BRASILEIROS NOS EUA
New York Times Square Foto Divulgação Visit New York
Torna-se repetitivo mais é fato! Constantemente os turistas brasileiros tem batido recorde em viagens ao exterior. Enviamos mais e gastamos muito mais do que recebemos. Somente a Torre Eifel recebeu mais turistas esse ano do que todo o Brasil recebe em um ano. E essas diferenças que perpetuam sem solução são apenas discursos eleitoreiros tanto da Embratur como Mtur, que não conseguem mudar essa realidade. Temos belezas sem fim, mas não temos conectividade, os preços das passagens aéreas são absurdas e a nossa segurança pública é caótica. Um pequeno exemplo é o Rio de janeiro. Para ser ter uma ideia, o Brasil enviou cerca de 147,6 mil passageiros para os EUA somente em outubro, um crescimento de 36% em relação ao enviado em outubro de 2022 (108,5 mil mil passageiros). Já com relação a 2019, quando 162,e mil brasileiros ou viajantes que partem do Brasil visitaram os EUA em outubro, a queda é de 9%. Agora com relação diretamente ao mês anterior (setembro de 2023), quando 140 mil brasileiros visitaram os EUA, a variação positiva é de cerca de 6%.
A chegada de turistas aos Estados Unidos cresceu 16,9% em outubro, em relação ao mesmo período de 2022. Foram 4,77 milhões de viajantes aéreos, alcançando os 88,5% dos níveis pré-pandemia. Os dados são do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO), que revelou ainda as maiores movimentações de/para EUA: Canadá (2,49 milhões), México (2,4 milhões), Reino Unido (1,9 milhão), Alemanha (1,04 milhão) e França (869 mil). Já os embarques de passageiros aéreos internacionais de/para os EUA (chegadas e partidas) totalizaram 20,3 milhões em outubro de 2023, um aumento de 16,7% em relação a outubro de 2022, com embarques atingindo 101,4% do volume pré-pandemia. Já as chegadas de visitantes estrangeiros totalizaram 2,98 milhões em outubro, o oitavo mês consecutivo em que a cifra supera os 2 milhões. As chegadas de visitantes estrangeiros em outubro atingiram 84% do volume pré-pandemia. A ligação com a Europa chegou a 6,58 milhões de passageiros, um aumento de 13% em relação a outubro de 2022, queda de apenas 3,8% em relação a outubro de 2019. América do Sul/Central/Caribe totalizaram 4,2 milhões, alta de 16% em relação a outubro de 2022 e de 16,6% em relação aos níveis pré-pandemia. A Ásia, por sua vez, totalizou 2,23 milhões de passageiros, alta de 67,5%, mas queda de 27% em relação a outubro de 2019.
PRINCIPAIS PORTAS DE ENTRADA NOS EUA
Nova York (2,89 milhões), Los Angeles (1,95 milhão), Miami (1,79 milhão), Newark (1,28 milhão) e San Francisco (1,24 milhão) foram as principais portas de entrada de visitantes em outubro de 2023. No caminho inverso, as principais portas de entrada de norte-americanos no nono mês do ano foram: Londres/Heathrow (1,58 milhão), Toronto (1 milhão), Paris (825 mil), Cancún (750 mil), e Frankfurt (665 mil). Na ponta do lápis, o Brasil é hoje o sétimo maior mercado internacional emissor de turistas para os Estados Unidos, atrás de Coréia do Sul, China, Japão, Reino Unido, México e Canadá. No ano passado, 1,225 milhão de turistas brasileiros visitaram os EUA, um aumento de 412% em relação a 2021, mas ainda uma queda de 41% em relação aos mais de 2 milhões de brasileiros de 2019. E em janeiro de 2023, o fluxo entre os dois países segue acelerado.
BRASILEIROS NA ARGENTINA
Para nós, que moramos aqui no Sul (Florianópolis) e com a presença das lows costs, passar o final de semana em Buenos Aires é no mínimo 50% mais barato do que ir a São Paulo, Nordeste e até mesmo Porto alegre. Nos últimos anos, as oscilações nas taxas de câmbio entre real e o peso têm nos favorecido muitíssimo e a Argentina, no quesito turismo, está séculos a nossa frente. Investem bem e pesado, presença constante em todos os cantos do mundo. Se você souber onde ir e o que comprar em Buenos Aires ou demais cidades turísticas, literalmente você “faz a mala”. Agora, se você andar onde o “padre passa” onde se explora o turista brasileiro, não vale a pena. A desvalorização do peso argentino pode influenciar o planejamento de turistas brasileiros que pretendem viajar e fazer compras na Argentina. Itens como roupas, eletrônicos e produtos locais podem ser, de fato, muito mais baratos. Buenos Aires não é só Puerto Madero. Aventure-se e divirta-se. O que você não pode e nem deve fazer na Argentina é usar o seu cartão de crédito. Com a previsão da dolarização daquela economia, leve sempre dólares, e de preferencia, notas menores que as tradicionais U$ 100,00. Todos aceitam a moeda americana e pagam bem.
ARGENTINA & OPERADORAS DE TURISMO
Vale comentar que à Argentina, por meio do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), realizou um webinar sobre Viagens de Incentivo para mais de 120 operadoras e agentes de viagens na América Latina. Através do seminário online foi destacada a vasta oferta turística do país e apresentadas experiências nos diferentes cenários naturais dos nossos destinos. Neste sentido, foi dada ênfase à Rota Natural, que mostra as variadas propostas da Argentina em torno da natureza. Da mesma forma, foram fornecidas informações detalhadas sobre os locais dos eventos para que os viajantes internacionais possam complementar suas viagens. Iguaçu – destino conhecido pelas mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu -, Mendoza, Salta e Bariloche foram alguns dos destinos que mais despertaram interesse entre os participantes.
TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Ainda sobre o assunto, vale comentar que a movimentação de passageiros no mercado internacional da aviação civil brasileira superou pela primeira vez os níveis pré-pandemia. Em outubro, 1,9 milhão de passageiros embarcaram ou desembarcaram de voos internacionais, um aumento de 2,3% em relação aos 1,8 milhão de passageiros em outubro de 2019. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é de 27%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A demanda internacional teve um aumento de 1,2% em relação a outubro de 2019, enquanto na comparação com outubro de 2022 o crescimento foi de 21,8%. Já a oferta internacional teve um aumento de 23,2% em relação a outubro de 2022. Já a demanda doméstica por voos em outubro teve um aumento de apenas 4,7% em relação ao mesmo mês em 2022 e uma redução de 3,9% em relação a outubro de 2019.%. A oferta doméstica, por sua vez, teve um “aumento” de 0,3% comparado a outubro de 2022 e uma redução de 2,3% em relação a outubro de 2019.
TURISMO E O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
O Turismo foi identificado como um motor-chave da recuperação econômica e do crescimento global em novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Enquanto os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam para uma recuperação de 95% do número de turistas pré-pandemia até o fim do ano, no melhor cenário, o relatório do FMI descreve o impacto positivo que a rápida recuperação do setor terá em certas economias em todo o mundo. De acordo com o World Economic Outlook (WEO), estima-se que a economia global cresça 3% em 2023 e 2,9% em 2024. Embora este valor seja superior às previsões anteriores, está abaixo da taxa de crescimento de 3,5% registrada em 2022, apontando para os impactos contínuos da pandemia e da invasão russa da Ucrânia, bem como o alto custo de vida. O relatório analisa o crescimento econômico em todas as regiões do mundo, ligando o desempenho a setores-chave, como o turismo. Em particular, as economias com grandes forças para o Turismo mostram uma forte resiliência e níveis robustos de atividade econômica. Mais especificamente, os países onde o turismo representa uma percentagem elevada do PIB registraram uma recuperação mais rápida dos efeitos da pandemia em comparação com economias onde o turismo não é um setor significativo. “A forte procura alimentou economias focadas no Turismo – incluindo grandes destinos como França e Espanha”, informou o FMI. O turismo internacional está no bom caminho para atingir 80% a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. As perspectivas para o período de setembro a dezembro de 2023 apontam para uma recuperação contínua. O relatório prevê aumento na procura e na conectividade aérea, especialmente na Ásia e no Pacífico, onde a recuperação ainda é moderada.
URUGUAI – IMPOSTO ZERO PARA TURISTAS
O Ministério do Turismo do Uruguai lançou oficialmente a Temporada 2023-2024, em um evento aberto ao público em La Paloma, cidade litorânea localizada no departamento de Rocha. A cerimônia contou com a presença do presidente Luis Lacalle Pou e diversas autoridades governamentais, representantes do setor privado e membros da imprensa nacional e estrangeira. Durante o lançamento, o Ministro do Turismo, Tabaré Viera, anunciou uma iniciativa especial voltada para os turistas estrangeiros: isenção de IVA em hospedagem no país, de 15 de dezembro até 31 de março. Além disso, o ministro destacou as medidas adotadas para promover o turismo interno, incluindo a extensão do benefício de isenção de IVA para hotéis para os uruguaios. Também foi anunciado um novo subprograma chamado “Turismo Para Todos”, que oferecerá um subsídio de 50% em acomodações para trabalhadores com renda igual ou inferior a 50 mil pesos uruguaios. Esse programa visa incentivar estadias de cinco dias de domingo a quinta-feira em hotéis registrados no Ministério de Turismo. O ministro ressaltou o crescimento significativo no número de visitantes ao país, com mais de 2.769.734 turistas até o final do terceiro trimestre. O Brasil, como um mercado prioritário, registrou 150.007 visitantes até o final do terceiro trimestre, registrando a melhor cifra em uma década.
