FESTIVAL DAS CATARATAS
O consultor de marketing digital no turismo, Thiago Akira, está confirmado para a 17ª edição do Festival das Cataratas. O evento – considerado um dos maiores do turismo nacional - ocorre em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro. Akira ministrará uma palestra sobre Posicionamento Digital no Turismo no dia 2 de dezembro, às 14h30. Na apresentação, o profissional vai abordar como as marcas no turismo podem planejar melhor o seu posicionamento através de cinco pilares: segmentação, diferenciação, comunicação, identidade e entrega. “Ao explicar cada pilar eles passam a observar na sua estratégia onde precisam dar mais atenção e desenvolver melhor. Levarei vários insights e cases para materializarem as ideias. No final vão receber um checklist essencial para posicionar o perfil no Instagram”, explica Thiago Akira, que tem uma experiência de mais de dez anos no mercado.
Durante o Festival estão programadas outras palestras. Confira as atividades já confirmadas para o dia 1º de dezembro: 15h - Lançamento do Manual do Multiplicador do Código de Conduta Brasil - Ministério do Turismo; 16h30 - Costa Verde & Mar: Seu próximo destino - CITMAR - Região Turística Costa Verde & Mar; 17h30 - Capacitação Guaratuba. O Festival das Cataratas é composto por eventos paralelos e complementares, como a tradicional Feira de Turismo e Negócios – que faz um recorte do que há de melhor em produtos e serviços de diversos segmentos do setor – e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que é considerado maior técnico-científico do Brasil.
Também faz parte da programação o Hackatour Cataratas, o MICE Cataratas, as Rodadas de Negócio, Arena Tecnológica, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Regionais, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo e Espiritualidade. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.
FESTIVAL DAS CATARATAS 2023
Falando nisso, o Festival das Cataratas já tem datas agendadas para 2023. De acordo com os organizadores do evento, foram reservados os dias 7, 8 e 9 de junho, retornando ao período original de antes da pandemia. Desde sua primeira edição, o Festival das Cataratas estrategicamente ocorria em junho, período de baixa temporada do destino. Tal escolha ajuda a movimentar a economia nos diversos segmentos da cadeia turística de Foz do Iguaçu. “São 18 anos de história e retornar a data do evento para junho nos enche de orgulho por saber que estamos dentro do objetivo original, que é ajudar no desenvolvimento do turismo”, destaca Paulo Angeli, idealizador e CEO do Festival das Cataratas.
NATAL LUZ DE GRAMADO
Não poderia ser diferente! As altas temperaturas trouxeram grande movimento de turistas em Gramado, que aproveitaram o calor para registrar a decoração do Natal Luz e a programação gratuita do evento. A Vila de Natal teve circulação intensa de visitantes, bem como a Parada de Natal, no centro da cidade. Outro grande destaque deste fim de semana de altas temperaturas foi o espetáculo O Reino de Natal, que acontece no Expogramado diariamente, das 10h às 13h, e das 14h às 17h. A atração, repleta de magia e beleza, tem cenografias natalinas e pockets shows, além das mais variadas performances artísticas ao vivo, em cinco cenários diferentes. “É uma imersão na história natalina, com transformação completa de cenários e encanto, um verdadeiro parque cheio de soldados, guardiões, brinquedos, florestas, luzes, efeitos e muita música”, explica o diretor do espetáculo, Abramo Machado.
O evento também registrou grande movimentação de turistas durante o Acendimento das Luzes, que acontece diariamente, às 20h, em frente ao Palácio dos Festivais. “A Rua Coberta e a avenida Borges de Medeiros foram tomadas por uma multidão de sexta-feira a domingo, que vibrou quando as luzes acenderam na cidade mostrando uma decoração natalina luminosa”, destaca a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. A programação oficial da temporada natalina conta com quatro grandes espetáculos: Nativitaten, A Fantástica Fábrica de Natal, O Desfile de Natal e O Reino de Natal. Os mega-espetáculos realizados fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. O Natal Luz, primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. A programação completa do evento, que vai até 29 de janeiro de 2023, está no site oficial.
BOLETIM BRAZTOA 3º TRIMESTRE
O Boletim Braztoa dá sequência no calendário 2022: Nesta edição o balanço de 2022 e expectativas e tendências para 2023. Quais os principais destinos embarcados? Como está a retomada do turismo? Quais são as apostas e tendências do mercado? Esses e outros dados consolidados das operadoras Braztoa serão apresentados nesse encontro. Você que está super antenado e atualizado não vai querer perder essa oportunidade de entender o comportamento do mercado e planejar as suas próximas ações, não é? Serão apresentados os dados das operadoras deste ano e uma perspectiva para os próximos meses. Os dados da pesquisa serão contextualizados e comentados de forma prática por um time de especialistas. o Evento acontece nesta quarta-feira, dia 21/11. Inscreva-se aqui!
REPUTAÇÃO DOS RESORTS
O segundo relatório trimestral da Radar Resorts Brasil traz informações relevantes e uma análise dos principais indicadores socioeconômicos do Brasil do terceiro trimestre de 2022. Além disso, há um estudo sobre o desempenho do segmento de resorts. O documento reúne dados de estudos e instituições de todo ecossistema, que ajudam a mensurar o cenário atual do turismo nacional e os reflexos para os resorts. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, por exemplo, mostram que o terceiro trimestre de 2022 teve uma retomada no setor de aviação, tanto doméstica quanto internacional, com números que já se assemelham aos de 2019, antes da pandemia. Foram 21,9 milhões de passageiros domésticos, ante 24,2 milhões em 2019, e 5,7 milhões de internacionais, contra 6,1 milhões daquele ano.
Marcelo Picka Van Roey - Presidente da Resorts Brasil/Divulgação
O “Radar” traz ainda projeções do IBGE e Banco Central para indicadores como IPCA, IGP-M, PIB, Selic e o câmbio do dólar, com base no Boletim Focus, publicado no último mês. O “Radar Resorts Brasil” faz uma profunda revisão sobre o trimestre e o impacto para o turismo, dados, prospecções, além da visão de especialistas sobre os caminhos do setor. “Estamos em um período muito estratégico para o setor de turismo, quando já finalizamos as preparações para a alta temporada e de olho no futuro. O ‘Radar Resorts Brasil’ se tornou um documento essencial para os associados. É um verdadeiro mosaico onde dados vitais da economia nacional se refletem nas tomadas de decisões relacionadas a investimentos, contratações, estruturação, expectativas, entre outros fatores que todo executivo de turismo precisa estar de olho”, afirma Marcelo Picka Van Roey, Presidente da Resorts Brasil.
O documento é dividido em quatro seções: “economia e aviação”, com apoio do Senac-SP, “oferta de Resorts no Brasil”, de acordo com dados da JLL, “reputação online dos Resorts”, com apoio da myHotel e “desempenho dos Resorts”, com informações da STR. Além dos parceiros, o “Radar” conta com informações fornecidas por órgãos como IBGE, Banco Central e ANAC. A grande novidade desta edição é a seção de dado de reputação online dos resorts que está totalmente reformulada, com dados do mais novo parceiro do relatório, a empresa myHotel. Através dos novos dados, é possível entender o perfil de hóspedes do segmento, além de avaliações dos hóspedes sobre os Empreendimentos associados. “É uma grande satisfação ter a myHotel como parceira, colaborando ainda mais com informações relevantes de nosso setor”.
REVISTA ABIH/SC
A 5ª edição da Revista ABIH-SC, lançada oficialmente durante as comemorações do Dia do Hoteleiro, traz a cobertura do Encatho & Exprotel 2022, que teve como tema Mercado & Negócios. São mais de 50 páginas abordando gestão, inovação, metaverso, A&B, sustentabilidade, liderança, LGPD, retrofit e as tendências em hotelaria, além de uma retrospectiva das palestras e reuniões do Encatho, as novidades em produtos e serviços da Exprotel, lista dos associados da ABIH-SC em todo estado, bem como, conteúdo relevante sobre a atuação da entidade e instituições. A publicação, que tem a veiculação tanto no formato impresso quanto digital, tem novamente a assinatura da jornalista Vânia Monteiro. Lançada na gestão de Osmar Vailatti, o veículo tem como principal objetivo registrar a atuação da entidade, e as ações desenvolvidas para o fomento do turismo e a representação do setor. Na próxima semana a revista estará sendo distribuída por correio e disponível na sede da entidade. Você pode retirar um exemplar da revista ou conferir a revista digital. Para mais informações: abih@abih-sc.com.br ou 48 98843-7711.
FITPAR
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo participou da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR). Além de reforçar Rio, Florianópolis e Foz do Iguaçu como ótimas opções para os paraguaios, Embratur também ampliou a gôndola de alternativas durante feira no Paraguai Após dois anos sem acontecer devido à pandemia de Covid-19, o evento de Assunção serviu de ponte para a Embratur e seus 14 coexpositores realizarem negócios e alianças com o comércio internacional. A tradicional feira reuniu importantes empresas ligadas ao turismo, agências e operadoras do Paraguai e de outros países. Segundo o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, esta foi uma “grande oportunidade para fortalecer os destinos brasileiros como a melhor opção de viagem para nossos vizinhos”.
Por ser o Brasil um destino fortemente consolidado no mercado paraguaio – o país foi a 4ª maior fonte de turistas para o Brasil em 2020 (122.981) –, a estratégia adotada pela Embratur na feira foi reforçar os principais destinos, com prioridade no segmento de turismo de sol e praia e também diversificar a plataforma, agregando os segmentos de natureza e cultura. Os nichos trabalhados prioritariamente foram: resorts/all inclusive, casamentos, lua de mel, esportes, turismo experiencial, eventos (culturais, esportivos, artísticos, etc.), nos mais diversos destinos. Além disso, a Embratur destacou a campanha publicitária “Venha sentir o calor do Brasil!”, que será lançada na segunda quinzena deste mês na Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá.
ARENA FLORIPA AIRPORT
Para quem procura um lugar confortável, seguro e gratuito — e com ampla oferta de serviços — para assistir a todos os jogos da Copa do Mundo na companhia da família e de amigos, a Arena Floripa Airport é o destino. Desde o último domingo, (20), o espaço do Boulevard 14/32 foi transformado em uma grande arena, com telão, shows e toda a comodidade para receber famílias e amigos que queiram torcer juntos. A iniciativa tem a organização da Lusch Agência em parceria com a Floripa Airport, patrocínio da Zoho Brasil e GPinheiro Incorporadora. Nos dias de jogo da Seleção, haverá atrações extras. A iniciativa foi pensada de maneira a receber famílias e público de todas as idades, que terão em volta uma estrutura completa com estacionamento, restaurantes, bares, lojas, sanitários e muitas experiências. A Arena Floripa Airport pretende ser o espaço mais agradável, seguro e divertido para acompanhar todas as partidas do mundial.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Vista a sua camisa verde e amarela, abra aquela gelada e venha torcer pela Seleção Brasileira com essa morena que é um verdadeiro gol de placa! Intensa como um furacão! Assim se define Keli Cristina, a morena que é a nossa Musa da Copa 2022. Confira o vídeo de divulgação do ensaio! Não esqueça de logar na sua conta do Youtube para assistir os vídeos para maiores de 18 anos, aproveite e assine nosso canal. O ensaio completo com Keli Cristina nua vai ao ar nesta quarta-feira (23).
Leia ainda: Resorts alcançaram 63% de ocupação, alta 12% em relação a 2019
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
A passos lentos e gradativos turismo vem superando a crise pandêmica
Ecoturismo e Turismo de Aventura darão o tom no ABETA Summit 2022
Pesquisa aponta crescimento de 67% na taxa de ocupação hoteleira
Natal Luz de Gramado, o mais iluminado do Brasil, transforma a Serra Gaúcha
Tudo obedece a ciclos de evolução, aperfeiçoamento, maturidade intelecto moral
Seja Você – Diversidade no ambiente corporativo traz diversos ganhos
Jornalistas de turismo, profissionais que constroem estratégias de comunicação
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Nenhum comentário:
Postar um comentário