TURISMO DESPERDIÇADO
Brasil desperdiça sua maior potencialidade para se desenvolver. Sem sombra de dúvidas, Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, disse uma grande verdade em seu post no LinkedIN ao desabafar que o Brasil desperdiça sua principal vocação para se desenvolver: O Turismo. Para ele o nosso país tem todas as condições para ser um dos principais destinos do mundo para o turismo, mas, corretíssimo, não temos os pontos mais importantes: planejamento e visão a longo prazo. E eu afirmo que, nem a curto e tão pouco a médio prazo. Aqui nós exploramos o turista e não o turismo e, enquanto isso, tanto os governos municipais, estaduais e federal, criam dificuldades para vender facilidades. Para se ter uma pequena ideia, somente a Torre Eiffel em um ano, recebe quase o dobro de visitantes do Brasil, sendo 80% deles estrangeiros. Jerome completa: “E isto nos falta. Enquanto perdemos tempo, outros A pasta do Ministério do Turismo, a que deveria ser a mais importante do governo, é relegada a segunda prioridade, fica à deriva e é leiloada enquanto nenhum plano de longo prazo é sequer apresentado”, destacou. Por fim, o CEO da Latam Brasil lembrou de que estamos perdendo a maior oportunidade de atrair investimento, criar milhões de empregos e crescer como país. “Ainda mais agora com a possibilidade de juntar turismo e sustentabilidade! Podemos atrair e preservar ao mesmo tempo! Que frustrante! Até quando?”, finalizou.
AÉREAS – ISONOMIA & NEUTRALIDADE
Se antes os bilhetes aéreos já estavam caros, agora vai piorar com a aprovação quase certa da reforma tributária aos mondes do desgoverno atual. Não é à toa que a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lançou um manifesto oficial, onde só elas ganham, pois para nós consumidores as passagens nunca ficam mais baratas, muito pelo contrário, sobre a necessidade de isonomia e neutralidade tributária para o setor aéreo. Para eles, e somente para eles, “a necessidade de um texto isonômico e que garanta a neutralidade de tributos para o setor aéreo, ou seja, que não aumente a carga tributária vigente.” Graças aos preços abusivos das empresas aéreas que em breve passarão a cobrar até o ar que respiramos a bordo, acumularam prejuízos de R$ 46 bilhões e seguem enfrentando um ambiente de custos desafiador. Na real, coram caro demais e oferecem serviços de menos, conexões absurodas. Cobram preço de primeira e oferecem serviços de quarta categoria.
JURERÊ INTERNACIONAL
Tanto é verdade que começou na última terça-feira (4) o cumprimento da decisão proferida pela Justiça Federal para demolição das áreas consideradas excedentes em cinco beach clubs de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha de Santa Catarina. Esses locais movimentam todo o trade de turismo antes, durante e após a temporada de verão. A ação judicial começou a tramitar em 2007, a pedido da Ajin (Associação de Moradores de Jurerê) e do MPF (Ministério Público Federal) e, como se fosse pouco, os mesmos beach clubes já haviam pago indenizações milionárias (R$ 5,8 milhões). Em decisão judicial assinada em maio deste ano pelo juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, os beach clubs devem cumprir a determinação de retirada das edificações e recuperar a área ambiental degradada pelas construções. A ação iniciou no beach club Acqua. Na sequência, serão adaptados o 300 Cosmos, Ammo, Café de la Musique e Donna. De acordo com o representante jurídico de três dos cinco locais afetados, Ricardo Halla, não é possível afirmar quanto, mas a retirada das estruturas vai influenciar diretamente na geração de empregos e na economia local. Essa situação também impacta na valorização do bairro e no comércio geral, que perde para outros pontos da Ilha. A expectativa é que as obras de retiradas das estruturas sejam concluídas nas próximas duas semanas. Turismo no Brasil é sempre negócio de alto risco.
FUTURO ECONÔNICO
Falando nisso, a força do Turismo esteve em pauta no painel “O Rio e o Brasil: Turismo, Serviços, Emprego e Renda”, promovido durante o segundo dia do 22º Fórum Empresarial LIDE, que terminou no último domingo (2), no hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. O painel contou com a participação do ex-ministro do Turismo, ex-presidente da Embratur e atual presidente do Conselho do Grupo Wish, Vinícius Lummertz; do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do presidente do Conselho de Administração do BNDES e diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Durante o encontro, Vinícius Lummertz destacou que, no Brasil, o Turismo sempre foi tratado com certa indiferença pelo Poder Público e cita, como exemplo, o Plano Safra, que disponibiliza R$ 400 bilhões em crédito dirigido para o agronegócio, enquanto o Fungetur, do Ministério do Turismo, dispõe de apenas R$ 800 milhões e a juros mais altos.
“O Turismo é o nosso maior exportador de serviços e o melhor meio de propagar a imagem do Brasil no exterior, mas, diferente da agroindústria, o setor não é visto como prioritário. Como seria esperar que o município de Sorriso (MT), o maior produtor de soja do país, financiasse a sua produção sozinho? Então, por que um município turístico deveria financiar o turismo sozinho?”, indaga Lummertz, acrescentando que investir no Turismo é uma decisão unicamente política. O presidente do Conselho do Grupo Wish reforça ainda que o Rio de Janeiro vem perdendo espaço no Turismo para capitais como Buenos Aires, Cidade do México e agora, São Paulo e que precisa ser tratado como prioridade pelos três governos. “O turismo do Rio deve ser urgentemente transformado em prioridade e receber recursos do Governo Federal, que devem ser acompanhados de investimentos por parte do Estado e do Município. A Cidade Maravilhosa como destino turístico continua no imaginário de todo o planeta e o Brasil precisa deste emblema”, reforça Lummertz. O 22º Fórum Empresarial LIDE, reconhecido como um importante encontro empresarial do Brasil, está na agenda das principais autoridades e tem como tema “O Futuro Econômico do Brasil”.
Cabe lembrar que o Rio, ex-Cidade Maravilhosa, irá continuar perdendo espaço pra demais cidades e, em minha opinião não pode mais ser a porta de entrada de turistas internacionais. O Rio é a cidade do “salva-se quem puder”. Totalmente insegura, violenta. Hoje é a cidade da bala perdida onde a insegurança prevalece em todos os lados. Eu, que sou bem brasileiro, acostumado ao Rio e com o Rio, não vou mais lá, mesmo sendo pago pra isso. Nem dentro de casa o sujeito tem sossego ou segurança. Some-se a toda essa desgraça, a quase certa aprovação da catastrófica reforma tributária pela indecente Câmara dos Deputados do atual desgoverno comunista/fascista. Aí sim, não só o Rio como o Brasil sentirão de fato o que é fome e violência desenfreada.
DESTINOS MAIS PROCURADOS
Férias escolares, algumas festas juninas que se estendem por mais um mês e aproveitar o clima mais frio que várias cidades brasileiras proporcionam pode estar entre os motivos para Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Gramado, Serra Catarinense, Maringá e Londrina serem as cidades mais procuradas para viagens no mês de julho. No levantamento realizado pelo Outlet de Passagens, site pioneiro na implementação da tarifa opaca no setor rodoviário, a aquisição de bilhetes rodoviários com esses destinos já representa 60% do total comercializado na plataforma para o próximo mês até então. Ao mesmo tempo também deve crescer a procura por hospedagens nessas regiões. Fica muito claro que com o preço das passagens aéreas literalmente nas alturas, viajar de ônibus, na realidade, super ônibus, está valendo muito mais a pena.
ITAIPU ILUMINADA
O passeio Itaipu Iluminada da usina de Itaipu vai ter um atrativo a mais durante o mês de julho. Todas as sextas-feiras e sábados do mês, entre os dias 7 e 29, a atração vai incluir a opção de um jantar especial all inclusive, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa. O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas. A duração é de quatro horas. A programação inclui apresentação musical com Sofia Goulart e Tiago Rossato, além de artistas da região das três fronteiras. O jantar acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da construção da barragem. Outros passeios do CTI são o Itaipu Panorâmica, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Especial. Mais informações AQUI. Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada para o passeio Itaipu Panorâmica, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119. De 1977 até 31 de dezembro de 2022, nada menos que 25.083.705 visitas foram registradas na usina de Itaipu, procedentes de mais de 211 países e/ou territórios.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Falando nisso, quem planeja visitar as Cataratas do Iguaçu no mês de julho contará com atendimento reforçado. Do dia 8 a 23, a unidade de conservação abrirá mais cedo, às 8h, funcionando até às 16h diariamente. A visitação pública será ampliada para garantir mais comodidade a todos os visitantes nesta época do ano. Para viver essas experiências é preciso organizar-se e comprar o ingresso on-line para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, no site oficial das Cataratas, com antecedência. Os ingressos são com agendamento por horário e data, marcando a entrada para realização do passeio. A visita na Maravilha Mundial da Natureza é diferente neste período mais frio. Em relação à paisagem do Parque Nacional do Iguaçu, nesta temporada algumas árvores ficam com menos folhagem, garantindo uma visão mais limpa das quedas. O arco-íris está sempre presente, com intensidade nas cores nos dias ensolarados. A vazão pode ficar acima da média, com a regularidade das chuvas no Rio Iguaçu. É uma vista encantadora para quem visita.
35ª FESTURIS ABRE NOVOS ESPAÇOS
Segundo as previsões para o mercado turístico, em 2023 haverá alcance dos níveis pré-pandêmicos e recuperação de mais de 95% da capacidade financeira do segmento. É embasado em recente análise da WTTC (World Travel Tourism Council), além do sucesso do evento no ano passado, que o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, ampliou em torno de 20% a área física do evento para 2023. Nesta edição comemorativa, a 35ª edição do Festuris utilizará os três pavilhões do Serra Park, denominados Araucária, Hortênsia e Plátanos. Diante da demanda do mercado, o Meeting Festuris, palco onde são apresentados os conteúdos, ocupará um dos pavilhões, enquanto a feira será totalmente construída nos outros dois espaços. “O resultado do 34º Festuris consolidou ainda mais o evento, fazendo com que os expositores criassem expectativas para este ano e isso reflete nos números até o momento”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello. Para acompanhar o fluxo de negociações e por solicitação dos participantes por meio de pesquisa, o Festuris tem novos horários. A feira iniciará ao meio-dia e encerrará, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19 horas. A organização estima receber 15 mil participantes no período de 9 a 12 de novembro, em Gramado. Cerca de 2,8 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados são esperados para esta edição que será a 35ª a ocorrer de forma ininterrupta.”
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para a 35ª edição do Festuris estão abertas. Neste primeiro momento o cadastro é voltado aos agentes de viagens, guias de turismo e imprensa, em caráter gratuito, diretamente no site do Festuris. O link para credenciamento dos profissionais visitantes e Meeting abrirá nas próximas semanas. O grande evento de negócios turísticos das Américas, acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro, em Gramado. O evento chega a sua 35ª edição com o mote: “Capital Humano: Chave da Transformação”. A programação ocorrerá no Serra Park, focando, ainda mais, nos espaços segmentados, tendo a certeza da efetivação de excelentes negócios, os espaços da feira são Luxury, Wedding, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Food and Drinks e, ainda a feira em geral. “Será uma grande virada de chave este ano, ao longo das 35 edições não ‘envelhecemos’, mas sim, a cada ano buscamos novas possibilidades com olhar no futuro. Inovar nos sustenta!”, aponta a fundadora de CEO do Festuris, Marta Rossi.
GTA CAPACITAÇÕES
No último dia 27 de junho, o auditório da GTA – Global Travel Assistance, localizado na região central de São Paulo, recebeu 30 agentes de viagem para uma capacitação. Essa ação aconteceu em parceria com o Hotel Villa Rossa. Na ocasião, os profissionais desfrutaram de muito conteúdo sobre seguro viagem e hospedagem. Além disso, para estimular uma estada mais segura, Francinete Zerbetto, supervisora de vendas da GTA, conduziu uma palestra sobre a cultura de proteção. Depois, Wagner Ricci, gerente de vendas do Hotel Villa Rossa, também fez uma apresentação sobre a experiência no complexo hoteleiro. Ainda, na oportunidade, os parceiros anunciaram uma novidade em primeira mão, que logo será divulgada para todo o trade.
