SEMINÁRIO LIDE 2024
A atratividade do turismo nacional e internacional ganhou destaque no Seminário LIDE – Turismo, que aconteceu na última sexta-feira (30), na Casa Lide, em São Paulo. Nomes como Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC Cruzeiros, Roberto de Lucena, secretário de turismo do estado de São Paulo e Luiza Helena Trajano, e Vinícius Lummertz. Sem dúvidas todos sabemos que o nosso Brasil possui um potencial imenso para se destacar no setor do turismo global, todavia, falta competência, uma vez que estamos a mercê do mais completo desgoverno e da mais absurda insegurança jurídica, onde até o X é bloqueado em terras tupiniquins, com às bênçãos daqueles que deveriam primar em defender a nossa soberana democracia. Já, de acordo com Vinicius Lummertz, chairman do grupo Wish, o país não tem demonstrado a ambição necessária para alcançar o topo.
Durante o Seminário LIDE 2024, Lummertz destacou que o Brasil deveria estar no top 5 mundial do turismo, mas atualmente não está atingindo esse objetivo devido a uma falta de visão e estratégia. Lummertz comparou o turismo a um sistema circulatório, enfatizando que, o setor precisa fluir continuamente, precisa de movimento constante para prosperar. “O turismo precisa circular, não pode parar”, afirmou ele. Além de todos os nossos percalços, o desafio atual, segundo Lummertz, é a lentidão e a falta de ação coordenada no setor. “Estamos demorando, nós estamos lentos”, observou ele. A solução proposta é o desenvolvimento e implementação de um programa nacional que aborde as questões logísticas e facilite a movimentação eficiente de turistas, promovendo um ambiente mais dinâmico e competitivo para o Brasil no cenário global.
FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO 2025
Fique atento, a Embratur publicou o edital para interessados na participação em feiras internacionais de turismo para o primeiro semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas AQUI e vão desta quarta-feira (28) até o próximo dia 11 de setembro. O certame selecionará co-expositores para um calendário de eventos que vai de 22 de janeiro até 16 de março de 2025. Os interessados irão disputar vagas para participar da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, de 22 a 26 de janeiro; da Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos, de 22 a 23 de fevereiro; da Vitrina Turística Anato, em Bogotá, na Colômbia, de 26 a 28 de fevereiro; da Bolsa Internacional de Turismo (ITB) de Berlim, na Alemanha, de 4 a 6 de março; e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, de 12 a 16 de março. As feiras são momentos importantes para a promoção do Brasil no exterior e a participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional. O edital da Embratur selecionará como co-expositores entidades da administração pública direta e indireta e empresas do trade de turismo. O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou espanhol e material de divulgação nestes idiomas e na língua nativa do país destino. A presença ativa nas redes sociais também conta. A oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para os mercados das feiras, como afroturismo, natureza, ecoturismo e aventura, sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia e povos indígenas também são diferenciais.
51ª ABAV EXPO
A Abav Nacional apresentou novos dados sobre a 51ª edição da Abav Expo, que acontece entre 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF. Em 2024, a feira ocupará mais de 30 mil metros quadrados, contando com 198 estandes representando aproximadamente 1,5 mil marcas. O evento espera reunir ainda mais de 30 mil participantes e deve injetar mais de R$30 milhões na economia de Brasília. Os números foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28), pela Abav Nacional e o Governo do Distrito Federal. Participaram da coletiva Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal, Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, e Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional. A diretora executiva, Jerusa revelou ainda que a feira contará com a presença de 22 países e 22 UFs nacionais, além de 15 municípios. Só Amazonas que não participa desta edição, mas o Manaus Cult estará representando o destino. Participam também 36 empresas operadoras e 120 compradores convidados (hosted buyers), sendo 60 internacionais, 20 do segmento Mice, 20 DMCs e 20 operadoras.
Com expectativa de reunir 30 mil participantes (dez mil por dia), Jerusa destacou que 46% do público do evento é formado por agentes de viagens, que contribuirão ainda para a venda futura do destino. A executiva também revelou que em média, as pessoas gastam cerca de mil reais por dia entre hospedagem e alimentação durante o período da feira. “Como a gente falou anteriormente, 80% dos produtos turísticos são comercializados por agentes de viagem e 46% da nossa feira é formado por agentes de viagem. Então é esse o potencial que a gente tem com a nossa feira. De realmente não só trazer os R$30 milhões de resultados imediatos, mas também de deixar um resultado futuro, porque o nosso visitante, que é o agente de viagem, vai vender esse destino posteriormente”, completou Jerusa. Como sempre fui um dos primeiros a fazer a inscrição para cobrir o evento e, como sempre, fui indicado pela própria ABAV/SC, endossando minha inscrição. Como se fosse pouco, a própria Vice-Presidente da Nacional, a catarinense Conceição Junckes, também fez a minha indicação. Somente hoje, depois de muito cobrar, uma vez que nós jornalistas também temos agenda, recebi resposta da Izabela Medeiros, que não tive o prazer de conhecer, da Abav Nacional, informando que: “Será um enorme prazer recebê-lo na feira. Infelizmente todas as vagas já estão preenchidas”. Quem te viu e quem te vê em ABAV! Preenchida por quem? Os jornalistas indicados pelas ABAVs estaduais não deveriam ser respeitados? As indicações não deveriam ser aceitas?
LEI GERAL DO TURISMO
Os deputados federais aprovaram, na última quarta-feira (28.08), o Projeto de Lei 1.829/2019, que atualiza e moderniza a Lei Geral de Turismo (Lei 11.771/ 2008). A proposta, considerada um marco histórico do setor. O texto resulta de um intenso diálogo entre o Ministério do Turismo, parlamentares e todos os segmentos do trade turístico nacional, adaptando o ramo a novas dinâmicas da atividade turística. A nova legislação prevê, por exemplo, que recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) sejam utilizados para a concessão de financiamentos a empresas aéreas, permitindo o adequado desempenho de suas operações no país. Define, ainda, a possiblidade de verbas do FNAC proporcionarem o custeio de iniciativas voltadas à produção de combustíveis de aviação renováveis no Brasil. Outro avanço é a inclusão na Lei do Mapa do Turismo Brasileiro, norteador de ações e programas do MTur e que era definido, até então, por portaria. A medida consolida o instrumento, que destina recursos preferencialmente para regiões turísticas e municípios integrantes da ferramenta, potencializando o modelo de gestão regionalizado e descentralizado do MTur.
TURISMO CÍVICO
O projeto também inclui o incentivo ao turismo cívico. A alteração determina ao MTur que, em articulação com sistemas e estabelecimentos de ensino público e privado, espaços considerados atrativos turísticos culturais e naturais – especialmente os que possuem acervos artísticos, arqueológicos, ecológicos e científicos – garantam visitação pública principalmente a estudantes, a título de experiências complementares, conforme regulamento a ser editado pelo Ministério. Segundo a proposta, Serviços Sociais Autônomos que oferecem produtos turísticos poderão se regularizar como prestadores no MTur. O ajuste vai possibilitar que entidades como o SESC mantenham estímulos ao turismo social, por meio de suas agências de turismo e meios de hospedagem. O texto permite, ainda, que guias de turismo conduzam veículos próprios no trabalho, entre outros avanços. A aprovação do projeto ocorre na esteira da entrega do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, fruto do diálogo com segmentos públicos e privados do Conselho Nacional de Turismo. O PNT tem como objetivo geral tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul, tornando o turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda. O CNT dispõe de uma nova composição desde dezembro de 2023, quando foram empossados 93 integrantes do colegiado.
TURISMO DE LUXO
Nesta quarta-feira, 4 de setembro, o empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC Turismo, GJP Hotéis e Resorts – que opera o Castelo Saint Andrews, na serra Gaúcha , subirá ao palco do CIC Connection para compartilhar sua trajetória de sucesso e insights sobre o turismo de luxo. O evento acontecerá no UCS Teatro, em Caxias do Sul, e promete reunir grandes nomes da gestão e do turismo. Paulus, que atualmente lidera uma campanha de promoção de experiências de luxo nas serras Gaúcha e Catarinense, trará seu conhecimento de mais de cinco décadas de atuação no setor para a palestra intitulada “Uma história de empreendedorismo e o turismo de luxo”, às 15h15, durante o Grande Evento de Gestão da Serra Gaúcha. O CIC Connection, que ocorre nos dias 4 e 5 de setembro no UCS Teatro, em Caxias do Sul, é um dos eventos mais aguardados do ano para profissionais de gestão e turismo. O evento contará com palestras inspiradoras de líderes e especialistas de diversos setores, proporcionando uma oportunidade única para networking e troca de conhecimentos. Guilherme Paulus, com sua vasta experiência na fundação e gestão de empresas de sucesso, como a CVC Turismo e GJP Hotéis e Resorts, promete enriquecer a programação com sua visão sobre o crescimento e o futuro do turismo de luxo no Brasil. Sua palestra abordará sua jornada empreendedora, destacando as estratégias e inovações que impulsionaram suas empresas para o sucesso no mercado competitivo de turismo.
Paulus também abordará sua mais recente iniciativa: uma campanha que promove experiências de luxo nas belas serras Gaúcha e Catarinense. Essa campanha visa destacar a exclusividade e a sofisticação que essas regiões oferecem aos turistas, reforçando o Brasil como um destino de alto padrão no cenário global. O CIC Connection é patrocinado por grandes empresas como Tramontina, Marcopolo, Círculo Saúde, Sicredi Pioneira, Grupo Andreazza, Grupo Florense, Randoncorp e Upplay+Quanta. O evento conta ainda com o apoio da UCS e a parceria de mídia do Grupo RBS, assegurando uma ampla divulgação e engajamento do público. Primeiro Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews é o único hotel de montanha do país a fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux, um selo de excelência reservado apenas aos melhores do mundo. Em localização privilegiada, dentro de um condomínio residencial no centro de Gramado, o hotel foi originalmente uma residência particular e preserva toda a privacidade e exclusividade destinadas a quem busca desfrutar de ambientes elegantes e intimistas e recebeu os prêmios de Melhor Hotel Boutique; Melhor Hotel Romântico de Luxo da América do Sul; Melhor Hotel de Luxo de Montanha da América do Sul.
VIAGENS CORPORATIVAS
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o setor deve fechar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 15 bilhões, 10% superior ao ano passado, com R$ 13,505 bilhões, e 18,5% acima do registrado 2019 (antes da pandemia). Essa projeção foi feita após a confirmação do faturamento de julho, que chegou a R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 969 milhões em 2019. O semestre acumulou R$ 6,863 bilhões de faturamento. Em faturamento, os setores Hotéis e Rodoviário tiveram as maiores performances em julho. Hotéis faturou R$ 341 milhões, frente a R$ 304 milhões em 2023 e R$ 249 milhões em 2019. Já Rodoviário, no mesmo período, faturou R$ 5 milhões, enquanto que em 2023 chegou a R$ 3 milhões e R$ 963 mil em 2019. Este é um dos destaques do levantamento da Abracorp, que mensalmente verifica o desempenho de 11 segmentos do setor. “A grande notícia é que neste mês nos aproximamos aos números de transações que tínhamos em 2019”. afirma Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. O número de total de transações de julho deste ano foi de 1,709 milhão. Em 2023 foi 1, 684 milhão; e em 2019, 1,786 milhão.
Em números de transações, dos oito setores pesquisados, o setor rodoviário foi o destaque em julho, quando registrou quase 31 mil, um salto em relação a 2019, com 22 mil. Serviços aéreos ficaram abaixo de julho de 2023 e 2019. Nesse mês, Hotelaria registrou 345 mil transações, ficando abaixo de 2019 (362 mil) e um pouco acima de 2023 (330 mil). O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, um forte aumento principalmente em relação a 2109, quando somou apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou, e assumiu um espaço importante no nosso setor. Foi ocupando o espaço deixado pelas aéreas”, avalia Machado.
FLORIPA AIRPORT – ÁREA VIP INTERNACIONAL
A área de embarque internacional do Floripa Airport já tem sala VIP. O novo espaço é administrado pela The Lounge, que desde 2019 é responsável pela operação da sala VIP do embarque doméstico do aeroporto da capital catarinense. A marca faz parte da Global Lounge Network, que está presente em aeroportos de 11 países. Entre os convidados, estiveram presentes Jose Luis Hoyl, Diretor de Novos Negócios da Global Loungue Network, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, além de autoridades como Catiane Seif, Secretária Adjunta de Turismo do Estado de Santa Catarina, Zena Becker, Secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis e imprensa. A sala VIP no embarque internacional recebe com ainda mais conforto quem embarca em voos para fora do Brasil pelo Floripa Airport. Com 165 m² e capacidade para 50 pessoas, ela conta com os seguintes benefícios: Espaço kids; Business center; Buffet; Estação de café; Áreas de descanso; Serviço de alimentação à la carte; Banheiros exclusivos. A novidade atende a uma crescente demanda em voos internacionais. No primeiro semestre deste ano, foi registrado um aumento de 103% no movimento de passageiros se comparado com o mesmo período de 2023. Atualmente o Aeroporto de Florianópolis conta com seis companhias aéreas operando voos internacionais regulares para os seguintes destinos: Buenos Aires (AEP e EZE), Santiago do Chile e América do Norte e Caribe, via Panamá. Diariamente são oferecidos até sete voos diários com destino as capitais argentina e chilena. Ontem, terça-feira, 3 de setembro, iniciou a operação da TAP Air Portugal, com três voos semanais para Lisboa.
ABIH-SC SOB NOVA DIREÇÃO
Margot Rosenbrock será a nova Diretora-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) para a gestão 2025-2026, trazendo consigo uma vasta experiência no setor hoteleiro e um histórico de dedicação ao desenvolvimento da hotelaria catarinense. Com uma carreira marcada por um profundo comprometimento com a qualidade e a inovação, Margot se apresenta como uma liderança preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o setor oferece. Sua candidatura reflete a vontade de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela ABIH-SC, mas também de implementar novas estratégias que possam fortalecer ainda mais a posição da associação no cenário estadual e nacional. Margot acredita que a hotelaria catarinense precisa continuar evoluindo, adaptando-se às novas demandas do mercado e promovendo o estado de Santa Catarina como um destino turístico de excelência. Margot Rosenbrock é vista com entusiasmo por muitos membros da associação, que reconhecem nela uma liderança comprometida, com uma visão clara de futuro e com a capacidade de conduzir a ABIH-SC a novos patamares de sucesso. Sua experiência, combinada com uma abordagem inovadora e uma paixão pelo setor, faz de Margot uma forte candidata para liderar a ABIH-SC nos próximos anos. Também é recebida com euforia pela mídia especializada por ser aberta a conversas, entrevistas, haja vista possuir uma grande simpatia e conhecimento de causa.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
No mês de agosto, 135.070 visitantes se encantaram com as atrações do Parque Nacional do Iguaçu, abrigo da Maravilha Mundial da Natureza, somando incríveis 1.192.467 pessoas no acumulado de 2024. A unidade de conservação apresentou um crescimento de 4% em relação a agosto de 2023, quando recebeu 129.763. Entre as 112 nacionalidades que estiveram representadas no Patrimônio Mundial Natural, os brasileiros seguem sendo maioria, com 75.202 pessoas, representando 55% da visitação. Os estrangeiros somam 59.868 visitantes. O ranking dos países que mais visitaram, após o Brasil, é formado por Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Espanha, França, Itália e Peru. Os visitantes viajaram de todas as regiões do país para contemplar as Cataratas do Iguaçu. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal figuram na lista, liderada por Paraná, com 25 mil, e São Paulo, com 18 mil visitantes. Em seguida vêm Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Quem visitou pôde encantar-se com as experiências do parque, como Amanhecer e Pôr do Sol, que ganham novo horário em setembro. Com a mudança de estações e chegada da primavera, os passeios passam a ser realizados a partir das 5h30 e 17h, respectivamente. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra.
BELLA DA SEMANA – TARSILA
Sensualidade e elegância… Sabem a famosa expressão “sexy sem ser vulgar”, ela cabe perfeitamente para descrever a Bella da Semana Tarsila. Com uma sensualidade e elegância incomparáveis, a modelo Tarsila deixou os nossos assinantes delirando de paixão. Após exibir seu corpo perfeito em sua primeira sessão de fotos nuas, ela retorna com uma nova e exclusiva parte do ensaio na próxima quarta-feira, 4 de setembro, para começar o mês de maneira irresistível! Atenção: a segunda parte do ensaio inédito com Tarsila nua vai ao ar na quarta-feira (04). Anote na sua agenda. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Brasil em marcha ré passa a exigir vistos de turistas de 60 países
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Connection Experience – Vinícolas da Progoethe participam do Terroirs do Brasil em Gramado
Retrocesso no turismo – Brasil passa a exigir vistos de 60 países
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Hotelaria – Do tradicional ao digital, a evolução do setor comercial
Cicloturismo é uma das atividades que mais cresce no Brasil
Mundo de Contrastes – Marta e Bezerra de Menezes
Hotelaria – Do tradicional ao digital, a evolução do setor comercial
Levantamento aponta tendência de crescimento na busca por viagens
Guilherme Paulus recebe título de cidadão baiano
Agradece e avança, espalhando esperança e bom ânimo, coragem e confiança
Festivais de turismo dão o tom ao trade de turismo neste segundo semestre
Amitié lança novos rótulos na Adega do Castelo Saint Andrews
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário