VIAGENS INTERNACIONAIS
Relaxamento de restrições faz crescer venda de passagens internacionais. Sem dúvidas, com muito mais conectividade, voos baratos ponto a ponto e relaxamento das restrições, mesmo com o dólar em alta, brasileiro voltam a viajar para o exterior que é naturalmente muito mais convidativo. Tanto que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados que mostram um ritmo crescente na recuperação das viagens aéreas. Somete nas últimas semanas o aumento foi de 11% o aumento de passagens internacionais vendidas.
No período próximo de 8 de fevereiro (média móvel de 7 dias), o número de passagens vendidas já correspondia a 49% do mesmo período de 2019. No período próximo de 25 de janeiro (média móvel de 7 dias), o número de passagens vendidas correspondia a 38% do mesmo período de 2019. O aumento de 11% entre os períodos de janeiro e fevereiro é o aumento mais rápido relatado em qualquer período de duas semanas desde o início da crise. De acordo ainda com a pesquisa sobre restrições de viagem nos 50 principais mercados de viagens aéreas do mundo (representando 92% da demanda global em 2019, medida em passageiro pagante-quilômetro), revelou o crescente acesso disponível para viajantes vacinados”, diz a associação. 18 mercados (representando cerca de 20% da demanda de 2019) estão abertos a viajantes vacinados sem exigir quarentena ou testes antes do embarque. Esses números são resultado de uma série de relaxamentos anunciados em todo o mundo, incluindo países como Austrália, França, Filipinas, Reino Unido, Suíça e Suécia.
De fato, a IATA continua pedindo que os governos eliminem todas as barreiras às viagens (incluindo quarentena e testes) para os passageiros totalmente vacinados com vacinas aprovadas pela OMS; permitam viagens sem quarentena para viajantes não vacinados com resultado negativo no teste de antígeno antes do embarque; eliminem proibições a viajantes, e acelerem a flexibilização das restrições de viagens. De fato, as restrições de viagens causaram forte impacto nas pessoas e nas economias, mas não impediram a propagação do vírus. Agora é a hora de eliminar essas restrições, pois aprendemos a viver e viajar em um mundo com riscos de Covid-19 no futuro próximo. Isso significa acabar com a distinção de viajantes usando medidas especiais. Em quase todos os casos, os viajantes não trazem risco maior para um mercado além do que já existe na população. Muitos governos já reconheceram isso e eliminaram as restrições. Os outros governos devem seguir esse exemplo.
TURISMO NA FLÓRIDA
Tanto é verdade que o número de turistas que visitaram a Flórida no último trimestre de 2021 superou o volume registrado no mesmo trimestre de 2019, antes da pandemia. Ao todo, o estado norte-americano recebeu a visita de 30,8 milhões de pessoas entre outubro e dezembro do ano passado, segundo o Visit Florida. Os dados foram compartilhados com orgulho pelo governador Ron DeSantis. Segundo ele, o motivo para que o resultado fosse alcançado está diretamente ligado à flexibilização das restrições contra a Covid-19 em toda a Flórida. Neste tempo, DeSantis fez campanha contra diversas restrições que foram implementadas por outros estados, classificando a decisão como uma campanha para afugentar os turistas.
ARGENTINA PELAS ASAS DA FLYBONDI
Voar para à Argentina sem ser pela Aerolineas e muito mais barato é um alívio. Tanto que em menos de cinco meses de operação no Brasil, os voos da Flybondi já tem mais de 85% de ocupação. Diante disso, A Flybondi dobrou sua oferta de voos entre Buenos Aires e São Paulo/GRU, de dois para quatro voos por semana, a bordo do B737-800 com capacidade para 189 passageiros. Os voos partem agora todas às segundas, quartas, sextas e domingos de Buenos Aires às 15h15 e chegam em São Paulo às 17h55 (hora local). Já os voos de volta partem de Guarulhos às 18h40 e chegam em Ezeiza às 21h45 (hora local). O Rio de Janeiro e São Paulo também voltaram a contar com voos diretos da Flybondi partindo de Buenos Aires no começo do ano. Mas a Flybondi retomou suas operações no Brasil no dia 17 de dezembro diretamente do Floripa Airport, pousando e decolando diretamente do Aeroparque e de lá a gente pode retomar quaisquer outro destino argentino, principalmente Ushuaia, na Patagônia Fantástica Argentina.
CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO
Aglomeração não né! Carnaval pra mim bem no fim da pandemia é arriscado demais. Já a opinião do preito do Rio de Janeiro é bem diferente. Segundo ele: “Vamos ter Carnaval”, uma vez que o evento movimenta R$ 4 bilhões na cidade. A custa de quantas vidas diante de tamanha aglomeração? Tirando a salvaguarda das vidas, um levantamento realizado pela prefeitura carioca e divulgado na última sexta-feira, (18), revelou que o carnaval movimenta R$ 4 bilhões na economia da cidade do Rio de Janeiro. O número faz parte do relatório Carnaval de Dados, apresentado no Palácio da Cidade. Na ocasião, o prefeito da cidade defendeu a realização da festividade e também foi anunciada a realização de um mapeamento para entender melhor os trabalhadores que fazem o Carnaval acontecer. Em razão da pandemia da covid-19, os desfiles das escolas de samba foram transferidos para o feriado de Tiradentes, em abril.
VISTO AMERICANO
Para se ter uma pequena ideia, a emissão de vistos norte-americanos para brasileiros disparou. Se em janeiro do ano passado, apenas 995 vistos tinham sido emitidos, este número chegou a 50.794 vistos no último mês de dezembro. O aumento de 5000% está diretamente ligado à retomada da emissão de vistos em novembro e foi compartilhado através de um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, a partir de dados públicos do Departamento de Estado. Somete no primeiro mês de reabertura dos postos consulares, a emissão de vistos cresceu 584% e chegou a 24 mil vistos. Apenas nos vistos de turismo, a alta foi de mais de 2000% em comparação a outubro. Em dezembro, a emissão praticamente dobrou e se aproximou dos 43 mil vistos B1/B2 emitidos, cerca de 1,4 mil a cada dia.
“Houve uma demanda bastante represada durante praticamente o ano todo, em razão das restrições adotadas pelos Estados Unidos para conter a expansão da Covid-19 no país, o que incluiu barrar a entrada de viajantes internacionais”, explica o sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre. “Com a queda nos casos de Covid-19 nos EUA, tudo indica que a situação continuará normalizada e não estão previstas novas interrupções nos serviços”, completou. O mais popular é o visto de turismo e negócios (B1/B2), o tradicional para visita aos Estados Unidos para turismo, com 71.661 emissões (63,34%). Curiosamente, pouco mais de 67 mil desses vistos foram deferidos somente em novembro e dezembro, após a reabertura das fronteiras.
TURISMO INTELIGENTE
Logicamente o Turismo é um setor fundamental para o crescimento da economia local e geração de emprego e renda. E para a sua retomada, assim como impulsionar o desenvolvimento das atividades turísticas, o setor público tem papel estratégico no apoio e criação de políticas que garantam, por exemplo, maior conectividade no meio rural. Foi o que destacou a diretora técnica da Adetur - Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Fernanda Fedrigo, durante o RCD Cidades, na última quinta-feira (17). “O Turismo é uma atividade muito democrática, distribui muito a renda, ajuda a conservar o patrimônio histórico, cultural e estimula a capacitação das pessoas”, destacou a especialista.
Gestores de mais 80 prefeituras participaram ao vivo do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor da iniciativa, José Marinho, e tiraram dúvidas com a convidada. “É o espaço para trazer ideias e conhecimentos que contribuam com a implantação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida nas cidades”. “O setor público tem que entender o Turismo como uma atividade econômica. A atividade turística tem que ser encarada como uma fonte de dinheiro limpo que vem de fora e ele trabalha muito com a geração de emprego e renda”, observa.
PARCERIA FOHB E ANUFOOD BRAZIL
Diante da crescente retomada da maior crise hoteleira que se tem notícias, o setor sentiu a necessidade de se reinventar todos os dias a fim de sobreviver, seja na tecnologia, na formação de profissionais, ou no desenvolvimento da gestão. Embora o ano de 2020 tenha sido catastrófico para a indústria da hotelaria, o ano de 2021 veio para apresentar novas esperanças acerca do mercado; o avanço na vacinação do país já registra resultados positivos no setor, e a expectativa é de que, em 2022, o segmento do turismo recupere pelo menos 30% do faturamento médio, de acordo com os dados da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Neste cenário, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – se une a ANUFOOD Brazil, feira internacional exclusiva de alimentos e bebidas, para desenvolver cada vez mais o setor, promovendo e estreitando o relacionamento com as redes hoteleiras associadas, além de buscar o desenvolvimento desta área em prol da retomada e produtividade do mercado hoteleiro. Em sua terceira edição, a ANUFOOD Brazil 2022 será realizada no São Paulo Paulo Expo e também traz como novidade a plataforma digital com showroom interativo de produtos e lançamentos das marcas. Neste formato híbrido, os visitantes terão a opção de agendar reuniões online, que proporcionará um alcance ainda maior de geração de novos negócios para a indústria de alimentos e bebidas na hotelaria, ao longo dos 365 dias do ano.
As expectativas da organização da feira, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril, são altas. A programação está repleta de experiências para atender os interesses do público visitante. Dentre as novidades e atrações para promover a integração entre os profissionais e a indústria, estão o Hospitality Trends, os Espaços Food Trends e Natural Food, Orgânicos em Movimento e o projeto #food com a participação de startups. A novidade este ano é a Rodada de Negócios em parceria com o FOHB, com reuniões pré-agendadas com importantes compradores das redes hoteleiras. “A nossa parceria com o FOHB reforça a importância da gastronomia no setor hoteleiro, que tem evoluído bastante no mundo todo e no Brasil”, afirma Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil. Mais informações AQUI.
CERTIFICADO DE VACINA
Enquanto isso, completamente na contra mão, como sempre, o Instituto Federal Catarinense (IFC) irá exigir apresentação de comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19 para permitir o acesso de estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e demais visitantes às dependências físicas de seus quinze campi e da Reitoria. A decisão foi formalizada na última sexta-feira (18), por meio da Portaria Normativa nº 05/2022, e passa a valer a partir da data de publicação. Os estudantes e servidores que não apresentarem a comprovação deverão apresentar teste negativo de Covid-19; caso contrário, estarão impedidos de frequentar as instalações do IFC. Nos casos em que houver atestado/laudo médico indicando a impossibilidade de imunização (também previstos pela Normativa), ainda deverá ser apresentado teste negativo de Covid-19, ou a entrada permanecerá impedida. No caso dos alunos menores de idade, o campus deverá notificar o Conselho Tutelar da localidade de residência do(a) estudante, para que sejam adotadas as medidas pertinentes diante do impedimento do acesso.
WTM LATIN AMÉRICA
Depois de dois anos longe A magia está de volta à WTM Latin America! E o Programa AGENTE NA ESTRADA também. Sendo assim, a WTM está trabalhando uma nova logística, para as novas datas do evento, 05 a 07 de abril. E o site estará disponível com as informações atualizadas a partir do dia 21 de fevereiro e as inscrições para novas inscrições serão reabertas.Agende-se, o evento acontece entre os dias 05 e 07 de abril. Agende-se, o evento acontece dos dias 05 a 07 de Abril de 2022. A inscrição é para o Programa AGENTE NA ESTRADA, deverá ser realizada no site da WTM. Cabe ressaltar que será necessário apresentar uma comprovação de vacinação completa (duas doses) para entrada no evento, o que não garante nada. além disso, não serão aceitos resultados de quaisquer testes contra COVID-19, pois também não garantes nada.
SIMPÓSIO DE GOVERNANÇA
Como tradicionalmente acontece, o evento tem como objetivo tratar o dia a dia dos funcionários do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais, permitindo a troca de experiências e enriquecimento pessoal e profissional para todos os participantes. Nesta edição, o Simpósio será realizado no dia 27 de julho, das 09h às 15h30. Os palestrantes que participam do evento serão divulgados em breve, mas a equipe trabalha para novamente surpreender os participantes com conteúdos que melhorem processos, proporcionem a integração entre líderes, coordenadores e gestores, bem como, aprimorem a mão de obra para obter melhores resultados, de forma mais eficiente e eficaz para o empreendimento, e encantadora para os hóspedes.
Com o tema “Mercado & Negócios” acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul, em Florianópolis o Encatho & Exprotel. Sua empresa atende o setor de turismo? Quer ampliar sua presença de mercado no sul do país? Quer estar em contato direto com hoteleiros? Então aqui é seu lugar. Além dos espaços de exposição, salas e ações de merchandising fazem parte do portfólio do evento. Na edição 2022, empresas interessadas em divulgar sua marca no evento tem a opção de vincular seu produto ou imagem com opções que vão além do espaço de exposição na feira. Diversas salas para cursos, palestras além de ações pontuais nas áreas do hall de entrada e piso superior. Interessados em receber o portfólio com as opções de participar do evento podem solicitar proposta através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
DUDA MONET - A BELLA DA SEMANA
Duda Monet fez o “Carnaval do Bella” pegar fogo. Leal, ambiciosa e irresistível! Assim se define a ruiva Duda Monet, a grande estrela do “Carnaval do Bella”. A beldade de corpo escultural (conquistado através de muito treino e suplementação) e cabelos cor de fogo. Você fez muito sucesso durante a LIVE do ensaio ao vivo, como foi posar para tantas câmeras? Foi uma delícia, fiquei muito à vontade, normalmente sou tímida, mas o ensaio fluiu muito bem, em alguns momentos até esqueci que tinha uma equipe enorme ao meu redor. Fiquei até impressionada, confesso que um dia antes estava nervosa com medo de travar, muito pelo contrário, adorei ser o centro das atenções. Clique aqui e assista nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Duda Monet nua vai ao ar nesta quarta-feira (23). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Pesquisa científica revela quais experiências que turistas buscam
Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria
Videomonitoramento proporcionará mais segurança aos municípios de SC
A falta de silêncio numa sociedade profundamente barulhenta e agitada
Profetas da nova era. Surgem do povo ou são fabricados pela mídia voraz
Recorde do Ministério do Turismo em capacitações e atendimentos
Setores do Turismo de SC pedem socorro
Exigências variadas e os inúmeros distúrbios e transtornos do humor e da afetividade
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bi
Nenhum comentário:
Postar um comentário