Festival das Cataratas se prepara para sua 19ª edição em Foz do Iguaçu
FESTIVAL DAS CATARATAS
Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição em Foz do Iguaçu
O Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição onde o trade de turismo nacional e internacional se encontrarão em Foz do Iguaçu. O evento, considerado um dos maiores do turismo nacional, acontece de 5 a 7 de junho. Entre os participantes estão: Europamundo, Ekatours, Playa Resorts, VIPAC, Catalonia, Ilhas Cayman, Iberostar, República Dominicana, Sergipe, ASSIST CARD, Costão do Santinho… O público do Festival das Cataratas ainda poderá acompanhar palestras ministradas por Mohamed Amine que trará todos os detalhes sobre Marrocos, e na sexta-feira (7), às 17h, será a vez de Rafaela Gross Brown falar sobre os atrativos da Flórida. Paralelamente ao Festival, a Frt ainda irá promover outras ações durante o período do evento em Foz do Iguaçu, no DoubleTree by Hilton, envolvendo os agentes de viagens. Na quinta-feira (6), o Florida Day contará com apresentações de produtos e serviços relacionados ao destino, com a participação dos seguintes fornecedores: Visit Florida, Arkbeds, Hilton, Cruise America, Miami, Kissimmee, Visit St. Pete e Palm Beaches. Já na sexta-feira (7), o hotel sediará uma partida de futebol festiva com os parceiros pela manhã e, à noite, de um jantar apoiado por Sergipe. A Frt é responsável pela organização de nove caravanas de agentes de viagens: serão cinco terrestres, partindo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de outras quatro aéreas, com profissionais de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
CONFERÊNCIA DAS GOVERNANÇAS
Falando nisso, durante a programação paralela do Festival das Cataratas, Foz do Iguaçu (PR) receberá a Conferência das Governanças Regionais do Turismo da Macrorregião Sul. O evento será promovido no dia 6 de junho e tem como objetivo fortalecer a colaboração e a troca de experiências entre representantes do turismo de diversas partes do país. A iniciativa ocorrerá no Rafain Palace Hotel & Convention, e espera-se cerca de 150 representantes de Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de participantes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A conferência contará com a presença do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, que explanará sobre o tema “Ecossistema de Regionalização do Turismo”. Outro destaque da ação será o Espaço de Degustação Regional, onde os produtos típicos das regiões representadas pelas IGRs serão apresentados, promovendo um intercâmbio cultural e gastronômico.
ILHA BELA DE VOLTA AO FESTIVAL
O município paulista de Ilhabela, conhecido nacionalmente pelas exuberantes paisagens naturais e praias paradisíacas, é mais um destino confirmado no 19º Festival das Cataratas. A Secretaria de Turismo da cidade está focada em apresentar o calendário de eventos e as opções de turismo marítimo, como a temporada de baleias, os eventos nas praias, entre outras opções. Ilhabela é conhecida por suas praias paradisíacas, mas é muito mais do que que um destino de praia. Nos definimos como um destino de natureza, já que 94% da ilha é coberta por Mata Atlântica. O atrativo é presença frequente nas edições da feira de turismo e negócios. Conforme aponta o planejamento da Secretaria de Turismo, Ilhabela possui um calendário com cerca de 70 eventos esportivos, culturais e gastronômicos que agitam a ilha durante todo o ano. Entre os principais, está a Semana Internacional de Vela de Ilhabela durante o mês de julho, que é o maior evento de vela da América Latina. Entre junho e agosto, as baleias jubarte encantam os mares com pulos acrobáticos enquanto migram pela costa até a Bahia. “Uma das grandes marcas do nosso evento é essa variedade de atrações e destinos apresentados. Dizemos sempre que o Festival das Cataratas é uma vitrine e que reúne os interessados em fazer o turismo do Brasil crescer cada vez mais”, disse Paulo Angeli, idealizador do Festival.
ENCATHO & EXPROTEL
À medida que se aproxima a 35ª edição do Encatho & Exprotel, marcada para acontecer de 23 a 25 de julho no CentroSul em Florianópolis, a ABIH-SC anuncia que rrestam poucos espaços disponíveis para a Exprotel! A Exprotel, conhecida por reunir os principais players da indústria hoteleira, oferece um espaço único para networking, aprendizado e exposição de produtos e serviços inovadores. Com a proximidade do evento e a divulgação de toda programação, a demanda por espaços de exposição atingiu níveis elevados. Segundo Juliana Bossi, responsável pelo evento, para aqueles que ainda desejam participar como expositores, há uma oportunidade de garantir um lugar no evento.
“Ainda existem poucos espaços disponíveis. Essas últimas vagas são uma chance valiosa para empresas apresentarem suas soluções, produtos e serviços para um público altamente qualificado, composto por gestores, profissionais e tomadores de decisão do segmento”. Para além dos espaços de exposição, a Exprotel 2024 também oferece oportunidades para empresas interessadas em patrocinar o evento. Os pacotes de patrocínio são projetados para fornecer visibilidade adicional e benefícios exclusivos. A Exprotel é conhecida por impulsionar negócios, fomentar parcerias estratégicas e promover a troca de conhecimentos entre os profissionais do ramo. Ao associar uma marca ao prestígio da Exprotel, as empresas podem fortalecer sua imagem e posicionamento no mercado hoteleiro. NÃO PERCA essa oportunidade! Entre em contato agora mesmo e confirme sua participação!
HOTELARIA BRASILEIRA
A hotelaria brasileira tem se destacado pela recuperação notável em 2023, conforme revela uma pesquisa da HotelInvest em parceria com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). O estudo, que abrange as principais capitais do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Manaus, apresenta dados significativos sobre a melhora do setor. Em comparação com o ano anterior, 2023 apresentou um crescimento expressivo no desempenho dos hotéis brasileiros, com um aumento de 20% na receita por quarto disponível (RevPAR). Diferente de 2022, quando poucas capitais superaram a receita de 2019, este ano nove das dez capitais analisadas conseguiram atingir esse marco. “Apesar do crescimento em 2023, houve uma desaceleração ao longo dos trimestres. Para 2024, esperamos um aumento mais modesto tanto na ocupação quanto na diária média, devido a esse movimento observado no ano passado. A continuidade da queda de juros, o aumento dos investimentos e da renda são fundamentais para esse crescimento.”, comenta Cristiano Vasques, da HotelInvest.
O estudo também aponta que o setor hoteleiro brasileiro prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões até 2028, um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior. Isso resultou na assinatura de contratos para 137 novos hotéis nos próximos quatro anos, totalizando aproximadamente 21.863 quartos em diferentes segmentos. “O aumento no número de contratos para novos hotéis até 2028 reflete a confiança contínua dos investidores no mercado hoteleiro brasileiro, apesar dos desafios recentes. No entanto, é importante notar que, embora as receitas tenham superado os níveis pré-pandêmicos em várias capitais este ano, o aumento dos custos de construção nos próximos anos representa um desafio significativo. É necessário recuperar perdas, saldar dívidas e estabilizar o fluxo de caixa dos empreendimentos, dramaticamente afetados pela pandemia”, explica Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB. CONFIRA AQUI aqui o estudo completo.
ABAV EXPO 2024
Em conversas com a Vice presidente da ABAV NACIONAL, Conceição Junckes, durante a BNT Mervcosul em Balneário Camboriú, a Abav Nacional abriu o credenciamento para a 51ª Abav Expo, que este ano tem como destino anfitrião Brasília, no Distrito Federal. A feira acontecerá de 26 a 28 de setembro de 2024 no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O processo de credenciamento está aberto e é sou CLICAR AQUI. os interessados podem acessar a sua categoria de inscrição, que está dividida em sete: Agente de Viagens ABAV, Agente de Viagens, Trade Guia de Turismo, Imprensa & Profissionais de Mídia Digital Assessoria de Imprensa, Imprensa, Criador de Conteúdo/Influencer. Após o preenchimento do formulário, os pedidos serão analisados e confirmados pela organização do evento. O espaço é o maior centro de convenções da América Latina, com mais de 65 mil m² de área construída e localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília. A 51ª Abav Expo ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB, num total de 33.525m² de área. O CICB oferece uma infraestrutura completa para eventos corporativos, com suporte tecnológico, ambiente climatizado, mais de 129 salas modulares, sala VIP, lounges, estacionamento coberto, restaurante e cafeteria próprios, seis geradores de emergência.
CONSELHO MUNDIAL DE VIAGENS & TURISMO
Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a projeção é que o setor de viagens e Turismo gere 385,9 bilhões de dólares para o PIB da América Latina neste ano, superando o valor registrado em 2019, em mais de 6%. O setor deverá representar quase 18,2 milhões de empregos, ou seja, um em cada 12 empregos, no ano, para a região, conforme levantamento do Economic Impact Research (EIR). “A projeção para o setor de viagens e turismo na América Latina em 2024 é muito otimista; É um reflexo do enorme potencial da região para impulsionar o desenvolvimento económico e gerar oportunidades de emprego. O crescimento do turismo na América Latina não só excede os números anteriores à pandemia, mas também demonstra a resiliência e adaptabilidade do setor”, diz Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC. Já os gastos do viajantes deverão atingir 60,5 mil milhões de dólares, o que significa um crescimento de 5,5% em comparação com os níveis pré-pandemia, e quase 11% mais do que durante 2023. Já no mercado interno o WTTC pronta que os gastos cheguem a 226 mil milhões de dólares, ou seja, um aumento de 7,5% face a 2019.
Conforme o WTTC, em 2023 o Turismo representou 7,8% da economia regional, com uma contribuição económica de 367,4 mil milhões de dólares. A atividade também gerou com mais de 110 mil empregos adicionais do que o reportado em 2019, alcançando um total de 17,33 milhões em toda a América Latina. Os gastos com turismo internacional atingiram 54,5 mil milhões de dólares, enquanto os gastos com turismo interno representaram 219,7 mil milhões de dólares, ou seja, 4,5% acima do valor de 2019. Ao projetar o futuro da atividade na América Latina, o WTTC aponta que a região tem boas condições de crescimento econômico e oportunidades de carreira. Estima-se que até 2034 o Turismo na região contribuirá com 498 bilhões de dólares para a economia, o que representará 8,3% do PIB regional. Desta forma, representará um pilar para a geração de empregos, gerando postos de trabalho para cerca de 22,43 milhões de pessoas, ou seja, 9,6% da força de trabalho.
CONECTIVIDADE AÉREA INTERNACIONAL
Se nós já não temos conectividade nacional, imaginem então internacionais. Prova disso são os dados da Mabrian, empresa de inteligência turística que mostra o potencial de viagens das nações, posicionando-as em lugares de destaque no cenário global de viagens. A análise, baseada nos slots dos voos das companhias aéreas, acabou revelando uma evolução significativa no cenário da conectividade. O total de assentos aéreos para estes 10 países supera os 482,1 milhões, respondendo por 42% dos assentos aéreos internacionais globais no primeiro semestre. O estudo abrangeu as datas de viagem de 1º janeiro a 30 de junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. E neste caso, os progressos mais significativos na conectividade aérea ficaram entre Europa e a China. Especificamente, países europeus como Espanha, França, Itália, Reino Unido e os Países Baixos, que já não necessitam de visto de turista para viajar para a China, vêm registrando um aumento notável na conectividade, com 1,98 milhão de assentos aéreos ofertados (+190%).
Este aumento é apoiado pela recente medida anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China para incentivar o regresso do turismo europeu, permitindo a entrada de cidadãos de Espanha e de outros quatro países da União Europeia sem a necessidade de visto para estadias de até 15 dias. Os 10 principais países com melhor conectividade internacional são: Estados Unidos: 83.540.022 assentos; Reino Unido: 72.806.356 assentos; Alemanha: 53.650.569 assentos; Espanha: 53.402.095 assentos; Emirados Árabes Unidos: 41.829.422 assentos; França: 41.148.774 assentos Itália: 39.233.697 assentos; China: 35.125.071 assentos Turquia: 32.514.540 assentos; 10.Turquia: 28.851.733 assentos. O Brasil não aparece em nenhuma posição. “Conhecer antecipadamente o potencial dos mercados emissores em termos de conectividade aérea de saída é um fator chave para identificar onde estará a procura turística e as oportunidades mais relevantes para destinos e empresas turísticas a nível global. Porém, é sempre fundamental analisar cada destino especificamente”, disse Carlos Cendra, diretor de Marketing da Mabrian.
TURISMO E O PIB BRASILEIRO
Enquanto isso, aqui no Brasil, onde impera a incerteza, completo desgoverno e insegurança jurídica, uma nova pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou que turismo é diretamente responsável por apenas 1% do PIB brasileiro e gerador de cerca de 1,5 milhão de empregos, o que corresponde a 1,4% do total nacional de ocupações. A nova estimativa acaba sendo menor do que apontavam as pesquisas anteriores, que indicavam que o impacto direto do turismo no Brasil estava entre 2% e 2,5% do PIB. Com toda essa insegurança, preços abusivos das cias aéreas, falta de conectividade, como superar qualquer expectativa. Aqui nos rezamos para não piorar. Nossa única certeza é que hoje estamos melhores do que amanhã. Já os serviços de alimentação são a principal atividade econômica do setor, respondendo por 23% do valor adicionado bruto direto do turismo. Os serviços de hospedagem ficam em segundo lugar na geração de renda, com 17%. As atividades de transporte aéreo (12%), agenciamento de viagens (10%) e transporte terrestre (8%) também estão entre as principais geradoras de renda no setor. A economia do turismo é movimentada por três fontes de demanda. Embora frequentemente o turismo receptivo internacional esteja no centro das discussões nesta área, os turistas estrangeiros são responsáveis por apenas 10% da demanda do setor no Brasil. A maior parte da economia do turismo é movimentada pela demanda de brasileiros, incluindo o turismo doméstico e os serviços nacionais dedicados ao emissivo internacional. A pesquisa revelou ainda que a demanda turística ainda impacta diretamente pelo menos outras sete categorias de bens e serviços, incluindo comércio de combustíveis, aluguéis de imóveis e veículos, esportes, cultura e entretenimento.
De acordo com a pesquisa, quase metade da renda gerada pelo turismo (47%) é destinada ao pagamento de salários e benefícios aos trabalhadores. Os impostos abusivos comem 24% da renda gerada, as empresas recebem 16% e os rendimentos dos trabalhadores autônomos correspondem a 13%. O consumo de serviços turísticos nacionais pelas famílias brasileiras representa 52% da demanda turística no país. O turismo de negócios também é uma fonte muito relevante de demanda. O consumo de serviços turísticos pelas empresas nacionais responde por 38% da demanda turística total no país. As novas estimativas são baseadas sobretudo nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE e primam pela consistência dos resultados com as Contas Nacionais oficiais. O trabalho desenvolvido pelo professor Glauber Santos, do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT-USP), adotou um método para distinguir a demanda dos turistas do consumo dos residentes. Desta forma, o trabalho traz informações sobre a economia do turismo, considerando toda e somente a produção destinada a atender a demanda dos turistas.
6º FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS
o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, abriu as inscrições para o VI Fórum Nacional da Hotelaria, com o tema “A Era da Experiência”. O evento reúne profissionais e especialistas do setor para discutir as tendências, desafios e oportunidades que permeiam a indústria hoteleira. O evento será realizado no dia 16 de setembro no hotel Rosewood São Paulo. E além da programação de palestras e oportunidade de networking, proporcionará também verdadeiras experiências com welcome coffee, almoço e um coquetel de encerramento. Desde sua primeira edição em 2018, o Fórum Nacional da Hotelaria tem sido palco de debates e networking, atraindo um público diversificado de mais de 2000 pessoas ao longo de suas cinco edições anteriores. Grandes nomes já passaram pelos palcos do evento, como Ricardo Amorim, Max Gehringer, Zeina Latiff (XP), Luiz Pondé, Flavio Rocha (Riachuelo), Celso Athayde (CUFA), Carlos Alberto Sardenberg, entre outros, compartilhando insights e experiências.
A 6ª edição contará com nomes de destaque na programação como Maílson da Nóbrega, renomado economista, ex-ministro da fazenda e sócio da Tendências Consultoria, que apresentará a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”; Cristiano Vasques, especialista em consultoria turístico-hoteleira da HotelInvest, com a palestra “Panorama da Hotelaria Brasileira 2024/25: Tendências, análises e oportunidades”; Lúcia Helena Galvão, filósofa, escritora e palestrante, que abordará o tema “Leveza no Trabalho”; e Fábio Gandour, PhD em ciências da computação, foi cientista-chefe do laboratório da IBM Research Division no Brasil, que discutirá a relação entre inteligência artificial e hotelaria com a palestra “IA e Hotelaria: Será que elas se entendem?”. Complementando essa lista, a grade de programação do fórum aguarda ainda pela confirmação de outros grandes nomes. “Nosso evento foi cuidadosamente elaborado para oferecer uma experiência enriquecedora, estamos entusiasmados com a qualidade do conteúdo e a oportunidade de networking que o evento pode proporcionar aos participantes.” Comentou Orlando Souza, presidente executivo do FOHB. Segundo Beto Caputo, presidente do conselho de administração do FOHB: “O Fórum Nacional da Hotelaria é um evento único no calendário do setor, pois oferece uma programação de qualidade e relevância ímpares para os profissionais e interessados. A cada ano, buscamos trazer temas e palestrantes que enriqueçam e valorizem ainda mais nosso segmento, contribuindo para o crescimento e aprimoramento contínuo dessa indústria brasileira.” A 6ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria terá o apoio e patrocínio de diversas marcas de destaque, incluindo Anuga Select Brazil, B2B.reservas, CVC Corp, Equipotel, Friboi, Grupo R1, Harus, Nespresso, RenTV, Seara, Shift, TOTVS e Vega IT. Para inscrição CLIQUE AQUI.
CALÉNDÁRIO TURÍSTICO
Criado com o objetivo de divulgar os principais eventos turísticos do Brasil para auxiliar o viajante na hora de escolher o próximo destino e estimular as viagens pelo país, o Calendário Turístico Oficial do Brasil foi instituído e publicado nesta última quarta-feira (29) no Diário Oficial da União. O Calendário Turístico Oficial do Brasil será composto com base em informações a serem prestadas, voluntariamente, pelos municípios e incluirá todos os eventos que constarem dos calendários turísticos oficiais municipais, inclusive aqueles capazes de atrair visitantes, mas que não ocorrem todos os anos. Esse calendário só funcionará de fato se cada município/estado fizer a sua parte registrando seus principais eventos. Sem dúvidas é um ganho significativo para o turista que terá em um único local as informações para mapear destinos conforme seu interesse – religioso, gastronômico, folclórico, entre outros, além de, claro, ampliar e diversificar a oferta turística em nosso país, apresentado ao mercado interno e externo novas opções de destinos a serem visitados e conhecidos. Ainda segundo o texto da lei, os municípios poderão solicitar a inclusão de eventos no Calendário Turístico Oficial do Brasil a qualquer momento, ou poderão incluí-los diretamente, mediante senha, no endereço eletrônico que disponibilizará o calendário. Agora o calendário é lei, se será ativado e se irá funcionar, ninguém sabe, uma vez que só existe no Diário Oficial.
PROGRAMA ZURICH AIRPORT
Comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da indústria da aviação, a Zurich Airport Brasil implantou nos aeroportos de Florianópolis e Vitória um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). Antes disso, era necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais, no Aeroporto de Vitória. O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis, e nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Além dos aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil apenas outros dois aeroportos no país oferecem a solução, que entrou em funcionamento em março deste ano. Até o final deste ano, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, administrado pela Zurich Airport Brasil desde 19 de fevereiro, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.
“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. O programa conta com a adesão das principais companhias do país: Azul, Gol e Latam firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço desde o início do funcionamento. O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e Associação Brasileira de Aeroportos (ABR). “A jornada de descarbonização do setor aéreo é um compromisso amplo, que envolve companhias e aeroportos. Essa iniciativa da Zurich reflete a importância de uma complementação de ações com efeito imediato, para que o setor possa atingir o objetivo de neutralização de emissões até 2050. No caso das aéreas, jornada de descarbonização também inclui medidas como a revisão de rotas para ganho de eficiência e incentivo ao uso do SAF (Sustainable Aviation Fuel) no longo prazo”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro. Como resultado desta e de outras ações desenvolvidas para contribuir com o meio ambiente: os aeroportos do grupo foram reconhecidos com importantes prêmios de sustentabilidade.
Florianópolis e Macaé são, atualmente, os aeroportos mais sustentáveis do país em suas categorias (até 5 milhões e até 200 mil passageiros, respectivamente), de acordo com o Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC. Em nível internacional, os três aeroportos operados pela empresa – Floripa Airport (Santa Catarina), Vitória Airport (Espírito Santo) e Macaé Airport (Rio de Janeiro) alcançaram o nível 2 (Nível Redução) da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pela ACI (Airport Council International) A certificação também reconhece o inovador Carbon Flow, sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil, capaz de mapear a pegada de carbono e criar soluções para diminuir o impacto ambiental. “O compromisso dos aeroportos brasileiros concedidos com a sustentabilidade da aviação não só é reconhecido nas diversas premiações de entes regulados, em âmbito nacional e internacional, mas também nos investimentos realizados a médio e longo prazo feitos pelas concessionárias, por meio dos contratos de concessão, que priorizam, de forma perene, ações sob a ótica da agenda ESG nos aeroportos nacionais. A atuação por uma aviação mais sustentável é de todos nós da cadeia da infraestrutura aeroportuária mundial”, reforça o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho. A Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Na última edição do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da ANAC, os Aeroportos de Florianópolis e Macaé, também administrado pela Zurich Airport Brasil, conquistaram o primeiro lugar em suas categorias.
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