TERROIR WINE EXPERIENCE & CASTELO SAINT ANDREWS
A Miolo Wine Group desembarca em Gramado nos meses de novembro e dezembro para participar do Terroir Wine Experience do Castelo Saint Andrews. Nas degustações, que acontecem todas as sextas-feiras na premiada Adega Gourmet, os participantes têm a oportunidade de conhecer na taça quatro rótulos, um de cada terroir onde a Miolo produz, sendo eles: Miolo Cuvée Espumante Nature (Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos), Miolo Wild Trebbiano (Santana do Livramento – Campanha Central), Miolo Single Vineyard Syrah (Casa Nova – Vale do São Francisco) e Miolo Single Vineyard Touriga Nacional (Candiota – Campanha Meridional). Aberta ao público, sem a necessidade de ser hóspede do hotel, a experiência permite aos apreciadores dar um giro pelo Brasil vitivinícola, degustando quatro diferentes terroirs em uma adega pentacampeã pela Wine Spectator, como uma das melhores cartas de vinhos do mundo. Com cerca de 2 mil rótulos, a adega climatizada tem um acervo de raridades do mundo do vinho, o que inspirou o projeto. “Mais do que um evento dedicado ao vinho, o Terroir Wine Experience passou a ser um produto muito atrativo. O projeto se consolidou como uma importante ferramenta de divulgação para as vinícolas do Brasil, um mercado com enorme potencial de crescimento e no qual acreditamos muito”, explica Evandro Segato, sommelier e sócio do Terroir Wine Experience.
De taça em taça, a Miolo chega aos 34 anos como a vinícola brasileira com maior presença no mundo, exportando para mais de 30 países de todos os continentes. É o maior exportador de vinhos finos do Brasil. De 30 hectares em 1989, a Miolo cultiva hoje, cerca de 1.000 hectares de vinhedos em quatro terroirs brasileiros: Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha), Seival/Candiota (Campanha Meridional), Almadén/Santana do Livramento (Campanha Central) e Terranova/Casa Nova (Vale do São Francisco), sendo a única empresa do setor genuinamente brasileira com atuação em quatro diferentes regiões produtoras. Durante mais da metade desta trajetória, a Miolo sempre esteve presente brindando o Natal Luz. Aliás, o Miolo Cuvée é o espumante oficial da maior festa natalina do Brasil. Com uma produção anual de cerca de 12 milhões de litros, é a marca que detém o maior portfólio de rótulos verde amarelos, exibindo centenas de prêmios conquistados no mundo inteiro. O pioneirismo na elaboração dos vinhos se estendeu para o enoturismo, onde a marca gera experiência, aproximando e formando novos apreciadores da bebida. Assim é no Vale dos Vinhedos com o Wine Garden Miolo, assim é no Vale do São Francisco com o Vapor do Vinho pelo Velho Chico, onde a Miolo transformou o sertão em vinhedo. Este mesmo espírito empreendedor que fez da pequena vinícola familiar a maior produtora de vinhos finos do Brasil em apenas 34 safras, é que move gerações e aproxima quem sonha de quem quer fazer.
FESTURIS & LIVROS
Na última sexta-feira, dia 17, o Festuris, o grande evento de negócios turísticos das Américas, entregou à Secretaria de Estado da Cultura 2100 mil livros arrecadados durante a edição de 2023. A gerente de operações do Festuris, Vânia Oliveira, representou o Festuris na entrega dos livros. A entrega das doações ocorreu no estande da AFEET, durante a 35ª Feira Internacional de Turismo de Gramado. O objetivo da ação é ajudar na reconstrução das bibliotecas gaúchas atingidas pelas enchentes. Durante a Feira do Livro de Gramado, realizada recentemente, foram arrecadados livros pela Secretaria Municipal da Cultura e Biblioteca Municipal Cyro Martins. Foram 258 obras entregues no estande da AFEET, no Festuris. “A gente acredita na literatura como um fator transformador. Transforma olhares, cria pessoas mais passíveis de escolhas”, ressalta Ricardo Reginatto, secretário municipal da Cultura de Gramado. Ele considera a ação muito válida e importante para as comunidades atingidas pelos temporais.
BLACK FRIDAY ENCHATO & EXPROTEL
Só termina no próximo dia 30 de novembro o Black Friday para o Encatho & Exprotel! São condições mega especiais para que você faça parte do maior encontro da hotelaria e do turismo no Sul do país. A próxima edição do Encatho & Exprotel será ainda mais especial, já que comemora 35 edições. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO & EXPROTEL será realizado de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Com tema central “Indústria 5.0: tecnologia, turismo e hotelaria”, o evento traz conteúdo de vanguarda e temas atuais para atualizar o mercado e preparar a mão de obra e os empreendimentos para a arte do bem receber.
Leia ainda: Brasil, turismo e sustentabilidade – Um provedor de soluções baseadas na natureza
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
CVC – Para quem quer viajar o momento é agora!
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem
Começa em Gramado o 35º Festival Internacional de Turismo
Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas
Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante
Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro
Santa Catarina é top 100 em certificação internacional de turismo
Hora de viajar – Descontos de 50% para viagens nacionais e internacionais
Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário