Os brasileiros que visitam Santa Catarina mais uma vez elegeram o Estado como o melhor destino turístico do País, tornando-o o Estado penta campeão, do prêmio considerado o mais importante do turismo nacional. Significa o reconhecimento do público, pelo trabalho e dedicação de quem faz o turismo catarinense O prêmio, idealizado pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, foi entregue na noite de 19 de outubro, no Rio de Janeiro. É um momento de orgulho para todos os catarinenses que tem o dom de receber bem o turista. “Santa Catarina conquistou esse prêmio pelas belezas naturais, pelo trade turístico que se aperfeiçoa cada vez mais e pelas políticas públicas do Governo do Estado que incentivam o crescimento e a profissionalização desse setor”, explica o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior. Santa Catarina é também o único estado do Brasil a possuir um fundo público exclusivo para promoção e qualificação turística. Nos últimos seis anos foram investidos R$ 100 milhões em qualificação, infraestrutura e promoção turística. A justificativa para uma política de governo desenvolvida especialmente para o setor está nos números que a atividade representa: 12,5% do PIB de Santa Catarina provêm do turismo, ou seja, R$ 44 bilhões, impactando a vida de 600 mil pessoas. Além do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior, participaram do evento jornalistas especialistas em turismo e o presidente da Santur Valdir Walendoswsky, que há longos anos lidera e apoia o trade turístico de Santa Catarina.
Vila do Farol
No dia 7 de outubro foi realizada, em Beto Carrero World, Penha - SC, a cerimônia de entrega da premiação das empresas reconhecidas como Top Turismo ADVB/SC 2010/2011. A Pousada Vila do Farol foi premiada pelo case: “Uma nova luz sobre Bombinhas”. A gerente geral Priscilla Aguiar e o diretor da pousada Mário Pêra receberam o troféu que consagrou o empreendimento como referência em hospedagem, eventos e lazer de Santa Catarina, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento turístico da cidade e do Estado.
A Pousada se destaca também pelas ações de valorização à cultura local, aos esportes, à sustentabilidade e meio ambiente, e à geração de empregos diretos e indiretos. “O prêmio é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de seus dez anos de funcionamento”, afirmam os dirigentes da pousada. O Top Turismo ADVB/SC é uma premiação anual que prestigia os melhores trabalhos realizados por empresas catarinenses para aumentar e consolidar o potencial turístico do Estado. A realização com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo). Site www.viladofarol.com.br.
Festuris
O entusiasmo da equipe organizadora e a certeza de que a contagem regressiva leva a um evento marcado pela internacionalização e novidades para o trade turístico foi a tônica do lançamento do 23º FESTURIS - Festival de Turismo de Gramado, na noite de 13 de outubro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Mais de 500 convidados foram recebidos pelos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi. Marta Rossi destacou, “a noite de lançamento, além da celebração de mais um ano do festival, estabelecemos associações como joint-ventures, transferência de tecnologia e franchising, além do contato entre os próprios agentes de viagens”, afirmou. Uma das novidades deste ano é o Espaço ABAV, local para os agentes de viagem receberem orientações em questões como normas sanitárias, alfândega e responsabilidade civil. Estiveram presentes na solenidade, o presidente nacional da ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Helcio Estrella, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o vereador de Porto Alegre, Adeli Sell.
Turismo Náutico
Ciclistas em Curaçao
No dia 5 de novembro, Curaçao, a ilha mais bonita do Caribe, rota de eventos internacionais, vai reunir ciclistas de todas as partes do mundo, para a 10ª edição da Curaçao Amstel Race. Considerado o “after-party” da temporada de corridas, na edição 2011, entre os competidores estão os irmãos Andy e Fränk Schleck, que participam da competição pela sexta vez. “Eles são verdadeiros embaixadores da corrida em Curaçao, sempre encorajando outros ciclistas a nos prestigiarem”, declara Gathim Kabbara, CEO da Oficina de Turismo de Curaçao. Andy venceu a corrida em 2008 mas, no ano passado, o vencedor foi o seu irmão Fränk. Na busca dos irmãos pela segunda vitória na competição, além de terem que vencer um ao outro, eles terão que enfrentar Johan Vansummeren, vencedor deste ano do Paris-Roubaix, que já participou da corrida de Curaçao em 2005.
Investimentos Embratur
Empresa investirá R$ 42 milhões nos próximos dois anos para atrair turistas dos países vizinhos. O Brasil é visto pelos outros países como sendo um lugar apaixonante, com um povo cordial, festeiro e hospitaleiro, mas também o país da América Latina que menos gasta. Essa imagem foi desenhada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, durante oficina realizada no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011. “Gastamos menos porque ficamos menos tempo em um só lugar. Isso é cultural, não é porque temos pouco dinheiro”, justificou o presidente. O perfil foi traçado a partir dos resultados do estudo sobre a Demanda Internacional no Brasil, com dados de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, envolvendo países da América Latina – mercado prioritário para a Embratur para os próximos 10 anos. A meta é receber 7 milhões de turistas provenientes dos países vizinhos para ajudar a bater os 10 milhões de visitantes internacionais previstos até a Olimpíada. No próximo ano, a Embratur pretende investir R$ 42 milhões em diversas ações na América do Sul, porque dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2010, 46% vieram da América do Sul. Os nossos vizinhos gastaram no ano passado, por pessoa por dia, a média de US$ 59 no País. O europeu gastou US$ 66.
Copa do Mundo
Com relação a expectativas para a Copa do Mundo, o presidente da Embratur disse estar tranquilo quanto ao andamento dos preparativos. Para ele, o maior legado será a propagação da imagem País, principalmente pela oportunidade de divulgação de destinos ainda pouco conhecidos no exterior, como Cuiabá e Foz do Iguaçu. “A Copa será perfeita? Não, claro que não. Porque nenhum evento de massa é perfeito, em nenhum lugar do mundo. Mas a imagem que deixaremos do Brasil no pós-Copa será muito maior do que as obras físicas”, destacou o presidente da Embratur.
Pan-Americano
Sede do Pan-Americano, o México apostou na Feira de Turismo da Abav, os benefícios que essa exposição trará o país. “A cerimônia de abertura dos jogos foi um sucesso e serviu para mostrar que estamos preparados para receber os turistas. Temos toda uma área com praia e também muita cultura”, disse Indira Franca, diretora de Relações Públicas e Eventos do governo mexicano. “Acreditamos muito no mercado brasileiro. O número de turistas vindos do Brasil cresceu bastante. A Ministra de Turismo mexicano liberou uma permissão de um mês no país para que não haja a necessidade de tirar visto”, acrescentou.
Destinos para brasileiros
Destino preferido dos brasileiros, os Estados Unidos fizeram parte do estande do Estado da Flórida, com 16 m2 e mais de dez empresas divulgando serviços e destinos. “O Brasil é o segundo maior mercado de turistas nas Américas, só perde para o Canadá.”, conta o assistente de marketing Renato Oliveira.
Europa
Da Europa, estiveram presentes no Abav,países como Portugal, Itália, Dinamarca, Rússia e Espanha. O Governo espanhol montou um estande de 100m2, com várias empresas apresentando os atrativos do país. Uma das novidades foi o lançamento do guia de bolso Caminhos de Santiago, voltado para peregrinos. “Muita gente vai lá para conhecer essa rota, independente de religião. É um dos nossos grandes atrativos.
No estande da Tailândia uma das atrações foi a apresentação de música. “As grandes atrações daquele país são andar montado em elefante em algumas cidades, conhecer as praias e também a noite da capital de Bancoc são algumas delas”, ressaltou a operadora de viagens Claudia Gomes, que mora há três anos lá.
Emirates Airlines
Dando continuidade ao processo seletivo que tem realizado ao longo deste ano, a companhia aérea Emirates Airlines promove novamente em São Paulo o Open Day, ação de cadastramento de candidatos para trabalhar na empresa. Os interessados deverão se cadastrar no portal www.turijobs.com.br até o dia 30 de outubro. A Emirates oferece 30 vagas a brasileiros, para o cargo de comissário de bordo. Dentre os requisitos estão: disponibilidade para morar em Dubai, idade mínima de 21 anos, fluência em inglês, ensino fundamental e habilidade para resolução de problemas. O Turijobs Brasil, parceiro da Emirates nesta ação, é um site especializado na oferta de empregos no Turismo. Criado na Espanha, também está presente em Portugal, México, França, Argentina, Reino Unido e Irlanda.
Roteiros ADVtour
Réveillon com todo o romantismo de Paris, na badalada Miami ou, se preferir, na charmosa Buenos Aires. Os três roteiros selecionados pela ADVtour não deixam a desejar, com seus outlets e lojas de grifes. Miami, Paris e Buenos Aires são lugares ótimos para compras, além de encantarem com sua beleza, charme e glamour. Veja os pacotes no site www.advtour.com.br ou consulte seu agente de viagens.
O diretor de Comunicação Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco “Panda” Beting, surpreendeu os agentes de viagens no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 ao falar sobre a entrada da classe “C” no mercado de turismo como cliente efetivo, principalmente no setor aéreo. Para ilustrar o painel “Nova Classe Média: Conheça Técnicas e Recomendações”, Gianfranco utilizou o case da Azul como referencial e apontou como positivo o cenário atual. O crescimento econômico, elevação salarial e redução do desemprego contribuíram diretamente para a emergência dessa fatia da população que passou a incluir viagens em seus planos. Um dos segmentos mais beneficiados foi o de transporte aéreo que registrou um crescimento médio de 9,6% em números de passageiros entre 2008 e 2010. O painelista revelou que “de fato mudaram os paradigmas, hoje temos 65 milhões de pessoas no mercado doméstico de voos, ao ano” e acrescentou: “Este novo cliente não está habituado a voar e emite mensagens corporais claras de insegurança. Para atendermos bem a classe “C”, treinamos nosso pessoal de aeroporto com o intuito de tratá-los com elegância e presteza”. Panda fez um alerta de como este cliente deve ser olhado: “jamais de cima para baixo; pois ele chegou na festa, a festa é dele e chegou para ficar”.
Antonio Claret Rezende (Curitiba) Suzana Barros (Tocantins), Flávio de Barros (Paraíba) e Nelci Terezinha Seibel (Joinville – SC).
Com objetivo de inovar o processo seletivo, a Castelli escola de Hotelaria, com sede em Canela – RS, realizará vestibular em diferentes estados do país. Com o constante crescimento do mercado turístico e hoteleiro, a instituição alcançou nota máxima na última avaliação do MEC e introduz um novo formato em seu processo seletivo, no qual os candidatos às vagas serão selecionados também na cidade de São Paulo. As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 5 de novembro e o local das provas é o Novotel Ibirapuera. No dia 4 de novembro, às 18h30min, abriga um Bate Papo, com o ex-aluno Leandro Persigo, que contará suas experiências na Castelli ESH e tirará dúvidas dos participantes.