ECOTURISMO
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo pela Revista Forbes. No “Índice de Ecoturismo”, que ranqueia os países com base na avaliação da biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, e na sustentabilidade destes destinos, composto por 50 países, o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100, bem à frente do México, que ficou na segunda colocação com 86 pontos. De acordo com a Forbes, o Brasil foi o país com maior biodiversidade entre todos os destinos pesquisados, “com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O ranking ainda ressalta que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui oito sítios com título de patrimônio mundial natural da Unesco.
A plataforma cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no estado do Amazonas, que possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirmou o levantamento. A avaliação segue rígidos critérios. Além do número de espécies animais e vegetais, o número de espécies protegidas, o número de sítios patrimônios da Unesco, também são consideradas as emissões de gás carbônico e a qualidade do ar, entre outros pontos. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).
CONSELHO NACIONAL DE TURISMO
Está no Diário Oficial da União o decreto que dispõe sobre o Conselho Nacional de Turismo, órgão colegiado de assessoramento superior, integrante da estrutura regimental do Ministério do Turismo. O decreto define o que compete ao Conselho, cujo objetivo é assessorar o Ministro do Turismo na avaliação da Política Nacional de Turismo e de planos, programas, projetos e atividades de estruturação, promoção e incentivo ao turismo. Com a reformulação do Conselho, serão, ao todo, 93 conselheiros que tomaram posse para ajudar a traçar os rumos do setor. A primeira reunião foi marcada para o dia 19 de agosto, onde estarão muitos caciques e raríssimos índios.
Com o objetivo de propor normas para a adequação do ordenamento jurídico brasileiro, para a melhoria do ambiente de negócios e para a defesa do consumidor da atividade turística, o Conselho Nacional de Turismo será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Ministério do Turismo, que o presidirá; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Cultura; Ministério da Defesa; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Igualdade Racial. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Ministério das Mulheres; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério de Portos e Aeroportos; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério dos Transportes; Agência Nacional de Aviação Civil – Anac; Banco da Amazônia S.A.; Banco do Brasil S.A.; Banco do Nordeste do Brasil S.A.; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES; Caixa Econômica Federal; Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero; Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa; Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac; Serviço Social do Comércio – SESC; Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur; Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – Anseditur; Confederação Nacional dos Municípios – CNM; Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
Como se fosse pouco o nove dedos ter colocado todos seus ministérios, ainda fazem parte, 48 de organizações da sociedade civil legalmente constituídas, que atuem no turismo, contempladas por agências, operadoras de turismo e cruzeiros; meios de hospedagem; lazer e entretenimento; eventos e promoção de destinos; alimentação fora do lar; transportes turísticos; segmentos turísticos de oferta e de demanda; organizações de trabalhadores e de profissionais do turismo, como guias de turismo e turismólogos; organizações patronais; academia, estudos e pesquisas; comunicação e mídia; e organizações da sociedade civil que atuem no turismo e representem segmentos da sociedade brasileira, como os povos indígenas, os povos e as comunidades tradicionais, a comunidade LGBTQIA+, as pessoas com deficiência, os agricultores e empreendedores familiares, e os movimentos sociais, como o movimento de mulheres e o movimento negro.
TURISMO & EVENTOS
A indústria do turismo movimenta todos os setores da sociedade. Tanto que o setor de eventos de cultura e entretenimento foi um dos maiores geradores de empregos no país no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base em dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência. No saldo acumulado entre janeiro e junho, o segmento teve um crescimento de 42,3%, enquanto outras áreas como agropecuária (-1,9%), construção civil (-8,7%) e indústria (-37,4%) registraram decréscimo no período. O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. Foram geradas 12.348 vagas de empregos, com crescimento de 42% sobre mesmo período de 2022 (8.676). Só no mês de junho foram 4.095 vagas, melhor resultado mensal desde o início da pandemia.
“Todos estes segmentos que fazem parte do core business estão com nível superior médio de 10,9% ao registrado em 2019, portanto em um cenário pré-pandemia. Estes resultados refletem a importância do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que permitiu uma rápida retomada do setor após o longo período de paralisação provocado pela pandemia”, disse Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape. A estimativa de consumo no setor chegou a R$ 57 bilhões no primeiro semestre, resultado 14,4% superior ao mesmo período de 2022 (R$ 49 bilhões). Em junho, o índice foi de R$ 9,6 bilhões, o melhor mês desde que a série histórica deste indicador iniciou em 2019.
ENCATHO & EXPROTEL
Terminou na última quinta-feira no CentroSul em Florianópolis, o 34º Encatho & Exprotel, o maior encontro hoteleiro do sul do Brasil! Com o tema “Pessoas, Gestão e Experiências”, o evento é um marco na indústria turística, reunindo especialistas, empresários e profissionais para discutir as últimas tendências e soluções para o setor. O Encatho & Exprotel é conhecido por sua abordagem única, oferecendo uma programação rica em conhecimento e oportunidades de negócios. Palestras, painéis de discussão e workshops foram ministrados por especialistas renomados compartilharão insights valiosos sobre as principais questões que impactam a hotelaria e o turismo atualmente. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender, se inspirar e aprimorar suas práticas de gestão, marketing, tecnologia e sustentabilidade. O Encatho & Exprotel é uma iniciativa que visa capacitar os profissionais do setor hoteleiro, impulsionar a inovação e fortalecer a indústria em Santa Catarina e no Brasil. Está comprometido em proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes.
SOLUÇÕES & INOVAÇÕES
Um dos destaques do evento, contou com a presença de mais de 50 expositores, apresentando produtos e serviços inovadores que puderam fazer a diferença nos estabelecimentos hoteleiros. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão as últimas novidades em tecnologia, sustentabilidade, enxovais, amenities, mobiliário, destinos turísticos e muito mais. A interação com fornecedores e especialistas do setor permitiu aos visitantes explorar novas parcerias e soluções para aprimorar a experiência dos hóspedes. Juliana Bossi Castro, uma das responsáveis pelo Encatho & Exprotel, ressaltou a relevância da feira: “A Exprotel é um espaço estratégico para os empreendedores que buscam inovação e diferenciação no mercado. É uma oportunidade única de estabelecer contatos, conhecer produtos de alta qualidade e encontrar soluções sob medida para cada negócio”.
CAPACITAÇÃO & QUALIFICAÇÃO
O 34º Encatho & Exprotel representou um marco na busca pelo desenvolvimento e crescimento do setor hoteleiro catarinense. Com uma programação diversificada e temas relevantes, o evento conectou profissionais, compartilhou experiências e fortaleceu parcerias para o futuro da hotelaria. Josiane Castilhos, uma das mentes brilhantes por trás da programação, resumiu o amplo trabalho para criar uma programação de sucesso. “Reunimos os melhores conteúdos e temas relevantes para que o participante obtenha o máximo de aprendizado e aplicabilidade imediata em seus negócios”.
CADASTUR
Fica claro que a indústria do turismo é imensa e que, se tratada com o devido respeito que merece, seria simplesmente gigantesca. Tanto que, embalado imensamente pelo governo anterior, o Cadastur teve um crescimento de 57% no número de estabelecimentos turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), nos últimos quatro anos. Fechando o primeiro semestre de 2023, a plataforma marcou 153.415 estabelecimentos cadastrados. O Cadastur é conhecido por atuar diariamente para promover a regularização de todos os estabelecimentos turísticos do país. Algumas atividades turísticas demonstraram maior crescimento, como as Agências de Turismo registrando 38.709 cadastrados, acompanhado de Guias de Turismo, com 31.947 e Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares com 25.944. Em relação aos serviços registrados pelo país, São Paulo lidera o ranking dos estados (34.050), seguido por Rio de Janeiro (22.787) e Minas Gerais (11.282). O Cadastur é uma plataforma democrática que possibilita o turista consultar informações de: guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Para esses serviços turísticos é obrigatório a regularização no Cadastur. Também de forma optativa, podem se cadastrar: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento, lazer e parques aquáticos, bem como de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva e, ainda, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
AEROPORTO DE BLUMENAU
Vale lembrar que o governo do Estado de Santa Catarina vai investir cerca de R$ 7 milhões no Aeroporto de Blumenau (SC), que receberá voos comerciais da Azul durante a próxima edição da Oktoberfest. Os recursos serão disponibilizados por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, em convênio firmado com a prefeitura de Blumenau, que entrará com uma contrapartida de R$ 751 mil do valor total. Entre as intervenções estão a troca de pavimento, ampliação das pistas de pouso e decolagem e obras que visam ampliar a capacidade estrutural do aeroporto para receber mais voos e garantir maior comodidade e segurança para os usuários do terminal. O investimento anunciado na última sexta-feira (4) soma-se à obra de implantação do balizamento noturno com sistema PAPI, gerador e indicador da direção do vento iluminado e construção do cercamento do aeroporto, que permitirá a operação de voos diurnos e noturnos. Esta obra já está em andamento e foi viabilizada por meio de convênio entre o Estado e o município com repasse de R$ 4 milhões. Somando-se os investimentos realizados até agora, o Aeroporto de Blumenau receberá R$ 11 milhões em melhorias.
