segunda-feira, 25 de junho de 2018

13º Festival Internacional das Cataratas surpreende o trade e supera expectativas

13º FESTIVAL INTERNACIONAL DAS CATARATAS SURPREENDE O TRADE E SUPERA EXPECTATIVAS 


Quase 9 mil participantes circularam pelos corredores da 13ª Edição do Festival de Turismo das Cataratas Festival 


Em plena copa do mundo, que não está fazendo diferença alguma, pois o Brasil precisa trabalhar, a 13ª edição do Festival das Cataratas mais uma vez superou as expectativas de seus organizadores e fechou a sua 13ª edição com bons resultados. Entre os dias 20 e 22 de junho, 8430 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares do Festival, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Muitos desses participantes estiveram nas 52 caravanas do evento, sendo 45 nacionais e sete internacionais.


Na Feira de Turismo e Negócios, em 231 estandes montados no Rafain Palace Hotel & Convention, 1092 marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) da América do Sul, África e Ásia. Para dar visibilidade para tudo isso, 218 jornalistas da imprensa especializada em turismo estiveram no evento, provenientes de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal.


Antes mesmo da abertura oficial, dois eventos importantes movimentaram a programação paralela do Festival desse ano: o Experiência Braztoa 2018, focado na geração de negócios e na apresentação de atrativos, experiências e palestras de diversos destinos de um jeito lúdico, inovador e interativo; e o lançamento do Prodetur+Turismo Itinerante.

Fotos: Adenésio Zanella / Itaipu Binacional

O protagonismo de Itaipu para o desenvolvimento regional foi destacado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em uma solenidade no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, foram apresentadas as linhas de crédito dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Turismo), na ordem de R$ 200 milhões, para iniciativas no estado do Paraná. O ministro participou da solenidade de entrega do Selo Turismo às prefeituras de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pontal do Paraná.  

Rogerio Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero World e Gilmar Piolla, Secretario de Turismo de Foz do Iguaçu

Também participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; a governadora do Paraná, Cida Borguetti; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. Para Foz do Iguaçu, o valor do investimento é de R$ 132 milhões, que serão usados nas obras de revitalização da Avenida das Cataratas e nos acesso à aduana argentina e ao Parque Nacional do Iguaçu. Paranaguá terá direito ao empréstimo de R$ 43,7 milhões e Pontal do Paraná, de R$ 23,4 milhões.


Clique na imagem para ampliá-la

A solenidade de abertura também ficou marcada pela assinatura de um decreto constituindo um Grupo de Trabalho para realizar estudos e formular proposta de criação do Fundo Paranaense de Turismo, em ação liderada pela governadora do Paraná, Cida Borghetti, ao lado de outras autoridades. Passo concreto da Governadora para dar forma ao antigo pleito do empresariado turístico paranaense. Trata-se da criação de um fundo especial para incrementar o turismo no Estado, a exemplo do que já existe em outras unidades da Federação. O ato aconteceu em Foz do Iguaçu, dia 20, por ocasião da abertura do Festival das Cataratas. Ao contrário de seus antecessores, Cida mostrou-se sensível aos argumentos do setor, dando início, assim, a um processo que se espera venha a transformar em realidade a antiga reivindicação.  Nesse sentido, importa reconhecer, tem se empenhado bastante o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Gimennes, desde que assumiu a função. 


Durante a abertura o Ministro do Turismo Vinicius Lummertz recebeu do prefeito Chico Brasileiro, a Comenda Gran Cruz Ordem das Cataratas 

O ato contou com autoridades do trade a exemplo do Ministro do Turismo, Vinicius Lummerts, o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, prefeito de Foz, Chico Brasileiro, Secretário Estadual de Turismo, João Barbiero, o presidente da FENACTUR-Federação Nacional do Turismo, Michel Tuma Ness, o Presidente da ABAV NACIONAl, Geraldo Zaidan Rocha, do Predidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, do CEO do Parque Beto Carrero World, Rogerio Siqueira, do Diretor do Festival de turismo de João pessoa, Claudio Jr; e Guilher Paulos ( GJP e CVC). 


O novo filme institucional da Itaipu agradou o trade turístico e os participantes da abertura da 13ª edição do Festival de Turismo das Cataratas. “Esse novo vídeo da Itaipu revela um Brasil que deu certo. Mostra a força desse País”, ilustrou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, que prestigiou a solenidade. Com 10 minutos de duração, o vídeo “Energia de Dois Povos” faz um resgate histórico dos 44 anos de Itaipu e mostra a importância da união entre brasileiros e paraguaios para transformar a binacional na maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.  Desde a última quinta-feira (21), já está sendo exibido aos turistas no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), da margem brasileira da Itaipu. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a proposta do filme foi reforçar que a grandeza da hidrelétrica resulta da dedicação humana e da união entre dois povos. PARA VER TODAS AS FOTOS DA ABERTURA CLIQUE AQUI.


O coordenador e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, classificou o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu como o “maior e melhor fórum científico de turismo das Américas”.  Mais de 1,2 mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram desta edição do Fórum, que registrou recorde de trabalhos submetidos: 309. O evento transformou Foz do Iguaçu (PR) de “Terra das Cataratas” na “Capital do Turismo Científico” durante três dias, movimentando diversos setores da cidade. O Fórum Internacional do Turismo do Iguassu foi promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de diversas universidades e institutos brasileiros.

Foto: Jean Pavão

Sempre aliando a tecnologia ao turismo, o 3º Hackatour Cataratas – uma maratona de programação para o desenvolvimento de soluções para o turismo –  foi conquistado pelas estudantes Bianca Lahm e Natália Teixeira. Elas apresentaram o projeto de um aplicativo de realidade aumentada cujo como objetivo é oferecer ao turista um novo tipo de interação com o ambiente, e, ao empresário, uma nova forma de atrair o conhecer o seu público. Além do prêmio de R$ 3 mil, as estudantes irão receber outros benefícios, como o período de cinco semanas de aceleração na Incubadora Santos Dumont, localizada no PTI, e uma vaga no Empretec. ​O Hackatour Cataratas 2018 é patrocinado pela Itaipu Binacional e realizado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Iguassu Startups e Startup PR e Sebrae. Os parceiros estratégicos são Hotel Bella Itália e Google Developer Groups Foz do Iguaçu – GDG. 

Foto: Jean Pavão

Já conhecido como um evento preocupado com as causas ambientais e respeito ao meio ambiente, o Festival das Cataratas teve mais um marco importante nesta edição. Juntamente com seus parceiros, a organização promoveu a assinatura da Carta de Intenções do Movimento Junho Verde. Mais de vinte estabelecimentos aderiram ao movimento ambiental, e com isso se comprometeram em promover ações de sustentabilidade. Como em outras edições, o Festival vai compensar as emissões de gases poluentes, que são provenientes de diversas atividades, como montagem e desmontagem das estruturas, uso de água e energia, viagens dos participantes, e até produção de lixo. Durante o Festival das Cataratas, os participantes puderam participar de ações de educação ambiental, além de receberem materiais gráficos e de folheteria produzidos com materiais reciclados, e bolsas com garrafas pet como matéria-prima, e sementes de espécies de árvores nativas da região. 
Essa preocupação socioambiental já foi reconhecida em algumas premiações. Por dois anos consecutivos, a De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento também é certificado com o Selo Sustentável da Destino Verde e o Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.

INFINITY BLUE NO FESTIVAL DAS CATARATAS


Juliana Campeoto, Gerente de Vendas do melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, esteve representando o empreendimento na 13ª edição do Festival de Turismo das Catarinas. Segundo ela, o resort está sempre presente nas melhores feiras do Brasil e do Mercosul e a FIT proporciona ótimas possibilidades de negócios uma vez que o Estado do Paraná é um dos principais emissores de turistas para o Infinity Blue em qualquer época do ano: "A família Infinity Blue nos dá toda essa confiança e os resultados estão positivos até agora, fruto do nosso incessante trabalho e reestruturação do resort, que até o final de 2019, com o investimento de R$ 10 milhões estará completamente revitalizado. Para este final de 2018 já teremos 20 unidades completamente reformadas, proporcionando aos nossos hóspedes momentos inesquecíveis".


O Infinity Blue Resort & Spa iniciou uma reformulação da área de A&B (Alimentos & Bebidas). À frente da iniciativa, o resort, terá o apoio de Carlos Ferreirinha. Com 25 anos de experiência no mercado de luxo, Ferreirinha desenvolverá projetos de consultoria e ministrará treinamentos com a equipe do departamento. “Nossa missão é sempre aprimorar o atendimento, a hospitalidade e os serviços do resort. A capacitação da equipe faz parte desse projeto de crescimento de todo o empreendimento”, explica Juliana Campeoto, Gerente de Vendas e Marketing do empreendimento. “Queremos manter e aperfeiçoar, cada vez mais, a excelência de todos os produtos do Infinity Blue”, completa. Segundo a executiva, a ideia é oferecer aos clientes uma experiência única de hospedagem, lazer, entretenimento, gastronomia e eventos. “Nosso foco é oferecer uma hospedagem completa, aprimorando as experiências de lifestyle e bem-estar”, diz Juliana.


Além das reformas estruturais, que englobam o retrofit dos quartos, o resort investe também em campanhas focadas em A&B. Eventos especiais, casos do “Degusta-me” e do “Balneário Saboroso”, continuam na programação e serão intensificados. Haverá também aportes em metodologia, software, processos e menu. “Até o final de 2019, o bistrô também passará por retrofit. Temos um time dedicado e, com os workshops de capacitação, temos a oportunidade de oferecer ainda mais aos hóspedes”, avalia Juliana. “O objetivo é trazer resultados maiores de satisfação e experiências positivas, que é uma de nossas marcas primordiais”, conta Juliana. A executiva revela ainda que o SPA também passará por melhorias. “Todo planejamento será benéfico e visa ao aprimoramento de todo o hotel”, ressalta. “Com a reformulação, prevemos aumento de 20% em vendas nos próximos dois anos”, finaliza.


Nos estandes, os segmentos são dos mais variados, como representantes da rede hoteleira, resorts, SPAs, destinos nacionais e internacionais, instituições, parques aquáticos e temáticos, destinos termais, destinos religiosos, operadoras de turismo, gastronomia, vinícolas, atrativos turísticos, imprensa, receptivos e turismo rural. Uma das novidades desta edição está sendo o Salão de Turismo do Oriente Médio, tudo a ver com Foz do Iguaçu, cidade que abriga a segunda colônia árabe na América do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, o público do Festival das Cataratas pode participar do Salão do Vinho Argentino. Em uma estrutura de mais 90 metros quadrados, os visitantes podem conhecer e degustar bebidas produzidas em regiões tradicionais como Salta e Mendoza. No espaço, profissionais capacitados esclarecem dúvidas dos participantes e ainda explicanm as qualidades de cada um dos produtos expostos.


Organizado pela ODA Vinoteca, a maior e mais tradicional vinoteca de Puerto Iguazú, a 4ª edição do Salão do Vinho Argentino, o Salão chega ao quarto ano e trás aos participantes nove bodegas e diversas variedades de vinhos argentinos para degustação e aquisição dos participantes. O trade está podendo apreciar vinhos das bodegas Piedra Negra, Chañarmuyo, Salentein, Escorihuela Gascón, Finca Flichman, Trivento, La Rural, Finca Martha e Gauchezco -  esta última, teve em 2017, seu enólogo eleito como o melhor na categoria até 40 anos. A ideia dos organizadores é disseminar ainda mais o gosto e as facilidades em se apreciar um vinho. Para isso, durante todo o evento, serão apresentadas diferentes variedades de uvas, suas caraterísticas, acompanhamentos e as especificações de cada uma das bodegas.


Para os que já apreciam a bebida é uma oportunidade de conhecer novas variedades de vinícolas não tão conhecidas. Já para os que ainda não se aventuram pelo mundo dos sabores das uvas, o Salão do Vinho é uma excelente chance para conhecer e apreciar tendo as explicações de profissionais que se dedicam a apresentar o melhor do mercado argentino de vinhos. 


Além disso, durante o evento, uma parceria com o restaurante El Quincho Del Tío Querido, levará uma degustação de comidas típicas do país vizinho.  
“Sabemos que os brasileiros são bons consumidores dos vinhos argentinos e queremos proporcionar uma experiência cada vez maior e mais intensa ao paladar desses apreciadores. Com os eventos realizados em solo brasileiro, queremos apresentar a bebida, falar sobre a produção e convidá-los a participar dessa experiência”, comenta Giordano Garra, um dos responsáveis pela ação no Brasil. O Salão do Vinho Argentino, é considerado uma prévia para o grande evento ODA AL VINO, que acontece de 31 de agosto a 01 de setembro. E para os participantes do evento em Foz do Iguaçu, haverá uma condição especial para a aquisição do primeiro lote de ingressos.  Para os primeiros 500 ingressos, desconto de 20% e um voucher de consumação no valor de R$125.


Quem entrou na feira do Festival de Turismo das Cataratas encontrou, logo na entrada, o estande gigante de Foz do Iguaçu, com 132 m² de área, reunindo as atrações do Destino Iguaçu, entre elas a Itaipu Binacional, que é patrocinadora do Festival das Cataratas. “O turismo está na vocação da cidade, por isso Itaipu investe em seus atrativos turísticos”, disse o coordenador de Turismo da Itaipu, Emerson Orcini, que representou a binacional na abertura da feira. “O nosso desafio sempre foi aumentar o tempo de estadia no turista na cidade e temos colaborado com isso”.


O principal atrativo do estande são os óculos 3D que permitem passeios virtuais a sete destinos da cidade: Itaipu Binacional, Cataratas do Iguaçu, Macuco Safari, sobrevoo de helicóptero, Trilha do Poço Preto, Parque das Aves e Marco das Três Fronteiras. No estande do Parque das Aves, a novidade são os passeios Backstage Experience, no qual o visitante pode ajudar a alimentar os pássaros, e o Forest Experience, que faz uma imersão na cultura guarani. No Marco das Três Fronteiras, a pedida é um telão gigante que vai transmitir o jogo Brasil x Sérvia, na nesta quarta-feira (27).


Presente no Festival das Cataratas, o Presidente da ABAV NACIONAL, Geraldo Rocha, que define-se como um presidente financeiro. Eleito no início do mês, o novo presidente da Abav Nacional traçou como meta para este início de gestão a o ajuste das finanças e a reorganização na parte administrativa da entidade.  Auditor de carreira, Rocha se vê como pessoa certa para este momento da entidade. “Primeiro quero usar meus conhecimentos técnicos para arrumar a Abav e tornar possível fazer as mudanças que temos que fazer. Pela formação, me vejo como a pessoa certa no lugar certo”, afirmou o presidente. A confiança não é oriunda apenas da formação, mas também do respaldo recebido de todas as Abavs estaduais. “Nós quisemos fazer a reeleição para reforçar este apoio. E o resultado foi um respaldo total e confiança dos associado”, destaca.


A definição no comando da entidade parece ter sido um ponto positivo na comercialização de espaços da Abav expo 2018. Até o momento 80% do espaço já está reservado. Este ano a feira retorna para o Anhembi, não por vontade da direção, mas por “obrigação”, como destaca Rocha. “Nós firmamos contrato com o Anhembi para a realização da feira, mas nos últimos anos, devido a falta de infraestrutura nos migramos para o Expo center Norte. Este ano, devido a possível concessão do Anhembi nós temos que utilizar o espaço, para não perder o que já foi pago”, explica. PARA VER TODAS AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL CLIQUE AQUI

Clique na imagem para ampliá-la

Durante os dois dias foi possível perceber uma movimentação intensa, reforçada pelas caravanas de diversas cidades do paraná e do Sul do Brasil. Favorecido pela sua posição geográfica, na fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, privilegia a promoção de um encontro internacional de negócios entre profissionais de turismo para divulgação de destinos, produtos e serviços. Além dos negócios, enfatiza as inovações tecnológicas, as ações de responsabilidade socioambiental, estimula a produção e disseminação da ciência, capacita profissionais, com resultados de impacto positivo em toda a cadeia produtiva do turismo. 

Juliana Broilo e Paulo Prudencio apresentando a consolidadora Gramado Jovem, empresa especializada em adolescentes na Serra Gaúcha

O evento tem como público-alvo os agentes de viagem, os operadores de turismo, os destinos e atrativos, os meios de hospedagens, as companhias aéreas, as instituições privadas e governamentais, a imprensa especializada, os influenciadores digitais, os profissionais da hotelaria, os professores, os pesquisadores e estudantes, os prestadores de serviços, os desenvolvedores de tecnologias e outros profissionais afins.

Claudio Jr. e Paula Floriano, Diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil também estiveram prestigiando o Festival da Cataratas. 

Resumindo, durante a feira aconteceram a Rodada de Negócios, o Salão E-Marketing Cataratas, o Salão Adventure Cataratas, o Expo Hotel Cataratas, o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, o Salão MICE Cataratas, o Salão Brasileiro de Turismo Termal &Spa, o Hackatour Cataratas (Maratona de programação de software), o Salão do Vinho Argentino, o Salão de Turismo de Compras, o Salão de Turismo do Oriente Médio, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, a Arena Gastronômica, as Capacitações, as Visitas Técnicas e os Eventos Sociais. PARA VER TODAS AS FOTOS DO 2º DIA DO FESTIVAL CLIQUE AQUI


Este jornalista cobriu na FIT a convite do evento, voando pelas asas da AVIANCA, o melhor e mais rápido caminho entre você e seu destino. Bom rever, novamente, todos meus confrades e os demais profissionais do trade. Até a próxima feira. Muito obrigado pela acolhida calorosa de sempre. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário