VIAGE+SEGURO
Antiga Igreja Matriz São Pedro - Itá - SC - Foto Divulgação Santur
Turismo responsável Viaje+Seguro – SC tem mais de 300 estabelecimentos certificados. Sem dúvidas o turismo foi um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela Covid-19, e as adaptações foram cruciais para a continuidade das atividades. Assim, em Santa Catarina, o programa Viaje+Seguro SC, da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), é uma das iniciativas que reforçam aos turistas que viajar é possível, desde que regras e cuidados sejam seguidos.
Dessa forma, desde o lançamento do selo, no final de setembro, mais de 300 empreendimentos já aderiram à certificação, em uma demonstração da união de esforços entre o setor público e privado. De fato, a maior parte dos estabelecimentos certificados está no setor de hospedagem, com destaque para as regiões da Costa Verde & Mar, Encantos do Sul e Grande Florianópolis. Sendo assim, juntas, essas áreas do litoral de Santa Catarina somam 205 adesões, o que corresponde a aproximadamente 75% dos certificados. Em dezembro, foram 155 novos cadastros, o maior número desde o lançamento – 139 só do setor de hospedagem.
“Certamente, a certificação é uma forma de mostrar aos turistas a cooperação entre Estado e iniciativa privada para tornar possível a continuidade do turismo. De fato, a sobrevivência do setor depende do compromisso com a saúde das pessoas, assim como um comportamento responsável dos turistas”, enfatiza o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari. Além do Viaje+Seguro SC, a Santur também emite o Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC).
TURISMO PEDE PRORROGAÇÃO
A propósito, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, junto às entidades do trade turístico nacional, intitulada de G20+, que reúne 21 instituições atuantes na cadeia produtiva do setor, encaminhou, para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a solicitação de prorrogação da Lei nº 14.046, responsável por assegurar aos consumidores a remarcação das reservas de serviços de turismo e de eventos devido à pandemia da Covid-19, na última segunda-feira (11).
A saber, com o início de 2021, o estado de calamidade pública, aprovado pelo Congresso Nacional, teve o fim da sua vigência. Isso implicou no encerramento das medidas emergenciais adotadas no ano passado, como a Lei nº 14.046. O texto original estabelecia que, caso o evento, serviço ou reserva já feitos fossem adiados e/ou cancelados, a empresa não teria a obrigação de reembolsar o consumidor. Entretanto, deveria ocorrer a remarcação do produto ou a disponibilização de um crédito para uso ou abatimento em uma futura compra. Contudo, o fim do estado de calamidade trouxe, consigo, a obrigatoriedade do reembolso em caso de cancelamentos voltou a valer no mercado brasileiro.
“Naturalmente, estamos lutando para que haja a prorrogação dessa medida até o dia 31 de dezembro de 2022. Temos o intuito de aliviar o fluxo de caixa das empresas que ainda se encontram em um cenário de fragilidade financeira por conta da Covid-19. Tivemos uma redução significativa de demandas e, com a proposta encaminhada ao Ministério do Turismo, vemos uma possibilidade de minimizar os prejuízos para o nosso setor”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Pra quem não sabe, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas.
Além disso, integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. Sem dúvidas, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Assim sendo, está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS DE BIOSEGURANÇA
Falando nisso, empresa Rossi & Zorzanello e o Festuris Gramado receberam recentemente três certificações internacionais de biossegurança e turismo responsável, validando a postura e os protocolos adotados na realização dos eventos e atividades em 2020. Ao obter estes reconhecimentos, a empresa e a feira de negócios aumentam a sua credibilidade junto ao mercado e clientes. Entre as certificações recebidas pela Rossi & Zorzanello estão o Safe Travels, oferecido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), e o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, concedido pelo Ministério do Turismo do Brasil. Em novembro, o Festuris Gramado havia recebido também a certificação Covid Free, do IBES International, se tornando a primeira feira de negócios do Brasil com o selo.
“Constantemente buscamos excelência no trabalho que realizamos. E como fomos os pioneiros na realização de eventos durante a pandemia, tivemos uma preocupação muito grande em atender da forma mais abrangente possível e rigorosa todos os protocolos exigidos em relação a segurança dos participantes, o que nos transformou em referência. De maneira idêntica, essa preocupação que tivemos agora, sempre temos em tudo que a gente faz”, avalia a CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi.
JURERÊ INTERNACIONAL
Quem for a Jurerê Internacional neste final de semana poderá curtir várias atividades ao ar livre, como apresentações musicais, aula de yoga com Juliane Prana e atrações para as crianças. Tudo no Jurerê Open Shopping e com entrada gratuita. De sexta-feira a domingo subirão ao palco Paulinho Freitas, Duo em Cada Canto, Crepe Suzette e Augusto Bon Vivant. Estão sendo respeitadas todas as regras de prevenção e segurança determinadas pelos protocolos vigentes, como distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool gel. Mesmo em caso de chuva, a programação permanece, sendo transferida para o palco coberto da Plataforma Zero. Acompanhe a programação nas redes sociais (@jurereopenshoppingji) e www.jurere.com.br/agenda.
SANTUÁRIO SANTA PAULINA – 15 ANOS
A priori, o mês de janeiro é especial no Santuário Santa Paulina, pois, celebra-se os 15 anos de sua dedicação. Dessa forma, a programação comemorativa, que terá início no dia 24 de janeiro, contará com missas presenciais a serem realizadas às 8h, 10h, 12h 14h e 16h. Além disso, a Celebração Solene será transmitida às 10h, ao vivo, através do Facebook e Youtube do Santuário. Ainda, como parte das festividades, no dia 31 de janeiro, às 10h, acontecerá a missa, presidida por Dom Murilo Krieger, SCJ, relembrando o dia 22 de janeiro de 2006, quando ele celebrou a dedicação deste local sagrado.
Definitivamente, o Santuário, que hoje é o segundo mais visitado do país, teve suas obras iniciadas em outubro de 2003. Em síntese, foi construído em 924 dias, sem que houvesse um acidente de trabalho, para ser um “espaço de evangelização, de veneração de Santa Paulina, de Maria Mãe de Jesus e acima de tudo um espaço de adoração à Deus Trindade”, como salientou a Ir. Salete Ana Bampi, Coordenadora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na época.
PARQUE APARADOS DA SERRA
Finalmente o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou na última segunda-feira, (11 de janeiro) o leilão para a concessão dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. Localizados entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esses são os primeiros parques nacionais leiloados no novo modelo de concessões do MMA. Sob o novo modelo, seis grupos apresentaram propostas para a concessão dos serviços de apoio à visitação, proteção e gestão dos parques. Sendo assim, o leilão atraiu o interesse dos grupos Soul Parque, Parque Sul, Agro Latina, Consórcio Aparados da Serra, Parques dos Cânions e Construcap. Portanto, o leilão fechou com proposta no valor de R$ 20,5 milhões iniciais com a proposta, feita pelo grupo vencedor Construcap que ficará responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão dos parques e deverá oferecer serviços de apoio aos turistas, incluindo alimentação, estacionamento, segurança e outros.
CIRCUITOS DE SABORES
A princípio, muito além das paisagens exuberantes, Urubici e Bom Retiro são palco de uma gastronomia inigualável. De tal sorte que, neste conjunto, que envolve as maravilhas do turismo regional, nasceu o Circuito dos Sabores, que teve inicio em dezembro, para fechar o ano com leveza e boas recordações. Diante disso, durante todo o período do evento você poderá degustar pratos preparados com produtos regionais visitando os empreendimentos participantes. Dessa maneira, o Circuito dos Sabores acontece até 31 de janeiro nas cidades de Urubici e Bom Retiro, numa realização da Pouserra – Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro em parceria com o Sebrae. Sem dúvidas, essa iniciativa integra o projeto do Sebrae “Retoma SC”, que surgiu em razão das dificuldades que a economia catarinense tem passado por conta da pandemia provocada pela Covid-19.
Assim, os empreendimentos participantes são: Casa Negra Trutaria, Armazém Vale das Montanhas, Bodegão da Serra, Armazém da Terra, Restaurante Casarão da Serra e Don Ventura Restaurante, Enporium Serra do Sol, Manali Bistrô, Paradouro Santo Antônio, Panificadora Vó Maris, Rota da Neve Pizzaria, Posto Serra Azul, Quinta das Bromélias, Cascata Véu de Noiva, Restaurante Estância, Château du Valle Restaurante, La Fondue Müller, Montes Restaurante, Restaurante e Pizzaria Semola, Restaurante Sesc, Rancho Urubici, Vinicola Thera, Vô Vicente Restaurante e Café.
FOZ DO IGUAÇU
Enquanto isso, em ofício enviado na última terça-feira (12) ao Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu sugere que o comprovante de vacinação seja uma alternativa válida para a entrada de viajantes no País, que atualmente exige a apresentação de exame PCR negativo para covid-19. De acordo com o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, a medida poderia ampliar as possibilidades de ingresso de visitantes internacionais, com a devida segurança sanitária. Segundo ele: “Cremos que com a disseminação da vacinação em países europeus e norte-americanos podemos aumentar nossas expectativas de retomada do mercado internacional, mesmo que seja a partir do segundo semestre de 2021”.
Da mesma forma, o documento destaca que Foz do Iguaçu foi um dos destinos mais afetados com a pandemia, e que o turismo – principal atividade econômica da cidade, que responde por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal – sofreu forte impacto com as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia. Em seguida, outro trecho do ofício ressalta que “os números da visitação em 2020 nos principais atrativos do destino (Cataratas do Iguaçu e Itaipu) são comparados ao desempenho do início do século – perto de um quarto dos mais de dois milhões que foram ao Parque Nacional do Iguaçu em 2019”.
Atualmente, a Portaria 630 do Diário Oficial da União determina que para entrar no País, brasileiros retornando ao Brasil e estrangeiros em visita de qualquer tipo devem apresentar à empresa aérea no embarque o exame PCR negativo para covid-19, realizado com 72 horas antes do embarque, e a Declaração de Saúde do Viajante. Além disso, na declaração o passageiro também precisa concordar com as medidas sanitárias vigentes no Brasil e comprometer-se a cumpri-las. A saber, Estados Unidos, Reino Unido, Israel, China, Rússia, Itália, México, Chile e Argentina são alguns dos países que já começaram a imunizar suas populações.
FEIRA DE TURISMO CANCELADA
Definitivamente a edição de 2021 da IMEX Frankfurt , feira especializada em turismo MICE que aconteceria de 25 a 27 de maio, foi cancelada. Em suma, a decisão foi anunciada pelos organizadores após avaliar a atual situação da pandemia na Europa, repetindo o que aconteceu no ano passado. Além disso, a organização ainda destacou que considera que a chegada das vacinas permite que se possa ser mais otimista para as outras edições da IMEX. “A princípio, estamos muito confiantes de que seremos capazes de hospedar uma IMEX America de sucesso em Las Vegas de 9 a 11 de novembro, bem como a edição do 20º aniversário da IMEX em Frankfurt em 2022, de 26 a 28 de abril”, acrescentou o comunicado.
Leia ainda: Amantes da hotelaria estão prontos a comprometerem-se com viagens
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
A lei de evolução e de progresso vai nos maturando homeopaticamente
Saudades, tanto mais forte quanto mais se demoram os meses e se amontoam os anos
Amantes da hotelaria estão prontos a comprometerem-se com viagens
Destinos inteligentes – Divulgação em parceria com o Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário