Dizem que após a tempestade vem a bonança, nem tanto. Durante a pandemia as feiras/festivais de turismo migraram, obrigatoriamente para realização de negócios no ambiente digital, o que, nem de longe eliminou o papel do jornalista especialista na área, importante elo da cadeia da economia do turismo. Sem dúvidas o jornalista especialista em turismo possui ferramentas que vão desde as redes sociais a páginas especializadas em notícias da área que mostram excelentes oportunidades para impulsionar os negócios e a divulgação do turismo brasileiro, dentro e fora do país. Eles simplesmente conectam marcas e parceiros.
Todavia essa ficha ainda não caiu para uma minoria de CEOs e diretores desses eventos que que estão deixando de lado tais profissionais, isto é, deixando de construir estratégias de comunicação, acreditando que tais investimentos são apenas gastos, relegando a tais profissionais, péssimas condições de trabalho, hospedagem que deixam a desejar e voos madrugada adentro, quando, de fato, tais profissionais precisam estar bem comodados e descansados para que possam produzir no mínimo 100%, correspondendo as expectativas. O profissional da área, no mínimo é diplomado, sem contar os pós graduados e com grande expertise, que em hipótese alguma se dedicaram aos estudos para após terem que pagar para trabalhar e/ou se sujeitarem a péssimas condições de trabalho. Não é assim que a banda toca.
É de se questionar, sem dúvidas, o alcance do profissional, dentro do próprio trade e, acima de tudo se tais informações chegam ao consumidor final, aquele que de fato irá comprar o produto, enfim, se irá atingir o público alvo. O sucesso de um evento de negócios está nas informações divulgadas e, no ambiente digital está no relacionamento com os clientes e na plataforma apropriada para cada tipo de negócio e clientelas específicas. Evidentemente informações claras e diálogo com o com o trade, isto é, hotéis, bares, restaurantes, destinos turísticos.., permitem que o jornalista da área passe ao consumidor credibilidade e facilitam, acima de tudo, a venda final do produto ou destino, que é o objetivo principal de uma feira de turismo, seja ela digital ou presencial.
Eu, assim como demais profissionais da área temos recusado propostas indecorosas de trabalho, "organizadas" para quem deixa para última hora pensar nestes profissionais, acreditando que esses vivem de brisas ou pior, acreditam que estão prestando algum favor. Construir uma boa presença e divulgação digital com linguagem própria e adequada a cada mídia utilizada no meio digital, é fundamental e ajuda a fidelizar o cliente. Cabe ressaltar que em uma feira de turismo com o modelo predominante de ambiente misto, físico e virtual de vendas, negócios do turismo foram concebidos, desde a origem, exclusivamente para plataformas digitais, entre eles alguns modelos de hospedagem e de transporte individual de passageiros.
Só para se ter uma pequena ideia, o Ministério do Turismo que com uma boa dose de criatividade já rendeu mais de 3,7 milhões de visualizações. O post, que teve um alcance de 14 milhões de perfis na internet, foi compartilhado 44 mil vezes. A “brincadeira” simula uma conversa pelo WhatsApp entre duas amigas com troca de imagens de destinos brasileiros. Uma persuadindo a outra a fazer turismo doméstico ao invés de viajar para o exterior. Outro exemplo de incentivo ao turismo interno citado é o compartilhamento demais de cinco mil fotos no Instagram, todas de destinos sugeridos ou visitados pelos seguidores das mídias do MTur. Dessa forma, urge observar o comportamento e demandas do público e investir no bom profissional, tendo como exemplo as estratégias adotadas pelo Ministério do Turismo. Definitivamente jornalistas de turismo, são especialistas em divulgar marcas e modelos de bons negócios.
PREÇOS ABUSIVOS DAS PASSAGENS AÉREAS DOMÉSTICAS
Qualquer pessoa que resolva comprar uma passagem aérea dentro do nosso país percebe claramente que é uma missão dolorosa por conta dos preços abusivos, mostrando claramente que as companhias querem recuperar suas perdas as nossas custas. Não vai funcionar, tanto que o transporte rodoviário triplicou e as viagens de carro cresceram dentro das mesmas proporções, onde o turista busca sair a passeio dentro do seu próprio estado. Tanto é verdade que o Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) publicou uma análise sobre o impacto da pandemia nos aeroportos, mostrando uma forte demanda por viagens aéreas mesmo em meio a riscos macroeconômicos. Nos dois primeiros trimestres de 2022, o volume global de passageiros foi de 1,3 bilhão e 1,7 bilhão (62,0% e 75,2% dos níveis pré-pandemia), somando 3 bilhões. Espera-se que o ano termine com 6,8 bilhões, cerca de 74% dos níveis de tráfego de 2019.
Esse volume só atingiu esses picos porque viajar para o exterior, para nós brasileiros, é muito mais rápido, mais barato e mais fácil. Dessa forma, o tráfego foi reduzido em 5,2 bilhões de passageiros, representando uma perda potencial de 52,9% em relação, ao que vinha sendo projetado antes do início das restrições e paralisações do setor aéreo. Diante disso, espera-se que o tráfego doméstico global de passageiros atinja seu nível de 2019 somente no final de 2023. Neste ano, a recuperação foi impulsionada principalmente pelo aumento repentino da demanda de viagens aéreas durante o verão do Hemisfério Norte de 2022.Segundo esse mesmo estudo, essa lacuna resultou na compensação do impacto da demanda reprimida durante o início da temporada de verão do Hemisfério Norte em escala global. Apesar disso, as viagens aéreas devem ter um aumento geral contínuo no segundo semestre de 2022, aproximando o setor de sua recuperação total – ainda prevista para 2024.
PREÇO MÉDIO
Na ponta do lápis, o preço médio de passagem aérea chegou a R$ 597,91 em julho, uma alta de 15,8% em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 516,36). Já no acumulado dos sete primeiros meses do ano, o preço médio real da tarifa ficou em R$ 606,42, aumento de 20,8% frente ao registrado no mesmo período pré-pandemia. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O valor médio pago pelo passageiro por quilômetro voado, também conhecido como yield, subiu 10% em julho deste ano (R$ 0,486) em relação ao resultado apurado em 2019 (R$ 0,441). Ainda de acordo com os indicadores de tarifas, do total de bilhetes vendidos no mercado doméstico, 25,4% foram para os aeroportos no estado de São Paulo (SP), 9,5% foram para terminais do Rio de Janeiro (RJ) e 6,3% para Minas Gerais (MG) e Paraná (PR).
FLORIPA AIRPORT ALTA TEMPORADA
Enquanto isso o Aeroporto Internacional de Florianópolis se prepara para operar a maior alta temporada da sua história, com 26 rotas diretas, que incluem opções nacionais e internacionais e destinos nunca operados. Entre as 26 rotas, há 15 novos voos, conectando Santa Catarina com o Nordeste e Centro-Oeste brasileiros e também com os países do Mercosul. As novas frequências são Salvador, Recife, Campo Grande, Cuiabá, Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana e Goiânia, este último permanecerá na malha do aeroporto durante todo o ano; no internacional, somam-se voos para Montevidéu, Assunção, Córdoba, Rosário e Ezeiza (Buenos Aires), na Argentina.
No total, a movimentação esperada para os meses de dezembro e janeiro é 6% maior que a do mesmo período (Dezembro/19 a Janeiro/20), na pré-pandemia, chegando a 19 rotas nacionais, sete internacionais e sete cias aéreas com operação em Florianópolis. “A próxima alta temporada será um marco para o Aeroporto Internacional de Florianópolis, com a superação dos níveis de movimento pré-pandemia e a ampliação da internacionalização do aeroporto. Florianópolis se consolidará como porta de entrada de Santa Catarina”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Além das novas rotas, o aeroporto também vai ampliar sua malha em mercados já existentes. Algumas rotas como Santos Dumont/Rio de Janeiro e Congonhas/São Paulo chegarão a operar como ponte aérea, com média de 6 voos diários para Santos Dumont e 14 voos por dia para Congonhas em janeiro. A Argentina, tradicional conexão internacional de Florianópolis, terá um aumento significativo na alta temporada. O país vizinho concentrará até 9 voos diários, operados por 3 companhias aéreas (Gol, Flybondi e Aerolíneas Argentinas), para 4 aeroportos: Ezeiza e Aeroparque em Buenos Aires e ainda Córdoba e Rosário. A nova malha para Argentina representa um crescimento de 22% em relação a alta temporada de 2019 e 2020.
NOVOS VOOS
Aerolineas Argentinas: a partir de dezembro, voos diários para Buenos Aires; três vezes por semana para Córdoba; e a partir de janeiro, duas vezes por semana para Rosário. GOL: A partir de 4/12, voos diários para Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza); e três vezes por semana para Córdoba. Flybondi: A partir de 1/12, voos diários Buenos Aires (Ezeiza). Outro destaque da malha internacional é o novo voo regular para Montevidéu (Uruguai), que começará a ser operado em dezembro, duas vezes por semana, pela Azul. Santiago do Chile, que atualmente conta com quatro frequências por semana, passará a ter nove voos por semana com a SKY e cinco por semana pela Latam. Para Assunção, no Paraguai, serão duas frequências semanais, a partir do dia 28/12.A concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis reforça que a malha aérea é dinâmica e poderá sofrer alterações pelas cias aéreas.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
ABIH & PLATAFORMA DE COMPRAS
ABIH Nacional desenvolveu uma plataforma que permitirá otimizar as interações entre compradores e fornecedores, agilizando os processos de suprimentos de produtos e serviços para a Indústria de Hotéis, no Brasil. Para isso foi firmada uma parceria com a S4H, a parceira de tecnologia para os processos de suprimentos hoteleiros da ABIH. Essa solução oportuniza melhores resultados financeiros com otimização do processo de suprimento, apresentando grandes oportunidades e as melhores opções do mercado. Com o objetivo de unir grandes corporações em um único processo de compras de itens específicos, e os melhores negócios para todos os envolvidos. A plataforma organiza todo o processo que vai desde a seleção do produto até o acompanhamento das entregas das programações de compras em nossos clientes.
Falando nisso, Já estão abertas as inscrições para o Curso – Técnicas de atendimento e vendas para recepção e reservas oferecido pela ABIH-SC, será realizado em Balneário Camboriú no dia 18/10. No curso terão abordagens práticas e comportamentais com utilização de ferramentas e técnicas para auxiliar aos profissionais de recepção e reservas de meios de hospedagem a converter atendimento de qualidade a venda e fidelização do cliente. O objetivo é proporcionar ao colaborador participante, noções de comportamento, leis, regras de atendimento, técnicas e ferramentas para qualificar o trabalho e promover a qualidade profissional, o desenvolvimento e a ocupação no estabelecimento em que trabalha. Entre em contato e faça sua inscrição agora mesmo! 48 98843-7659 ou comercial@abih-sc.com.
PARCERIA CNC & MTUR
Uma proposta de acordo de cooperação técnica entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Ministério do Turismo (Mtur) irá transformar destinos turísticos brasileiros em destinos inteligentes, conectados digitalmente e alinhados aos princípios da sustentabilidade social, ambiental e econômica. O objetivo da parceria será ampliar e melhorar a digitalização dos destinos turísticos, beneficiando-os com soluções locais e nacionais os quais irão impactar na qualidade dos serviços do poder público e das empresas de turismo, consequentemente, melhorar a experiência do turista.
A CNC, por meio dos diagnósticos do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, irá proporcionar ao MTur a identificação das principais demandas dos destinos turísticos, elencados pelos empresários e por representantes de entidades do trade turístico, que conhecem a realidade destas regiões. O acordo está em fase análise e deve ser assinado em novembro deste ano. Nesta sexta-feira (30), em reunião no gabinete do ministro em Brasília (DF), os últimos detalhes foram discutidos entre o diretor da CNC e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, o secretário nacional de Turismo, Fábio Pinheiro, e a diretora de Inteligência de Mercado do Mtur, Nicole Facuri. Alexandre Sampaio destacou a importância desta parceria para o desenvolvimento do turismo brasileiro, neste caminho de evolução para o universo digital.
“Mais que fomentar o entretenimento e o consumo, é preciso melhorar a qualidade da internet, para que turista possa ter uma experiência ainda melhor. E, de outro lado, o poder público, junto com os empresários, poderá implementar soluções integradas que possam contribuir com o desenvolvimento do turismo”, afirmou ele. Fábio Pinheiro agradeceu à CNC pela parceria e destacou que a entidade irá contribuir para modernizar o turismo e capacitar os profissionais de diferentes áreas que operam no setor. “A parceria com a CNC irá ajudar o governo Federal a chegar na ponta e, acima de tudo, otimizar recursos públicos”, destacou.
37º NATAL LUZ DE GRAMADO
O lançamento da próxima edição do Natal Luz de Gramado vai acontecer neste próximo dia 13 de outubro, às 19h, no Salão de Atos da UFRGS, com entrada franca, em Porto Alegre, tendo a união de duas orquestras, a Orquestra Sinfônica de Gramado e a Orquestra Filarmônica da UFRGS, que abrilhantarão o concerto de lançamento do evento natalino. No repertório, músicas que retratam o espírito de renascimento e amor. O evento de lançamento será uma realização da Gramadotur, promoção da Prefeitura de Gramado em uma parceria da Orquestra Sinfônica de Gramado, Instituto Acadêmico de música de Gramado/ Orquestra Jovem, com a Pró-reitora de Extensão da UFRGS e Orquestra Filarmônica UFRGS. Além da apresentação, o Papai Noel será o grande mestre de cerimônias da noite, tornando o momento ainda mais mágico.
A produção do maior evento de Natal do Brasil, este ano, pretende despertar as memórias natalinas com muita música na capital. Luzes, estrelas, bengalas de açúcar e biscoitos serão destaques nas ruas de Gramado, de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Toda a decoração será nova, com peças exclusivas. Os primeiros detalhes sobre a decoração e os espetáculos já estão sendo revelados e gerando encantamentos entre os apaixonados por Natal. A 37ª edição do Natal Luz, de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, nas ruas e vários pontos da cidade de Gramado.
FERNANDA BAUER - A BELLA DA SEMANA
Encha o seu caneco com aquele chopp bem gelado e venha brindar com a Fernanda Bauer, a Frida do Bella da Semana! Fernanda Bauer vem aí com a segunda parte do seu ensaio, agora vestida de Frida - com seus hipnotizantes olhos azuis, cabelos longos, pernas longilíneas e um bumbum perfeitinho (tudo isso distribuído em 1,75 de altura). Você é nosso convidado especial para participar da Oktober Bella! Veja abaixo o vídeo de divulgação do ensaio! Não esqueça de logar na sua conta do Youtube para assistir os vídeos para maiores de 18 anos, aproveite e assine nosso canal.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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