segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Promotur no MTur

O secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, prometeu ao presidente da Fundação Turística de Joinville (Promotur), Sergio Ferreira, viabilizar a contrapartida do Ministério do Turismo para quatro projetos de interesse turístico e social da Prefeitura de Joinville. Sérgio apresentou a Lummertz os projetos Porta do Mar, que visa a reurbanização e revitalização da área do Espinheiros; construção do trapiche do Morro do Amaral; revitalização do Morro do Boa Vista, principal mirante da cidade e a revitalização do Parque da Caieira. Na Embratur, Sérgio discutiu estratégias de marketing promocional para Joinville e a participação da cidade em eventos internacionais, especialmente aqueles voltados para o Mercosul.


Joinville no 19º Workshop CVC

A Fundação Turística de Joinville marcou presença esta semana, em São Paulo, no 19º Workshop & Trade Show CVC, reconhecido como o maior evento privado do turismo nacional. Durante dois dias, os atrativos de Joinville foram apresentados a mais de 12 mil agentes de viagem. Degustação de geleias, bolachas e doces feitos pelos produtores da área rural foram oferecidos aos visitantes. Ao lado de outros municípios catarinenses, Joinville teve seu espaço no estande da Santa Catarina Turismo S/A (Santur).

Núcleo do Trade

O Núcleo do Trade Turístico da AJORPEME, em Joinville, tendo na presidência a profissional Conceição Junkes (reeleita), promoveu no dia 21.2 sua primeira reunião do ano. A pauta girou em torno do planejamento para 2013, com destaque para assuntos como: participação no Salão do Turismo Paranaense; capacitação de pessoas para a Copa do Mundo (línguas, excelência de atendimento e informações turísticas); inventário da situação dos atrativos turísticos e culturais de Joinville e Funturismo.
Rancho Queimado
Belas casas típicas compõem a paisagem da cidade

A ABIH-SC, a convite de Maria da Glória Weissheimer, da Rede Marketing Cultural, participou do Roteiro Cultural em Rancho Queimado, nos dias 7 e 14 de fevereiro. Na ocasião Philippe Debled, autor do livro ”Rancho Queimado: suas belezas e suas histórias” apresentou alguns dos locais citados na obra. A publicação foi lançada em dezembro de 2012, assim como o roteiro que integra o projeto de mesmo nome, aprovado pela lei de incentivo federal. A região é pontilhada por rios, cascatas, piscinas naturais, estradas e jardins floridos, sendo um dos ícones do turismo rural de Santa Catarina.
Feira das Américas 

O Congresso Nacional da ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagem, em sua 41ª edição, trazendo de volta a São Paulo a Feira das Américas, considerada a melhor e maior das Américas já está em estado avançado de organização. O evento, acontecerá no Anhembi, de 4 a 8 de setembro, com a expectativa de superar o recorde anterior de 28 mil participantes no ano passado, no RioCentro. Segundo o presidente nacional da ABAV, o paranaense Antônio Azevedo, ABAV-Feira de Turismo das Américas chega a São Paulo para “reafirmar sua liderança e representatividade do setor, no maior mercado emissivo do País”. Para ele, o foco continua sendo a busca de resultados e geração de negócios para expositores e visitantes, garantindo inovações que irão fomentar tanto o turismo. Com isso, Azevedo acredita que a ABAV-2013 será um marco para o setor.


Inovando

Em 2012 a ABAV-Feira de Turismo das Américas inovou, criando a “Área Corporativa”, introduzindo o Programa Compradores Convidados, que resultou em mais de 500 compradores presentes na Feira; ampliou a capacitação de profissionais do setor, com a Vila do Saber, que alcançou audiência superior a 5.000 profissionais em palestras realizadas; executou a Rodada de Negócios Nacionais e Internacionais, com mais de 500 reuniões entre buyers e suppliers, gerando mais de 7,6 milhões em negócios na feira, sem contar com os negócios futuros encaminhados.
Todas essas inovações de sucesso estão garantidas e serão ampliadas em 2013, atendendo a demanda do setor, assegura o dirigente da ABAV nacional. Por outro lado, ampliando o conceito da Aldeia do Sabor, a 41ª edição vai gerar a oportunidade de comercialização de produtos e insumos produzidos regionalmente ou característicos de um destino, demonstrando a diversidade desse segmento e sua importância no turismo. Haverá também a oportunidade de conhecer e degustar diversos sabores mundiais. O artesanato igualmente estará presente, demonstrando as características locais dos destinos que expõem na feira.
Piccadilly no Chocofest

A Piccadilly estará presente novamente no maior evento de Páscoa do Brasil, o Chocofest – Páscoa em Gramado. Agora com dois espaços dentro do Planeta das Guloseimas, onde é realizada a festa, a renomada empresa de calçados do Rio Grande do Sul apresentará suas linhas de produtos e também investirá em um dos seus braços que mais cresce: o Piccadilly For Girls (PFG). Neste espaço será montado um cenário que relembrará os tempos do rock, e oferecerá maquiagem e figurino para as participantes se sentirem realmente estrelas do rock. Já no espaço Piccadilly, será disponibilizado um jogo da memória gigante, com os mais novos produtos da empresa. Conforme for o resultado no jogo, o participante ganhará prêmios no próprio estande. A Piccadilly tem 57 anos de história, seis unidades de produção, todas no Rio Grande do Sul, cerca de quatro mil colaboradores e a marca vive atualmente um novo momento, condizente às expectativas de "Uma nova mulher".
A Festa do Chocolate
Desfile do Chocofest pelas ruas de Gramado

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias, com a presença do Chocolito, primeiro personagem da história do evento, criado em 2003. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Site www.chocofest.com.br.


 
BNT Mercosul

Nos dias 24 e 25 de maio acontece a 19ª BNT Mercosul - Bolsa de Negócios Turísticos no Parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Segundo os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a previsão é de 146 estandes reunindo cerca de 400 expositores entre hotéis, atrações, destinos turísticos, e outros produtos e serviços voltados para o setor de turismo.  A BNT Mercosul garantiu seu sucesso e 100% de aceitação dos participantes -, segundo pesquisas realizadas durante as edições anteriores -,  pelas suas peculiaridades, como a realização em um parque temático, os Famturs – grupos de agentes de turismo - de todo o Brasil e demais países do Mercosul para contatos com destinos, produtos e serviços que mais se destacam no cenário brasileiro e, além disso, para garantir o networking durante a feira e o objetivo maior de gerar bons negócios. BNT Geninho Goes e Jair Pasquini. Fone (47)3367-1119  e link para inscrição:  http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/inscricao ou http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/expositores/bloqueio-e-reserva/.

Páscoa em Pomerode

A cidade mais alemã do Brasil reserva uma atração especial para a Páscoa. Conhecida pelos eventos culturais e familiares e também por sua forte cultura, Pomerode, há cinco anos mantém a celebração pascoal ao modo dos costumes germânicos. Entre os dias 2 e 30 de março a cidade vai se enfeitar para receber a 5ª Osterfest - Festival de Páscoa. O evento destaca a tradição trazida pelos imigrantes alemães que permanece forte até hoje. Neste período de celebração toda a cidade é decorada, envolvendo casas, comércios e locais públicos. Os visitantes e moradores poderão desfrutar de atrações exclusivas no Centro Cultural e em diversos pontos turísticos da cidade, sempre aos finais de semana. O tradicional Osterbaum (Árvore de Páscoa) já está sendo montada, e neste ano vai ultrapassar a quantidade de casquinhas coloridas, que na edição passada foram 12 mil e agora serão 14 mil casquinhas. Outra árvore menor, será  instalada em Frente à prefeitura com cerca de oito mil casquinhas, além dos moradores que também montarão suas árvores de Páscoa.
Pintura de ovos

A tradição de pintar casquinhas é mantida na Alemanha e regiões habitadas pelos descendentes. Em casa e nas escolas os preparativos começam algumas semanas antes da Páscoa. A pintura é feita com guache e tintas não tóxicas, mas há famílias que mantém o preparo mais tradicional, com uso de produtos naturais, como o capim “Eierkraut”, de bulbo vermelho, cascas de cebola roxa e até espinafre. No Domingo de Páscoa, as crianças procuram pelos ovinhos em cestas e ninhos escondidos nos jardins, hortas ou ranchos. Na 5ª Osterfest serão realizadas oficinas de pintura de ovinhos de Páscoa gratuitas para as crianças. Será no Centro Cultural.


Rota Enxaimel

O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. São mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. Dessas, a maior concentração está situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota Enxaimel”. São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. As belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens aprovados em nível federal pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan). Durante a Osterfest a Rota Enxaimel vai resgatar a cultura e a gastronomia típica alemã. Os visitantes poderão degustar os deliciosos cafés coloniais, passear por trilhas na natureza, andar em Schlitten, carro de mola, Jeep e, além disso, se hospedar em charmosas pousadas.

Ostermarkt  

Sempre nos finais de semana, das 10h às 18h no Centro Cultural de Pomerode a feira de artesanato oferece os mais belos artigos para decoração de Páscoa. São cerca de 20 estandes, organizados pela Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode. O mesmo lugar também reserva uma atração especial para as crianças. Os pequenos poderão se divertir com oficinas de pintura de casquinhas, de cestas de Páscoa, pescaria, pintura de rosto e também com os coelhinhos. Todas as atividades são gratuitas. Além disso, no Centro Cultural haverá o café colonial da Torten Paradies.


Troca de casquinhas

A troca de casquinhas é patrocinada pela Nugali Chocolates com o objetivo de incentivar a comunidade a participar dos preparativos da Osterfest. Quem quiser participar basta levar duas dúzias de casquinhas de ovos vazias e sem pintura até o dia 15 de março no Centro Cultural. Em troca irá receber um delicioso ovo de chocolate de 35 gramas da Nugali.

Osterfeuer

O fogo pascal é realizado na quinta-feira santa (28/3), na procissão pelas ruas da cidade. É uma caminhada com velas acesas, que se chama Osterfeuer e lembra uma tradição que vem desde o século 8. Na época era costume a igreja permanecer no escuro até o sábado de aleluia. Uma lamparina era mantida acesa em outro lugar que não fosse a igreja e a luz trazida de volta para a igreja na noite do sábado de aleluia. Com a faísca acendiam-se as velas, lenha ou carvão para iluminar a chegada do novo tempo, o tempo pascal. O fogo simboliza o dia que está para amanhecer, trazendo o renascimento e tem relação com a antiga Festa do Sol, ou Festa da Primavera, que celebrava a chegada da nova estação. No cristianismo, essa celebração ao sol passou a celebrar o renascimento de Cristo.

Stüppen

A Serenata de Páscoa foi trazida pelos imigrantes germânicos, sendo realizada na madrugada entre o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa. Grupos de músicos, amadores e profissionais, saem a pé após a meia-noite e vão de casa em casa anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. O anúncio é feito com muita alegria, por isso são tocadas três músicas: uma para acordar a família, outra para a família se levantar da cama e uma terceira para atender aos músicos à porta. Faz parte da tradição recepcioná-los com comida e bebida.


Bichos coloridos

Até os animais parecem esperar a Páscoa com alegria. Durante o período de comemoração os bichinhos são coloridos com corantes a prova de água, atóxicos, alegrando os quintais das casas e os pastos. Para envolver as crianças, os pais diziam que o coelhinho havia passado, e colorido os inclusive os animais. Esta tradição e mantida até hoje por muitas famílias.

Eventos diversos

A Páscoa em Pomerode se completa ainda com outras atividades, como o 7º Concurso de pintura de cascas de ovos, os pacotes especiais dos hotéis e pousadas, incluindo o Osterfruehstueck, tradicional café da manhã de Páscoa, o passeio de bicicletas decoradas, o Osterhasen-Bauernhof (Sítio do Coelho da Páscoa) – cenário digno dos melhores contos infantis e aberto para visitação, entre outras. Mais informaçõe no site http://www.vemprapomerode.com.br/.
Enoturismo no Chile
Imagem Rota do Vinho no Chile

O enoturismo vem se consolidando como uma das modalidades de viagem que mais crescem no mundo nos últimos anos. Mesmo em países como o Brasil, com menos tradição em vinicultura, o resultado apurado pela Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, RS) aponta crescimento de 345% no número de visitantes entre 2001 e 2010. No Chile, a maior potência do vinho na América do Sul, os “enoviajantes” estão ajudando a refazer o mapa da indústria do turismo no país. A principal mudança nesse cenário é que o enoturismo não se limita mais à visita aos campos de vinhedos e à prova do vinho. Os roteiros estão cada vez mais sofisticados e exclusivos, oferecendo uma experiência para todos os sentidos, mesclando belas paisagens com história, tradição e modernidade na produção dos melhores vinhos sul-americanos. O sucesso dessa iniciativa que fez que surgissem, no Chile, verdadeiros complexos turísticos, com hotéis, restaurantes, opções de lazer, espaços para festas e eventos e atividades ao ar livre como caminhadas e cavalgadas. Em contrapartida, segundo os próprios produtores, o enoturismo fortalece o posicionamento da marca e da imagem dos produtos da vinícola, configurando-se assim como um beneficiador mútuo.
Paraíso a uma hora de Santiago

Uma das vinícolas de destaque é a vinícola Matetic, localizada a menos de 100 quilômetros de Santiago, no Chile, local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de sete diferentes tipos de vinhos de alta qualidade - os tintos Pinot Noir, Syrah e Winemakers Blend, os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal, e Gewurztramine -, há ainda hospedagem requintada no hotel La Casona, um antigo casarão colonial, que possui sete apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região. O empreendimento conta ainda com o restaurante Equilíbrio, onde o chef Matías Busto prepara deliciosos pratos, e uma loja chamada “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, queijos, mel e produtos de lã, entre outros. Mais informações sobre a vinícola e o hotel podem ser obtidas no site www.mateticvineyards.com.

Destino Paraiba  

O mês de janeiro foi excelente para o turismo paraibano. Levantamento feito pelo Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) revela que o Fluxo Global Estimado de turistas para a capital foi de 128.270 turistas, um aumento de 8,02% sobre igual mês de 2012. A rede hoteleira da capital também não tem do que reclamar. Teve 87,48% dos leitos ocupados e o estado de São Paulo passou a ser o maior emissor de turistas para o ‘Destino Paraíba’. Cada ponto percentual de ocupação hoteleira gera uma receita direta estimada em R$ 505.000,00.
MSC nos Emirados Árabes Unidos
Modernidade absoluta em Dubai

A MSC Cruzeiros retornará aos Emirados Árabes para a temporada de inverno 2013/2014 com o transatlântico MSC Lirica, oferecendo aos seus hóspedes uma viagem de descobertas incomparáveis, por uma das regiões de ricas tradições, de modernidade vibrante e de paisagens únicas no mundo. No dia 5 de novembro, o navio iniciará o seu roteiro de 18 noites, partindo de Gênova (ITA) rumo aos Emirados Árabes Unidos, com chegada a Dubai no dia 22 de novembro. No trajeto, será possível desfrutar das mais belas praias e pontos turísticos de cidades como Civitavecchia (ITA), La Valletta (MLT), Pireus (GRE), além de Port Said e Safaga (EGY) e Salalah e Muscat, já em Omã (OMN). “O retorno  da MSC Cruzeiros aos Emirados Árabes reafirma nossa forte confiança no potencial da região como um destino inovador e altamente desejado por viajantes de cruzeiros,” aponta Pierfrancesco Vago, CEO da MSC Cruzeiros. “Como parte de um amplo compromisso de encorajar o crescimento futuro, a recente decisão do governo dos Emirados Árabes Unidos de permitir vistos de entradas múltiplas para passageiros de cruzeiros simplificou drasticamente os procedimentos, tornando a região ainda mais atrativa para as armadoras.
Atrativos
Os Emirados oferecem muitas outras opções além dos cruzeiros. Os viajantes poderão  escolher excursões terrestres como passeios em Khor al Fakkan para descobrir as dunas do deserto, típicos uades e os oásis de beleza ímpares. Além disso, as rústicas montanhas de Masafi e Hajar e as deslumbrantes praias de águas quentes do Oceano Índico. Já para aqueles que escolherem imergir na história local, a MSC Cruzeiros destaca as excursões a mais antiga mesquita nos Emirados Árabes Unidos, a Rock Fossil, famosa pelos fósseis de mais de 80 milhões de anos e a Camel Rock, uma espetacular formação rochosa homônima no meio do deserto. Em Muscat, os hóspedes terão inúmeros pontos de interesse místico para contemplar, partindo do Palácio Al Alam, passando pelas fortalezas de tirar o fôlego, Al Jalali e Al Mirani, até a cativante mesquita Sultan Qaboos Grand, com suas cinco impressionantes torres de mesquita. Os passeios pelos pontos turísticos mais populares incluem a parada na movimentada feira da cidade histórica, no Museu Arqueológico Bait Al Zubair e na exclusiva perfumaria Amouage, com suas fragrâncias naturais e de toque atemporal, além de outras atrações, como a ultramoderna cidade de Dubai.
Ópera na floresta 

De dia, pé no chão e a imersão nas encantadoras comunidades indígenas, que ensinam toda a riqueza de sua cultura, incluindo a culinária, a dança e os costumes. À noite, vestidos de gala e o melhor da música lírica internacional em um cenário de tirar o fôlego: o belíssimo Teatro Amazonas, na cidade de Manaus.
Monumento arquitetônico em meio à floresta

Este tentador encontro de mundos, completamente diferentes e igualmente fascinantes, é a proposta da Amazon Santana Exclusive Cruises, que criou pacotes incríveis para quem quiser aproveitar o concorrido Festival de Ópera de Manaus e ainda aproveitar o que a Amazônia tem de melhor. São duas possibilidades de datas e pacotes – de 2 a 6 de maio (5 noites, ao preço de R$ 2.375 por pessoa) e de 10 a 13 de maio (4 noites, ao preço de R$ 1.900 por pessoa) –, incluindo traslados ida e volta entre o cruzeiro e o aeroporto, hospedagem, atividades náuticas (como mergulho e ski aquático), ingressos para duas apresentações de ópera e serviços all inclusive a bordo. A Amazon Santana Exclusives Cruises levou para o Rio Negro pequenos cruzeiros de alto padrão, que navegam pelos rios amazônicos e oferecem o que há de melhor e mais sofisticado em serviços turísticos. Mais informações no site www.amazonsantana.com.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Vem aí a Semana Santa e com ela mais uma temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o tradicional e grandioso espetáculo realizado na monumental cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife. Em um intervalo de  nove dias, a peça teatral atrai todos os anos cerca de 70 mil pessoas entre adultos e jovens que vão ao agreste pernambucano assistir a cenas emocionantes e de rara beleza, comparadas às superproduções cinematográficas. Este ano, a temporada será realizada de 22 a 30 de março e os ingressos custam de R$ 60,00 a R$ 90,00 divididos em até 18 vezes no cartão de crédito nas compras feita no site oficial (www.novajerusalem.com.br).
A encenação       
"Quem de vós não tiver pecado, atire a primeira pedra"

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo "Sermão da Montanha" e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em nove palcos-plateias, réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 500 atores e figurantes. Nos papeis principais, a Paixão de Cristo, este ano, traz como artistas convidados os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro, no papel de Madalena e Carlos Casagrande como Pilatos. Eles vão contracenar com  os já consagrados atores pernambucanos José Barbosa, que interpreta Jesus, e Luciana Lyra, que será Maria. A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Novos efeitos especiais e uma tropa de seis cavalos adestrados da raça "Puro Sangue Lusitano", vindos de São Paulo formarão a cavalariça do Governador Pôncio Pilatos e também participarão da cena do Calvário. Outra novidade será a renovação geral nas 800 peças que compõem os figurinos e adereços. O público pode se deslocar até ao espetáculo de automóvel ou de ônibus de turismo. No Recife, as opções de serviço de translado até a Nova Jerusalém são oferecidas em toda a rede hoteleira. Para o turista estrangeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade que realiza o espetáculo, vai disponibilizar, a partir deste ano, equipamentos que permitirão acompanhar a peça teatral ouvindo o áudio em inglês e a STFN oferece facilidades para os deficientes visuais e auditivos.

Mais de 60 anos de história
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém. A idéia de construir um teatro semelhante a uma pequena réplica da cidade de Jerusalém foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo. Desde então, já são 44 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-platéias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco.



Eco Resort Rio do Rastro

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa




Arrancada de Caminhões 2013


Em sua 23ª edição, este evento que acontece no Brasil, no Sul de Santa Catarina, na Praia da Meta, no Balneário Arroio do Silva (foto), considerado como a maior corrida de caminhões do mundo à beira mar acontecidas nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro, repleto de atrações nacionais aberta ao público gratuitamente, respeitável estrutura e farta gastronomia, quase não foi realizada depois de 23 anos fazendo a alegria dos caminhoneiros catarinenses e brasileiros (SC, RS, PR e SP) devido às exigências dos órgãos ambientais... (o que não se entende é por que as pautas dos técnicos ambientais não são apresentadas um ano antes do grande evento, facilitando, assim, as assinaturas de contratos com os patrocinadores). Que tal a sugestão? O Turismo (Abrajet) agradece o esforço do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Evandro Scaini e parabeniza todos os organizadores, pilotos e participantes pelo sucesso deste evento de nível internacional. Ganhou Santa Catarina, ganhou o Brasil. Participaram 122 pilotos em cinco categorias.
O tradicional concurso da Rainha dos Caminhoneiros para a escolha da Rainha e das duas Princesas, entre as 19 participantes, foi disputadíssimo. Os jurados escolheram no final (foto) a Rainha Talita Melo Fischer residente em Arroio do Silva, a primeira Princesa Ionara Florêncio da cidade de Turvo (SC) e a segunda Princesa Bruna Amaral de Criciúma (SC). O conceituado radialista Flávio Roberto Borges Pinto foi o mestre de cerimônias e apresentador do evento. Parabéns!
PIT STOP
-Infelizmente a nova Administração Municipal de Laguna ainda não acordou para a importância turística e cultural do Farol de Santa Marta (fotos). Com a mudança da manutenção das luminárias dos postes da Celesc para as prefeituras, os moradores vivem às escuras, mas continuam pagando a taxa de luz (um absurdo!). O lixo a céu aberto afasta os turistas e moradores. PERGUNTA: POR QUE LAGUNA NÃO GOSTA DO FAROL?
*No Turismo Político, o povo parece não estar ligado para as propostas dos candidatos a Prefeitos das cidades. Por que será, hein? Decepções ou cansados de esperar as propostas dos anos anteriores? Só Deus sabe!
*No Turismo de acessibilidade...! SERÁ QUE A VIA RÁPIDA QUE LIGA A BR-101 irá continuar depois das eleições? Sabe-se que maquinários não faltarão. Também...só Deus sabe!
*Você sabia que foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia do Balneário Rincão (SC) sobre o comportamento de um Policial Militar (dentro de uma viatura, estavam em dois) dizendo “gracinhas” a uma turista? O reclamante que vinha atrás da veranista mostrou a viatura, disse o dia, local e hora a autoridade policial. E agora?
*No Turismo Social, o Prefeito Municipal Interino de Criciúma (SC) Itamar da Silva (foto), que também é aposentado, prometeu e mandou construir no Centro da Praça Nereu Ramos, onde é freqüentador assíduo, mesas e bancos com tabuleiros de xadrez e dominó, para seus colegas. Pretende inaugurar até o dia 31 de março de 2013, dia que assumirá o novo Prefeito. Este, cumpriu o que disse. Parabéns!


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - ABRAJET



FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - ABRAJET


DESTINO PARAÍBA

A divulgação dos roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’ no estado de São Paulo teve início nesta quarta-feira (20) durante a 19ª edição Workshop & Trade Show CVC. O evento reúne o segmento turístico brasileiro e  deve atrair um público de 12 mil agentes de viagens e mais de 600 expositores nacionais e internacionais. A CVC é uma das maiores operadoras de turismo da América Latina e tem aberto espaços para a divulgação do ‘Destino Paraíba’ promover cursos de capacitação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, maior mercado emissor de turistas para a Paraíba.
 

A delegação paraibana é coordenada pela presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e é composta pelas secretárias de Turismo do Conde, Juliana Ludgren; de Cabedelo, Vera Simões; e de Campina Grande, Catherine Brasil. O secretários estadual de Turismo e Desenvolvimento, Renato Feliciano, e executivo, Walter Aguiar, também estão presentes no evento. Ha representantes da cidade de João Pessoa. “Assim como em todos os eventos que participamos, o estande está à disposição de todas as prefeituras que tiverem interesse de divulgar os seus roteiros”, informou Ruth Avelino.

Clique na imagem para ampliá-la

O estande da Paraíba no Workshop da CVC tem 98 metros quadrados. Em formato de ‘L’, o local tem  espaços reservados para a divulgação da infraestrutura hoteleira, os principais roteiros de Sol e Mar; Brejo, Cariri, Sertão e ecoturismo. O estande disponibiliza imagens de pontos turísticos como dos litorais sul e norte, além de João Pessoa, considerada a porta de entrada de turistas na Paraíba. O ponto alto do estande é área reservada para a gastronomia, onde é servida tapioca aos agentes de viagens,  em um ambiente que lembra o interior e os casarios.


PALESTRAS
 
O evento reservou área para a promoção de 40 palestras dedicadas à capacitação dos agentes de viagens sobre os destinos nacionais e internacionais, além de serviços turísticos oferecidos pela CVC. A palestra que abordou os roteiros para João Pessoa aconteceu nesta quinta-feira, às 14h40. O Workshop da CVC é o primeiro grande evento de feiras do Brasil e da América Latina, reconhecido como o maior evento do turismo privado no país. Estão presentes executivos de toda a cadeia do turismo nacional e internacional entre redes hoteleiras, resorts e hotéis, companhias aéreas, empresas de receptivos, secretarias estaduais e municipais de turismo e outros fornecedores do turismo. A área ocupada no Expo Center Norte é de 20 mil metros do pavilhão. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, confirmou presença.
 
JUNTOS PODEMOS MAIS
 
Esse é o tema do Workshop da CVC,  numa alusão ao trabalho desempenhado pela operadora nos últimos 40 anos, após a sua fundação. Em todo o país a operadora tem cerca de 8 mil agentes de viagens parceiros. Os representantes da rede hoteleira da Paraíba são o Nord, Littoral Hotel e Ouro Branco; os hotéis Ambassador Flat, Hardman Praia Hotel, Tropical Tambaú e Atlântico Praia Hotel, de João Pessoa; Jacumã Lodge Hotel e resort Mussulo By Mantra, na Costa do Conde também estão presentes no evento. A empresa Luck Receptivo João Pessoa também está no estande da Paraíba. A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio) está apoiando a participação do Estado através do envio dos ingredientes para a preparação das tapiocas.
 
FLUXO TURÍSTICO

O mês de janeiro foi excelente para o turismo paraibano.Levantamento feito pelo Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) revela que o Fluxo Global Estimado de turistas para a capital foi de 128.270 turistas: aumento de 8,02% sobre igual mês de 2012. A rede hoteleira da capital também não tem do que reclamar. Teve 87,48% dos leitos ocupados e o Estado de São Paulo passou a ser o maior emissor de turistas para o ‘Destino Paraíba’. Houve um aumento de 1,6 pontos percentuais de ocupação dos leitos sobre igual mês de 2012, que foi de 85,88%. Cada ponto percentual de ocupação hoteleira gera uma receita direta estimada em R$ 505.000,00. O que chamou atenção foi uma mudança no perfil do turista que esteve visitando o ‘Destino Paraíba’ no primeiro mês de 2013. Pela primeira vez na história a região Sudeste superou o Nordeste em número de visitas de turistas a João Pessoa.
 
 
As incidências percentuais foram: Sudeste (38,81%), aumento de 6,62% sobre o período passado; Nordeste (36,03%), decréscimo de 2,12%; Centro Oeste (15,80%) decréscimo de 18,01%; Norte, (2,93%) aumento de 31,98%; e, Sul (6,43%) aumento de 21,32%. Quanto aos Estados, é importante destacar o aumento da incidência percentual de turistas paulistas: passou de 21,57% para 23,09%. Outra curiosidade foi a entrada do Paraná entre os maiores emissores, ocupando o lugar que antes pertencia a Bahia. O fluxo internacional registrou 313 hóspedes, um aumento de 14,23%. Como emissores principais destacam-se a Argentina com 17,25% de incidência percentual; Estados Unidos com 15,34% e Espanha com 9,58% de incidência. O principal motivo da visita foi férias.

DESTINO CONSOLIDADO

O ‘Destino Paraíba’ tende a se consolidar junto ao mercado de São Paulo e nesse processo terá como parceira a Operadora CVC, segundo afirmou o presidente da empresa, Guilherme Paulus. “A Paraíba sermpre será um destino que receberá nossa atenção”, enfatizou o executivo. Os atrativos turísticos paraibanos foram apresentados durante ‘Workshop da CVC’ que foi aberto na última quarta-feira em São Paulo. De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a Paraíba tem realizado ações de divulgação no mercado de São Paulo e a participação no evento da CVC é estratégico. “Os números apontam para o crescimento do fluxo do turista paulista em João Pessoa, que bateu o número de turistas do Nordeste em janeiro deste ano”, afirmou a executiva. “Iremos ampliar essa parceria com a realização de mais treinamentos e participação em feiras onde o mercado tiver potencial para a Paraíba”, avisou.
 
Clique na imagem para ampliá-la

 O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, disse que o Governo do Estado manterá a atividade turística como prioridade e como política de geração de emprego e renda. O próprio ministro do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a importância do turismo para a economia brasileira, e como elevação da renda dos brasileiros. “Vemos o turismo como uma opção rápida de gerar empregos e consequentemente melhorar o nível de renda dos trabalhadores brasileiros”, afirmou Gastão na abertura do workshop.
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
Clique na imagem para ampliá-la

Minha amiga e confrade da ABRAJET Cristina Lira é a Embaixadora do Festival do Turismo de João Pessoa. A jornalista baiana radicada em Natal, aceitou o convite da comissão organizadora do festival e integrará a equipe do evento, atuando na sua divulgação. O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Au seu lado na foto, com o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, meu grande amigo e parceiro.
 
CONVENÇÃO DE VENDAS

O grupo catalão SERHS, que tem no Rio Grande do Norte, o SERHS Natal Grand hotel e o Villas da Pipa hotel, promoveu nestes últimos dias a III Convenção de vendas, reunindo em Natal toda sua equipe comercial. Na ocasião os diretores do Grupo, Josep Maria Bagudá - Diretor da SERHS Hotels e Ernest Guitart - Diretor do grupo no Brasil, apresentaram a equipe os desafios para 2013. Para a diretora de vendas, Mariana Mello, a convenção visou desafiar e reciclar a equipe além de promover a integração do grupo.O grupo SERHS se encontra em expansão no Brasil tendo contratado recente o consultor Marcio Stetner,  para crescimento no país.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O SERHS Natal Grand Hotel ocupa 30mil m2 construídos em uma área total de 20 mil m2 com modernas instalações  piscinas e áreas de lazer, oferece serviço variado de passeios, city-tours na cidade e em suas proximidades. Todos os seus 396 apartamentos têm, sem exceção, um terraço com vista para o mar e são equipados com TV de tela plana de cristal líquido, internet banda larga, linha telefônica, frigobar e uma mesa de trabalho. Possui uma fantástica estrutura de eventos com 10 salas que atendem até 1.200 pessoas simultaneamente. O resort oferece ainda um produto diferenciado - o Serhs Executive, com facilidades especiais para executivos que viajam a trabalho.
 
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
 
Balneário Camboriú começará o mês de março com um evento internacional: a Conferência "The New World of Luxury", que contará com o especialista francês em luxo e autor de "O Luxo eterno", Gilles Lipovetsky. O encontro que tem a parceria e produção da Ícone Agência de Negócios e o apoio de divulgação do Convention Bureau, acontece na sexta-feira (dia 1º), a partir das 16h no Hotel Mercure Camboriú. A Luxo Brasil, que promove o evento em parceria com a Maison du Luxe, tem como objetivo capacitar pessoas que lidam ou que fazem parte deste segmento. As cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também recebem a conferência.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em Balneário Camboriú, onde o evento terá tradução simultânea para o português, o público-alvo é formado basicamente por arquitetos, decoradores, designers de moda, estudantes de Arquitetura/ Moda/ Turismo e Marketing, agentes de Negócios Internacionais, empresários do trade turístico, spas, clínicas e profissionais do segmento de Luxo. Mais informações no site www.luxo-brasil.com ou por e-mail
contato@luxo-brasil.com.
 
NA SERRA CATARINENSE
 
Localizada em Lages, à Princesa da Serra, o Hotel Fazenda Boqueirão, referencial em turismo rural, faz parte da história de Santa Catarina. Distante apenas quatro quilômetros do centro da cidade e 230 da Capital dos catarinenses, à Fazenda do Boqueirão pertence à família Gamborgi desde 1896, quando foram adquiridas as primeiras partes de terra pelo Coronel Vicente Gamborgi. Já em 1906 possuía, na localidade de Boqueirão - município de Lages/SC, - uma área de aproximadamente 3.000 hectares. Hoje, o Hotel Fazenda Boqueirão Turismo Rural, oferece a seus visitantes uma tradicional fazenda em plena atividade, numa área de sete milhões e quinhentos mil metros quadrados. Além de uma estrutura completa de hospedagem, gastronomia e lazer, contando ainda com um programa de atividades junto ao meio ambiente..  Faz parte da Associação de Fazendas Históricas Paulistas e se preparou para receber os hóspedes como amigos e não como clientes.

 
Com cavalos preparados especialmente para pequenas e longas cavalgadas, o proprietário Rogério Silveira e sua esposa Adriana Gamborgi Silveira, são os grandes anfitriões que recebem a todos, participando das atividades, sentando a mesa junto com os hóspedes, fazendo com que cada um se sinta verdadeiramente em casa. A gastronomia peculiar serrana/tropeira é um dos pontos altos da fazenda, preparada com esmero pelos churrasqueiros, que abrem o apetite de todos com os costumeiros tira-gostos antes do almoço ou jantar. Com direito linguiça, churrasco de frescal e, no inverno, até pinhão, iguaria da região das araucárias. Na super fazenda é possível desfrutar deliciosamente ainda de uma bela rede na varanda com vista para o lago e áreas de recreação, isso sem falar do por do sol. Por conta dessa proximidade, há ainda a possibilidade de realizar passeios em trilhas com monitores especializados, só para ver o sol se por. A fazenda oferece hospedagem em aconchegantes quartos, piscinas interna (aquecida) e externa, trilhas para cachoeira, caminhadas, espaço para eventos corporativos e sociais, cavalgadas de curta ou longa distancia, e "birdwatching" para os amantes da natureza.
 
BNT MERCOSUL
 
Nos dias 24 e 25 de maio acontece a 19ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos) no Parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Segundo os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a previsão é de 146 estandes reunindo cerca de 400 expositores entre hotéis, atrações, destinos turísticos, e outros produtos e serviços voltados para o setor de turismo. A BNT Mercosul garantiu seu sucesso e 100% de aceitação dos participantes (segundo pesquisas realizadas durante as edições anteriores) através de diferenciais únicos em feiras de turismo. Além de permitir apenas a entrada de profissionais da área e da imprensa, os organizadores da feira realizam anualmente Famturs – grupos de agentes de turismo - de todo o Brasil e demais países do Mercosul para a realização de contatos com destinos, produtos e serviços que mais se destacam no cenário brasileiro e, além disso, para garantir o networking durante a feira.  “Essa é uma garantia de trazer público qualificado para o evento e esses participantes de Famturs vêm com facilidades tanto no transporte, hospedagem e inscrição no evento”, afirmam os organizadores quando se referem às parcerias firmadas com importantes operadoras de turismo e com o “trade” de Balneário Camboriú, cidade que hospeda a maioria dos participantes do evento e que oferece opções de passeios, através de visitas técnicas.
 

É a única feira de turismo realizada em um parque temático, e a festa de encerramento conta com a disputada premiação com a entrega dos troféus "Campeão de Venda” para os agentes de turismo que mais venderam o destino e o Parque Beto Carrero World no último ano. A festa também é temática e proporciona uma grande confraternização com novidades todos os anos aos participantes. “Não queremos quantificar a feira, mas qualificar a cada ano e apresentar novidades, produtos e serviços de excelência do mercado brasileiro a todo o Mercosul. O objetivo principal é gerar bons negócios, boas vendas tanto para os expositores quando aos profissionais, e divulgação diferenciada às nossas participações especiais”, disseram os organizadores da BNT Geninho Goes e Jair Pasquini. A BNT é a feira que mais atrai profissionais de turismo do Mercosul e realiza edições em formato de workshop fora do Brasil. No ano passado, nos dois dias do evento passaram cerca de 6000 profissionais do turismo pela feira.


INSCRIÇÃO
 
Agentes de viagens, operadoras e atuantes do trade de turismo podem fazer inscrição através do link:http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/inscricao/. Hotéis, resorts, parques, atrações turísticas e demais interessados em expor na BNT Mercosul devem entrar em contato com o setor comercial pelo telefone  (47)3367-1119 ou pelo link: http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/expositores/bloqueio-e-reserva/. Mais informações: http://www.bntmercosul.com.br
 
FESTURIS & FEIRA DE MILÃO
 
Clique na imagem para ampliá-la

A participação do diretor do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) Eduardo Zorzanello na Bolsa Internacional de Turismo (BIT) de Milão, na Itália, garantiu novas parcerias e expositores para a 25ª edição do evento na Serra gaúcha. Como forma de fortalecer os contatos internacionais, a partir da próxima edição da BIT, em 2014, o Festuris contará com um estande na feira e, da mesma forma, os organizadores da promoção na Itália participarão do festival gramadense, de 7 a 10 de novembro. “É uma aproximação concreta com a principal feira de turismo italiana, buscando ampliar nosso leque de expositores e fortalecer o nome do festival naquele país”, explica.
A parceria foi formalizada a partir de uma reunião de Zorzanello com Bárbara Conte e Francesca Borghi, da organização da BIT, acompanhado de Marcelo Mello Nascimento, representante do festival na Itália. A BIT foi realizada de 14 a 17 de fevereiro, atraindo mais de 90 mil visitantes em quatro dias.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Outra importante parceria foi a partir do encontro com o jornalista Roberto Vitali, que está organizando a Gitando.all, feira de turismo acessível que ocorrerá em Vicenza, de 21 a 24 de março. Zorzanello e Vitali formalizaram a troca de informações sobre participantes dos dois países para o Festuris e a Gitando.all. “Na BIT foi possível fortalecer a visão sobre a acessibilidade, que realmente está em evidência no turismo europeu”,diz o diretor do Festuris.

 
EXPOSITORES
 
Zorzanello ainda confirmou a presença, pelo segundo ano consecutivo, da operadora Aliantour no festival. Com trabalho específico com grupos e destinos religiosos desde a sua fundação, em 1978, tem providenciado serviços receptivos para agentes parceiros em diversos países de todo o mundo. “A empresa é uma das principais na área de receptivo, com escritórios em várias cidades europeias”, explica o diretor. A Aliantour organiza peregrinações, especialmente católicas, para todos os lugares conectados com a fé cristã na Europa.  Com um departamento religioso específico dentro da operadora, já foram oferecidas participações em grandes eventos religiosos, como a Beatificação de Madre Teresa de Calcutá, Beatificação de João Paulo II, Canonização de Mary Mackillop, Jornada Mundial da Juventude Madri e muitas outras. Outro expositor que Zorzanello garantiu durante a BIT é a Experience Travel Team, um consórcio de sociedades italiano. É formado pela Caldana Travel Service (especializada em tours com guias de toda a Europa), Utat Viaggi – Tour Operator (que possui tours pela Europa e vários outros países do mundo), Business Land (voltado ao business travel) e Caldana Bus (empresa especializada em aluguel de veículos de turismo em toda a Europa).

 
SALVE O PLANETA
 
O Instituto Baleia Franca (IBF), com o apoio da ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa, realizou nova ação de educação ambiental durante o carnaval, na Praia do Rosa. Foram distribuídos saquinhos de lixo, realizada limpeza da orla e houve muito bate-papo para a conscientização dos frequentadores sobre os males do lixo deixado na areia. Para quem não sabe, entre outros transtornos, são os resíduos os responsáveis pela morte de muitos animais marinhos. 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Além de recolherem o lixo e conversarem com os turistas, biólogos do IBF realizaram a campanha “Folia sem sujeira”, colocando cartazes nos bares localizados na beira mar com a frase "Movimente-se pela vida: recolha SEU LIXO! O oceano pede socorro." Uma ação de educação ambiental que focou tanto turistas como comerciantes. O IBF realiza periodicamente ações de educação ambiental na Praia do Rosa. Todos agradecem a preocupação do Instituto e do grupo de empresários locais que querem manter o Rosa como uma das 30 baías mais belas do mundo.


JATIÚCA RESORT
 
Lá, onde o verão nunca termina, o Jatiúca Resort oferece diárias a partir de R$ 335,00 para o casal com duas crianças no mesmo apto dos pais. Ótima oportunidade inclusive para quem tem milhas aéreas. Essa é a dicas, aproveitar o calor nordestino e curtir uns dias no resort mais tradicional de Maceió, minha casa por lá, diga-se de passagem, certo Ana Claudia? O Jatiúca Resort oferece todo o conforto e tranquilidade para quem prefere viajar após as festas de fim de ano, férias e feriados aproveitando a calma e o sossego da capital alagoana. O Jatiúca Resort, o único com o conceito “pé na areia” da região, oferece total infraestrutura, com atividades para todos os gostos e para toda a família. Para quem tem filhos, há jogos e brincadeiras lúdicas todos os dias até às 22h, acompanhadas por monitores, que entretêm os pequenos por todos os 62 mil m² do complexo. Os pais com bebês também não precisam se preocupar, o hotel oferece berços, banheiras, carrinhos, copa para preparação das papinhas, serviços de babás e até mesmo podem solicitar a preparação de sopinhas em um dos restaurantes. Tudo o que for preciso para o conforto do mais novo membro da família.
 
 
Enquanto as crianças se divertem deixando os pais despreocupados, os adultos podem aproveitar cada detalhe deste paraíso, seja passando horas e horas na beira da piscina, apreciando a leveza da brisa e o azul do mar da praia de Jatiúca, fazendo massagens relaxantes nas charmosas cabanas de massagem, que oferecem uma bela vista, ou até mesmo jogando uma partida de sinuca no salão de jogos e porque não arriscar alguns jogos de tênis ou voleibol, pelas diversas quadras do resort. No fim da tarde o objetivo é reunir toda a família para curtir as aulas de dança e conhecer um pouco mais da cultura da região, com apresentações teatrais e folclóricas que encantam e divertem os hóspedes. O complexo Jatiúca tem uma localização privilegiada, onde é possível mesclar a tranquilidade do hotel e todo o agito da cidade, já que fica próximo dos principais restaurantes, lojas, quiosques e feiras de artesanato da região. Ou seja, é o destino perfeito tanto para quem busca momentos de sossego como para quem quer curtir o agito das grandes capitais nordestinas.

ÁREA VERDE
 
Localizado em Maceió, o complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes, pertencente ao Grupo Pernambucanas, possui ao todo 175 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com infraestrutura completa de lazer, unindo o conforto e a tranquilidade que se deseja em um resort, com toda a comodidade, agitação e atrações turísticas do centro turístico da capital de Alagoas, fazendo jus ao conceito de resort urbano de um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais da cidade. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 2 restaurantes, 2 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca. www.hoteljatiuca.com.br.  


FOZ DO IGUAÇU
 
Foz do Iguaçu é há alguns anos a segunda cidade mais visitada do Brasil e a cada dia que passa investe mais na recepção aos turistas. Uma recente pesquisa na cidade revelou que a construção civil está sendo puxada pelas reformas da rede hoteleira, que se prepara para o grande contingente turístico dos próximos eventos que serão sediados no Brasil e em Foz do Iguaçu, como os X Games – terceiro maior evento esportivo do mundo. Mas Foz do Iguaçu é para ser visitada a qualquer momento, principalmente agora com a baixa temporada, onde os hotéis e operadoras receptivas de turismo preparam ótimas promoções.
 
 
A cada diária em Foz do Iguaçu o turista ganha um transporte para determinado passeio. E o melhor de tudo é que é cumulativo! Ou seja a cada dia um transporte a mais. Uma diária: um transfer. Quatro diárias: quatro transfers. Para a primeira diária o transporte grátis é para o Duty Free Shop (Argentina);  a segunda para o Shopping Del Este (Paraguai); a terceira diária o transporte é para Compras no Paraguai e à quarta o famoso City Tour por Foz do Iguaçu.
 
ASSALTO AO TREM PAGADOR

Mais de 14 meses entre o trabalho de pesquisa, a elaboração do roteiro, as locações e a montagem. Finalmente está tudo pronto para a premier. A saga do destemível Zeca Vaccariano que por muitos anos intrigou gerações no Vale do Contestado, agora é real: O Primeiro Assalto ao Trem Pagador, filme docudramatizado por 85 atores regionais vai contar essa fábula. A exibição de estréia foi nesta quarta-feira, 20 de Fevereiro em Pinheiro Preto, onde SC conhece muito mais do que os mistérios que circundam a biografia do homem que por cem anos foi considerado um bandido. Na obra o radialista Tchê Mendes vive José Antônio de Oliveira, o tal Zeca Vaccariano, mentor e executor do que seria o maior atentado financeiro da história universal. Para governar a província, o saudoso João Paulo Dantas, artista de mil faces é Felipe Schmidt. De bandido a justiceiro a trama ganha vida na curiosidade do escriturário Carlos Gaethener, interpretado pelo cantor e compositor Gabriel Sater, filho de Almir Sater.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Além da dramatização, cenas originais da época e entrevistas dão contornos de realismo jornalístico a história que também explora as construções do túnel de Pinheiro Preto, e da ponte metálica de Marcelino Ramos, RS. A colonização do oeste e Vale do rio do Peixe, entre outros aspectos da histografia regional também estão presentes na obra com duração de cerca de 56 minutos. Para celebrar o momento histórico vivido pela cidade que teve seu surgimento chancelado pela saga do trem pagador, a prefeitura de Pinheiro Preto prepara uma turnê com projeções em seis cidades ligadas a ferrovia SP – RS: Além de Pinheiro Preto e Piratuba, que sediaram as gravações, Joaçaba, Videira , cidades da Rota da Amizade e Concórdia, em Santa Catarina, além da cidade de Erechim no RS, também estão no circuito.

SHOW
 

Noite de gala para a premier do filme, que além da exibição conta com o show de Gabriel Sater e apresentação especial do Grupo Portal do Sul. O evento que inicia às 19h30min é corporativo, tem como convidados todo o elenco, do filme, a comunidade local, autoridades regionais e nacionais, além da imprensa. A projeção realizada em película digital acontece no Pavilhão Católico de Pinheiro Preto. Já o lançamento oficial acontece no Centreventos em Piratuba, SC, no dia 22 de Fevereiro. A solenidade faz parte da programação de aniversário da cidade O evento tem entrada livre e inicia às 20 horas. A produção tem como principal patrocinadora a prefeitura de Pinheiro Preto, (SC), além de apoio institucional da prefeitura da cidade de Piratuba (SC) ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, além de várias outras empresas.

 
SPACE

A Space Balneário Camboriú acaba de confirmar a principal atração da sua festa de encerramento da programação de verão. A primeira filial das Américas da balada de Ibiza eleita onze vezes pela DJ MAG como a melhor do mundo recebe em 22 de fevereiro o sueco Avicii, eleito pela mesma publicação o terceiro melhor DJ do planeta. Com apenas 23 anos, Avicii é uma das maiores revelações da cena eletrônica atual. Seu último hit, “Silhouettes”, já está entre as músicas mais tocadas nas pistas de todo o mundo. O sucesso vem logo depois do reconhecimento atingido por outro hit. “Levels” foi uma das músicas mais tocadas nas pistas européias e brasileiras em 2011 e 2012.
Foi também em 2011 que Avicii foi indicado ao Grammy, por seu trabalho em parceria com David Guetta no hit “Sunshine”
 

A festa de encerramento da temporada de verão da Space B. Camboriú receberá pelo menos mais uma atração internacional. O DJ alemão Kurd Maverick também confirmou presença e promete levar o melhor do house ao litoral catarinense. Kurd – que adotou este nome por sua origem curda – começou a ganhar notoriedade em 2005, com seu remix do hit “Pum up the Jam”. Seus mais recentes sucessos, como N.Y.C. e Hell Yeah, com certeza estarão em seu playlist. Ainda se apresentam na noite os DJS Edu Imbernon, Danny Marquez (residente Space Ibiza) e os nacionais Leozinho e Maycon Schramm.

 
VILLA FRANCIONI & VINHO BRANCO
 
Clique na imagem para ampliá-la

A vinícola Villa Francioni, lança para o mercado nacional um novo rótulo da linha Aparados: um vinho branco elaborado com percentual maior de Chardonnay e complementado com Sauvignon Blanc. O vinho de corte pouco comum, foi elaborado pelo enólogo Orgalindo Bettú, que se surpreendeu com o resultado, segundo ele “o vinho tem ótimo complexo aromático e equilíbrio perfeito  entre corpo e acidez”. O enólogo decidiu não passar o vinho por barricas de carvalho para preservar as características joviais referentes ao frescor, ao frutado e aos aromas cítricos e florais. O Aparados Branco tem todas as características para acompanhar a dieta atlântica brasileira de clima tropical. E apesar do conceito dos vinhos brancos brasileiros terem pouca longevidade, o enólogo Bettú acredita que o novo rótulo da Villa Francioni,  terá mais de quatro anos de evolução. O teor alcoólico é de 11,9%.  Outro vinho da linha Aparados comercializado pela vinícola é o tinto 2008, produzido com uvas Cabernet Sauvignon. A vinícola Villa Francioni há mais de 8 anos elabora vinhos finos de altitude, com este novo lançamento, o número de rótulos lançados chega a 14, em 3 linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF.

ROSÉ 2011
 
Clique na imagem para ampliá-la

       Falando em vinhos, a Folha de SP reuniu um grupo de peso para analisar os vinhos rosés mais vendidos no país. O VF Rosé 2011, produzido pela Vinícola Villa Francioni, ficou em primeiro lugar na degustação às cegas. Foi o único rótulo que não sofreu nenhuma crítica dos jurados. Dos 8 vinhos degustados 4 apresentaram defeitos graves. O júri foi formado por Gabriela Monteleone, sommelier do restaurante D.O.M., Gianni Tartari, sommelier do Emiliano, Jorge Lucki, colunista de vinhos da Prazeres da Mesa e Valor Econômico, Mário Telles Jr, presidente da Associação Brasileira dos Sommeliers e Suzana Barelli, diretora de redação da revista Menu. Segundo o enólogo da Villa Francioni, Orgalindo Bettú, o vinho foi inspirado na região da Provance na França, o rótulo é produzido com oito tipos de uvas. A Villa Francioni hoje responde por 10% da comercialização de vinho rosé no país.


BETO CARRERO WORLD
 
Clique na imagem para ampliá-la

Dois novos personagens chegam neste sábado (23) para completar a turma de Shrek, o ogro mais simpático do Beto Carrero World. Fiona e o Homem Biscoito já fizeram uma visitinha ao Parque nesta semana para cumprimentar o público e conhecer a Vila Germânica, área temática em que irão se encontrar com os visitantes. O quarteto, composto também por Shrek e seu fiel amigo, Gato de Botas, fará quatro aparições por dia, dando boas-vindas a todos e alegrando ainda mais o lugar. Em tom de descontração, o diretor de Novos Negócios do Parque, Victor Hugo Loth, explica que estes personagens só chegaram agora porque Shrek e o Gato de Botas quiseram vir primeiro, para conhecer bem o local. "A presença da DreamWorks cresceu dentro do Parque e, como o Beto Carrero World foi projetado para a família, nada mais justo que o Shrek tivesse a sua família por perto também. Este é mais um motivo para todos visitarem nosso empreendimento, não são apenas as crianças que se apaixonam pelos personagens, eles fazem muito sucesso com os adultos também".
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ainda de acordo com Victor, muito em breve o Parque vai inaugurar áreas especiais, como se fosse o 'mundo' dos personagens. "O projeto foi feito em conjunto com as equipes de criação do estúdio americano e já estamos em fase de construção", conclui Victor. Já o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, complementa que a chegada de Fiona e Homem Biscoito foi a primeira de muitas novidades programadas. "Em 2013 vamos estrear duas novas áreas temáticas: a de Madagascar, prevista pra o início do segundo semestre, e a área do Sherk, que fica pronta no final do ano. Com isso, aumentamos o número de atrações do Beto Carrero World, aliando ainda mais a qualidade e a visibilidade do maior Parque Temático da América Latina".