Frente polar pode trazer muita neve para Santa Catarina
A princípio, segundo todas as previsões que estou recebendo desde o último domingo, a partir desta quarta-feira uma frente polar histórica intensa irá atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. Portanto, verdadeira bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Ao mesmo tempo, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.
Segundo o Homem do Tempo, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. Sendo assim, a quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Portanto, como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades. De fato, todos os modelos numéricos consultados apontam neve entre quinta-feira e sábado. Dessa forma, se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode nevar.
Sendo assim, irão ver neve não somente os lugares acostumados a ver esse fenômeno como o Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense. Logo, o que chama atenção, porém, é que diversas previsões indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas. Com efeito, os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo. Da mesma forma o modelo canadense indica muita neve em Curitiba e até na divisa com São Paulo. Definitivamente, uma coisa é certa, a temperatura irá despencar, de tal forma que teremos que nos agasalhar muito.
Ainda por cima, segundo Ronaldo Coutinho, NEVE desde o Oeste, Meio Oeste, Centro e Planaltos acima dos 600/800mt, inclusive em pontos do Vale do Itajaí (acima dos 800 mt) e região de Rancho Queimado. De antemão, tempo firme e ensolarado com formação de geada ampla e com potencial de danos em grande parte de SC acima dos 300/500mt com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planaltos onde as temperaturas mínimas poderão ficar entre 0/-5°C (pontuais inferiores a -6°C nos vales e baixadas das áreas acima dos 900mt, até menos no topo da Serra).
Finalmente, indicativo de NEVE deste os Campos de Palmas/SC ao Topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha entre quinta a sábado (20 e 22/08) devido ao intenso ar polar e úmido na baixa atmosfera. Em vista disso, muito cuidado, poderá trazer transtornos nas rodovias e estruturas, muita atenção com as telas de proteção contra o granizo entre a Região de Caçador/Fraiburgo em direção ao Topo da Serra. Eventualmente, também pode ter neve fraca e pontual no Sul do PR e região Metropolitana de Curitiba. Igualmente, neve fraca e chuva congelada na região de Chapecó, entre quinta a noite e sexta-feira entre a madrugada e amanhecer.
DISPONIBILIDADE HOTELEIRA
A primeira vista, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil divulgou o relatório “Oferta de Disponibilidade Hoteleira” com dados de uma pesquisa realizada com hotéis entre os dias 10 e 16 de agosto. Com efeito, entre os 886 hotéis entrevistados, 77% das 143.330 unidades habitacionais (UH’s) estão reabertas. A saber, os hotéis estão localizados nos 26 Estados, em 207 municípios diferentes. Com isso, 23% das UH’s dos hotéis entrevistados seguem fechadas. Entre os meses previstos para reaberturas destes quartos, os destaques são agosto (28,2%) e setembro (42,8%). No entanto, 18,9% ainda não possuem previsão de reabertura. Outubro (6,3%), novembro (3,5%) e dezembro (0,3%) mostram porcentagens baixas e podem absorver aqueles quartos que ainda não tem data estabelecida para reabrirem.
TURISMO DE ISOLAMENTO
Natureza, isolamento e curtas distâncias que podem ser feitas de carro. É esse tipo de viagem que tem ajudado o setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia. O Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra – SC, (Roteiros de Charme do Brasil), distante 200km de Florianópolis e a beira dos cânions do Aparados da Serra. Depois de ficar fechado por dois meses, reabriu quando autorizado e desde então tem estado com 100% de ocupação pelo menos até o final de setembro. De acordo com dados do IBGE, as atividades turísticas cresceram 19% em junho deste ano, na comparação com maio, que também teve aumento quando comparado a abril.
Mas, o ganho acumulado de 28% nesses dois meses ainda não é suficiente para recuperar as perdas de 68% registradas em março e abril deste ano. Para o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, Osmar Vailatti, a retomada do turismo será gradual. “Primeiro o turismo regional, depois o turismo interno”.
WTM AMÉRICA LATINA
Finalmente foi confirmado o que todo mundo ja sabia e esperava. São Paulo não tem a menor condição de receber qualquer evento e, diante disso, a Reed Exhibitions decidiu postergar a edição de 2020 da WTM Latin America. Dessa forma, o evento, inicialmente agendado para outubro de 2020, está programado agora para os dias 06, 07 e 08 de abril de 2021 no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo. Por outro lado, em novembro, o portfólio WTM lançará a WTM Virtual, um evento digital que reunirá as quatro marcas do portfólio – WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London – em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes, conteúdo de qualidade, informações sobre a cadeia turística e outras atividades.
TEMPORADA NO CHILE
Definitivamente falando, nesta última segunda-feira, a cia aérea chilena SKY e a Floripa Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, lançaram oficialmente o retorno da rota Santiago – Florianópolis para a próxima temporada de verão, com voos a partir do dia 3 de dezembro até 7 de março. Dessa forma, a rota começará com dois voos semanais, às quintas e aos domingos, e a partir de janeiro receberá uma frequência adicional às terças-feiras. Portanto, as passagens já estão disponíveis para venda e com valores promocionais para a primeira semana de lançamento: a partir de US$ 55 + taxa de embarque por trecho. A cia aérea oferece ainda mais uma condição especial de lançamento: aqueles que comprarem a passagem até 31 de agosto poderão alterar a data sem custos ou penalidades, desde que a viagem completa ocorra dentro do período da temporada (entre 03/12/2020 e 7/03/2021).
“Sendo assim, o anúncio do voo demonstra o interesse dos chilenos pelo destino Santa Catarina, o que já observamos nas últimas duas temporadas. A Floripa Airport fez a sua parte ao garantir o retorno do voo, com todos os cuidados sanitários. Agora, é fundamental que o setor do Turismo esteja preparado para receber o turista internacional com segurança. De fato, trouxemos o voo, o sucesso dele depende também do apoio do trade turístico”, comenta Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport. A saber, no total, a SKY projeta realizar 74 operações (entre pouso e decolagens) no período, o que representa 41% da oferta de voos da cia aérea no aeroporto de Florianópolis na última temporada.
PASSEAR PELAS CIDADES
Apesar da pandemia, em tempo algum fiquei confinado. De antemão e, ainda, como ciclista, foi até mais fácil pedalar pelas cidades aqui na Grande Florianópolis, dando prioridade às ciclovias e ciclofaixas que ainda são pouquíssimas, diante os descasos dos governos municipais. Calçadas largas, ciclovias, trajeto seguro e atraente deveriam ser regra. Só que não! Essa deveria ser a receita básica para promover a caminhabilidade nas cidades. De fato, “Se as ruas de uma cidade parecem interessantes, a cidade parecerá interessante. Se as ruas parecem monótonas a cidade parecerá monótona’’, já dizia a urbanista e ativista social Jane Jacobs autora do livro ‘’Morte e vida das grandes cidades’’, escrito por ela em 1961.
PRIORIDADE AO PEDESTRE E AO CICLISTA
Atualmente, Uma das principais características das cidades inteligentes é o incentivo à caminhabilidade e mobilidade ativa. É primordial priorizar o pedestre proporcionado infraestrutura completa e acessível com o intuito de facilitar a locomoção e promover maior qualidade de vida às pessoas. Da mesma forma, outro aspecto importante é amenizar os impactos ambientais, sociais e econômicos da poluição do ar ocasionada pelo uso excessivo dos automóveis.
Em vista disso, um péssimo e perigoso exemplo é a nossa Via Expressa e SC 401. Com efeito, é inacreditável que tais vias não tenham ciclovias. A Via Expressa foi recém remodelada mas sem nenhum espaço para ciclistas. Aqui o dito popular é verdadeiro: “governa-se de costas para o mar e para as ciclovias”. Sendo assim, no processo de planejamento, alguns questionamentos devem nortear as decisões. “Desde já, como os pedestres e os ciclistas irão circular por aqui? Qual será a velocidade dos carros? O que é, afinal, uma cidade para caminhar?”. Essas reflexões foram feitas pelos empreendedores a partir da leitura do livro “Cidade para Pessoas”, do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial no tema.
FESTURIS 2020
A priori, mesmo com o adiamento de eventos como WTM, ILTM Latin America, Fórum PANROTAS e Abav Expo para 2021, o calendário deste ano ainda tem pelo menos duas grandes feiras de turismo mantidas. A organização da Festuris, por exemplo, confirmou a realização presencial da edição da feira em 2020. Sendo assim, o evento está agendado para ocorrer entre os dias 5 e 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, e será cercado de protocolos de saúde para manter os participantes seguros mesmo em meio ao cenário de pandemia que ainda é uma realidade no Brasil. Além disso, os realizadores ainda preveem a terceira edição do Festuris Connection para ocorrer dentro da feira. Igualmente está mantido o Festival das Cataratas em Novembro, na bela Foz do Iguaçu.
BELLA DA SEMANA
Marina Brum é modelo profissional e já estrelou diversas campanhas de moda, inclusive para a renomada marca Calvin Klein. Essa é a primeira vez que a musa posa nua, e estamos agradecidos que sua estréia seja na melhor revista masculina do Brasil. Quem assistiu nossa Live do ensaio ao vivo já sabe o que vem por aí – a modelo se mostrou bastante desinibida durante a sessão de fotos. Perguntamos para ela como foi essa experiência: “Foi interessante, nunca tinha feito algo igual então foi tudo novo para mim, gostei”. A loira também falou um pouco sobre algumas de suas paixões e a vida agitada de modelo: “Minha paixão é viajar, adoro animais, gosto de ler, sou uma pessoa movida a música, me encanta conhecer pessoas e novas culturas, me adapto fácil a qualquer mudança de vida”. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Marina Brum vai ao ar nesta quarta-feira (19). Não esqueça!
Leia ainda: Infraestrutura turística – Serra Catarinense receberá investimentos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário