproveitar a água cristalina quanto os corais.
A noite Jantar no Restaurante Anamá, onde foi servido “Menu Degustação de cinco restaurantes, ofereciso pela ABRASEL. O Anamá é referência no que diz respeito à rota da boa comida do Estado de Alagoas. Eleito como revelação da publicação Veja Comer e Beber 2013 e premiado pelo Tripadvisor com o certificado de excelência 2014, o lugar oferece uma vista privilegiada em frente ao mar de Ponta Verde. Com gastronomia rica em referências regionais.
Como tudo o que é bom dura pouco, domingo, dia de voltar para casa, com a mala cheia de saudades e desejo de breve retorno. Neste caso, aproveite para fotografar as nuvens.
Até breve Maceió ! PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió... para ouvir a música, clique aqui: http://letras.mus.br/eliezer- setton/1315880/
Nenhum comentário:
Postar um comentário