ABAV EXPO 2023
Durante a ABAV Expo, de 27 a 29 de setembro no Riocentro, Rio de Janeiro, compradores internacionais aprovados no Programa Comprador Convidado provenientes de diversos países se reunirão com representantes de destinos brasileiros com agenda pré definida e participarão de viagem de familiarização com diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo a Presidente da ABAV/SC, Conceição Junckes: “O Programa Comprador Convidado é uma iniciativa da ABAV Nacional e renova este ano a parceria com a Embratur mantendo o objetivo de promover produtos e serviços do mercado do Turismo brasileiro para compradores internacionais selecionados com alto potencial de concretização de negócios. Desta forma, os compradores aceitos no programa poderão escolher por preferência viagens de familiarização entre os destinos de Arraial do Cabo, Petrópolis, Nova Friburgo, Búzios, Vale do Café, Guapimirim, Macaé, Paraty e Saquarema. No pré evento serão distribuídos em grupos e farão uma viagem de familiarização em um deles, em roteiro definido pela organizadora, ABAV Nacional.”
De acordo com Geraldo Zaidan Rocha, da ABAV/PR: “Já nos dias de ABAV Expo terão área própria para receberem parceiros de negócios com agenda pré definida e tempo livre para circularem no evento. Na primeira etapa do projeto, lançada em 2022, mais de 150 compradores de diversos países inscreveram-se no Programa Comprador Convidado da ABAV Nacional, e 35 vieram à ABAV Expo 2022 em Recife. O programa de 2023 apoiado pela Embratur selecionará 50 compradores de vários países para a comitiva internacional, respeitando os critérios de avaliação. Entre os que expõe, estão mais de 1500 marcas, entre elas operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis boutique, armadoras, companhias aéreas, atrações, parques temáticos, empresas de tecnologia, destinos nacionais e internacionais, entre outros. Outros compradores internacionais interessados em fazer parte do ABAV Buyers Club devem preencher seus dados nesta página do site da ABAV Expo.”
ÁGUAS DE PALMAS & SUSTENTABILIDADE
Para quem já esteve no hotel nos últimos meses, deve ter percebido, que todo o estacionamento está coberto por placas de energia solar. Sendo assim, o resort recebeu oficialmente o sistema fotovoltaico de geração de energia. Segundo o Gerente Geral do empreendimento, Ivan Cardoso: “Energia limpa e sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa, e ajudando preservar o planeta para as futuras gerações.”
Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas de todos, em todos os lugares. Os 17 Objetivos foram adotados por todos os Estados Membros da ONU em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceu um plano de 15 anos para alcançar os Objetivos. Todos os setores da sociedade devem se mobilizar para uma década de ação em três níveis: ação global para garantir maior liderança, mais recursos e soluções mais inteligentes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ação local incorporando as transições necessárias nas políticas, orçamentos, instituições e estruturas regulatórias de governos, cidades e autoridades locais; ação popular , incluindo jovens, sociedade civil, mídia, setor privado, sindicatos, academia e outras partes interessadas, para gerar um movimento imparável que impulsiona as transformações necessárias.
No cerne da década de 2020-2030 está a necessidade de ação para enfrentar a pobreza crescente, capacitar mulheres e meninas e enfrentar a emergência climática. Mais pessoas em todo o mundo estão vivendo vidas melhores em comparação com apenas uma década atrás. Mais pessoas têm acesso a melhores cuidados de saúde, trabalho decente e educação do que nunca. Mas as desigualdades e as mudanças climáticas ameaçam desfazer os ganhos. O investimento em economias inclusivas e sustentáveis pode desencadear oportunidades significativas de prosperidade compartilhada. E as soluções políticas, tecnológicas e financeiras estão ao nosso alcance. Mas uma liderança muito maior e mudanças rápidas e sem precedentes são necessárias para alinhar essas alavancas de mudança com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Leia ainda: G20 do Turismo lançam manifesto – Reforma Tributária em prol do Turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentam o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Sejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!
Relatório Abracorp aponta crescimento de 23% na hotelaria
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Expo Turismo Paraná recebe as principais entidades do trade regional e nacional
Mais pessoal, horas extras e ampliação no prazo para renovação de vistos
18ª Edição do Festival das Cataratas supera todas as expectativas
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Começa em Foz do Iguaçu uma das principais feiras de turismo do Brasil
Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho
O ser humano, após perder o endereço de Deus, perdeu o de si mesmo
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário