segunda-feira, 11 de março de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP



HOTELARIA & INOVAÇÃO

Com a crescente expansão do turismo em escala mundial, com o Brasil fortemente inserido nesse contexto, os meios de hospedagem estão diante de desafios cruciais: como atrair novos clientes, ao mesmo tempo mantendo os atuais? Sempre preocupada em atender os anseios dos empresários do setor, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), partiu de uma pergunta: “Diante das inúmeras opções de destinos e ofertas de hospedagem, o que é preciso para se destacar em meio a concorrência?”, seguido de outro questionamento: “O que atrai o ser humano?”. A resposta é ao mesmo tempo simples e complexa: o homem é atraído pela inovação, pela novidade, pelo diferente.
 
 
Diante desse dilema, e visando aprofundar as alternativas possíveis, o tema escolhido pela ABIH-SC, em 2013, para o 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), que acontecerá no CentroSul, em Florianópolis, de 08 a 10 de maio, foi “A Inovação na Hotelaria”. Pesquisa realizada por uma unidade estadual do SEBRAE-SC, com 500 empreendimentos hoteleiros, sugeriu a necessidade de inovação no setor de hospedagem, desde os pequenos empreendimentos até as grandes redes. Mas além de criar um ambiente mais agradável e inovador para os diferentes públicos, metas como a qualificação da mão de obra não podem ser deixadas de lado, pois a inovação deve ser de forma integrada com todos os ambientes e setores, por mais diferentes que sejam.

25ª EXPROTEL 
 
 
Dezenas de empresas já confirmaram participação na 25ª edição da Feira de Produtos para Hotéis (Exprotel), a mais tradicional mostra de produtos, equipamentos e serviços para hotéis da Região Sul. Ao completar 25 anos de sucesso, a mostra vai reunir marcas consagradas, novidades e lançamentos de cama, mesa, banho, decoração e arquitetura. Além de tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, alimentos e bebidas, limpeza, entre outros, para um mercado altamente competitivo, exigente e em franca expansão. Empresas interessadas em participar podem realizar cotação com Juliana através do fone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: comercial@abih-sc.com.br.
 
TURISMO BRASIL SUL
 
Mais uma ação estratégica dos Estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul), foi executada em parceria com a Operadora Turística e Incomming BWT sediada em Curitiba e parceira de Santa Catarina, na ITB-Berlin (maior feira de turismo do mundo). Pela primeira vez uma operadora incomming (operadora receptiva) do Sul do Brasil com roteiro proposto e acordado pelos quatro Estados do Sul lançam um produto especifico da região para o mundo na maior feira da industria turística mundial. Operadoras turísticas alemãs como Gateway Brazil, Vintours, Viventura, Conosur e Latin Trails entre outras foram recepcionadas com um café da manhã, onde o Roteiro Integrado Sul do Brasil foi apresentado.
 
 
Em conjunto com a BWT Operadora Turistica e os quatro Estados do Sul do Brasil já esta sendo programado um fantour com estas operadoras turísticas que estão nesta parceria para vender o nosso destino, provavelmente já para o próximo  mês de maio, a fim de vivenciarem às belezas naturais, conviverem com a nossa gente, visitarem os equipamentos turísticos e assim poderem vender com consistência a nossa região. Para Santa Catarina a ITB-Berlin deste ano esta sendo altamente positiva, além da confirmação da posição do nosso Estado como sendo o de maior crescimento no mercado alemão, que é o maior mercado emissor de turistas do mundo.
 
FREE HUGS
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Condessa Doçura, um dos principais personagens do Chocofest estiveram no centro de Porto Alegre, para realizar o “Free Hugs” (abraços grátis), para todas as pessoas que passavam pelo local. Esta ação comprova o carinho e a alegria que todos podem encontrar no Chocofest, que acontece de 14 a 31 de março, em Gramado. A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas ou personagens, oferecendo abraços para “estranhos” em locais públicos. A campanha começou em 2004, com um homem australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann" na Austrália. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclip no YouTube da banda australiana Sick Puppies. O vídeo atualmente é um dos mais vistos no site, tendo sido assistido mais de 50 milhões de vezes. Os abraços são um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhor.

 
PÁSCOA EM GRAMADO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Gramado já está vestida com as cores do Chocofest 2013, que se inicia na próxima quinta-feira (14/03). Neste ano, o destaque é para os elementos inspirados nos costumes germânicos, com árvores secas de galhos brancos retorcidos enfeitadas por ovos coloridos. Somente no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta) e Praça Major Nicoletti, serão seis mil metros quadrados de elementos decorativos e cenográficos para encher os olhos de crianças e adultos. Os trabalhos de instalação começaram na segunda-feira (dia 4) e devem ser concluídos até a próxima quarta-feira (13). Segundo o diretor do Chocofest Eduardo Zorzanello, desde janeiro, há cerca de 100 colaboradores, fixos e terceirizados, envolvidos com a implantação da decoração para a 18ª edição do evento, divididos entre o escritório da empresa promotora (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos) e as três centrais de produção, nos bairros Centro, Carasal e Piratini. Para garantir um evento cercado por criatividade e inovação, Zorzanello buscou referências na Alemanha e Áustria. “Para esses países, a figura do coelho é muito forte e a comunidade compra ovos artificiais coloridos para enfeitar árvores da mesma forma como as bolas de Natal têm força no elemento decorativo dos brasileiros”, conta ele, reforçando ainda o uso de traços de cartoon para a identificação infantil com a Páscoa.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A mudança no visual da cidade já pode ser percebida nos pórticos, rótulas e avenidas, Praça Major Nicoletti, jardim da prefeitura e Rua Coberta – que a partir de agora passa a se chamar “Planeta das Guloseimas”. As cores que chegam com força nos ovos, coelhos e casas temáticas são amarelo, laranja, verde e rosa. O novo visual do Chalé do Conde, Vila de Açúcar, Casa da Grife Chocofest e Casa da Bruxa são os destaques. Zorzanello ainda chama a atenção para as 35 árvores em vasos e 40 ovos apoiados por pedestais que estão sendo instalados na Avenida Borges de Medeiros. “São elementos novos e também repaginados que certamente agradarão ao público. E ainda temos os ovos e coelhos novamente instalados em outra extensão da mesma avenida.”
 
 
FESTURIS

Operadora de viagens on-line especializada na intermediação dinâmica de serviços mundiais de turismo, com foco na América Latina. Este é o perfil da HotelDO.com, que confirma participação no Festival do Turismo de Gramado pela primeira vez em 2013. Durante o evento, apresentará uma nova plataforma de reservas, que será lançada no segundo semestre. “Será inovadora, com serviços de hotéis on-line. Vamos aproveitar nossa presença no Festuris para mostrá-la ao trade”, explica o gerente de vendas da empresa, Márcio Nogueira, ressaltando que o site (www.hoteldo.com) é a maior identidade da empresa. A feira, para ele, será uma excelente oportunidade para o fortalecimento das relações com o mercado do Sul do Brasil e também com a América Latina. “Sabemos da força do evento e buscamos, cada vez mais, reforçar nossa presença em países como a Argentina”, exemplifica. 
 
  

EMPRESA LÍDER
O conceito de serviço personalizado caracteriza a empresa desde a sua criação, em 2000. Honrando a missão de “ser a empresa líder da América Latina na comercialização de hotéis com base na tecnologia”, estabeleceu uma excelente relação com as maiores agências e operadoras de turismo do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Noruega, Islândia, França, Brasil, Chile, Argentina, Peru, Uruguai e México, entre outros países da América, Europa e Ásia, recebendo milhares de turistas todos os anos.Com escritórios no Brasil, México, Argentina, Chile e Estados Unidos, já tem confirmada a abertura de mais uma unidade na Colômbia, no segundo semestre deste ano. A maior potência da HotelDO.com é o mercado mexicano, onde se concentram 2,5 mil dos 3 mil funcionários, além de hotéis e frota de veículos próprios. Com uma relação de 16 mil hotéis em todo o mundo e mais de 7 mil agências utilizando seus serviços, tem os preços mais econômicos, já que as tarifas são negociadas diretamente com cada hotel, com descontos de até 70% sobre a tarifa balcão. 
FESTURIS JOÃO PESSOA

O governo do Estado vai apoiar a realização do 3º Festival  do Turismo de João Pessoa que vai acontecer entre os dias 27 e 28 de setembro deste ano, no Centro de Convenções da capital. O anuncio do apoio ocorreu durante o lançamento oficial do evento num dos auditórios do Hotel Hardman, na capital. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Estiveram presentes na cerimônia os representantes do trade, imprensa e os organizadores do festival. O secretário estadual Renato Feliciano explicou que o governador Ricardo Coutinho está empenhado total consolidação do evento que traz centenas de agentes de viagens do país à nossa capital. “Sabemos da importância da divulgação do ‘Destino Paraíba’ e do crescimento do turismo para o estado. Não temos dúvidas quanto as potencialidades de expansão do festival nos próximos anos”, afirmou.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o governo vem apoiando o festival desde a primeira edição.“Sou uma entusiasta do festival desde o primeiro ano. Todos os grandes festivais de turismo do país começaram pequeno, foram crescendo, atraindo mais agentes de viagens e expositores a cada ano. O de João Pessoa mostrou que vai ser um sucesso nos próximos anos”, declarou. O coordenador do 3º Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio Júnior, disse nesta quinta-feira (7) que existe a expectativa de trazer cerca de 700 agentes de viagens para o evento, em setembro. Júnior se baseia no número de profissionais que participaram na segunda edição, no ano passado. “ De 2011 para 2012 registramos um aumento de mais de 78% no número de agentes. Mesmo que esse índice não se repita, acreditamos que haverá um implemento no número de agentes neste ano. O Destino Paraíba esta cada vez mais conhecido e procurado”, afirmou.
 

CONVENTION BUREAU

O diretor do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, informou que paralelamente ao festival estão programados eventos voltados para acadêmicos de turismo, empresários do setor e expositores.“Estamos articulando a vinda de palestrantes de nível internacional, além da presença de jornalistas especializados em turismo para cobrir o evento. A cada ano o festival está mais profissional”, declarou.
 
20º DONNA FASHION
 

Donna Fashion DC Iguatemi, mais badalado evento de moda de Santa Catarina, chega a sua 20ª edição cheio de novidades. A primeira delas é que agora serão duas noites de desfiles, e as marcas infantis ganharão uma edição exclusiva. O evento passou por uma grande transformação: acompanhando a tendência de uma moda mais democrática e acessível, ele passa a ser aberto ao público, com cobertura online ao vivo, e realizado na Praça de Eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis, nos dias 27 e 28 de março. Em um vídeo produzido pela All Press Comunicação, a editora do caderno Donna do Diário Catarinense, Romí de Liz, fala um pouco mais sobre o que o público pode esperar desta edição. Assista em:http://youtu.be/zDY_5xifhgo.
 
 
NOVO FORMATO

O Donna Fashion DC Iguatemi mudou. Acompanhando a tendência de uma moda mais democrática e acessível a todos, o evento que conquistou os catarinenses passa a ser aberto ao público e será realizado na Praça de Eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis. A primeira edição de 2013, que apresentará as tendências da temporada Outono/Inverno, terá duas noites de desfiles, nos dias 27 e 28 de março. As marcas infantis ganham uma edição só para elas – o Donna Fashion DC Iguatemi Kids, que será realizado no meio do ano. “Não é uma mudança pequena. É uma transformação radical do evento. Com ela, apostamos numa aproximação maior das marcas com seus públicos e na consolidação do Iguatemi como sinônimo de moda no Estado”, diz Tavane Sakamoto, gerente de marketing do shopping. “Fizemos história nas 19 edições anteriores e a proposta agora é recriar o evento com uma abordagem totalmente diferenciada”, completa a Editora de Cadernos do Diário Catarinense, jornalista Romi de Liz.
 
 
ÁREA VIP
 
A área vip do evento acompanha as mudanças. Será um espaço exclusivo, reservado para 100 convidados especiais, escolhidos a dedo pelas hostess do evento –Lisiane Crippa, Roberta Carlucci e Shirley Stamou. As três, além de serem responsáveis pela vip list desta edição, também vão cobrir os bastidores dos desfiles e falar sobre moda nas páginas do Diário Catarinense, que terá um caderno exclusivo sobre o Donna nos dias do evento.
 
 
CONVENÇÃO SHULTZ

A Paraíba pode receber em 2014, a 8ª edição da Convenção Shultz, uma das maiores operadoras do Brasil e que está há 26 anos no mercado. Durante o encerramento da edição deste ano, realizada na Costa do Sauípe, Bahia, o presidente da operadora, Aroldo Shultz, confirmou a realização da próxima edição, mas deixou em aberto o nome do Estado que vai sediar o evento. O diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Temístocles Cabral, que participou das rodadas de negócios com mais de 350 agentes de viagens e expositores de todo o Brasil, explicou que o estado de Pernambuco também se ofereceu para receber o evento no ano que vem.
 
 
Temístocles Cabral explicou que a definição do estado-sede vai depender de uma série de articulações junto a Schultz por parte de representantes do Governo do Estado e o trade. “ Fizemos o contato direto com o presidente Aroldo Shulth. Explicamos que tudo vai depender de negociações e que o evento pode ser realizado em João Pessoa ou Campina Grande, pois as duas cidades possuem hotéis de grande porte. Isto sem falar dos dois aeroportos bem estruturados e que recebem vôos de todas as companhias aéreas”, explicou o executivo paraibano.
 
 
CENTRO DE CONVENÇÕES

Falando nisso, o governador Ricardo Coutinho foi recebido em Brasília, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, com quem tratou sobre a liberação dos R$ 70 milhões para as obras do Centro de Convenções. O ministro informou que R$ 10 milhões estão empenhados pelo Governo federal e outros R$ 9 milhões estão em fase de empenho.  Gastão explicou que os outros R$ 50 milhões deverão ser empenhados por meio de uma Medida Provisória assinada pela Presidência da República para conclusão do empreendimento. Ricardo Coutinho comentou sobre o esforço do Governo do Estado ao investir mais de R$ 133 milhões na construção do Centro de Convenções, que segue num ritmo acelerado.
 

A audiência foi realizada no Ministério do Turismo e contou com a participação do secretário nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, do assessor especial do ministro, Mauro Mota, do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e do superintendente de Obras do Estado, Ricardo Barbosa. O Centro de Convenções terá blocos administrativos em três pavimentos, com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas, um teatro com 3.042 lugares, salão de exposições e eventos com 19 mil metros de área e um mirante, que tem altura equivalente a um edifício de 17 andares, ou seja, 57 metros e estacionamento para mais de 3 mil carros. A primeira etapa do Centro de Convenções foi inaugurada em agosto de 2012 e a segunda etapa está programada para o mês de agosto deste ano. O empreendimento colocará a Paraíba na rota nacional e internacional do turismo de eventos.
 
JATIÚCA RESORT
 
Com o objetivo de unir ainda mais os laços familiares e trazer momentos inesquecíveis, o Jatiúca Resort, minha casa em Maceió, organizou uma programação tranquila e ao mesmo tempo divertida para todo mundo. Para quem tem filhos, a responsabilidade fica por conta dos monitores que fazem a alegria da criançada, com muitos jogos e brincadeiras especiais para a Semana Santa, além de apresentações, como Oficina do Sr. Coelho (brigadeiros e cestinhas): presença do Coelhinho da Páscoa, no domingo, para a entrega dos ovinhos durante o café da manhã, além de muitas outras atividades que serão realizadas na piscina, praia, quadras e todas as demais áreas do complexo todos os dias do feriado das 9h às 22h. Mas não é só isso, a programação também inclui um almoço especial na sexta-feira e atividades que certamente irão agradar os adultos, como o Show Folclórico Danado de Bom (quinta-feira), Show Dancing Dreams na noite de (sexta-feira) e no sábado, a partir das 21h, o Luau, que acontecerá no Deck da Praia com muita música ao som do DJ Ricki.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Além disso, o Jatiúca Resort oferece uma infraestrutura de lazer completa para quem deseja aproveitar momentos de descanso e bem-estar, como massagens relaxantes nas cabanas do resort com uma bela vista do mar azul, ou apenas descansar e sentir a brisa da praia de Jatiúca, com toda a comodidade e mordomia dos serviços à beira-mar oferecidos pelo hotel, ou na pérgula da piscina. Para as famílias que estão com bebês, o resort oferece berços, banheiras, carrinhos, copa para preparação das papinhas, serviços de babás e tudo mais que você precisar para o conforto do mais novo membro da família. Para tornar a viagem ainda mais completa, o Jatiúca Resort conta com uma localização privilegiada pertinho do centro turístico da capital alagoana, próximo dos principais restaurantes, lojas, quiosques e feiras de artesanato, dando a opção ao hóspede de alternar a tranquilidade do resort com o agito de Maceió.

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Comemorações de aniversário

Entre inaugurações, exposições, lançamentos e apresentações culturais, Joinville completou no último sábado 162 anos de fundação. Reinauguração do Museu das Bicicletas, duas apresentações do Balé Bolshoi, homenagem aos imigrantes no Cemitério do Imigrante, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN foram algumas das atividades comemorativas. Sem falar na inauguração da fábrica GM, que acrescentou, não só empregos, mas também economia e status industrial à cidade de Joinville.
 
Restauro da Casa Fleith 


Nada comparável a Pomerode, que tem 240 exemplares de construções enxaimel. Mas Joinville também possui algumas, autênticas. Uma delas é a centenária Casa Fleith, localizada na Estrada do Pico, no Distrito de Pirabeiraba que, após dez meses de obras de restauração foi entregue aos seus proprietários Osni e Idenilda Fleith, pela Fundação Cultural de Joinville e Iphan, dentro da programação de aniversário da cidade. Tombada pelo Estado em 1998 e pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN. Foram investidos mais de R$ 390 mil reais, verba disponibilizada pelo IPHAN. Pelas estimativas a casa foi construída em 1913. Todo o processo de restauro foi acompanhado pelos arquitetos da Coordenação de Patrimônio da Fundação Cultural e do Iphan. 
 
Expoville

Finalmente, a parte mais urgente da Expoville ficou resolvida. O consórcio Viseu/Caex, que administra o complexo pode continuar a reforma do espaço até o início de junho, para que as grandes feiras do ano possam ser realizadas. Agora a luta continua, em busca das licenças para as obras de ampliação dos espaços. 
 
Páscoa no Laguna Tourist
 
O Laguna Tourist Hotel, situado em localização privilegiada na Praia do Gi, Laguna, oferece pacote especial de Páscoa, de 28 a 31 de março, com refeições incluídas. Além disso, tem programação para as crianças – cinema com pipocas, lanche do cachorro quente, caça ao coelho e procura dos ninhos entre outras. Faça contato em tourist@lagunatourist.com.br.   
 
Restaurante Novotel 

Com objetivo de fidelizar e se tornar atrativo aos clientes, a marca Novotel renova criações gastronômicas reforçando conceito de comida saudável e pronta para qualquer ocasião. Rede do grupo Accor, a Novotel lançou em fevereiro o novo cardápio do: Bar Restaurante 365 em suas 10 unidades no Brasil. O menú conta com 35 pratos - entradas, saladas, pratos quentes, sanduíches e sobremesas que levam o tempero internacional com ingredientes regionais para atender a versatilidade de públicos do hotel. Um deles fica em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. Consulte www.novotel.com.
 
As Vovós do Chocofest


Poderosas, cheias de atitude, animadas, descontraídas, modernas e descoladas, as avós dos dias atuais vivem um novo momento. Mas têm em comum o amor incondicional pelos seus netos. São amigas e confidentes. Dentro deste espírito, fundaram, em 2012, durante o Chocofest, a Confraria das Vovós, que é presidida pela chef Rita Gargioni, e que volta ao evento em 2013. Através do encontro, marcado para 21 a 24 de março, em Gramado, durante o Chocofest, a Confraria das Vovós pretende discutir e vivenciar seu papel na sociedade. Com o passar dos anos, o perfil da vovó ganhou novos contornos, além da longevidade . A programação da ação, e o valor dos pacotes para participar está  disponível no site oficial, www.chocofest.com.br.
 
Teatro no Chocofest

Como uma grande brincadeira, em que o bom humor é a chave principal para mostrar a preservação da natureza não apenas como um “modismo”, o espetáculo “Acquaplay – Por um meio ambiente inteiro” é uma das novidades do Chocofest – Páscoa em Gramado 2013. Em duas sessões, nos dias 22 e 24 de março, o público poderá conferir a peça, de cunho educativo e emocional, com 16 diferentes personagens, interpretados por um único ator, o porto-alegrense Fábio Mancuzo. “Utilizo um telão como recurso para contracenar sozinho e trazer para o palco Pequeno Príncipe, Tarzan e Chacrinha, entre muitos outros, mas sob um novo olhar”, promete Mancuzo. O espetáculo ocorrerá no espaço do Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta, centro de Gramado. 

 
O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra Gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. Site www.chocofest.com.br


Páscoa no Jatiúca

O Jatiúca Resort, localizado em Maceió, organizou uma programação tranquila e ao mesmo tempo divertida para a Semana Santa. As crianças ficam por conta dos monitores, com muitos jogos, brincadeiras e atividades como Oficina do Sr. Coelho (brigadeiros e cestinhas): presença do Coelhinho da Páscoa, no domingo, para a entrega dos ovinhos durante o café da manhã entre outras. O programa também inclui almoço especial na sexta-feira e noites festivas com música e shows. Saiba mais em www.hoteljatiuca.com.br.
 
Festival Brasileiro da Cerveja

A gastronomia estará presente no Festival Nacional da Cerveja, que Blumenau irá realizar nos dias 20 a 23 de março, o maior encontro cervejeiro do país. O evento reúne os melhores do ramo no Parque Vila Germânica com a intenção de levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas nunca experimentadas antes na região. E a gastronomia estará presente para completar o festival. Como é muito importante estar bem alimentado antes de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, os restaurantes Figueira e Pepper Jack, que já confirmaram presença no evento, vão oferecer cinco opções de pratos: Buffalo Wings, Nachos, Fritas com cheddar e bacon, Chicken Fingers (coxinhas da asa) e Linguiça com cebola e queijo. Os dois estabelecimentos poderão ser encontrados no mesmo estande. Os dois restaurantes apresentam ainda uma lista co m informações, sobre como combinar os pratos com as cervejas disponíveis no festival.

Relax na Praia do Rosa


A Praia do Rosa é a única parte do litoral do Brasil a figurar no seleto clube das Baías Mais Bonitas do Mundo (foto Ricardo Freire) A Praia do Rosa é uma boa opção para aproveitar o restinho do verão, no litoral catarinense. Pousadas associadas à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa oferecem diárias entre 15% e 50% mais baixas do que os valores praticados em janeiro e fevereiro. O mês de março, tradicionalmente registra dias ensolarados e frescos, mar verde e mais quente e o movimento de turistas é moderado, também nos bares e restaurantes. Mais informações no site da ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa:  www.praiadorosa.imb.br.   

Jogos Aberto 3ª Idade  

 
No dia 27 de março serão realizados, na Sociedade Recreativa de Barra Velha, a etapa local dos 5º JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade, para atletas nascidos até 1953. As inscrições podem ser feitas na Fundação Municipal de Esportes-Ginásio Alfredo José de Borba, ou no dia dos jogos as 8horas, na Sociedade Recreativa. 
 
18ª Festa Nacional do Marisco

O município de Penha, além de conhecido pelo Parque Beto Carrero, conseguiu tornar-se conhecido também através da Festa Nacional do Marisco, que já realizou dezoito edições. De acordo com a Secretaria de Turismo, Penha recebeu perto de 50 mil pessoas na última edição, realizada de 7 a 10 de fevereiro. Foram consumidos por volta de 2,4 toneladas de marisco, principal iguaria gastronômica da festa. Houve também quatro shows de destaque: Luan Santana, Jeann e Júlio, Ivonir Machado e o grupo Sorriso Maroto. Segundo a Associação de Maricultores de Penha (AMAP), o consumo de mariscos nas festa vem se mantendo nos últimos anos, na casa das duas toneladas.


Site oficial de Turismo

Uma das poucas páginas municipais exclusivamente dedicadas ao setor em SC é o site da Secretaria de Turismo de Penha, que recebeu cinco vezes mais acessos entre dezembro e janeiro. Importante ferramenta para divulgação do potencial e das belezas naturais de Penha, o site www.turismopenha.com.br, vai completar seu quarto ano no ar com atualizações e dados importantes não apenas para veranistas e turistas, mas também para empreendedores que desejam conhecer melhor esse potencial. Colocado no ar em julho de 2009, o “turismopenha” foi uma iniciativa do prefeito Evandro Eredes Navegantes, e ultrapassou o índice de 10 mil acessos entre os meses de dezembro e janeiro, ou seja, cinco vezes o acesso dos meses da baixa temporada”, contabiliza o secretário  de Turismo Júnior. “ E-mails info@turismopenha.com.br ou atendimento@turismopenha.com.br.

HotelDO.com

Operadora de viagens on-line, especializada na intermediação dinâmica de serviços mundiais de turismo, com foco na América Latina, a HotelDO.com irá participar pela primeira vez do Festuris e ali apresentar uma nova plataforma de reservas, que será lançada no segundo semestre. “Será inovadora, com serviços de hotéis on-line. Vamos aproveitar nossa presença no Festuris para mostrá-la ao trade”, explica o gerente de vendas da empresa, Márcio Nogueira, ressaltando que o site (www.hoteldo.com) é a maior identidade da empresa. A feira, para ele, será uma excelente oportunidade para o fortalecimento das relações com o mercado do Sul do Brasil e também com a América Latina.

Ministério do Turismo 

Começou a funcionar no dia 7 de março, na página do Ministério do Turismo na internet, um link onde qualquer pessoa pode fiscalizar o repasse de recursos públicos e acompanhar o estágio das obras de infraestrutura turística em andamento no país. Acesse http://repasse.turismo.gov.br. E depois acessar o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) que permite total transparência na gestão de recursos do MTur, segundo o ministro Gastão Vieira. O ministro disse à Agência Brasil que o ministério administra atualmente repasses de R$ 7,4 bilhões, executados pela Caixa Econômica Federal, relativos a 18.289 obras distribuídas por 4.430 municípios, incluindo obras em andamento, suspensas, canceladas e até mesmo concluídas.
 
Bar e locomotiva 


A Baroneza, primeira locomotiva a vapor do Brasil, serve de inspiração para o projeto de decoração e arquitetura do Bar Baroneza, em Curitiba. O Bar foi inaugurado em 7 de abril de 2009 e ganha destaque por seu extenso e criativo cardápio com opções para o almoço, happy hour e jantar, além da música ao vivo. O ambiente do Bar Baroneza é decorado com elementos que fazem referência a trens e estações ferroviárias. Um grande relógio na entrada, grades no caixa como uma bilheteria e arandelas para reproduzir a iluminação de um trem são alguns. Conta com mezanino para 50 pessoas que pode abrigar diferentes comemorações. A Baroneza é a única locomotiva a vapor transformada em monumento cultural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Petrópolis, fundada por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, patrono dos Transportes. Atualmente se encontra no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, localizado no Rio de Janeiro. Por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário, a Baroneza se transformou em um pedaço da história do ferroviarismo mundial. Foi no ato da inauguração da primeira ferrovia Brasileira que o Imperador Dom Pedro II a batizou de "Baroneza", em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Dona Maria Joaquina. A locomotiva foi construída em 1852 por Willian Fair Bairns & Sons, em Manchester, Inglaterra. Em 1853, o Barão de Mauá comprou-a e a colocou em tráfego no mesmo ano. Após servir ao Imperador Pedro II por muitos anos, a máquina foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois para transportar um visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica. A Baroneza é um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece, tendo sido incorporada ao patrimônio nacional em 20 de abril de 1954, data do seu centenário. A locomotiva tem 7,5 m de comprimento, 1,5 m de largura, 3,4 m de altura e pesa cerca de 17 toneladas. Possui duas rodas-guia de 1,29m e uma roda-motriz de 1,5m. Tem duas chaminés, um farol e dois estribos. Além da beleza dos seus cobres polidos, desperta interesse por seu valor como peça histórica, pois existem apenas dois exemplares no mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra.

 
Reino Unido pode restringir vistos 

O Reino Unido planeja restringir os vistos para brasileiros. A informação foi publicada na edição de 5 de março, do jornal londrino Financial Times. Segundo o jornal, o Reino Unido, a medida está na contramão de alguns países, como os Estados Unidos e a Austrália, que estariam afrouxando restrições de vistos para brasileiros a fim de estimular o turismo e os negócios. De acordo com o FT, a ministra do Interior britânica, Theresa May, deve propor o fim do acordo atualmente em vigor que permite a brasileiros permanecer até seis meses no Reino Unido sem visto. O jornal diz também que a proposta de impedir a entrada de imigrantes ilegais brasileiros no Reino Unido contraria outros ministros do governo, que temem que, se adotada, ela poderia abalar as relações britânicas com o Brasil, que vinha sendo visto pelo premiê David Cameron como país-chave em termos de relações comerciais com o Reino Unido. O FT lembra ainda que dados de 2011 do Ministério do Interior colocam o Brasil no quinto lugar da lista dos dez países que mais oferecem imigrantes ilegais para o Reino Unido e cerca de 2 mil brasileiros seriam extraditados do país anualmente. (Publicado por Ivonildo de Lavor, em Diário de Bordo).

Empregos em Turismo

Um em cada 11 empregos do mundo está ligado ao setor de turismo. O fato – inédito – é uma constatação do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagens) e tem base num estudo divulgado na semana passada. O número de empregos relacionados ao turismo aumentou de cinco milhões para 260 milhões em todo o mundo. Mais de 10% dos novos postos de emprego criados durante o ano passado estão ligados ao setor. A indústria foi responsável por 3% do PIB mundial produzido em 2012. A expectativa é que neste ano o índice atinja os 3,2%, sendo superior aos 2,4% previstos para o crescimento econômico global. Entre as 20 maiores economias mundiais, os G20, Coreia do Sul, China, África do Sul e Indonésia tiveram o melhor desempenho. O relatório do WTTC levou em conta 184 países. 
 
Arquipélago de Mariuá  

 Mariuá é o maior arquipélago fluvial brasileiro e do mundo. Descoberto por um satélite da NASA, o conglomerado de ilhas está localizado no Estado do Amazonas, no Rio Negro, tem 140 km de extensão e 20 km de largura. Até o momento foram descobertas mais de 1200 ilhas do arquipélago, que está dentro do perímetro do município de Barcelos. A região é riquíssima em fauna e flora, já que a maior parte de seu território é de mata virgem. Além disso, possui mais de 40 km de belas praias, com águas apropriadas para mergulho, excelentes pontos de observação da natureza e ainda igarapés e lagos para serem explorados. A vida marinha da região tem cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais, mas a maior população é a de botos cor-de-rosa.
O território do arquipélago faz parte do Parque do Jaú, da Floresta Amazônica Brasileira e do Parque Estadual da Serra do Aracá. A cerca de 500 km de Manaus, Barcelos é o ponto inicial do roteiro da Expedição Katerre, única oportunidade de navegar pelo arquipélago de Mariuá. Mas o trajeto de 10 dias guarda ainda outras surpresas e emoções aos viajantes. Site www.barcelosnanet.com.  

quinta-feira, 7 de março de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino


FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino




GOAL TO BRASIL
 
Cultura e gastronomia. Estes são os elementos que a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), levvou para 9º edição do Workshop Goal To Brazil, que acontece até o próximo dia 10, em Berlim, na Alemanha. O Goal to Brasil é produzido pela Embratur e tem como objetivo divulgar as 12 cidades-sede da Copa de 2014. Com o formato de workshops, o evento conta  com um salão dedicado as cidades.  Nesta edição, o destaque fica por conta de Recife, que mostrará toda a cultura local através do Balé Cultural de Pernambuco. A gastronomia será representada pelas mãos do Chef Joca Pontes e da tapioqueira Dona Bia. “Ter Recife como cidade anfitriã é de bastante importância, assim temos como mostrar o que o Estado tem melhor. A nossa cultura e gastronomia têm que ser bastante valorizadas e divulgadas em eventos no exterior”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.
 
 
Aproveitando a presença da equipe representante do Estado na Alemanha, Pernambuco participa da ITB 2013, considerada a maior feira de turismo do mundo. No estande, haverá a divulgação do destino por meio de folheteria, kits e vídeos promocionais, além de apresentações diárias do Balé Cultural de Pernambuco, que dará um foco principal no frevo, já que o ritmo se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade. A gastronomia ficará mais uma vez sob o comando o Chef Joca Pontes e Dona Bia, que mostrarão ao púbico as delícias pernambucanas. “Participar desses dois eventos na Alemanha é bom para divulgar mais ainda o destino, Pernambuco, além de aproximar mais os laços com o trade alemão, já que temos vôos diretos Recife-Frankfurt”, comenta o Secretario de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
 
ENTUR BAHIA
 
O resort Cana Brava, localizado em Ilhéus, na Bahia, confirmou participação na 6ªedição do Encontro Nacional de turismo da Bahia (Entur) que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O Cana Brava participa do Entur desde a segunda edição do evento. Para o presidente do Entur, empresário baiano, Sérgio Gordilho, o evento vem crescendo a cada ano, se consolidando no mercado de feiras e eventos e atraindo mais expositores e visitantes. Uma das novidades neste ano é a feira de fornecedores em sua segunda edição- Bahia-Bizz-hotel-food em parceria com a ABIH-BA.
 
 
 Considerado um dos mais conceituados empreendimentos hoteleiros da região Sul da Bahia, o Cana Brava Resort oferece facilidades e diversas opções de lazer e descanso em seus 70 mil m² com 94 apartamentos, 54 chalés standard, 24 chalés de luxo e quatro suítes presidenciais, todos com ar-condicionado, cofre individual, frigobar, TV a cabo, telefone e varanda com rede.
 
FÓRUM DE TURISMO
 
 
A pedidos de instituições privadas e governamentais de Brasília, a data do III Fórum de Turismo de Negócios foi alterada para os dias 4 e 5 de julho de 2013. Após duas edições de sucesso em Florianópolis, a proposta agora é reunir na capital brasileira um público qualificado para promover a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de negócios. O evento segue contando com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop. Em Florianópolis, a IV edição do Fórum segue nos dias 10 e 11 de setembro de 2013. Mais informações: ftn@ftnonline.com e www.ftnonline.com.
 
MENU ESPECIAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nesta sexta-feira, dia 08 de março, a Cantina Sangiovese, localizada em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, irá oferecer uma noite especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O menu diferenciado, está sob o comando do Chef Helton Costa, eleito Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber 2012/2013. Durante a noite, as mulheres receberão alguns mimos como flores e uma taça de espumante. O menu degustação inicia com Gravilax de salmão ao perfume de licor laranja, logo após serão servidas Ostras com gelatina de água do mar sobre colchão de creme azedo e lâminas de hadock, seguido pelo Tartar de mignon com cebola roxa. Na  sequência, Lombinho de garoupa com caranguejo do Alasca ao perfume de limão siciliano sobre colchão de inhame, ainda completam o jantar, Lascas de cordeiro com alcachofras ao alho confit.
 
 
Para a sobremesa será servida Sopa de morango com sorvete de baunilha. O sommelier Alberto Wirth, estará presente sugerindo harmonizações de forma  personalizada. A carta de vinhos da Cantina Sangiovese, foi eleita a melhor do estado pelo segundo ano consecutivo, também pelos jurados da Veja Comer & Beber. As reservas podem ser feitas pelo telefone: (48) 33711200.
 
SC GASTRONÔMADE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O cenário para o primeiro Gastronômade de 2013 foi no ponto mais alto do Portobello Resort Safari, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, em uma pista de voo, em mais um lugar inusitado como propõe o projeto original, criado há 13 anos pelo americano Jim Denevan. O  Outstanding in the Field ( OITF) no Brasil conhecido como Gastronômade,  já percorreu os Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. No ano passado, o evento foi realizado em algumas cidades brasileiras, inclusive em Florianópolis, no Mosteiro que fica no do Morro das Pedras. A ideia é promover um encontro gastronômico, sempre com um chef local, vinhos e produtos regionais em um cenário de tirar o fôlego. No Rio, além de atores da Rede Globo, o governador Sérgio Cabral também prestigiou o evento, que teve como chef Roberta Sudbrack e os vinhos da Villaggio Grando (VG). Os próximos encontros acontecem neste final de semana e no outro, em Brasília e Minas Gerais,  São Paulo e Rio Grande do Sul, e no dia 16 aqui em Santa Catarina, na Ponta da Piteira na praia do Rosa. O chef escolhido foi o André Vasconcelos e os vinhos serão os catarinenses da Casa Pisani. Mesmo com garoa, os convidados que aproveitaram o primeiro encontro deste ano, se divertiram com a chuva. Os vinhos catarinenses da VG também fizeram sucesso. Foram servidos os espumantes, branco e tinto.

 
FESTIVAL GASTRONÔMICO
 
Luiza Gutierrez, Bianca Blazi e Ivan Cascaes - Clique na imagem para ampliá-la
 
Falando em gastronomia de altíssima qualidade, o Eco Resort Rio do Rastro realiza entre os dias 19 e 21 de Abril, o Festival Gastronômico, tendo como anfitrião o chef bi-campeão pela Revista Veja, Helton Costa, da Sangiovese Cantina, aqui de Floripa, e pela chef Bianca Blazi. Outros chefs estarão presentes. Quem foi conferir os preparativos para o feriadão da Páscoa e do grande Festival Gastronômico foi a confrade Luiza Gutierrez, que dará mais detalhes em sua coluna e em seu Programa Magazine. É bom você entrar no site do resort www.riodorastro.com.br e fazer às tuas reservas urgente. Restam pouquíssimas unidades 
 
 
MARATONA FOTOGRÁFICA
 
Com a correria do dia a dia, raramente paramos para observar algumas coisas que têm importância vital para nós. Por acaso, você já parou para olhar para o Rio Camboriú? Identificar suas curvas, a cor da água, se há ou não vegetação em suas margens? Pois é, sem ele, toda a população de Camboriú e Balneário ficaria sem água para viver. Foi pensando nisso que o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú e a Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, resolveu aproveitar o mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, para aguçar estes olhares sobre o rio. Segundo Maria Amélia Pellizzetti, bióloga que presta serviços voluntários para o Comitê, a maratona fotográfica pretende ainda reunir imagens que mostrem os mais diversos ângulos do Rio Camboriú para compor o arquivo do Comitê. “Vamos selecionar as melhores imagens para ilustrar nossos materiais de divulgação e para promover uma exposição itinerante, levando estes olhares para toda a comunidade”, explicou ela.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Qualquer pessoa da comunidade pode enviar sua foto do Rio Camboriú para o Comitê de forma digital. O e-mail deve conter a imagem com boa resolução, o nome completo do autor e um telefone para contato. Maria Amélia explica que as fotos devem ter também alguma informação sobre a localização da imagem e a data aproximada em que foi tirada. “No caso de fotos antigas, poderemos usar a imagem para comparar com a atual situação no mesmo trecho”, esclarece. A maratona fotográfica não é um concurso, nem prevê premiações. Porém, as melhores fotos enviadas serão utilizadas pelo Comitê para uma exposição itinerante, além de poder ilustrar os materiais de divulgação da entidade. O Grupo Técnico do Comitê será o responsável pela escolha das melhores fotos, seguindo critérios de originalidade, enquadramento, iluminação e composição. As imagens podem receber tratamento, desde que ele não modifique a realidade apresentada na foto. O material deve ser enviado para comitecamboriu@gmail.com até o dia 28 de março.

 
 
GAIOLEIROS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Neste último domingo, a cidade de Piratuba - SC, em nossa Rota da Amizade, ferveu e, não foi por conta das suas famosas e fantásticas águas termais mas sim por conta do desafio enfrentado pelos pilotos que participaram do primeiro encontro de gaioleiros. O evento fechou a programação de aniversário do município, que completou 64 anos. As gaiolas percorreram cerca de 40 quilômetros pelas trilhas do interior. Os veículos “incrementados” são parte de fuscas, brasílias e outros, que deixaram de rodar pelas rodovias e foram adaptados às trilhas. Mais de 40 gaioleiros com motores de diferentes potências, puderam ser vistos.“Este foi nosso primeiro encontro e deu certo. É diversão e confraternização pra quem participa e um evento bonito para o público que assiste”, destaca o presidente do “Gaiolas Cross” de Piratuba e Ipira, Robson Júnior Faé. O passeio não foi competitivo e entre o percurso os pilotos encontraram barrancos, subidas, descidas e banhados. “Preparamos um passeio com alguns desafios no percurso e os pilotos gostaram, elogiaram as  nossas trilhas”, conclui Faé.
 
ASSALTO AO TREM PAGADOR
 
O Primeiro Assalto ao Trem Pagador superou e muito as expectativas de produtores, patrocinadores e inclusive de expectadores. O filme dramatizado no formato de um documentário transformou 85 atores iniciantes em estrelas do cinema. A história centenária que até hoje instiga a curiosidade popular no Vale do Contestado, em nossa Rota da Amizade e tem revivida a magia do cinema além de promover a inclusão social em sessões gratuitas. O resultado visto na tela tem garantido sessões lotadas nas cidades por onde o documentário tem sido exibido. Em Piratuba, capital do cinema e vídeo rural, o lançamento oficial do filme levou ao Centreventos uma verdadeira multidão. Lotação esgotada também nas projeções de Videira, Concórdia e Joaçaba no meio oeste de SC, onde as exibições emocionaram a comunidade e instigaram sentimentos nostálgicos aos mais velhos. Sucesso que os diretores Ernoy Mattiello e Vilmar Sartori acreditam seguir a obra no lançamento que acontece nas próximas semanas no Rio Grande do Sul.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Fortes expectativas também são depositadas para Campos Novos: A cidade comemora 132 anos com a projeção no próximo dia 22 de Março contanto a história de um crime que assolou a comunidade no início do século passado. A produção já com tratativas para ser exibida em várias regiões do país, tem como principal patrocinadora a Prefeitura de Pinheiro Preto, (SC), além de apoio institucional da Prefeitura da cidade de Piratuba (SC) ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, e Hotel Kirst além de várias outras empresas privadas. 
 
PARCERIA NO NORTE
 
 Duda Cunha, sócio do Green Valley, com Vitor Escorza, seu novo parceiro na atuação do Grupo GV
 
O Grupo GV, de Balneário Camboriú,  - que tem sob sua tutela casas como o 2me e o Green Valley, por exemplo - , expande sua atuação no Estado e agora está na operação da Adore, famosa label de Joinville comandada pelo Grupo Square Garden que acontece periodicamente no charmoso Joinville Square Garden e é encabeçada pelos irmãos Victor e Tiago Escorza.
 
 
CHOCOFEST AOS COLORADOS

Em um belo domingo na Serra gaúcha, o Conde Guloseima, anfitrião do Chocofest, se deslocou de Gramado a Caxias do Sul para recepcionar os colorados que foram assistir Inter x Esportivo. O Sport Club Internacional fica na cidade serrana até setembro, já que o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, está em reformas. Com a presença do mascote, a torcida se divertiu, tirou fotos e, é claro, recebeu muito chocolate.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como de costume, os personagens do Chocofest fazem muito sucesso com a criançada, e neste domingo não foi diferente. Com um bom número de torcedores colorados postados do lado de fora do estádio Centenário, foi possível perceber o encantamento de todos com apenas uma amostra do que se pode conhecer e fazer em Gramado de 14 a 31 de março. Com brincadeiras, e posando para fotos, e não apenas com as crianças, mas com os adultos, que também se encantam com este mundo de fantasia, que faz com que todos se tornem crianças outra vez. Para coroar a tarde, o Internacional venceu a partida, e está na final da competição. É pessoal, o Conde Guloseima deu sorte.

 
CHOCOFEST & ACQUAPLAY 

Como uma grande brincadeira, em que o bom humor é a chave principal para mostrar a preservação da natureza não apenas como um “modismo”, o espetáculo “Acquaplay – Por um meio ambiente inteiro” é uma das novidades do Chocofest – Páscoa em Gramado 2013. Em duas sessões, nos dias 22 e 24 de março, o público poderá conferir a peça, com cunho educativo e emocional, com 16 diferentes personagens, interpretados por um único ator, o porto-alegrense Fábio Mancuzo. “Utilizo um telão como recurso para contracenar sozinho e trazer para o palco Pequeno Príncipe, Tarzan e Chacrinha, entre muitos outros, mas sob um novo olhar”, promete.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Mancuzo esteve em Gramado para conhecer o espaço do Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta, onde será apresentada a peça teatral. Acompanhado do diretor do evento Eduardo Zorzanello, aprovou a área, e diz que prefere ficar o mais próximo do público. “Quanto mais puder interagir, melhor fica o resultado”,garante. Será durante o Chocofest que Mancuzo vai realizar a estreia nacional da peça, que terá uma pré-estreia nesta quinta-feira (7/3), em Porto Alegre. O nome da peça remete a um tradicional brinquedo dos anos 80, o Aquaplay. Mancuzo revela que a relação está justamente no fato de ensinar sobre sustentabilidade durante um grande jogo. “Crianças e adultos vão aprender, de forma divertida, que solidariedade é colocar-se no lugar do outro”, adianta.
 
 
A FESTA

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site: www.chocofest.com.br.