Azul amplia operação no aeroporto de Blumenau. A operação será realizada com aviões Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove lugares. Entre os dias 6 e 23 de outubro, a região receberá ao menos um voo por dia a mais entre o Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP) e Navegantes, sempre às quintas, sextas, sábados, domingos e segundas. Partindo de Belo Horizonte para Navegantes, os voos acontecerão sempre às quintas, sextas e domingos. Os voos que partem de Porto Alegre serão às segundas, quartas, sextas e domingos. O mesmo vale para o sentido contrário. Outra opção é o Aeroporto Regional de Blumenau, que contará com operação regular durante a celebração da Oktoberfest, com voos saindo de Curitiba e Congonhas. Os trechos para Navegantes já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da Azul, enquanto os que conectam a Blumenau serão vendidos a partir da próxima terça (8/8).
AZUL NA SERRA GAÚCHA
Da mesma forma e oportunista como sempre, após colocar dezenas de voos a disposição para a Oktoberfest, (confira minha coluna anterior), a Azul Viagens também ampliará a oferta de voos dedicados para a Serra Gaúcha durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Serão oferecidos 19 voos semanais partindo de nove mercados de origens para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), um incremento de 103% comparando com o mesmo período de 2022. A companhia operará esses voos saindo de Belo Horizonte, Brasília, Uberlândia, Goiânia, Congonhas, em São Paulo, além de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Bauru, no interior paulista. A operadora celebra os resultados obtidos no Estado. Ao todo, a Serra Gaúcha recebeu mais de 19.500 clientes embarcados pela Azul Viagens no ano passado, um aumento de 81% relacionado a 2021. No mês de julho, mais de 5.300 clientes embarcaram para o destino, o que representa uma alta de 114% comparando com julho do ano anterior.
“A Azul é nossa cliente número um, premiada no Troféu Infinito, e hoje traz notícias muito boas. Estou muito feliz pela parceria e empolgada com a oportunidade de vender cada vez mais a serra. Hoje, o fluxo é regional em sua maioria, e o foco dos voos da Azul para Porto Alegre permitirá aumentar a permanência e ampliar o consumo”, diz Adriana Brocker Boeira Guimarães, CEO da Brocker. “Hoje, a Azul responde por 35.5% do transporte de turistas para o Rio Grande do Sul. É protagonista no estado, junto com a Brocker. O potencial é muito grande para o crescimento do fluxo turístico e é muito importante trabalhar os voos dedicados para ampliar a oferta. Há a compreensão da relevância do destino hortênsias para o estado. A ideia é manter o fluxo, ampliar o ticket com muitas ações de comunicação e a parceria continua com o estado”, concluiu o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodrigues.
RESORT WEEK
Criada em setembro de 2021 pela RESORTS BRASIL, a RESORT WEEK é uma campanha que não apenas convida os viajantes a explorar o luxo dos resorts brasileiros, mas também desempenha um papel crucial na promoção do setor de turismo em todo o Brasil. A campanha
Chega agora a sua 5ª Edição e ocorrerá entre os dias 10 e 16 de agosto de 2023. São mais de 25 resorts participantes da campanha, distribuídos por 11 estados brasileiros. As ofertas dos resorts podem ser consultadas AQUI. A Resorts Brasil é uma associação que reúne 68 resorts pelo país. Sua missão é promover o turismo e a hospitalidade no Brasil, contribuindo para o crescimento sustentável do setor. Para mais informações sobre a associação consulte www.resortsbrasil.com.br. Confira a lista de resorts que participam da Resort Week.
APLICATIVO GTA ASSISTANCE
A GTA lançou sua mais nova ferramenta. Viajantes que comprarem seguro viagem com a empresa terão agora acesso a um aplicativo exclusivo que reúne uma série de facilidades. “Pelo app, o passageiro poderá agendar consultas, requisitar atendimento e até fazer tarefas mais burocráticas como enviar documentos necessários para eventuais reembolsos”, conta o presidente da empresa, Celso Guelfi. De acordo com o executivo, a plataforma estava nos planos da empresa há algum tempo e facilitará a utilização dos serviços. Para fazer o viajante conhecer o novo aplicativo, a GTA reforça o tema na Academia de Treinamentos e colocará seus executivos em suas mais de 780 visitas diárias para difundir a tecnologia também. A companhia aproveita a feira ainda para lançar a promoção de Dia dos Pais, na qual todo produto comprado será entregue em dobro. A promoção vale por 30 dias.
Leia ainda: Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart
Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!
Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário