FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino
AVIANCA & CHOCOFEST
Clique na imagem para ampliá-la
Em clima de Páscoa, a Avianca será a companhia aérea patrocinadora do Chocofest 2013. A marca da empresa se destacará durante o desfile de Páscoa “Um Chocoamor à Terra”, que terá a presença do mascote Avi, do Programa Amigo da Avianca. “O Chocofest é um evento grandioso e que enche os olhos de adultos e crianças. Temos certeza que será uma parceria de sucesso e uma ótima oportunidade para que nossos clientes desfrutem das belezas e dos encantos de Gramado”, afirma o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni. Os desfiles ocorrerão nos dias 16, 23 e 30 de março, sempre às 17 horas, e 24 de março, às 11h30.
Clique na imagem para ampliá-la
Com frota composta por 34 aeronaves, operando em 24 aeroportos brasileiros, e expectativa de transportar 5,4 milhões de passageiros em 2012, a Avianca tem no conforto de suas aeronaves um de seus principais atributos – é a única empresa aérea nacional a qual a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o selo “A” para o espaçamento entre todas poltronas de todas as aeronaves da frota. Ao conforto, se somam seus sistemas de entretenimento oferecidos em modernos Airbus A318, A319 e A320, além da atenção personalizada e preços bons e competitivos. A empresa ainda oferece serviço de bordo exclusivo e atendimento diferenciado, marcado pela pontualidade e por diferenciais como servir refeições e lanches mesmo em voos de curta distância.
HISTÓRIA DA MODA
Períodos históricos, como a Belle Époque; reconhecidos estilistas como Christian Dior e Yohji Yamamoto, além de grandes inspirações da moda como a rainha do pop, Madonna, estarão presentes na passarela do Chocofest 2013. Com o tema “A história da moda no século XX”, o Senac-RS irá encantar os visitantes do maior evento de Páscoa do país com um desfile de roupas de chocolate. Durante o evento, que ocorre de 14 a 31 de março em Gramado, serão apresentados 18 modelos que vestirão looks cobertos por chocolate meio amargo, com forte apelo visual e que incorporará todas as referências desde a década de 10 até a virada do milênio, com influência do design e da arquitetura.
Em 2012, o tema foi Universo Polar, fazendo referência ao chocolate branco / Cleiton Thiele - Clique na imagem para ampliá-la
A coleção é assinada pelo estilista e coordenador de moda da instituição, Márcio Weiss. Segundo ele, o desafio este ano é aprimorar o que já foi mostrado nos anos anteriores. “Optamos pelo chocolate meio amargo porque ele é mais escuro e destacará ainda mais a beleza das peças”, afirma. Os desfiles realizados pelo Senac-RS ocorrerão nos dias 15, 22, 28 e 30 de março, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta), e a entrada é gratuita.
A FESTA
O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site: www.chocofest.com.br.
WORKSHOP CVC
A 19ª edição do Workshop & Trade Show CVC 2013 foi de muitos contatos e prospecções para o gerente comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Juan Sorto. Fluente em três idiomas e com experiência na área internacional, Juan visitou diversos expositores internacionais durante o evento da CVC e abriu negociações com alguns destinos para participação no festival que acontece em setembro na Paraíba. "Nosso gerente comercial tem conseguido apresentar com qualidade nosso evento para diversos países das Américas, Ásia, Oriente Médio e Europa, " afirma Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa.
FESTURIS
Com a presença cada vez mais consolidada no mercado internacional, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) marca presença em mais um evento do segmento na Europa, nesta semana. O diretor Marcus Vinicius Rossi estará a partir de quarta-feira (27/2) na BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, com uma mesa de trabalho junto ao estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Rossi ainda tem várias reuniões agendadas, entre elas, com o presidente da companhia aérea TAP, Luiz Gama Mór; o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira; e a diretora da FIL – Feira Internacional de Lisboa, Fátima Vila Maior. “São encontros para fortalecer e ampliar a participação portuguesa no Festuris que, assim como a BTL, comemora 25 anos em 2013”, comenta. A feira portuguesa prossegue até domingo (3/3).
Desde a sua primeira edição, em 1989, até o ano passado, foi visitada por quase um milhão de profissionais e grande público, em um universo correspondente a mais de 15 mil empresas e entidades expositoras. O investimento da organização na feira tem sido de aproximadamente 10 milhões de euros nas últimas 10 edições. Neste ano, as apostas da BTL são na Meeting Industry, Golf e Turismo Religioso. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado o Festuris comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, reuniu em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações nowww.festivalturismogramado.com.br e www.facebook.com/festuris.
WORKSHOP BROCKER TURISMO
Uma grande confraternização entre aqueles que fazem da Serra Gaúcha um dos principais destinos turísticos do Brasil. Assim será a segunda edição do Workshop promovido pela Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, que reunirá diversos profissionais do segmento entre os dias 14 e 18 de março. Com a expectativa de reunir 250 participantes, o evento contará com a presença das 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, prêmio entregue em novembro de 2012 e que destaca as operadoras de viagem que mais comercializam a Serra Gaúcha como destino durante o ano. Os premiados levarão mais 10 agências de viagens convidadas, que percorrerão os principais empreendimentos e pontos turísticos da região. “O principal objetivo do evento é que as agências e operadores de viagem conheçam os encantos e atrações da Serra Gaúcha e possam comercializar esse destino da melhor maneira possível”, destaca a diretora Comercial da Brocker Turismo, Luiza Brocker Boeira. A grande novidade dessa edição do evento fica por conta do sorteio de R$ 60 mil em dinheiro entre os participantes. O II Workshop da Brocker Turismo conta com o patrocínio da TAM Linhas Aéreas.
AÇÕES PROMOCIONAIS
Até o próximo dia 3 de março, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza ações promocionais na Colômbia e em Portugal. Em Bogotá, a Feira Vitrina Turística é um evento organizado pela Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO) e está na sua 32º edição. No estande compartilhado com a Embratur, a Empetur irá realizar encontros com operadores para tratar de ações para o turismo do Estado. “Estamos com agenda cheia de eventos internacionais essa é uma excelente oportunidade de vender os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o Brasil é um país em crescimento” afirma o presidente da Empetur, André Correia.
Seguindo as promoções do Destino Pernambuco, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, a Empetur participará da BTL 2013, em Lisboa, Portugal. No estande haverá a divulgação do destino por meio de folheteria, kits e vídeos promocionais. Como o voo Recife/Lisboa existe há mais de 40 anos, Portugal figura entre os principais mercados emissores de turistas internacionais para o Estado.
PIONEIRISMO
Teve início nesta última segunda-feira, o 1º Encontro do Prodetur Nacional, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representantes de nove Estados executores, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Turismo estão reunidos para trocar experiências sobre o andamento do programa. No período da tarde, os participantes visitaram obras em andamento nos municípios de Recife e Olinda. A agenda de palestras segue no Cecon. Um dos estados pioneiros, Pernambuco apresentou o modelo de gestão baseado no monitoramento das ações. “Um cronograma de trabalho tem que ter metas e objetivos estabelecidos. Realizamos três ciclos mensais de monitoramento, com uma reunião interna, outra com a Secretaria de Turismo e uma última diante do governador Eduardo Campos.”, explicou o gerente geral do Prodetur Nacional, Salo Bortman.
TRANSPARÊNCIA
Segundo ele, a gestão só funciona por ser transparente em sua essência, com a contribuição efetiva de todos os envolvidos. “Todos os gestores têm participação no planejamento anual. Hoje, todos os colaboradores do Prodetur sabem quais são as ações que terão de ser cumpridas até 2015. Isso é fundamental para o andamento das ações”, disse Bortman. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o encontro serve para o compartilhamento dos sucessos e desafios entre todos os estados executores.“Estou bastante entusiasmado com a agenda desse encontro. Temos sido procurados por vários estados do Nordeste, que ainda não iniciaram o Prodetur, para saber do nosso modelo”.
O Prodetur Nacional no estado tem um orçamento inicial de U$125 milhões, sendo U$75 milhões provenientes do BID e U$50 milhões de contrapartida do Governo de Pernambuco. Além desses recursos, o Ministério do Turismo participa do financiamento a partir de convênios. “Acordamos para o potencial econômico do turismo. Desde cedo o governador Eduardo Campos entendeu a importância que o turismo pode ter para o desenvolvimento do estado e isso foi essencial para que pudéssemos ser, mais uma vez, pioneiros”, elogia o secretário de Turismo. Representante do Prodetur Nacional na Paraíba, Arnaldo Farias falou sobre o grande desafio que envolve a preparação do programa. “É algo extraordinário a ideia da criação de uma rede de compartilhamento de experiências. É um cenário muito desafiador em que essa troca de informações pode auxiliar na aceleração dos processos”, disse.
DESTINO PARAÍBA
Os atrativos turísticos da Paraíba serão apresentados em dois importantes eventos na Europa. A partir desta quarta-feira tem início a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e deverá reunir, até o próximo dia 3 de março, empresários de 180 países que apostam no turismo com atividade econômica estratégica. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está disponibilizando um estande, onde a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar espaço. A programação da BTL prevê a realização de workshops temáticos, apresentações de destino, provas gastronômicas e apresentações culturais. O vice-governador Rômulo Gouveia vai participar do evento. O potencial turístico do “Destino Paraíba” vai ser apresentado por meio de vasto material promocional em formato DVD, folder e revista, que está sendo apresentado pelo turismólogo e técnico da PBTur, Klaus Botelho. Ele é fluente em alemão, espanhol e inglês “Teremos oportunidade de massificar esses roteiros para um público seleto”, reforçou a presidente a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
A executiva destacou que o Governo do Estado tem intensificado a divulgação do “Destino Paraíba” em feiras no Brasil e no exterior, e que o segmento turístico é uma das prioridades no processo de geração de emprego e renda. “A presença da Paraíba na BTL reafirma o nosso compromisso de divulgar os roteiros turísticos locais, na busca de ampliar a visita de turistas estrangeiros”, disse. Alemanha - A Feira Internacional de Berlim 2013 (International Tourism Bourse) começa no dia 6 de março e termina dia 10. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, falou que estão confirmadas as presenças de países de todos os continentes, potenciais emissores de turistas para a Paraíba. “ O importante é que desde o início do ano estamos presentes nos principais eventos de turismo na Europa”, afirmou.
OLODUM
Falando nisso, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, meu amigo Claudio J S Junior, e o gerente comercial do evento, Juan Sorto, estiveram reunidos com o trade turístico de Porto Seguro e com representantes da banda Olodum durante o evento da CVC, na semana passada, em São Paulo. O resultado do encontro foi positivo e o Olodum deverá estar no festival, em setembro, na Paraíba. "Participar do maior evento do Nordeste é imprescindível para nossa região e apresentar a cultura baiana para os agentes e operadores convidados é muito importante" afirma o Ivan Bahia, gerente comercial do Grupo Sued´s.
Clique na imagem para ampliá-la
Na foto Danilo Suprilar (vereador de Porto Seguro), Juan Sorto (Gerente Comercial do Festival JPA), Ivan Bahia (Gerente Grupo Sued´s), Daniel Menta (Presidente do Porto Seguro Convention Bureau) e Claudio J S Junior (Diretor do Festival JPA)
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
O Salão Paranaense de Turismo conta este ano com muitas novidades, entre elas o Encontro com Blogueiros. O debate pretende chamar a atenção dos agentes de viagens para um tema moderno: as redes sociais e a influência provocado pelos usuários da internet que decidem compartilhar experiências de suas viagens em sites particulares. O tema do encontro será “Blogueiros de Viagens X Agentes de Turismo: uma parceria que já deu certo” e tem como objetivo mostrar que são muitos os modelos de ações que podem ser praticados com os blogs e mesmo que em muitos casos a parceria não seja oficial, os agentes podem se beneficiar de textos indexados pelos buscadores da internet, sendo facilitadores de conhecimento sobre os destinos turísticos.
Clique na imagem para ampliá-la
No turismo, os blogueiros são peças-chave contribuindo diretamente para a escolha dos destinos dos viajantes. Eles expressam a verdadeira emoção e sentimento presenciada nas viagens. “Hoje é mais que fundamenta que os agentes tenham os blogs como parceiros. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os blogueiros não estão sufocando o agente, mas contribuindo com o aquecimento do setor”, diz Marcelo Valente, da operadora Loumar Turismo de Foz do Iguaçu, organizadora do debate. Além de Marcelo Valente, participarão da mesa no Salão, Sílvia Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens e mantenedora do blog Matraqueando.com e Ney Queiroz, diretor executivo da Green Digital e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniBrasil. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição através do link: http://bit.ly/BlogsnaABAVPR.